PDA

Ver Versão Completa : Bomba de gasolina elétrica

renner
29/06/2004, 11:11
Amigos, gostaria de saber se é possível adaptar uma bomba de gasolina elétrica no jeep willys com o motor e tanque originais?

Alessandro Henrique
29/06/2004, 11:17
É possível.
Existem bombas que são instaladas no lado de fora do tanque e outras dentro. Em alguns modelos de bombas para instalação dentro do tanque contém a bóia de combustível. A adaptação da bomba externa é mais fácil.
Para o acionamento da bomba deve ser utilizado um relê.
Devem ser tomados cuidados adicionais com a linha de combustível, prover retorno para tanque...

elcio
29/06/2004, 15:25
a bomba externa tem varias vantagens sobre a interna.
mas cuidado pra nao colocar uma bomba com pressao demais, caso vc nao esteje usando injeçao eletronica.

[]´s

fugger
29/06/2004, 15:38
Possivel é, mas não vejo vantagem sobre a bomba original. :?

A elétrica possui como vantagem a pressão e volume contínuo, e não pulsante como a original, mas como exite a cuba do carburador não faz grande diferença no carburador do BF.

Pra melhorar o sistema de alimentação é melhor usar um desborbulhador do que só bomba elétrica, alivia a bomba original e auxilia nas partidas à quente. :wink:

Mas é apenas a minha opinião... :)

Mas se realmente vc quiser usar a do Kadett/Monza é muito boa, com pressão de +ou- 3,5 K, externa, pequena e confiável. :wink:

[]'s

Thiago Rodeghel
29/06/2004, 18:43
Faz q nem o Gustavo e eu :D

Mete uma do Gol GTI :twisted: , é externa e uma das mais usadas em adaptações :wink: Muuuito confiável, e alimenta muito bem até motores 6c, tipo Opala 8) e Silverado :shock: :P :P

Vc vai poder trocar de motor, q a bomba vai dar conta do recado :lol:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7c2758d0a6e88ea793dfc7a8f1874fbb.jpg

[s]

elcio
30/06/2004, 12:51
kids:

essa eh 10!!! tem uma pressao violenta, custa relativamente barato e nao da pau.
parabens pela escolha, rapaziada.

[]´s

Beto Lacerda
01/07/2004, 02:00
a do monza tb. serve , é externa , a da delphi zerada ta uns 200 pilas
[]'s

fugger
01/07/2004, 12:43

Mete uma do Gol GTI :twisted: , é externa e uma das mais usadas em adaptações :wink: Muuuito confiável, e alimenta muito bem até motores 6c, tipo Opala 8) e Silverado :shock: :P :P

[s]

Realmente essa é muito boa. :D

Mas empurra 8K de pressão :shock: O que pra um motor carburado que vc terá que usar um besborbulhador torna-se inutil. Já que vc estara deixando a pressão no carburador da gravidade apenas . Apenas desperdício de $$.

Mas se for V8 ou aí é outra história. :wink: :D

[]'s

renner
03/07/2004, 06:34

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7c2758d0a6e88ea793dfc7a8f1874fbb.jpg

[s]

Amigos, e como é o esquema de instalação? A bomba mecânica continua no lugar? E como é a ligação elétrica dessa bomba?

elcio
03/07/2004, 11:54
oi Renner:

vc dispensa a bomba mecanica, ela nao sera mais necessaria...

[]'s

Alessandro Henrique
03/07/2004, 12:39
Para a ligação elétrica da bomba há necessidade de se utilizar um relê e proteger o circuito por um fusível.
O relê pode ser acionado no momento em que você aciona a chave de ignição para a posição de partida.
Você pode incrementar o circuito e utilizar uma chave adcional para bloquear o uso da bomba(ajuda a evitar que alguém leve a viatura)!
A bomba original pode permanecer no local ou ser removida se preferir, colocando uma tampa metálica com junta no seu local. Se quiser, remova a bomba mecânica alternativa e a leve para trilha! (reserva para não ficar na mão).
É importante levar em consideração a possibilidade de se utilizar um regulador de pressão e um providencial retorno de combustível ao tanque, cuidados também devem ser tomados com as conexões de tubos e mangueiras, se possível utilize conexões rosqueáveis.

lmatias
17/07/2005, 21:00
Olá amigos.. eu instalei a bomba do monza/Kadet no motor BF161.. está rodando com álcool e o carburador solex 40 DEIS do Opala, mas com a pressão a agulha da bóia não está "bloqueando" o combustível e está afogando.. já tem o desborbulhador com o retorno mas não resolveu... alguem tem alguma sugestão? alguem colocou essa bomba no BF?? e o esquema do relê? alguem tem para me mandar? Abraço a todos..

tio
17/07/2005, 22:24
Para instalação da bomba elétrica ,é recomendável instalar tb um regulador de pressão , entre a bomba e o carburador.
Tem uma industria aqui em SP , que faz estes reguladores , com ótima qualidade e preço bem acessível e , tb faz sob encomenda , para que o fluxo de combustível , chegue ao carburador , com a pressão igual á da bomba mecanica ,evitando o problema de afogar , por excesso.
O site deles é LP.ind.br.......procurem pelo Evandro (que tambem é jipeiro) e ele pode informar melhor.
Quanto á bomba , tem um tipo de Fiat , carburado , que tb usa bomba elétrica e , se não me engano , a pressãp dela é 0,5 bar.
[]s

lmatias
18/07/2005, 09:31
entrei no site mas lá tem uma relação grande de reguladores de ´pressão, porém o que que trabalha com menor pressã é um de 2,7 bar da courrier... ainda assim acho muita pressão... não tem número de telefone no site, logo fica difícil falar com o Evandro.. mande um mail pedindo sugestões... assim que tiver resposta posto aqui!!! mas nesse meio tempo se alguem tiver uma sugestão de solução...
Abraço

lmatias
25/07/2005, 10:34
Para dar uma ajuda aos que pretendem instalar uma bomba elétrica... eu coloquei a do kadet juntamente com um dosador que comprei na ANCONA por 39,00... regulei a pressão de acordo com a necessidade e pronto.. ficou show de bola!!!
Agora só estou em dúvida sobre a instalação do relê e de onde eu ligo o "+", já que ela deveria acionar apenas com o motor ligado...
Abraço a todos!!!

Jalexandre
26/07/2005, 12:44
Olá pessoal;
E com relação a instalação física no tanque ? Nos carros "mexidos" tem que fazer uma espécie de copo para alojar a bomba e garantir que no balanço do dia-a-dia não falte combustível na sucção da bomba, vindo a prjudicá-la. Alguém tem algum esquema ?

Obrigado

Jalexandre
26/07/2005, 12:46
Olá pessoal;
E com relação a instalação física no tanque ? Nos carros "mexidos" tem que fazer uma espécie de copo para alojar a bomba e garantir que no balanço do dia-a-dia não falte combustível na sucção da bomba, vindo a prjudicá-la. Alguém tem algum esquema ?

Obrigado

lmatias
26/07/2005, 12:59
Olá amigo... no meu caso não fiz isso.. mas tenho um "projeto" que estarei em breve fazendo... um tanque adicional colocado abaixo do tanque principal com capacidade para 2 litros no máximo e com o fundo em forma de funil... tbm para evitar que ocorra falta de combustível em caso de trafegar em longo periodo em grandes inclinações... Tenho uma dúvida ainda qto a instalação elétrica da bomba... onde ligo o positivo? e como faço a instalação do relê?
Abraço!!

alexandre roveri
09/10/2007, 15:02
Eu quase abri um tópico pra perguntar sobre bomba elétrica no motor BF e carbura original, sorte ter achado esse tópico!
A instalação da direção VW no meu willis tomou o espaço da bomba original, então vou colocar uma elétrica de monza com um dosador tipo HPI !
Alguem tem alguma experiência pra relatar sobre esse conjunto:concordo:

Sukys
09/10/2007, 16:58
Alexandre,

HPI é besteira, vai gastar mais sem necessidade. Utilize um dosador simples junto com bomba de baixa vazão/pressão que terá um conjunto mais confiável e duradouro.
Em adaptações de bomba de carro injetado é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL a utilização de relé específico, com temporização controlada pelo funcionamento do motor. Essa função é OBRIGATÓRIA em qualquer motor injetado, e não utilizar coisa do tipo é correr sério risco de incêndio em caso de vazamento.

Sds,
Sukys

alexandre roveri
10/10/2007, 09:07
Alexandre,

HPI é besteira, vai gastar mais sem necessidade. Utilize um dosador simples junto com bomba de baixa vazão/pressão que terá um conjunto mais confiável e duradouro.
Em adaptações de bomba de carro injetado é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL a utilização de relé específico, com temporização controlada pelo funcionamento do motor. Essa função é OBRIGATÓRIA em qualquer motor injetado, e não utilizar coisa do tipo é correr sério risco de incêndio em caso de vazamento.

Sds,
Sukys

Capiti, mestre ! Relê obrigatório.
Agora o que vc chama de bomba de baixa pressão e vazão ? Seria uma bomba de Monza/Kadett ?
Com relação aos dosadores o unico que eu achei que tem regulagem foi um no mercado livre
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63108114-dosador-de-combustivel-hp-hpi-para-carro-turbo-_JM
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62742229-_JM
Acredito que esses dois ai de cima possam me oferecer um bom recurso de regulagem

Aproveitando gostaria de instalar um manometro tb, esses manômetros são instalados como ?
:twisted:

Sukys
10/10/2007, 13:08
Alexandre,

Relé sim, mas relé com controle eletrônico, como o do Gol GTI, por exemplo.

Nos dois links o dosador é tipo HPI. Querendo até pode usar, basta eliminar (ou proteger) as conexões de ar para alteração de pressão. Antes de comprar, pergunte sobre ajuste minimo de pressão, que para o seu caso deve ficar entre 300~500gr. Para o seu caso, qualquer bomba de motor mil resolve.

Manômetro se instala entre o dosador e o carburador, e particularmente não vejo o menor sentido em ter instrumento do tipo no painel, lembrando que pra isso será necessário ter tubulação com combustível pressurizado bem debaixo do painel.

Sds,
Sukys

fontana
10/10/2007, 13:35
Alexandre,

Sds,
Sukys

não li todas as postagens.......
mas vo escrever oq eu uso.........
bomba eletrica no tanque usada ja quase sem pressão, linha de mangueira de "plastico" de injeção, desborbulhador e carburador..........
rele de alimentação pra bomba ligado com um fusivel na bateira acionado pelo fio D+ do alternador.......só isso.....
quando o motor gira e o alternador começa a carregar fexa o contato de relé e a bomba entra, como o carburador ta cheio o motor funciona......caso venha a quebrar a correia do alternador o motor ira funcionar por alguns segundos até secar o carburador..........
assim não corre o risco de ferver o motor por não girar a bomba dagua.........
desliguei a chave a bomba desliga.......
rapido simples e eficiente..........

Varela
10/10/2007, 14:32
Capiti, mestre ! Relê obrigatório.
Agora o que vc chama de bomba de baixa pressão e vazão ? Seria uma bomba de Monza/Kadett ?
Com relação aos dosadores o unico que eu achei que tem regulagem foi um no mercado livre
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63108114-dosador-de-combustivel-hp-hpi-para-carro-turbo-_JM
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62742229-_JM
Acredito que esses dois ai de cima possam me oferecer um bom recurso de regulagem

Aproveitando gostaria de instalar um manometro tb, esses manômetros são instalados como ?
:twisted:

No meu jeep, eu coloquei o dosador do tempra é simples e tem regulagem.

alexandre roveri
10/10/2007, 15:16
não li todas as postagens.......
mas vo escrever oq eu uso.........
bomba eletrica no tanque usada ja quase sem pressão, linha de mangueira de "plastico" de injeção, desborbulhador e carburador..........
rele de alimentação pra bomba ligado com um fusivel na bateira acionado pelo fio D+ do alternador.......só isso.....
quando o motor gira e o alternador começa a carregar fexa o contato de relé e a bomba entra, como o carburador ta cheio o motor funciona......caso venha a quebrar a correia do alternador o motor ira funcionar por alguns segundos até secar o carburador..........
assim não corre o risco de ferver o motor por não girar a bomba dagua.........
desliguei a chave a bomba desliga.......
rapido simples e eficiente..........

Capiti, mestres ! Gostei da simplicidade :palmas:
Valeu ! Dica anotada !

alexandre roveri
10/10/2007, 15:22
Alexandre,

Relé sim, mas relé com controle eletrônico, como o do Gol GTI, por exemplo.

Nos dois links o dosador é tipo HPI. Querendo até pode usar, basta eliminar (ou proteger) as conexões de ar para alteração de pressão. Antes de comprar, pergunte sobre ajuste minimo de pressão, que para o seu caso deve ficar entre 300~500gr. Para o seu caso, qualquer bomba de motor mil resolve.

Manômetro se instala entre o dosador e o carburador, e particularmente não vejo o menor sentido em ter instrumento do tipo no painel, lembrando que pra isso será necessário ter tubulação com combustível pressurizado bem debaixo do painel.

Sds,
Sukys

Deixa eu ver se entendi :pensativo: As conexõe de ar são pra carro turbo né, que equaliza a pressão de combustivel a medida que a pressão do ar sobe né :?: Então anulo esse mecanismo ! Perfect :concordo:
Com relação ao relógio(devaneio de tuning:mrgreen:) pensei que houvesse algum pressostato que pudesse ser usado pra indicar a pressão, imagina só andar com uma mangueira de combustivel na reta do "saco" :putz:

alexandre roveri
10/10/2007, 15:29
No meu jeep, eu coloquei o dosador do tempra é simples e tem regulagem.

