PDA

Ver Versão Completa : Fusca levantado



Luciano Cabral
08/03/2008, 12:23
Ei pessoal, saudações!

Moro numa área rural de difícil acesso e por questões financeiras o veículo que posso ter é um fusca e ainda por cima 1300 por ser economico. Aqui as estradas são de areia e com facão no meio.Gostaria de alguma dica para conseguir levantar um fusca 1300 75/76 mais alguns centímetros do chão com uma solução simples, talvez como colocar pneu mais alto e amortecedores mais longos.

Nada como vcs fazem nas suas viaturas que é coisa de profissional, aqui é só para rodar com a família nas estradas de areia.

Outro assunto é que por ser areia será que entrará muito pó no motor, devo utilizar filtros duplos conectados em série ou filtro de ar a óleo?


Obrigado.

RHL
10/03/2008, 00:19
levantar o facão traseiro, colocar pneus aro 14 de perfil alto (de preferência 80), já dá uma boa erguida...

zelucas
10/03/2008, 10:43
Já vi um fusca aqui na região que estava bem mais alto, usava pneus com rodas 16 e tinha 4x4 com bloqueio!! A suspensão foi modificada baseando-se na original mesmo...

umberto xxxrrr
10/03/2008, 11:33
Já vi um fusca aqui na região que estava bem mais alto, usava pneus com rodas 16 e tinha 4x4 com bloqueio!! A suspensão foi modificada baseando-se na original mesmo...


:shock:

Como assim? 4x4 com que mecânica? :pensativo:

zelucas
10/03/2008, 19:18
Preciso me informar melhor, o cara era de Piracaia (placa), falou que tudo foi feito exclusivo para o fusca dele...

Eliezer
19/03/2008, 13:01
Meu Fusca Ta Com Pneus De Kombi 185-14

dalmo cruz torres
21/03/2008, 20:16
Ví num site sobre veículos gurgel um cara de SP que faia uma adaptação na suspensão traseira que a levantava uns 20cm. A dianteira é só desmontar, soltar as buchas e fazer um novo furao para que elas mantenhas as lâminas em outra posição.
Eu tive um gurgel X12, modelo militar. Eu mandei fazer um jogo de rodas aro 16" usando o miolo das rodas do fusca e aros do jipe Willys, que usava com pneus miliates 6.00x16. NA frente fiz o que te falei, e atrás eu usava as caixas redutoras da Kombi 1200.

Domingos Cassiano
21/03/2008, 20:40
O mais barato e pratico ceria usar pneus do opala que são mais altos e largos que ajuda na areia Segunda opção seria rodas aro 16 no mercado livre tem a venda mas tambem tem os pneus p/ jep ar0 15 perfil alto e largo tipo 195/80 se tiver c/ roda de brasilia esque so te barato pneus do opala mesmo teve um fusca e usava so que o aro de brasilia e 14 e por o mais alto que seja o pneu não fica c/aro 15 ou 16 e como e 1300 vc não dvee usar pneus muito pesado omenhos e partir p/ aro 16 mas tudo depende da grana disponivel Boa Sorte, Domingos Ia me esquesendo p/ poeira use filtro a oleo e faza uma tomada de ar com borracha flexivel ate o teto p,/ capitar ar mais limpo tipo os das gaiolas

Deus e fiel

praiasecacustom4x4
21/03/2008, 21:46
coloca adaptadores de roda,assim da colocar roda de aòo comun da 15 polegada e coloca pneu 185-195/70.va acabar com todos o problema.cda adaptador sai a 20 reais,e roda de 15 em desmanche sai barata,aqui se roda tambem na praia com esta rodagem

Kimbras74
21/03/2008, 23:05
Tem que so toma muito cuidado com a lagura do pneu pra num fica pegando dentro do para-barro e num limita o campo de giro.
Eu tive um fusca ai no Brasil que usava aro 14 da brasilia e pneu de opala e era um saco quando tinha que retornar na mesma rua...
Atras o facao eu levantei, so que na frente eu num pude faze muito, que na epoca ficava um poco caro e eu num tinha recurso.
Tem tambem que ter cuidado pra num deixar o carro muito pesado que vc sabe que 1300 num tem tanta forca....:rolleyes:

thiago pupo fonseca
02/04/2008, 12:57
bom , se a ideia for levantar mesmo , vai ter q por uma suspensao trazeira irs da variant 2 , na frente vai ter q adaptar a ponta de eixo mais pra cima.

