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Ver Versão Completa : Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi



fugger
05/03/2008, 11:51
Povo

Muitos dos foristas não usam o power train original. As configurações variam muito, mas um problema é comum a quase todas: espaço, principalmente para o cadã traseiro.

Quando perguntado o que fazer a primeira resposta que aparece é: aumente o chassi e acabou o problema.

Ok, mas e se vc não quiser aumentar o chassi? :pensativo:

Deitado debaixo do jeep (ou daquele monte de peças que um dia andarão por meios próprios e injetados!!!) pensei numa possibilidade que talvez ajude a ganhar uns cms a mais.

A mola traseira (de quem usa molas de toyota) é +ou- 20cm maior que a dianteira. Se usar a mola dianteira na traseira ganharia 10 cms!!! :shock:

Como não existe almoço grátis, pergunto: Tirando que o jeep ficaria mais duro para andar, quais outras implicações negativas teriam???

[]´s precisando de espaço para o cardã e AT

EM TEMPO: Parabéns ao Fórum pelos 5 anos, e obrigado ao Gustavo por disponibilizar esta ferramenta maravilhosa a todos os jeepeiros da net!!!

FernandoRisso
05/03/2008, 13:04
Fugger,

Vc poderia instalar o suporte traseiro no parachoque e fazer um novo pino guia das molas, assim vc ganharia entre-eixos mantendo os feixes de mola.

Outra opção é fazer um 4-link!!!

[]'s

fugger
05/03/2008, 14:14
Grande Fernando



Vc poderia instalar o suporte traseiro no parachoque e fazer um novo pino guia das molas, assim vc ganharia entre-eixos mantendo os feixes de mola.

O kit toyota já usa o suporte no para choque... Mas essa de mudar a posição do pino guia... Será que funfa, mesmo? :pensativo:



Outra opção é fazer um 4-link!!!

hehehe... essa opção é para peixe grande, não para lambari que nem eu... :concordo:

[]´s

alvaro.jrc
05/03/2008, 14:58
Dá um olhada no Cj do folgado, se não me engano foi isso que fizeram na X4, com molas da band, a fixação ficou lá atrás.

[]s!!

fugger
05/03/2008, 15:08
Alvaro

Já uso molas de band... A idéia agora é usar só molas dianteiras (curtas)

[]´s

GuTo_Cerulli
05/03/2008, 15:11
Fugger,

Olha só, eu tenho um entre eixos maios no meu Jeep utilizo molas da Band beeem maiores que as originais, e nem cortei o chassi no meio...Valeu cada minuto de trabalho, meu power train ficou no lugar que eu queria e ainda de quebra fiquei com um cardã traseiro que não é ridículo de pequeno.
Outra coisa, acho que os suportes no parachoque como o Fernando comentou é algo desse tipo aqui ó:

FernandoRisso
05/03/2008, 16:29
Guto,

É isso mesmo. No parachoque literalmente.

Fugger,

Há um risco de as molas quebrarem no furo anterior, além do que furar as molas é um belo trampo. Pense pelo seguinte, o Marcel e o Leo usam molas de toyota no 1/4 deles, exigindo até o limite e até hj (pelo que eu sei) nunca quebraram uma mola.

Portanto, junte as 2 opções, suporte no parachoques e mudar o pino mestre (qq moleiro fura isso).

E 4link é pra vc sim, não se esqueça que vc pode usar buchas de R$ 5,00 e deixar a torção nos parafusos ou usar terminais rotulares de R$ 150,00 cd !!!

[]'s

Thiago Rodeghel
05/03/2008, 16:38
Fugger,

Olha só, eu tenho um entre eixos maios no meu Jeep utilizo molas da Band beeem maiores que as originais, e nem cortei o chassi no meio...Valeu cada minuto de trabalho, meu power train ficou no lugar que eu queria e ainda de quebra fiquei com um cardã traseiro que não é ridículo de pequeno.
Outra coisa, acho que os suportes no parachoque como o Fernando comentou é algo desse tipo aqui ó:


X2 8)

Eu tbm, não cortei o meio do chassi. Cresceu, não foi muito... tá com entre-eixos igual da Band Curta... O eixo dianteiro foi umas 3" mais para frente, e o eixo traseiro foi 3" mais para trás.

Alonguei o chassi coisa minima nas pontas...:concordo: Depende mais dos feixes que vc vai usar...

E as reformas, como tá indo???

[s]

GuTo_Cerulli
05/03/2008, 20:26
X2 8)

Eu tbm, não cortei o meio do chassi. Cresceu, não foi muito... tá com entre-eixos igual da Band Curta... O eixo dianteiro foi umas 3" mais para frente, e o eixo traseiro foi 3" mais para trás.

Alonguei o chassi coisa minima nas pontas...:concordo: Depende mais dos feixes que vc vai usar...(Facu+trabalho+tudo que tenho que fazer fica difícil...hehehehehe)

E as reformas, como tá indo???

[s]

Cresci o chassi nas pontas também, mas..hoje, estou com 94 polegadas...o resultado todos conhecem...É o Devasso na sua última versão com feixe de molas.:cool:
Não aguento mais olhar o Jeep parado na garagem...mas logo depois da elétrica ele sai para testar...lógico que tem mais algumas coisas...

[]'s

leopoldo
05/03/2008, 20:32
A melhor forma de aproveitar o chassis sem mexer é usar o espaço na frente, para frente. Vc só alonga o capô e põe um enxerto nos paralamas. Lembre que assim vc mantem a carroceria nos mesmos pontos de fixação. A grade poderá ser apoiada numa travessa que fica junto ao parachoque dianteiro.

Sem traumas

Uma segunda forma, não tão traumática assim em aumentar (só um pouco), é alongar a ponteira traseira do chassis, de forma a colocar uma extensão para trás, igual a que põe o parachoque para frente da grade. Para isso, basta ir no desmanche e serrar um chassis disponível na altura da travessa do radiador. Um bom serviço de solda com reforço garante a vc o uso de molas bem mais longas, reposicionando os suportes de mola.

De quebra, vc ganha um suporte para um guincho traseiro e um apoio decente para o estepe. Nada mais de dependurar o estepe em lataria que acaba trincando.

Só vantagem.

GuTo_Cerulli
05/03/2008, 21:09
Da uma olhada no meu tópico na frota:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5899&page=11
Da para ter uma idéia de como ficou o "selviço".

[]'s

Walnei Boteon
05/03/2008, 21:13
Pessoal, vou dar o meu pitaco.

Meu jeep também é inspirado no Devasso (versão anterior aos eixos Mog). Alonguei o chassis nas pontas e coloquei feixes band. Os dianteiros com 1,10m e traseiros com 1,30m. Com isso já aumentei um pouco o entre-eixos deslocando os 2 eixos. Sobrou chassis na traseira e aproveitei para alongar a gaiola fazendo a fixação e apoio direto no chassis usando coxins (os mesmos usados na carroceria). Com a colocação do cambio auto a coisa complicou. O conjunto ficou longo e para caber lá embaixo, desloquei mais ainda o eixo traseiro refurando as molas. Com isso ganhei angulo de saída de quase 90º. Se a mola não aguentar e quebrar mando fazer outra já com o furo deslocado. Para ganhar mais angulo de ataque também, desloquei mais o eixo dianteiro pra frente, apenas refurando a sapata e placa, sem refurar a mola. Meu entre-eixos tem 100" agora. Ainda não testei a suspensão, mas acho que o deslocamento dos eixos nos feixes não vai prejudicar o curso.

[]'s

GuTo_Cerulli
05/03/2008, 22:23
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas:

Deu vontade de vender meu jeep...rsrsrsrsrs..virei pedestre! :mrgreen:

[]'s

leopoldo
05/03/2008, 23:28
Guto, é exatamente isso.

fugger
06/03/2008, 08:31
Pessoal, vou dar o meu pitaco.

Meu jeep também é inspirado no Devasso (versão anterior aos eixos Mog). Alonguei o chassis nas pontas e coloquei feixes band. Os dianteiros com 1,10m e traseiros com 1,30m. Com isso já aumentei um pouco o entre-eixos deslocando os 2 eixos. Sobrou chassis na traseira e aproveitei para alongar a gaiola fazendo a fixação e apoio direto no chassis usando coxins (os mesmos usados na carroceria). Com a colocação do cambio auto a coisa complicou. O conjunto ficou longo e para caber lá embaixo, desloquei mais ainda o eixo traseiro refurando as molas. Com isso ganhei angulo de saída de quase 90º. Se a mola não aguentar e quebrar mando fazer outra já com o furo deslocado. Para ganhar mais angulo de ataque também, desloquei mais o eixo dianteiro pra frente, apenas refurando a sapata e placa, sem refurar a mola. Meu entre-eixos tem 100" agora. Ainda não testei a suspensão, mas acho que o deslocamento dos eixos nos feixes não vai prejudicar o curso.

[]'s

Walnei

A idéia é deixar pronto para usar o GM L6 + ZF4HP22 (atualmente é o GM L6 + 260T). Vc poderia postar (muuuitas :mrgreen: ) fotos da sua adaptação?

[]´s

Thiago Rodeghel
06/03/2008, 19:44
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas:

Deu vontade de vender meu jeep...rsrsrsrsrs..virei pedestre! :mrgreen:

[]'s

:palmas::palmas::palmas:
X2

[s]

fernandão
06/03/2008, 21:43
Pessoal, vou dar o meu pitaco.

Meu jeep também é inspirado no Devasso (versão anterior aos eixos Mog). Alonguei o chassis nas pontas e coloquei feixes band. Os dianteiros com 1,10m e traseiros com 1,30m. Com isso já aumentei um pouco o entre-eixos deslocando os 2 eixos. Sobrou chassis na traseira e aproveitei para alongar a gaiola fazendo a fixação e apoio direto no chassis usando coxins (os mesmos usados na carroceria). Com a colocação do cambio auto a coisa complicou. O conjunto ficou longo e para caber lá embaixo, desloquei mais ainda o eixo traseiro refurando as molas. Com isso ganhei angulo de saída de quase 90º. Se a mola não aguentar e quebrar mando fazer outra já com o furo deslocado. Para ganhar mais angulo de ataque também, desloquei mais o eixo dianteiro pra frente, apenas refurando a sapata e placa, sem refurar a mola. Meu entre-eixos tem 100" agora. Ainda não testei a suspensão, mas acho que o deslocamento dos eixos nos feixes não vai prejudicar o curso.