Boa idéia valeu ! Não querendo abusar mas não tem uma foto de como ficou e de como é esse dosador ? O cara da auto peça aqui da minha cidade já tá com o saco cheio de me ver no balcão pedindo pra ver tal peça, olhar, olhar, olhar e ir embora sem levar nada:mrgreen:
Tambem é um negócio chato né, imagina um cara que toda hora entra na loja pede uma peça, tipo assim do tempra, o cara pergunta: - De que ano é seu Tempra ?
- Não é que eu quero adaptar num Jipe, deixa só eu ver se vai dar certo ?
Ai tira da caixa, desembala, olha, olha e nunca leva nada :roll:

Quando eu tinha Niva então era pior:parede: Para com o Nivinha na porta da loja, pedia uma "homocinética do Santana" uma lanterna da Kombi, um disco de embreagem do tempra, o balconista olhava pra mim, virava a cabeça olhava pro Niva, fazia cara de que não entendia o que tava ACONTENCENDO :lol: :lol:

Sukys
10/10/2007, 17:07
...rele de alimentação pra bomba ligado com um fusivel na bateira acionado pelo fio D+ do alternador...

1º Terminal D+ só existe em alternador com regulador externo, logo este tipo de ligação só é aplicável em alternadores antigos.

2° Caso o carburador esteja sêco ou com pouco combustível tome encrenca pra funcionar o motor, porque a bomba só entrará em ação após o início de carga proveniente do alternador.

3° Em caso de quebra de correia ou de pane no regulador ou no alternador a bomba deixará de funcionar, e ao invés de um problema existirão dois.

4º Por uma questão elementar de segurança o funcionamento de bomba elétrica de alta pressão deve ser condicionado ao funcionamento do motor, e por uma questão de confiabilidade não é interessante que seja feito pelos seus agregados, mas aí vai de cada um.

Deixa eu ver se entendi As conexõe de ar são pra carro turbo né, que equaliza a pressão de combustivel a medida que a pressão do ar sobe né Então anulo esse mecanismo

Exatamente, mas pra que complicar se dosador comum não tem essas conexões e é mais barato?

Sds,
Sukys

Sukys
10/10/2007, 17:14
Em tempo,

Alternadores com regulador INTERNO possuem terminal D+ APENAS para acionar a lâmpada espia do painel, não necessáriamente existe capacidade de corrente para acionar qualquer coisa além disso.

Sds,
Sukys

Varela
11/10/2007, 10:34
Boa idéia valeu ! Não querendo abusar mas não tem uma foto de como ficou e de como é esse dosador ? O cara da auto peça aqui da minha cidade já tá com o saco cheio de me ver no balcão pedindo pra ver tal peça, olhar, olhar, olhar e ir embora sem levar nada:mrgreen:
Tambem é um negócio chato né, imagina um cara que toda hora entra na loja pede uma peça, tipo assim do tempra, o cara pergunta: - De que ano é seu Tempra ?
- Não é que eu quero adaptar num Jipe, deixa só eu ver se vai dar certo ?
Ai tira da caixa, desembala, olha, olha e nunca leva nada :roll:

Quando eu tinha Niva então era pior:parede: Para com o Nivinha na porta da loja, pedia uma "homocinética do Santana" uma lanterna da Kombi, um disco de embreagem do tempra, o balconista olhava pra mim, virava a cabeça olhava pro Niva, fazia cara de que não entendia o que tava ACONTENCENDO :lol: :lol:
não tenho fotos aqui, mas amanhã eu tiro e posto.

fontana
11/10/2007, 10:49
[QUOTE=Sukys;472073]1º Terminal D+ só existe em alternador com regulador externo, logo este tipo de ligação só é aplicável em alternadores antigos.
E O RELÉ EXTERNO NÃO TEM O FIO DA LAMAPADA NÃO?????
PRA ACIONAR O RELÉ BASTAM APENAS ALGUNS MILI AMPERES......

2° Caso o carburador esteja sêco ou com pouco combustível tome encrenca pra funcionar o motor, porque a bomba só entrará em ação após o início de carga proveniente do alternador.

PODE COLOCAR UM BOTÃO NO PAINEL OU ESCONDIDO PRA ACIONAR O RELÉ CASO SEQUE O CARBURADOR POR FICAR DIAS PARADO.....

3° Em caso de quebra de correia ou de pane no regulador ou no alternador a bomba deixará de funcionar, e ao invés de um problema existirão dois.

SE QUEBRAR A CORREIA NÃO VAI FERVER O MOTOR.......
SE PARAR O ALTERNADOR VC PODE TER O BOTÃO EM BAIXO DO PAINEL.......

4º Por uma questão elementar de segurança o funcionamento de bomba elétrica de alta pressão deve ser condicionado ao funcionamento do motor, e por uma questão de confiabilidade não é interessante que seja feito pelos seus agregados, mas aí vai de cada um.
E NÃO VAI FICAR???? SE TEM O RELÉ PRA CHAVEAR......
COMO FUNCIONA NOS LE JETRONIC?????
O RELÉ SÓ ENTRA DEPOIS QUE O MOTOR FUNCIONA.....
SÓ Q O RELÉ DO LE JETRONIC CUSTA BEM MAIS DQ UM RELÉ AUXILIAR DE 30A ENCONTRADO EM QQER BODEGA DE BEIRA DE ESTRADA......

Exatamente, mas pra que complicar se dosador comum não tem essas conexões e é mais barato?
EU USEI O DESBORBULHADOR PQ TINHA AQUI EM ESTOQUE, JA O TAL DE DOSADOR (ISSO É NOME CIENTIFICO???) EU TERIA QUE ENCOMENDAR PAGAR FRETE ETC..........

EU TO USANDO ESSE SISTEMA A MAIS DE UM ANO SEM PROBLEMAS..........

Sukys
11/10/2007, 14:32
PRA ACIONAR O RELÉ BASTAM APENAS ALGUNS MILI AMPERES......

Por acaso você já ouviu falar que nos alternadores mais recentes o D+ pra lâmpada é controlado por transistor? Já ouviu falar em energia contraeletromotriz gerada por acionamento de relé?
Acionamento de relé gera contraeletromotriz com 100~200 volts, suficiente pra fritar o transistor que não tem proteção pra isso e que foi feito pra acionar carga resistiva de poucos miliwatts.

Quem conhece eletricidade conhece este efeito, e sabe que mesmo para acionar um simples relé existem cuidados a serem tomados.

Em alternadores antigos, com D+ derivado diretamente do induzido, ainda vá lá, mas mesmo assim ainda sobram os quesitos: funcionalidade e segurança

SE QUEBRAR A CORREIA NÃO VAI FERVER O MOTOR.......
SE PARAR O ALTERNADOR VC PODE TER O BOTÃO EM BAIXO DO PAINEL.......

Bomba elétrica tem que ser utilizada com segurança e não na base do quebra-galho, mas aí vai de cada um.

COMO FUNCIONA NOS LE JETRONIC?????
O RELÉ SÓ ENTRA DEPOIS QUE O MOTOR FUNCIONA.....

Fosse do jeito que você escreveu o motor não funcionaria nunca, porque QUALQUER motor injetado depende de pressão na linha de combustível pra entrar em funcionamento.

Junto ao relé existe circuito eletrônico que monitora a rotação do motor via circuito de ignição.
Ligou a chave de ignição a bomba funciona por alguns segundos, tempo suficiente para pressurizar a linha de combustível, e caso o motor não entre em funcionamento a bomba deixa de funcionar. Motor entrando em giro a bomba também entra, e qualquer coisa que interrompa o funcionamento do motor também interromperá o funcionamento da bomba.
Isso é assim em QUALQUER motor injetado e é assim por uma questão de SEGURANÇA, já que em caso de incidente ou acidente diminui-se a possibilidade do carro virar churrasqueira por vazamento de combustível, onde qualquer bomba elétrica, em poucos instantes, pode dar vazão de litros e mais litros de combustível.

SÓ Q O RELÉ DO LE JETRONIC CUSTA BEM MAIS DQ UM RELÉ AUXILIAR DE 30A ENCONTRADO EM QQER BODEGA DE BEIRA DE ESTRADA......

Existem relés e relés, cada qual com sua aplicação, e quem pensa em dar festa não economiza em palito.

EU TO USANDO ESSE SISTEMA A MAIS DE UM ANO SEM PROBLEMAS..........

Tem muita gente que não usa cinto de segurança há tempos e nunca teve problema. Com controle de bomba elétrica é a mesma coisa, e vai de cada um.

Sds,
Sukys

cangu
15/11/2007, 18:54
a,igod podem instar o positivo do relê junto com a bobina!!! assim quando ligarem a ignição a bomba tb liga e para regular a presssaõ basta utilizar um regulador pequeno como chamam nas lojas de preparação ou regulador para carros aspirados!!!!!

turboroe
04/12/2007, 01:46
Existe relé específico para bomba elétrica. Se não me engano a VW/Bosch fabricam.
É um relé para bomba de combustível elétrica, os carros injetados usam.

Aparentemente é igual a um relé qualquer, e a ligação dele com a bomba é como se fosse um relé qualquer também.

Porém ele tem um circuito eletrônico interno que atua da seguinte maneira:

- ao girar a chave (mas sem dar arranque) ele liga a bomba por aproximadamente 10 segundos, depois desliga.
- um fio ligado à bobina detecta as faíscas da ignição e liga a bomba (ao dar o arranque e enquanto o motor estiver funcionando) .
- se não houver faísca por mais de 2 segundos, a bomba desliga.

Uma maneira mais interessante (ao meu ver) seria ligar o funcionamento da bomba de gasolina com o sensor (interruptor) de pressão do óleo dos motores antigos.
No meu eu montei um circuito que liga a bomba por alguns segundos quando a chave é girada (para encher o carburador), depois deliga.
Quando a pressão do óleo desliga a lâmpada de óleo, a bomba é ligada novamente.

Eu acho isso mais interessante pois assim a gasolina é cortada caso a lâmpada do óleo acenda, evitando estragos maiores no motor.

fontana
04/12/2007, 12:24
Existe relé específico para bomba elétrica. Se não me engano a VW/Bosch fabricam.
É um relé para bomba de combustível elétrica, os carros injetados usam.

Aparentemente é igual a um relé qualquer, e a ligação dele com a bomba é como se fosse um relé qualquer também.

Porém ele tem um circuito eletrônico interno que atua da seguinte maneira:

- ao girar a chave (mas sem dar arranque) ele liga a bomba por aproximadamente 10 segundos, depois desliga.
- um fio ligado à bobina detecta as faíscas da ignição e liga a bomba (ao dar o arranque e enquanto o motor estiver funcionando) .
- se não houver faísca por mais de 2 segundos, a bomba desliga.

Uma maneira mais interessante (ao meu ver) seria ligar o funcionamento da bomba de gasolina com o sensor (interruptor) de pressão do óleo dos motores antigos.
No meu eu montei um circuito que liga a bomba por alguns segundos quando a chave é girada (para encher o carburador), depois deliga.
Quando a pressão do óleo desliga a lâmpada de óleo, a bomba é ligada novamente.

Eu acho isso mais interessante pois assim a gasolina é cortada caso a lâmpada do óleo acenda, evitando estragos maiores no motor.

esse relé que vc fala é do sistema Le Jetronic, tem 7 pinos.......
ele imanta quando é acionada a linha 50(partida) e depois fica imantado pelo pulso do sinal da bobina -1(negativo da bobina) e chave ligada linha 15...........

José Carlos
04/12/2007, 21:51
Estou para instalar uma bomba eletrica e gostaria que socializassem estas ligaçoes, por favor...

Tenho um sensor de pressao de oleo "cronomac" eletrico, sera que seria suficiente para interromper a bomba em caso de pane?

Ha, mais uma duvida, a bomba num jipe ficaria instalada junto a longarina e,em caso de mergulhos... seria danificada?

Obrigado
Jose Carlos

junior braga
05/12/2007, 14:58
Bom este assunto ta bem polemico, mas eu tenho que contribuir... eu instalei a bomba eletrica do monza e tive que retira-la, pois o danado ficou afogando, e apagava, tenho o desbobulhador e retorno instaldo. Então resolvi voltar pra bomba original, achei mais confiavel. Sendo assim vou carregar a eletrica se der pau na original... saio do prego com a outra.

Sds,

Junior Braga

fontana
05/12/2007, 15:43
Bom este assunto ta bem polemico, mas eu tenho que contribuir... eu instalei a bomba eletrica do monza e tive que retira-la, pois o danado ficou afogando, e apagava, tenho o desbobulhador e retorno instaldo. Então resolvi voltar pra bomba original, achei mais confiavel. Sendo assim vou carregar a eletrica se der pau na original... saio do prego com a outra.

Sds,

Junior Braga

assim, vamos por partes, eu uso desborbulhador e uma bomba usada ja cansada com pouca pressão.......no teu caso como a bomba é nova com todo tesão, vc precisa de mais retorno, ou vc passa uma broca 3,5mm dentro do cano do retorno do desborbulhador pra diminuir ainda mais a pressão, e coloca o retorno la dentro do tanque, não antes da bomba.......
ou vc compra um regulador de pressão de 30,00 instala e com o retorno tmb dentro do tanque......e fica tudo resolvido..........

