Ver Versão Completa : regulagem de tucho da ranger 3.0 eletronic
silvioaquino
04/03/2008, 19:29
Bem caros amigos, estou iniciando esté novo tópico para pergutar se algém já precisou regular os tuchos da ranger 3.0 eletronic?
ocorre que fui hoje ao mecânico para verificar um barulho que vinha do filtro de ar(pupupupupupu....), ele falou que erão os tuchos de regulados é que precisava regular, e disse que era bem complicado em rasão de serem higráulicos, diferente da minha antiga 2.8 que eram mecânicos, que seria dificil retira a tampa do cabeçote, é que os bicos que eram de aço grudavem no cabeçote teria que usa todos os tipos de desegraxantes, seria feita uma descarbonização(wd 40, etc), então corria o risco de estragar o cabeçote e os bicos.
algém já precisou fazer( a minha ranger tá com 46.000 rodados todas as revisões feitas, mas não vi na autorizada regulando tuchos não, já a antiga todas as vezes que ia regulavam vcs sabem por que está diferença?)
será que procede o disgnostíco?
agradeço desde já a tenção depositada.
Vi não sei onde nem quando q estes tuchos eram "auto-reguláveis".
Vamos aguardar q os mestres vão inserir seus comentários.
Daniel
Walter L. L. Casitta
04/03/2008, 20:00
Bem caros amigos, estou iniciando esté novo tópico para pergutar se algém já precisou regular os tuchos da ranger 3.0 eletronic?
ocorre que fui hoje ao mecânico para verificar um barulho que vinha do filtro de ar(pupupupupupu....), ele falou que erão os tuchos de regulados é que precisava regular, e disse que era bem complicado em rasão de serem higráulicos, diferente da minha antiga 2.8 que eram mecânicos, que seria dificil retira a tampa do cabeçote, é que os bicos que eram de aço grudavem no cabeçote teria que usa todos os tipos de desegraxantes, seria feita uma descarbonização(wd 40, etc), então corria o risco de estragar o cabeçote e os bicos.
algém já precisou fazer( a minha ranger tá com 46.000 rodados todas as revisões feitas, mas não vi na autorizada regulando tuchos não, já a antiga todas as vezes que ia regulavam vcs sabem por que está diferença?)
será que procede o disgnostíco?
Acho que esse meca ta te enrolando. Tuchos hidráulicos não tem regulagem. Procura outro...
murilloaquino
04/03/2008, 20:38
Tambem acho que o problema ta no mecanico...
shimomoto
04/03/2008, 21:01
Não tem regulagem!
Dá uma olhada no anexo abaixo e veja.
Abraços
silvioaquino
04/03/2008, 21:24
Acho que esse meca ta te enrolando. Tuchos hidráulicos não tem regulagem. Procura outro...
Walter, então se não tem regulagem,será que já era os tuchos? ou não são eles.
vale lembra que foi trocado caixa de distribuição, juntas do motor, carter em garantia, será que está zoada no filtro ou proximo a ele tenha a ver com as juntas de admissão e coletores( ouvi falar que elas não reaproveitavéis depois, será que na concessionária reaproveitaram as mesmas?) vele lembra que a mesma está com uma sova poderia ser ar deste sistemas?
desculpe as perguntas, mas não quero ser passado para trás.
silvioaquino
04/03/2008, 21:31
Não tem regulagem!
Dá uma olhada no anexo abaixo e veja.
Abraços
Shimomoto, valeu pela dica será que com a troca das juntas do motor podera ter causado a entrada de ar que se refere o manual e a autorizada não eliminou?
vc sabe me dizer se a troca das juntas ficam proximos aos balacim( agora me lembro que ele fez referência aos mesmos), talvez eu não tenha entendido bem será que seria están eleminação do ar é que por isso estária causando o referido barulho nos tuchos?
shimomoto
04/03/2008, 21:57
Shimomoto, valeu pela dica será que com a troca das juntas do motor podera ter causado a entrada de ar que se refere o manual e a autorizada não eliminou?
vc sabe me dizer se a troca das juntas ficam proximos aos balacim( agora me lembro que ele fez referência aos mesmos), talvez eu não tenha entendido bem será que seria están eleminação do ar é que por isso estária causando o referido barulho nos tuchos?
Não sei te dizer porque nunca passei por isso, mas é provável. Tenta seguir as instruções da apostila e ver o que acontece. Talvez com o tempo acabe sumindo.
Abraços
silvioaquino
04/03/2008, 21:58
Gostaria de saber dos amigos, aqui de Natal que pode me indicar outro mecánico, (contudo vale lembrar que é uma ranger 3.0 eletronic, e como é um motor recenter muitos ficam com receio de ver), talvez não faça mas na concessionária por razão de tempo, demora muito para diagnósticar, bem como para resolver.
