Ver Versão Completa : Alterção na Temperatura da Água
Alberto Vasconcelos
05/03/2008, 21:11
Amigos, gostaria de uma ajuda de voces sobre um problema que venho enfrentando. Minha Ranger nunca aqueceu. Usava água comum. Resolvi trocar por água com aditivo radiex. A partir daí a Ranger começou a aquecer forte quando estou na BR mantendo a velocidade alta por muito tempo. Na cidade a temperatura fica normal mas na estrada aquece com força levando o mostrador para o vermelho me forçando a desligar o ar-condicionado para não danificar o motor. Um mecânico me recomendou trocar a tampa do reservatório de agua e nao resolveu. Outro me recomendou extrair ar do circuito, tambem fiz e não resolveu. Alguem poderia me informar o que agir? Será que a água com aditivo aquece o sistema da Ranger? Temos que usar apenas água de torneira? Alguem já enfrentou problema semelhante e conseguiu resolver?
shimomoto
05/03/2008, 21:21
Amigos, gostaria de uma ajuda de voces sobre um problema que venho enfrentando. Minha Ranger nunca aqueceu. Usava água comum. Resolvi trocar por água com aditivo radiex. A partir daí a Ranger começou a aquecer forte quando estou na BR mantendo a velocidade alta por muito tempo. Na cidade a temperatura fica normal mas na estrada aquece com força levando o mostrador para o vermelho me forçando a desligar o ar-condicionado para não danificar o motor. Um mecânico me recomendou trocar a tampa do reservatório de agua e nao resolveu. Outro me recomendou extrair ar do circuito, tambem fiz e não resolveu. Alguem poderia me informar o que agir? Será que a água com aditivo aquece o sistema da Ranger? Temos que usar apenas água de torneira? Alguem já enfrentou problema semelhante e conseguiu resolver?
Alberto...teu problema tá estranho....
Olha, só vi isso acontecer em casos que o proprietário coloca aditivo puro sem água no sistema e/ou não sangra após a drenagem e lavagem.
A proporção correta costuma ser 50/50 ou 40/60 de aditivo e água, respectivamente.
A troca da tampa é um bom procedimento. Assim como uma boa lavagem do sistema, e verificar se o radiador está ok e não está com a passagem de ar dobradas, coisa que jato d´água de posto costuma fazer.
Outra coisa, em qualquer carro, JAMAIS coloque água de torneira (potável). Ela contém cloro e flúor e apodrece tudo, dai a cor de ferrugem que se vê em muitos carros!
Abraços
Edintruder
05/03/2008, 22:32
Na última vez que troquei a água depois de colar um selo furado enchi o sistema com água mineral e 4 tubos de fuído para radiador da STP.
rogeriomasih
05/03/2008, 22:56
Estou utilizando ( e gostando muito) um aditivo da Wurth para motores a diesel. só achei para vender na autorizada.
Qual a KM do teu carro?
Vc utilizou a proporção certa de aditivo?
O ventilador está disparando corretamente?
O problema pode estar em outra peça, como por exemplo na válvula termostática, e ter aparecido coincidentemente com a troca da água do sistema.
rogeriomasih
05/03/2008, 22:57
Aproveito o tema para apresentar uma dúvida;
quanto tinha FIAT (uno e pálio) sempre que drenava o sistema tinha que tirar o ar que ficava dentro do bloco.
Na RANGER isso tb precisa ser realizado? como fazê-lo?
Edintruder
05/03/2008, 23:28
Na Ranger o dreno é feito pela tampa preta de plástico na válvula termostática, porém eu não dreno, apenas completo a água pois o ar vai saindo sozinho.
rogeriomasih
05/03/2008, 23:49
OK.
Obrigado pela dica.
rogeriomasih
06/03/2008, 23:36
Respondendo minha própria dúvida :-D :
Alberto Vasconcelos
06/03/2008, 23:37
Amigos, valeu as dicas e principalmente o interesse de voces em ajudar, mas...
O problema continua. Quando fiz a troca do liquido coloquei dois litros de aditivo e o restante de agua.
Como disse troquei tambem a tampa do reservatorio de plastico que estava meio frouxa sem pressão. Não resolveu.
Sangrei a agua do circuito (até troquei aquele tampa de plastico preta pois me disseram que pode quebrar ao desaparafusar ela, tanto que mandei um torneiro fazer ela de aluminio ficou muito mais resistente e da mesma cor do bloco do motor. Não rsolveu.
