Ver Versão Completa : Porque a embreagem do Troller fica pesada???
Pessoal,
No mês passado troquei o Kit de embreagem do meu Troller 05/05, (luk - silverado 6cil). Logo que saiu da oficina, estava como uma pena, mais leve que a do meu fiesta, MAS, na terceira semana já senti que a bichinha começou a ficar pesada.
Qual é o problema dessas embreagens no Troller???? Será que é o cilindro hidraulico que é pequeno para aciona-lá???? Será que tem uma adaptação para melhorar???, pois eu gosto de mais de dirigir o carro na cidade mais com o peso dessa embreagem, não dá!!!
Artur (no Ceará)
Artur estou precisando trocar a embreagem do meu T4 e gostaria de saber quanto vc gastou na sua. Eu achei esse kit aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69083231-embreagem-troller-mwm-28-todos-_JM
Vc falou em luk silverado 6 cc sabe me dizer se serve no 2002 e se é melhor e mais barata que essa da SACHS do anuncio?
Abração.
Artur estou precisando trocar a embreagem do meu T4 e gostaria de saber quanto vc gastou na sua. Eu achei esse kit aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69083231-embreagem-troller-mwm-28-todos-_JM
Vc falou em luk silverado 6 cc sabe me dizer se serve no 2002 e se é melhor e mais barata que essa da SACHS do anuncio?
Abração.
Oi Loyer,
Não sei se dá no 2002, mas acredito que sim.
Em outro forum que participo o pessoal aconselhou essa da LUK (para a silverado 6 cil), pois é mais reforçada. A minha custou aqui em fortaleza 725,00 + 300 de mão de obra.
É como eu comentei, na primeira e segunda semana estava como uma pena, depois .... voltou a ficar pesada novamente(o normal) :-)
Por falta de lubrificação no colar da embreagem.
O meu, a cada 6 meses mais ou menos eu abria a embreagem para lubrificar o colar, a embreagem era sempre molinha molinha. (mas tambem já abri depois de 2 semanas após a lubrificação, pois a junta não estava boa e deixou passar água).
Os Troller`s que sofrem mais com isso são os que vivem em trilhas e dentro d`água.
Se a junta não tiver 100%, entra água e estraga o colar...
Abraços.
Abreu,
Eu acho que deve entrar um pouco de agua também pelo motor de arranque, pois o meu mecanico na troca do kit, fez uma super vedação, entre a caixa e o motor.
Será que não teria um colar com uma lubrificação melhor que pudesse ser colocada?
Um abraço.
Pai do Pedro
14/03/2008, 08:20
Abreu,
Eu acho que deve entrar um pouco de agua também pelo motor de arranque, pois o meu mecanico na troca do kit, fez uma super vedação, entre a caixa e o motor.
Será que não teria um colar com uma lubrificação melhor que pudesse ser colocada?
Um abraço.
Artur, antes de mexer na embreagem manda apenas lubrificar o cabo de embreagem. A água e a lama, com o tempo deixam a embreagem pesada e rangendo. A cada 2 meses preciso fazer esse serviço. Uma simples lubrificação do cabo, que leva meia hora e custa apenas a mão de obra pode resolver seu problema.
Abs.
Elmer_Jeep
14/03/2008, 10:09
lubrificar o cabo de embreagem do troller ??? :pensativo: :parede:
Artur, antes de mexer na embreagem manda apenas lubrificar o cabo de embreagem. A água e a lama, com o tempo deixam a embreagem pesada e rangendo. A cada 2 meses preciso fazer esse serviço. Uma simples lubrificação do cabo, que leva meia hora e custa apenas a mão de obra pode resolver seu problema.
Abs.
Oi Gustavo,
Essa embreagem é hidraulica, não tem cabo, como tinha nos a gasolina.