Desde já agradeço, a todos que estão colaborando, muito obrigado.
Walter L. L. Casitta
04/03/2008, 22:10
Walter, então se não tem regulagem,será que já era os tuchos? ou não são eles.
vale lembra que foi trocado caixa de distribuição, juntas do motor, carter em garantia, será que está zoada no filtro ou proximo a ele tenha a ver com as juntas de admissão e coletores( ouvi falar que elas não reaproveitavéis depois, será que na concessionária reaproveitaram as mesmas?) vele lembra que a mesma está com uma sova poderia ser ar deste sistemas?
desculpe as perguntas, mas não quero ser passado para trás.
Quando algum tucho não funciona você consegue escutar a válvula batendo a uns 5m de distância. não deve ser tucho não. É muito difícil algum ruido de dentro do motor chegar até o filtro. Pra isso ele tem que passar pela turbina e pelo intercooler. O mais provável é que o que você ouve vem da turbina e deve ser normal.
Se a corrente de distribuição estiver com alguma folga pode soar também. Alguns motores tem um parafuso do lados de fora do motor pra ajustar e eliminar a folga. Outros como acredito que seja o 3.0 da Ranger, é regulada automaticamente pela pressão do óleo lubrificante mais ou menos como os tuchos compensão a folga nas válvulas.
Uma junta usada dificilmente sai inteira. não tem como reaproveitar.
Você tem que encontrar um mecânico por aí, uma assistência técnica MWM/International ou mesmo uma concessionária Ford pelo menos pra te dar um caminho se é que existe algum problema com o seu motor...
DieselPower
04/03/2008, 22:12
Descreva melhor este barulho.
Deixe o motor funcionando, e com o capot aberto aproxime o ouvido tentando descobrir de que região do motor ele vem.
Edintruder
05/03/2008, 00:04
1a dica: Nunca mais volte nesse mexânico teu!!!
2a dica: Não esquenta muito a cabeça, pois motores a diesel sempre começam a mostrar barulhinhos novos com o passar dos kilômetros, e a maioria deles não são absolutamente nada de errado. Muita vezes pode ser uma latinha solta ou uma mangueira vibrando.
3a dica: Arranja um estetoscópio (treco que os médicos usam para escutar o coração), tira o sino da ponta e coloca uma haste de aço e usa isso para escutar o motor. Dessa forma dá para perceber exatamente de onde vêm cada ruído diferente no motor. Até bico injetor costuma fazer barulho quando começa a ficar descalibrado.
4a dica: NUNCA gaste dinheiro antes de pesquisar aqui no fórum ou pergutar pra gelera daqui.
Boa sorte!
Allan Nielsen
05/03/2008, 09:39
1a dica: Nunca mais volte nesse mexânico teu!!!
2a dica: Não esquenta muito a cabeça, pois motores a diesel sempre começam a mostrar barulhinhos novos com o passar dos kilômetros, e a maioria deles não são absolutamente nada de errado. Muita vezes pode ser uma latinha solta ou uma mangueira vibrando.
3a dica: Arranja um estetoscópio (treco que os médicos usam para escutar o coração), tira o sino da ponta e coloca uma haste de aço e usa isso para escutar o motor. Dessa forma dá para perceber exatamente de onde vêm cada ruído diferente no motor. Até bico injetor costuma fazer barulho quando começa a ficar descalibrado.
4a dica: NUNCA gaste dinheiro antes de pesquisar aqui no fórum ou pergutar pra gelera daqui.
Boa sorte!
Muito bom Ed :palmas::palmas::palmas:
Baseado nas dicas acima, sugiro a criação dos "10 mandamentos". Não precisa exagerar com o estetoscopio..........
Vai aqui uma boa regra: mecanica é igual merd@, quanto mais mexe mais fede.
abs
Edintruder
05/03/2008, 13:03
O estetoscópio tem pra vender em casas especializadas em oficinas pois é muito utilizado para procurar problemas em motores diesel pois por gerar muito ruído, mascara qualquer batida do motor.
Pode usar uma haste de alumínio de antena por exemplo apoiada no fundo de um copo de pvc. Se escuta muito bem também, porém não te dá precisão do local aonde coloca pois nem sempre dá para colocar a haste no motor de forma que dê para encostar no copo e no ouvido.
silvioaquino
05/03/2008, 14:02
Quando algum tucho não funciona você consegue escutar a válvula batendo a uns 5m de distância. não deve ser tucho não. É muito difícil algum ruido de dentro do motor chegar até o filtro. Pra isso ele tem que passar pela turbina e pelo intercooler. O mais provável é que o que você ouve vem da turbina e deve ser normal.
