PDA

Ver Versão Completa : S.O.S Motor Sportage 2.2 diesel



frederico caminha
06/03/2008, 16:57
Amigos ferveu o motor da minha Sportage e o refiz ( troquei cabeçote, pistões,anéis, kits completo , bronzina, tudo original p ficar bom ...) só q agora esta com o seguinte proplema esta fazendo pressão da mangueira q sai do motor e entra no radiador a mangueira chegou a criar papo e esta SUMINDO 1 litro de água por 20 ou 30 Km rodado e ñ se consegue achar p aonde vai , o mecanico abriu tudo revisou tudo , só q como é tudo NOVO ñ tem muito oque olhar e o cara fazem 15 anos q trabalha com diesel e 8 com Kia e nunca tinha visto isso, estou com medo de rodar com o carro e principalmente de por 5 mil fora em peças e mão de obra, se houver algum amigo q tenha resolvido algo assim por favor me da uma dica ...
Obrigado
Frederico Caminha

ROAD TECH
06/03/2008, 18:12
Olá Frederico,

Pelo sintoma que você relata, parece ser compressão compressão do motor vazando para o sistema de arrecefimento. Se não houvesse sumiço de água eu apostaria que era algum problema com a tampa do reservatório de expansão. Mas como há perda de água, essa água deve estar passando para as câmaras através da junta do cabeçote ou até mesmo uma micro-trinca no mesmo.

O seu mecânico já deve ter verificado se ocorreu mistura de água no óleo (ocorre formação de borra branca quando se verifica na vareta de óleo).

Com o motor funcionando e o reservatório de expansão aberto, verifique a presença de borbulhas na água. Se issso estiver ocorrendo (muito provável) está ai o problema: compressão escapando para o ciscuito de arrefecimento.

Não sei se é aplicável no seu caso, mas se foram montados os parafusos de cabeçote antigos, muito provável deles estarem alongados e não proporcionarem o aperto correto. Se na manual recomendar a troca, não pense duas vezes, troque todos. Isso vale para os parafusos que tem característica de aperto torque mais ângulo (confira no manual) Eles trabalham como se fossem elásticos". Para tirar a dúvida, compare um parafuso usado com um novo. Deve dar diferença no comprimento (aprox. 1 filete e meio de rôsca).

Boa sorte,

Octávio

frederico caminha
10/03/2008, 14:30
Caro Octávio desculpea demora no retorno é q aqui esta meio corrido e ñ tinha conseguido ir no mecanico , falei com ele a respeito ele me disse q foram trocados os parafusos e estão com 14Kg de aperto, continua do mesmo jeito , ñ sei mais oque fazer, o cara abriu pela segunda vez e montou PEÇA por peça p ñ ter duvida e perciste a mesma falha ! !!! Faz aqueles papos na mangueira d'agua com uma pressão daquelas !
Aguardo ajuda dos colegas muitissimo Obrigado !!!

RODRIGO FAEDO
19/03/2014, 15:05
Frederico, estou com um Kia esportage em minha oficina que ocorreu o mesmo problema seu, colocamos tudo novo, e o veiculo está apresentando um problema semelhante e não estamos conseguindo identificar o defeito. Está dando muita pressão nas mangueiras, mas não consome água. No seu caso conseguiu identificar o problema?

Glaicon
21/03/2014, 07:06
Frederico, estou com um Kia esportage em minha oficina que ocorreu o mesmo problema seu, colocamos tudo novo, e o veiculo está apresentando um problema semelhante e não estamos conseguindo identificar o defeito. Está dando muita pressão nas mangueiras, mas não consome água. No seu caso conseguiu identificar o problema?
Se você colocou TUDO novo, então é necessário verificar a junta do cabeçote, bem como o seu reaperto.
O seu problema é passagem de pressão do motor para a galeria de água.
Com o resfriamento do motor durante a noite essa pressão pode voltar um pouco para ele, trazendo água, gerando falhas para pegar na primeira partida, e ainda fazendo um pouco de fumaça branca.
Verifique logo, portanto.:concordo:

Henriquemix
05/06/2014, 08:39
Frederico, estou com um Kia esportage em minha oficina que ocorreu o mesmo problema seu, colocamos tudo novo, e o veiculo está apresentando um problema semelhante e não estamos conseguindo identificar o defeito. Está dando muita pressão nas mangueiras, mas não consome água. No seu caso conseguiu identificar o problema?