[]'s


Walnei

VC sabe me dizer se esses feixes traseiros 1.30 m são da pick up toy ?
e em quanto vc aumentou o chassis na parte traseira ?

[]´s

fugger
07/03/2008, 08:36
Walnei

VC sabe me dizer se esses feixes traseiros 1.30 m são da pick up toy ?
e em quanto vc aumentou o chassis na parte traseira ?

[]´s

Não sou o Walnei, mas...
São sim. Molas traseiras. No kit da TT4 usa-se estas molas sem aumentar o chassi.

[]´s

Rogério Tortato
07/03/2008, 10:34
metendo o bedelho:

aí, minha contribuição de quase leigo no assunto.

meu jeep tem chassi original e nele foi instalado sem problema o conjunto completo de molas da band, 1,10m na dianteira e 1,30m na traseira. não precisa mexer em nada no chassi, mas o jumelo traseiro fica exatamente embaixo do parachoque traseiro e o cardã traseiro fica realmente curto.

mas.... meu conjunto "powertrain" não é dos mais longos, por isso serviu.

agora digo o que vi e o que pensei quando da instalação - já adiantando que foi uma idéia não colocada em prática e por isso não sei se dá certo - ao visitar o posto de molas, vi alguns modelos de molas originais de outros veículos já com furação excêntrica, ou seja, o furo do pino ficava mais para um lado que pro outro e isso dava uma diferença bem razoável e a possibilidade de colocar uma mola mais longa e até, com isso, ganhar no conforto (se é que tem alguém aqui pensando nisso). um exemplo acho que era a mola traseira da f1000, não tenho certeza.

fica aí a idéia.

abraços.

Elmer_Jeep
07/03/2008, 11:24
Grande Fugger

o Prateado foi feito da forma como vc comentou na primeira mensagem, com feixes dianteiros de band no eixo trazeiro do CJ.

Quanto à posição dos suportes na época eu optei por aproveitar os furos originais pra fixar os suportes do jumelo nas extremidades do chassi tanto na dianteira quanto na trazeira.
No fim das contas o entreeixos foi pra 84", mas se tivesse colocado o suporte do jumelo trazeiro na travessa ou no parachoque dava pra ganhar umas 5" a mais.

Sabemos que feixes longos são sempre bem-vindos, mas o Prateado nunca reclamou de flexibilidade mesmo usando 4 feixes dianteiros da band (110mm).
Outra vantagem do feixe trazeiro band(130mm) é que os olhais são maiores e utilizando buchas feitas de pneu ganha-se um aumento na torção do conjunto, aí pra completar o pacote entra um par de revolver!!

Outra idéia válida como já falaram é refurar o local do pino de centro no feixe e também fazer um furo deslocado nos berços, ou confeccionar berços mais longos, existem kits gringos (spring perchs) que vem com 3 furos.


[]'s com 104"

fernandão
07/03/2008, 12:17
Grande Fugger

o Prateado foi feito da forma como vc comentou na primeira mensagem, com feixes dianteiros de band no eixo trazeiro do CJ.

Quanto à posição dos suportes na época eu optei por aproveitar os furos originais pra fixar os suportes do jumelo nas extremidades do chassi tanto na dianteira quanto na trazeira.
No fim das contas o entreeixos foi pra 84", mas se tivesse colocado o suporte do jumelo trazeiro na travessa ou no parachoque dava pra ganhar umas 5" a mais.

Sabemos que feixes longos são sempre bem-vindos, mas o Prateado nunca reclamou de flexibilidade mesmo usando 4 feixes dianteiros da band (110mm).
Outra vantagem do feixe trazeiro band(130mm) é que os olhais são maiores e utilizando buchas feitas de pneu ganha-se um aumento na torção do conjunto, aí pra completar o pacote entra um par de revolver!!

Outra idéia válida como já falaram é refurar o local do pino de centro no feixe e também fazer um furo deslocado nos berços, ou confeccionar berços mais longos, existem kits gringos (spring perchs) que vem com 3 furos.


[]'s com 104"

Ai que tá elmer como já tenho os feixes traseiros da Toy (130mm) e não gostaria
de refurar as molas estou pesquisando em quanto devo aumentar o chassis
para chegar a +ou- 95 " de entre eixos que ao meu ver para pneus 35 seria
o ideal ( posso estar errado ) e tambem para meu power train ( 4.9i +C4 )
então antes de começar a soldar que nem loco :mrgreen: ou ter que mudar o projeto no meio:parede: estou ai " xeretando " com todos que já aumentaram o chassis pra ver se consigo chegar numa medida legal pra minha viatura ;-)

GuTo_Cerulli
07/03/2008, 15:27
Ai que tá elmer como já tenho os feixes traseiros da Toy (130mm) e não gostaria
de refurar as molas estou pesquisando em quanto devo aumentar o chassis
para chegar a +ou- 95 " de entre eixos que ao meu ver para pneus 35 seria
o ideal ( posso estar errado ) e tambem para meu power train ( 4.9i +C4 )
então antes de começar a soldar que nem loco :mrgreen: ou ter que mudar o projeto no meio:parede: estou ai " xeretando " com todos que já aumentaram o chassis pra ver se consigo chegar numa medida legal pra minha viatura ;-)

Fernandão,

O seguinte:
Hoje tenho 94" de entre eixos, sendo que aumentei 250mm para trás e se me lembro bem 100mm ou 150 mm a parte da frente...com as molas de Band pick up. Se quiser mais infos me fala.

PS: conhece os Galvani ai de Botucatu?:pensativo:

[]'s

GuTo_Cerulli
07/03/2008, 15:28
Em tempo:

O meu jeep tem exatamente as medidas que o devaddo tinha...Como? Fui na casa do Ramiro com trena e papel...rsrsrsrs:twisted::twisted:

fernandão
07/03/2008, 16:25
Fernandão,

O seguinte:
Hoje tenho 94" de entre eixos, sendo que aumentei 250mm para trás e se me lembro bem 100mm ou 150 mm a parte da frente...com as molas de Band pick up. Se quiser mais infos me fala.

PS: conhece os Galvani ai de Botucatu?:pensativo:

[]'s

Guto
era isso mesmo que eu queria saber :mrgreen::mrgreen:
se fosse mais perto eu ia ai com a trena :mrgreen:
sobre masi informaçoes eu aceito de bom grado :concordo: vc sabe se ficariaq muito ruim só aumentar 250mm na parte traseira ??:pensativo: pois não quero mexer na frente por causa do guincho mecanico !!!:stop:
agora quanto ao Galvani ele é Jipeiro ? de nome eu não me lembro mas botucatu é pequena entao devo conhecer ao menos de vista :concordo:

[]´s

GuTo_Cerulli
07/03/2008, 17:06
Fernandão,

Acho que aumentar só a parte de trás e não alterar a dianteira não trará grandes "problemas" pois o resultao será menos 2" de entre eixos, ficando com 92"...
O Galvani andava de moto (tinha uma tronado), eles tinham supermercado se não me engano o Nene...Qualquer coisa tô ai.

[]'s

GuTo_Cerulli
07/03/2008, 17:38
Olha ai mais idéia para usar molas maiores em mudar os suportes fixos no chassi:

Walnei Boteon
07/03/2008, 21:47
Pessoal, desculpem a demora :oops: ... é que não posso acessar o forum do trampo :evil: ...

Fugger,

Estou postando algumas fotos que tirei semana passada para um colega do fórum que tbm vai colocar CA. Esse cambio é longo e junto com um L6 a coisa complica. Tive que refazer os suportes do motor e puxar ele bem pra frente. Cada mm é importante, por isso troquei a bomba dágua e polia originais do meu motor (C20) pelas do opala moderno que é mais curta. Tbm troque a ventoinha por uma bem mais estreita e que tivesse um formato que dava pra "encaixar" o motor (era monza e agora fiesta). Ficou tudo bem próximo, parecido com um opala moderno, mas com espaço suficiente para evitar contatos nas torções do conjunto carroceria/chassis . Arranquei aquele suporte original do radiador, que ficou colado na grade. Tá aí nas fotos. O cardan tem uma junta CV retrabalhada para articular com angulo maior e não tem tubo :shock: :shock:... o estriado está soldado direto na junta CV. Estou usando TC hilux com a flange feita pelo Marcel e tem uma foto que dá pra ver onde foi parar a flange de saída traseira da TC (a referência é a travessa do chassis, que não foi alterada, ok?).

Amanhã tiro mais fotos da montagem e posto depois, ok?

[]´s

Walnei Boteon
07/03/2008, 22:10
Guto e Thiago,

Não vendam os jeeps :discordo:... Ainda vamos fazer boas trilhas juntos :dance: :concordo:...

O serviço de aumentar o entre eixos foi para caber o CA, mas o resultado potencializou o visual monstrificado. Gostei tanto do resultado na traseira (ui:shock:) que resolvi fazer tbm na dianteira. O trabalho na dianteira foi maior pq tive que deslocar tbm a caixa de direção. Mas valeu a pena pq ganhei tbm um bom angulo de ataque.

Vcs tem uma configuração de suspensão bem parecida com a minha e podem fazer esse serviço no estágio de reforma que vcs estão. Dá trabalho, mas é simples e barato e já fica preparado para pneus maiores...

Se precisar de ajuda é só falar :concordo:...

[]'s

Walnei Boteon
07/03/2008, 23:16
Fernandão,

Os feixes de 1,30m são da pick up, sim, como disse o fugger. Quando montei a suspensão ainda tava com o cambio 260F e posicionei as molas sem a preocupação com o tamanho do power train. Fiz como o Ramiro disse que tinha feito no Devasso: posicionei os suportes fixos dos feixes bem no final da parte plana das longarinas. Dá pra ver esse detalhe nas fotos que postei. Como fiz SPOA, meus feixes foram desarqueados para ficarem planos, o que aumenta um pouco o tamanho, mas devo ter aumentado o chassis na mesma medida que o Guto, uns 250mm na traseira. Amanhã confirmo essa medida e posto aqui :concordo:.

