Ver Versão Completa : GUINCHO HDW 9000G
marcelino
29/06/2004, 13:51
Senhores,
Estou interessado em adquirir um Guincho HDW 9000G para o RED ALERT e estou optando por um consórcio do nosso amigo Wallace. Quanto aos serviços e honestidade do Wallace, acredito na seriedade dele e de suas informações, que avalizam a qualidade do guincho mas procuro maiores informações REAIS de proprietários ou seja, de quem possui um guincho elétrico da marca HDW, em especial o modelo 9000G.
Gente, falar em guincho gera mais polêmica do que futebol, algum gostam dos elétricos, outros mecanicos...Gostaria realmente de opiniões sinceras pois este é um dos objetivos deste conceituado forum, dar e receber informações que nos auxiliem a procurar a melhor solução para nossos problemas deste assunto maravilhoso que é o 4x4.
Obrigado por suas opiniões, tenho certeza que muitos as aproveitarão, além de mim, é claro.
leopoldo
29/06/2004, 18:04
Basicamente:
elétricos:
1- leve,
2- a instalação é simples
3- auto-propelido
4- funciona até fora do jeep.
5- manutenção.....aparentemente é mais barata
6- Não foi feito para uso continuo
7- A patesca multiplica a força mas não diminui a velocidade do cabo
8- tem controle remoto
mecanicos:
1-o guincho é leve mas, tem mais acessórios como cardans , tomada de força ets....assim,o cojunto é mais pesado.
2- a instalação é mais complicada.
3- necessita o motor do jeep.
4- precisa estar fixado ao jeep.
5- a manutenção é mais cara pelo nº maior de componentes do sistema.
6- pode funcionar 24h/dia.
7- a patesca aumenta a força e diminui a velocidade do cabo.
8- não tem controle remoto
Leopoldo:
faltou falar sobre os hidraulicos. :wink:
[]´s
Beleza Marcelinho, estou na mesma que vc. , estou querendo relatos desse guincho, afim de contas é uma graninha, oq. vc. acha de passar esse topico p/ o forum geral? Acho que lá mais gente poderá acessar.....
Até mais....
Eduardo Chaves
30/06/2004, 16:52
Leopoldo,
Tb gostaria de um resumo sobre o hidráulico...
[]'s...
leopoldo
30/06/2004, 17:48
O problema do hidráulico é que depende da bomba de direção hidráulica.
Se você forçar demais, dizem que queima a bomba.
Aí, você tá sem bomba e sem DIREÇÃO !
De resto, na comparação entre os de cima, é muito parecido com o mecanico.
Eu, ainda sou mais o elétrico.
Beto,
Como assim uma graninha... é o guincho mais barato do mercado.
Leopoldo,
Besteira... vai queimar a bomba porque?
Não é nada parecido com o mecanico... fora o fato de poder usar por tempo prolongado.
leopoldo
30/06/2004, 18:19
Pode ser que não seja tão obvio assim,
Isso de queimar a bomba pode ser devido a mesma não ter sido projetada para trabalho contínuo SOB carga extrema.....não confunda com funcionamento contínuo, quando a bomba está aliviada.
quer um exemplo?
Com o CJ parado (óbvio que tenha dir. Hid), esterçe a direção até a correia começar a cantar, acelere e veja quanto tempo até o óleo ficar preto e a bomba fritar.
Gostaria de mencionar que isso é relato de quem teve e fritou a bomba.
Não assino em baixo pois nunca tive o hidráulico, embora em tese me simpatize muito com a idéia. :wink:
Mas ainda prefiro o elétrico pois numa emergência (e que emergência!)você até pode tirar êle do CJ e amarrar numa árvore e junto da bateria dar uma "puxada". Com os outros ....... simplesmente não dá.
Mas não tira os méritos do hidráulico......um mecanico avançado.
Eu tenho um artigo da 4 wheel&Off_Road Magazine - november 1997, comparando o WARN XD9000i e o MileMakerHyPro.
Traduzindo a conclusão da página 80, com meus comentários entre parênteses:
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
"Mile_Maker diz a verdade: O quincho traciona repetidamente no limite de sua capacidade sem perda significativa de desempenho, que o faz uma boa escolha se você necessita puxar cercas, arrastar sua caminhonete em longos percursos de lama, ou agir como guincheiro de ribanceira pelo dia inteiro. Mas não conte com êle se o motor de sua caminhonete está desligado....(pretty óbvio né?).