Rafa
06/12/2007, 10:34
Eu coloquei uma bomba elétrica do Kadet no meu CJ, como ela joga 3bar de pressão, eu coloquei também um regulador de pressão que joga pra 0,8bar(sendo que não consegui jogar menos que isso, o regulador tava liberado no máximo.
Isso tudo eu coloquei no motor AP 2.0 com carburador 2E a álcool.
Mas tava conversando com um amigo e fiquei na dúvida. Como o motor é a álcool, não tem perigo de danificar a bomba de combustivel? Porque eu lembro quando teve aquela febre de 'chipar' os carros pra álcool, começou a dar muito problema nas bombas elétricas.

junior braga
06/12/2007, 10:45
E ai Fontana beleza?

no teu caso como a bomba é nova com todo tesão, vc precisa de mais retorno, ou vc passa uma broca 3,5mm dentro do cano do retorno do desborbulhador pra diminuir ainda mais a pressão, e coloca o retorno la dentro do tanque, não antes da bomba.......
ou vc compra um regulador de pressão de 30,00 instala e com o retorno tmb dentro do tanque......e fica tudo resolvido..........

Retorno: o meu ja esta instalado no tanque, e o sistema é todo com mangueira nylon de 8mm. Ou seja so aumentando o furo do desborbulhador vai diminuir a pressão?

Regulador: qual seria este que vc mencionou?

Abraços

Junior Braga

fontana
06/12/2007, 13:54
[QUOTE=Rafa;504538]Eu coloquei uma bomba elétrica do Kadet no meu CJ, como ela joga 3bar de pressão, eu coloquei também um regulador de pressão que joga pra 0,8bar(sendo que não consegui jogar menos que isso, o regulador tava liberado no máximo.
MUITA PRESSÃO, PRA CARBURADO A ALCOOL NO MAXIMO 0,5.......
COMO VC FEZ AS LIGAÇÕES DO REGULADOR??????

Isso tudo eu coloquei no motor AP 2.0 com carburador 2E a álcool.
Mas tava conversando com um amigo e fiquei na dúvida. Como o motor é a álcool, não tem perigo de danificar a bomba de combustivel?
SE A BOMBA FOR DE BOA QUALIDADE NÃO, LOGICO SE ELA FOR BOMBA A GASOLINA VAI DURAR MENOS POR CAUSA DO ALCOOL, MAS COMO ELA TA FAZENDO MENOS FORÇA.....DURA UM POCO MAIS......UMA COMPENSA A OUTRA.......

Porque eu lembro quando teve aquela febre de 'chipar' os carros pra álcool, começou a dar muito problema nas bombas elétricas
BOM AI SÃO OUTROS 500............
BOMBA USADA JA CANSADA, TANQUE SUJO, ALTA PRESSÃO ETC.......

fontana
06/12/2007, 13:57
[QUOTE=junior braga;504543]E ai Fontana beleza?

no teu caso como a bomba é nova com todo tesão, vc precisa de mais retorno, ou vc passa uma broca 3,5mm dentro do cano do retorno do desborbulhador pra diminuir ainda mais a pressão, e coloca o retorno la dentro do tanque, não antes da bomba.......

Retorno: o meu ja esta instalado no tanque, e o sistema é todo com mangueira nylon de 8mm. Ou seja so aumentando o furo do desborbulhador vai diminuir a pressão?
SIM, VAI DIMINUIR A PRESSÃO, MAS DEPENDE DA BOMBA AINDA TALVEZ SEJA POUCO.......

Regulador: qual seria este que vc mencionou?
REGULADOR DE PRESSÃO PEQUENO, USADO EM CARROS "MEXIDOS" OU "DOSADOR PEQUENO" COMO ALGUNS CHAMAM ELE......
VC REGULA A PRESSÃO POR MEIO DE UM PARAFUSO NELE, COMO FALEI NA OUTRA RESPOSTA 0,5NO ALCOOL JA TA BOM DEMAIS.........NA GASOLINA 0,2-0,3......

Mazaropi-RJ
27/03/2008, 01:15
Aí, Thiago... Finalmente comprei o motor. Veio porém a bomba de gasolina que fica instalada dentro do tanque. Achei a sua idéia ( Bomba do Gol GTi ) formidável. Vc tem fts de como ficou a instalação ? Ficaria legal num tanque original ? Eu ainda não medi mas acho q essa bomba interna ( no tanque ) do Santana nem cabe devido 'a pouca altura. []s.

Luciano SHAKALL
27/03/2008, 02:03
"...0,5 NO ALCOOL JA TA BOM DEMAIS.........NA GASOLINA 0,2-0,3......"Só a título de curiosidade :pensativo: ...
No caso de um "turbo leve", cerca de 0.4 bar de pressão :roll: ...
Qual seria a pressão de combustível ideal para gasolina e para o álcool (ambos carburados)?

VALEU :concordo: !

[]'s

Sukys
27/03/2008, 02:11
Simples: pressão original da entrada de combustível no carburador + diferencial de pressão (pressão do turbo).

.

edwint
27/03/2008, 08:39
creio que vc vai ter que usar uma valvula dozadora, pq a pressão dessas bombas sao muito altas.:concordo:

Luciano SHAKALL
27/03/2008, 11:04
"... um "turbo leve", cerca de 0.4 bar de pressão ... Qual seria a pressão de combustível ideal para gasolina e para o álcool (ambos carburados)? ...
"... Simples: pressão original da entrada de combustível no carburador + diferencial de pressão (pressão do turbo) ..."Simples assim :putz: ?
E eu pensando que tinha uma "fórmula mirabolante" :mrgreen: ,
que o aumento da demanda de combustível se dava "tipo progressão geométrica" ou algo assim :oops: ...

[]'s

Marcos ET
15/02/2009, 23:11
PessoALL, seguinte...

Além da bomba do GTI (que eu nao achei interessante pois trabalha com muita pressao) e do Monza/Kadett (que me pareceu mais atraente), o Sukys falou que "qualquer bomba de carro mil" serviria.... mas existe bomba de carro 1.0 que seja externa?

Bom, outra dúvida que tenho é que conversando com amigos, fiquei sabendo que a Saveiro possui DUAS BOMBAS elétricas de combustível (esta informação é verdadeira??) uma "mais forte" e outra "mais fraca"... e ambas posicionadas externamente! Entao gostaria de saber se alguem pode confirmar isso e se for correta a informação, se alguem sabe a pressao de cada uma...

Teoricamente a instalação da linha de combustível nao é tao complexa, bastaria um circuito do seguinte modo:

tanque (original do Jeep) -> filtro (pode ser daqueles filtros de motor carburado?) -> bomba ( do monza ou, se for verdade, da Saveiro) -> Desborbulhador (mais fácil de encontrar aqui, daih seria feito a abertura do calibre do retorno, que volta para o tanque) -> Carburador.

Quanto a questao elétrica é que o "bixo pegou", pois pensava em ligar diretamente (apenas com um fusível de proteção) o positivo da bomba no positivo da chave...

Bom, mas quem puder ajudar primeiramente com a questao das bombas da Saveiro, já será de grande valia!!!

Marcos ET
16/02/2009, 16:08
PessoALL, sei que o assunto pode parecer absurdamente simples... mas mesmo assim gostaria de uma ajuda quanto a ligação elétrica da bomba, pois gostaria de encontrar uma saída que seja a mais simples possível...

Fiz um diagrama do circuito do combustível, mas gostaria que alguem postasse um diagrama elétrico...

Sei que aqui neste tópico já foram dadas algumas idéias, mas envolvem relés eletronicos e mais um monte de coisas... será que nao tem nada mais simples?

Marcos ET
16/02/2009, 16:13
... em tempo:

é possível a instalação de uma resistencia ou de um potenciometro para diminuir a vasao da bomba? ou seja, posso controlar a pressao e a vasao da bomba através de um dimmer ou algo parecido? Eu poderia usar uma resistencia (um simples resistor entre o interruptor da chave e o positivo da bomba elétrica) para que a bomba receba voltagem menor que 12V SEM CAUSAR DANOS à mesma?!?

Marcos ET
16/02/2009, 16:43
Este é o modelo de diagrama elétrico que pensei... o interruptor inicial é, na verdade, a chave de ignição (vira a chave e a bomba inicia o funcionamento). O Fusível é um destes simples mesmo e a resistencia (ou o potenciometro, que está retratado no segmento de baixo) é para diminuir a voltagem fazendo a bomba ficar mais fraca reduzindo a pressao na linha...

Caso a redução de voltagem cause danos à bomba (coisa que nao sei se ocorre), o diagrama seria apenas a chave interruptora e o fusível, e o alívio de pressao seria dado somente através do "arrombamento" (oops! :shock:) da saída do retorno do desborbulhador...

É isso daih... aguardo uma ajuda!

Sergio Rocha
16/02/2009, 17:44
Marcos

Eu li todo o tópico.:parede: Eu tb achava que bastava ligar a elétrica como vc .Mas, depois de ler um post do Surkys, fiquei aki pensando e achei essa de bomba elétrica uma grande preocupação.
Eu já tombei, e não gostaria de ter uma bomba mandando gasolina pro tanque com o jeep de lado.
Em uso civilizado a boma elétrica deve ser muito boa, mas em uso de trilhas, em que o risco de tombar é grande eu me preocupo.

Se eu fosse colocar uma bomba elétrica eu colocaria o tal circuito que faz ela desligar se o motor morrer.

[]'

Marcos ET
16/02/2009, 17:50
poize Sérgio... eu nunca tombei, mas os amigos que tombaram (que estavam com bomba mecanica) ficaram com o jeep funcionando até lembrar de desligar a chave da ignição... entao, penso que o efeito de desligar "automaticamente" pode acontecer até depois do "artista" desligar a chave de ignição...

Mas, qto será que custa um relé eletronico destes? e será que alguem tem o diagrama de instalação pra ele??

rubensx
16/02/2009, 17:57
a pandoo e a fueltech tme um dispositivo que corta tudo inclusive a bom (botão de emergencia)

no caso de uma capotagem aperta e pronto, não sei se o sistema mais simples de injeção ou algo ligado a ignição eletronica (pessoal da motorspice pode desenvolver algo) que faça a cancela mas em gerla nunca vi problemas nisso, (2 jeeps injetados capotados e cancelaram a injeção na chave mesmo)

mas que é provavel ocorrer, não tenho duvidas

Sergio Rocha
16/02/2009, 18:01
poize Sérgio... eu nunca tombei, mas os amigos que tombaram (que estavam com bomba mecanica) ficaram com o jeep funcionando até lembrar de desligar a chave da ignição... entao, penso que o efeito de desligar "automaticamente" pode acontecer até depois do "artista" desligar a chave de ignição...

Mas, qto será que custa um relé eletronico destes? e será que alguem tem o diagrama de instalação pra ele??

O meu apagou na hora.Eu tenho medo de um incendio ou sei lá o que com a bomba ligada.
Não tenho a menor ideia de quanto deve custar um circuito desses.

Por que vc está pensando em colocar a bomba elétrica ?

[]'

Sukys
16/02/2009, 20:20
... eu nunca tombei, mas os amigos que tombaram (que estavam com bomba mecanica) ficaram com o jeep funcionando até lembrar de desligar a chave da ignição... entao, penso que o efeito de desligar "automaticamente" pode acontecer até depois do "artista" desligar a chave de ignição...

Pelo visto vocês nunca se meteram em encrenca, tipo bater feio, capotar ou ficar quicando com o carro até parar, e ainda bem, porque com MUITO MENOS e com essa idéia de botão de pânico é grande a chance de fazer visita ao inferno cantando música sertaneja, aquela tal que é conhecida pelo pseudônimo de "churrasquinho de mãe".

Depois de uma bela porrada a gente fica vendo passarinho piando e dando volta na nossa cabeça, bem no estilo de desenho animado, ou então assiste a um flash back da vida, e só lá pelas tantas é que cai a ficha, e isso se tiver a sorte de não ficar desacordado, ferido ou imobilizado.

Por isso que em carro de rua É OBRIGATÓRIO a existência de dispositivo de desligamento AUTOMÁTICO, seja eletrônico ou eletromecânico - e de preferência os dois - e por isso que em carro de competição, além do(s) dispositivo(s) automático(s) também existe CHAVE GERAL de desligamento RÁPIDO, posicionado em ponto estratégico, DENTRO e FORA do veículo e devidamente sinalizado.

Este é o modelo de diagrama elétrico que pensei...

Pode esquecer tudo o que você pensou.

1º Controle simples de rotação não se faz com potenciômetro e sim com reostato, só que o carinha tem que aguentar 14V X 10A = 140 Watts e com sobra, e só nisso já vai uma bela grana.

2º Com a bomba "em aberto", gerando vazão sem pressão, poderá controlar a rotação - e de tabela a vazão - de forma linear, mas a medida que aumenta a pressão a linearidade vai pro saco, e bobeou no ajuste, já sabe o que acontece.

3º Terá que arrumar um zéquinha só para controlar o funcionamento da bomba, porque qualquer variação na tensão da bateria mandará o ajuste de pressão para o saco.

4º Desborbulhador, melhor parar por aqui...

Sei que aqui neste tópico já foram dadas algumas idéias, mas envolvem relés eletronicos e mais um monte de coisas... será que nao tem nada mais simples?.

Tem sim: bomba mecânica, original do motor.

Quer coisa mais modernosa? Bomba elétrica pulsativa, de baixa pressão. Tenho uma dessas no X15 há mais de vinte anos (fabricada pela Bendix, uso militar) e nunca deu pau, mas só se encontra coisa do tipo lá na terrinha.

Quer bomba elétrica de alta pressão? Então não invente e faça o que já existe em MILHÕES de veículos por este mundo à fora: controle de desligamento automático DECENTE, dosador de pressão DECENTE, filtro DECENTE, mangueiras DECENTES, fusível DECENTE e fiação DECENTE, afinal, é você que estará sentado sobre tudo isso, e não eu. :mrgreen:

Economizar em segurança pra correr o risco de gastar TUDO com a perda do carro ou em velório, vai entender...