Nada resolveu. Coisa estranha. Na cidade posso pegar o pior engarrafamento ao sol do meio dia com o ar ligado e o indicador de temperatura não passa da metade. Tranquilo.
Mas na estrada com uns 10 minutos em alta velocidade com o vento batendo no radiador o indicador de temperatura sobe mais que ônibus espacial da NASA decolando, se o ar condicionado estiver ligado pior ainda.
O mais esquisito é que se eu parar o carro mesmo sem desligar o motor o indicador de temperatura começa a baixar e fica super normal.
Será algum sistema mal assombrado de controle de velocidade???
Vou continuar esperando que alguem do forum tenha uma dica para ajudar...
Alberto Vasconcelos
06/03/2008, 23:45
Rogério vou tentar fazer a retirada do ar pela sua ilustração, afinal quando retirei o ar foi com o motor funcionando e sua ilustração recomenda o motor desligado... abçs
Meu palpite!:putz:
Um conhecido, comprou uma F4000 cummins.
Não tinha aditivo na água, como no seu caso.
Veículo com quilometragem elevada.
Na cidade não havia problema de aquecimento, pois o radiador dava conta do fluxo que a bomba d'água mandava.
Porém, contudo todavia, quando na estrada, mantendo um giro elevado, o radiador estagnava, não conseguia fazer a troca necessária de calor.
Então, após ferver o motor, mandou lavar a colméia e varetar, pois a água sem aditivo, ao longo do tempo calcifica, obstruindo a passagem de água pelo radiador.
Então, antes que tenha mais problemas, mande varetar o radiador de sua camionete.
Abraços.
Kim.
RezendeDF
07/03/2008, 05:50
Complementando o que o Kim falou digo o seguinte: como vc andou muito tempo sem aditivo, ele ficou muito sujo e na hora que vc resolveu adicionar o aditivo ele soltou muita sujeira que estava presa nas paredes de todo o sistema, ocasionando alguns entupimentos.
A solução agora é drenar, lavar e varetar todo o sistema. Procure uma loja especializada.
rogeriomasih
07/03/2008, 08:52
Mais uma coisa, vc já testou ou substituiu a válvula termostática?
Tens idéia de como está o estado/funcionamento dela?
Dá uma conferida em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33237&highlight=v%E1lvula+termost%E1tica+ranger
Arrivabene
08/03/2008, 00:18
Alberto,
sou quase phd em alteracao de temperatura de automoveis....tudo ja ocorreu comigo. Me diga uma coisa, está sumindo agua do sistema de refrigeracao ? Como esta o nivel de oleo do motor ?
Aguardo resposta para poder te ajudar !
fabiobertoni@gmail.com
cirotoscano
10/03/2008, 10:27
O ResendeDF falou tudo!!!
O uso de agua comum no sistema, principalmente de torneira (mesmo que filtrada) gera uma sujeira louca! E o pior, cria corrosão no sistema (com o tempo fica parecendo que entrou lama no sistema)
Já dançei com um motor, por sempre usar agua de torneira... e um dia, me apresentaram akela agua colorida... bonita... (aditivo), achei que ficaria linda no recipiente de expansão.. resultado, um selo do motor simplesmente furou! toda a agua foi pro saco, e o motor travou...
Após desmontar, e retirar os selos, estavam todos totalmente corroídos por dentro, e a corrosão é que segurava a onda, ao por aditivo, ele limpou a corrosão, ao ponto de enfraquecer o selo, e a pressão normal do sistema furou o dito cujo...
Essa limpeza desloca as partículas, que ficam rodando todo o sistema, até estacionar nos menores burados. Nesse caso, o radiador.
Geralmente o radior não entope todo, apenas parte das varetas, mas com sua função limitada, ele não fica eficiente em altas rotações, mas em baixas vai funcionar, isso deve explicar a assombração.
Essa é minha sujestão, Siga o que o ResendeDF te falou, e procure usar sempre água desmineralizada, aditivo também, mas se nunca usou... precisa limpar o sistema umas duas vezes antes de deixar definitivo.
rogeriomasih
11/03/2008, 02:21
E aí, já descobriu o defeito?
DieselPower
11/03/2008, 11:09
Será que a Ford vai disponibilizar um Kit Gelo?
Hahaha
Desculpe, mas não resisti....
Agora falando do seu problema, com certeza, seguindo o que o RezendeDF falou, quando você colocou o aditivo arrancou as crostas criadas pelo uso da agua "torneiral". Leva em uma casa especializada e manda limpar tudo, deve resolver o problema...
Abraço....
e desculpe a brincadeira....
