PDA

Ver Versão Completa : 4x2 Reduzida na cidade? Problemas?



Gigantin Samurai
06/03/2008, 14:07
Tentei achar alguma coisa parecida no fórum, mas não achei... :putz:

Um amigo meu usa reduzida com a roda livre desbloqueada (4x2) na cidade para subir em alguns morros. Ex. Pitangueiras no bairro Santo Antônio em BH/MG.
Será que isso força o motor ou a caixa?
Tem algum problema ou pode usar a reduzida no 4x2?
Tem algum problema no caso do samurai?

OBS: Acho que deveria ser "Técnicas de condução on-road". uahuahauaha

Um abraço...

Valeu!:concordo:

Gigantin Samurai
06/03/2008, 19:02
E aí galera? Nada?
:pensativo:

Gigantin Samurai
07/03/2008, 14:44
Ainda na dúvida!:parede:
Me ajudem!!!:pensativo:
:concordo:

MITROTO
07/03/2008, 16:02
Caro:

Abri recentemente um tópico parecido com este, para tirar duvidas em relação a Toyota Bandeirante.
Pelas respostas que obtive, acredito que não há problemas em engatar a reduzida com a roda livre solta, porem desnecessário, visto que o motor das viaturas é forte o suficiente para subir qualquer ladeira de asfalto sem precisar reduzir.
Mas isso em relação a toyota, no seu caso não sei se vale a mesma regra, pois não conheço bem os samurais.

Abraço
Guilherme

Jack Jipeiro
07/03/2008, 16:15
Quando adaptei o motor AP em meu jipe, ainda com o cambio original 3 marchas ele não subia nem na descida...hehehe

Eu usei muito essa técnica de ligar a reduzida sem girar as rodas livres, não há problema nenhum nisso, já que o cardan gira solto, não força em nada a caixa de transferencia. Unica coisa é que aumenta o consumo bastante...

Abraços...

Edintruder
07/03/2008, 18:38
A única coisa que sobrecarrega é o cardam e diferencial traseiro pois 100% do torque vai para um só diferencial, dessa forma se der solavanco violento ou forçar muito com o veículo pesado ou carregado, pode quebrar algo, porém em uso normal não quebra nada pois as rodas tendem a patinar antes de quebrar algo.

Gigantin Samurai
08/03/2008, 13:04
valeu pelas dicas pessoal!:concordo:

furusho
01/12/2012, 18:13
Oi, tenho a mesma dúvida para Tracker, também estou precisando usar a reduzida na cidade (talvez o carro esteja desregulado) e tenho mantido o acoplamento das rodas pois não sei se faz mal para o carro ligar a reduzida com as rodas livres...

Alguém sabe dizer se para a Tracker deisel 2002 também não há problemas em engatar a reduzida com as rodas livres?

Kim
01/12/2012, 23:36
A única coisa que sobrecarrega é o cardam e diferencial traseiro pois 100% do torque vai para um só diferencial, dessa forma se der solavanco violento ou forçar muito com o veículo pesado ou carregado, pode quebrar algo, porém em uso normal não quebra nada pois as rodas tendem a patinar antes de quebrar algo.

O Edin matou a charada!

Não existe problemas nas caixas ou diferencial com relação a andar, mas se der um tranco, uma soltada mais forte na embreagem, pode quebrar cruzeta, cardam c&p.

Também, aumenta consideravelmente o consumo de combustível!

Abraços.

Kim.