Aos conhecedores de mecanica: Essa caixa onde fica o platô, disco e colar é uma caixa seca, será que não teria um jeito de adaptar um furo, pela lateral e um dreno pela parte de baixo, para se fazer uma eventual lubrificação, é claro quando terminado o serviço, fechava-se esses drenos(tudo isso pra não ter que arriar a caixa de marcha).:lol:
Estou pensando em adquirir um troller 2003 ou 2004.
Fiz um test drive com um 2001 e um 2006 e a diferença no peso da embreagem foi imensa.
Achei o 2001 um pouco desconfortável devido ao peso da embreagem e tenho receio que o 2003 ou 2004 seja tão pesado quanto.
A dúvida é.... é possível deixar a embreagem como a do 2006?
Um abraço
Elmer_Jeep
14/03/2008, 11:16
Aos conhecedores de mecanica: Essa caixa onde fica o platô, disco e colar é uma caixa seca, será que não teria um jeito de adaptar um furo, pela lateral e um dreno pela parte de baixo, para se fazer uma eventual lubrificação, é claro quando terminado o serviço, fechava-se esses drenos(tudo isso pra não ter que arriar a caixa de marcha).:lol:
Impossível, pra chegar até o colar só removendo tudo, não existe colar lubrificável.
Outro detalhe pra quem pretende "selar" a caixa-seca, lembrem de fazer um respiro pra aliviar a pressão interna (atrito do disco/temperatura gerada).
[]'s
Pai do Pedro
14/03/2008, 11:17
Oi Gustavo,
Essa embreagem é hidraulica, não tem cabo, como tinha nos a gasolina.
Eu disse aquilo? Cadê a borracha? M&rd@s acontecem........ podem sacanear. :oops:
Outro detalhe pra quem pretende "selar" a caixa-seca, lembrem de fazer um respiro pra aliviar a pressão interna (atrito do disco/temperatura gerada).
[]'s
Okay,
Valeu Elmer
Bom dia Artur,td bem? Tbm sou de Fortaleza - ce e possuo Troller.
Não sei se vc ja tomou conhecimento. Não sei o motivo do peso da embreagem devido ao curto tempo que vc trocou. Se não queimou embreagem ou forçou nas trilhas ou até mesmo andou em lamas.
A embreagem do Troller fica mais leve qdo se faz " um furo " no próprio pedal da embreagem. Eu ja fiz isso em varios Trollers que ja tive.
Maiores informaçoes,vc pode procurar o Assis ( Oficina Good Car ), ele é expert em Troller. Contato dele: ( 85 ) 8828-1144
Abraços
Enis
Oi Enis,
eu lhe conheço lá da SineAutomóveis. Tentei comprar um troller amarelo com voce, pena que não deu certo na ocasião.
Esse furo é no acionador do braço que empurra o hidraulico quando pizamos na embreagem??
Valeu pela dica.
Oi Enis,
eu lhe conheço lá da SineAutomóveis. Tentei comprar um troller amarelo com voce, pena que não deu certo na ocasião.
Esse furo é no acionador do braço que empurra o hidraulico quando pizamos na embreagem??
Valeu pela dica.
Arthur,
Aproveita que ta no Léo e pede para ele ver isso. Com certeza ele dá uma solução...
[]s
Arthur,
Aproveita que ta no Léo e pede para ele ver isso. Com certeza ele dá uma solução...
[]s
É Oswaldo, vou ver outras coisitas também: borrachas da carroceria, batedores trazeiros ... (tlin - tlin) $ - $
Abraços
Barao de Castro
17/03/2008, 09:33
Se o mecanico colocaou a embreagem que vc comprou mesmo não era para estar dura não. Mas tem ainda duas opções para vc examinar. Primeiramente o fluído da embreagem (o oleo que aciona) e em segundo plano não seria o uso desrinado do carro? Trilhas de lama, areia etc....