.:

PS: não tenho foto melhor da bomba pulsativa, mas achei uma em que ela aparece e fiz o recorte, só para dar uma idéia do visual.

cabral mecanica esportiva
16/02/2009, 20:38
Na Minha Esportage Deu Pau Na Bomba Original,fui Trocar E Sofri Pra Cacete Entao Achei Melhor Eu Colocar Uma Bomba Externa.coloquei A Do Tempra Turbo Q é Barata E Boa Em Baixo Do Assoalho Protegida Pelo Chassi.hora Q Der Pau é Facil Trocar.no Carro Carburado Ja Coloquei Varias Inclusive Em Carros Antigos.coloco A Do Monza E Um Dosador De Vazao.coloco O Manometro E Deixo A Pressao Em 0,5 Bar E Ja éra.achei Interessante Ligar Ela No Alternador,pois Quando A Luz Se Acende Ela Para De Trabalhar.ex; Voce Liga O Carro E Hora Q A Luz Do Alternador Apaga Ela Começa A Trabalhar.pra Nao Ter Contrangimento Em Quebra De Correia Ou Defeito No Alternador Liguei Um Interruptor Direta Da Bateria Nela Tbm.hora Q Eu Quero A Bomba Ligada E O Carro Sem Funcionar é Só Ligar O Botao.espero Ter Ajudado.

Marcos ET
16/02/2009, 22:22
Pode esquecer tudo o que você pensou.

Ei Sukys, anida bem q vc apareceu! tava mesmo esperando uma "luz"! já esqueci tudo... alias, doq mesmo estávamos falando? rs

4º Desborbulhador, melhor parar por aqui...

Em nenhum caso? nem mesmo para eliminar eventuais bolhas (função original) oriundas de um tanque com pouco combustível??

Tem sim: bomba mecânica, original do motor.

Puutz... na verdade esta bomba vai alimentar um V8 Small Block.... aqui no Tocantins nao dá nem pra sonhar em comprar uma bomba destas, a mais próxima que encontrei está a 2.000km daqui! e comprar pela internet já foi considerado, porém, já tive problemas em receber peças em estado precário de funcionamento e tudo isso é uma dor de cabeça maior que instalar uma bomba que eu encontro na esquina da minha casa... entende?

Quer bomba elétrica de alta pressão? Então não invente e faça o que já existe em MILHÕES de veículos por este mundo à fora: controle de desligamento automático DECENTE, dosador de pressão DECENTE, filtro DECENTE, mangueiras DECENTES, fusível DECENTE e fiação DECENTE, afinal, é você que estará sentado sobre tudo isso, e não eu. :mrgreen:

Sukys, sem querer abusar... mas vc poderia ser mais específico quanto as partes "DECENTES" que vc citou? veja se é isso:

Controle de desligamento descente: Interruptor do Ford acionado por esfera.
Dosador de pressao decente: Dosador do Tempra, que tem parafuso.
Filtro decente: Daqueles de veículos com injeção? ou de veículos carburados?
Mangueiras decentes: pode ser com acoplamento por abraçadeiras?
fusìvel decente: se eu uso a bomba original do monza, fusível original do monza para a bomba de combustível.
Fiação decente: cabos siliconados, qual o melhor diametro para a potencia da bomba?

Economizar em segurança pra correr o risco de gastar TUDO com a perda do carro ou em velório, vai entender...

Minha intenção nao é economizar em segurança, é apenas montar o conjunto mais eficiente o possível, sem envolver riscos desnecessários ou gastos desnecessários. Quero encontrar apenas o equilíbrio entre custo/benefício sem esquecer a margem de segurança.

Cabral, é esta a bomba que estou vendo se uso! só fiquei em dúvida com a questao das bombas de combustível da Saveiro (das primeiras com Injeção Eletronica)... alguem saberia falar se é assim mesmo? se sao duas bombas? e se for, porque sao?

Valeu pessoal! grato pela ajuda!

Sukys
16/02/2009, 23:43
Em nenhum caso? nem mesmo para eliminar eventuais bolhas (função original) oriundas de um tanque com pouco combustível??

1º Desborbulhador foi feito para trabalhar com pressão de bomba mecânica, coisa de poucos psi, e se der uma zebra no controle de pressão - mesmo que seja através de dosador adequado, lei de Murphy - vai esguichar combustível pra tudo quanto é lado.

2º Desborbulhador serve para desborbulhar, só que em muitas vezes o dito entra em ação por causa dos vapores gerados pelo combustível aquecido e não por causa de entrada de ar no sistema.
Carro parado, tanque cheio e motor quente. Nestas condições não tem como entrar ar no sistema mas dependendo de outras características - que são típicas para determinados motores - não é raro observar as ditas bolhas de vapor.
Mesmo desprezando o item 1º, com bomba elétrica não existe a necessidade de desborbulhador já que existe fluxo contínuo de combustível (consumo do motor e retorno do dosador) que serve tanto para arrefecer a bomba como também evitar o aquecimento do combustível, e em caso de falta de combustível a bomba terá a vida útil comprometida, daí a importância do catch tank.

Puutz... na verdade esta bomba vai alimentar um V8 Small Block.... aqui no Tocantins nao dá nem pra sonhar em comprar uma bomba destas...

Se não dá para sonhar com uma bomba, como é que fica se precisar de um jogo de juntas, pistão, bronzinas? Não quero ser estraga-prazeres mas lei de Murphy existe.

Controle de desligamento descente: Interruptor do Ford acionado por esfera.

Tá, e se ao invés de pancada frontal o carro "simplesmente" capotar? E se ao invés de capotar ocorrer um rompimento de mangueira?

Dosador de pressao decente: Dosador do Tempra, que tem parafuso.

Dosador de Tempra - ou qualquer outro de motor injetado - foi feito para trabalhar com pressão NOMINAL de "psi pra mais de metro", e só o fabricante poderá te garantir que funcionará de forma ADEQUADA com pressão de poucos psi, caso contrário será um tal de falha-funciona sem fim.
Quer gastar bem o dinheiro e uma vez só? Compre dosador feito para trabalhar com vazão e pressão ADEQUADA ao uso pretendido, e coisa do tipo você encontra em lojas que trabalham com material para performance.

Filtro decente: Daqueles de veículos com injeção? ou de veículos carburados?

Sim, de veículos com injeção, porque o combustível passará pelo filtro "n" vezes, via linha de retorno do dosador.
Tudo bem, na linha de baixa pressão poderá fazer uso de filtro para álcool, com área de filtragem bem generosa, mas a durabilidade não será a mesma. Agora, na linha de pressão (que no caso é baixa) convém fazer uso de filtro para motor injetado, carcaça metálica.

Mangueiras decentes: pode ser com acoplamento por abraçadeiras?

Pode, desde que as abraçadeiras também sejam decentes. :mrgreen:

Tem caboclo que gasta uma baba com mangueiras adequadas e usa abraçadeiras vagabundas, e depois ainda reclama que a coitada não segura o tranco.

fusìvel decente: se eu uso a bomba original do monza, fusível original do monza para a bomba de combustível.

Ok, mas use o carro por uma hora, coloque a mão no fusível e entenderá o que quero dizer com isso.

Fiação decente: cabos siliconados, qual o melhor diametro para a potencia da bomba?

Silicone prá quê? Vai "turbinar" a panturrilha? :mrgreen:

Alta temperatura, beleza, mas o importante é a bitola do fio, que deverá suportar a corrente e com boa margem de segurança, coisa de uns 50%, pelo menos. O mesmo vale para conectores e relé, porque isso é despesa de palito em festa.

Quero encontrar apenas o equilíbrio entre custo/benefício sem esquecer a margem de segurança.

Tudo dentro de uma coerência, mas sem nunca desprezar ou economizar com aspectos técnicos ou de segurança, e sem esquecer que uma coisa é carro de rua, e outra, muito diferente, é carro de competição ou de uso em off road.

Tem gente que não está nem aí com isso e nem vai mudar, mesmo porque a lei de Murphy é americana mas a lei de Gerson é brasileira. :mrgreen:

.:

rubensx
17/02/2009, 01:15
puta queo pareo

sukys e foda...

cara... valeu pela aula que essa eu relamente li curtindo e entendendo tudo...

Caramba vc podia fazer uns tutoriais tecnicos no forum!

muito foda!
:palmas::palmas::palmas::palmas:

Marcos ET
17/02/2009, 10:28
Se não dá para sonhar com uma bomba, como é que fica se precisar de um jogo de juntas, pistão, bronzinas? Não quero ser estraga-prazeres mas lei de Murphy existe.

Sim... existe, mas por enquanto o único problema deste motor (que nao é meu) é a bomba de gasolina... é por isso que eu só penso em ajudar ele a resolver este problema.... rs

Tá, e se ao invés de pancada frontal o carro "simplesmente" capotar? E se ao invés de capotar ocorrer um rompimento de mangueira?

Se capotar, o manual do proprietário Ford afirma que o sistema corta a energia da bomba... se cair num buraco e der um solavanco bem forte também corta... e se romper a mangueira, bom, daih penso que já é coisa para o tal relé eletronico responder... certo?

Dosador de Tempra - ou qualquer outro de motor injetado - foi feito para trabalhar com pressão NOMINAL de "psi pra mais de metro", e só o fabricante poderá te garantir que funcionará de forma ADEQUADA com pressão de poucos psi, caso contrário será um tal de falha-funciona sem fim.
Quer gastar bem o dinheiro e uma vez só? Compre dosador feito para trabalhar com vazão e pressão ADEQUADA ao uso pretendido, e coisa do tipo você encontra em lojas que trabalham com material para performance.

Sim, encontrei um dosador destes... já estou providenciando: R$ 180,00....:putz:

Silicone prá quê? Vai "turbinar" a panturrilha? :mrgreen:

"Turbinar" nao vou, mas já testei outros cabos e percebi que pelo menos aqui em minha região, onde faz 47ºC normalmente, onde tem uma poeira fina igual talco e onde "inexplicavelmente" (eu acho que a explicação está, entre outras coisas, nestes fatores de temperatura e contaminantes externos) os cabos ficam ressecados e quebradiços, já testei os de silicone e estes tem apresentado durabilidade da "carcaça" (capa, ou outro nome que nao conheço), sendo mais seguro seu isolamento...

Alta temperatura, beleza, mas o importante é a bitola do fio, que deverá suportar a corrente e com boa margem de segurança, coisa de uns 50%, pelo menos. O mesmo vale para conectores e relé, porque isso é despesa de palito em festa.

Sim! sem dúvida! vc poderia indicar a bitola dos cabos para esta instalação?

Tudo dentro de uma coerência, mas sem nunca desprezar ou economizar com aspectos técnicos ou de segurança, e sem esquecer que uma coisa é carro de rua, e outra, muito diferente, é carro de competição ou de uso em off road. Tem gente que não está nem aí com isso e nem vai mudar, mesmo porque a lei de Murphy é americana mas a lei de Gerson é brasileira. :mrgreen:

Sim! perfeito! é por isso que "tamos aqui", correndo atrás da experiencia que me falta... rs

aliás, caro Sukys, vc bem que poderia disponibilizar um "Kit" já com os ditos relés, dispositivos de segurança (fusíveis, mecanicos e/ou eletromecanicos), cabeamento adequado (chicote) bastando o feliz comprador adquirir separado a bomba de combustível e o dosador.... oq acha?

Sukys
17/02/2009, 12:14
o manual do proprietário Ford afirma que o sistema corta a energia da bomba...

O manual traz esta informação porque existem DUAS estratégias totalmente independentes: interruptor inercial e controle por rotação, feito pela ECU, que por sua vez controla o relé da bomba.
E aí é aquela história, pra carro de rua ok, mas saiu disso tem que ficar esperto, porque em caso de vazamento que não interrompa o funcionamento do motor (e sem pancada no carro) vai vazar combustível à rodo.
Qualquer bomba de alta pressão consegue secar um tanque em poucos minutos, e bastam alguns segundos pra fazer uma bela poça, ou um belo incêndio.

Eu já comentei aqui no fórum sobre uma experiência que presenciei em oficina. Capô aberto, motor funcionando em lenta, e escapou a mangueira de retorno, junto ao dosador. Combustível espirrando pra tudo quanto é lado, turbina quente, fogo quase que invisível (álcool) um dos sócios da oficina gritando e rolando pelo chão, motor não para de funcionar, e enquanto corri para pegar o extintor o outro sócio desligou a chave de ignição... e tome mais 10 segundos de motor funcionando por causa do timer.
Resumo da tragédia grega, braços e peito com queimaduras de segundo e terceiro grau, carro bem avariado e três extintores, daqueles grandes, esvaziados. E ficou nisso porque a ação foi rápida, os extintores estavam à mão, ninguém se desesperou e tivemos SORTE. Agora imagine cena do tipo na rua ou no meio do mato. Mesmo que as pessoas tenham iniciativa rápida e correta, o que dá pra fazer com essas porcarias de extintor que se leva no carro?
Em função de trabalho já fiz curso de brigada de incêndio, no Corpo de Bombeiros daqui de Sampa, e lá aprendi, na prática, a importância de duas coisas :

1º Evite incendios
2º Decore o nº 193 :mrgreen:

E meu caro, não é só por causa de bomba elétrica, mas quem tem muita tralha elétrica TEM QUE TER chave geral, e de fácil acesso. Tipo, esticou o braço bateu a mão desligou tudo.
É melhor nunca precisar, mas se precisar...

vc poderia indicar a bitola dos cabos para esta instalação?

Depende do consumo da bomba, em ampéres, e sabendo a corrente poderá encontrar a bitola fazendo uso deste link:
http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

E não se esqueça da margem de segurança.