Não sei que tamanho fica esse conjunto 4.9i + C4, mas acho que tbm é bem grande. Nas fotos que postei agora dá pra ver o que tive que fazer para colocar o GM L6 + ZF4HP22. Não ia caber sem refurar a mola. Outras opções seriam:

1) alongar mais ainda o chassis e deslocar todo o feixe para tras. Acho que ia ficar muito comprido e desproporcional.

2) alongar capu e para lamas e puxar grade e motor bem pra frente. Acho que a carroceria ia ficar muito bicuda e desproporcional e o motor ia ficar muito em cima do eixo dianteiro. A distribuição de peso ia ficar prejudicada com todo o peso do motor no eixo dianteiro e correria o risco da bolota bater no carter do motor.

A solução que encontrei foi refurar a mola e verificar na prática se ela não vai quebrar no furo original. Para diminuir a possibilidade de quebra, antes de refurar eu desloquei um pouco as lâminas, de maneira que os furos originais ficassem deslocados. Mas como disse, só vou saber o resultado na prática :pensativo:... Com essa solução que eu encontrei, ganhei de brinde um belo angulo de saída, quase 90º, e um visual bem legal, parecido com os jipes equipados com suspensões mais elaboradas (com link's e molas helicoidais) :dance:...

Acabei deslocando tbm o eixo dianteiro, mas foi por opção. Para ganhar angulo de ataque e pelo visual mais proporcional. No eixo dianteiro não refurei a mola, refurei a sapata e placa.

Vc está certo em pensar bastante antes de sair soldando tudo. Já soldei muita coisa e depois tive que esmirilhar tudo e refazer :parede: :parede:... mas reforma de jipe é assim mesmo, haja eletrodo :mrgreen: :mrgreen:...

[]'s

OPC+JR
22/01/2009, 13:04
Fernandão,

Os feixes de 1,30m são da pick up, sim, como disse o fugger. Quando montei a suspensão ainda tava com o cambio 260F e posicionei as molas sem a preocupação com o tamanho do power train. Fiz como o Ramiro disse que tinha feito no Devasso: posicionei os suportes fixos dos feixes bem no final da parte plana das longarinas. Dá pra ver esse detalhe nas fotos que postei. Como fiz SPOA, meus feixes foram desarqueados para ficarem planos, o que aumenta um pouco o tamanho, mas devo ter aumentado o chassis na mesma medida que o Guto, uns 250mm na traseira. Amanhã confirmo essa medida e posto aqui :concordo:.

Não sei que tamanho fica esse conjunto 4.9i + C4, mas acho que tbm é bem grande. Nas fotos que postei agora dá pra ver o que tive que fazer para colocar o GM L6 + ZF4HP22. Não ia caber sem refurar a mola. Outras opções seriam:

1) alongar mais ainda o chassis e deslocar todo o feixe para tras. Acho que ia ficar muito comprido e desproporcional.

2) alongar capu e para lamas e puxar grade e motor bem pra frente. Acho que a carroceria ia ficar muito bicuda e desproporcional e o motor ia ficar muito em cima do eixo dianteiro. A distribuição de peso ia ficar prejudicada com todo o peso do motor no eixo dianteiro e correria o risco da bolota bater no carter do motor.

A solução que encontrei foi refurar a mola e verificar na prática se ela não vai quebrar no furo original. Para diminuir a possibilidade de quebra, antes de refurar eu desloquei um pouco as lâminas, de maneira que os furos originais ficassem deslocados. Mas como disse, só vou saber o resultado na prática :pensativo:... Com essa solução que eu encontrei, ganhei de brinde um belo angulo de saída, quase 90º, e um visual bem legal, parecido com os jipes equipados com suspensões mais elaboradas (com link's e molas helicoidais) :dance:...

Acabei deslocando tbm o eixo dianteiro, mas foi por opção. Para ganhar angulo de ataque e pelo visual mais proporcional. No eixo dianteiro não refurei a mola, refurei a sapata e placa.

Vc está certo em pensar bastante antes de sair soldando tudo. Já soldei muita coisa e depois tive que esmirilhar tudo e refazer :parede: :parede:... mas reforma de jipe é assim mesmo, haja eletrodo :mrgreen: :mrgreen:...

[]'s

Walnei.... ou outro que tenha feito a alteração........

E o curso da suspensão, já testou?
Mudou alguma coisa pelo fato de ter alterado a furação?

[]´s

Osmir

Walnei Boteon
22/01/2009, 13:45
Walnei.... ou outro que tenha feito a alteração........

E o curso da suspensão, já testou?
Mudou alguma coisa pelo fato de ter alterado a furação?

[]´s

Osmir

Osmir,

Fiz as alterações e até agora é só alegria. Já fiz um teste e a suspensão trabalhou muito bem. O feixe flexionou no máximo da extenção e da compressão e não quebrou. O que mudou com a alteração da furação é que o curso da suspensão aumentou um pouco :mrgreen: pelo fato do eixo estar mais próximo do jumelo articulado...

Tenho algumas fotos no PC de casa. Depois posto aqui. Por enquanto veja meu avatar e compare o curso com as fotos do jeep na garagem postadas nas msg anteriores.

Eu aprovo e recomendo a modificação :concordo: ...

[]'s

OPC+JR
22/01/2009, 17:17
Osmir,

Fiz as alterações e até agora é só alegria. Já fiz um teste e a suspensão trabalhou muito bem. O feixe flexionou no máximo da extenção e da compressão e não quebrou. O que mudou com a alteração da furação é que o curso da suspensão aumentou um pouco :mrgreen: pelo fato do eixo estar mais próximo do jumelo articulado...

Tenho algumas fotos no PC de casa. Depois posto aqui. Por enquanto veja meu avatar e compare o curso com as fotos do jeep na garagem postadas nas msg anteriores.

Eu aprovo e recomendo a modificação :concordo: ...

[]'s

Walnei eu vi seu avatar, ou melhor tentei pq ta meio dificil naquele tamanho :shock:

Mas blz :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Só testou ou ja fez trilha, exigiu a mola mesmo.....

Fico no aguardo das fotos.

[]´s

OSmir

juliano muller
22/01/2009, 20:27
Meu Jeep é 14cm mais longo entre-eixos...

Alonguei a frente, pouca coisa e nem mexi no chassi na parte tras...

Há um amigo meu aqui em Curitiba, o Rafael do MOLAS KUSMA, que anda inventando moda e fazendo uns Jeeps bem bacanas, essa semana esta terminando um com uma susp tras. igual ao do meu, um cliente viu o meu Jeep lá e quis fazer igual!

O Rafa fez e fez no capricho! Todas as molas que eu uso foram fornecidas por ele, são muito boas e macias...uso molas longas na frente e atras!

Abraço...:concordo:

Walnei Boteon
22/01/2009, 23:31
Taí Osmir...

Tenho poucas fotos da estréia. Só consegui tirar fotos nesse lugar. Mas tem muitas outras fotos que não estão comigo, mas provavelmente, logo elas serão mostradas :-D ... São situações extremas, com exigência severa do conjunto e onde o trabalho da suspensão foi ainda maior que esse.

A durabilidade do feixe só saberei mesmo com o tempo. Acho que será a mesma de uma montagem normal. Meu receio maior era quebrar na primeira flexão, o que não ocorreu :dance: .

Estou fazendo alguns ajustes normalmente necessários depois de uma reconstrução da viatura, mas nenhum ajuste será necessário na suspensão. Para mim, ficou perfeita. Talvez eu faça um retrabalho no jumelo para maior abertura. Só isso...

Semana que vem tem mais trilha :dance: ...

[]'s

OPC+JR
23/01/2009, 08:03
Taí Osmir...

Tenho poucas fotos da estréia. Só consegui tirar fotos nesse lugar. Mas tem muitas outras fotos que não estão comigo, mas provavelmente, logo elas serão mostradas :-D ... São situações extremas, com exigência severa do conjunto e onde o trabalho da suspensão foi ainda maior que esse.

A durabilidade do feixe só saberei mesmo com o tempo. Acho que será a mesma de uma montagem normal. Meu receio maior era quebrar na primeira flexão, o que não ocorreu :dance: .

Estou fazendo alguns ajustes normalmente necessários depois de uma reconstrução da viatura, mas nenhum ajuste será necessário na suspensão. Para mim, ficou perfeita. Talvez eu faça um retrabalho no jumelo para maior abertura. Só isso...

Semana que vem tem mais trilha :dance: ...

[]'s

Valeu pelas fotos Walnei.

Realmente a susp ficou animal :twisted:

Superado o problema da abertura da susp fica só o quesito durabilidade, mas como voce mesmo disse, tb acho que não vá causar nenhum problema não.

Parabens pelo jeep, e cria um tópico lá para mostrar os detalhes. :concordo:

[]´s

OSmir

Marcos ET
29/01/2009, 10:48
PessoALL, sem querer falar uma possível besteira mas...

Alguém aih já pensou em usar as molas da L.200 ?? eu reparei que elas tem o furo de centro deslocado para uma das pontas... assim, quem instalar uma mola daquelas atrás, com o furo de centro voltado para para a traseira, terá o eixo deslocado para trás sem mover os suportes de mola... da mesma maneira, quem montar a mola na dianteira com o furo de centro voltado mais para frente, terá o eixo dianteiro movido para a frente... sem ter que alongar chassis....

nao sei se funciona na prática, caberia alguem daih verificar....

Elmer_Jeep
29/01/2009, 10:57
ET,

na prática é o que foi relatado aqui, mudar o local do pino de centro refurando as molas pra deslocar os eixos sem mexer nos suportes e sem mexer no chassi.

Marcos ET
29/01/2009, 11:39
Poizé Elmer, eu li esta parte... mas a questao de "refurar" é mais complicada que somente adaptar esta mola que já tem o furo deslocado... sem contar que a distribuição de material (espessura da mola) é proporcional à distancia do furo... ou seja, eu falei nestas molas pq elas foram "projetadas" para ter um furo de centro "fora de centro"... nao sei se estou certo, mas acho que simplesmente refurar uma mola pode causar trincas e um sério enfraquecimento do material, pois o trabalho de usinagem (furação) seria feito após todo o tratamento térmico a que ela é submetida... nao e?