O meu vitara fica assim, mas depois que lavo e lubrifico fica bem melhor, lembrando que os vitara são CABO. Geralmente também pode ser a entrada de água dentro do co prtimento da caixa de macha ionde ficam disco/colar/plato. Saliento, que no mu carro, vitara, toda vez que faço trilha que tem água a empreagem pesa por algum tempo, depois vai melhorando, por isso só passo de 1 marcha, acho que é como se o disco, ingnorantemente falando inchasse, e depois com a saída vagarosa da água ele voltasse ao normal.
sds
Breno
PS: depois poste a solução encontrada.
Valeu
Pessoal,
Um detalhe que o Leo falou sobre o colar, ele tem que ser lubrificado com uma graxa especial para alta temperatura, quando ele tirou a caixa a graxa tinha se dissolvido toda, uma vez que desde que troquei o kit não coloquei a viatura em agua.
Então ai é mais uma dica!!!!
abraços.
Pessoal,
O Silvio do TC, postou uma mensagem com uma foto que no caso dele a solução foi tirar a mola grande que vai junto ao servo auxiliar.
Esse final de semana vou tirar no meu troller essa mola para ver os resultados:dance:
Pessoal,
O Silvio do TC, postou uma mensagem com uma foto que no caso dele a solução foi tirar a mola grande que vai junto ao servo auxiliar.
Esse final de semana vou tirar no meu troller essa mola para ver os resultados:dance:
Artur,
Posta aqui, ficou bom ? Minha embreagem é super macia, mas é bom para saber se dá certo ou não!
Murillus
24/11/2008, 06:33
Fritei minha embreagem...
qual seria a melhor opcao pra troca-la ja que faco muita trilha... LUK ? SACHS ? VALEO ? MECARM ?
a ref que achei foi
T-4 2.8 Turbo Diesel 1998/... Sachs 6322
JEFFCATUNDA
24/11/2008, 20:26
fritei Minha Embreagem...
Qual Seria A Melhor Opcao Pra Troca-la Ja Que Faco Muita Trilha... Luk ? Sachs ? Valeo ? Mecarm ?
A Ref Que Achei Foi
T-4 2.8 Turbo Diesel 1998/... Sachs 6322
Quando Leio Estas Coisas Ai, Fico Pensando...porque Será Que Eu Desejo Tanto Comprar Uma Viatura Destas???
Elas Só Vivem Na Oficina!!!!!!!!!
Murillus
25/11/2008, 16:17
Elas Só Vivem Na Oficina
kkk...
o meu eu ja sabia que ia acabar tendo que refazer a embreagem...
mas pior foi descobrir que ela era recauchutada... da pra acreditar... num troller...
nao tem comentarios...
[]s
Quando Leio Estas Coisas Ai, Fico Pensando...porque Será Que Eu Desejo Tanto Comprar Uma Viatura Destas???
Elas Só Vivem Na Oficina!!!!!!!!!
A minha nao! =)
JEFFCATUNDA
25/11/2008, 16:52
Como é que pode Murilo???/
Tem algumas coisas mal explicadas no histórico do teu troller...
Como uma viatura 2005 só tem 15000km???
Como ,com 15000, foi necessária a troca de tamtos componentes???
Como pode já ter recauchutado uma embreagem com esta quilometragem???
Será que este contador não foi adulterado colega?
...nesse caso, acho até que é a tua salvação...pede explicação ao vendedor...afinal, ainda está na garantia do PROCOM.
Murillus
25/11/2008, 16:53
pelo que vi...
Kit de embreagem para Troller com motor MWM 2.8L, 2001 a 2004 pode
ser Sachs (Sachs Embreagens - Fabricante e Fornecedora de peças para
montadoras e reposição - www.zfsachs.com.br (http://www.zfsachs.com.br/))... EMBREAGEM SACHS...
TROLLER R$ 490.00... na http://www.toroffroad.com.br (http://www.toroffroad.com.br/) ...
ou
Kit de embreagem para Troller com motor MWM 2.8L, 2001 a 2004 pode
ser LUK ( http://www.schaeffler.com/content.schaeffler.com.br/pt/lukproducts (http://www.schaeffler.com/content.schaeffler.com.br/pt/lukproducts) )...
