PDA

Ver Versão Completa : Preparando o Vitara para trilhas pesadas



Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8

Hoower Butão
04/03/2008, 15:17
Alguém teria sugestões para deixar o Vitara mais apto para trilhas pesadas? :pensativo:
As únicas modificações que fiz no meu foram as básicas: Para-choques tubulares, proteções inferiores e calços de 1" na suspensão. Os pneus atuais são mistos: 215/75R15 Michelin LTX A/T, certamente os melhores mistos do mercado.
Pensei talvez em instalar um bloqueio de diferencial. Tb sei de gente que coloca até roda-livre manual, mas não sei até que ponto isso vai realmente valer a pena, falando em termos de custo x benefício.
Tb seria legal algo para aumentar mais a altura do solo (sem ser calços na suspensão), um grande "calcanhar de Aquiles" do Vitara, mas não tenho idéia do que procurar.
Agradeço pelas dicas.
Abs ;-)

Grassmann
04/03/2008, 15:44
1) 1" é pouco na suspensão para trilhas pesadas. Troque por 2".
2) Os pneus pode trocar também. Coloque algo "mais agressivo" (mínimo MUD), medida 235/75R15 ou até um pouco maior.
3) Bloqueio, pra que? Você sabe se vai andar tanto assim em erosões, que compense a instalação de bloqueio?
4) Se instalou pneus grandes, troque a relação de diferencial, pra compensar a perda pelo aumento dos pneus.
5) Roda livre manual, pra que? Tá, ganha em confiabilidade, mas se as suas estão funcionando, pra que trocar?

O que você pretende com o carro? Que tipo de trilha quer fazer?

Fabil
04/03/2008, 15:59
fala Butao...

se vc quiser calços de carroceria eu tenho um jogo aqui ( usados, mas em perfeito estado) p/ de 2" p/ vitaras... se interessar mail-me...

Grassmann...

ví que o butao é daqui de BH, entao bloqueio é ALTAMENTE recomendavel, pois aqui a maioria de nossas trilhas é erosao/cascalheira/pedreira..

RL manual sim.. ao menos por aqui, a maioria dos vitaras que encaram "trilha pesada" já quebraram as automaticas e estao hj de manual..

T+

Hoower Butão
04/03/2008, 17:40
Agradeço aos dois pelas dicas e comentários.:palmas:
Para deixar o tópico mais rico, deixo aqui alguns comentários tb... :parede:
Estou cogitando um snorkel, só fico na dúvida pelo fato de ter q furar o capô, o q desvalorizaria o carro na revenda. Travessias de rios não são tão críticas aqui em BH, pois as trilhas são em regiões montanhosas, ricas em riachos e córregos, mas não em rios "caudalosos". Mas sempre pode pintar encrenca em época de chuva.
Sobre os calços de 2", foi a primeira solução q tive em mente para aumentar a altura do carro, mas será q não comprometeriam demais a estabilidade na estrada (toda trilha tem acesso via asfalto)? Sem falar tb q comprometeriam a vida útil das homocinéticas, q trabalhariam desalinhadas com o eixo - aliás já estão trabalhando assim, pois coloquei os calços de 1", como disse antes.
Qto aos pneus, cabe aqui um comentário q poderá gerar muitas discussões interessantes neste tópico: Logo q comprei meu Vitara (julho de 2007) coloquei um jogo de 215/75R15 Michelin LTX A/T, que são excelentes. Trabalhei por mais de uma década no maior fabricante mundial de pneus, ou seja, tenho algum conhecimento do asssunto. Mas tb conversei com profissionais do off road sobre a montagm de pneus mais agressivos e fui desaconselhado, sob alegação de q os pneus q havia colocado, q são mistos, são ideais para o Vitara, pois se por um lado perdem performance no off road pesado, por outro funcionam como "fusível" para os semi-eixos, pois patinam antes de afetar estes componentes, preservando-os.
Qto à colocação de bloqueio e RL manual, de fato as trilhas mineiras são fartas em erosões e aclives com "X". Minha dúvida é até qdo isso vale a pena e qual modelo colocar, se for o caso. Não pretendo fazer a Galopeira (desgastante demais para um ser humano, fisicamente falando...), mas gostaria de estar mais capacitado em termos de equipamento para outras trilhas "clássicas" da Gde.BH.
Abs a todos :mrgreen:

Hoower Butão
04/03/2008, 17:44
"Volto sujo, mas de alma lavada"
Gostei dessa frase ..hehe :dance:

Fabil
04/03/2008, 17:49
Belo horizontino que nao faz galopeira nao é jipeiro!!! heehheheheh
posso dizer que na vida de um jipeiro mineiro, pode-se dividir em duas fazes.. Pré-galopeira e pós-galopeira...
e ao contrario de que muitos pensam, é completamente possivel faze-la com um vitara pouco preparado e sem quebrar nada... a galopeira nao é uma trilha de obstaculos "intransponiveis" ( como por exemplo a Tapete Branco) mas sim uma trilha extremamente TECNICA, seja sensato e cauteloso e vc vence a galopeira sem problemas..heheh

sobre o calco..a receita de 99% dos vitaras de trilha aqui em BH é
calcos 2"+2" e pneus 30" polegadas, focinho de ACO de samurai no diferencial dianteiro ( alias.. o seu tem?? se nao eu tenho aqui o focinho tb. se interessar... pois o original do vitara é de aluminio, só de cuspir nele já quebra..) bloqueio traseiro...

o vitara nao perde praticamente nada em estabilidade na estrada e as homocineticas tb nao sofre em demasia... apenas se vc usar calcos de suspensao de 3" é que terá problemas com ela...

aahh ô Butao.. hj tem encontro da galera num buteco na cristiano machado com silviano brandao.. aparece lá p/ gente bater um papo.. daqui a pouco estarei lá...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11773&page=771

olha o mapa ae..

T+

Fabil
04/03/2008, 17:52
aahhhh sobre o snorkel... é interessante mas eu deixaria p/ o ultimo item a colcoar.. como vc mesmo disse, as trilhas aqui em bh é raro travessia de um rio mais fundo.. a maioria a agua nao passa das rodas..

tem um esquema que os caras conseguem passar a mangueira do snorkel por aquele acabmento plastico perto do retrovisor evitando furar a lata...

T+

Hoower Butão
04/03/2008, 19:15
Fabiano, obrigado novamente pelas dicas.
Agora, a questão dos calços está mto confusa. Colocar calços de 2" + 2" (pra mim, é igual a 4"...) ou de 3"? E qto às homocinéticas?
E vc tá fazendo comercial demais, hein?! Olha a credibilidade!
Sobre a Galopeira, eu conheço o ditado: "jipeiro de verdade tem q ter a Galopeira no currículo". E um dia eu chego lá, nem q seja como Zequinha. Mas sou avesso às trilhas "quebra-jipe", mesmo querendo encarar coisas mais radicais. O legal pra mim é botar pra moer e chegar em casa apenas cansado (e mto feliz!!), mas com o jipe inteiro - e o bolso tb!!
Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Ah, hj não dá pra ir ao tal buteco, q aliás não conheço, mesmo conhecendo trocentos naquela região! Mas obrigado assim msm pelo convite.
Abs :palmas:

andre veiga
04/03/2008, 23:42
Hoover

O que o Fabiano diz com 2+2 é calço de 2" nas rodas e mais 2" na carroceria, tive um vitara com essa conf. mas tem muitos detalhes que tem que ser vistos, não é tão "facil' quanto os calços de 1" na molas, como aliás o meu vitara aTual usa.
Uma das vantagens é que os pneus não raspam mais em nada da lataria.