Pequeno jr
11/03/2008, 11:45
Complementando o que o Kim falou digo o seguinte: como vc andou muito tempo sem aditivo, ele ficou muito sujo e na hora que vc resolveu adicionar o aditivo ele soltou muita sujeira que estava presa nas paredes de todo o sistema, ocasionando alguns entupimentos.
A solução agora é drenar, lavar e varetar todo o sistema. Procure uma loja especializada.
O Rezende está aqui de prova que passei pelo mesmo problema.
Não usava aditivos a mais de um ano e meio no Radiador da Ranger e numa revisão no fim de 2007, resolvi colocar o aditivo no Radiador e realizar limpeza do sistema completo. Que vacilo!!!.
Fui para o RJ e voltei sem problema, mas no dia seguinte após o retorno da viajem, o selo do bloco foi pra casa do Kct!
Agora que fiz nova limpeza e troca de tdos os selos, botei novamente o aditivo e não para mais de usa-lo.
Edintruder
11/03/2008, 13:48
Dieselpower, se a Ford não disponibilizar o kit gelo, nóis copia das L200!!! ahahahah!!!
Credo! Tem ranger aquecendo! Deve ser os finais dos tempos chegando!!!
Ha ha ha...
Eu já to desesperado com o relato de aquecimento na ranger... Será q um mal desta nossa época??
Daniel
FlavioLouveira
11/03/2008, 16:02
Ha ha ha...
Eu já to desesperado com o relato de aquecimento na ranger... Será q um mal desta nossa época??
Daniel
é o mal de levar um carro de mais de 80 mil numa mecanica com ferramentas de 30 reais... Hoje o carro tem varios sensores , na maioria dos carros, que necessitam de um laptop conectado para ler as informações que os sensores estao passando... fora peças corretas de reposição etc...
a maioria desse caras nao sabe nem emitir uma nota fiscal, um computador entao nem se fala
falando do aquecimento,...veja bem, será que esse mecanicos , no afoite de economizar mais alguns reais realmente colocam a agua apropriada no radiador do carro,??? e o aditivo entao??
Mais um ano e teremos aqui Tritons e SEL´s vitimas dos maus tratos de mecanicos por ai...pode apostar...
Alberto Vasconcelos
18/03/2008, 00:26
Amigos, valeu mesmo as dicas que voces deram. :palmas:
Não se trata de tecnologia ou mecanico barato mas sim competente.
O problema era radiador sujo. Infelismente o antigo dono não limpava o sistema e quando limpei agora a sujeira entupiu o radiador.
A limpeza custa 200 reais mas como gosto de tudo novo na Ranger (ela merece) vou encomendar um novo, custa 1.100 reais que demora 8 dias para chegar em João Pessoa, cidade cujo comercio de peças de carro é muito deficiente, praticamente nada se tem para vender de qualquer carro...
Se os amigos conhecerem alguma loja com oferta de preço melhor para este radiador gostaria que me avisassem.
Inclusive para aqueles que gostam de procurar defeito na Ranger o dono da Loja me informou que está fabricando sob encomenda radiadores reforçados com a colmeia de tres canaletas encomendados pela Revenda da Mitsubishi para colocar nas L200 novas na garantia. Elas estão apresentando superaquecimento e com o radiador novinho...:mrgreen:
Abraços
Alberto
é o mal de levar um carro de mais de 80 mil numa mecanica com ferramentas de 30 reais... Hoje o carro tem varios sensores , na maioria dos carros, que necessitam de um laptop conectado para ler as informações que os sensores estao passando... fora peças corretas de reposição etc...
a maioria desse caras nao sabe nem emitir uma nota fiscal, um computador entao nem se fala
falando do aquecimento,...veja bem, será que esse mecanicos , no afoite de economizar mais alguns reais realmente colocam a agua apropriada no radiador do carro,??? e o aditivo entao??
Mais um ano e teremos aqui Tritons e SEL´s vitimas dos maus tratos de mecanicos por ai...pode apostar...
rogeriomasih
18/03/2008, 10:47
Dá uma olhada em lojas da internet:
http://www.baretaautopecas.com.br/
http://br.geocities.com/superpecas1/
Os demais colegas podem indicar outras?
Alberto Vasconcelos
19/03/2008, 00:35
Rogério
Já comprei na Bareta com o Ariel. Desta vez ele tem o Radiador por 500 reais. Acabei comprando um novo por 700 reais. Mas foi bom conhecer a superpeças, é mais uma opção para usar no futuro.