NOS TESTES, QUEIMAMOS 2 BOMBAS DE DIREÇÃO, mas a Mile_Maker diz que isso foi fora do usual (vocês acreditam? eu não) e oferece (lá nos EUA) uma ano de garantia na sua bomba de direção caso ela vá para o espaço. (aqui no Brasil, êles iriam a falência).
É nossa impressão que o guincho WARN é mais rápido, fácil de usar e mais confiável numa situação fora de estrada. Verdade seja dita que se sobrecarregado vai queimar ( jipeiro sem treino) e o dreno de bateria é significante (é só colocar alternador de 120-140 amp e 2 baterias em paralelo), mas foi o único guincho que nos tirou do Canyon Surprise"
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
E aqora.
Já se decidiram????
AH! estava quase esquecendo.....
A não ser que você tenha instalado 2 bombas hidráulicas, ou seja uma bomba só para o guincho, quando se opera um guincho hidráulico, a sua direção fica travada, ou seja, nada de esterçar.....que droga né?
Beto,
Como assim uma graninha... é o guincho mais barato do mercado.
Realmente o seu guincho é um dos mais baratos, mas infelizmente pouco conhecido, qdo. pegar famam vai vender que nem agua. Mas não deixa de ser 1.800, que não são facil de ganar.
Por isso queremos ver o guincho em ação, fotos, relatos etc....
Tenho plena confiança em vc., mas é bom conhecer oq. estamos comprando.
Qual a diferença de preço p/ o hidraulico?
Beto Lacerda
01/07/2004, 02:15
sei lá sou mais hidraulico , instala uma segunda bomba só pro guincho , ai vc tem direção e guincho ,pra evitar a quima da bomba , pode-se instalar um radiador de oleo pro sistema , o unico porem do hidraulico é o preço , só tem o MM disponivel no mercado e pros que gostam de coisas diferentes que tal dar uma opinião nesse topico Guincho eletromecanicohidraulico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2811)
[]'s
marcelino
01/07/2004, 07:41
amigos
(desculpem o teclado deste micro nao esta configurado)
No segundo paragrafo do topico eu pedi a todos que nao entrassemos na polemica do TIPO de guincho. Respeito a opiniao e escolha de todos. Porem para o RED ALERT ja defini, em funçao do meu USO É que vou instalar um eletrico.
O modelo, ELETRICO, MECANICO OU HIDRAULICO já foi muito descutido em outros tópicos, seria redundancia abrir outro para o mesmo assunto.
A minha intençao neste topico é COLHER MAIORES INFORMAÇOES das pessoas que ja TEM UM HDW, principalmente aos proprietários de CJ5s como o meu.
Desculpe discordar, mas fama nao se ganha, se conquista com qualidade do produto, honestidade e compromisso de quem vende.
Pelo que tenho acompanhado diversas pessoas já o adquiram e seria mais facil mandar para cada um deles uma MP e colher informaçoes diretamente, porém isto contraria a filosofia deste e qualquer outro forum, compartilhar ideias e experiencias.
Pessoal, agradeço as sugestoes sobre tipos de guinchos, mas o que procuro aqui É SABER se o HDW funcionou bem, se sua capacidade de traçao foi SUFICIENTE PARA O CJ5, se foi preciso acionar a Assistencia Técnica, como foi o atendimento, ou seja, a satisfaçao pessoal de cada proprietário...
Quanto ao preço, lógicamente irá ajudar na definiçao do modelo de compra, mas para mim, no momento o fator CONSORCIO é muito interessante. O preço de R$ 1800,00 em funçao dos demais, WORK, WARN etc é bem interessante, quem sabe se colhermos informaçoes POSITIVAS, aliadas ao bom atendimento do Wallace nao possam ajudar-nos a realizar mais uma parte de nosso HOBY, sim para mim JEEP é um HOBY, náo procuro vantagens financeiras nele... (espero que o Wallace nao queira AUMENTAR o preço depois disso :lol: ).