Pablo Toledo
05/03/2008, 00:21
Hoower;

Na linha do Fabiano, vá de kit de suspensão mais carroceria e pneus 235x15. Isso é o básico, além das proteções inferiores. Usar pneus maiores do que os mencionados deixará teu carro fraco e infelizmente não contamos mais com a opção de trocar a C&P por uma de relação mais curta.

Mas, pro tipo de trilha aí da região de BH (que eu mesmo nunca fiz), a preparação tende a ser ainda mais "técnica". Considere desde já no orçamento um bloqueio de diferencial no eixo traseiro (atualmente custa R$ 600,00 aqui em São Paulo) e também vá provisionando mais uns R$1500,00 para colocar uma redução de t-case.

Pode parecer um investimento pesado à priori, mas saiba que além da raiva, cada homocinética usada pra repor a quebrada custa quase o bloqueio.

[]s

davilsantos
05/03/2008, 00:22
cara eu ando com calço de 3" na dianteira e na traseira uma mola maior com elos mais finos e mais um calcinho para ficar um pouco mais alto que a dianteira. e faz muito tempo que não quebro homocinetica. e olha que no sul as trilhas são de lama, barro, agua e areia

Flavio Miranda
05/03/2008, 00:28
Butão,

Já tive alguns jipes, desde originais até preparados.
A questão é que sempre fiz as trilhas conforme a capacidade do meu equipamento. E ... sempre me diverti em todas elas.

Sinceramente, acho que vc está colocando 'os carros na frente dos bois', ou seja, vá para as trilhas com o equipamento que já tem, controle seu impeto em superar todos os obstaculos e vá sentindo o que é bom PARA VOCE !
Seja em função do tipo de trilha que pretende fazer ( e isso vai mudar pra mais e pra menos...) ou em função do quanto pode gastar.

Receita padrão para Vitara, testada de norte a sul do Brasil :
- calcos de 2" na carroceria
- calcos de 2" na suspensão
- pneus MUD recapados bem agressivos 235/75/15 com off-set bem negativo;
- todas as protecoes embaixo do jipe;
- guincho eletrico 6.000 a 9.000 lbs (8.000 lbs é o ideal peso/consumo/resultado);
- para-choques ferro;
- bloqueio traseiro (poupa muito o conjunto motor/cambio/embreagem e principalmente homocineticas, pois é a diferença entre sair ou não de um X), Lockright 100% é uma ótima opcão;
- snorkel não é essencial, pois a propria entrada de ar do Vitara não é frontal - sacos plasticos no distribuidor e partes eletronicas já ajudam bem. Se for automatico, plastico em torno da vareta de oleo é muito importante !
- roda livre automatica vai muito bem... até quebrar. Idem para o focinho do diferencial. Fiz ao menos 2 trilhas boas com erosoes bravas e, tudo depende muito do peso do seu pé e controle da sua ansiedade. Por enquanto, nada de quebras.

Resumo : TODO jipe tem seus limites. TODO homem DEVERIA assumir seus limites.
A combinação ideal, é o reconhecimento destes limites.
Isso, vc só conquista..... fazendo trilhas....

[ ] s

WOT
05/03/2008, 09:05
A receita é mais ou menos por aí...
O q eu tenho é o seguinte:
2" na suspensão
Pneus 235/75R15
Todas as proteçoes inferiores, pára-choques de aço RC 4x4
Bloqueio do diferencial traseiro.

Quanto aos pneus, se as trilhas q vc vai fazer são em locais secos, td bem. Agora se pegar qquer coisa de lama eu profundamente desaconselho os modelos "mud". Apesar do nome, são horríveis p/ lama. Sei q tem muita gente aqui q usa e no começo eu tb usava, mas a diferença q senti agora com pneus mais agressivos é gritante.
O bloqueio é um dos melhores investimentos q vc pode fazer. O desempenho do carro muda da noite pro dia. Como é um carro q tem pouco curso de suspensão, facilmente vc levanta uma das rodas, e com o bloqueio isso não é problema nenhum.
Fora isso, tome um pouco mais de cuidado ao rodar com pneus agressivos devido à fragilidade do focinho, q com mais tração nas rodas pode quebrar mais fácil.
Acima de tudo, saiba andar com o q vc tem e conheça os pontos fracos do seu carro.

Abraço

Hoower Butão
06/03/2008, 09:33
Muitíssimo obrigado a todos pelas dicas. Pra fechar o interrogatório, deixo algumas perguntas, sobretudo referentes a marcas e $$:

1) Calços 2" na suspensão +2" na carroceria: qto custa? Os meus de 1" custaram cento e poucos paus, instalados.

2) Pneus 30": é necessário trocar as rodas (devido ao "estrangulamento" dos talões dos pneus, por serem mais largos)? Qto custa um jogo de pneus desses? E as rodas, em caso de troca?

3) Bloqueio traseiro: qual marca e modelo comprar? Parece q a marca mais popular é a Lockride, custa na faixa de R$500 tb? E o comportamento do carro no asfalto, muda mto? Afinal, o acesso às trilhas de BH é via asfalto e tb utilizo meu Vitara na cidade (eu não, a patroa).

4) Redução da t-case: qual a marca mais indicada? Calmini? Tb tá na faixa de R$1.500?

5) Focinho de aço de Samurai para o diferencial dianteiro: qto custa?

6) Roda-livre manual: qual marca é a mais indicada e qto custa?

7) Snorkel: é o menos importante para as trilhas de BH. Em todo caso, parece q o da Minas Motors é o mais indicado para o Vitara, correto? O preço eu mesmo checo com o Edmur?

* Por fim, dando todo esse trato no Vitara, será q não seria mais indicado passar direto para um Troller 2003, mesmo q este ainda custe bem mais caro? Digo isso pq o Troller tem mto mais motor (muuuuito mais), suspensão, altura e robustez em relação ao Vitarinha. Só não tem tanto conforto e sobretudo não tem o seu charme, mas é um carrão (jipão). :parede:
Abs :palmas:

mauricio gonçalves
06/03/2008, 09:43
Muitíssimo obrigado a todos pelas dicas. Pra fechar o interrogatório, deixo algumas perguntas, sobretudo referentes a marcas e $$:

1) Calços 2" na suspensão +2" na carroceria: qto custa? Os meus de 1" custaram cento e poucos paus, instalados.

2) Pneus 30": é necessário trocar as rodas (devido ao "estrangulamento" dos talões dos pneus, por serem mais largos)? Qto custa um jogo de pneus desses? E as rodas, em caso de troca?