Afinal peças para Ranger nem sempre se encontra sem falar nos preços das concessionarias Ford...
Saudações
Alberto
Dá uma olhada em lojas da internet:
http://www.baretaautopecas.com.br/
http://br.geocities.com/superpecas1/
Os demais colegas podem indicar outras?
O que tbém deve ser levado em consideração é que a água pura tem maior capacidade de troca de calor que a água+aditivo(etilenoglicol).
Agua pura troca 1kcal/cm³ enquanto que uma mistura de agua e aditivo a 50% não chegam a 0,60 kcal/cm³.
as vantagens destes aditivos a base de etilenoglicol seriam o ponto mais baixo de congelamento, mais alto e ebulição e anticorrosivo.
Se for por eficiencia de troca de calor, fique com água pura.
usar agua pura(mineral, nascente, etc) e não destilada nem de torneira de grandes centros(cloro).
rogeriomasih
28/03/2008, 09:48
Qual o problema como a água destilada?
Sempre achei que fosse a mais indicada...
Edintruder
28/03/2008, 10:37
Água de chuva pode, água destilada para baterias não.
Eu uso água mineral e aditivo.
Dodger, eu sabia que a água pura é mais eficiente pois num Monza que eu tive aqueceu com aditivo e só com água não. Só não sabia que a diferença chegava a 40%!
rogeriomasih
28/03/2008, 12:07
Volto a perguntar: e qual o problema da água destilada?
MarcSport
28/03/2008, 12:55
Volto a perguntar: e qual o problema da água destilada?
x2
Água de nascente e/ou mineral não é aconselhado pois como o próprio nome diz... tem sais minerais.
Água torneiral filtrada, apesar do cloro, tem menos sal que a mineral...
[]s acreditando que a água destilada seja melhor
LUIS ANTONIO -BA
28/03/2008, 13:10
Como sou proprietario de uma churrasqueira chamada L200, tenho um certo conhecimento e complementando o que foi lido aqui no topico, Alberto desculpe não ter lido antes mas vi que foi bem acessorado, pois realmente qdo comecei a ler vi que era radiador e em seguida vi que ja tinham dado a dica, e com relação ao aditivo, relamente ele utilizado reduz o poder de troca de calor da agua, digo isso pois minha L200 que ja tem um sistema falho qdo vai a concessionária que fazem revisão colocam 60% de aditivo e a bicha fica tão ruim que se levar mais de 5 minutos em engarrafmento no horario de 12:00 hs ela ferve, porem qdo reduzo a 20% ela só esquenta se for forçada.
Alexandre Magno
12/12/2008, 21:39
Amigos,
Agora aparentemente aconteceu comigo: em 02 anos com a RANGER nunca havia trocado a água do radiador ou limpado o sistema. Mandei trocar a água do radiador há cerca de 10 dias e utilizar o aditivo da RADIEX. O mecânico logo comentou que as mangueiras estavam estragadas, o que poderia ocasionar vazamentos: ao apertá-las com as mãos, sentimos a crosta (calcificação) se quebrando. Aquela mais fina (que se divide em um "T"), estava entupida (lama pura), assim como uma saída de água (acho que do cabeçote) estava praticamente vedada pela sujeira. Feita a limpeza com mangueira e água da torneira, esta também utilizada para a mistura, fui embora, pensando na recomendação de trocar as mangueiras. Alguns dias depois, por curiosidade olhei a água, que já estava totalmente suja novamente. Há 03 dias, porém, ao circular na cidade (em baixa rotação, portanto), mas sob um forte calor, a temperatura do motor subiu até próximo do vermelho. Parei e o reservatório de expansão estava cuspindo água com forte pressão. Mesmo com o motor desligado, a água continuava a sair só parando muitos minutos depois, ficando o reservatório completamente vazio. A tampa estava um pouco folgada. Depois de várias horas, motor já frio, fui a um posto bem próximo para completar a água. Pegou uns 03 litros, porém quando eu acionava (com a mão) o acelerador a água subia até derramar. Eu deixava voltar p/ marcha lenta, o nível voltava ao normal. Eu acelerava, a água derramava. Mesmo assim, fui embora e tudo voltou ao normal. Em quase todas as ocasiões que eu andava 20, 30minutos, olhava como estava a água: tudo normal, acelerando não mais subia o nível nem derramava. Aliás, mesmo com o motor quente, abria a tampa sem problemas para olhar a água. Quase sempre circulo em grandes avenidas, com velocidade de 80km/h, e nada mais ocorreu. Hoje, porém, voltei a circular por uns 30 minutos na cidade, e quando parei, a água estava sendo expulsa do reservatório de expansão. Agora vou mandar limpar tudo de novo, inclusive varetar o radiador, que deve estar cheio de lama e da tal calcificação.
