PDA

Ver Versão Completa : Fumaça pela mangueira



Polito
06/03/2008, 11:33
Caros,

Estou precisando de uma resposta, fiz motor cabeçote do meu JPX a pouco tempo, percebi que sai muita fumaça azul e branca, e não soh pelo cano de descarga, mas também por uma mangueira que acho que é suspiro do motor, sai óleo também e não consegui entender o porque. A turbina foi retificada também, alguem pode me dizer o porque está acontecendo isso?
O mecanico diz que é normal mas eu acho que sai muita fumaça para ser normal.

Abraços,
Ricardo Polito

Edintruder
06/03/2008, 13:26
Está perdendo compressão para o carter. É sinal que o motor está pedindo água...
Uma reforma na parte de baixo consistiria em trocar pistões, anéis, camisas, casquilhos fixos e de bielas, passe no virabrequim, troca dos retentores, juntas e bomba de óleo.

Não sei se o XUD aguenta meia sola, que consiste em trocar os anéis e brunir os cilindros, dessa forma ganha-se novamente uma boa parte da compressão, porém dura muito menos que o motor durou até hoje. Esse serviço é normalmente feito quando vai vender ou se está apertado de dinheiro.

Se pretendes ficar com o Jota é melhor fazer tudo direitinho, até pq já colocasses turbina nova e fizesses o cabeçote...

Elmer_Jeep
06/03/2008, 15:40
isso aparece todo dia aqui na Retífica.

O cabeçote foi "feito" e a parte de baixo não aguenta o tranco...

Problema semelhante ao seu foi relatado no seguinte tópico Cabeçote novo em motor rodado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21692)

Dê uma lida lá e mostre ao mecânico quem é o anormal nessa história, heheh.

[]'s

Polito
06/03/2008, 17:05
Senhores,

Agradeço muito essa ajuda!

Valeu mesmo!

Polito
10/03/2008, 10:48
Senhores,

Fui em vários mecânicos para ouvir a opinião dos mesmos, a maioria falow que a fumaça que sai da mangueira de respiro é o anel. Tive algumas observações que essa mangueira deve sair apenas fumaça mas ela está cuspindo um pouco de óleo que chega a deixar o carter molhado já que a mesma sai ao sado dele.
me informei que antes dessa mangueira existe um tipo de colhetor de óleo liquido que captura o óleo fazendo o mesmo retornar ao motor assim nao perdendo o óleo.
Alguem sabe se pode ser esse o problema ou posso estar com dois problemas.


OBS.: Na tentativa de soltar o anel retiramos a tubulação de admição que é conectada a turbina e coloquei óleo de freio, depois um pouco de WD que fez o carro disparar por uns instantes. Bem no cano de descarga a fumaça está saindo sempre preta agora, mas na magueira me parece branca.

Obrigado pela atenção,
Ricardo Polito

Eduardo Tescarollo
10/03/2008, 14:51
Polito, a fumaça que sai pelo respiro é um indicador para saber se o motor
esta bom ou não, mas o JPX mesmo com o motor bom solta um pouco de fumaça pelo respiro, inclusive pinga óleo tambem, se o mecânico não
for conhecedor deste motor vai condena-lo. Agora fumaça pelo escapa-
mento esta sim não tem engano.
Meu motor estava fumaciando uma barbaridade, baixando 1Lt de óleo a
cada 250 KM, fiz o cabeçote e resolveu, não solta nada de fumaça, não
abaixa mais óleo, e quando foi tirado o cabeçote o mêcanico analisou a
parte de baixo e estava tudo dentro dos limites, seu mecânico quando fez
o seu não deu uma verificada nas camisas pelo menos?

Abç

Elmer_Jeep
10/03/2008, 16:09
Senhores,

Fui em vários mecânicos para ouvir a opinião dos mesmos, a maioria falow que a fumaça que sai da mangueira de respiro é o anel. Tive algumas observações que essa mangueira deve sair apenas fumaça mas ela está cuspindo um pouco de óleo que chega a deixar o carter molhado já que a mesma sai ao sado dele.
Se o respiro estiver soprando com pressão é sinal que pistões/anéis/camisas estão desgastados, geralmente sai um pouco de vapor de oleo que com o tempo se acumula no local onde a mangueira está direcionada(se esta não estiver conectada ao coletor de admissão), o "sopro" do respiro não chega à fazer fumaça(se o motor estiver em perfeitas condições), mas é normal pingar óleo se não tiver com a válvula anti-chama.


me informei que antes dessa mangueira existe um tipo de colhetor de óleo liquido que captura o óleo fazendo o mesmo retornar ao motor assim nao perdendo o óleo.

Acho que o que vc se refere é a válvula anti-chama, eu classifico como um filtro que fica posicionada após o respiro evitando que passe o vapor de óleo em excesso pra atmosfera(no caso da mangueira livre) ou pro coletor de admissão(quando conectada a este) e consequentemente fazendo parte da mistura ar+combustível.

OBS: O óleo do respiro de forma alguma retorna ao sistema de lubrificação do motor, quando a mangueira vai conectada ao coletor esse vapor de óleo entra juntamente com a mistura ar+combustível e se inflama durante o processo de combustão.


Na tentativa de soltar o anel retiramos a tubulação de admição que é conectada a turbina e coloquei óleo de freio, depois um pouco de WD que fez o carro disparar por uns instantes. Bem no cano de descarga a fumaça está saindo sempre preta agora, mas na magueira me parece branca.

Desmontou o coletor pra tentar chegar em qual anel ?

O WD40 criou uma pré-detonação pois é um líquido que se inflama facilmente, não faça mais pois isso pode ser prejudicial ao motor.

[]'s

Barão Vermelho
11/03/2008, 13:54
Ola polito, pelo que eu sei essa mangueira que sai do local onde esta a vareta de oleo, ela deve ser ligada na outra extremidade na turbina mais exatamente perto do bocal do radiador , pois esse vapopr que sai dali e oleo e ele lubrifica a turbina eu não sei porque tem gente que solta ela e tampa a conexão da turbia e so vc observar que vai ver o local correto. valeu essa fumaça e normal pois e o oleo a temperatura elevada em forma de gas .

MARCELOHIQUE
20/03/2008, 17:57
Polito,
creio que estamos no mesmo barco meu amigo, eu tambem fiz meu cabeçote a pouco tempo e como e de costume a parte de baixo nao aguentou ou seja o bichinho ta fumando,eu estou estudando qual a melhor opçao se e fazer o resto do motor que eu estava cotando so em peça fica + ou - 3000kts ou parto pra adptaçao que eu vi nessa mesma faixa de preço e adptar o AP2000 injetado e anda no alcool.:x

Hudson Buck
22/03/2008, 19:22
Se alguém precisar tenho a parte de baixo do motor completa e desmontada. Bronzinas novas, biela com passe para 0,3, pistões standard com anéis novos, bloco encamisado. Estou pedindo R$ 1000,00 em tudo.

Abraços.

Hudson.