EMBREAGEM LUK... SILVERADO (serve no "TROLLER") R$ 733,56... na http://www.autoz.com.br (http://www.autoz. com.br) ...
Ja o Kit de embreagem para Troller com motor MWM 2.8L, 2005 em diante
deve ser LUK pois realmente parece ser melhor...
[]s
JEFFCATUNDA
25/11/2008, 17:12
como é Que Pode Murilo???/
Tem Algumas Coisas Mal Explicadas No Histórico Do Teu Troller...
Como Uma Viatura 2005 Só Tem 15000km???
Como ,com 15000, Foi Necessária A Troca De Tamtos Componentes???
Como Pode Já Ter Recauchutado Uma Embreagem Com Esta Quilometragem???
Será Que Este Contador Não Foi Adulterado Colega?
...nesse Caso, Acho Até Que é A Tua Salvação...pede Explicação Ao Vendedor...afinal, Ainda Está Na Garantia Do Procom.
é Meio Complicado Mesmo.....será Que Procon Resolve?
Murillus
26/11/2008, 16:55
Como é que pode
foi necessária a troca de tamtos componentes???
mau uso...
muito mau uso...
muitissimo mau uso...
ou seja, tudo que deu problema ate agora sao as mesmas que podem dar em qualquer troller... ja rodei varios forum e é sempre a mesma coisa... manutencao preventiva...
espero que depois de tudo, o "porkinhu" fique muito bom...
[]s
Murillus
26/11/2008, 16:59
O que prejudica sua embreagem?
Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista.
Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
- utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha, quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes
- nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio, este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo
- evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma
- evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas
- nunca saia com o veículo em segunda marcha
- evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.
outras dicas:
- Se seu carro não é um robusto utilitário ou um fora-de-estrada dotado de reduzida, evite trafegar por terrenos de baixa aderência, com subidas íngremes ou com carga muito pesada, situações em que a primeira marcha e a ré podem não ser suficientes para a arrancada. Todo uso intenso da embreagem ("queima"), com o fim de elevar as rotações do motor ao sair, provoca desgaste. Em uma solicitação mais severa, o passeio pode terminar com a queima do disco, que deverá ser substituído.
- observe regularmente se o acionamento da embreagem (caso não hidráulico) está macio, progressivo e sem ruídos. Em caso contrário, inspecione e troque o cabo se preciso, pois seu rompimento dificulta bastante o uso do veículo -- será preciso arrancar e imobilizar o carro aos trancos e trocar as marchas "no tempo", ou aguardar o reparo do cabo.
- o pedal não deve ficar "alto" nem "baixo" demais, ou seja, o ponto de acoplamento não pode estar muito distante do motorista nem muito próximo, o que traz desconforto. Alguns automóveis têm ajuste automático de folga; nos demais ela pode ser corrigida, em geral, por uma porca ou borboleta na extremidade do cabo, no cofre do motor. Um lembrete: ao instalar tapetes sobre o assoalho, verifique se não há prejuízo ao curso normal da embreagem, o que pode prejudicar os engates do câmbio.
- quando o acionamento fica muito duro ou prendendo, de modo a não transmitir corretamente o movimento feito no pedal, a causa pode ser um cabo desregulado, desfiando (com tendência a se romper) ou com acúmulo de sujeira. Pode também estar endurecendo o platô da embreagem, devido ao desgaste do disco, anúncio de substituição do conjunto para breve
- um disco empenado, impregnado de óleo lubrificante que vazou da transmissão ou do motor, ou um platô deformado por superaquecimento podem causar trepidação ao se soltar o pedal de embreagem. Nesses casos, para saná-la só trocando o conjunto
- ela começa suave, vai crescendo e pode chegar ao ponto em que não se movimenta mais o veículo: a embreagem patina por desgaste do disco e o fenômeno pode acelerar sua inutilização, pois gera mais calor. Percebe-se a patinagem quando a rotação do motor demora a cair nas mudanças ascendentes de marcha (como de 2a. para 3a.). Para contorná-la por algum tempo, acelere com cuidado depois das mudanças, evitando um esforço excessivo.
