Ver Versão Completa : DIFERENÇA ENTRE v8 292 E V8 289
william artur pussi
06/03/2008, 14:21
Por favor, desculpem a minha ignorância, mas alguém poderia me explicar as diferenças entre o V8 292 do V8 289 ambos da Ford:?: ?
Pedrão B.
06/03/2008, 15:40
william,
Basicamente a capacidade cúbica(CC), ou seja cilindradas, neste caso em Pol³
[]'s
Já que vc perguntou, esqueça estes dois e procure o 302, mais moderno e mais fácil de achar peças....ok!
umberto xxxrrr
06/03/2008, 16:06
Já que vc perguntou, esqueça estes dois e procure o 302, mais moderno e mais fácil de achar peças....ok!
E que eu tenho pra vender.rsrsrsrs
Num Landau 1980.:mrgreen:
Carlos Bernardo
06/03/2008, 16:07
A diferença é que num atoleiro fundo, com um vc atola até o pescoço e o outro vc atola até o ombro.
Hehehe....
umberto xxxrrr
06/03/2008, 17:12
A diferença é que num atoleiro fundo, com um vc atola até o pescoço e o outro vc atola até o ombro.
Hehehe....
:shock::shock:
william artur pussi
06/03/2008, 22:45
Tá legal, qual o preço ? Aceita rolo, eu também tenho um falcon 3.6 retificado, cromado, tudo novo. Isto, além do 292 que tá na retifica e quase pronto.
umberto xxxrrr
06/03/2008, 23:02
4,5 COM os agregados TODOS. Qualquer coisa me add no MSN.
umberto.xxxrrr@hotmail.com
Tenho Vortec (4mil) mas não tenho os agregados todos.
Por favor, desculpem a minha ignorância, mas alguém poderia me explicar as diferenças entre o V8 292 do V8 289 ambos da Ford:?: ?
V8 272 e 292 são da familia Y block, derivados do antigo 8ba, eram fundidos aqui no Brasil e utilizados na linha F e depois nos Galaxie até 76.....motores de baixa rotação e alto torque, quase inquebraveis.......
ja o 289 é da familia do 302, ambos utilizados no Mustang e outros veiculos Ford americanos, não foram fabricados no Brasil, só nos EUA, o 302 amanssado equipava os Maverick 73> e Galaxie 76 eram importados via Canada, por isso pegaram a fama do "Canadense"......
bruno_nomelini
16/03/2008, 11:53
Pro Off Road, na minha opnião (MINHA) acho melhor os 272/292, pois apesar de mais pesados, tem muito mais torque em baixa e são motores pro resto da vida.
Gastão todo V8 é, e com relação a peças, um cartão de credito internacional resolve muito bem.
[]s
(apaguei o quote)
tambem acho o 292 melhor pra off road
o 302 aquece demais, e como o jeep praticamente anda parado na trilha... ja viu né
302 é um motor um pouco mais fragil, nao tem tanta durabilidade, e tem giiiiiiiro demaaaaais
o 292 ja tem o torque e o giro, é praticamente uma mistura do torque do 272 com o giro do 302, um meio termo
e apesar de ser pesado, com uma preparação leve(rebaixamento dos cabeçotes e polimento dos dutos de escape e admissão) com velas e cabos bons, e bem regulado, se atinge facilmente os 210hp a 230hp
é mais questão de gosto mesmo, pois alguns preferem ap, alguns preferem 6 em linha, outros v6, e outros v8...
