Ver Versão Completa : Mensagem aos proprietarios de Rural a DIESEL
bototucuxi
05/03/2008, 23:30
Prezados proprietarios de Ford Rural com motor a diesel e com doc legalizado,
Estou tentando mudar meu motor para diesel mas tenho vindo a ter dificuldades com o detran que parecem nao entender a portaria de 94...
Estou necessitando muito a vossa ajuda no seguinte:
Aqui no Detran (Para) estao me exigindo procurar por placas e renavans de veiculos ford rural que tenham sido modificados de motor gasolina original para motor a diesel. Dizem eles que como nunca fizeram essa adaptacao necessitam de saber se no pais alguem ja fez por isso me disse um senhor "Olha procura rurais que tenham motor a diesel e depois a gente comprova com o delegado que e possivel.".
Sendo assim e por ser a unica maneira de conseguir obter ordem para mudar de motor venho muito respeitosamente vos pedir ajuda e pedir que me enviem o vosso numero de placa e renavam da vossa rural para meu email "botoinia=arroba-gmail.com" ou atraves de uma mensagem privada aqui no forum.
Os vossos dados serao apenas usados para comprovar e mostrar ao detran que e possivel mudar de motor para ter a rural a diesel.
Ja tenho algumas placas e renavans mas necessito de mais placas legalizadas de quantos mais estados melhor. Quantas mais provas melhor sera para o delegado ver que e possivel a troca de motor.
Muito obrigado pela vossa ajuda antecipadamente.
Tony
JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
06/03/2008, 00:20
Olha boto esse negocio do detran mandar vc procurar outras pessoas que fizeram a transformaçao e fria,que orgao e esse fiscalizadorque se diz DETRAN PA sera que nao tem informaçoes junto ao denatran,olha aqui em PORTO VELHO RONDONIA eles explicam bem sobre a transformaçao de gasolia/diesel,deve carregar acima de 1.050kg ou ser 4x4 de fabrica isso e lei de 94 do DNP departamento nacional do petroleo,o chefe dai do renavam deve ter a relaçao dos chassis que pode fazer a transformaçao de combustivel,se nao 4x4 de fabrica nao transforma pois pelo o chassis eles sabem se e 4x4 ou 4x2.Um abraço qualquer duvida eu te ajudo.
..............................................
bototucuxi
08/03/2008, 13:50
Oi ate agora dois proprietarios me deram as suas placas e renavan. O que faço e ir ao detran e dar a informação ao setor de veiculos que rapidamente veem se equivale a minha situação, isto é se te tipo caminoneta e se esta a diesel.
O que aconteceu ate agora e que as placas que me foram dadas por esses dois proprietarios sao de rurais que foram registradas como automoveis, e sendo a minha rural uma camioneta estao a colocar dificuldades de dar autorizacao para trocar o motor.
Necessito entao para lhes provar de uma vez por todas de uma placa de rural registrada como camioneta e com motor a diesel. Se al gum proprietario tiver feito a adaptacao da sua rural POR FAVOR me facilite a sua placa e renavan. Desde ja agradeço.
bototucuxi
08/03/2008, 13:54
Por favor enviar o numero da sua placa e renavan para meu email botoinia@gmail.com ou como uma mensagem privada aqui no forum.
Muito obrigado.
Boto, isso é uma brincadeira de mau gosto com você, ou de você p/ com seus colegas de fórum. Documentação e informações veiculares são coisas muito sérias. A venda destas informações ou o seu repasse é crime.
A questão é simples: O delegado de sua região deve seguir a determinação federal. Trata-se de cumprimento de legislação pura e simples. Só isso!
Um orgão oficial não pode basear suas decisões em exemplos experimentados por particulares em outros estados da federação. Ele tem de cumprir a legistlação em vigor, e ainda que para seu estado haja uma regra específica, ela não pode ferir a determinação federal. O delegado de sua região pode perder o cargo por isso. O mínimo que se espera de um funcionário da União, é que conheça o trabalho para o qual foi confiado.
Mostre-lhe a legislação, e que ela seja cumprida. Você não precisa de mais nada.
No caso de recusa, um advogado lhe dará a causa, e a ele custará a exoneração por abuso de autoridade ou pela tentativa de lucrar com a venda de direitos.
bototucuxi
08/03/2008, 15:21
Oiz Cowboy, compreendo a sensibilidade das informacoes que peço genuinamente mas nao tenho outra escolha pois os caras do detran nao deixaram eu ter outra alternativa..