Outra coisa tbem é o trabalho que dá... refurar todas as laminas de cada feixe... e de todos os feixes! e ainda tem que se preocupar co a distribuição homogênea do tamanho das molas de baixo, centrar tudo "bunitinho" no lugar (senao elas nao vao caber entre as algemas do grampo de molas).... é por isso que eu acho que refurar as molas é um trabalho bemmm diferente do que simplesmente instalar outras originais, que já tenham o furo deslocado...

Sergio Rocha
29/01/2009, 14:33
ET

Quanto ao trabalho, acho que as da L200 tb vão dar muito.Vai ter que mudar as montanheiras, porque a mola da l200 deve ser mais larga do que as do Cj.Aí é mais fácil refurar as velhas.

A durabilidade não deve se alterar.Porque as molas "descentradas", existem outras além da l200, eu duvido que sejam diferentes.

[]'

Elmer_Jeep
29/01/2009, 16:40
Tio Sergio.

Assino em baixo!

[]'s

JCJ
29/01/2009, 16:43
Outra coisa tbem é o trabalho que dá... refurar todas as laminas de cada feixe... e de todos os feixes!


Acho que só precisa furar a mola mestre e não todas de cada feixe !!


[]´s
JCJ

Marcos ET
29/01/2009, 17:17
Acho que só precisa furar a mola mestre e não todas de cada feixe !!

Bom, pode ser que eu esteja errado aqui tbem, mas eu acho que se furar só a mestre, nao tem como passar o parafuso de centro...

Sérgio e Elmer, eu nao tinha percebido que vcs nao queriam trocar as molas originais do jeep... daih, talvz fique mais fácil furar as 36 laminas... eu havia entendido que vcs estavam querendo furar uma outra mola, como as ta Bandeirantes, por exemplo...

Quanto ao problema de enfraquecimento (durabilidade), será mesmo que o outro furo nao utilizado (o furo antigo) realmente nao atrapalha? pensem que naquela área, só existem duas "tirinhas" de mola, um de cada lado do furo, pra poder servir de apoio ao resto da lamina...

Sérgio, oq seriam as "montanheiras"?

Sergio Rocha
29/01/2009, 17:57
Tio Sergio.

Assino em baixo!

[]'s

pena que não é um cheque.:mrgreen:

[]'

Sergio Rocha
29/01/2009, 18:11
Bom, pode ser que eu esteja errado aqui tbem, mas eu acho que se furar só a mestre, nao tem como passar o parafuso de centro...

Sérgio e Elmer, eu nao tinha percebido que vcs nao queriam trocar as molas originais do jeep... daih, talvz fique mais fácil furar as 36 laminas... eu havia entendido que vcs estavam querendo furar uma outra mola, como as ta Bandeirantes, por exemplo...

Quanto ao problema de enfraquecimento (durabilidade), será mesmo que o outro furo nao utilizado (o furo antigo) realmente nao atrapalha? pensem que naquela área, só existem duas "tirinhas" de mola, um de cada lado do furo, pra poder servir de apoio ao resto da lamina...

Sérgio, oq seriam as "montanheiras"?

Marcos

Eu na verdade não quero nada.:mrgreen:
Mas 36 molas ? É muita mola, mas vc nos dois eixos.
Eu não acredito que um furo tão pequeno tenha relevancia.

Montanheira é o suporte fixo aonde é presa a mola no chassi.:concordo:

Esse procedimento de refurar a mola, eu só faria para aumentar no máximo uns 10 cms.Em cada eixo.
Esse trabalho, além de refurar as molas ainda tem o problema do novo comprimento dos cardans,reposicionamento dos amortecedores e da caixa de direção.E se for feito na traseira, o recorte da carroceria.

Nao é simplesmente refurar e andar com os eixos.Envolve algumas coisas a mais.Antes de fazer na dianteira eu pensaria no caster, porque se mudar a inclinação do munhão........E isso deve ocorrer, porque o eixo vai ficar mais acima da mola. Puta trampo.

Por isso eu cortei e emendei o meu na frente, tive que ter soluções para todos esses problemas.Como eu reboco muito o jeep, se o cáster ficar fora, se torna quase impossível rebocar no towbar.
Dá uma olhada no tópico no hardcore, que já tem uma ideia do trabalho.

[]'

Marcos ET
29/01/2009, 18:44
Eu não acredito que um furo tão pequeno tenha relevancia.

Poizé Sérgio... no meu caso, teve uma relevancia danada... :oops:
Tive que comprar outra mola, pois nao dei ouvidos qdo o mecanico do posto de molas falou "se furar, vai quebrar bem aih"... rsrsrsrs

Realmente, dá um trabalho absurdo alterar as caracteristicas do jeep... e este trabalho deve ser proporcional ao nível de conhecimento técnico de quem o executa!

Porque vc cortou e emendou o seu chassis na parte da frente?

Sergio Rocha
29/01/2009, 19:31
Poizé Sérgio... no meu caso, teve uma relevancia danada... :oops:
Tive que comprar outra mola, pois nao dei ouvidos qdo o mecanico do posto de molas falou "se furar, vai quebrar bem aih"... rsrsrsrs

Realmente, dá um trabalho absurdo alterar as caracteristicas do jeep... e este trabalho deve ser proporcional ao nível de conhecimento técnico de quem o executa!

Porque vc cortou e emendou o seu chassis na parte da frente?

Eu queria aumentar o entre eixos, para ter uma relação melhor entre alturaxlargura xcomprimento.
Dentre as opções de aumentar na frente ou atrás, a melhor seria na frente.Segundo o Bill em termos de performance seria melhor na frente,O motor fica mais pra trás melhorando a distribuição de peso.
Dava mais trabalho, devido a caixa de direção e ao cáster.Mas não precisava cortar a lata.Escolhi essa opção e fiquei muito satisfeito.Se vc ler o tópico que eu falei tem todas essas considerações lá.

[]'

OPC+JR
30/01/2009, 09:10
Poizé Sérgio... no meu caso, teve uma relevancia danada... :oops:
Tive que comprar outra mola, pois nao dei ouvidos qdo o mecanico do posto de molas falou "se furar, vai quebrar bem aih"... rsrsrsrs

Realmente, dá um trabalho absurdo alterar as caracteristicas do jeep... e este trabalho deve ser proporcional ao nível de conhecimento técnico de quem o executa!

Porque vc cortou e emendou o seu chassis na parte da frente?

Bom dia ET.

Voce refurou as molas do seu jeep? Eram molas originais ou de band?
Pelo que eu entendi as molas quebraram, foi isso?

[]´s

Osmir

Elmer_Jeep
30/01/2009, 10:56
Bom, pode ser que eu esteja errado aqui tbem, mas eu acho que se furar só a mestre, nao tem como passar o parafuso de centro...
Claro que tem, furando somente a mestra as outras seriam deslocadas.


Sérgio e Elmer, eu nao tinha percebido que vcs nao queriam trocar as molas originais do jeep... daih, talvz fique mais fácil furar as 36 laminas... eu havia entendido que vcs estavam querendo furar uma outra mola, como as ta Bandeirantes, por exemplo...
Molas originais ? Eu odeio aqueles feixes originais, meu negocio é feixe band mesmo.



Quanto ao problema de enfraquecimento (durabilidade), será mesmo que o outro furo nao utilizado (o furo antigo) realmente nao atrapalha? pensem que naquela área, só existem duas "tirinhas" de mola, um de cada lado do furo, pra poder servir de apoio ao resto da lamina...

O feixe da S10 possui 3 furos (dois entre o do pino de centro) e nem por isso anda quebrando, mas tem outro recurso que falei nas primeiras paginas que seria refurar os berços onde as molas assentam no eixo, ja da pra ganhar alguns cm tambem.


Esse trabalho, além de refurar as molas ainda tem o problema do novo comprimento dos cardans,reposicionamento dos amortecedores e da caixa de direção.E se for feito na traseira, o recorte da carroceria.

Nao é simplesmente refurar e andar com os eixos.Envolve algumas coisas a mais.Antes de fazer na dianteira eu pensaria no caster, porque se mudar a inclinação do munhão........E isso deve ocorrer, porque o eixo vai ficar mais acima da mola. Puta trampo.


Bem lembrado, pra depois não entrar um desavisado aqui perguntando o que mais precisa :roll:

[]'s

Marcos ET
30/01/2009, 11:26
Bom dia ET.
Voce refurou as molas do seu jeep? Eram molas originais ou de band?
Pelo que eu entendi as molas quebraram, foi isso?
[]´s
Osmir

Olá Osmir, blza?

Cara... eu furei só a mestre da Band para que o eixo do jeep ficasse no mesmo lugar do original. só que com o deslocamento das outras molas menores para o lado mais curto do feixe, o lado maior passou a trabalhar um pouco mais, e como este lado, além de ser maior e de trabalhar mais, ainda tinha um furo para enfraquecer.... daih a "profecia" do cara lá do posto de molas se concretizou....... resultado? duas molas mestres novas e um reposicionamento dos suportes para que as molas utilizadas nao fossem alteradas.

Elmer, creio que os feixes da S.10 tenham sido projetados levando-se em conta estes furos... além do mais, acho (nao estou certo) que eles (os furos) também foram feitos antes do tratamento térmico das mesmas... tudo isso junto certamente daria a segurança para a montadora em optar por molas com este "tanto" de furo... MAS, se vc já montou molas da band assim e tá funcionando sem problemas, isso só pode significar que "na prática a teoria é outra" (mandamento promordial das adaptações em jeep).

Claro que vc pode ter executado um trabalho muuuuito melhor que os caras daqui (alias, o pessoal daqui é muito ruim de serviço mesmo), e talvez esta execução do serviço é que tenha me causado prejuizo... PORÉM, nao sao todos que tem o necessário caprixo e o conhecimento para a execução deste trabalho em adaptação... bom para aqueles que procuram vc para fazer, ruim para aqueles que tentam copiar e nao conseguem... rs

Sérgio, qdo eu perguntei porque vc tinha cortado o chassis na frente para aumentar, era pra saber se vc queria mover o eixo muito para frente ou ser era só pra instalar as molas da band... mas já entendi os motivos!

Elmer e Sérgio, só pra conferir, do feixe completo da Band, quantas e quais as laminas que vcs usam??