[]´s
Leonardo Raffi
19/04/2008, 09:10
E ai beleza vai umas fotos do que tu perdeu em canguçu...quem sabe na próxima... me avisa qdo a viatura estiver pronta...
foto 1 ajuntamneto no meio do trajetp para começar o barro (o meu é o da capota de aço na frente com opla 6 3.800)
foto2 chico com sua mana de puxar trolher....(outra mania é puxar trator)
foto3 eduardo assoprando seu 4.9 i
a potencia máxima do 302 que vendido no brasil é atingida a 4.400rpm não podemos chamar isso é alto rpm. ele é na verdade insensível a alta rotação por causa da R/L favorável. Muita gente ai extrapola o giro máximo e condena o motor de fragil. :parede:
Com a receita do famoso v8 quadrijet (basicamente comando e carburador mas tem mais umas coisinhas no cabeçote) perde-se muito pouco em torque e a curva de potência continua subindo até a na casa das 6mil rpm :twisted:
se não me engano tem uma receita dessas no http://www.uol.com.br/bestcars
outra coisa interessante sobre o 302 é que existem kits p/ torná-lo 351 :dance:
Afonso Carlos
19/04/2008, 13:34
Estranho, não vi ninguem falando dos 318, torque absurdo, V 90º, pode chegar em 360 pol, tem peças em abundancia, e é muito mais robusto que o 302, sem falar que o distribuidor é atráz e bem alto.
Digo pois já fiz muitos e muitos, tanto com 302 como com 318.
Afonso Carlos
19/04/2008, 13:40
Algumas fotos do ultimo que estou fazendo:
Motor 318 alcool
Taxa 12:1
Escape dimensionado.
Admissão: Injeção eletronica, Fueltec, 4 bicos.
cambio auto.
Afonso Carlos
19/04/2008, 13:46
Estas fotos não são as mais recentes, agora já está com tudo ligado e entrara em funcionamento hoje.
Tem até um link deste motor funcionando na bancada após a montagem, ainda com o carburador.
http://www.youtube.com/watch?v=YSstBgXPCFQ
Abração.
o 318 realmente é meu predileto, em qualquer ocasião
muuuuuito resistente, muuuuito torque, e bastante cavalinhos
animal demais
Emerson4x4
20/04/2008, 00:36
Bruno
Compartilho essa idéia sobre o 272.
Tenho um e acho muito bom. Tem alumínio só no bura, o resto é ferro mesmo. A maioria dos reparos e peças foram comprados no ML e no Mineirão.
Vale a pena
Pro Off Road, na minha opnião (MINHA) acho melhor os 272/292, pois apesar de mais pesados, tem muito mais torque em baixa e são motores pro resto da vida.
Gastão todo V8 é, e com relação a peças, um cartão de credito internacional resolve muito bem.
[]s
(apaguei o quote)
dalmo cruz torres
20/04/2008, 02:07
Pessoal, deixa eu dar o meu pitaco; Da Ford eu acho o 272 melhor, pois é muito macio em baixa rotação e é o mais "MENOS" gastão. Mas o 318 do dodge é um motorzão. Tive a oportunidade de dirigir alguns dodges, o funcionamento desses motores realmente é show.
Emerson4x4
20/04/2008, 12:13
Amigo Afonso
Estou fazendo uma montagem semelhante a essa da foto
Motor 272, eixo de F75 e molas de toy fora do chassí. Espero que fique boa como a sua.
Mas fala aí que pneus vc usou? Qual o offset da roda?
Abraço
Emerson
Algumas fotos do ultimo que estou fazendo:
Motor 318 alcool
Taxa 12:1
Escape dimensionado.
Admissão: Injeção eletronica, Fueltec, 4 bicos.
cambio auto.
Afonso Carlos
21/04/2008, 23:17
OK Pneus Creepy crawler 38.5/14.5X16 Off set +5 eixos da F250.
Abração.
Emerson4x4
22/04/2008, 00:03
Valeu Afonso:concordo:
Pensei que fossem os eixinhos de F75. Mas de F250!!!! Caramba:lol::putz:
E como vai o negócio do câmbio da sportage? Tenho a tcase e preciso de um câmbio desse para não ter que partir para as flanges.... dá uma olhada nisso para mim, Falou?
Abração
OK Pneus Creepy crawler 38.5/14.5X16 Off set +5 eixos da F250.
Abração.