Quase esqueci, concordo com a transferencia do tópico para o FORUM GERAL, se algum mediador puder ajudar e transferi lo, agradeço.
Obrigado a todos, um abraçao
Marcelino, eu possuo um guincho HDW9000G adquirido através do consórcio do Wallace. Só que infelizmente não poderei ajudar-lo, pois 2 semanas após ter retirado o guincho acabei por vender o carro. Com relação ao consórcio feito pelo Wallace não tenho do que falar, atendeu todas as minhas expectativas e acredito que com relação a garantia e manutenção também não terei problemas, pois o qq problema que houver será encaminhado ao Wallace.
Dentro em breve estarei instalando o guincho no CJ e poderei dar maiores detalhes de seu funcionamento.
Vc. chegou a instalar o guincho? Ou vendeu sem o guincho? Caso vendeu com o carro, o comprador não pode dar a sua opinião?
Beto, não cheguei nem a instalá-lo. Ele está em casa ainda na caixa.
Como eu tinha 2 carros, mandei fazer uma base com alças, assim eu teria a opção de usá-lo tanto em um como no outro.
Acredito que dentro de um mês já devo estar com ele instalado e feito uns testes.
Assim que eu tiver testado o guincho eu posto aqui qual a sua performance.
marcelino
03/07/2004, 14:15
Wallace,
Voce deve ter uma lista das pessoas que já adquiram o HDW por favor, convide-os por mp para opinar neste tópico....
Um abraço a todos
guilhermekrug
14/07/2004, 15:57
Será que só compraram para Jipe de shopping :wink:
Fala galera, até agora não conseguimos relatos do guincho, poderiamos ver com o Wallace se ele poderia demonstrar o guincho pra gente. Tipo marcar um dia no final de semana e pegar algum lugar onde realemente o guincho será exigido, dai podemos analisar e fazer os grupos, cheques, etc.....
Qtas. pessoas estão realmente dipostas a fazer esse teste? Qdo. agente formar um grupo legal agente fala com ele.
Até mais.....
Copiando da lista Jipenet:
--- Em jipenet@yahoogrupos.com.br, "Rodrigo Dias" <rodrigodias@a...> escreveu
> Caros,
>
> Fomos tentar fazer a trilha da Praia Brava e abortamos por causa da chuva iminente.
>
> Mas pude usar o meu HDW 6000 recém adquirido para puxar o Simonrai, de ré, numa ladeira bem inclinada com erosões.
>
> Impressões:
> - O cabo desenrola muito fácil com o tambor solto. Puxar na mão não requer nenhum esforço;
> - O engate e desengate do tambor é feito sem problemas;
> - O guincho não negou fogo. Mas quando exigimos uma carga perto da máxima para subir um degrauzão só no guincho, pude constatar que ele é lento. O Wallace já tinha me falado que o 6000 é lento. Mas não parou. Utilizamos por cerca de 15 minutos com intervalos curtos.
> - Lento, porque é reduzido. Mas isso significa que o motor de 1,8 HP pode ser utilizado sem problemas com a elétrica original do Vitara. Aliás, alternador original e bateria de 60A que a maioria costuma utilizar. A bateria não arriou em nenhum momento;
> - Os roletes cromados já ficaram marcados. Idéia de china, mesmo: cromar o rolete dos cabos. Tá na cara que vai descascar ou riscar. :-)
> - O controle remoto de deu um susto. Pois, ao recolher o cabo, já sem carga, para acertar sua posição no tambor, o guincho parou. Tentei soltar, e foi na boa. Tentei enrolar, e nada. Pensei que o soleóide tinha ido pro saco. Mas era um mal contato no controle remoto. Apertei mais forte e funcionou normalmente. Mas estou preocupado em saber se ele está normal e tem que apertar forte mesmo, ou se já tem um Osmar contato no controle.
>
> Resumo: pelo que paguei, vale cada centavo. E, aproveitando a oportunidade:
> - Wallace, vou ficar com ele mesmo. Não vou trocar pelo 9000. 28 Kg são excelentes para o meu Vitara. :-)
>
> [ ]s
>
> Rodrigo Dias
> Vitara Deep Blue
Paulo Guilayn
12/08/2004, 10:07
Eu tenho um HDW 9000-S, já o usei por duas vezes, funciona como um relógio, sendo que na última vez por super exigido.