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 04:32
o fusca "trucado" foi feito por um mexicano... ja pensei em fazer um sistema 6x4 usando correntes para conectar os eixos traseiros...

the machine
29/08/2011, 17:22
Meu Fusca Ta Com Pneus De Kombi 185-14

colega, gostaria de perguntar se estes pneus não atrapalham na dianteira na hora de manobrar..

antoniomachadinho
18/06/2016, 22:42
Eu uso pneus aro 14 da konbi tipo lameiro iguais ao do fusca azul que um colega postou. ficou bem mais alto.

antoniomachadinho
18/06/2016, 22:43
Iguais aos meus.kk

GUILHERME CAMARA
12/07/2016, 11:08
Se o aro for 14, coloca os pneus da Kia besta, são bem maiores que os da kombi. Procura um meia vida para testar.
Levanta a regulagem do facão. Se ficar pegando o pneu no paralamas quando o carro balançar, coloca aquelas molas nos amortecedores traseiros. Se pegar sempre o pneu foi grande de mais.
Tem uns compressores baratinhos que ligam na tomada 12v do carro. Você pode andar com os pneus com poucas libras na areia e mais cheios no asfalto.

fgaffke
17/05/2018, 08:52
Bom dia amigos.

Não entendo nada de preparação de fusca e preciso muito da ajuda e opinião de quem puder me ajudar.
Sou piloto de parapente e normalmente, para chegar aos locais de salto, temos que passar por estradas de chão um pouco acidentadas. Nada muito rigoroso, mas o suficiente para impedir um acesso de um carro de passeio.
A ideia então é comprar um fuscão, levantar a suspensão e preparar a mecânica para aguentar asfalto e estrada de chão acidentada.
Qual seria uma boa configuração no que diz respeito suspensão, motorização e caixa?

Agradeço muito a colaboração de todos

Flávio Cadore
18/05/2018, 01:04
Bom dia amigos.

Não entendo nada de preparação de fusca e preciso muito da ajuda e opinião de quem puder me ajudar.
Sou piloto de parapente e normalmente, para chegar aos locais de salto, temos que passar por estradas de chão um pouco acidentadas. Nada muito rigoroso, mas o suficiente para impedir um acesso de um carro de passeio.
A ideia então é comprar um fuscão, levantar a suspensão e preparar a mecânica para aguentar asfalto e estrada de chão acidentada.
Qual seria uma boa configuração no que diz respeito suspensão, motorização e caixa?

Agradeço muito a colaboração de todos

Cara, Fusca sobe em qualquer lugar, para deixar um Fusca mais alto e tal...sai uma grana considerável...te aconselho a comprar um Fusca em bom estado, se for 1600 melhor ainda. Ou ainda um daqueles transformados em Baja de rua, estes saem mais caro.
A não ser que vc seja um cara daqueles que grana não é o problema e aí o céu é o limite!!! Hehehehe

Jr borges
27/05/2018, 10:46
Na minha gaiola q é chassi de fusca estava pensando em por cambio com homocinetica e adaptar parte da torre do gol no facão do fusca e ja deixar eixo da roda de um jeito q fique mais alto e botar 2 braço com pivô do facão até o suporte do motor oq vcs acham?