Olá Rodrigo....ví alguns posts acima que um amigo torqueou o cabeçote com 14 Kg....está errado...tem que ser torqueado em 3 vezes....respeitando a sequência....do meio pro fim...em cruz....o torque correto é :
primeiro aperto : 03 Kg torquear todos os parafusos
segundo aperto : 90 º torquear em todos os parafusos
terceiro aperto : 90 º torquear em todos os parafusos

quanto aos parafusos do cabeçote a medida standard é de 112.7 a 113.5 mm, e o limite é de 114.5 mm
Junta de amianto, ela acomoda melhor.
Boa sorte

Henriquemix
05/06/2014, 08:48
Opa....aí está o esquema : https://dl-web.dropbox.com/get/Sportage/Cabe%C3%A7ote%20diesel.jpg?_subject_uid=198322742&w=AAAwpjeZm42ntWnFnVuyktCotZRJPQBxyRif9mXIXzV9Qg

filipezanrosso
05/06/2014, 16:02
Sem referencia alguma, lembro de alguém que relatou um problema semelhante, onde a solução foi a compra de uma nova junta do cabeçote pois a instalada tinha um duto fechado ou algo do gênero (confirma se a instalada no teu é original..)

Henriquemix
05/06/2014, 17:07
Sem referencia alguma, lembro de alguém que relatou um problema semelhante, onde a solução foi a compra de uma nova junta do cabeçote pois a instalada tinha um duto fechado ou algo do gênero (confirma se a instalada no teu é original..)


Olá Felipe, não sei se referiu a mim....mas vou responder assim mesmo, a junta que eu usei é de amianto, e com certeza não é a original, ....é da distribuidora Mando ( eles vendem muitas peças coreanas e originais ).
Com relação a furação, realmente se vc observar nas juntas, vai parecer que está faltando um furo, pelo que observei todas elas são assim, até a original ( que é metálica ).

Djalma colombo
05/06/2014, 22:13
Frederico pelo que você citou do aperto é quase certeza de que seja junta, o cara esmagou ela antes de acomodar às faces do bloco e cabeçote, tenta trocar a junta e refazer o aperto certo conforme o Henrique citou! Boa sorte!

eduardommelo
06/06/2014, 21:36
Amigo isso ta muito provável que seja junta de cabeçote.

claudinho10001
24/08/2015, 17:48
Sei que o tópico é antigo, mas vale deixar uma ideia para os futuros consultores:

Apanhei muito com minha Sportage e com mecânicos (renomados até) sem conhecimento suficiente da engenharia que envolve os motores e/ou de seus componentes ou devido à ignorância deliberada deles em subestimar o uso ou as propriedades desses. Vejo muitos por aí, por exemplo, retirando as válvulas termostáticas no afã de "acabar com o superaquecimento", colocando por terra todo o projeto do motor e consequentemente alterando as propriedades e durabilidades dos metais. Mas o foco não é esse. Vamos lá:

Depois de três cabeçotes perdidos e duas retíficas no motor, resolvi por a mão na massa (só na teoria) e aprender sobre motor a diesel e descobri essas e outras tantas ignorâncias e imperícias de mecânicos.

Uma prática muito comum e pode ser a causa maior de problemas no cabeçote e juntas após a troca é o REAPROVEITAMENTO dos parafusos de fixação do cabeçote. Esses itens normalmente tem a propriedade de "esticar" sua rosca quando do aperto final, ficando completamente travados até que uma ferramenta os retire. Podem ter seu torque acrescido, caso de um reaperto, nunca o contrário.

Outro detalhe que praticamente NINGUÉM se importa, é em trocar o pino-guia, prisioneiro ou pivô do cabeçote como queiram. Ele também é feito de metal "elástico" e assume o formato final no encaixe e aperto do cabeçote..