Paulo Guilayn
12/08/2004, 10:58
Foto do Jeep com o HDW
acho que não deu certo a foto?????
DougBRSP
12/08/2004, 14:02
Falando em foto, e ai Beto, já instalou o seu? Quando vamos ver fotos dele em pleno uso?! :D
[]s
Acho que vamos instalar entre essa e a outra semana, pode deixar que assim que colocar em uso eu passo pra vcs..... pode deixar....
Instalamos o guincho no samurai no sabado, acabamos +/- 19:30. Daí fomos testar ele no domingo na xiboca, entrando em algumas partes que nunca tinha ido antes. O guincho foi legal, só no final que ele deu uma parada, o motor estava frio, acho que tinha esgotado a bateria, deixamos carregar um pouco a bateria e depois voltar a puxar normal, isso depois de usa-lo varias vezes. Estavamos em um Rocsta com warn 8000 e o samuca com hdw 9000. A unica coisa que não gostei foi a trava p/ soltar o carretel, talvez passando ela pra cima como o Wallace fez no dele melhora. Mas mesmo assim o do warn é bem mais pratico, é só virar a alavanca e o hdw precisa rodar a peça e pra frente ele pega no parachoque, mas facil de resolver. E no final ele teve que puxar o meu pra traz pq. apagou o motor e não queria mais pegar.
Ae vai umas fotinhos.......
No meu ponto de vista ele está pouca coisa abaixo do warn, mas vale a pena.
faltou duas que tinha separadp, lá vão elas.....
Oi Beto,
Se me entregarem o guincho eu modifico a alavanca para ela ficar na parte superior como fiz no meu e em alguns outros como no HDW 8000 E que fiz ontem, que vai numa Parejo Full 5 portas onde vai ficar parcialmente escondido como o meu, onde fica impossível usar com ela para frente.
A posição da alavanca não modifica em nada o funcionamento do guincho ou o acionamento da alavanca. É só uma questão de facilidade no acionamento.
Na realidade já pedimos para a fabrica enviar todos com a alavanca na parte superior.
Este tipo de alavanca é em principio mais seguro já que é mais difícil fazer um engrenamento parcial da engrenagens o que é mais fácil de acontecer no sistema de alavanca usada no Warn (e em outros).
O Sandro se não me engano moeu as engrenagens de um Warn por este motivo.
Os HDWs serie G ou E não pretendem bater os Warn em desempenho (velocidade), mas sim na questão custo/desempenho/qualidade.
Já a serie HDW Pro a ser lançada em alguns meses vai brigar também em desempenho (velocidade).
Foi isso que eu disse ele não bate o warn, mas não fica longe, ele é pouca coisa mais lento que o meu warn 8000, e passou foi mais usado que o meu, pois alguns lugares eu passei e o samuca não, e qdo. meu motor parou ele teve que me tirar, então ele foi mais exigido que o meu.
Qto. a alavanca vou ver com o Betinho se ele vai querer alterar, dai se for agente combina alguma coisa.
Mas gostei do guincho, queria ver esses da linha pro trabalhando, qdo. chegarem vai ter alguma demonstração?
Até mais.....
Mizael Filho
21/08/2004, 10:17
Instalamos o guincho no samurai no sabado, acabamos +/- 19:30. Daí fomos testar ele no domingo na xiboca, entrando em algumas partes que nunca tinha ido antes.
Beto,
Meu amigo, pelas fotos vc foi só testar o guincho mesmo!!!
Teve algum carro que conseguiu passar por todo esse atoleiro sem o uso do guincho?
Wallace,
- o 6000 dá conta do samurai nas mais severas condições?
- E para puchar outro carro?
- Última: o que acontece se o peso a ser puxado for maior do que a capacidade do guincho: simplesmente não consegue puxar ou quebra algo?
Valeu!
Oi Mizael,
6000 libras são 2,7 toneladas, ou seja, muito mais que suficiente já que é 3 vezes o peso do veiculo, quando o normal é que o guincho tenha de capacidade de duas e duas vezes e meia o peso do veiculo.
Puxa outro sem problema também.