.:

Marcos ET
17/02/2009, 14:39
é Sukys, todo tipo de cobustível é energia em potencial só esperando para ser liberada... seja por queima, seja por qualquer outro meio! Entendo toda a preocupação em evitar incendios, e percebo que suas instruções de vantagem tornariam a viatura mais segura que o próprio projeto de fábrica! e isso é sempre uma vantagem. (embora fique curioso em saber do comportamento do interruptor inercial em um jeep, numa estrada muito esburacada e com aquela suspensao maciiiiia que só.... rsrsrs)

Veja os motores OHC, que tem o carburador praticamente sobre o distribuidor... quem nunca viu, nem ouviu falar, de um OHC que tenha pegado fogo pq a gasolina do carburador vazou?

Veja meu próprio caso, que uso motor GM151 álcool com bomba original, filtros "originais" (mesma especificação) e tudo mais... bastou um pequeno dano na mangueira de alimentação do carburador (já entre o desborbulhador e o carburador) para eu andar uns dois quilometros com o motor jorrando álcool pra tudo que é lado... só fui perceber que havia alguma coisa diferente quando vi o para lamas esquerdo do jeep com uma cachoeira de combustível para o lado (tava de noite, nao deu pra ver na hora)...

Vejo que em ambos os casos (mecanica ou elétrica), existem riscos que devemos evitar (manutenção preventiva). Vejo que bomba mecanica nao tem "chave geral" para evitar certas catástrofes e em um caso de dano na linha de alimentação com motor funcionando, os efeitos podem ser parecidos (embora a bomba elétrica despeje muuuuuito mais combustível em um mesmo espaço de tempo). E entendo que todas as medidas defensivas sao para melhorar (e muito) a segurança de quem usa a viatura! é por isso que considero tudo isso que vc relatou.

MAS... a pergunta que nao quer calar é:

Alguém sabe do lance das duas bombas das primeiras saveiro com injeção?

Julio Rebello
18/02/2009, 22:04
Srs. Em Algumas Centralinas De Gnv, Usamos Um Relê Temporizado Que Captao Sinal Da Bobina De Ignição P/ Abrir A Solenoide Do Gnv.
Ao Acionar A Chave No Painel, O Relê Aciona Por 3s E Alimenta A Linha E Assim Que O Motor Funciona O Relê é Acionado Novamente E A Partida é Imediata.

No Noso Caso Poderíamos Buscar Esse Relê Temporizado, Acionado Pela Ignição E Desarme Praticamente Automático Ao Desligar Ou "morrer" O Motor Do Veículo.

Sds4x4,
Julio Cj

Marcos ET
19/02/2009, 09:32
Julio, será que este relé com temporizador nao é o mesmo que o pessoal daqui chamou de "eletrônico" ? parece que o funcionamento dele é parecido com oq já foi dito antes.... será?

turboroe
19/02/2009, 16:56
Srs. Em Algumas Centralinas De Gnv, Usamos Um Relê Temporizado Que Captao Sinal Da Bobina De Ignição P/ Abrir A Solenoide Do Gnv.
Ao Acionar A Chave No Painel, O Relê Aciona Por 3s E Alimenta A Linha E Assim Que O Motor Funciona O Relê é Acionado Novamente E A Partida é Imediata.

No Noso Caso Poderíamos Buscar Esse Relê Temporizado, Acionado Pela Ignição E Desarme Praticamente Automático Ao Desligar Ou "morrer" O Motor Do Veículo.

Sds4x4,
Julio Cj

Amigo, só por curiosidade
pq vc escreve com todas as iniciais em maiúsculo?
eu acho meio ruim de ler assim...

Luciano SHAKALL
21/02/2009, 16:07
amigo, Só Por Curiosidade
Pq Vc Escreve Com Todas As Iniciais Em Maiúsculo?
Eu Acho Meio Ruim De Ler Assim...Experimente escrever aqui no Forum com o "CAPS LOCK" ligado.....
O sistema automaticamente irá converter o que seria TUDO em "Caixa Alta", para "somente as iniciais em maiúsculas"...
Seria legal se fossem as iniciais APÓS UM PONTO, e não as iciciais de cada palavra :rolleyes: ....

Enfim....
É mais ou menos como apertar Shift F3 no Word . . .

[]'s

turboroe
22/02/2009, 20:09
Experimente escrever aqui no Forum com o "CAPS LOCK" ligado.....
O sistema automaticamente irá converter o que seria TUDO em "Caixa Alta", para "somente as iniciais em maiúsculas"...
Seria legal se fossem as iniciais APÓS UM PONTO, e não as iciciais de cada palavra :rolleyes: ....

Enfim....
É mais ou menos como apertar Shift F3 no Word . . .

[]'s

hehehe, poiseh... enfim...

hefepipe
05/03/2009, 11:43
Pessoal,
Na minha viatura tenho a bomba elétrica do Kadett, em um motor com injeção eletrônica e após ver vários companheiros ficando na mão por causa de bombas elétricas, pensei na seguinte idéia :

O que vcs acham de se instalar 2 bombas em paralelo, selecionadas por uma chave no painel, seria possível ? Quando uma quebrasse vc somente selecionaria a outra no painel.

ferraz
05/03/2009, 14:00
Não seria mais viável levar um bomba extra no Jeep, onde possa ser facilmente instalada em uma emergencia.
Estou estudando esta instalção em minha camper e estou levando em conta uma instalação que me possa reparara a bomba facilmente em qualquer lugar.

hefepipe
05/03/2009, 15:41
Uma bomba com algum tipo de engate rápido de mangueiras. Mais fácil de trocar em caso de emergências !!

turboroe
06/03/2009, 07:54
eu acho essa idéia meio desnecessária...

uma bomba elétrica dura muito! tenho 2 carros com mais de 200mil km e a bomba original ainda funciona perfeitamente

Se tu quer gastar com 2 bombas usadas, compra uma bomba nova então.

Tem muita coisa que pode estragar no jeep e não adianta querer levar tudo q é peça reserva... Imagine vc levando outro jeep no reboque caso o seu jeep estrague!

Tudo bem que ficar empenhado é um saco, mas se vc arrumar o basico (bem arrumado, não tapeado) vc não vai ter problemas por um bom tempo.
8)

Jacimar
01/12/2009, 10:18
PessoALL, sei que o assunto pode parecer absurdamente simples... mas mesmo assim gostaria de uma ajuda quanto a ligação elétrica da bomba, pois gostaria de encontrar uma saída que seja a mais simples possível...

Fiz um diagrama do circuito do combustível, mas gostaria que alguem postasse um diagrama elétrico...

Sei que aqui neste tópico já foram dadas algumas idéias, mas envolvem relés eletronicos e mais um monte de coisas... será que nao tem nada mais simples?

Prezado bom dia ! não sei se você já resolveu seu problema de instalação, ou até se desistiu de colocar a bomba elétrica :-(, uma alternativa para uma instalação elétrica mais segura é fazer como em alguns veículos GM, consiste em fazer o acionamento da bomba utilizando o sinal da pressão de óleo, como você utiliza carburador não precisa pressurizar a linha de alimentação, assim que seu carro pegar e a luz de óleo apagar, a bomba liga, quando você desligar a chave a bomba vai parar de qualquer maneira, outra coisa : você pode fazer a alimentação de combustível 'returnless' como nos Audi e Ômega, o controlador de pressão fica próximo ao conjunto tanque + bomba + filtro + retorno, dessa forma a gasolina não vai ao cofre do motor e volta, vai apenas o necessário para a alimentação do carburador, isso diminui o aquecimento do combustível :concordo: e se houver o vazamento de combustível em alta pressão, não será dentro do cofre do motor :concordo: , se o carro ficar parado muito tempo e a cuba secar, é só você dar partida até a luz de óleo apagar e a bomba vai encher a cuba :concordo: espero ter ajudado :grin:

Marcos ET
01/12/2009, 10:34
Prezado bom dia ! não sei se você já resolveu seu problema de instalação, ou até se desistiu de colocar a bomba elétrica :-(, :grin:

Jacimar, eu até havia desistido... mas agora você deu uma idéia boa dmais! Muito obrigado!! sem dúvida é uma maneira bem mais segura... ainda mais se eu utilizar um acionamento com "relés" de confiança!

Muito obrigado mesmo! idéia boa "dmais da conta"!

Gde abraço!

matrakaum
16/12/2009, 15:03
É o seguinte ontem estive no Anhembi e vi 3 Jeeps lá (Lindos diga-se de passagem, inclusive um c/ placa preta).
Conversei c/ dois deles e todos foram categóricos que suas crianças falham qdo dá aquela tuchada no acelerador (BF161 c/ DFV 228). Não preciso dizer que isto tb. acontece comigo..aliás já não aguento mais isto.
Meu primo levantou a lebre de ser falta de combustível...Segundo ele talvez a bomba original não dê conta de alimentar qdo eu dou aquela tuchada para subir uma rua por exemplo (saindo da inércia).
Ele me sugeriu bomba elétrica do Kadett....
A pergunta é: Será que no meu caso adiantaria???

Jacimar
16/12/2009, 15:28
É o seguinte ontem estive no Anhembi e vi 3 Jeeps lá (Lindos diga-se de passagem, inclusive um c/ placa preta).
Conversei c/ dois deles e todos foram categóricos que suas crianças falham qdo dá aquela tuchada no acelerador (BF161 c/ DFV 228). Não preciso dizer que isto tb. acontece comigo..aliás já não aguento mais isto.
Meu primo levantou a lebre de ser falta de combustível...Segundo ele talvez a bomba original não dê conta de alimentar qdo eu dou aquela tuchada para subir uma rua por exemplo (saindo da inércia).
Ele me sugeriu bomba elétrica do Kadett....
A pergunta é: Será que no meu caso adiantaria???

Prezado, o seu caso dá a impressão de ser problema no pistão de enriquecimento da mistura, ou ainda problema no avanço a vácuo, falta de combustível por deficiencia da bomba, normalmente acontece em alta rotação, por exemplo : você arranca, normal, vai subindo as marchas, normal, chegou na última, normal, continua acelerando o motor vai subindo a rotação e chega um ponto que ele começa a 'embolar' por falta de combustível, é bem característico, espero ter ajudado :concordo:

hefepipe
18/12/2009, 12:30

[s]

Alguém que tem uma bomba destas usa a bomba auxiliar também ?? Pois estas bombas, Gol GTI , Tempra Turbo ( Acredito ser a mesma ) pedem uma baomba auxiliar !! Eu instalei a do tempra turbo no meu e ela fica com um leve barulho, eu acredito que seja por falta de alimentação.....

willys1960_ctba
14/02/2011, 09:45

[s]

Tiago,

essa bomba é da bosh? sabe me dizer qual o código da peça e da pressão dela? preciso urgente comprar uma e to achando de diferentes pressões, em geral 3bar, pelo numero da bosh o que encontrei NUMERO BOSCH : 0580464070 é 3 bar.

[]s

johnnyjeepeirosp
14/02/2011, 10:47
Li o topico ...
Muito bons os esclarecimentos...:palmas:
Conclusao : Fico com a bomba original no velho OHC gasolina (recem retificado)...
Tem coisa que pede atualizaçao : Tanque de Inox de 68 l ( embaixo ), alternador de tempra de 90 A , arranque de corsa ( bem mais potente ) , discos nas quatro , pedaleira suspensa ...
E tem coisa que é melhor deixar como está ...
abc a todos
jm sp

leopoldo
25/07/2011, 21:41
Eu vou passar uma dica de montagem, compartilhando essa opção, que pode não ser a única, para as pessoas que se utilizam de bomba elétrica externa (Holley, Delphi ou Bosch).

Pode ser que vc tenham notado que a vida da bomba não é lá essas coisas, pois os carvões se acabam.

Muito provávelmente é porque essas bombas ficam constantemente pressurizando e dando retorno ao tanque pela válvula reguladora.

Uma diferença funcional entre a bomba elétrica e a mecanica é que esta última, quando a cuba está cheia não bomba combutível. A haste se movimenta no vazio da haste do diafragma.

Então, como fazer com que a bomba elétrica pressurize apenas quando necessário ? ou seja, que ela trabalhe apenas quando o carburador está com a cuba baixa ?

Simples.

A minha dica de montagem:

Utillizando uma cebolinha de pressão de óleo, um bloco de conecção, uma vávula direcional, um relê auxiliar de 4 pinos, e algumas horas de trabalho vc monta um sistema que monitora a pressão entre a boia e a válvula reguladora, e a bomba somente funciona quando a vazão é necessária:

1- Conecte uma válvula unidirecional (de esfera ou prato) que vc pode adquirir em lojas de material para ar comprimido na saída regulada de pressão da válvula reguladora (algumas pessoas denominam essa valvula de dosadora). Tenha certeza que na montagem, a seta indicadora de vazão da válvula indique fluxo para o carburador.
2- Conecte o bloco (conecção sextavada ou conecção T ou conecção Y) na saída da válvula unidirecional.
3- instale uma cebola de pressão de óleo em uma das saídas do bloco.
4- instale um relê auxiliar da seguinte forma:

a. o terminal (87) alimenta a bomba eletrica;
b. o terminal (86) é alimentado pelo fio que vem da cebola (-);
c. o terminal (85) é quem aciona o eletroímã do relê com carga(+);
d. o terminal (30) é alimentado pela chave de ignição (+).

Atenção: os terminais (30) e (85) são compartilhados na montagem da fiação (+).

Como funciona?

Ao ligar a chave, a pressão na linha bomba ao carburador está em zero.
A cebola detecta pressão zero, aterra e fecha o circuito do relê comandando ele a energizar a bomba.
A bomba funciona, pressuriza e a reguladora começa a devolver ao tanque o excesso.
Ao mesmo tempo, a pressão vence a carga da mola da válvula unidirecional e a linha da válvula reguladora ao carburador se enche, e atinge a pressão de até 5 psi quando a boia fecha a passagem de gasolina/alcool.
A cebola calibrada em +/- 5 psi desacopla, o rele desarma e a bomba desliga.
Parece um carro injetado.