Se a corrente de distribuição estiver com alguma folga pode soar também. Alguns motores tem um parafuso do lados de fora do motor pra ajustar e eliminar a folga. Outros como acredito que seja o 3.0 da Ranger, é regulada automaticamente pela pressão do óleo lubrificante mais ou menos como os tuchos compensão a folga nas válvulas.
Uma junta usada dificilmente sai inteira. não tem como reaproveitar.
Você tem que encontrar um mecânico por aí, uma assistência técnica MWM/International ou mesmo uma concessionária Ford pelo menos pra te dar um caminho se é que existe algum problema com o seu motor...
Valeu, Walter vou seguir o seu conselho, vou procura a autorizada( apesar que aqui em Natal só tem ela e tá foda pra resolver, imagina a quantidade de carros que estão vendendo, em uma concessionária pequena), mas vou pedir para verificar, eu acho dificil se tucho, uma vez que vei com esté barulho após mecherem na caixa de distribuição. o carro é muito novo apenas 46.000 com todas as revisões.
silvioaquino
05/03/2008, 14:12
Descreva melhor este barulho.
Deixe o motor funcionando, e com o capot aberto aproxime o ouvido tentando descobrir de que região do motor ele vem.
Diesel Power, o barulho que falo fica proximo ao filtro de ar e semelhante a (pupupupupupupupupu.......), acredito que também que dentro da cabine o barulho mudou(tenho impressão que o barulho aumento não sei se no escapamento por isso perguntei a respeito terminais), também percebi que ao entrar na garagem tem um certo cheiro diesel, sem contar que ta dando uma sova( ouvi falar quando entra ar nestes casos eles tem dificuldade para pega).
Bem,é isso que tenho percebido. agradeço a compreesão.
silvioaquino
05/03/2008, 14:16
1a dica: Nunca mais volte nesse mexânico teu!!!
2a dica: Não esquenta muito a cabeça, pois motores a diesel sempre começam a mostrar barulhinhos novos com o passar dos kilômetros, e a maioria deles não são absolutamente nada de errado. Muita vezes pode ser uma latinha solta ou uma mangueira vibrando.
3a dica: Arranja um estetoscópio (treco que os médicos usam para escutar o coração), tira o sino da ponta e coloca uma haste de aço e usa isso para escutar o motor. Dessa forma dá para perceber exatamente de onde vêm cada ruído diferente no motor. Até bico injetor costuma fazer barulho quando começa a ficar descalibrado.
4a dica: NUNCA gaste dinheiro antes de pesquisar aqui no fórum ou pergutar pra gelera daqui.
Boa sorte!
Valeu pela dica ED, só que não levo muito geito não, mas eu sou um pouco impaciente quanto problema( se é que têm), vou tantar me segurar para não gastar dinheiro(procurei saber quanto os valores dos terminais escapamento e o outro 750,00 um e o outro 320,00 é brincadeira).
Mas se alguém pode indicar alguém aqui em Natal agradeço.
edubelem
05/03/2008, 19:14
Diesel Power, o barulho que falo fica proximo ao filtro de ar e semelhante a (pupupupupupupupupu.......), acredito que também que dentro da cabine o barulho mudou(tenho impressão que o barulho aumento não sei se no escapamento por isso perguntei a respeito terminais), também percebi que ao entrar na garagem tem um certo cheiro diesel, sem contar que ta dando uma sova( ouvi falar quando entra ar nestes casos eles tem dificuldade para pega).
Bem,é isso que tenho percebido. agradeço a compreesão.
Este barulho e externo, e do filtro de ar e do condutor de plástico, que vai do filtro ate a turbina, com o tempo ele vai soltando e basta colocar fita isolante na conexão do joelho e colocar uns calços no filtro, e normalmente faz barulho no reflector do ventilador e nos reservatórios de agua do parabrisa e do radiador. Pode ser tb, simplesmente o barulho da admissão.
[]`s,
silvioaquino
05/03/2008, 19:28
Este barulho e externo, e do filtro de ar e do condutor de plástico, que vai do filtro ate a turbina, com o tempo ele vai soltando e basta colocar fita isolante na conexão do joelho e colocar uns calços no filtro, e normalmente faz barulho no reflector do ventilador e nos reservatórios de agua do parabrisa e do radiador. Pode ser tb, simplesmente o barulho da admissão.