Os caras nunca fizeram essa modificacao por isso me disseram que tinha de encontrar placas de Rural "camioneta" a "diesel" (e se possivel renavan) para que eles pudessem provar que e possivel a conversao para motor a diesel.
Eles parece que nao conseguem compreender ou ler a legislacao de 1994... apenas leem o primeiro paragrafo que diz que e impossivel colocar diesel em veiculos com capacidade inforior a 1000kg e prontos pára eles a lei ja esta lida.. nem leem as excepcoes.. e triste...
Bem a minha ultima alternativa e pedir aos membros deste forum ajuda se me possibilitarem pelo menos a placa do vosso veiculo. Apenas se é uma Rural classificada como "camioneta" e com motor a diesel (a informaação das placas não e tao sensivel pois sao visiveis para todos na via publica).
Obrigado
Boto, Você corre o risco de ser mau interpretado, porque isso que você está pedindo simplesmente não se faz.
Você não precisa provar a capacidade de carga de sua viatura, pois ela é um jeep (Jeep Station Vagon) e não se enquadra dentre os veículos de carga com capacidade mínima p/ tal modificação. Na verdade o detran não vai julgar este mérito (e nem pode). Ele tem apenas de cumpri-lo.
Quem fará uma análise técnica de seu veículo p/ atestar se está em condições ou não de rodar (se a adaptação foi bem feita ou não) ou mesmo da confirmação das características que o determinam como JIPE (não necessariamente JEEP), é uma entidade credenciada pelo IMETRO p/ tal. Uma vez com o laudo na mão confirmando tais características e atestando a correta condição técnica da adaptação, só resta ao delegado de sua região fazer cumprir a lei. Do contrário um advogado o fará.
Se o funcionário do DETRAN tiver dúvidas, ele tem de procurar seu superior e este deverá esclarecê-las, mesmo que tenha de entrar em contato com o DENATRAN ou com colegas de outros municípios (o que já é errado), mas é simplesmente inconcebível que ele queira que você prove que a transformação é possível, e ainda por cima se ache no papel de juiz desta questão. Cabe ao DETRAN, apenas o cumprimento da lei. Ele não tem o poder de julgar este caso. O laudo não é dado por eles, já vem prontinho de oficinas credenciadas pelo IMETRO. A legislação é bem clara. Você não está sendo pago p/ ser o consultor técnico do DETRAN. Não cabe a você arrumar provas mostrando as possibilidades legais aos funcionários deste orgão. Sua conversa com eles deveria ter tido fim quando você percebeu o despreparo das pessoas envolvidas. Faça a vistoria de sua viatura em orgão credenciado e trate de toda a documentação através de um advogado. Se comprovado o despreparo dos funcionários em questão, você ainda poderá levar isso a um ponto que ninguém mais vai esquecer.
Não peça documentação das viaturas de seus colegas de fórum. Você pode estar sendo usado (sem saber) p/ esquentar a documentação de outros veículos.
Abraço.
bototucuxi
09/03/2008, 00:51
Ta bom cowboy percebi.. me desculpem todos... nao foi de ma intencao realmente... nem pensei nesse ultimo caso... tudo bom..
Um amigo meu entretanto me disse para ir diretamente falar com o advogado do Detran daqui que recebe pessoas com duvidas.. acha boa ideia ir la falar com ele...
bototucuxi
09/03/2008, 00:57
Mais umas duvidas que ainda nao entendi muito bem...
1. Coloco o motor antes de ir ao INMETRO ou apenas depois...??
2. Quando deverei comprar o motor e fazer a troca?
3. Apenas quando o Detran autorizar? ou quando eu quiser? mas neste caso corro o risco de me recusarem e perco muito dinheiro do motor e mao de obra...
4. Uma outra duvida quando for ao INMETRO o que pergunto para fazer na minha rural? Que tipo de teste? Que devem eles fazer... atestar que a minha Rural e um Jeep Sation Wagen tendo as dimensoes do que a normativa de 93 diz?
5. A minha rural e mesmo um JIPE?
Obrigado e abraco.
umberto xxxrrr
09/03/2008, 01:32
Algumas das suas dúvidas estão no meu post no outro tópico, porém sob a ótica (revoltada) da experiência própria e em outra unidade da nossa amada fuderação.
Olhe, não quero generalizar mas existe a possibilidade do delegado da sua região ter o mesmo problema que teve o que fez a alteração na minha rural. O daqui não conseguia ler ou entender a lei, dai tive que "dar uma ajuda" para ele comprar um par de óculos de R$ 200,00 (na época), dai ele conseguiu ver melhor as letras pequenas. Claro que isto foi feito através de um despachante que também precisou de óculos novos.