Alguém já viu Sportage com o motor nunca mexido dar esses problemas relativos ao cabeçote? Eu nunca soube. Mas basta precisar mexer no cabeçote pra a dor de cabeça não parar mais.

Outro item importante e que ninguém presta atenção seria a pressão correta na turbina. Caso não esteja, certamente o veículo terá problemas de superaquecimento, culminando em pressão e temperatura do óleo excessivos, alterando suas propriedades de lubrificação, o que será agravado pela concomitante superaquecimento do líquido de arrefecimento gerando um círculo vicioso até fundir o motor. Se tiver sem a válvula termostática a coisa toma ares de interior de vulcão. Sim, por que uma vez a passagem aberta, a água estará sempre quente nessa situação, uma vez que a ventoinha não dará conta de refrigerar, nem mesmo travada. A água precisa estar parada no radiador, com temperatura bem abaixo da que circular no motor que precisa de um calor X ideal pra trabalhar. Quando ele sente muito calor, solicita água fria à válvula que deixa entrar, retornando a quente para o radiador para ser refrigerada. Infelizmente os mecânicos não entendem isso e acham que estão fazendo um grande negócio indo contra toda a engenharia embarcada, física, química contidos nas propriedades dos metais, líquidos, tudo "friamente calculado" no projeto.

Depois de muita dor de cabeça, eu tive que acompanhar a montagem do cabeçote com os parafusos e pivô novos (não constavam no orçamento), tendo eu que (pasmem!) levar um torquímetro e indicar a sequência de aperto correto, em X a a partir do meio pra fora. 10 kg na primeira sequência, 12 na segunda e 14 na final. Verificar o aperto e ajustar se preciso em 100 km, 500 e finalizar em 1000 km. Daí é só alegria!

Aí alguém pergunta: "Por que a fábrica não procede assim e o carro não dá problema algum?". Simples: A montagem do motor e seus componentes é feita por máquinas e componentes devidamente casados.

É isso, pessoal! Minha odisseia foi terrível, mas aprendi. Cheguei a comprar um outro veículo, um Ssangyon Rexton que me levo do inferno ao paraíso sem escalas! Mas hoje a Sport tá fina! Funcionando igual relógio suíço.

Ah, em tempo: Um hoje o Militec-1 em todos os meus veículos! Simplesmente fantástico! Pode acabar o óleo que seu motor nunca irá fundir! Se alguém tem dúvida procure o canal High Torque do ADG no Youtube. Ele fez um teste rodando com um Honda Civic sem uma gota de óleo por toda os 18km da orla da lagoa da Pampulha em Belo Horizonte.

Eis o nirvana!
Um abraço.

mfdomingues
25/08/2015, 10:22
Sei que o tópico é antigo, mas vale deixar uma ideia para os futuros consultores:

Apanhei muito com minha Sportage e com mecânicos (renomados até) sem conhecimento suficiente da engenharia que envolve os motores e/ou de seus componentes ou devido à ignorância deliberada deles em subestimar o uso ou as propriedades desses. Vejo muitos por aí, por exemplo, retirando as válvulas termostáticas no afã de "acabar com o superaquecimento", colocando por terra todo o projeto do motor e consequentemente alterando as propriedades e durabilidades dos metais. Mas o foco não é esse. Vamos lá:

Depois de três cabeçotes perdidos e duas retíficas no motor, resolvi por a mão na massa (só na teoria) e aprender sobre motor a diesel e descobri essas e outras tantas ignorâncias e imperícias de mecânicos.

Uma prática muito comum e pode ser a causa maior de problemas no cabeçote e juntas após a troca é o REAPROVEITAMENTO dos parafusos de fixação do cabeçote. Esses itens normalmente tem a propriedade de "esticar" sua rosca quando do aperto final, ficando completamente travados até que uma ferramenta os retire. Podem ter seu torque acrescido, caso de um reaperto, nunca o contrário.

Outro detalhe que praticamente NINGUÉM se importa, é em trocar o pino-guia, prisioneiro ou pivô do cabeçote como queiram. Ele também é feito de metal "elástico" e assume o formato final no encaixe e aperto do cabeçote..