3) Bloqueio traseiro: qual marca e modelo comprar? Parece q a marca mais popular é a Lockride, custa na faixa de R$500 tb? E o comportamento do carro no asfalto, muda mto? Afinal, o acesso às trilhas de BH é via asfalto e tb utilizo meu Vitara na cidade (eu não, a patroa).

4) Redução da t-case: qual a marca mais indicada? Calmini? Tb tá na faixa de R$1.500?

5) Focinho de aço de Samurai para o diferencial dianteiro: qto custa?

6) Roda-livre manual: qual marca é a mais indicada e qto custa?

7) Snorkel: é o menos importante para as trilhas de BH. Em todo caso, parece q o da Minas Motors é o mais indicado para o Vitara, correto? O preço eu mesmo checo com o Edmur?

* Por fim, dando todo esse trato no Vitara, será q não seria mais indicado passar direto para um Troller 2003, mesmo q este ainda custe bem mais caro? Digo isso pq o Troller tem mto mais motor (muuuuito mais), suspensão, altura e robustez em relação ao Vitarinha. Só não tem tanto conforto e sobretudo não tem o seu charme, mas é um carrão (jipão). :parede:
Abs :palmas:




É isso aí compra um troller,mas cuidado, caso você for equipa-lo, não queira comprar outro
jipe

Fabil
06/03/2008, 10:53
Muitíssimo obrigado a todos pelas dicas. Pra fechar o interrogatório, deixo algumas perguntas, sobretudo referentes a marcas e $$:

1) Calços 2" na suspensão +2" na carroceria: qto custa? Os meus de 1" custaram cento e poucos paus, instalados.

eu tenho aqui calcos de 2" p/ CARROCERIA usados... novos custam na casa dos 230,00, se interessar mail-me

2) Pneus 30": é necessário trocar as rodas (devido ao "estrangulamento" dos talões dos pneus, por serem mais largos)? Qto custa um jogo de pneus desses? E as rodas, em caso de troca?

vai precisar de rodas 15x7 -25

3) Bloqueio traseiro: qual marca e modelo comprar? Parece q a marca mais popular é a Lockride, custa na faixa de R$500 tb? E o comportamento do carro no asfalto, muda mto? Afinal, o acesso às trilhas de BH é via asfalto e tb utilizo meu Vitara na cidade (eu não, a patroa).

dá p/ rodar normal, eu até esqueci que tenho bloqueio..heheh só acostumar

4) Redução da t-case: qual a marca mais indicada? Calmini? Tb tá na faixa de R$1.500?

mais indicada nao. é a UNICA opcao

5) Focinho de aço de Samurai para o diferencial dianteiro: qto custa?

eu tenho, se interessar mail-me

6) Roda-livre manual: qual marca é a mais indicada e qto custa?

as AISIM de samurai sao excelentes, é raro de ver uma quebrada.. tenho um par USADAS tb mas em perfeito estado.
se quiser novas pode comprar AVM

7) Snorkel: é o menos importante para as trilhas de BH. Em todo caso, parece q o da Minas Motors é o mais indicado para o Vitara, correto? O preço eu mesmo checo com o Edmur?

sim

seu vitara já tem estribo?? se nao eu tb tenho aqui pronta entrega...

* Por fim, dando todo esse trato no Vitara, será q não seria mais indicado passar direto para um Troller 2003, mesmo q este ainda custe bem mais caro? Digo isso pq o Troller tem mto mais motor (muuuuito mais), suspensão, altura e robustez em relação ao Vitarinha. Só não tem tanto conforto e sobretudo não tem o seu charme, mas é um carrão (jipão). :parede:
Abs :palmas:

lembre-se que um troller 2003 em BOM estado tá custando mais de 50mil e o IPVA deve estar na casa dos 2.500,00 certo??

um vitara bom vc paga 20~25mil e gasta mais 10mil p/ deixa-lo SUPER EQUIPADO ( bloqueio, pneus, reducao, lifts, protecoes e se bobear sobra p/ um guincho), paga 700,00 de IPVA, e curte as trilhas numa boa...

nao que o um troller seja má opcao, mas custa no minimo 2x mais e o "custo" p/ manter o bichao tb é maior inclusive em manutencao...

T+

chrisb
06/03/2008, 11:36
700 prata de IPVA?

qndo pesquisei quanto ia ser o preço do IPVA da minha viatura (97), ví isso tb, 700 e poucos.... mas na hora de imprimir a boleta, a surpresa(boa): 400 conto parcelado :)

agora, não me pergunte pq!

abs

Morcego
06/03/2008, 11:48
700 prata de IPVA?

qndo pesquisei quanto ia ser o preço do IPVA da minha viatura (97), ví isso tb, 700 e poucos.... mas na hora de imprimir a boleta, a surpresa(boa): 400 conto parcelado :)

agora, não me pergunte pq!

abs
Chrisb,
Pagou caro, o meu 95 paguei 285,00 caiu em "demais".:dance:

Morcego
06/03/2008, 11:54
Hoower,

Esta comparação com o TROLLER não justifica na minha opinião.
Como o Fabiano falou, se quiser equipar um Vitara bem equipado, você gasta uns 10 mil e tem uma viatura pronta pra encarar qualquer trilha.

Se pagar uns 25 no Vitara com mais 10 saiu por 35 mil e ficou com uma vitaura preparada.

Pagar 50 num Troller 2003, vai ter que gastar pra equipa-lo tambem, fora os custos de IPVA, manutenção, ja citados. Mas se tem o dobro da $$$ pra investir e manter, vá de Troller, no meu caso acho o custo beneficio dos Vitaras mais atrativo.

Fabil
06/03/2008, 12:30
nao sei o pq raios VITARAS entraram na tabela da receita da fazenda na categoria "outros" .. samurais ainda continuam como samurais, o meu foi 750,00!!! bando de FDP esses caras da fazenda... !!!

Morcego
06/03/2008, 12:35
nao sei o pq raios VITARAS entraram na tabela da receita da fazenda na categoria "outros" .. samurais ainda continuam como samurais, o meu foi 750,00!!! bando de FDP esses caras da fazenda... !!!


Xiiii !!! Espalha isto não Fabiano...:discordo:, senão ano que vem eles tira nois de lá !:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

chrisb
06/03/2008, 15:25
hehehehe
vai ver eles devem ter Vitara!
rsrsrs

abs

Walter Carlos Brossel
06/03/2008, 16:03
Butão,

1) Calços 2" na suspensão +2" na carroceria: qto custa? Os meus de 1" custaram cento e poucos paus, instalados.

> EU COLOCARIA O LIFT DE SUSPENSÃO DO RODRIGO PORTUGAL, DE 2". NÃO MEXERIA NA CARROCERIA NÃO. R$400,00. APROVEITA E TROCA OS AMORTECEDORES TRASEIROS PELOS DO OMEGA SUPREMA.

2) Pneus 30": é necessário trocar as rodas (devido ao "estrangulamento" dos talões dos pneus, por serem mais largos)? Qto custa um jogo de pneus desses? E as rodas, em caso de troca?