Boto, boa tarde. Desculpe a demora, mas é que fico no serviço por vários dias, e é complicado arrumar tempo livre, mas vamos lá:
Sua Rural é um Jeep Station Vagon, definição deste veículo quando de sua produção. O fato de seu veículo possuir tração nas quatro rodas (selecionável) com caixa de transferência + CX de reduzida e respeitar as medidas mínimas de altura do solo e dos angulos de ataque e de fuga (entrada e saída) já o abilitariam p/ tal transformação, mesmo que ele não fosse um JEEP de fábrica (ele o é!) ou mesmo que não siga os limites mínimos de peso de carga.
As carácterísticas que descrevo assima o enquadram na categoria de JIPE, que é reconhecido por nossa legislação como carro de trabalho agrícola e serviços afins, o que lhe garante a opção do combustível DÍESEL.
Quanto a transformação, você deverá realizá-la antes de apresentar ao IMETRO, pois as características com veículo vão mudar muito. O IMETRO irá avaliar o novo veículo e dará seu laudo baseado nas novas características. Seu veículo é passível desta modificação (o que já não acontece com veículos de passeio, por exemplo) o imetro não irá julgar isto. Ele irá verificar seu veículo realmente se enquadra no perfil que a lei abriga e verificará, também, se as alterações que você efetuou não tornaram o veículo impróprio p/ rodar na cidade. Seus freios deverão ser compatíveis com a nova motorização, o peso do novo motor pode exigir reforços no chassis, a CX de direção tem de ser redimencionada, etc... O carro tem de estar coerente p/ ter segurança. A preocupação tem de ser neste nível. O que me parece é que eles estão precisando de óculos. Cabe a você decidir como pretende abrir os olhos deles.
Grande abraço e boa investida.
bototucuxi
12/03/2008, 00:56
Cowboy a Rural ja nao e considerada mais um JIPE STATION WAGON...
Agora e so uma mera CAMIONETA...
Esta conversa continua no topico seguinte que diz respeito a legalização da rural a diesel:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37847
E melhor assim pois senao esta uma informacao neste topico e outra no outro.
Obrigado; E melhor entao agrupar os dois topicos.
Denilsom
14/08/2008, 11:33
Enfim consegui legalizar minha Rural, os passos foram o seguinte ela ja estava com o motor diesel ha 2 anos, fui no delegado com uma boa conversa ele me deu uma autorizaçao para troca de motor e combustivel, pq sem essa nem se consegue passar pelo inmetro, ai fui passei por uma rigorosa vistoria de freio e suspensao direçao e fumaça,como freio foi todo trocado, pq freio de rural nao passa la,molas com buchas novas direçao hidraulica, passou normal, levei no detram dei entrada sem despachante e com 3 dias doc na mao, tudo legalizado motor cadastrado na BIM transf para qualquer cidade,o doc foi mudado para Misto/utilitario/jipe.
speedfurios
14/08/2008, 18:04
Olá
Alguem por ai ja turbinou este motor ( perkins 4236 )
se ja, por favor me informe se ficou bom, pois tenho um e estou afim de turbinar, tenho medo de que o motor nao aguente.
Denilsom
18/08/2008, 12:31
Olá
Alguem por ai ja turbinou este motor ( perkins 4236 )
se ja, por favor me informe se ficou bom, pois tenho um e estou afim de turbinar, tenho medo de que o motor nao aguente.
Colega eu tenho na minha Rural o Maxiom hs 2.5 , agora sobre o 4236 tem duas Rurais de colegas meus que tem e turbinaram e ficou muito bom não trouxe danos tem um ate interculer colocou,sei que nao aguenta e o 4203 que e antigo demais. agora pra turbinar ele tem que esta bem novo se não vai durar menos.
Speed, o 4236 não é um motor projetado p/ trabalhar com turbina. O resultado, a princípio, póde até parecer promissor, mas você terá problemas mais tarde. Este motor foi totalmente retrabalhado pela Perkins, p/ receber uma turbina, e passou a se chamar Q20-B.
O 4236 se quer tem suas peças internas móveis balanceadas p/ trabalhar com uma rotação mais elevada. Para se turbinar um motor que não previa este Booster em seu projeto original, devemos retrabalhar as suas peças internas, e não apenas introduzir uma turbina em seu conjunto original.
Abraço.