Ver Versão Completa : Alongar pra 11x35 ???
Eai galera
EU tenho uma band motor Om314 , 4 marchas 1 e 2 seca , pneus 700-16 ano 76 e como vcs sabem ela tem a relação 10x37 q não anda nada é 85km/h com o motor batendo o queixo.
Então estava pensando em colocar uma relação de diferencial mais longa , por exemplo a 11x35.
Agora vem as duvidas :
Já q utilizo o carro pra entregas o mesmo anda carregado ( + ou - 1000kg ) então será q o carro não vai ficar "xoxo" nas subidas ? (com a relação original subo de boa na 4ª)
E o q preciso fazer pra colocar essa relação no diferencial , vi q precisa de levar a caixa satelite pro torno ,pra quê ?? :putz::putz:
E quanto gastaria no pinhão e coroa + o seviço de torno ? ( +ou- )
VAleu mais uma vez .:palmas:
Jun Okada
07/03/2008, 21:52
Oi, dá uma olhadinha no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36488.
Abraços
Jun Okada
07/03/2008, 21:55
outro tópico muito interessante e completo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35315.
Abraços
VAleu jun okada, eu tinha esquecido desse topico .kkkk
Agora só tenho uma duvida ainda:
Será q o carro vai conseguir subir ladeira carregado ? ( na pista asfaltada )
VAleu a todos toyoteiros de plantão.
Prezado Onduty,
Não creio que voce terá problemas com subidas longas. O que vai acontecer é que em situações que utilizava a quarta passará a usar a terceira. O maior problema no seu caso, que anda com o carro carregado, é quando houver necessidade de utilizar a primeira e esta não for suficiente. Aí você não tem a redução como opção, complica. De modo geral o desempenho melhora muito,mesmo em subidas. As marchas são otimizadas, pelo menos com o carro descarregado. Voce sabe que estas adaptações são sempre feitas empiricamente, por tentativa e erro. Eu instalei a 11x35 no OM 314 não turbinado e o Guiga Tostes instalou a 12x35 no OM314 turbinado. Em ambos os casos os resultados foram excelentes. No seu caso, como voce anda carregado, me parece que a configuração ideal seria 11x35 + turbina. Só que tem que tentar para ver os resultados.
Sim Jaime , valeu pela dica .
Agora no caso , nas subidas q utilizo a quarta marcha , agora pelo jeito tenho q colocar a terceira , não é ?
Então se vc pudesse postar aqui a velocidade de cada marcha eu ficaria muito grato.
Valeu .
Se você entrar lá no tópico sugerido vai encontrar a análise qualitativa completa, tanto para o 11x35 aspirado(Jaime) quanto para o 12x35 turbinado(Guiga). Vai ver que tive dificuldades em aferir a velocidade já quem com a troca de relação o velocímetro fica totalmente descalibrado. O que fiz foi rodar na estrada ao lado de outro veículo, um Renault novo com o velocimetro aferido e verificar alguns pontos notáveis como velocidade de cruzeiro e velocidade máxima. A velocidade de cruzeiro ficou em 90 Km/h tranquilamente, sem forçar o carro. A velocidade máxima em torno de 115 -120 Km/h, não pude aferir bem. O importante é que rodo a 90 tranquilo. Além disto na cidade a situação ficou excelente com as marchas inferiores mais longas. Na serra também melhorou. Vou instalar um velocímetro eletrônico e farei as aferiçoes de velocidade nas marchas, velocidade média e máxima e vou postar aqui. E mais, pretendo turbinar e talvez aí trocar o pinhão de 11 por 12 dentes. Isto não tem fim.
Guiga Tostes
08/03/2008, 19:36
Ola Onduty e Jaime,
segue anexo uma planilha muito util retirada da lista Toyoteiros que certamente ira lhe possibilitar muitos testes teoricos quanto a medidas de pneus, caixas de cambio e relações de difrenciais variadas.....alem de deixar sua imaginação e expectativas irem muito longe.:concordo:
Divirta-se!!!
Abr
Valeu Guiga e Jaime por ter me ajudado.
Porém ,estou fazendo essa "pesquisa" para fazer um orçamento de quanto irei gastar em custo beneficio pra band, mas antes a primeira coisa q irei fazer é colocar o freio a disco.
Agora vou fazer a mesma pergunta q já viz varias vezes, mas só q um pouco diferente :
Sim, se eu colocar o freio a disco na dianteira e continuar com o tambor na traseira , sendo q vai ficar com a bomba de freio original (daquelas q tem uma saida) pra freiar , será q vai ficar um bom custo x beneficio, pois na momento andar com o carro não é o problema , o problema é parar. hehehhhehe
Estou dizendo isso , pois quando colocar o freio a disco sem o hidrovacuo ,será q o freio não vai ficar muito duro ? (sei q o freio sem hidrovacuo é duro , muito duro kkkk)
Valeu.