Alguém já viu Sportage com o motor nunca mexido dar esses problemas relativos ao cabeçote? Eu nunca soube. Mas basta precisar mexer no cabeçote pra a dor de cabeça não parar mais.

Outro item importante e que ninguém presta atenção seria a pressão correta na turbina. Caso não esteja, certamente o veículo terá problemas de superaquecimento, culminando em pressão e temperatura do óleo excessivos, alterando suas propriedades de lubrificação, o que será agravado pela concomitante superaquecimento do líquido de arrefecimento gerando um círculo vicioso até fundir o motor. Se tiver sem a válvula termostática a coisa toma ares de interior de vulcão. Sim, por que uma vez a passagem aberta, a água estará sempre quente nessa situação, uma vez que a ventoinha não dará conta de refrigerar, nem mesmo travada. A água precisa estar parada no radiador, com temperatura bem abaixo da que circular no motor que precisa de um calor X ideal pra trabalhar. Quando ele sente muito calor, solicita água fria à válvula que deixa entrar, retornando a quente para o radiador para ser refrigerada. Infelizmente os mecânicos não entendem isso e acham que estão fazendo um grande negócio indo contra toda a engenharia embarcada, física, química contidos nas propriedades dos metais, líquidos, tudo "friamente calculado" no projeto.

Depois de muita dor de cabeça, eu tive que acompanhar a montagem do cabeçote com os parafusos e pivô novos (não constavam no orçamento), tendo eu que (pasmem!) levar um torquímetro e indicar a sequência de aperto correto, em X a a partir do meio pra fora. 10 kg na primeira sequência, 12 na segunda e 14 na final. Verificar o aperto e ajustar se preciso em 100 km, 500 e finalizar em 1000 km. Daí é só alegria!

Aí alguém pergunta: "Por que a fábrica não procede assim e o carro não dá problema algum?". Simples: A montagem do motor e seus componentes é feita por máquinas e componentes devidamente casados.

É isso, pessoal! Minha odisseia foi terrível, mas aprendi. Cheguei a comprar um outro veículo, um Ssangyon Rexton que me levo do inferno ao paraíso sem escalas! Mas hoje a Sport tá fina! Funcionando igual relógio suíço.

Ah, em tempo: Um hoje o Militec-1 em todos os meus veículos! Simplesmente fantástico! Pode acabar o óleo que seu motor nunca irá fundir! Se alguém tem dúvida procure o canal High Torque do ADG no Youtube. Ele fez um teste rodando com um Honda Civic sem uma gota de óleo por toda os 18km da orla da lagoa da Pampulha em Belo Horizonte.

Eis o nirvana!
Um abraço.


Bom dia, falou tudo e mais um pouco, aquela velha frase "se quiser bem feito faça você mesmo" talvez não esteja correta ou seja aceita em sua totalidade, mas em certos casos é muito adequada.

Sofri muito com outros veículos que possui ao longo do tempo e aprendi que muitos profissionais (não são todos, claro) vêem seu trabalho apenas e unicamente como uma fonte de renda, não se aprofundam no que fazem e não pesam suas atitudes, onde um trabalho bem feito e com critério poderá fidelizar o cliente e um trabalho mal feito poderá acabar com a vida do cliente (se fosse somente leva-lo para outras oficinas tudo bem, mas as vezes o risco é grande está ai o caso de um cantor sertanejo com um veiculo importado, rodas substituídas, excesso de velocidade e outros fatores para nos demonstrar).
Creio que se nós que não somos do meio conseguimos aprender algo sobre nossas SPTGs todos poderíamos.
Quanto ao seu relato ainda não cheguei a ter que fazer o motor da minha (bati na madeira 10X para não ter que chegar neste ponto), mas são relatos assim que me faz acreditar que há solução para tudo, basta perseverar.
Quanto ao Militec-1 não vou dizer nada, pareço até o garoto propaganda deste produto.