- Ao reduzir marchas, evite ultrapassar o regime máximo de rotações do motor (indicado pelo conta-giros ou, em sua ausência, pela velocidade correspondente em cada marcha, que deve ser conhecida pelo motorista). Engatar, por exemplo, a segunda a 120 km/h pode quebrar o disco pela força centrífuga, o que imobiliza o veículo e exige sua substituição -- mesmo que o pedal de embreagem não seja solto, pois o disco gira com o câmbio.
agora isso num troller vai ser dificil seguir...
[]s
http://www.zfsachs.com.br/PO/documentos/AF%20dicas%20importantes.pdf
http://www.volvo.com.br/volvobrasil/trucks/partservice/tips/dicas09.pdf
Vale a pena ver este site: http://www.platosul.com.br/dicas.htm
JEFFCATUNDA
26/11/2008, 20:10
mau uso...
muito mau uso...
muitissimo mau uso...
ou seja, tudo que deu problema ate agora sao as mesmas que podem dar em qualquer troller... ja rodei varios forum e é sempre a mesma coisa... manutencao preventiva...
espero que depois de tudo, o "porkinhu" fique muito bom...
[]s
PORKINHU...
...PUT´S... QUE NOME FEIO...:twisted:
Thunder_ot
27/11/2008, 16:14
Murillus, o pessoal lá do TC recomenda a Luk da D20 bonanza (essa é boa mas, em alguns casos, pode ter que fazer uma pequena adaptação nos 2.8 ) ou Silverado, já ouvi falarem muito mal da Sachs.
Em relação ao peso da embreagem, é importante o alinhamento do pedal e pistão de acionamento do cilindro primário, já vi trocarem toda a embreagem por um problema destes... o meu bugão não estava dando embreagem (além do peso) e o problema se resolveu com esse simples ajuste.
[]s
Elmer_Jeep
27/11/2008, 16:20
Cara, eu trabalho com oficina e Retífica de motores, pelo menos por aqui SACHS é a melhor. Luk e Valeo são genéricos...
[]'s
Colegas, a embreagem do meu Trolha 2001. 2.8 TDI é zero, quer dizer sem trilhas, porém em pouco tempo ficou muito dura.
Agora na oficina em revisão para a Transamazônica 2009, constatamos os seguintes problemas:
- O sistema de acionamento da embreagem havia sido montado errado;
- Havia óleo nos discos, vazamento da caixa de marchas via retentor estragado;
Além disso o mecanico disse que outro fator comum encontrado nos Trollers com maior kilometragem é vazamento do retentor do mancal traseiro do motor que acaba empapando de óleo os discos, endurecendo e prejudicando a embreagem.
Lendo a discussão de vocês sobre a melhor marca de embreagem a usar, no Engesa V8 resolvemos o problema mandando fazer de cerãmica, usado em corridas de Endurance e instalando um sistema hidraúlico de acionamento reforçado.
espero ter ajudado.
Badia
Lamberto
02/11/2012, 22:11
Ressuscitando o tópico. Tenho um troller 2011/2012, pouco uso, porém a embreagem é dura. Tive problemas de dor na perna por uma semana, tendo q tomar medicação. Resolvi mecher nela de todo jeito. Falei com a CT que falou que era assim mesmo. Me mostraram um troller de um cliente que tinha mechido na embreagem, sendo a mesma molinha-molinha. Alguém sabe como fazer essa mudança para deixar a embreagem mais mole??
