Ver Versão Completa : Motorização ( ajuda )
tio_mica
06/03/2008, 23:59
Olá pessoal, sou novo no fórum mas já tenho mtas perguntas, se puderem me ajudar ficaria muito grato!
Seguinte, quero trocar o 6cc do opala por um motor diesel, a rural é ano 73 4x4, já sei a implicaçoes legais, o que nao sei são as mecanicas!
Achei um Q20 B turbo por 6500 com tudo, inclusive embreagem, bom vamos lá: Esse motor é o 4.9 da D20? Pelo que eu sabia ele não era turbo, então a informação do turbo procede? Ele não fica pesado demais para a rural? Qual o consumo? eu posso colocar ele e manter a caixa que tá na rural, "4x4 e reduzido"? e por ultimo; eu quero ela para um uso misto, cidade e trilhas, não espero pegar trilhas hardcore, mas quero um pouco de lama tambem, então, esse motor compensa para esse uso?
Lembrando que eu não tenho para gastar num motor moderno, e tenho que arrumar muita coisa no carro, inclusive toda a lataria que ta um caco!
Alguem sugere alguma outra alternativa de motor diesel??
Sei que foram muitas perguntas, mas ficaria mt grato de ter alguma informação, agradeço desde já.
Abraços.
tio_mica
07/03/2008, 14:53
Ninguem se habilita?
Olá pessoal, sou novo no fórum mas já tenho mtas perguntas, se puderem me ajudar ficaria muito grato!
Seguinte, quero trocar o 6cc do opala por um motor diesel, a rural é ano 73 4x4, já sei a implicaçoes legais, o que nao sei são as mecanicas!
Achei um Q20 B turbo por 6500 com tudo, inclusive embreagem, bom vamos lá: Esse motor é o 4.9 da D20? Pelo que eu sabia ele não era turbo, então a informação do turbo procede? Ele não fica pesado demais para a rural? Qual o consumo? eu posso colocar ele e manter a caixa que tá na rural, "4x4 e reduzido"? e por ultimo; eu quero ela para um uso misto, cidade e trilhas, não espero pegar trilhas hardcore, mas quero um pouco de lama tambem, então, esse motor compensa para esse uso?
Lembrando que eu não tenho para gastar num motor moderno, e tenho que arrumar muita coisa no carro, inclusive toda a lataria que ta um caco!
Alguem sugere alguma outra alternativa de motor diesel??
Sei que foram muitas perguntas, mas ficaria mt grato de ter alguma informação, agradeço desde já.
Abraços.
Esse motor é muito bom!! Varias pessoas o adaptao em Rurais e F-75's. Voce pode usar sua T-case original sim. Quanto as outras duvidas, pergunte ao Afonso Carlos aqui do Forum!! Ele ja adaptou esse motor em algumas F's e Rurais (segundo li a um tempo).
[]´s
Jack Jipeiro
07/03/2008, 16:45
Amigo, o motor Perkins Q20B é turbinado originalmente sim. Não to lembrado se ele é 4.9 ou 4.0. No caso do cambio, acredito eu que o torque desse motor vai estragar o cambio original rapidinho, o ideal seria trocar por um Clark 4 ou 5 marchas, oriundos de caminhonetes tais como D20, F1000, o mesmo cambio que usa com esse motor, e depois para adaptar a reduzida nesse cambio é facil...
Sobre o preço, se vc pesquisar melhor, vc acha o mesmo motor Q20 B mais barato, ou então procure um MWM das F1000 mais antiga, se não me engano é o 339, algo parecido com isso, que é bem mais robusto e confiavel.
O maior problema de Q20B é quando da entrada de ar nele, amigo, é um sufoco tirar o ar, tem que ter muita paciencia para ficar bombando a bombinha e muita bateria para dar partida...
Espero ter ajudado.
Abraços...
Amigo, o motor Perkins Q20B é turbinado originalmente sim. Não to lembrado se ele é 4.9 ou 4.0. No caso do cambio, acredito eu que o torque desse motor vai estragar o cambio original rapidinho, o ideal seria trocar por um Clark 4 ou 5 marchas, oriundos de caminhonetes tais como D20, F1000, o mesmo cambio que usa com esse motor, e depois para adaptar a reduzida nesse cambio é facil...
Sobre o preço, se vc pesquisar melhor, vc acha o mesmo motor Q20 B mais barato, ou então procure um MWM das F1000 mais antiga, se não me engano é o 339, algo parecido com isso, que é bem mais robusto e confiavel.
O maior problema de Q20B é quando da entrada de ar nele, amigo, é um sufoco tirar o ar, tem que ter muita paciencia para ficar bombando a bombinha e muita bateria para dar partida...
Espero ter ajudado.
Abraços...
Pode opatar por um mais moderno tambem, como MWM de F250 ou um que tambem é usado, S4t ou S4t plus.
[]´s
glaucos_vr
07/03/2008, 19:31
tio_mica, vou me intrometer no seu tópico aqui (me desculpe mais surgiu uma dúvida), a sua rural está c/ motor 6cc opala certo?? me diga qual o câmbio que vc ta usando nela e sobre a suspensão devido ao enorme peso do motor teve alguma modificação???
abraços
tio_mica, vou me intrometer no seu tópico aqui (me desculpe mais surgiu uma dúvida), a sua rural está c/ motor 6cc opala certo?? me diga qual o câmbio que vc ta usando nela e sobre a suspensão devido ao enorme peso do motor teve alguma modificação???
abraços
Desculpa mi meter mas....
Cambio usa o CLark de 3, 4 ou 5 marchas. E quanto a adaptaçao da suspensao, so coloca mais uma os 2 laminas...
[]´s
tio_mica
08/03/2008, 18:07
Opa,valeu pessoal, suas respostas estão sendo de grande ajuda!
O motor dela é o 6cc do opala, ela ta com feixe de molas na frente e atrás. Bom voces tem que intender que aqui em Porto Alegre é dificel achar motores, ja varei a cidade e nao tem nada, esse Perkins eu achei na internet, e ele ta retificado e com turbo,acho que 6500 é um bom preço não é?
Tenho quase certeza que vou ficar com ele, mas agora pra achar uma caixa vai ser outro sufoco, mas vamo lá, sonho é sonho, tem que correr atrás!
Alguem falo ai de quando entra ar no motor, pode me explicar melhor como funciona isso??
Obrigado pelas respostas mais uma vez, abraços.
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