> SIM. O IDEAL É RODA COM TALA 7,5 E OFF SET NEGATIVO.
PNEUS PIRELLI MUD 30/9,5/15 => R$512,00 CADA, NA MANECO PNEUS.
BLACK STAR GUYANNE 235/75/15: R$420,00 CADA, MAS NÃO ACHA NEM FUDEN$#%
RODAS: TEM UMA PORRADA DE MODELOS E PREÇOS. AS MINHAS COMPREI USADAS E É SÓ ALEGRIA...

3) Bloqueio traseiro: qual marca e modelo comprar? Parece q a marca mais popular é a Lockride, custa na faixa de R$500 tb? [/SIZE]E o comportamento do carro no asfalto, muda mto? Afinal, o acesso às trilhas de BH é via asfalto e tb utilizo meu Vitara na cidade (eu não, a patroa).

> BLOQUEIO LOCK RIGHT. A TOCADA É OUTRA. OU VC SE ACOSTUMA OU VAI TIRAR O BLOQUEIO. MAS EM TRILHA É UM DOS MELHORES INVESTIMENTOS NA VIATURA.

4) Redução da t-case: qual a marca mais indicada? Calmini? Tb tá na faixa de R$1.500?

> CALMINI OU TRAIL TOUGH - NA FAIXA DE U$800,00. COMPRA COM CARTÃO INTERNACIONAL E MANDA ENTREGAR NA CASA DE ALGUM CONHECIDO LÁ NOS USA. QUANDO ELE VIER TRAZ P/ VC, SEM PROBLEMAS NA ALFÂNDEGA (APENAS UMA COROA E UM PINHÃO)

5) Focinho de aço de Samurai para o diferencial dianteiro: qto custa?

> INDISPENSÁVEL: R$400,00 - O FABIANO TEM P/ VENDER

6) Roda-livre manual: qual marca é a mais indicada e qto custa?

> AVM - CUSTAM R$506,00 O PAR - (11)4612.8088

7) Snorkel: é o menos importante para as trilhas de BH. Em todo caso, parece q o da Minas Motors é o mais indicado para o Vitara, correto? O preço eu mesmo checo com o Edmur?

> SIM. O DO EDMUR RESOLVE PERFEITAMENTE.

* Por fim, dando todo esse trato no Vitara, será q não seria mais indicado passar direto para um Troller 2003, mesmo q este ainda custe bem mais caro? Digo isso pq o Troller tem mto mais motor (muuuuito mais), suspensão, altura e robustez em relação ao Vitarinha. Só não tem tanto conforto e sobretudo não tem o seu charme, mas é um carrão (jipão). :parede:
Abs :palmas:[/B][/QUOTE]

> AÍ É COM VC BUTÃO...MAS O CURSO DE SUSPENSÃO DO TROLHA É UMA MERD#$!...QUALQUER VALA LEVANTA AS PATINHAS. MAS É UM PUTA CARRÃO TBÉM, SEM DÚVIDA...
MAS O CUSTO X BENEFÍCIO DO VITARA É IM-BA-TÍ-VEL.

Umbraçoproçê.

Walter Carlos Brossel
06/03/2008, 16:09
nao sei o pq raios VITARAS entraram na tabela da receita da fazenda na categoria "outros" .. samurais ainda continuam como samurais, o meu foi 750,00!!! bando de FDP esses caras da fazenda... !!!

Quem manda vc ser megalomaníaco?
Compra um Vitara...ehehehehehehehehe...IPVA R$285,18.
Com a diferença vc compra um GPS...KKKKKKKKKKKKKK...

Supercharger
06/03/2008, 16:56
Também morri em 700 e tantos reais de IPVA no Tatuí. Que lance é esse de outros? Outros o quê afinal? Não busca o preço pelo RENAVAN?

Hoower Butão
06/03/2008, 16:59
Galera, só tenho a agradecer a todos pelas dicas e boa vontade em ajudar (coisa de jipeiro mesmo). :palmas:
Agora é fazer umas contas (fácil) e tomar a decisão (difícil...), ou seja: Vitara envenenado x Trollão, agilidade x força, gasolina x diesel. São conceitos bem distintos.
Quero mto ter um Troller, dá pra pagar por um 2003. Mas em apenas 8 meses como proprietário, peguei um xodó tão grande pelo meu Vitarinha q tá foda apenas imaginar a hipótese de não vê-lo mais na garagem lá de casa... :cry:
Vamos ver como isso termina. Se for mesmo mexer no Vitara, farei contato com os "comerciantes" deste forum.;-)
Abs a todos e boas trilhas :dance:

Morcego
06/03/2008, 17:00
Também morri em 700 e tantos reais de IPVA no Tatuí. Que lance é esse de outros? Outros o quê afinal? Não busca o preço pelo RENAVAN?


Gustavo,

Assunto encerrado !:lol::lol::lol::lol:

Barao de Castro
06/03/2008, 17:07
aahhhh sobre o snorkel... é interessante mas eu deixaria p/ o ultimo item a colcoar.. como vc mesmo disse, as trilhas aqui em bh é raro travessia de um rio mais fundo.. a maioria a agua nao passa das rodas..

tem um esquema que os caras conseguem passar a mangueira do snorkel por aquele acabmento plastico perto do retrovisor evitando furar a lata...

T+


Desculpa ae minha opnião, mas no vitara pelo que já ví por aqui dá para colocar o snokel sem furar o carro. Apenas retira-se uma peça (que faz parte da lataria do carro, inclusive é pintado da mesma cor), que fica entre o retrovisor da porta e o capo, basta um parafuso, geralmente o snokel do vitra entra por lá direto no filtro. Inclusive já me disseram que depois é só retirar e colocar a tal peça que fica original.


sds


Breno:concordo:

Poggiali
06/03/2008, 18:16
Aproveitando o tópico...
Estou preparando o meu vitara aos poucos... e o capital reduzido me força a definir prioridades... eis as questões:
1- calços de apenas 1", por não ter que mecher em mais nada, compensa? achei aqui em BH por R$100 de borracha prensada... é isso mesmo? e os de poliuretano?
2- De bloqueio de diferencial só conheço a falta que ele faz... não pensava em coloca-los por agora... O snorkel, por exemplo, era prioridade... Minha preocupação é como ficaria a viatura pra rodar no asfalto, o vitara é o meu único carro... rodo com ele todos os dias na cidade e pretendo viajar muito no asfalto... janeiro rodei 3.500 km, claro que quando cheguei nas dunas senti falta de um veículo mais "preparado", mas precisava voltar pra casa com segurança no asfalto... Me surpeendi com notícia de que o bloqueio, na trilha, previne danos a algumas partes do carro... (opa! economia preditiva muito me interessa!) Pra mim(leigo) bloqueio e asfalto eram incompatíveis... O bloqueio pode ser ativado/ desativado a qualquer hora? atrapalha desempenho/estabilidade no asfalto? e o consumo?

Obrigado pela atenção,
Pedro Poggiali
Vitara 94 , com as devidas proteções inferiores e parachoques em processo de fabricação...