Toyoteiros unidos jamais serão vencidos. kkkkk
Desculpe a intromissão, amigo. Mas pela experiência adquirida com o meu Jeep CJ-5, posso te dizer: o hidrovácuo NÃO AJUDA POUCO, não. E olha que o CJ é mais leve do que a Toyota. Não faça essa economia, não.
Boa sorte.
Valeu Guiga e Jaime por ter me ajudado.
Porém ,estou fazendo essa "pesquisa" para fazer um orçamento de quanto irei gastar em custo beneficio pra band, mas antes a primeira coisa q irei fazer é colocar o freio a disco.
Agora vou fazer a mesma pergunta q já viz varias vezes, mas só q um pouco diferente :
Sim, se eu colocar o freio a disco na dianteira e continuar com o tambor na traseira , sendo q vai ficar com a bomba de freio original (daquelas q tem uma saida) pra freiar , será q vai ficar um bom custo x beneficio, pois na momento andar com o carro não é o problema , o problema é parar. hehehhhehe
Estou dizendo isso , pois quando colocar o freio a disco sem o hidrovacuo ,será q o freio não vai ficar muito duro ? (sei q o freio sem hidrovacuo é duro , muito duro kkkk)
Valeu.
Toyoteiros unidos jamais serão vencidos. kkkkk
Guiga Tostes
09/03/2008, 10:37
Onduty,
sou da mesma opinião do amigo Julinot, não instalar o hidrovacuo seria uma economia que não vale a pena uma vez que estamos falando de freio=segurança.
Va com calma, junte as economias, poupe por mais algum tempo (se o problema for $$ claro!) e faça o seriço correto e completo de uma so vez...eh caro...depende, ja ouviste falar que algumas vezes o barato sai caro?:pensativo:
Abr
Bom Guiga e Julinot, estava pensando em colocar o hidrovacuo depois do freio a disco, pois eu fiz umj orçamento e irei gastar R$850 no kit de freio a disco e R$850 no hidrovacuo completo.
E tbm fiz uma pergunta sobre qual colocar primeiro , e me responderam q seria melhor colocar o freio a disco primeiro e depois o hidrovacuo.
Entenderam o q quero fazer ?
VAleu
Guiga Tostes
09/03/2008, 18:00
Bom Guiga e Julinot, estava pensando em colocar o hidrovacuo depois do freio a disco, pois eu fiz umj orçamento e irei gastar R$850 no kit de freio a disco e R$850 no hidrovacuo completo.
E tbm fiz uma pergunta sobre qual colocar primeiro , e me responderam q seria melhor colocar o freio a disco primeiro e depois o hidrovacuo.
Entenderam o q quero fazer ?
VAleu
Humm agora entendi:pensativo:...mas não de mole para a segurança e assim que puder instale o hidrovacuo
Abr(ainda preferindo aguardar e instalar tudo de uma vez)
mas tem uma coisa com esse dinheiro todo , aparece uma coisa q gasto com outra coisa.
MAs futuramente colocarei o hidrovacuo.
VAleu
Guiga Tostes
09/03/2008, 21:20
mas tem uma coisa com esse dinheiro todo , aparece uma coisa q gasto com outra coisa.
MAs futuramente colocarei o hidrovacuo.
VAleu
Sei bem do que vc esta falando...mas a paixão pelas Bands não tem preço e por isso vamos sem pressa:mrgreen: q um dia fica quase do jeito desejado...pq sabemos que isso nunca tem fim mesmo....rsrsrsrs
Certa vez ouvi dizerem que Band eh igual a casa de pobre...sempre falta alguma coisa...e assim continuamos tentando não deixar faltar nada...
Abr
Sei bem do que vc esta falando...mas a paixão pelas Bands não tem preço e por isso vamos sem pressa:mrgreen: q um dia fica quase do jeito desejado...pq sabemos que isso nunca tem fim mesmo....rsrsrsrs
Certa vez ouvi dizerem que Band eh igual a casa de pobre...sempre falta alguma coisa...e assim continuamos tentando não deixar faltar nada...
Abr
Não é só Band, não. Jeep também... e outros.
Parece obra de igreja: não acaba nunca !
De fato... primeiro o freio a disco... depois o hidrovácuo mas, manera no acelerador por enquanto.
Nisso pode ficar tranquilo , pois o carro não passa de 90km/h . hehehe
VAleu pela ajuda.
Kelvisson
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