Murillus
11/11/2012, 11:22
A minha (2.8 de 2005) embreagem foi trocada ha 01 ano e quando fiz, pedi pro meu mecanoico ajusta-la, ficando bem maneira... vou tentar me informar e depois posto o que foi mechido...
Frederico Mendes
11/11/2012, 19:22
Meu troller é 2004, tambem ja substitui a embreagem (jogo completo, inclusive com o volante), a principio ficou muito macia, depois meio que 'endureceu um pouco'.
Observo uma coisa, vejo muita diferença entre 'pisar na ponta do pedal', e pisar mais no meio, ela fico muito macia quando eu a aciono no primeiro caso, diferente dos veículos 'genéricos' que nao vejo tanta diferença da posiçao de pisar na embreagem.
CARLOS MOREIRA
13/11/2012, 15:06
Ressuscitando o tópico. Tenho um troller 2011/2012, pouco uso, porém a embreagem é dura. Tive problemas de dor na perna por uma semana, tendo q tomar medicação. Resolvi mecher nela de todo jeito. Falei com a CT que falou que era assim mesmo. Me mostraram um troller de um cliente que tinha mechido na embreagem, sendo a mesma molinha-molinha. Alguém sabe como fazer essa mudança para deixar a embreagem mais mole??
Tô com o mesmo problema.... haja perna... Se alguém puder ajudar, será bem vindo.
Tem um forista nessa discussão que falou algo de "furar o pedal da embreagem". Faz sentido??????
[ ]´s
Carlão
VOVÔ DO TROLLER
13/11/2012, 17:34
Tô com o mesmo problema.... haja perna... Se alguém puder ajudar, será bem vindo.
Tem um forista nessa discussão que falou algo de "furar o pedal da embreagem". Faz sentido??????
[ ]´s
Carlão
Pessoal, eu tenho um mod. 2009 há 3 anos e a única saída que encontrei, foi fazendo academia e puxando ferro (reforçando nos exercícios dos membros inferiores). Só desta maneira consegui resolver o problema da embreagem do meu Troller. De lambuja, melhorei a saúde e fiquei com uma maior resistência para viagens mais longas, como expedições. Agora a embreagem está uma manteiga. E não é brincadeira não. É sério. Abs. Válter.
p.s. se encontrarem uma maneira mais fácil favor avisar.
O que fiz para minimizar um pouco o peso do pedal da embreagem foi colocar graxa naquela haste (acho que chama atuador) que preciona o cilindro mestre. (basta tirar o guarda pó e aplicar a graxa)
Dá uma boa melhorada.
VOVÔ DO TROLLER
07/02/2016, 22:00
Desenterrando o tópico, alguém já encontrou uma solução para deixar a embreagem mais macia, sem ter que trocar de carro?Abs
ps. a academia já não tá resolvendo.
amonluna
11/02/2016, 17:38
Pessoal, o Marcelo quem teve um Troller chamado Kindim aqui do forum me passou uma dica sobre uma falha de projeto do bugão, no começo não entendi bem oq ele queria dizer, o meu tinha o pedal meio pesado mas eu ja tava acostumado, porém os engates não eram bons.
Nessa época tive que trocar de cambio devido à um problema nos sincronizadores da 5ª e ré, depois da troca andei um tempo achando que o mecânico tinha me vendido um câmbio tão ruim quanto o antigo, ou seja tava me sentindo roubado, dai troquei o fluido da embreagem (botei DOT4, mas dizem q o DOT 5.1 é bem melhor) e já melhorou bastante, só q com o fluido novo logo o cilindro auxiliar começou a merejar, não sei se foi coincidência ou se foi o fluido novo fazendo mais pressão, dai troquei os 2 cilindros (auxiliar e mestre).