Abraço a todos

marcelo_sma
25/08/2015, 13:16
Sei que o tópico é antigo, mas vale deixar uma ideia para os futuros consultores:

Apanhei muito com minha Sportage e com mecânicos (renomados até) sem conhecimento suficiente da engenharia que envolve os motores e/ou de seus componentes ou devido à ignorância deliberada deles em subestimar o uso ou as propriedades desses. Vejo muitos por aí, por exemplo, retirando as válvulas termostáticas no afã de "acabar com o superaquecimento", colocando por terra todo o projeto do motor e consequentemente alterando as propriedades e durabilidades dos metais. Mas o foco não é esse. Vamos lá:

Depois de três cabeçotes perdidos e duas retíficas no motor, resolvi por a mão na massa (só na teoria) e aprender sobre motor a diesel e descobri essas e outras tantas ignorâncias e imperícias de mecânicos.

Uma prática muito comum e pode ser a causa maior de problemas no cabeçote e juntas após a troca é o REAPROVEITAMENTO dos parafusos de fixação do cabeçote. Esses itens normalmente tem a propriedade de "esticar" sua rosca quando do aperto final, ficando completamente travados até que uma ferramenta os retire. Podem ter seu torque acrescido, caso de um reaperto, nunca o contrário.

Outro detalhe que praticamente NINGUÉM se importa, é em trocar o pino-guia, prisioneiro ou pivô do cabeçote como queiram. Ele também é feito de metal "elástico" e assume o formato final no encaixe e aperto do cabeçote..

Alguém já viu Sportage com o motor nunca mexido dar esses problemas relativos ao cabeçote? Eu nunca soube. Mas basta precisar mexer no cabeçote pra a dor de cabeça não parar mais.

Outro item importante e que ninguém presta atenção seria a pressão correta na turbina. Caso não esteja, certamente o veículo terá problemas de superaquecimento, culminando em pressão e temperatura do óleo excessivos, alterando suas propriedades de lubrificação, o que será agravado pela concomitante superaquecimento do líquido de arrefecimento gerando um círculo vicioso até fundir o motor. Se tiver sem a válvula termostática a coisa toma ares de interior de vulcão. Sim, por que uma vez a passagem aberta, a água estará sempre quente nessa situação, uma vez que a ventoinha não dará conta de refrigerar, nem mesmo travada. A água precisa estar parada no radiador, com temperatura bem abaixo da que circular no motor que precisa de um calor X ideal pra trabalhar. Quando ele sente muito calor, solicita água fria à válvula que deixa entrar, retornando a quente para o radiador para ser refrigerada. Infelizmente os mecânicos não entendem isso e acham que estão fazendo um grande negócio indo contra toda a engenharia embarcada, física, química contidos nas propriedades dos metais, líquidos, tudo "friamente calculado" no projeto.

Depois de muita dor de cabeça, eu tive que acompanhar a montagem do cabeçote com os parafusos e pivô novos (não constavam no orçamento), tendo eu que (pasmem!) levar um torquímetro e indicar a sequência de aperto correto, em X a a partir do meio pra fora. 10 kg na primeira sequência, 12 na segunda e 14 na final. Verificar o aperto e ajustar se preciso em 100 km, 500 e finalizar em 1000 km. Daí é só alegria!

Aí alguém pergunta: "Por que a fábrica não procede assim e o carro não dá problema algum?". Simples: A montagem do motor e seus componentes é feita por máquinas e componentes devidamente casados.

É isso, pessoal! Minha odisseia foi terrível, mas aprendi. Cheguei a comprar um outro veículo, um Ssangyon Rexton que me levo do inferno ao paraíso sem escalas! Mas hoje a Sport tá fina! Funcionando igual relógio suíço.

Ah, em tempo: Um hoje o Militec-1 em todos os meus veículos! Simplesmente fantástico! Pode acabar o óleo que seu motor nunca irá fundir! Se alguém tem dúvida procure o canal High Torque do ADG no Youtube. Ele fez um teste rodando com um Honda Civic sem uma gota de óleo por toda os 18km da orla da lagoa da Pampulha em Belo Horizonte.

Eis o nirvana!
Um abraço.

Boa tarde Claudinho!
sobre o militec de que forma você usa em sua Sportage? a cada troca de óleo?