PDA

Ver Versão Completa : Foi por pouco?

batiati
07/03/2008, 15:45
Pessoal, quero compartilhar uma experiência que passei:

Vinha de viagem à noite com meu Defender, em velocidade entre 100 e 120 Km/h, tudo completamente normal. Cheguei em casa depois de 120 Km percorridos e pronto. Nada de mais.

Na manhã seguinte, uma enorme poça de óleo em minha garagem. Empurrei o carro e constatei que o carter estava muito vazio: a vareta nem pegava o óleo.

Após limpar o motor, que estava com o lado direito completamente sujo de óleo lubrificante, descobri que o mangote que leva o óleo do bloco para o "oil cooler" estava frouxo. A mangueira não arrebentou, foi a porca que afroxou, na ponta que liga no radiador, e por lá vazou muito óleo.

Após a limpeza, troquei o ORing e reapertei a porca do mangote, completei o óleo com 3,5 litros até a vareta acusar o nível normal. Verifiquei também se não houve contaminação da água do radiador por óleo ou do óleo pela água .. cruzei os dedos e dei partida: o carro pegou normal. Testei-o numa auto-estrada e também normal. Três semanas se passaram, e graças a Deus continua normal!

Acho que realmente tive sorte, foi por pouco ...

Jack Jipeiro
07/03/2008, 16:01
Desculpe a pergunta, mas não tem indicador de pressão de oleo na Defender?
Não baixou a pressão quando o oleo começou a vazar?

Abraços...

batiati
07/03/2008, 16:05
Tem sim, mas acredite, não acendeu a luz de óleo .... Eu já tive um sportage, sou "traumatizado" com temperatura, e qualquer luz que acende no painel eu fico sempre de olho, ainda mais a noite, a luz é mais percebível ...

Jack Jipeiro
07/03/2008, 16:12
Pergunto isso, pois meu pai esta interessado em comprar um Defender, então estou pesquisando.
Nesse caso então, a maioria do oleo que derramou foi quando parou o carro, deve ser por isso que não acendeu a luz do óleo e não danificou nada.
Realmente foi por pouco..

Abraços...

Murilo Ebert
20/03/2008, 00:32
Batiati, aconteceu EXATAMENTE a mesma coisa comigo há 1 mês e meio.
A luz do painel NÃO acendeu, e só percebi o vazamento pois começou a espirrar óleo no pára-brisa.
A tal porca que prende a mangueira ao intercooler havia soltado e todo o óleo do cárter vazou.
Estranho demais!
Murilo

Lothar
20/03/2008, 10:01
Amigo, você disse que completou o óleo com 3,5 litros, então ainda restavam +- 3 litros. E ainda, ao que parece, o vazamento só ocorreu com o veiculo parado e por isso a luz de aviso não acendeu.

batiati
24/03/2008, 09:07
Amigo, você disse que completou o óleo com 3,5 litros, então ainda restavam +- 3 litros. E ainda, ao que parece, o vazamento só ocorreu com o veiculo parado e por isso a luz de aviso não acendeu.

Negativo ... Quando isso aconteceu comigo, no dia seguinte eu "burramente" tive que ligar o carro para retirá-lo da garagem, e só com o carro ligado eu pude localizar o vazamento na conexão do mangote ao oil cooler. E mesmo com +- 3 litros de óleo no carter, a luz de óleo não acendeu, nem mesmo demorou pra apagar. Tive o cuidado de não deixá-lo funcionando por mais de 2 minutos, o bastante colocá-lo num lugar plano e iluminado pra manutenção.

A ÚNICA manutenção que eu fiz desde então foi trocar o ORing que vai junto com o conector (não tinha ORing lá, eu só pus pois li num workshop que deveria haver um lá). E por hora estou fazendo reapertos periódicos, principalmente antes de sair a viagens.

nogueiramc
20/10/2009, 21:54
Estas historias so vem a provar minha teoria de que quando acendr a luz a viola ja foi pro saco , portano o melhor é instalar um relogio de pressao de oleo do motor , dai sim acredito ser muito mais seguro . Lembrem-se sempre que este motor funciona "bem" em regimes de alta temperatura (80oC) portanto tudo trabalha "forçado" , qualquer perda de pressao de lubrificacao pode ser fatal . Tbem acho que o medidor do nivel de agua no radiador é fundamental pra estes motores .