Elmer_Jeep
30/01/2009, 12:31
Elmer, creio que os feixes da S.10 tenham sido projetados levando-se em conta estes furos... além do mais, acho (nao estou certo) que eles (os furos) também foram feitos antes do tratamento térmico das mesmas... tudo isso junto certamente daria a segurança para a montadora em optar por molas com este "tanto" de furo...

Eu pensei nisso depois que postei a mensagem, heheh :putz:
Imaginei que vc iria argumentar, tem toda a razão porém nós jipeiros sempre ignoramos alguns conceitos quando se fala em adaptações :twisted:



Elmer e Sérgio, só pra conferir, do feixe completo da Band, quantas e quais as laminas que vcs usam??

Acho q o tio Sergio nao usa feixe band na viatura.

No meu ex-CJ5 eu usava 4 feixes dianteiros com 4 laminas.

No Crocodillo são 4 feixes trazeiros com 6 laminas(tive que sair do escritorio pra ir la contar) :lol:

[]'s

Jack Jipeiro
30/01/2009, 14:04
E se furar todas as molas ao invés de furar apenas a mestre. Nesse caso as molas ficariam nos lugares certos, e acredito que seria mais dificil de quebrar, pois me parece que as molas do ET quebrou pelo fato da mudança de lugar das outras molas...

Abraços...

Rodrigo Baratti
30/01/2009, 14:39
A idéia do Marcos faz sentido, principalmente se for fazer o serviço do "zero".

As medidas da L200 são bem próximas da Band, alias o tamanho é intermediario entre a dianteira e traseira, mesma bitola e olhetes bem diferentes.

L200 - São 5 laminas, deve dar (uii) para montar com apenas 3
compr. 1200 mm
bitola 70x7 mm
olhetes: 35 mm c/ bucha e 28 mm s/ bucha (não entendi??)

Jeep Band - são 3 laminas
compr. 1324 mm (tras.) e 1100 mm (diant.)
bitola 70x8 mm
olhetes: 29 mm s/buchas

Agora a duvida é, de quanto é o deslocamento do furo na mola da L200 e não menos importante qual a diferença de custo? Outra coisa tem jumelo revolver ou articulado para essa mola?

[]

Rodrigo Baratti
30/01/2009, 14:55
olhetes: 35 mm c/ bucha e 28 mm s/ bucha (não entendi??)

Já entendi, o olhete de 35 mm c/ bucha silenciosa é o fixo no chassi e o de 28 mm é o do jumelo.
Pode-se ajustar a bucha de PU de um jumelo de Band em 1 mm?

rubensx
30/01/2009, 15:03
cara, meus 2 centavos da historia toda apesar de já ter opnado, mas que seja


pra aumentar esse entre eixos se num for do jeito que o sergio fez (mesmo assim, não é nada simples fazer aquilo, parece, mas tenha certeza não é).

Corte seu chassis no meio e estica o meio, simples, fácil e rápido igual o Bill fez no jeep do papai noel.

Vantagens:

- óbvias de entre eixo maior em subidas
- conforto tanto em espaço interno quanto na suspensão
- relação tamnho dos pneus (grandes) e entre eixos aceitável
- com as molas de toyota tudo melhora inclusive curso de suspensão
- finalmente espaço para 4 pessoas viajarem
- no meu caso 37cm deu até espaço pra um mini porta malas mais rpa porta luvas traseiro!

Desvantagens:

- o jeep num cabe mais naquela vaga de celta ou de corsa na rua
- dá um trabalho do kct colocar tudo e ainda esticar carroceria e mexer em capota etc
- nenhuma capota conversível servirá mais a não ser que vc mande fazer específica
- sugiro usar eixos de rural, ou espaçadores (dai tem mais vantagens em estabilidade).

Bom... é isso vc pode tb cerrar a carroceria e colocar ela apenas no centro de tudo e ter ponta de chassi pra fora na frente e atrás, enfimmm

Marcos ET
30/01/2009, 16:18
No meu ex-CJ5 eu usava 4 feixes dianteiros com 4 laminas. No Crocodillo são 4 feixes trazeiros com 6 laminas(tive que sair do escritorio pra ir la contar) :lol:

[]'s

Pow Elmer, nao era pra dar trabalho de vc ir até lá contar... rsrsrs
Cara, eu também uso quatro feixes dianteiros, cada um com quatro lâminas... (dois dianteiros da Band na frente, e dois dianteiros da Band atrás). Porém, na verdade eu me expressei mal na pergunta! quando eu falei "quais" era pra saber quais das lâminas vc manteve... pergunto isso porque no meu caso aconteceu algo curioso: o feixe de molas trabalha "praticamente reto" (na verdade, com uma leve curvatura ao contrário).. eu pensei que ele manteria a curvatura original da band (pelo fato do jeep ser mais leve) ou pelo menos ficasse menos curvado... mas nao entendo porque a mola fica, em estado de repouso, com a curvatura reta, praticamente voltada para baixo...

Para facilitar o entendimento, faz de conta que a mola mestre é a n°1, a contra mestre é a n°2, a que eu chamo de terceira mola (aquela longa, quase do tamanho da contra-mestre) é a n°3, a intermediária longa é a 4ª, a intermediária média é a 5ª, a intermediária curta é a 6ª e a menorzinha de todas (aquela que na band vai colada na abraçadeira do eixo) é a n°7

Entao, montei os eixos assim:

Molas dianteiras: 1ª, 2ª, 3ª, 5ª
Molas traseiras: 1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 6ª

Já vi o pessoal do Adrenalama e do X4 montar assim:

Molas dianteiras e traseiras: 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 7ª

Só que eu só fui ver isso depois de montar o meu conjunto... ah... montei SPOA.

Jack Jipeiro
30/01/2009, 17:34
Eu já mudaria a posição das molas, refaria os furos, ou na mola, ou no berço. Vou tentar qualquer uma dessas, mas cortar o chassi no meio, isso não...

Abraços...

Sergio Rocha
30/01/2009, 21:47
Eu já mudaria a posição das molas, refaria os furos, ou na mola, ou no berço. Vou tentar qualquer uma dessas, mas cortar o chassi no meio, isso não...

Abraços...

O mais legal de adaptações é que cada um tem a sua preferencia.:dance:

Marcos, as minhas molas são originais.

Eu não refuraria só a mestra.Vai colocar todas as molas deslocadas, enfraquecendo muito a mestra no outro lado.Vai quebrar fácil.
Agora se refurar todas as molas eu duvido que quebrem, ainda mais sendo molas de toy em um jeep.

A ideia de cortar o jeep no meio e alongar tb a carroceria eu só acho legal para quem quer conforto e espaço.Para trilhas mais pesadas eu prefiro ele com a menor carroceria possível.Uma Land 110 não tem o desempenho, em trilha, da Land 90.Já o conforto é muito maior.

Eu só alonguei o meu, porque estava fazendo eu e o Samukanvas, que conhece muito de suspernsão,tínhamos a nossa disposição uma solda mig e um maçarico de plasma( tudo do Samukanvas) o que facilita muito o trabalho.Deu um puta trampo trabalhamos bem mais do que esperávamos.E ainda levei uma surra da DH.

[]'

Jack Jipeiro
30/01/2009, 21:58
O mais legal de adaptações é que cada um tem a sua preferencia.:dance:

E o mais legal de opinião, e que tb, cada tem a sua.




Marcos, as minhas molas são originais.

Eu não refuraria só a mestra.Vai colocar todas as molas deslocadas, enfraquecendo muito a mestra no outro lado.Vai quebrar fácil.
Agora se refurar todas as molas eu duvido que quebrem, ainda mais sendo molas de toy em um jeep.

A ideia de cortar o jeep no meio e alongar tb a carroceria eu só acho legal para quem quer conforto e espaço.Para trilhas mais pesadas eu prefiro ele com a menor carroceria possível.Uma Land 110 não tem o desempenho, em trilha, da Land 90.Já o conforto é muito maior.

Eu só alonguei o meu, porque estava fazendo eu e o Samukanvas, que conhece muito de suspernsão,tínhamos a nossa disposição uma solda mig e um maçarico de plasma( tudo do Samukanvas) o que facilita muito o trabalho.Deu um puta trampo trabalhamos bem mais do que esperávamos.E ainda levei uma surra da DH.

[]',

O resto eu concordo em tudo com vc Sergio.

Abraços...

rubensx
30/01/2009, 22:18
só pra constar... tirando duvidas de muita gente (que pode entender errado derepente)

Chassis se corta e se remenda sim tranquilamente, ou caso isso não fosse verdade nào exisitira remendos de chassis de caminhões, que aliás tem ângulos pra serem feitos e formas de se soldar para "costurar" a peça.

Logo se é possivel esticar um caminhão soldando chassis (com solda eletrica ok?? nem é mig) e carregar toneladas em cima e estradas e tudo mais

um jeep é moleza ;-)


basta que seja feito por uma pessoa experiente e com equipamento adequado.

A chassis force mesmo consegue fazer isso por exemplo ;-)


Mas opinião é aquilo cada um tem a sua...

Lembro-me que anos atrás se alguém me falasse de apenas soldar trincas no chassis eu jah corria do lugar rapidinho... e as coisas mudam... as pessoas evoluem

chassis se quebram e se arrumam uheheuehuehu

Por isso eu juntei 2 chassis de jeep em um só pra não aproveitar material que não seja igual auhahuauhahua (porque eu sou saudosista)

Sergio Rocha
30/01/2009, 22:20
E o mais legal de opinião, e que tb, cada tem a sua.

,

O resto eu concordo em tudo com vc Sergio.

Abraços...

Não entendi.:parede::parede:

Qual a diferença entre opinião, preferencia,gosto etc etc etc. ????????

[]'

Jack Jipeiro
30/01/2009, 22:24
Deixa pra la Sergio, vamos ficar no papo do topico mesmo, sem mimimis, senão esse assunto se prolonga...

Quando eu disse que não faria aumentar o chassi no meio, é pelo mesmo motivo que o Sergio não quis. Aumentar a carroceria do jipe. No meu ponto de vista, fica feio demais e eu prefiro ficar com os eixos mais para frente e tras, nos casos dos eixos dianteiros e traseiros respectivamente, por aumentarem os angulos de ataque e saida...