Ao ligar o motor, à medida que a boia deixa passar combustível, a pressão na linha cai e começa outro ciclo.

Fotos?

junior braga
26/07/2011, 07:29
Fala leopoldo,

como sempre com dicas valiosas né??? anda meio sumido do forum....

ja matutei aqui com uma bomba eletrica, cheguei a instalar e depois tirei tudo novamente....

fiz essa instalação depois que descobri:

quando fico muito tempo sem funcionar o jeep ele esvazia toda a linha de combustivel, fazendo com que demore pra pegar...

so quando instalei a bomba, tive problemas com o excesso, e também quanto a pressão enviada...

eu não instalei valvula reguladora/dosadora...qual é aplicação dessa valvula, onde consigo?

abrasss

sraposo
26/07/2011, 08:20
Olá.

É uma boa ideia, realmente!

Vale lembrar que estas bombas elétricas comumente são capazes de manter uma pressão significativamente mais alta sob vazão considerável do que aquela que deve existir na entrada de combustível do carburador. Esta pressão varia conforme o carburador e normalmente é próxima dos 5 psi/0,35 bar, mas não é igual para todos. Uma pressão acima do recomendado para o carburador vai fazer com que a cuba fique com nível mais alto do que o devido, se não transbordar. Nivel mais alto do que o devido significa maior consumo, dificuldade de partida a quente, mais poluição, perda de potência, mais carbonização da câmara.... Já a pressão mais baixa do que deve ser pode causar falta de alimentação nos regimes mais severos, perda de potência, elevação da temperatura da câmara etc.

A bomba elétrica deve ser ser especificada para a demanda de combustível do motor sob a necessária pressão. Os bicos injetores multipontos comumente trabalham com pressão na faixa de 3 bar, enquanto que os monopontos com algo perto de 1,5bar. Mesmo neste último, é uma pressão muito superior àquela que os carburadores tipicamente operam.

Usando motores com escovas, a corrente de surto na partida da bomba é bem maior do que a corrente quando ela atinge uma rotação normal de trabalho, e isto deve ser considerado! Quanto mais "potente" for a bomba, mais ela será submetida à condição de partida. Talvez o uso de um limitador de corrente seja aconselhável, tanto mais quanto mais 'potente' for a bomba em relação à demanda.

Grande abraço!

4X4GARAGE
26/07/2011, 11:57
gostaria de contribuir tb,acho que deveria ter uma mang com grande poder de deformação logo apos a bba eletrica,pq desta mang,para que ela faça a função do diafragma da bomba mecanica,onde fara a função de acumulador e regulador de pulso na rede e ajudara a bomba a nao ficar ligando toda hora,poderia ser somente uma mangueira com o diametro externo pelo menos 3 vezes maior que a original!
vai uma ideia!
[]s

Rafaminc
26/07/2011, 16:58
gostaria de contribuir tb,acho que deveria ter uma mang com grande poder de deformação logo apos a bba eletrica,pq desta mang,para que ela faça a função do diafragma da bomba mecanica,onde fara a função de acumulador e regulador de pulso na rede e ajudara a bomba a nao ficar ligando toda hora,poderia ser somente uma mangueira com o diametro externo pelo menos 3 vezes maior que a original!
vai uma ideia!
[]s

Pois é, também acho que em um motor CC, o liga/desliga constante vai força-lo muito mais do que deixa-lo trabalhar direto e com pressão na saída em torno de 10% da nominal.
No lugar de ligar e desligar, o ideal seria fazer um PWM, mas isso já envolve uma eletrônica mais pesada e complicada.
Eu limitaria a pressão na entrada do carburador em +- 0,1 / 0,2 bar, e isso pode ser feito sem grandes enjambrações, somente dimensionando corretamente a tubulação de retorno para o tanque...

leopoldo
26/07/2011, 17:50
Vale lembrar que estas bombas elétricas comumente são capazes de manter uma pressão significativamente mais alta sob vazão considerável do que aquela que deve existir na entrada de combustível do carburador.

Sim. É por isso que quem instala essas bombas, que fornecem de 3 a 5 bar (45 a 72 lbs/pol2), obrigatóriamente necessitam da válvula reguladora (dosadora), essa válvula vermelha aí na foto (é um dos modelos disponíveis).

leopoldo
26/07/2011, 17:52
qual é aplicação dessa valvula, onde consigo?

comprei em uma loja de peças para compressores de ar.

leopoldo
26/07/2011, 17:55
Eu limitaria a pressão na entrada do carburador em +- 0,1 / 0,2 bar, e isso pode ser feito sem grandes enjambrações, somente dimensionando corretamente a tubulação de retorno para o tanque...

Válvula reguladora ou dosadora para isso, tem de sobra no mercado. Acontece que era essa a minha montagem. Depois da 4 bomba pifadas pois o carvão sumiu, me toquei que o carvão é tão pequeno que não dura mesmo. Preferí esse sistema simples de controle.

rodrigo.hoffman
26/07/2011, 19:41
Mestre Leopoldo

Estavamos sentido sua falta por aqui..

Li atentamente as suas dicas e achei bem interessante o mecanismo de acionamento.. Eu utilizo bomba eletrica tb mas faço ela ligar qd apaga a luz do óleo..

Oq fiquei aqui matutando é até que ponto a bomba ficando ligada o tempo todo interfere na queima dela.. Nos carros injetados ela não permanece o tempo todo ligada tb?? Ou pelo fato do dosador reduzir a pressão dela faz trabalhar mais forçada?? Eu nao sei como é o funcionamento interno de uma bomba mais esse liga-desliga nao vai forçar ela tb??

Essas 4 bombas duraram qt tempo?? To pensando em comprar uma bomba reserva pra mim, a minha ja tem um ano de serviço :pensativo:..

[ ]´s

sraposo
26/07/2011, 20:07
Maior torque do motor da bomba é exigido quando a pressão na saída dela aumenta. Como o carburador trabalha com pressão bem mais baixa do que a pressão normal de trabalho, a válvula reguladora de pressão trabalha mais aberta do que fechada, desviando o combustível para o tanque a maior parte do tempo. O rotor da bomba acaba trabalhando com rotação maior porém com carga bem mais baixa.

Falta descobrir o que é mais danoso à bomba: trabalhar continuamente com rotação (apesar da carga baixa) ou ficar sendo ligada frequentemente e tendo seu enrolamento submetido a repetidas correntes de surto.

Abraço!

valdir rainer
26/07/2011, 20:18
Gostaria de saber qual é o problema de ter uma bomba de combustível mecânica,sendo que uma bomba mecânica chega as vezes a durar mais do que uma elétrica,no meu jeep mesmo ja estou usando a bomba mecânica a quase 3 anos e sem problemas.
Acho que se o motor não for turbo não tem necessidade.

sraposo
26/07/2011, 20:45
Entendo que uma bomba elétrica em um carro antigo pode ser aplicável se pelo menos uma das condições abaixo for verdadeira:
- motor sobrealimentado;
- uso de comando de válvula (muito) mais bravo do que o original
- modificação para aumentar volume dos cilindros
- bomba original nova ou seu reparo impossível de encontrar
- bomba original nova ou seu reparo terem preços proibitivos
- bomba original ou reparo disponível ser de qualidade muito baixa
- uso do carro em trilhas que o fizesse inclinar muito (aí seria necessário um tanque cache também)

Se for um motor original e a bomba nova existir, for boa e tiver preço aceitável, parece-me que optar pela bomba elétrica gerará em um custo que possivelmente não será compensador, a não ser que haja outra motivação.

Abraços!

leopoldo
26/07/2011, 21:12
Essas 4 bombas duraram qt tempo?? To pensando em comprar uma bomba reserva pra mim, a minha ja tem um ano de serviço

A holley durou 7 anos. Quando queimou o coletor, a reposição custava 350,00 em SP e a delphi 109,00 aqui em SJC. Obvio que comprei a delphi (china), acreditando numa certa similaridade, mas já foram 3 bombas, uma a cada semestre. Para descobrir o que acontecia, abri a bomba de corpo selado. O tamanho do carvão aparentemente explicaria tudo.
Contudo, esse sistema de controle eu montei na semana passada, porque a que está lá já dá sinais que vai probrejo já já. Como eu vou investir em uma bomba eletrica diferente, suspeitei que seria a hora de "sair inventando coisas desse tipo"
Eu tenho um outro carro, moderno, e percebí que quando ligo a chave a bomba trabalha até pressurizar a linha e depois ela se desliga. Não é o tempo todo roncando como no jeep sem esse sistema.

leopoldo
26/07/2011, 21:19
Gostaria de saber qual é o problema de ter uma bomba de combustível mecânica.

Nenhum, mas vc já viu uma pessoa que tem jeep não sair alterando tudo que vê pela frente?
Fica sem graça se vc não mexe e inventa !

De qualquer forma, fora os problemas, a bomba eletrica tem algumas vantagens:
1-bom sistema antifurto;:dance:
2-facilita a alimentação da bomba se o combustivel acaba;:dance:
3-vc pode montar o sistema de forma que possa utilizar a bomba como bomba de transferência;:rolleyes:
4-deve ter alguma outra vantagem .....:semideia

Fabiano-SL
26/07/2011, 21:26
Leopoldo, sempre preciso em suas dicas...

Veja como ficou meu jeep aí na minha assinatura.
Tem muita coisa inspirada das tuas dicas desde de 2004...

leopoldo
26/07/2011, 21:54
Acabei de ver. Parabéns, haja trabalho, ..... que nunca termina.

rodrigo.hoffman
26/07/2011, 22:16
A holley durou 7 anos. Quando queimou o coletor, a reposição custava 350,00 em SP e a delphi 109,00 aqui em SJC. Obvio que comprei a delphi (china), acreditando numa certa similaridade, mas já foram 3 bombas, uma a cada semestre. Para descobrir o que acontecia, abri a bomba de corpo selado. O tamanho do carvão aparentemente explicaria tudo.
Contudo, esse sistema de controle eu montei na semana passada, porque a que está lá já dá sinais que vai probrejo já já. Como eu vou investir em uma bomba eletrica diferente, suspeitei que seria a hora de "sair inventando coisas desse tipo"
Eu tenho um outro carro, moderno, e percebí que quando ligo a chave a bomba trabalha até pressurizar a linha e depois ela se desliga. Não é o tempo todo roncando como no jeep sem esse sistema.

Leopoldo

Sendo assim então da pra concluir que o problema são as bombas de má qualidade, já que a holley durou 10X mais que as outras...

Meu carro (Uno) tb faz essa pressurização na linha qd vira o contato mas depois que o carro pega eu continuo ouvindo ela trabalhando o tempo todo sem folga, como acontece com o jeep..

Vc qd anda com o jeep percebe o liga-desliga??

[ ]´s

leopoldo
26/07/2011, 22:44
Até o fim de semana passado, sempre ouvia aquele ronco chato de bomba o tempo inteiro. Agora, ela está intermitente com o controle. Se eu paro o jeep no sinal, ela trabalha um pouco e para. Se eu acelero, fica mais contínuo, mas menos que antes.

Sob a qualidade da bomba, não posso afirmar, pois teria que analisar o sistema do kaddet. Mas eu queimei uma holley.

Por hora, desconfio que o problema é ela trabalhar contínuamente, pois não sei de reclamações do pessoal que tem o kaddet.

O pessoal do forum que utiliza pode dar relatos adicionais.

Robertux
27/07/2011, 00:32
Muito boa a dica. No meu uso a mecânica, que ainda está boa e não tem dado problema, mas futuramente quem sabe.
Quando meu Jeep fica alguns dias parado fica dificil de pegar em função da evaporação do combustível do carburador. Pensei em colocar um sistema injetor de partida a frio manual dos motores a alcool, somente para injetar no momento da primeira partida. Como a bomba elétrica injeta combustível até pressurizar o sistema antes de cada partida, talvez resolva esse problema.

EduardoLang
27/07/2011, 00:48
Pessoal,

Boa Noite ! !

No meu jeep coloquei a bomba de gasolina elérica do monza, essa mesma que o Leopoldo colocou a foto. O problema é que ela ainda não tem nem 5 KM de uso, então não posso dizer nada sobre sua resistênica. Quando fui fazer a elétrica do jeep, falei com o eletricista sobre este procedimento de pressurizar a rede no momento de ligar o contato e ele me disse que quem gerencia isso é o módulo de injeção eletrônica. Eu havia pensado em colocar um relê temporizador no pós chave, mas os relês são com um tempo muito longo, aprox. 15 segundos. Bem, como coloquei algumas chaves no painel ( para ligar o corte de ignição, farois auxiliares, luzes de cortesia, etc, coloquei um dos botões para ligar a bomba elétrica, desta forma funciona também como um sistema anti-furto.

ABS a todos

Rafaminc
27/07/2011, 13:38
Lembro que meu pai teve vários Monzas e seguido tinha problemas com a bomba. Derrepente seria interessante pensar em outra marca...
Como exemplo, vejo em meu Uno, onde a bomba fica dentro do tanque meio que submersa e isso deve ajudar na refrigeração.
Ela já passou dos 200 mil km, já trabalhou a seco, já trabalhou com a válvula de alívio de pressão toda aberta e nunca falhou. Só no GNV ela já ficou ligada mais de 100 mil e sempre circulando pouca gasolina (menos de 1/4" de tanque).
Então, acredito que o problema deve ser a bomba de baixa qualidade que a GM usa...

leopoldo
27/07/2011, 13:48
Eu recomendo as bombas holley
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS2bAD9__OEztX_wCdVMYGmk6NZLbDLO aGr-JTk99QdCyZdWESabg
http://www.holley.com/data/types/pictures/mediumElectricFPchart.jpg

As bombas Bosch (varios modelos)
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/arquivosCatalogo/Bombas_Combustivel_Componentes_Valvulas_Injecao_20 11_2012.pdf

Dic3
27/07/2011, 16:19
Welcome Back Leopoldo!!!!