Será que vocês não conseguem ver que colocar um guincho de 12500 lbs (5,7 toneladas) é que é perigoso para o Samurai ou qualquer outro jipe pequeno e leve. Pois quanto maior a força do guincho mais fácil é se denificar o jipe.
Você não vai querer desatolar um Defender 130 com um samurai né... quem vai ser arrastado é o Samurai para cima da Land
Tem o relato do Rodrigo Dias que colocou no o HDW 6000 E no Vitara e está super satisfeito.
O que falta ao mercado é ter bons guinchos com essa capacidade (e a bom preço). Pode ter certeza que daqui a algum tempo vocês vão começar a achar um absurdo guinchos de 8000 ou 9000 libras em muitos jipes até maiores que o Samurai.
Tenho um HDW 8000 E sendo instalado numa Pajeto Full 5 portas... muitos podem achar que é pouco, mas são 3,6 toneladas de força para um veiculo que não vai fazer trilhas pesadas, ou seja é um guincho adequado para ela.
Quando usar um guincho ele não pode “estolar”, ou seja, parar quando se esta acionando o guincho já que isso gera um pico de amperagem. Ai ou se libera mais cabo do guincho (a cada camada mais interna ele fica mais forte) trocando o ponto de ancoragem ou se uma patesca. Nada quebra, ele simplesmente para (estola) quando não tem força para a carga aplicada.
É realmente fomos testar o guincho mesmo, tanto que no final meu rocsta apagou no meio do atoleiro e o hdw me puxou, o rocsta tem o dobro do peso do samuca e puxou na boa, só no final acho que acabou a bateria e deu uma parada, esperamos carregar e normal, saiu na boa. Agora coisas mais tecnicas deixa pra o Wallace responder.
Qdo. ao 6000 dar conta do samuca, acho que dá sim, nunca vi um funcionar, mas o 9000 puxou tranquilo. O unico poblema é que vc. nào usa o guincho só pra vc. entào é o caso de analisar direito qual é o melhor p/o seu caso.
Dennis Figueiredo
14/09/2004, 16:17
Wallace, tu poderia dar algumas dicas para não "torrar" o guincho com mal uso do equipamento? É necessário dar intervalos? Pode puxar com ele afundado? Lembrando que tenho um CJ e falo do 9000. Ainda to na dúvida entre o mecânico e o elétrico, por enquanto to no mecânico mas teu preço esta muito bom.
Quando usar um guincho ele não pode “estolar”, ou seja, parar quando se esta acionando o guincho já que isso gera um pico de amperagem. Ai ou se libera mais cabo do guincho (a cada camada mais interna ele fica mais forte) trocando o ponto de ancoragem ou se usa uma patesca.
A melhor dica é essa mesmo.
Monitorar a temperatura do motor com a mão mesmo é bom.
Se a mão não puder ficar em contato com o guincho é que ele está quente. Lembrando que o calor parte de dentro do motor para fora. Assim lá dentro é sempre mais quente e vai esquentar antes de começar a esfriar. O período de esfriamento não é pequeno não (minutos).
Quem também esquenta são os solenóides. Alguns quando quentes param da funcionar enquanto não esfriam. É uma proteção tento para o solenóide como para o motor.
No mais toda instalação deve suportar o calor (cabos e conexões).
O ideal é que o guincho tenha um cabo terra que seja ligado direto no negativo da bateria.
Outra questão é a capacidade da bateria + alternado.
Isso pode ser o limitante no uso do guincho... depende da instalação, do consumo do guincho e da situação.
Com um guincho HDW 9000 G na Cherokee tenho teoricamente autonomia de energia de mais de 20 minutos de uso do guincho a plena carga.
Mais de meia hora de uso constante a 2/3 de carda (6000 lbs ou 2,7 T)
Mais de uma hora de uso constante a 4/9 de carda (4000 lbs ou 1,8 T) que é mais que o peso da Cherokee.
Uso praticamente indefinido com cerca de 900 kgf de tração no guincho
Então acho que numa boa instalação a autonomia do guincho não parece um problema não é mesmo! Isso porque não estou contando com a bateria que normalmente levo de reserva.
Todo o guincho deve funcionar submerso. A diferença é o cuidado de manutenção ou limpeza que cada um exige depois de tal uso.