Abraços...

rubensx
30/01/2009, 22:25
A ideia de cortar o jeep no meio e alongar tb a carroceria eu só acho legal para quem quer conforto e espaço.Para trilhas mais pesadas eu prefiro ele com a menor carroceria possível.Uma Land 110 não tem o desempenho, em trilha, da Land 90.Já o conforto é muito maior.


Então mas 37cm num cj5 vc deixa ele do tamnho de um Wrnagler, ou de um CJ7 ou mesmo do troller ;-)


o CJ5 é muito curto messsmo esse é o detalhe

e se vc seguir esse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417

mais precisamente no comentario do Sandro Tannuri que explica:

"Existe uma relação entre o entre eixos e o diametro do pneu usado.
Quando se usa pneus grandes com entre eixos curto aumenta a chance de tombar de costas numa subida. Nas competiçoes de rock crawling nos EUA usa-se muito pneus 37" com entre eixos de 100", basta dividir para achar 2,7 de relação mas eu acho isto um pouco exagerado então recomendo 2,6 .Não se deve exagerar senão o fundo vai raspar nos degraus e pedras.
Pode parecer de pouca importância por que geralmente não se tem tração para subir algo tão inclinado a ponto de virar, mas quando se tem esta tração seja por preparação do veiculo ou condiçoes do terreno(pedras) convem ter um entre eixos minimo para não experimentar o gostinho da cambalhota.
Hoje uso o guincho para limitar a suspensão dianteira nas subidas ingremes ja que soldei um gancho no eixo mas antes disso ja passei alguns sustos."


Logo é ESSE o real motivo de certas modificaçães, mas claro cada um faz como quer e usa os pneus do tanho que lhe convém ehehehe

Jack Jipeiro
30/01/2009, 23:02
Eu pretendo colocar uns 37", nesse caso, ainda não parei para pensar oque vou fazer. Mas já deu pra ter bastante ideias de como fazer...
Vou medir o entre eixos que tenho hj pra saber qto falta para 97" de entre eixos, segundo a formula do Sandro...

Abraços...

Sergio Rocha
30/01/2009, 23:15
Um cj tem 80' de comprimento.O Devasso do Ramiro tem 108 '. O meu tem 88 '.

[]'

Jack Jipeiro
31/01/2009, 00:08
Caraca, então para por pneus 37" tem que aumentar muito, acho sem cortar o chassi vai ser dificil...Nesse caso to achando melhor então por 35", pelo menos não precisa alongar muito...

Qto vcs acham possivel alongar, sem cortar o chassi no meio??

Abraços...

rubensx
31/01/2009, 01:57
para ficar mais claro:

Entre eixos em polegadas:

CJ5 = 81,00" - ou 205,74cm
F-75 = 117,71" - ou 299,70cm
CJ6 = 101,00" - ou 256,54cm
Wrangler = 95,40"- ou 241,30cm
Wrangler Unlimited (4 portas) = 116,00" - ou 294,64cm

MEU JEEP = 95,27" - ou 242,74cm


Certo???

logo comparando:

CJ do Sergio = 88,00"
Wrangler = 95,40"
Meu CJ = 95,27"
Devasso = 108,00" (maior que um CJ6)

Ou seja, o meu é um CJ5 + 37cm (mas teve uns ganhos e perdas ai no meio logo ficou assim um numeor meio quebrado)

então ele não é mais comprido que um wrangler, logo, dizer ser ruim para trilha não confere.


Jack:

Ou seja a ideia de entre-eixos para pneus 37" é sim um entre-eixos de CJ6 aproximadamente!

se for 35"de pneus eu acho que vc cai certinho o mesmo que eu alonguei!

A questão que me encontrei foi: vc prefere que seu chassis tenha duas emendas, sendo cada uma nas extremidades do chassis e caindo as emendas +/- no meio do feixe de molas (tanto na frente como atrás) ou prefere apenas uma emenda bem no meio???

Essa é a pergunta que vc terá de se fazer SE vc quiser alongar o entre-eixos consideravelmente e respeitar a regra que o Sandro postou, haja visto que muita gente usa os 35"sem alongar absolutamente nada!!

Eu pretendo usar 33 (no começo) e depois partir para os 35 logo por isso esse tamanho ok?


Nada te impede de adotar o sistema do Sergio e fazer o mesmo na frente e atrás!


Veja na foto que se vc alongar no meio não necessariamente vc precisa esticar a carroceria (podendo ter sobras de chassis na frente e atrás para colocar guincho atrás tb ou coisa parecida), mas vc pode seguir essa teoria: (esse não é o meu cj ok?) E claro no meio vc num mexe em caixa de direção em mais nada, que foi a opção do bill no jeep do Papai Noel que foi 30cm no meio: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30867

Jack Jipeiro
31/01/2009, 10:11
Rubensx, como vc alongou seu CJ? No meio tb??

Abraços...

rubensx
31/01/2009, 10:56
Isso mesmo Jack

Vc até podia marcar um dia e vir aqui (moro no pé da serra da cantareira) aproveitar que ainda não montei o chasiss e te mostro....

seguinte o meu jeep estava com a parte de trás do chassis muito baleada (tiraram a travessa em V pra colocar cilindros de gás, cortaram etc) dai peguei mais um chassis (esse com a frente condenada) medimos, fizemos cortes em ângulo e soldamos, ou seja nào tem metal "não willys" ai, são dois chassis em um só:

o meu site é uma merda de demorado e as fotos estão desatualizadissimas e são quando eu ainda estava alinhando o chassis mas dá pra ter idéia:

Não esquecendo que isso só foi possivel graças ao trabalho de mestre do Carlão Sasquatch ok? (ele manja muito pena que deixou de trabalhar com isso)


http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasquatch_4X4/Projetos/Pages/Jeep_Willys_1973_-_Rubens.html


http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasquatch_4X4/Projetos/Pages/Jeep_Willys_1973_-_Rubens_files/Media/IMGP0025/IMGP0025.jpg

http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasquatch_4X4/Projetos/Pages/Jeep_Willys_1973_-_Rubens_files/Media/IMGP0027/IMGP0027.jpg

http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasquatch_4X4/Projetos/Pages/Jeep_Willys_1973_-_Rubens_files/Media/IMGP0032/IMGP0032.jpg


:concordo::pipoca:

JCJ
31/01/2009, 18:32
Mesmo sem saber desta relação entre-eixo/dia. pneu, levei o CJ5 para 101" com pneu 38". Então tô dentro ! :mrgreen:

O chassi foi alongado 20" no meio, mas a carroceria apenas 12" na porta. O espaço restante vai receber um guicho traseiro. (quase um CJ7 tabajara)

O chasssi foi cortado reto e não na diagonal como recomendado.

Até o momento estou satisfeito com a modificaçao. (já estou achando até curto).

Nada impede ainda de deslocar o furo do feixe de mola dianteiro e traseiro, ganhando algumas polegadas a mais de entre eixo.

Qualquer coisa maior que 101" e pneu 38" vão requerer eixos mais brutos !!! (IMHO)



[]´s
JCJ

mrcrema
19/08/2009, 10:40
Então mas 37cm num cj5 vc deixa ele do tamnho de um Wrnagler, ou de um CJ7 ou mesmo do troller ;-)


o CJ5 é muito curto messsmo esse é o detalhe

e se vc seguir esse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417)

mais precisamente no comentario do Sandro Tannuri que explica:

"Existe uma relação entre o entre eixos e o diametro do pneu usado.
Quando se usa pneus grandes com entre eixos curto aumenta a chance de tombar de costas numa subida. Nas competiçoes de rock crawling nos EUA usa-se muito pneus 37" com entre eixos de 100", basta dividir para achar 2,7 de relação mas eu acho isto um pouco exagerado então recomendo 2,6 .Não se deve exagerar senão o fundo vai raspar nos degraus e pedras.
Pode parecer de pouca importância por que geralmente não se tem tração para subir algo tão inclinado a ponto de virar, mas quando se tem esta tração seja por preparação do veiculo ou condiçoes do terreno(pedras) convem ter um entre eixos minimo para não experimentar o gostinho da cambalhota.
Hoje uso o guincho para limitar a suspensão dianteira nas subidas ingremes ja que soldei um gancho no eixo mas antes disso ja passei alguns sustos."


Logo é ESSE o real motivo de certas modificaçães, mas claro cada um faz como quer e usa os pneus do tanho que lhe convém ehehehe

Rubens

um cj5 original tem 80 " de entre-eixos ?

se for isso mesmo, estou usando pneus de 38 ", então tenho exatos 2,11 de relação.

caramba, tomba mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs

muitas vezes tenho que usar cinta para segurar o jeep, senão já era.

valew

rubensx
19/08/2009, 16:58
Rubens

um cj5 original tem 80 " de entre-eixos ?

se for isso mesmo, estou usando pneus de 38 ", então tenho exatos 2,11 de relação.

caramba, tomba mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs

muitas vezes tenho que usar cinta para segurar o jeep, senão já era.

valew

exatamente

segundo o calculo do sandro, o meu jeep aguenta até 35" sem entrar na relação critica de 2,6 ficando com 2,71 os 38 seriam já um pouco a menos do 2,6

e claro isso tudo depende da altura tb etc

JCJ
19/08/2009, 17:31
É isso aí !!!

Nem só de eixo de Rural e pneu grande vive um Jeep, existe tambem a proporção de comprimento !
Só que a maioria troca apenas eixo e pneu porque é bem mais facil do que alterar o chassi !

Quanto mais largo e comprido, mais estável !

[]´s
JCJ

Aristides Jr
21/08/2009, 22:48
Lí todo o tópico e me interessei pela mudança da posição do centro nas molas! tenho um 51 com a mecânica original! Acontece que me incomoda a roda trazeira não centralizar com a curva do paralamas, que tambem é circular, a aparência é de que está deslocado para frente. Voces que já trabalharam bastante com isso, acham que daria certo se mexesse apenas refurando a placa, montando tudo para trás ? também a alongaria o cardã e mais nada!

Elmer_Jeep
22/08/2009, 09:29
Aristides, ouvi dizer que no 51 o pino de centro não é centralizado, então acontece de alguns mexânicos montarem os feixes invertidos aí o eixo fica deslocado na posição errada, verifica isso antes de qualquer modificação mais pesada.

[]'s

Sergio Rocha
22/08/2009, 18:32
Aristides, ouvi dizer que no 51 o pino de centro não é centralizado, então acontece de alguns mexânicos montarem os feixes invertidos aí o eixo fica deslocado na posição errada, verifica isso antes de qualquer modificação mais pesada.