Estou porém preocupado com a questão dos selos: o que é exatamente isso e o que é preciso para verificar se não estão furados e substituí-los? Quais os sinais de que a "limpeza" e aditivo provocaram a remoção da ferrugem que estaria vedando os selos? Quando completei a água após o primeiro problema, cheguei a imaginar que estava com problema na junta do cabeçote, porém testei várias vezes depois com o motor quente e a água nem se mexia.
Aguardo a opinião dos amigos. Um grande abraço.
Alexandre Magno
Walter L. L. Casitta
12/12/2008, 21:52
Amigos,
Agora aparentemente aconteceu comigo: em 02 anos com a RANGER nunca havia trocado a água do radiador ou limpado o sistema. Mandei trocar a água do radiador há cerca de 10 dias e utilizar o aditivo da RADIEX. O mecânico logo comentou que as mangueiras estavam estragadas, o que poderia ocasionar vazamentos: ao apertá-las com as mãos, sentimos a crosta (calcificação) se quebrando. Aquela mais fina (que se divide em um "T"), estava entupida (lama pura), assim como uma saída de água (acho que do cabeçote) estava praticamente vedada pela sujeira. Feita a limpeza com mangueira e água da torneira, esta também utilizada para a mistura, fui embora, pensando na recomendação de trocar as mangueiras. Alguns dias depois, por curiosidade olhei a água, que já estava totalmente suja novamente. Há 03 dias, porém, ao circular na cidade (em baixa rotação, portanto), mas sob um forte calor, a temperatura do motor subiu até próximo do vermelho. Parei e o reservatório de expansão estava cuspindo água com forte pressão. Mesmo com o motor desligado, a água continuava a sair só parando muitos minutos depois, ficando o reservatório completamente vazio. A tampa estava um pouco folgada. Depois de várias horas, motor já frio, fui a um posto bem próximo para completar a água. Pegou uns 03 litros, porém quando eu acionava (com a mão) o acelerador a água subia até derramar. Eu deixava voltar p/ marcha lenta, o nível voltava ao normal. Eu acelerava, a água derramava. Mesmo assim, fui embora e tudo voltou ao normal. Em quase todas as ocasiões que eu andava 20, 30minutos, olhava como estava a água: tudo normal, acelerando não mais subia o nível nem derramava. Aliás, mesmo com o motor quente, abria a tampa sem problemas para olhar a água. Quase sempre circulo em grandes avenidas, com velocidade de 80km/h, e nada mais ocorreu. Hoje, porém, voltei a circular por uns 30 minutos na cidade, e quando parei, a água estava sendo expulsa do reservatório de expansão. Agora vou mandar limpar tudo de novo, inclusive varetar o radiador, que deve estar cheio de lama e da tal calcificação.
Estou porém preocupado com a questão dos selos: o que é exatamente isso e o que é preciso para verificar se não estão furados e substituí-los? Quais os sinais de que a "limpeza" e aditivo provocaram a remoção da ferrugem que estaria vedando os selos? Quando completei a água após o primeiro problema, cheguei a imaginar que estava com problema na junta do cabeçote, porém testei várias vezes depois com o motor quente e a água nem se mexia.
Aguardo a opinião dos amigos. Um grande abraço.
Alexandre Magno
Pode ser que o mecânico não soube tirar todo o ar do sistema. 3 litros e muita coisa. Pra ter tanta lama assim o seu motor deve ter andado com agua pura por muito tempo. Quem sofre mais com essa situação é a bomba dagua. Melhor revisar...
Fernandes Kappes
12/12/2008, 22:04
Comigo aconteceu um caso interessante, a cerca de 2 semanas fiz a troca dos filtros e oleos, conferi a água do radiador e estava cerca de 1 dedo abaixo do minimo mas tava limpa e com aditivo, completei com o equivalente a 2 copos de água, passou-se uma semana e voltei a conferir, e para minha surpressa o reservatório estava cheio de uma gosma que parecia cola, bem grudenta mesmo, e água não tava mais vermelha e sim toda suja, notei que o ponteiro da temperatura passou a ficar abaixo do meio, antes ela ficava a 1/4 do vermelho, agora ela trabalha bem fria, o ponteiro fica sempre em 1/4. O que será que aconteceu ?
Sds