Hoower Butão
06/03/2008, 19:01
Poggiali,
Sou novato em off road, pois comprei meu Via em julho/07, mas tenho calços de 1" no meu Vitara e são de borracha. Segundo me informaram, os de poliuretano deixam o carro mais duro ao passar sobre obstáculos, o q obviamente tb compromete um pouco o comportamento em asfalto.
Não senti diferença alguma de comportamento (estabilidade em curvas, maciez, etc.) qdo coloquei meus calços, apenas o jipinho ficou mais bacana, pq ficou (um pouco) mais alto.
Sobre o bloqueio, estou que nem vc, meio perdido e buscando infos, mas este tópico foi e está sendo rico em boas dicas, dê uma lida nas opiniões aqui postadas!
Abs :concordo:

Flavio Miranda
07/03/2008, 00:42
Butão,

Vou te falar o que muitos não falariam....

Pela qtde de msgs no Forum e suas questoes, me parece que é novo no Forum e no 4x4. Todos aqui já passamos por isso e cada um tem a forma de evoluir para um conceito proprio.

Objetivamente, sugiro que vc compre o Troller 2003.
Vc disse que tem o $$$ para bancar isso. O Troller original vai fazer preticamente o que o Vitara preparado faz. Pelo dobro do valor, mas como vc diz "..com mais estilo!"

As receitas já foram dadas para o Vitara, inclusive fora deste tópico. Vc está precisando ser convencido... Isso não vai acontecer....
Simplesmente porque depois de vc comprar e vender TODOS os tipos de jipes disponiveis, e até inventar uma série de combinações deles, vai se deparar com um jipe quase original, que gastou 1/7 do que vc gastou e fez a trilha do mesmo jeito que seu "super jipe".

Um dia, após gastar muito ou pouco, vai descobrir que o melhor de tudo é justamente "sofrer na trilha" e ter bons amigos para que juntos, passem 1 ou 2 dias curtindo os bons momentos desta família.

Como exemplo : fizemos recentemente o Japi - Jundiai, e um Niva do amigo Tocaio, praticamente fez toda a trilha que Troller, CJ, Samurais e Vitaras preparados fizeram. Precisou de guincho tanto como os demais. E não deu nada de trabalho....
Nada que não curtimos.... se o Niva dele valer 12-15 mil... é muito !!

Resumo da ópera (se vc leu até aqui sem ficar puto) : CURTA O SEU JIPE ! FAÇA TRILHA !

[ ] s

chrisb
07/03/2008, 10:26
Butão,

Vou te falar o que muitos não falariam....

Pela qtde de msgs no Forum e suas questoes, me parece que é novo no Forum e no 4x4. Todos aqui já passamos por isso e cada um tem a forma de evoluir para um conceito proprio.

Objetivamente, sugiro que vc compre o Troller 2003.
Vc disse que tem o $$$ para bancar isso. O Troller original vai fazer preticamente o que o Vitara preparado faz. Pelo dobro do valor, mas como vc diz "..com mais estilo!"

As receitas já foram dadas para o Vitara, inclusive fora deste tópico. Vc está precisando ser convencido... Isso não vai acontecer....
Simplesmente porque depois de vc comprar e vender TODOS os tipos de jipes disponiveis, e até inventar uma série de combinações deles, vai se deparar com um jipe quase original, que gastou 1/7 do que vc gastou e fez a trilha do mesmo jeito que seu "super jipe".

Um dia, após gastar muito ou pouco, vai descobrir que o melhor de tudo é justamente "sofrer na trilha" e ter bons amigos para que juntos, passem 1 ou 2 dias curtindo os bons momentos desta família.

Como exemplo : fizemos recentemente o Japi - Jundiai, e um Niva do amigo Tocaio, praticamente fez toda a trilha que Troller, CJ, Samurais e Vitaras preparados fizeram. Precisou de guincho tanto como os demais. E não deu nada de trabalho....
Nada que não curtimos.... se o Niva dele valer 12-15 mil... é muito !!

Resumo da ópera (se vc leu até aqui sem ficar puto) : CURTA O SEU JIPE ! FAÇA TRILHA !

[ ] s


Apoiado em 100%

Além do mais, o mais divertido é isso: você montar a viatura da maneira que você quer, ver que está precisando de mais alguma coisa, botar a mão na graxa mesmo e, depois, ir pra trilha, vencer os obstáculos e pensar: Esse é meu Jipe!

rsrs


abs

Morcego
07/03/2008, 10:34
Flavio,

Não sei que tipo de trilha você faz, mas a maior diferença entre uma viatura preparada para trilha e uma quase original é a quantidade de visitas que cada uma faz às oficinas.
Uma viatura quase original que o cara gastou 1/7, pode até fazer a trilha com outra super preparada, mas vai forçar e sofrer danos muito maiores.

Vamos falar de dois jipes iguais. Pegamos dois Vitaras; um quase original, com proteções basicas, calço de 1", etc. e outro com suspensão mais alta, bloqueio, curso maior de suspensão, focinho de ferro, etc.
O quase original, vai tomar mais "X", vai forçar mais homocinéticas, semi-eixos, diferencial, vai tomar mais pancadas por baixo, agarrando em obstáculos vai ter que socar o pé pra sair com isto está correndo riscos que um preparado não correria. Pode até chegar no final da trilha como o super preparado chegou, mas se não quebrar com certeza irá para a oficina mais cedo.

Abrs

Supercharger
07/03/2008, 11:27
Vc está precisando ser convencido...

O pessoal tá querendo convencer o butão a fazer algo que não quer?

chrisb
07/03/2008, 11:32
O pessoal tá querendo convencer o butão a fazer algo que não quer?


kkakakakakak

O trem tá feio pro seu lado eim Butão!
rsrsrsrsrs

mauricio gonçalves
07/03/2008, 11:51
kkakakakakak

O trem tá feio pro seu lado eim Butão!
rsrsrsrsrs



É BUTÃO cê tá ficando apertado henn?

Poggiali
07/03/2008, 15:32
Flavio,

Não sei que tipo de trilha você faz, mas a maior diferença entre uma viatura preparada para trilha e uma quase original é a quantidade de visitas que cada uma faz às oficinas.
Uma viatura quase original que o cara gastou 1/7, pode até fazer a trilha com outra super preparada, mas vai forçar e sofrer danos muito maiores.

Vamos falar de dois jipes iguais. Pegamos dois Vitaras; um quase original, com proteções basicas, calço de 1", etc. e outro com suspensão mais alta, bloqueio, curso maior de suspensão, focinho de ferro, etc.
O quase original, vai tomar mais "X", vai forçar mais homocinéticas, semi-eixos, diferencial, vai tomar mais pancadas por baixo, agarrando em obstáculos vai ter que socar o pé pra sair com isto está correndo riscos que um preparado não correria. Pode até chegar no final da trilha como o super preparado chegou, mas se não quebrar com certeza irá para a oficina mais cedo.