[]'s

O furo do pino de centro é centralizado.A diferença é o feixe dianteiro ser bem menor do que o traseiro.

[]'

Lucas Nassif
17/01/2011, 10:28
No Cascãozão vou precisar de jogar o eixo traseiro umas 10" pra trás, e de quebra, vou jogar o dianteiro 5" pra frente.

Iria esticar o chassi 25cm na ponta traseira, mas pensando direito, acredito que ficaria bem estranho.
Conversei com o meca agora cedo e estamos achando melhor alongar somente 15cm, e refurar a mola traseira para que o eixo vá mais 10cm pra trás, totalizando os 25cm.

O que acham? A mola ficaria frágil? :roll:

Sergio Rocha
17/01/2011, 17:07
Eu tb tive essas dúvidas quando alonguei o meu. Depois de algumas considerações entre eu o Billj (grande Billj) e o Rodrigo, chegamos a conclusão que para o melhor desempenho seria alongar o chassis na dianteira.
Optei por essa solução, e embora tenha dado mais trabalho, não me arrependo em nada.Foi a modificação que mais efeitos positivos teve sobre o desempenho em erosões. Tem um tópico perdido aki pelo fórum que fala sobre isso, inclusive com as considerações do billj e fotos.
Rodrigo comigo e o Bruno atrapalhando, levou uns 3 dias pra fazer.:palmas:

Os dois moleiros que consultei, disseram que a mola iria fraturar no antigo furo.

[]´

Lucas Nassif
17/01/2011, 17:17
Eu tb tive essas dúvidas quando alonguei o meu. Depois de algumas considerações entre eu o Billj (grande Billj) e o Rodrigo, chegamos a conclusão que para o melhor desempenho seria alongar o chassis na dianteira.
Optei por essa solução, e embora tenha dado mais trabalho, não me arrependo em nada.Foi a modificação que mais efeitos positivos teve sobre o desempenho em erosões. Tem um tópico perdido aki pelo fórum que fala sobre isso, inclusive com as considerações do billj e fotos.
Rodrigo comigo e o Bruno atrapalhando, levou uns 3 dias pra fazer.:palmas:

Os dois moleiros que consultei, disseram que a mola iria fraturar no antigo furo.

[]´

Isso, na época eu acompanhei a saga do jeepinho, inclusive com vc pelejando com a direção hidráulica (posição do pitman, etc).. :lol:

Vou alongar a dianteira também, mas lá eu vou somente alongar o chassi, sem refurar a mola. :concordo:

Minha dúvida é pra alongar a parte traseira do chassi, pois é lá que preciso de mais espaço pra caber todo o powertrain (GM L6 + câmbio 5m e tc de Hilux).
Tenho que jogar o eixo pelo menos 25cm pra trás, mas ao invés de alongar 25cm no chassi (acho que fica estranho), estou querendo alongar o chassi e jogar as molas 15cm pra trás, e depois refuro a mola pra jogar somente o eixo mais 10cm.

Sei que o Walnei do Porcão fez algo semelhante, e como tem mais tempo, queria saber se dessa maneira funfa mesmo ou se já quebrou alguma mola. :roll:


Abraço. :concordo:

Elmer_Jeep
17/01/2011, 17:33
Sei que o Walnei do Porcão fez algo semelhante, e como tem mais tempo, queria saber se dessa maneira funfa mesmo ou se já quebrou alguma mola. :roll:


Abraço. :concordo:
Edu Mendes refurou os feixes trazeiros no CJ dele e pelo visto ta rodando de boa.

Da uma consultada la pra nois pois to afim de deslocar o eixo dianteiro do meu tb, e o unico jeito vai ser refurando os feixes... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49832&page=16

[]'s

Sergio Rocha
17/01/2011, 18:15
Edu Mendes refurou os feixes trazeiros no CJ dele e pelo visto ta rodando de boa.

Da uma consultada la pra nois pois to afim de deslocar o eixo dianteiro do meu tb, e o unico jeito vai ser refurando os feixes... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49832&page=16

[]'s

Pelas fotos eram feixes de toyota, que são muuuuuuuuuuito mais fortes que os do CJ.
Não sei o que deu, ele refurou sómente a mestra e a contra mestra, ficou meio estranho.:pensativo:

[]´

EduMendes
17/01/2011, 18:33
Opá Galera, beleza ????

O Lucas me chamou no MSN pediu para eu colocar minhas impressões aqui....

Bom, eu uso Molas de Toy e refurei todas:
- As de tras foram 10cm mais para tras;
- As da frente 5 cm mais para frente;

Tem bastante info desta roforma, com fotos, no tópico do meu Jeep.

Eu gostei da adaptação, ficou muito bom, não tenho do que reclamar.
Até hoje estão lá aguentando muito bem, e já judiei bastante da suspensão.

A unica coisa que percebi é que hoje elas estão mais retas, como deve ser mesmo as molas de Toy. Quando eu instalei as molas não era SPOA e por isto pedi para arquea-las. Hoje deve ter voltado ao normal.

Preciso atualizar o tópico, pois hoje estou rodando com pneus 38 e ainda assim as molas estão indo numa boa.

Segue algumas fotos de quando fiz a reforma e tambem do tamanho dos cardãns

fugger
17/01/2011, 20:45
Lucas, a unica coisa que vc realmente tem que cuidar quando refurar as molas, é que quanto mais longe do centro, maior é a tendência do eixo rolar sobre seu eixo.

Isso se resolve com uma boa barra anti rolagem, mas fazer uma que funcione 100% no seu jeep é uma engenharia que vc terá que desenvolver in loco, não vai achar pronta pra instalar, e antes de meter o pé no fundo do acelerador.

O resto é tranquilo :concordo:

[]´s

Lucas Nassif
17/01/2011, 21:08
Obrigado Elmer, Edu e Fugger pelas respostas! :concordo:

Fugger, a barra anti axle-wrap eu já tenho. Aquela que adquiri na TT4.
Falta só instalar. Mas será que vai exigir modificações na barra?

Kim
17/01/2011, 21:36
Obrigado Elmer, Edu e Fugger pelas respostas! :concordo:

Fugger, a barra anti axle-wrap eu já tenho. Aquela que adquiri na TT4.
Falta só instalar. Mas será que vai exigir modificações na barra?

Lucas!

Na minha opinião, a barra deve ter o tamanho proporcional ao tamanho da mola entre olhal a eixo, para descreverem o circulo de forma idêntica.

Se aumenta a mola, ou a refura, aumento a descrição do circulo, deve aumentar a barra também.

Descrição de círculos diferente = problema!:odedo:

Att.

Kim.

Lucas Nassif
17/01/2011, 22:06
Lucas!

Na minha opinião, a barra deve ter o tamanho proporcional ao tamanho da mola entre olhal a eixo, para descreverem o circulo de forma idêntica.

Se aumenta a mola, ou a refura, aumento a descrição do circulo, deve aumentar a barra também.



Vê se entendi..

Vamos supor que o eixo esteja na posição original e a travessa da barra (que liga uma longarina do chassi à outra) está em um ponto X no chassi. Se eu levo o eixo 10cm pra trás, a fixação da travessa também terá que ir a 10cm do ponto X, pois deste modo a barra que vai ligada ao eixo não vai sozinha fazendo com que altere o ângulo do jumelo.

Seria isso? :putz: :pensativo: :roll:

Kim
17/01/2011, 22:15
Lucas!

Não.

Se levar somente o eixo, refurando a mola, a travessa fica no lugar, deve aumentar a barra, pois levando o eixo, ficará uma distância maior em relação ao olhal da mola, portanto, um circulo maior, onde o centro é o olhal da mola.

Se coloca molas maiores do que a original, no qual foi projetado a barra, deve aumentá-la também, pois se não o fizer haverá divergências entre as medidas, ocasionando um funcionamento precário ou de forma incorreta, levando a um desgaste prematuro ou rompimento de algum ponto-fusível.

Abraços.

Kim.

fugger
18/01/2011, 09:24
Lucas, o "refuramento" das molas muda toda a geometria do eixo, vc terá que fazer outra barra e/ou outro suporte após montar a suspenção e testa-la com cursos máximos e mínimos.

A barra da tt4 funciona bem com o kit de suspensão deles, mas na tua eu tenho minhas duvidas... :pensativo:

Ahh, considere fazer uma barra pro eixo dianteiro também... O devasso tinha, lembra?

[]´s

Lucas Nassif
18/01/2011, 10:31
Antes de mais nada eu preciso ter uma ideia de onde posicionar a travessa da barra, levando em conta que tá tudo original. Qual a posição (inclinação) que o jumelo deve ficar, etc..

Se ao jogar o eixo pra trás eu tiver que aumentar somente a barra, acredito que é serviço tranquilo fazer. Cortar, emendar um tudo e soldar. :mrgreen:

Acho que vai sobrar espaço pra fazer uma barra lá na frente também. Não lembro a do Devasso..quando tiver com tempo eu vou olhar no tópico dele.


:concordo:

fugger
18/01/2011, 10:33
...Se ao jogar o eixo pra trás eu tiver que aumentar somente a barra, acredito que é serviço tranquilo fazer. Cortar, emendar um tudo e soldar. :mrgreen:

Não é tão simples assim não :discordo: Dê (uuuui!!) uma boa lida no tópico que trata disso

[]´s

mrcrema
18/01/2011, 10:39
Lucas,

No meu jeep estou usando a barra da Pajero, tive de diminuir o tamanho dela.

Na última reforma joguei o eixo mais para fora, para a traseira do jeep para ganhar algumas poucas polegadas, tive que mudar a posição da barra, poderia sim ter aumentado, mas preferi mudar a posição dela, jogando mais para a traseira.

Segue algumas fotos da barra e onde foi parar o eixo, estou querendo instalar as molas de Toy e jogar mais para fora, para o jumelo sair do final do parachoque traseiro e também jogar o dianteiro mais para frente, mas isso ainda são plano, rsrsrsrs.