Eu to pensando em colocar um bomba eletrica tambem, tenho uma guardada em casa.
Como estou colocando GNV e como ainda nao comprei o solenoide de corte de combustivel, pensei em colocar a bomba eletrica que tornaria o processo de corte de combustivel liquido muito mais facil, precisaria apenas de um rele.

Mas a minha ideia é colocar uma bomba interna, coisa que pelo que vi nao seria muito complicado, basta um suporte fixado junto com a boia para manter a bomba firme e com a boca proxima ao fundo do tanque.

Em relacao a pressurizacao da linha isso depende do fabricante do veiculo/injecao eletronica. Alguns veiculos pressurizam a linha por 3 segundos logo que voce vira a chave (como é o caso do golf) . Alguns veiculos como o vectra so ligam a bomba eletrica no momento da partida e mantem a linha pressurizada mesmo depois da chave desligada.

Interessante foi o relato da bomba durar apenas 6 meses. Normalmente qualquer bomba eletrica xingling dura em torno de 50mil km na pior das hipoteses. Sera que a qualidade de gasolina por ai esta tao ruim assim?

sraposo
27/07/2011, 17:03
Pode tanto ser gasolina adulterada quanto uma bomba não preparada para ter contato com (tanto) álcool. Álcool na gasolina pode não ser exclusividade brasileira, atualmente, mas acredito que em nenhum outro lugar do mundo a gasolina tenha um percentual de etanol tão grande (26% oficialmente). Assim, uma bomba feita para trabalhar com gasolina pura, ainda mais se for uma schinguylinnguy do pior tipo, provavelmente não irá durar. Atenção: origem chinesa não é sinônimo de coisa ruim. Parte da má fama deve-se aos produtos chineses que vêm aportando por aqui há tempos, cujo critério de seleção foi o menor preço...

Abraços

Dic3
27/07/2011, 17:09
Mesmo que rodasse 50% alcool 50% gasolina ela ainda assim deveria durar pelo menos uns 50mil km, digo isso por experiencia propria, coloco alcool nessa proporcao no meu carro de uso diario com bomba originalmente designada para gasolina e esta funcionando a mais de 40mil km ja.

sraposo
27/07/2011, 17:15
Bem, se for uma bomba fabricada no brasil para carro brasileiro, ela estará preparada (ou deveria estar) para ter contato com álcool. Pode ser que com a mistura que você usa ela tenha a vida diminuída, apesar de ainda assim não ter ficado nada pequena, mas certamente, neste caso, não se tratará de uma bomba que não foi feita para lidar com etanol.

Abraços!

Pedrão B.
27/07/2011, 23:24
All,
Tive uma Saveiro 97 quadrada, que era 1.6 MI, que usava uma bomba interna no tanque e uma externa para pressurizar, sendo a externa a famosa "Bomba de GTI", e eu usava álcool como combustível, sendo que o original era a gasolina.
Uma vez ela parou de funcionar, e eu troquei e aproveitei pra desmontá-la.
Ocorre que rompeu uma malha de cobre que ia do terminal de alimentação para a escova(carvão), e eu acho que foi por causa do álcool.
Será?
[]'s

Fabiano-SL
10/07/2013, 19:33
Leopoldo, não sei se ainda vem ao forum, mas vamos lá:

Estou montando um sistema igual ao seu e estou com uma dúvida quanto a válvula unidirecional. Esta válvula deve ser compatível com o 0,3 bar que sai do dosador, ok? Será que essa baixa pressão irá comprimir a mola da válvula unidirecional (originalmente para ar comprimido de alta pressão)? Qual modelo você usou, quantos bar, psi ou etc...?

Se alguém já montou esse sistema, coloque mais info sobre ele.

[]´s

Eu vou passar uma dica de montagem, compartilhando essa opção, que pode não ser a única, para as pessoas que se utilizam de bomba elétrica externa (Holley, Delphi ou Bosch).

Pode ser que vc tenham notado que a vida da bomba não é lá essas coisas, pois os carvões se acabam.

Muito provávelmente é porque essas bombas ficam constantemente pressurizando e dando retorno ao tanque pela válvula reguladora.

Uma diferença funcional entre a bomba elétrica e a mecanica é que esta última, quando a cuba está cheia não bomba combutível. A haste se movimenta no vazio da haste do diafragma.

Então, como fazer com que a bomba elétrica pressurize apenas quando necessário ? ou seja, que ela trabalhe apenas quando o carburador está com a cuba baixa ?

Simples.

A minha dica de montagem:

Utillizando uma cebolinha de pressão de óleo, um bloco de conecção, uma vávula direcional, um relê auxiliar de 4 pinos, e algumas horas de trabalho vc monta um sistema que monitora a pressão entre a boia e a válvula reguladora, e a bomba somente funciona quando a vazão é necessária:

1- Conecte uma válvula unidirecional (de esfera ou prato) que vc pode adquirir em lojas de material para ar comprimido na saída regulada de pressão da válvula reguladora (algumas pessoas denominam essa valvula de dosadora). Tenha certeza que na montagem, a seta indicadora de vazão da válvula indique fluxo para o carburador.
2- Conecte o bloco (conecção sextavada ou conecção T ou conecção Y) na saída da válvula unidirecional.
3- instale uma cebola de pressão de óleo em uma das saídas do bloco.
4- instale um relê auxiliar da seguinte forma:

a. o terminal (87) alimenta a bomba eletrica;
b. o terminal (86) é alimentado pelo fio que vem da cebola (-);
c. o terminal (85) é quem aciona o eletroímã do relê com carga(+);
d. o terminal (30) é alimentado pela chave de ignição (+).

Atenção: os terminais (30) e (85) são compartilhados na montagem da fiação (+).

Como funciona?

Ao ligar a chave, a pressão na linha bomba ao carburador está em zero.
A cebola detecta pressão zero, aterra e fecha o circuito do relê comandando ele a energizar a bomba.
A bomba funciona, pressuriza e a reguladora começa a devolver ao tanque o excesso.
Ao mesmo tempo, a pressão vence a carga da mola da válvula unidirecional e a linha da válvula reguladora ao carburador se enche, e atinge a pressão de até 5 psi quando a boia fecha a passagem de gasolina/alcool.
A cebola calibrada em +/- 5 psi desacopla, o rele desarma e a bomba desliga.
Parece um carro injetado.

Ao ligar o motor, à medida que a boia deixa passar combustível, a pressão na linha cai e começa outro ciclo.

Fotos?

leopoldo
10/07/2013, 21:17
Fabiano, boa noite. Não estou achando a especificação. E as letrinhas, eu não consigo enxergar lá .... Mas se não me engano é uma válvula de 5psi.. Leva uma foto em uma loja de peças para compressor. E veja se eles tem uma igual.

Fabiano-SL
10/07/2013, 21:41
Fabiano, boa noite. Não estou achando a especificação. E as letrinhas, eu não consigo enxergar lá .... Mas se não me engano é uma válvula de 5psi.. Leva uma foto em uma loja de peças para compressor. E veja se eles tem uma igual.

Grande Leopoldo!

Na minha cidade e redondezas só encontrei de 10 bar pra cima (145,04 psi).

Estou pensando em trazer essa de fora:

Specifications:
Body Material: PA66
Diaphragm Material: VITON
Spring Material: SUS316L
Cracking Pressure: 2.0KPa
Max Back Pressure: 800KPa (around 115PSI)

leopoldo
10/07/2013, 23:01
vou passar amanhã na loja que eu comprei e pegar + informações.

vavarusso
11/07/2013, 08:43
Parabéns Fabiano por trazer o Leopoldo de volta. Apesar que ele está muito acima da maioria dos projetos aqui mostrado. Ele é o especialista.

4X4GARAGE
11/07/2013, 09:08
Raimundo puxa saco hahahahahaha pede pra ele conseguir reviver o bill hahahahahah duvido hahahah
[]s

vavarusso
11/07/2013, 10:04
Leopoldo reviva o Bill. Rsrsr

leopoldo
12/07/2013, 21:17
Fabiano, não recomendo utilizar a válvula da foto postada por vc. Ela não permite aparafusar e não tem como vc rosquear a cebola para controlar a pressão. A válvula que eu utilizo é uma genebre modelo REGE 3121 de 1/2" fabricada em latão. Também tem em INOX. Pode ser encontrada em lojas de hidráulica ou lojas de peças/acessórios para compressores. A denominação que disseram utilizar na loja é: valvula de retenção vertical. Custo R$ 35,00, em latão; 421437

Fabiano-SL
14/07/2013, 22:03
Fabiano, não recomendo utilizar a válvula da foto postada por vc. Ela não permite aparafusar e não tem como vc rosquear a cebola para controlar a pressão. A válvula que eu utilizo é uma genebre modelo REGE 3121 de 1/2" fabricada em latão. Também tem em INOX. Pode ser encontrada em lojas de hidráulica ou lojas de peças/acessórios para compressores. A denominação que disseram utilizar na loja é: valvula de retenção vertical. Custo R$ 35,00, em latão; 421437

Valeu Leopoldo!

Vou procurar com essas informações.

ARINALDO ELOI
16/07/2013, 09:31
Olá rapaziada. Estou aqui quietinho acompanhando o tópico que certamente servirá de"luz" para muita gente que pretende um dia substituir a bomba mecanica por um sistema eletrico de injeção. No início pensei como um dos nossos colegas: POR QUE TROCAR UMA BOMBA MECÂNICA QUE FUNCIONA POR ANOS A FIO, POR UMA ELETRICA QUE EM TODOS OS CASOs DEVE PASSAR POR UMA ADAPTAÇÃO? Infelizmente acordei. Essas ideias não surgiriam em nossas cabeças se tivessemos certeza da qualidade das peças (em geral - incluindo as bombas mecanicas e seus reparos) que estamos comprando para substituir as nossas quando necessário.
Lembro-me que meu pai usava a mesma bomba por 8, 10 anos quando eu era criança. Mesmo os reparos eram confiaveis. Hoje, alem da qualidade inferior do material usado na confecção das peças, parece tambem que tudo é feito para se substituir com 12 meses. Onde vamos parar gente? Pretendo, sim trocar minha bomba mecanica nem que seja por um sistema eletrico usado original de um carro mais moderno. Sei que pelo menos os que são montados na fabrica exclusivamente para as montadoras de veículos ainda se salvam. Um abraço a todos.

Fabiano-SL
16/07/2013, 14:34
Leopoldo, encontrei a peça aqui na cidade, veja a foto abaixo como ficará.

Uma dúvida quanto a localização da bomba elétrica: Ela deve ficar abaixo da linha do tanque, próximo ao tanque como nos carros ou poderia ficar mais acima (penso em colocar a bomba no cofre, fixada no paralama).

leopoldo
16/07/2013, 20:52
Recomendo colocar como a minha, abaixo da linha do tanque. Isso evita ar na linha. Esse conjunto todo da sua foto, tem que ficar preso a algum elemento estrutural da carroçaria.

rodrigo.hoffman
16/07/2013, 22:54
Tá ficando muito bom hein Fabiano

Qd instalei no meu não utilizei essa válvula, foi uma instalação mais simples que depois de ajustada a pressão do dosador não me incomodou nunca.. A respeito da bomba tenho a mesma opinião do mestre Leopoldo, abaixo da linha do tanque.. No meio caso fixei ela dentro do chassis..

[ ]´s

Fabiano-SL
17/07/2013, 09:21
Tá ficando muito bom hein Fabiano

Qd instalei no meu não utilizei essa válvula, foi uma instalação mais simples que depois de ajustada a pressão do dosador não me incomodou nunca.. A respeito da bomba tenho a mesma opinião do mestre Leopoldo, abaixo da linha do tanque.. No meio caso fixei ela dentro do chassis..

[ ]´s

Sim, vou colocar como mencionado por vocês, abaixo da linha do tanque, no chassis. Vou ficar 20 dias de férias, mas afastado do jeep. Daqui uns dias volto com as novidades nesse projeto.

Obrigado pelas dicas Leopoldo e pessoal!

Fabiano-SL
28/08/2013, 11:22
Dando prosseguimento a adaptação...

Comprei o suporte da bomba do Kadett, agora devo instalar tudo no jeep, conforme "Modelo Leopoldo".

Dúvida 1: existe a necessidade de colocar dois filtros de gasolina (antes e depois da bomba), ou coloco só um filtro antes da bomba? Me parece que tem carro com pré-filtro e filtro...

Dúvida 2: a gasolina entra na bomba (vem do tanque) por essa tampa verde, ok?

KitiU.
06/09/2013, 11:30
Dae Fabiano...

Tenho bomba elétrica no meu jeep com uma webbe 40.... uso a bomba do monza/kadet com um dosador pequeno, pressão constante de 0,3 bar, sem o vácuo... nunca deu falta...

Dúvida 1: existe a necessidade de colocar dois filtros de gasolina (antes e depois da bomba), ou coloco só um filtro antes da bomba? Me parece que tem carro com pré-filtro e filtro...

Quanto a filtro, uso um só ( do corsa, pequeno e barato de engate rápido )... ele esta na linha após o dosador, ou seja, filtra somente o que vai para o carburador....

Dúvida 2: a gasolina entra na bomba (vem do tanque) por essa tampa verde, ok?