Abrs

Então... Proteger o jipe e fugir da oficina é a idéia... procuro fazer as trilhas respeitando os limites do vitara e do meu bolso... Não há dúvidas de que o bloqueio do diferencial ampliaria os limites do vitara, forçando menos o jipe nos lugares em que ele já passa no "braço" e permitindo novos desafios com mais segurança... Mas, se considerarmos que eu rodo 6 dias da semana no asfalto e a importância do diferencial na mecânica do carro, colocar um bloqueio pesaria no bolso? Ou seja, poderia significar mais idas à oficina ou algum prejuízo à mecânica/estabilidade do vitara?

Valeu,
Pedro Poggiali
vitara 94... quase lá...

Poggiali
07/03/2008, 15:33
só pra esclarecer um pouco a situação..
A idéia é manter, por enquanto, essa configuração:
Proteções inferiores, calços de 1", parachoques de ferro, snorkel e o
?bloqueio?...

Valeu
Pedro Poggiali
vitara 94... quase lá...

Hoower Butão
07/03/2008, 16:06
Sem criar polêmica, gostaria de esclarecer alguns pontos ao Flávio Miranda (e outros...), pois acho q nem todos compreenderam minhas intenções aqui... :discordo:
Obviamente sou inciante em off road, senão não teria postado este tópico. Aliás, é bom lembrar q até o mais expert dos jipeiros já foi iniciante um dia.
Meu propósito com este tópico é buscar o máximo de informações com pessoas mais experientes e q podem inclusive ter tido no passado as mesmas dúvidas e questionamentos q eu.
Comprei meu Vitara em julho/2007, com o objetivo inicial de fazer apenas passeios e trilhas leves. O q aconteceu é q qto mais eu ia pro meio do mato, mais gostava da coisa e comecei a me interessar realmente pelo off road. Comprei livro sobre o assunto, assinei revista, fiz o curso CWS de Condução 4x4 (q toda galera de BH conhece e boa parte tb já fez) e sempre q posso, caio no mato. Experimentei umas trihas um pouco mais pesadas e gostei bastante. Hoje afirmo que jipe, para mim, se transformou em uma "cachaça", q não consigo nem quero largar.
Minhas dúvidas são resultado da experiência (ainda q pouca) e da observação da prática do off road neste poucos meses q estou no meio, ou seja, não vim aqui tirar onda com a galera, estou é pedindo ajuda mesmo.
Em novembro passado, subi pela 1a. vez o Morro da Skol - q estava em condições "normais" - com meu Vitara, aliás mto gostoso. Em janeiro, o Morro estava em péssimas condições (ou ótimas, depende do ponto de vista..), e subi de zequinha a bordo de uma Defender 90. Notei uma enorme diferença de comportamento do carro em relação ao Vitara: uma suspensão de mto maior curso, motor diesel cheio de torque, etc.
Recentemente fiz a Eguinha Pocotó de zequinha a bordo de um Troller, pois meu Vitarinha "semi-original" foi vetado, para evitar quebras. Novamente ficou nítido o qto um carro mais adaptado ao off road pode fazer a diferença. Neste mesmo dia, meu Vitara-quase-original, o único no meio das Trollers, penou demais na Boca do Tubarão, enquanto as Trollers lavavam a égua. Houve risco real de quebrar algo no meu jipe, mas felizmente tudo correu bem.

O que quero dizer com todo esse blablablá é o seguinte:

1o) A regra principal do off road é conhecer os limites do piloto e do equipamento.Tb é óbvio q um piloto habilidoso e experiente faz mais com um equipamento limitado do que um piloto novato e/ou pouco habilidoso com um jipe hiper-preparado. No entanto, no meu caso, as 2 variáveis (piloto e equipamento) são perfeitamente aprimoráveis, sendo q a 2a. (o jipe) demanda mto menos tempo, desde q se tenha recursos pra isso. Já a pilotagem requer um amadurecimento lento e gradual e sim, só fazendo trilhas e mais trilhas é q isso irá ocorrer. E com muita humildade, pois nego q se acha fodão normalmente costuma se dar mal, cedo ou tarde.

2o) Sem pensar em abandonar os belos passeios leves q rolam por aqui, hj não tenho mais como evitar a procura por trilhas mais "apimentadas".

3o) Para trilhas mais pesadas, está claro para mim - por experiência e observação, repito - q meu Vitara, do jeito q está hoje, deixa a desejar. Quem se aventura em trilha deve ter conciência dos riscos para seu jipe (e para si próprio), mas não ter o bom senso em procurar minimizar estes riscos é coisa de porra-louca ou de milionário. Aliás, o Morcegão disse tudo. Daí a necessidade de ter um veículo melhor adaptado, seja um Vitara preparado ou um Troller. Qual caminho seguir é minha dúvida e para isso vim a este forum pedir opiniões e dicas, pois são veículos totalmente distintos, com tocadas idem. Minha única certeza é q ficarei bem servido com qq um deles.

No mais, agradeço novamente a todas as dicas e sugestões q me foram dadas. Agora é quebrar a cabeça e tomar a decisão. :palmas:
Abs

chrisb
07/03/2008, 16:33
Minha viatura tem calços de 2" na dianteira e de 2,5" na traseira, pneu 235/75/15 AT (rodo mto na cidade tb, única viatura) amortecedores de omega suprema a gás na traseira....(tá assim a ums 5-6 meses)

Quase todos os fds eu viajo 260Km (ida e volta) com a viatura e sempre em velocidades próximas a 100Km/h. A estabilidade não alterou praticamente nada.... para mim, ficou até um pouco melhor, pois parece que a viatura é mais firme do que era antes.

Se for pra comprar calço, eu compraria logo o de 2" e evitaria pagar MO duas vezes....

Não tenho snorkel, não sinto tanta necessidade, mas sempre que vou fazer uma travessia, deixo alguem com snorkel passar antes, para ver se vai da ou não.... Claro que qndo sobrar um dinheirinho, vou instalar um.... Mesmo assim acho que tem outras prioridades antes do snorkel (mas nunca pode-se deixar ele de lado)....Coisas como um pneu bom, um focinho de aço, proteções, para-choques, ou até mesmo um PX.

O bloqueio vai vir a medida que você vai usando seu carro na trilha e tiver realmente de saco cheio de ficar dando "X" e meter paulada na viatura... MAS para mim, que usa a viatura no dia-a-dia, ando muito em rodovias nos fds fico com receio de como o Vitarinha vai se comportar nesses momentos (asfálticos) ou até mesmo se vou gostar desse comportamento.. Enquanto isso, vou empurrando com a barriga e com o acelerador (moderando) e mais pra frente, chuto o pau da barraca e compro um bloqueio e me viro depois!