[]`s,
Caro edubelem, realmente o barulho é externo, só que agora pouco resolvi deixar o viatura ligada e abri o filtro e verefiquei está zoada vem de dentro, achei algo estranho o filtro estava um pouco melado de oléo bem como condutor de platisco que vem da turbina, outro fato me chamou atenção o joeho do filtro é muito mal encaixado mesmo pode ser mesmo que esteja escapando ar.
será que é normal o oléo, vc já passou por algo semelhante?
já passou pelo pelo problema da junta de admissão ou os coletores?
edubelem
05/03/2008, 19:44
Caro edubelem, realmente o barulho é externo, só que agora pouco resolvi deixar o viatura ligada e abri o filtro e verefiquei está zoada vem de dentro, achei algo estranho o filtro estava um pouco melado de oléo bem como condutor de platisco que vem da turbina, outro fato me chamou atenção o joeho do filtro é muito mal encaixado mesmo pode ser mesmo que esteja escapando ar.
será que é normal o oléo, vc já passou por algo semelhante?
já passou pelo pelo problema da junta de admissão ou os coletores?
Tem mecanico que gosta de passar oleo no filtro, deve ser isso, pois nao tem como sujar de oleo ali, pode ter sido na lavagem, vc mandou jogar oleo???
Esse joelho e assim mesmo nao tem problema algum ele ficar um pouco mal encaixado, apena barulho.
[]`s,
shimomoto
05/03/2008, 21:37
(...)
Se a corrente de distribuição estiver com alguma folga pode soar também. Alguns motores tem um parafuso do lados de fora do motor pra ajustar e eliminar a folga. Outros como acredito que seja o 3.0 da Ranger, é regulada automaticamente pela pressão do óleo lubrificante mais ou menos como os tuchos compensão a folga nas válvulas.
(...)
Havia comentado sobre isso algum tempo atrás. Aqui vai o arquivo com as páginas da apostila
Abraços
Havia comentado sobre isso algum tempo atrás. Aqui vai o arquivo com as páginas da apostila
Abraços
shimomoto, essa apostila, onde posso baixa-la por inteiro?
obrigado!
shimomoto
06/03/2008, 20:25
shimomoto, essa apostila, onde posso baixa-la por inteiro?
obrigado!
Ojaneri
Tá tudo em http://www.nav-international.com.br/default.asp?su=5&pa=detalhes&fo=literatura/apostilaTreinamento&opt=AT&idSessao=1
É so escolher e baixar. O do NGD é meio garnde por isso que nem postei aqui!
Abraços
rogeriomasih
06/03/2008, 23:50
Shinomoto,
aproveitando a tua dica baixei esse manual e alguns outros. No entanto, durante esse manual, ex p.24, faz-se referência ao manual de serviços. Vc sabe onde conseguí-lo?
file:///C:/Users/ROGERIO/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-2.jpg
edubelem
07/03/2008, 11:49
Shinomoto,
aproveitando a tua dica baixei esse manual e alguns outros. No entanto, durante esse manual, ex p.24, faz-se referência ao manual de serviços. Vc sabe onde conseguí-lo?
file:///C:/Users/ROGERIO/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-2.jpg
Ainda nao esta disponivel.
[]`s,
Pequeno jr
07/03/2008, 22:39
Kracas .... é cada mêxanico que aparece. Putz.
Silvio, as vezes caso vc tenha muitas dúvidas, leve num concessionário Ford para eles realizarem a análise do problema e de lá vc leva para um mecãnico de sua confiança. É melhor do que dar esses tiros cegos por ai.
regular tuchos foi boa
silvioaquino
08/03/2008, 06:38
Kracas .... é cada mêxanico que aparece. Putz.
Silvio, as vezes caso vc tenha muitas dúvidas, leve num concessionário Ford para eles realizarem a análise do problema e de lá vc leva para um mecãnico de sua confiança. É melhor do que dar esses tiros cegos por ai.
regular tuchos foi boa
valeu, Pequeno Junior, vou fazer isso mesmo.
Agradeço a compreesão de todos.
rogeriomasih
08/03/2008, 15:01
Estamos aqui para isso...cada um dentro das suas limitações, mas juntos conseguimos ajudar e crescer juntos.
silvio!
alem do mais, é importante vc levar nas autorizados pq vc tem garantia de 3 anos de motor e cambio!! e se vc levar em algum mecanico qualquer, adeus garantia!!
silvioaquino
08/03/2008, 19:54
silvio!
alem do mais, é importante vc levar nas autorizados pq vc tem garantia de 3 anos de motor e cambio!! e se vc levar em algum mecanico qualquer, adeus garantia!!
Jera é verdade, tenho garantia até outubro da ford mobily. valeu.
Pequeno jr
08/03/2008, 22:11
Jera é verdade, tenho garantia até outubro da ford mobily. valeu.
Silvio, como diz meu amigo Fofão que não gosta de deixar a pick-up dele na mão de qualquer um, se tem garantia, use e abuse.
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