Parecia outro carro, a embreagem saiu da oficina leve e as marchas melhoraram muito o engate, mas após menos de 100 km a embreagem ficou pior q nunca e ainda começou a ranger como uma porta velha, voltei ao mecânico e ele disse q era falta de lubrificação do pedal, fui pra casa e mandei lubrificante, não mudou nada, dai lembrei do Marcelo e da dica dele, vejam o post #39 desse link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/150625-troller-2003-04-filho-unico-4.html
Não posso afirmar que todos os Troller tem essa falha de projeto, até porque a "falha" é a altura do furo onde fica preso o cilindro mestre da embreagem, só sei que no meu (ano 2003/modelo 2004) e no do Marcelo (ano 2001 senão me engano) esse furo foi feito alguns milimetros acima da posição ideal, isso causa um desalinhamento entre o ponto onde a haste é fixada no pedal e o corpo do cilindro, assim a haste entra forçando pra baixo, no caso do meu cilindro velho ele já devia ter sido tão usado que criou um novo caminho na entrada do cilindro e não estava mais forçando tanto quando eu comprei o jipe, o que aconteceu logo que foi trocado e ficou bom eu não tenho explicações, mas logo ele começou a forçar pra baixo, dava pra ver nitidamente.
No caso do Marcelo foi feito um angulo na haste pra que esta ficasse alinhada com o cilindro como devia ser de fabrica, no meu caso como estava na véspera de uma longa viagem e sem tempo de levar o carro no mecânico fiz uma gambiarra que tá funcionando até hoje, mas que logo logo vou resolver em definitivo: eu tirei o parafuso que prende a ponta da haste ao pedal e ví que o espaço entre estas partes é bem pequeno, a haste quase não tem movimento lateral, nem como cair ou sair por cima do pedal. Resultado, passei um arame grosso pelos furos do pedal onde antes ficava o parafuso, dobrei o arame por baixo pra ele não cair e deixei a haste "solta" apoiada sobre o arame, isso foi suficiente pra ela ficar alinhada com o cilindro e instantaneamente o rangido sumiu, ficou leve e os engates melhoraram bastante.
Resumindo, apenas elevar um pouco a haste (o diâmetro de um arame grosso, acho q 1,5 ou 2 mm) já deu um alinhamento suficiente com o cilindro e isso fez toda a diferença!
Espero que isso ajude mais pessoas, e aqui faço um agradecimento ao Marcelo por essa dica valiosa.
Abraços
amonluna
11/02/2016, 17:45
Em tempo, fiz a viagem toda (cerca de 2,5 mil km) e ainda rodei mais uns mil km após a viagem e tá tudo OK com a gambiarra da embreagem.
Abraços
VOVÔ DO TROLLER
12/02/2016, 19:22
Pessoal, o Marcelo quem teve um Troller chamado Kindim aqui do forum me passou uma dica sobre uma falha de projeto do bugão, no começo não entendi bem oq ele queria dizer, o meu tinha o pedal meio pesado mas eu ja tava acostumado, porém os engates não eram bons.
Nessa época tive que trocar de cambio devido à um problema nos sincronizadores da 5ª e ré, depois da troca andei um tempo achando que o mecânico tinha me vendido um câmbio tão ruim quanto o antigo, ou seja tava me sentindo roubado, dai troquei o fluido da embreagem (botei DOT4, mas dizem q o DOT 5.1 é bem melhor) e já melhorou bastante, só q com o fluido novo logo o cilindro auxiliar começou a merejar, não sei se foi coincidência ou se foi o fluido novo fazendo mais pressão, dai troquei os 2 cilindros (auxiliar e mestre).