Abs! (sonhando com um bloqueio)

chrisb
07/03/2008, 16:41
Butão, só um comentario:

Você deve tá fazendo trilha com trollers de mais! rsrsrsrs


abs

Hoower Butão
07/03/2008, 16:56
Tô não, Chris! Rola td qto é viatura.
Mas na trilha em q fizemos a Eguinha Pocotá e a Boca do Tubarão eram 6 Trollers, 2 Pajerinhos V6 e o Vitarinha de intrometido. Se não é o Clécio (do CWS) pra me tirar do sufoco na Boca do Tubarão eu tava ferrado! :lol:
Ah, no passeio da revenda Estrada Real q rolou "sapassado" tinha obviamente Troller saindo pelo ladrão. Mas com mais de 70 jipes, não faltou Vitara, Samuca, Marruá, Williys, Pajerinho, etc... :dance:
Abs

Hoower Butão
07/03/2008, 17:24
O bloqueio vai vir a medida que você vai usando seu carro na trilha e tiver realmente de saco cheio de ficar dando "X" e meter paulada na viatura... MAS para mim, que usa a viatura no dia-a-dia, ando muito em rodovias nos fds fico com receio de como o Vitarinha vai se comportar nesses momentos (asfálticos) ou até mesmo se vou gostar desse comportamento.. Enquanto isso, vou empurrando com a barriga e com o acelerador (moderando) e mais pra frente, chuto o pau da barraca e compro um bloqueio e me viro depois!

Olha, essa dúvida é a q está martelando mais forte na minha cabeça agora. Como o carro irá se comportar no asfalto após instalar o bloqueio?
Não tenho a mínima idéia de como será, nem se isso prejudicará a segurança ou a confiabilidade. Foda...:pensativo:

Fabil
07/03/2008, 17:30
boca do tubarao??? onde é isso? nunca ouvi falar dessa trilha..

butao.. se vc tá andando com esse povo com 70, 50, 45 jipes, na boa.. vc ainda NAO FEZ TRILHA..heheheh vc fez passeio....

sobre o bloqueio no dia-a-dia.. tem um punhado de gente aqui que usa e tem o jipe como unico carro.. dá p/ rodar sem problemas... eu por exemplo nem lembro que meu jipe é bloqueado..

se vc quer comodidade e "grana no bolso" compra entao um bloqueio SELECIONAVEL, ou seja, vc liga a hora que quiser. compre um ARB..

T+

Hoower Butão
07/03/2008, 17:38
Fabil,
Qto custa esse trem aí? Vc poderia dar mais detalhes sobre o comportamento do seu jipe depois q vc instalou o bloqueio?
Cara, essa trilha (ou passeio, como queira) com 70 jipes q rolou agora contou com neguinho puta véia de trilha participando. Foi um esquema tipo os do Pigs Off Road, mas a chuva deu uma bela apimentada nas coisas! :dance: Mas saquei o q vc quis dizer! ;-)
A Boca do Tubarão é uma pequena trilha na região de Sabará (viemos por Raposos), cheia de erosões e umas pedras tb. E cheia de aranhas - vimos uma caraguejeira que parecia um alien, de tão grande!! ..rs :lol: A entrada dela é ao lado de uma estradinha de terra, um degrauzão bem bacana. É curtinha, mas gostosa. Se vc conhece o Clécio, dá uma ligada pra ele q ele te explica como chegar lá.
Ah, parece q vc conhece meu vizinho de prédio, o Guilherme Vovô - eu prefirao chama-lo de "Guilherme Rôia" ..hehe
Abs

Fabil
07/03/2008, 17:59
bloqueios 100% automatico ( lock rite e similares) travam as planetarias sob torque, ou seja, toda a vez que vc estiver acelarando ele trava e assim as rodas giram iguais..
na trilha/estrada de terra vc nem sente a diferenca se tem ou nao bloqueio ( exceto obvio para superar obstaculos), no asfalto, vc precisa "re-aprender" a dirigir,de modo que sempre em curvas, as mesmas deverao serem feitas aliviando o pé do acelerador ( aliviando o torque) e com isso o sistema possa "liberar" automaticamente o bloqueio fazendo o TEC-TEC-TEC-TEC caracterisitico desse sistema..
se vc entra acelerando forte numa curva de pequeno raio ( de grande raio praticaemnte nao acontece nada) o jipe terá uma forte tendencia a sair de traseira arrastando a roda de dentro da curva..
esporadicamente tb é normal ouvir uns TECs mais altos e fortes, geralmente quando se arranca o carro depois de uma manobra curta ( baliza etc..) devido a posicao que os drivers do bloquieo param e no momento da arrancada eles se encaixam nos dentes da planetaria fazendo o TLEC forte, tao forte que vc acha que quebrou tudo.. mas é normal..

tirando esse incoveniente do barulho, vc aconstuma a dirigir carro bloqueado automatico rapidinho.

bloqueios selecionaveis ( p/ vitara o unico disponivel é o ARB) por meio de um compressor de ar, ele aciona a trava das planetarias, ficando carro 100% bloqueado quando acionado. e quando desacionado o diferencial volta a ser como original.
esse ARB vai lhe custar na casa dos 3mil ( bloqueio + compressor) + uns 400,00 de MO de instalacao.

sim.. conheco o Clecio.. e tb o Vovô... heheh

T+

Pablo Toledo
07/03/2008, 22:27
Butão;

Deixa eu voltar atrasado à discussão.

Quanto aos custos da preparação, estes são elevados sim. Portanto, se você tiver condições de comprar um Troller, vá em frente. É mais caro do que um Vitara preparado, mas é mais 4x4 também em todos os sentidos...além de muito mais apropriado para longas viagens/expedições. Uma outra opção (bem) mais em conta seria uma Cherokee 97/98, que eu particularmente acho um carrão e com excelente desempenho off-road (sei que muitos discordam, mas enfim).

Aproveitando que falam de bloqueios, acabei de pegar agora de noite meu Vitara com o lockright instalado (yes!!!!!!!!). No trânsito pesado de São Paulo, não senti diferença alguma de condução, salvo exceção aos já tão comentados estalos que são característicos.

Aliás, chegando no prédio da patroa, estava eu estacionando o carro na garagem e os estalos comendo solto! Acabei pegando o elevador com mais duas pessoas. Uma delas, com certa timidez, me alertou de um barulho estranho no "jipe"...ehehehehe...eu orgulhoso respondi que esse era o charme dele...rsrsrs

[]s bloqueados

Hoower Butão
08/03/2008, 12:08
O depoimento do Fabil confirmou meu maior temor em relação ao bloqueio da Lock Right, ou seja, ele anula permanentemente a ação do diferencial, o que - no meu entendimento - inviabiliza o jipe para uso em rodovias. Não dá pra pegar estrada com o carro instável e saindo de traseira a cada curva, fora o desgaste dos componentes da trasmissão. Acho q só mesmo experimentando um assim para dar o veredicto final, mas em teoria a coisa fica mesmo complicada. :putz:
Já esse outro bloqueio ARB é (muito) caro mesmo, mas tecnicamente me parece ser a solução. :pensativo:
Abs

AlemãoRS
08/03/2008, 12:57
Butão, essas saidas de traseira que o Fabiano comentou só ocorrem se acelerar forte em esquinas, em estradas vc não vai nem notar que tem bloqueio, inclusive trevos que são curvas fechadas vc faz sem problema algum.