Claro que para uso continuo direto o mecânico ou hidráulico é mais indicado que um elétrico.
Na minha modesta opinião se vai precisar fazer a trilha toda usando o guincho acho que esta fazendo uma trilha que seu veiculo precisa de mais preparação. Também não vejo graça nenhum em fazer uma trilha na base do guincho.
...Todo o guincho deve funcionar submerso...
Wallace:
nao seria: "pode" funcionar submerso???
...Também não vejo graça nenhum em fazer uma trilha na base do guincho.
com certeza. quando tudo esta perdido, ai poe o guincho pra trabalhar.
primeiro esquente a cabeça depois o solenoide. :D
Rafa Band96
17/11/2004, 19:37
Galera,
Neste feriado fiz meu HDW "funfar".
Fui com uma galera de toyoteiros pra Poços de Caldas - MG, havia instalado o guincho 2 dias antes, optei como suporte para o guincho aquele da keko mesmo, embora tenha ouvido opiniões boas e ruins não me decepcionei, vale pela facilidade de instalação e o custo/beneficio (R$ 70,00 em sampa). A chapa me pareceu grossa o suficiente para agüentar o tranco.
Não foi nenhuma trilha pesada, até porque essa não é minha intenção, queria um guincho pra me tirar de enroscos e brincar com a galera.
Acho que puxei umas 5 bands e uma Hilux, em todas as vezes o guincho cumpriu muito bem sua função, o aquecimento dele surpreendeu positivamente a todos, em um momento puxei 3 bands continuamente, o guincho nem morno ficou...... Isso foi o que mais surpreendeu a min e o pessoal.
Rafa Band96
17/11/2004, 19:41
Mais fotos,
Lembrando que essas toyotossauras pesam 2 toneladas, com lama até o chassi então.....
Resumindo: O guincho atendeu minhas espectativas e possui ótima relação custo e benefício.
Abrass,
Eduardo Chaves
17/11/2004, 21:05
Rafael,
Tem fotos mais detalhadas dele instalado ?
[]'s...
Rafa Band96
18/11/2004, 08:41
Eduardo,
A band tá imunda.,
E não para de chover aqui na capital, assim que ela estiver limpa tiro fotos detalhadas da instalação.
Abrass,
Bem, eu ainda não fui contemplado no consórcio, mas compramos um à vista para a Land 110, ainda não tivemos tempo de testá-lo, apenas arrastamos algumas tranqueiras na garagem para ver o funcionamento. Optei por colocar a caixa de solenóides em um ponto mais alto, debaixo da tampinha plástica no para-lama do lado do motorista, assim fica mais fácil caso tenha que utilizá-lo sozinho. Meu maior problema foi conseguir em São Roque de Minas, cabos maiores para refazer a ligação da caixa de solenóides com o guincho.
Com esta chuva que está caindo por aqui creio que teremos uma boa oportunidade em breve.
Posto fotos em breve.
Por enquanto só tenho elogios ao Wallace, tudo correu muito bem, da compra à entrega em BH. O produto tem uma aparência profissional.
Gostaria de mais detalhes sobre esta mudança da posição da alavanca de liberação do tambor pois na Hilux pretendo instalá-lo embutido no para-choque (como vi no Chile) e creio que a posição original da alavanca vai ser um empecilho ao bom uso do mesmo.
DougBRSP
19/11/2004, 11:54
Wallace, para instalação em um willys seria recomendada essa modificação?
Não precisa normalmente.
A modificação só é necessária quando não se tem acesso a parte frontal do jipe.
Normalmente é nos casos onde o guincho fica dentro do pára-choque.
Se não o melhor acho que é na frente mesmo, já que fica mais fácil o acionamento.
José Roberto
22/11/2004, 10:15
Instalei o modelo 9000G e só pude usá-lo 2 vezes até agora.
Nas duas vezes (em condição pesada) o desempenho foi similar aos outros elétricos que conheço.
A montagem foi feita pela Ponto 4 que instalou a plataforma de fixação do guincho nas abas inferiores das longarinas.
Com isso, a caixa de bobinas ficou mais baixa e não atrapalhou a visualização do pisca.
O Wallace cumpriu com tudo o que foi combinado.