Valew

Elmer_Jeep
18/01/2011, 11:30
Antes de mais nada eu preciso ter uma ideia de onde posicionar a travessa da barra, levando em conta que tá tudo original. Qual a posição (inclinação) que o jumelo deve ficar, etc..
Na minha viatura com D70 e feixe band trazeiro o jumelo da barra ficou apoiado na travessa do cambio pra que a barra(com a suspensão em repouso) ficasse o mais paralela possível em relação ao solo e isso dá mais liberdade pra que ela acompanhe a compressão e extensão dos feixes sem travar o movimento da suspensão. :concordo:

A barra ficou com 1,20mt.
Se quiser copiar a idéia da regulagem eu recomendo :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1222264#post1222264



Se ao jogar o eixo pra trás eu tiver que aumentar somente a barra, acredito que é serviço tranquilo fazer. Cortar, emendar um tudo e soldar. :mrgreen:
Teoricamente sim, mas precisa ver como vai ficar o nivelamento da barra dai talvez precise mexer na altura da travessa mantendo no mesmo ponto que se encontra atualmente.



Acho que vai sobrar espaço pra fazer uma barra lá na frente também. Não lembro a do Devasso..quando tiver com tempo eu vou olhar no tópico dele.

:concordo:
Faz a trazeira e bota pra rodar dai vai ver como se comporta a viatura e se tem necessidade da barra dianteira.

[]'s

EduMendes
18/01/2011, 18:30
Sim, concordo com os relatos, tem que dimensionar a barra anti-rolagem.....

No meu caso tive problema de fixa-la onde deveria, pois estava bem na altura do guincho mecanico, veja foto.

Precisa medir tudo direitinho.

Abraço
Edu

Rafaminc
19/01/2011, 09:18
Eu ainda quero deixar o meu como nas fotos. Esteticamente e proporcionalmente acho que ficou ótima a combinação que o cara fez.
A capota de fibra também ficou muito bonita, e a inclinação do vidro dianteiro também colaborou para o visual mais robusto.

Xavier4x4
15/02/2011, 11:40
Amigos, estou precisando de uma informação aqui, sei que o entre eixos do cj5 é de aproximadamente 205 cm e a do cj3, alguem saberia me ajudar. Sei que tinha essa informação em algum lugar,mais não estou encontrando mais.

Obrigado

Rodrigo Baratti
15/02/2011, 15:29
Xavier,

CJ3 = 80" (2.032 mm)
CJ5 = 83 1/2" (2.121 mm)
CJ6 = 101 " (2.565 mm)

[]'s com ~99"

Elmer_Jeep
15/02/2011, 15:48
Xavier,

CJ3 = 80" (2.032 mm)
CJ5 = 83 1/2" (2.121 mm)
CJ6 = 101 " (2.565 mm)

[]'s com ~99"

Cara, acho que o CJ5 mede 81" pois o CJ6 é 20" maior. :pensativo:

[]'s

Elmer_Jeep
15/02/2011, 15:55
Fui pesquisar e encontrei essa medida de 83,5" pro CJ5 com ano acima de 1972 mas acho que isso não vingou no Brasil.

Willys CJ-5/Jeep CJ-5
Wheelbase:
81 in (2057 mm) (1954-1971)
83.5 in (2121 mm) (1972-1983)

http://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_CJ

[]'s

Rodrigo Baratti
15/02/2011, 16:35
Fui pesquisar e encontrei essa medida de 83,5" pro CJ5 com ano acima de 1972 mas acho que isso não vingou no Brasil.

Willys CJ-5/Jeep CJ-5
Wheelbase:
81 in (2057 mm) (1954-1971)
83.5 in (2121 mm) (1972-1983)

http://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_CJ

[]'s

Boa Elmer,

Peguei a informação no Pirate faz um tempão e nunca tinha me atentado a essa diferença.:parede:

No manual do CJ5 que tenho aqui fala em 81".:concordo:

[]'s

Xavier4x4
16/02/2011, 10:47
Obrigado meus amigo, só queria saber mesmo é se a diferença entre o CJ3 e o CJ5 era muito grande. Mais de 1'' a 3'' é uma diferença irrelevante para o que estou querendo fazer.

Um abraço

OPC+JR
16/02/2011, 10:58
Fui pesquisar e encontrei essa medida de 83,5" pro CJ5 com ano acima de 1972 mas acho que isso não vingou no Brasil.

Willys CJ-5/Jeep CJ-5
Wheelbase:
81 in (2057 mm) (1954-1971)
83.5 in (2121 mm) (1972-1983)

http://en.wikipedia.org/wiki/Jeep_CJ

[]'s

Lá os caras mudaram os cj5 mesmo.

Se der uma olhada nos cj5 mais novos deles os paralamas dianteiros, na parte traseira, alí naquela curva na parte de baixo é maior e o capô também.

Se pegar a foto dos dois modelos vai ver pelo paralamas a diferença, é bem nítido.

No BR não teve essa modificação, aqui é tudo como os antigos. :concordo:

[]´s .

Elmer_Jeep
16/02/2011, 11:02
Lá os caras mudaram os cj5 mesmo.

Se der uma olhada nos cj5 mais novos deles os paralamas dianteiros, na parte traseira, alí naquela curva na parte de baixo é maior e o capô também.

Se pegar a foto dos dois modelos vai ver pelo paralamas a diferença, é bem nítido.

No BR não teve essa modificação, aqui é tudo como os antigos. :concordo:

[]´s .

Exato, eu alonguei capo e paralamas do meu e passei de 101" pra 104" :mrgreen:

[]'s querendo mais 4" :twisted:

daniloatui
18/08/2011, 02:45
É lendo, tudo isto... vou definir o que fazer para alongar 40 a 50 cm o entre eixos.

O Guto me sugeriu usar o feixe da Frontier e da F250 com os jumelos fixos diret ono parachoque....
Alguém ja viu esta configuração????

Aristides Jr
07/11/2016, 12:34
Tenho vontade de melhorar o espaço para o motorista no meu CJ3! nada muito exagerado, gostaria se possível que não ficasse tão fácil de notar, acho que 250mm já dá e sobra para o que eu preciso, gostaria de manter todo o resto da mecânica básica original! Pensei em além de aumentar o espaço, rebaixar o assoalho uns 100mm, para isso faria um tipo de modificação no chassis angulada para poder descer a bandeja do motorista e passageiro! Rebaixando tanque de combustível, caixa de ferramentas e é claro os bancos, a travessa do cambio seria fixada na aba de cima da longarina e a pedaleira original mudaria para o lado de dentro, de um jeito que a travessa não tivesse nada saliente, daí seria possível montar um peito de aço de de uma longarina na outra.538665!

Aristides Jr
07/11/2016, 12:36
Esqueci de dizer que gostaria de manter os suportes de jumelo na altura original!

Aristides Jr
03/04/2017, 10:19
Nenhuma opinião sobre o rebaixo do chassis?

Elmer_Jeep
03/04/2017, 11:05
Tenho vontade de melhorar o espaço para o motorista no meu CJ3! nada muito exagerado, gostaria se possível que não ficasse tão fácil de notar, acho que 250mm já dá e sobra para o que eu preciso, gostaria de manter todo o resto da mecânica básica original! Pensei em além de aumentar o espaço, rebaixar o assoalho uns 100mm, para isso faria um tipo de modificação no chassis angulada para poder descer a bandeja do motorista e passageiro! Rebaixando tanque de combustível, caixa de ferramentas e é claro os bancos, a travessa do cambio seria fixada na aba de cima da longarina e a pedaleira original mudaria para o lado de dentro, de um jeito que a travessa não tivesse nada saliente, daí seria possível montar um peito de aço de de uma longarina na outra.538665!

Se a intenção é aumentar o espaço do motorista, a solução mais simples é cortar a caixa de roda traseira, fazendo isso vc consegue afastar mais o banco. Chassi e pedais continuam do jeito que estão.

Aristides Jr
21/04/2017, 20:14
Elmer muito grato pela sua resposta! A muito tempo venho pensando neste assunto! O objetivo é me posicionar mais "dentro" do Jeep! Já construí um banco otimizando o máximo do espaço (depois posto fotos), tanto para trás como para baixo (dentro) este banco em relação ao original ficou aproximadamente 6cm mais para trás e 5cm mais para baixo! É o máximo do máximo! Se eu entrar na caixa de rodas eu até consigo ir um pouco mais para trás, mas daí perco na altura me limitando no assoalho traseiro.
Ainda sim não tenho visão completa para frente, semáforo então nem pensar! a cabeça segue quase colada na capota! Quero ganhar mais espaço na altura!

Rodrigo Baratti
22/04/2017, 08:42
Elmer muito grato pela sua resposta! A muito tempo venho pensando neste assunto! O objetivo é me posicionar mais "dentro" do Jeep! Já construí um banco otimizando o máximo do espaço (depois posto fotos), tanto para trás como para baixo (dentro) este banco em relação ao original ficou aproximadamente 6cm mais para trás e 5cm mais para baixo! É o máximo do máximo! Se eu entrar na caixa de rodas eu até consigo ir um pouco mais para trás, mas daí perco na altura me limitando no assoalho traseiro.
Ainda sim não tenho visão completa para frente, semáforo então nem pensar! a cabeça segue quase colada na capota! Quero ganhar mais espaço na altura!

Qto vc tem de altura?

Tenho 1,94 e tinha o mesmo problema.
Resolvi isso alongando em 30 cm o chassi na porta.
Meu banco tem 20/25 cm de altura em relação ao assoalho, se quiser pode fixar um pouco mais pra baixo, mas acho que não ficaria confortável em relação as pernas X pedaleira.

[]'s

Aristides Jr
11/05/2017, 18:05
Olá Rodrigo! Tenho 1,80! Entendi o que disse sobre a altura! Se por exemplo tirar o tanque de combustível daria para colocar o banco lá embaixo, só que fica ruim para as pernas! Minha idéia inclui também alongar na porta 20 a 25cm, também este rebaixo de 10cm, o assoalho todo embaixo do tanque e caixa de ferramentos descem 10cm. Pedaleiras penso em reposicionar por cima da aba da longarina, como resultado vai descer junto com o assoalho só que uns 7cm. A nova posição da longarina vai regular com a altura da travessa do cambio ou seja permite colocar um "peito de aço" de lado a lado. Vou dirigir praticamente na mesma postura de hoje (para mim é boa) só que numa posição 10cm mais baixa para dentro do Jeep.