Parecia outro carro, a embreagem saiu da oficina leve e as marchas melhoraram muito o engate, mas após menos de 100 km a embreagem ficou pior q nunca e ainda começou a ranger como uma porta velha, voltei ao mecânico e ele disse q era falta de lubrificação do pedal, fui pra casa e mandei lubrificante, não mudou nada, dai lembrei do Marcelo e da dica dele, vejam o post #39 desse link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/150625-troller-2003-04-filho-unico-4.html
Não posso afirmar que todos os Troller tem essa falha de projeto, até porque a "falha" é a altura do furo onde fica preso o cilindro mestre da embreagem, só sei que no meu (ano 2003/modelo 2004) e no do Marcelo (ano 2001 senão me engano) esse furo foi feito alguns milimetros acima da posição ideal, isso causa um desalinhamento entre o ponto onde a haste é fixada no pedal e o corpo do cilindro, assim a haste entra forçando pra baixo, no caso do meu cilindro velho ele já devia ter sido tão usado que criou um novo caminho na entrada do cilindro e não estava mais forçando tanto quando eu comprei o jipe, o que aconteceu logo que foi trocado e ficou bom eu não tenho explicações, mas logo ele começou a forçar pra baixo, dava pra ver nitidamente.
No caso do Marcelo foi feito um angulo na haste pra que esta ficasse alinhada com o cilindro como devia ser de fabrica, no meu caso como estava na véspera de uma longa viagem e sem tempo de levar o carro no mecânico fiz uma gambiarra que tá funcionando até hoje, mas que logo logo vou resolver em definitivo: eu tirei o parafuso que prende a ponta da haste ao pedal e ví que o espaço entre estas partes é bem pequeno, a haste quase não tem movimento lateral, nem como cair ou sair por cima do pedal. Resultado, passei um arame grosso pelos furos do pedal onde antes ficava o parafuso, dobrei o arame por baixo pra ele não cair e deixei a haste "solta" apoiada sobre o arame, isso foi suficiente pra ela ficar alinhada com o cilindro e instantaneamente o rangido sumiu, ficou leve e os engates melhoraram bastante.
Resumindo, apenas elevar um pouco a haste (o diâmetro de um arame grosso, acho q 1,5 ou 2 mm) já deu um alinhamento suficiente com o cilindro e isso fez toda a diferença!
Espero que isso ajude mais pessoas, e aqui faço um agradecimento ao Marcelo por essa dica valiosa.
Abraços
OLá pessoal. Alguém sabe se no 2010 já foi solucionado essa falha? Abs Válter
urso branco
12/02/2016, 21:35
o meu Troller e um 2010...o pedal de embreagem e mais ou menos macia... tudo esta em estado original da fabrica.... quando ando na cidade...nenum problema... o fluido fui trocado cada 2 Anos... BOSCH DOT 4 cada vez....
Abracos
VOVÔ DO TROLLER
12/02/2016, 22:08
o meu Troller e um 2010...o pedal de embreagem e mais ou menos macia... tudo esta em estado original da fabrica.... quando ando na cidade...nenum problema... o fluido fui trocado cada 2 Anos... BOSCH DOT 4 cada vez....
Abracos
Valeu Urso Branco. Com qtos km tá o seu? Abs. Válter
p.s. o meu tá com 90.000 km, pneu 32. Dizem que com o DOT 5.1 fica bem melhor. Vou experimentar na próxima troca.
amonluna
12/02/2016, 22:22
OLá pessoal. Alguém sabe se no 2010 já foi solucionado essa falha? Abs Válter
Olha amigo, o melhor é tú mesmo conferir, é meio desconfortável mas dá pra fazer de boa, só precisa de uma lanterna, deite no assoalho do motorista e ache o cilindro de embreagem, dai c pressiona o pedal e observa se a haste entra forçando o guarda pó pra baixo ou se ela entra bem alinhada. simples!
como vejo nas suas postagens q faz sempre manutenção preventiva acho q não tem possibilidade do seu fluido tá contaminado ou os cilindros vazando, né?
se tá tudo ok, acho q vale a pena ver o alinhamento do peda/haste/cilindro.
Abraços
gabrieluarian
13/02/2016, 13:16
Quando for resolver em definitivo, se for possível tira uma foto ou faz um vídeo de como fazer e como deve ficar, só pelo texto não entendi bem rsrsrs
urso branco
13/02/2016, 21:05
Oi Valter o meu Triller esta com 62000km agora..
Abs Jurgen