All:
Tenho uma paixão pelos V8 mas gosto muito dos diesel, corujando em um outro forum encontrei um V8 diesel a venda, com caixa e t-case, segue o link para apreciação geral e para que os entendidos dêem suas opiniões. Pensei no meu CJ ou na Rural mas não sei se o conjunto (motor+caixa+t-case) caberiam no CJ.
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2011
(Aos moderadores: espero que não se incomodem com o link para outro forum posto que não há concorrência entre os dois)
edubasile
15/08/2010, 19:06
Reativando o topico!!!
Visualmente como posso identificar os 2 motores, 272 e 292? Parece que num deles passa uma tubagem pela frente e no outro não. Apareceu um por um preço muito bom mas nem eu nem o vendedor sabe qual é o modelo. Só sei que não é 302, infelizmente, outra coisa qto pesa um motor deste? Este motor esta sem motor de partida, da par adaptar algum ou tem q ser original?
Obrigado, Eduardo
Reativando o topico!!!
Visualmente como posso identificar os 2 motores, 272 e 292? Parece que num deles passa uma tubagem pela frente e no outro não. Apareceu um por um preço muito bom mas nem eu nem o vendedor sabe qual é o modelo. Só sei que não é 302, infelizmente, outra coisa qto pesa um motor deste? Este motor esta sem motor de partida, da par adaptar algum ou tem q ser original?
Obrigado, Eduardo
Por fora eles num tem diferença alguma, só na medidas de pistoes. mas tem indicação marcada no bloco atras perto do distribuidor e tambem na saida do coletor de admissao pra bomba d'agua, dá uma olhada.
Estes motores são pesados pra KCT, apesar de cilindrada menor são maiores e mais pesados que o 302, arranque num sei se dá pra adaptar, mas acha fácil por ai
Edubasile, externamente não existe diferença entre os motores 272 e 292. Tenho um 272 e tive um 292. Apesar de ja ter ouvido falar que vem gravado no bloco, próximo a bomba d'água, sobre qual motor se trata, sinceramente nunca encontrei referida gravação. Sobre a tubagem, realmente ela é diferente em alguns veículos, no galaxie por exemplo é uma para cada lado, em caminhões que também utilizaram esse motor, inclusive na F100, a saída é para um lado apenas, com a tubagem passando a frente do motor.
Massssss a única diferença que existe entre 272 e 292 é no diametro dos cilindros, só pra ter uma idéia o pistão STD do V8 272 mede 92.075mm, já o pistão STD do V8 292 mede 95.250mm.
Como a diferença é apenas esta, as demais peças de 272 e 292 são intercambiáveis e não terá dificuldades em encontra-las.
Sugiro que compre o motor de arranque original para esse motor, existem modelos novos a venda, acredito que a adaptação de qualquer outro não te agradará. Tente entrar em contato com o Cezar da Motorpepe (11 - 3223 4322) e ele consegue aqueles mini motor de arranque pra você, o preço, a última vez que vi, estava em torno de 450 conto, mas lembre-se que trata-se de uma peça nova.
Ja com relação a diferenças externas de 272/292 para o 302, pode começar pelo tamanho do bloco que no caso do 272 é maior, a distribuição do 302 é na parte da frente do motor, enquanto no 272 é atrás e por aí vai.
Sobre o peso, o 302 pesa 460 libras, algo em torno de 208kg, já os 272/292 pesam aproximadamente 610 libras, o que da mais ou menos 276kg, ou seja, quase 70kg mais pesados que os 302.
Uma coisa posso te garantir, pode comprar o motor que não se arrependerá, não é dificil de encontrar peças como falam por aí e nem são tão caras assim.
Qqer dúvida tamo ae!!!
Abraço...
edubasile
16/08/2010, 20:50
Muito obrigado Reslima, realmente exclareceu minhas duvidas.
Opa, blz!!! :concordo:
Qqer coisa tamo ae!!!:mrgreen:
Skull Crusher
17/08/2010, 19:05
Cuidado aí pra não comprar um 239, que veio antes dos 272 e que foi usado em algumas F-100 importadas e que acabaram por aqui...externamente, iguais aos 272 e 292!