Exatamente, a entrada de combustível é a de maior bitola, se não me engano é de meia polegada... no outro lado junto com o conector elétrico é a saída da bomba....

OBS: a bomba precisa trabalhar "afogada" abaixo do tanque para um vida útil mais longa...

Dodger
06/09/2013, 20:19
Olá rapaziada. Estou aqui quietinho acompanhando o tópico que certamente servirá de"luz" para muita gente que pretende um dia substituir a bomba mecanica por um sistema eletrico de injeção. No início pensei como um dos nossos colegas: POR QUE TROCAR UMA BOMBA MECÂNICA QUE FUNCIONA POR ANOS A FIO, POR UMA ELETRICA QUE EM TODOS OS CASOs DEVE PASSAR POR UMA ADAPTAÇÃO? Infelizmente acordei. Essas ideias não surgiriam em nossas cabeças se tivessemos certeza da qualidade das peças (em geral - incluindo as bombas mecanicas e seus reparos) que estamos comprando para substituir as nossas quando necessário.
Lembro-me que meu pai usava a mesma bomba por 8, 10 anos quando eu era criança. Mesmo os reparos eram confiaveis. Hoje, alem da qualidade inferior do material usado na confecção das peças, parece tambem que tudo é feito para se substituir com 12 meses. Onde vamos parar gente? Pretendo, sim trocar minha bomba mecanica nem que seja por um sistema eletrico usado original de um carro mais moderno. Sei que pelo menos os que são montados na fabrica exclusivamente para as montadoras de veículos ainda se salvam. Um abraço a todos.

pra quem tem um V8, V6 ou motor preparado(e forte), beleza. mas pra motor 4 cil opala, Ap e etcteras...é isso aqui que eu vejo:
429719
muito trabalho gasto e tempo que poderia estar fazendo uma outra coisa mais proveitosa no jeep...

Bomba de marca boa eu acho pro Ford OHC e pro Falcon, pq num vai achar pra opala, Ap e outros???
Bomba de marca boa vc coloca no lugar e esquece dela por vários anos ou mesmo décadas! Troquei a do meu Monza 1990 mês passado, carro nosso desde zero km, que eu me lembre ninguém havia trocado antes. 23 anos, 85.000km funcionando e foi trocada atoa pq o carro tava falhando em alta e o mecanico que tava fazendo carburação trocou achando que era ela, e no final não era...

amigo meu implantou uma bomba elétrica de Monza no Dodge V8 dele pq segudo ele a original mecanica num dava conta de mandar toda a gasolina que o motor consumia...vcs já viram quantos litros uma bomba mecanica, mesmo de carro pequeno, bombeia por minuto??

Pablo.pinto2007
07/09/2013, 05:09
Também sou dessa opinião... é mecher no que tá quieto... já pensei em colocar, mas se pensar que a minha mecânica nunca deu problema e que não preciso de alta pressão... então fico quieto!!!

Pablo

KitiU.
09/09/2013, 08:11
Realmente, quem não tem necessidade, não precisa de bomba elétrica...

A bomba elétrica com carburador, precisa empurrar no final da linha ( carburador ) apenas 0,2 no máximo 0,4 bar de pressão... caso contrário, a agulha não veda e vai transbordar a cuba, afogando o motor...

O grande detalhe é que, a pressão é constante.... qualquer abertura na agulha da boia, já esta enchendo a cuba.... indiferente da rotação do motor...

Já a bomba mecânica, oscila sua pressão conforme a rotação do motor, e acredito ainda proporcionar uma menor VAZÃO que a elétrica...

Quanto a tempo perdido, ai discordo, pois é muito fácil e rápido fazer a instalação e não é um investimento caro... desde que se precise deste investimento...

O meu opalinha sem bomba elétrica vivia dando falta... a bomba elétrica foi a solução... resumindo eu preciso... se você não precisa, fica com a original...

Chiari
11/02/2014, 18:09
Salve moçada!!
Tenho CJ3 militar com opala 4cil, do pequeno a gasolina, carburador 3E a alcool.
O carburador insiste em secar a cuba em alta, fal alcool memo.
Meu meca ta sugerindo uma bomba eletrica, mas pra essa motorizaçao nao faz o menor sentido, num jipinho militar menos ainda.
Essa configuraçao pode necessitar de bomba eletrica?
Sugeri trocar a bomba, mas ele insistiu por ser de diafragma a vazao nao costuma ser problema. Mas imagino ser algo possível de acontecer.
O mecanico lavou o tanque original, e por la tudo joia.
Vou pedir pra trocar a tubulaçao, que é aquela original de linha freio. No alcool, pode ter corroido.
O filtro é novo, mas ando pouco com esse carro, tambem pode ter ressecado.
Alguém sugere mais alguma opçao a verificar?

Jacimar
11/02/2014, 20:26
Salve moçada!!
Tenho CJ3 militar com opala 4cil, do pequeno a gasolina, carburador 3E a alcool.
O carburador insiste em secar a cuba em alta, fal alcool memo.
Meu meca ta sugerindo uma bomba eletrica, mas pra essa motorizaçao nao faz o menor sentido, num jipinho militar menos ainda.
Essa configuraçao pode necessitar de bomba eletrica?
Sugeri trocar a bomba, mas ele insistiu por ser de diafragma a vazao nao costuma ser problema. Mas imagino ser algo possível de acontecer.
O mecanico lavou o tanque original, e por la tudo joia.
Vou pedir pra trocar a tubulaçao, que é aquela original de linha freio. No alcool, pode ter corroido.
O filtro é novo, mas ando pouco com esse carro, tambem pode ter ressecado.
Alguém sugere mais alguma opçao a verificar?

Boa noite prezado ! faça um teste simples : retire o cabo de vela na bobina, retire a mangueira de combustível que chega no carburador e coloque-a dentro de um pet de 2 litros, limpo e seco, dê partida no motor por 15 segundos, se sua bomba e agregados estiverem em ordem você terá no pet pelo menos 200 ml de combustível . . . a bomba mecânica sempre deu conta de alimentar motores carburados ! por que agora seria diferente ? abraço !

jleo
08/05/2014, 09:51
reativando o tópico para perguntar ao pessoal que fez essa adaptação, a válvula retentora está aguentando bem a gasolina?

maciel_diego
08/05/2014, 19:56
Qual a melhor bomba para ser utilizada no AP 2.0 Carburado com tanque original?

Systema
30/07/2015, 13:39
Boa Tarde Amigos, uma pergunta, quando instalada uma uma bomba elétrica é necessário uma mangueira de retorno para o tanque, parece-me que o dosador tem 3 saidas, ou seja 1 entrada e duas saidas?

Systema
03/08/2015, 12:31
ja consegui a resposta, sim é necessário o retorno, pois a bomba trabalha constantemente e devolve o excesso para o tanque desta forma servindo até para refrigeração dela mesma

Uendel
04/11/2015, 15:19
Boa tarde amigos, achei a idéia muito boa e estou implementando em meu jeep. Porém, estou com uma dúvida, tanto a montagem do sistema do amigo Leopoldo quanto a do amigo Fabiano-SL utilizaram válvulas de retenção Vertical em uma posição Horizontal (Aparentemente). Poderíam informar se esta montagem permanece funcional ou tiveram algum problema? Abraços

eversonmoreira
17/10/2016, 16:41
Boa tarde. Estou colocando uma bomba elétrica do monza numa f75 com motor ford falcon 3.6 argentino. A bomba está sendo instalada de baixo da carroceria que é de madeira e o tanque de gasolina fica em cima da carroceria, tanque do chevette. Um mecânico falou que essa bomba não pode pegar barro ou agua, pois vai danificar. Isso procede? Caso proceda, como posso proteger essa bomba desses problemas, pois num veículo off road, ter que proteger algo de agua ou barro não rola.

willys1960_ctba
18/10/2016, 07:13
Boa tarde. Estou colocando uma bomba elétrica do monza numa f75 com motor ford falcon 3.6 argentino. A bomba está sendo instalada de baixo da carroceria que é de madeira e o tanque de gasolina fica em cima da carroceria, tanque do chevette. Um mecânico falou que essa bomba não pode pegar barro ou agua, pois vai danificar. Isso procede? Caso proceda, como posso proteger essa bomba desses problemas, pois num veículo off road, ter que proteger algo de agua ou barro não rola.

Olha, eu usava uma presa ao chassi dentro da viga em U e pegava barro, água , etc e nunca apresentou problemas. Só tomei cuidado de deixar ela dentro da viga em U para proteger de pedras, galhos, etc...

eversonmoreira
19/10/2016, 13:10
Olha, eu usava uma presa ao chassi dentro da viga em U e pegava barro, água , etc e nunca apresentou problemas. Só tomei cuidado de deixar ela dentro da viga em U para proteger de pedras, galhos, etc...
É que falaram tanto de possiveis problemas em pegar água na bomba que fiquei preocupado, mas se vc usou assim, acredito que não vou ter problema com isso.

hcainelli
20/10/2016, 22:18
o Leopoldo , adorei seu sistema. Ja estou sofrendo a tempos tentando fazer a bomba do fiesta funcionar no meu Gurgel x12 amarelao tipo Troller que esta levantado e todo equipado, depois posto as fotos, [e muito lindo. Decidi colocar um tanque de fiesta porque queria um tanque leve , limpo e duravel. Desenvolvi um sistema de medição de nível de gasolina usando a resistência elétrica variável que ja vem no conjunto da cuba do tanque do Fiesta que trabalha mergulhado na gasolina e ficou maravilhoso ,depois posso postar as dicas aqui para os colegas que quiserem fazer também.
Agora preciso muito de umas dicas, vou deixar meus dados de contato , hélio 11 957703766 vivo ou 11 34941315. sou especialista em Internet Rural e desenvolvedor de soluções de comunicação rural. Pode entrar em contato, por favor?

Jacimar
20/10/2016, 23:27
Boa noite prezado e bem vindo ao fórum ! o tópico é bem antigo mas o tema atual, forte abraço.

Mário RED JEEP
27/11/2016, 14:30
Tiago,

essa bomba é da bosh? sabe me dizer qual o código da peça e da pressão dela? preciso urgente comprar uma e to achando de diferentes pressões, em geral 3bar, pelo numero da bosh o que encontrei NUMERO BOSCH : 0580464070 é 3 bar.

[]s
Com esta bomba, qual o dosador vcs estãousando?
Quero colocar um motor Ford Falcon 4,9i de 6 cilindros. A especificação original pede 2.6 BAR, esta tem 3,0 BAR.

AWinter
24/03/2019, 18:26
Senhores, com relação a posição da bomba, ela pode fica no cofre do motor ? Pode ficar mais alta que o tanque ?

KitiU.
04/04/2019, 17:19
Senhores, com relação a posição da bomba, ela pode fica no cofre do motor ? Pode ficar mais alta que o tanque ?

Ola AWinter,

A bomba elétrica precisa trabalhar afogada, ou seja abaixo do tanque ou no minimo na mesma linha da saída do tanque...

Nivaldo Cassiano Bachichi
27/02/2021, 19:58
Olá amigos , sou novo aqui e também como jipeiro, comprei um Jeep OHC 4 cc 79. Estou adorando ele , mas já me deixou na estrada 2x pela bomba de combustível (Mecanica) resolvi colocar uma elétrica do Kadett será que fiz certo? Está também da problemas?? Obrigado. Nivaldo

Sydney66
28/02/2021, 08:56
Nivaldo, bom dia;

Se essas 2x que ficou na mão foram em intervalos de tempo pequenos (1 ano ou menos) é estranho isso, pode ser sujeira no tanque, se for esse o caso instale um filtro de combustível antes da bomba, na tubulação de saída do tanque.

Abs.

Aristides Jr
01/03/2021, 09:41
Olá amigos , sou novo aqui e também como jipeiro, comprei um Jeep OHC 4 cc 79. Estou adorando ele , mas já me deixou na estrada 2x pela bomba de combustível (Mecanica) resolvi colocar uma elétrica do Kadett será que fiz certo? Está também da problemas?? Obrigado. Nivaldo

Olá Nivaldo! Concordo com o que o Sydney disse! Bomba de OHC duram 5 anos ou muito mais! Evite adaptações, procure a causa do problema.
Se ainda estiver decidido pela Bomba elétrica, não use a do Kadett e de nenhum sistema com injeção eletrônica! Não servem em motores carburados, a pressão é totalmente diferente (3,0 psi)! Procure bomba elétrica para carburados (0,5 psi).
Aristides Júnior

Sydney66
01/03/2021, 19:02
Obrigado Aristides.

KitiU.
08/04/2021, 11:34
Olá Nivaldo! Concordo com o que o Sydney disse! Bomba de OHC duram 5 anos ou muito mais! Evite adaptações, procure a causa do problema.
Se ainda estiver decidido pela Bomba elétrica, não use a do Kadett e de nenhum sistema com injeção eletrônica! Não servem em motores carburados, a pressão é totalmente diferente (3,0 psi)! Procure bomba elétrica para carburados (0,5 psi).
Aristides Júnior

Só para completar a informação, no caso da bomba do kadet, é possível usar sem problemas desde que em conjunto, usar um dosador, que regula a preção da bomba!

De 0,3 a no máximo 0,5 bar de pressão, cuidado que muitos carburadores (conjunto boia e agulha) não vedam acima de 0,4

Tulio garcia
20/04/2021, 20:27
Alguem poderia ajduar estou montando meu willys 62 com motor ap 1.8 qual bomba de gasolina devo usar?

KitiU.
21/04/2021, 10:01
Olá Túlio, caso seu motor tiver todos os periféricos da injeção original inclusive a central, seria interessante completar o conjunto com a bomba original!

Caso esteja usando uma central programável, fica indiferente qual bomba usar, mas a mais usual seria a do kadet externa