CAPT GOTTLIEB
31/05/2018, 21:20
Tenho um velho BAJA e uma Gaiola. A melhor maneira de levantar o veículo VW é usar mangas de eixos sobrepostas na suspensão dianteira e suspensão IRS na traseira. Como a IRS usa homocinéticas os semi-eixos não poderão ser usados. O câmbio pode ser aproveitado, mas boa parte do diferencial não. O custo disto é algo para se pensar bem. Outras soluções acabam por levantar bem menos e sempre com cambagem positiva. Se esta for discreta tudo bem, mas se for exagerada vai ser problemática.
Uma solução simplista é colocar pneus um pouco maiores e regular o facão mais para cima. Os pneus maiores deixarão o carro mais longo, porém com menos torque (ruim para trilhas). O facão muito alto vai causar uma cambagem positiva bem desagradável. Neste tipo de solução é fundamental não exagerar e se contentar com um vão livre mais modesto.
Tentei levantar mais a Gaiola alterando o ângulo do facão, mas a cambagem ficou exageradamente positiva e voltei para cambagem ZERO e vão livre (chão ao carter) de apenas 17 cm. A IRS seria o ideal, mas por enquanto não dá. $$$$$

558772 558773 558774 558775558776

Jr borges
02/06/2018, 10:45
Tenho um velho BAJA e uma Gaiola. A melhor maneira de levantar o veículo VW é usar mangas de eixos sobrepostas na suspensão dianteira e suspensão IRS na traseira. Como a IRS usa homocinéticas os semi-eixos não poderão ser usados. O câmbio pode ser aproveitado, mas boa parte do diferencial não. O custo disto é algo para se pensar bem. Outras soluções acabam por levantar bem menos e sempre com cambagem positiva. Se esta for discreta tudo bem, mas se for exagerada vai ser problemática.
Uma solução simplista é colocar pneus um pouco maiores e regular o facão mais para cima. Os pneus maiores deixarão o carro mais longo, porém com menos torque (ruim para trilhas). O facão muito alto vai causar uma cambagem positiva bem desagradável. Neste tipo de solução é fundamental não exagerar e se contentar com um vão livre mais modesto.
Tentei levantar mais a Gaiola alterando o ângulo do facão, mas a cambagem ficou exageradamente positiva e voltei para cambagem ZERO e vão livre (chão ao carter) de apenas 17 cm. A IRS seria o ideal, mas por enquanto não dá. $$$$$

558772 558773 558774 558775558776

Cara eu ja preferi deixar a cambagem fora do padrão com ela parada pq quando traciona a tendencia é o carro baixar um pouco, mas eu ja estudei varias formas de adaptar irss na suspensão do fusca mesmo, fazer uma barra estabilizadora e adaptar junto ao facão do fusca, ja pensei em fazer com um pedaço da torre do gol pra ficar com freio a disco

CAPT GOTTLIEB
04/06/2018, 07:48
Já pesquisei as melhores soluções para elevar o vão livre do Fusca, Gaiola, Buggy e Baja. A conclusão que cheguei foi que a IRS é do ponto de vista mecânico a melhor. O que limita o seu uso é o custo, pois além da suspensão há necessidade de trocar os semi-eixos por homocinéticas, bem como parte do diferencial. Na frente é bem mais fácil e as mangas sobrepostas resolvem bem, com custo aceitável.

CAPT GOTTLIEB
04/06/2018, 07:57
As outras soluções que encontrei nunca se equiparam à IRS. Abs

gimenes bombeiro
06/11/2019, 07:57
Olá amigos, bom dia! Tenho um gurgel levantado. Mangas sobrepostas na dianteira, molas nos amortecedores, pneus 255x15 e na traseira, facão levantado pneus 31.10x15.
Problemas: quando colocava peso, o pneu traseiro pegava na carroceria, um amigo meu cortou a roda e inverteu-a. Problema resolvido. Ainda tenho problemas quando pego estrada, a medida em que a velocidade aumenta a traseira balança, enfim, baixa estabilidade. Para barro e mato, ótimo. A suspensão traseira é normal. Ele tem suspensão de brasília. Estou pensando em colocar mola ou alguma barra na traseira para dar mais estabilidade, se alguém tiver alguma dica agradeço, mais um problema, ao manobra, um lado vira mais que o outro.

gimenes bombeiro
06/11/2019, 08:29
569537

Xavante x12 levantado - manga dupla na frente e suspensão comum de brasília na traseira
Pneus 255x15 dianteira e 31.10x15 na traseira

FernandoCBS
10/12/2019, 00:35
Gimenes, poderia colocar umas fotos da suspensão traseira pra ter uma ideia de como é levantada pelo facão ?\

Esse Gurgel ai ta alto em...