Motores de Galaxie: cárter com bojo do pescador de óleo pra frente.
Demais motores: cárter com bojo pra trás.
[]s
Hummmmm!!!
Não sabia dessas!!
Skull, dizem que o motor 312 que equipou os mercury tem o mesmo bloco tbem, mas nao sei se a informaçao procede, sabe me dizer??
Doido pra importar um jogo de pistoes de Y block 312!!! :dance:
Abs...
Renato
Cuidado aí pra não comprar um 239, que veio antes dos 272 e que foi usado em algumas F-100 importadas e que acabaram por aqui...externamente, iguais aos 272 e 292!
Motores de Galaxie: cárter com bojo do pescador de óleo pra frente.
Demais motores: cárter com bojo pra trás.
[]s
Skull Crusher
17/08/2010, 19:33
Fala Renato!
Então, os 312 tem mesmo bloco, mas o vira é diferente e até nos U.S.A está difícil de achar 312 nos desmanches, sem contar que o vira original é vítima constante de trincas nos moentes...melhor ficar nos 272/292, originais ou mexidos...rs
Procura na net o John Mummert...o cara é fera em y-blocks! Ele tem quase tudo e também tem umas peças especiais que ele mandou fazer e que vende lá e que são nota 10! Cabeçotes de alumínio, bombas d'água também, stroker kits e mais!
Eu costumava a me corresponder com ele, o cara é super gente boa!
"
Renan, the Y-Block is a tight fit but it looks like you got it in there. Is that a Series 1 engine?
keep up the good work... John
----- Original Message -----
From: Renan Ferraz Laurenti (http://br.mc450.mail.yahoo.com/mc/compose?to=renanlaurenti@yahoo.com.br)
To: fordperf@earthlink.net (http://br.mc450.mail.yahoo.com/mc/compose?to=fordperf@earthlink.net)
Sent: 9/30/2009 7:33:07 AM
Subject: RE: Y-BLOCK RAMHORN BLOCK HUGGER STYLE EXHAUST MANIFOLDS
Thanks a lot John! I´m going to check it out with the local authorities about all taxes.
By the way, the work you do there, in States, is pretty nice, really supportive to all of the Y-Block lovers and owners!
Keep up the good work!
Best Regards anf thanks again!
Renan
PS: I´m sending you some pictures where one of the my Ys is going to be used. It´s a 1963 CJ6, four doors, Ford T-18 tranny and a Dana Spicer 18 transfer case.
The other one Y is going to land in a T-bucket project I intend to build. I hope you like it!
[]s
Opa, valeu Skull! :palmas:
Vou dar uma pesquisada...
Precisando de qqer coisa tamo ae!! :concordo:
Abs...
Renato
Procura na net o John Mummert...o cara é fera em y-blocks! []s
Dudu Ruskaiá
06/08/2017, 03:58
Tenho um 292 na minha ranger e para ser sincero é um dos melhores motores que eu já experimentei. Diría que o 292 da ford é como o 261 da c10, MOTORES INDESTRUTIVEIS!
Já tive um 302 num opala que eu tinha e tive problema de desgaste nas paredes do cabeçote além de ter que ser retificado em 5 anos de uso.
Meu 292 está standard, comprei no desmanche em 2002 e estou rodando com ele até hj (2017) SEM dor de cabeça.
A única coisa que enchía o saco era o platinado do distribuidor, mas encontrei um HEI no mercado livre e esse problema acabou.
Rodo no álcool, apenas mudei o carburador e baixei 0.8 nos cabeçotes 👏👏
Se me oferecer 10.000 nele....... sinto múito, mas da minha caminhonete ele não sai kkkkkkkk
pipoca p
15/02/2021, 06:30
Alguem pode me ajudar se posso colocar o motor 292 no maverick qual a diferenca na potencia do 292 e o 302