Pablo Toledo
08/03/2008, 13:43
Butão;

Há pouco tempo eu estava com as mesmas dúvidas e receios que você está agora. Aliás, quem muito me ajudou com esclarecimento foi o colega Walter Carlos Brossel :concordo: de quem muito enchi as paciências via MP...eheheh

O Lockright foi desenvolvido para desbloquear nas curvas e permitir que o diferencial faça o seu trabalho. Mas se você acelerar forte no meio de uma curva, o efeito do diferencial será anulado e o carro tende a alterar sua trajetória original, mas isso você corrige numa boa no volante.

Você tem que se acostumar a ir na manha ao acelerar nas curvas, coisa que você provavelmente já faz pois carros de tração traseira pedem esse cuidado. E, como gosto sempre de lembrar, jipe preparado e com pneus de trilha não são carros para fazer curva em alta velocidade e com o pé fincado no acelerador.

Quanto aos eventuais desgastes que o bloqueio causa, eu acho justamente o contrário. Ele poupa o conjunto.

O ARB é sem dúvida o estado da arte em termos de bloqueio de diferencial, porém ele custa várias vezes o preço de um Lockright (R$ 600,00 aqui em São Paulo). Da última vez que cotei o ARB (bloqueio traseiro + compressor) a brincadeira sairia mais de R$ 4000,00...

[]s

nanito
08/03/2008, 14:28
Butão;

Há pouco tempo eu estava com as mesmas dúvidas e receios que você está agora. Aliás, quem muito me ajudou com esclarecimento foi o colega Walter Carlos Brossel :concordo: de quem muito enchi as paciências via MP...eheheh

O Lockright foi desenvolvido para desbloquear nas curvas e permitir que o diferencial faça o seu trabalho. Mas se você acelerar forte no meio de uma curva, o efeito do diferencial será anulado e o carro tende a alterar sua trajetória original, mas isso você corrige numa boa no volante.

Você tem que se acostumar a ir na manha ao acelerar nas curvas, coisa que você provavelmente já faz pois carros de tração traseira pedem esse cuidado. E, como gosto sempre de lembrar, jipe preparado e com pneus de trilha não são carros para fazer curva em alta velocidade e com o pé fincado no acelerador.

Quanto aos eventuais desgastes que o bloqueio causa, eu acho justamente o contrário. Ele poupa o conjunto.

O ARB é sem dúvida o estado da arte em termos de bloqueio de diferencial, porém ele custa várias vezes o preço de um Lockright (R$ 600,00 aqui em São Paulo). Da última vez que cotei o ARB (bloqueio traseiro + compressor) a brincadeira sairia mais de R$ 4000,00...

[]s

Aí pessoal!

Estive cogitando a idéia de colocar um bloqueio no meu vitara a um tempo atrás. A minha dúvida é: numa subida de serra íngrime, cheia de curvas e como piso molhado ou escorregadio, o bloqueio não prejudicaria na estabilidade? Pois o vitara, pra subir serra, tem que estar sempre com o pé embaixo, se não vc leva uma eternidade pra percorrer 60km.

[]´s

Hoower Butão
08/03/2008, 14:33
AlemãoRS
Butão, essas saidas de traseira que o Fabiano comentou só ocorrem se acelerar forte em esquinas, em estradas vc não vai nem notar que tem bloqueio, inclusive trevos que são curvas fechadas vc faz sem problema algum.
__________________________________________________ ____________


B

Há pouco tempo eu estava com as mesmas dúvidas e receios que você está agora. Aliás, quem muito me ajudou com esclarecimento foi o colega Walter Carlos Brossel :concordo: de quem muito enchi as paciências via MP...eheheh

O Lockright foi desenvolvido para desbloquear nas curvas e permitir que o diferencial faça o seu trabalho. Mas se você acelerar forte no meio de uma curva, o efeito do diferencial será anulado e o carro tende a alterar sua trajetória original, mas isso você corrige numa boa no volante.

Você tem que se acostumar a ir na manha ao acelerar nas curvas, coisa que você provavelmente já faz pois carros de tração traseira pedem esse cuidado. E, como gosto sempre de lembrar, jipe preparado e com pneus de trilha não são carros para fazer curva em alta velocidade e com o pé fincado no acelerador.

Quanto aos eventuais desgastes que o bloqueio causa, eu acho justamente o contrário. Ele poupa o conjunto.

O ARB é sem dúvida o estado da arte em termos de bloqueio de diferencial, porém ele custa várias vezes o preço de um Lockright (R$ 600,00 aqui em São Paulo). Da última vez que cotei o ARB (bloqueio traseiro + compressor) a brincadeira sairia mais de R$ 4000,00...

[]s
__________________________________________________ ____________

Ôpa!!.. Os depoimentos do Alemão e do Pablo muito me agradaram! :-D

De fato, quem quer pisar fundo na rodovia não deve pensar sequer em um jipe "standard" e nem mesmo um SUV.

O negócio é experimentar esse trem aí (o Lock Right) e sentir como o carro se comporta no asfalto. Qto às rilhas, não tenho a menor dúvida q deve ser ducarálio. ;)
Abs

Poggiali
08/03/2008, 17:48
Hoover

O que o Fabiano diz com 2+2 é calço de 2" nas rodas e mais 2" na carroceria, tive um vitara com essa conf. mas tem muitos detalhes que tem que ser vistos, não é tão "facil' quanto os calços de 1" na molas, como aliás o meu vitara aTual usa.
Uma das vantagens é que os pneus não raspam mais em nada da lataria.

Boa galera!
Eu peguei o bonde andando e, mesmo assim, já tô até achando que entendo de bloqueio... Bom, pelo menos deu pra incluir o bloqueio nos planos com mais tranquilidade... agora é só tentar fazer dinheiro...

E, abusando um pouco mais da experiência alheia, volto com outra questão que parece interessar também ao Butão...

com calço de 2" na suspenção quais alterações são necessárias?
pesquisei bastante e vi opinões bastante diversas... com medo do custo, segurança e danos ao carro optei por 1", estava indo colocar essa semana... mas, insistem em me dizer que eu vou me arrepender e levantar o carro depois...
Então, por favor , alguma sugestão? idéia de custo? focinho de ferro, por exemplo, só no caso de pneus maiores, ou não?

Valeu!
Pedro Poggiali

Pablo Toledo
08/03/2008, 18:29
Aí pessoal!

Estive cogitando a idéia de colocar um bloqueio no meu vitara a um tempo atrás. A minha dúvida é: numa subida de serra íngrime, cheia de curvas e como piso molhado ou escorregadio, o bloqueio não prejudicaria na estabilidade? Pois o vitara, pra subir serra, tem que estar sempre com o pé embaixo, se não vc leva uma eternidade pra percorrer 60km.

[]´s


Nanito;

Aí está uma situação ainda inédita pra mim com o carro usando o lockright, mas já subi e desci algumas vezes tanto as serras do litoral norte de São Paulo como as serras do circuito das Terras Altas da Mantiqueira e Serras Verdes de Minas debaixo de chuva. Por mais que nessas situações você tenha que ficar com o pé embaixo quando se está subindo, nunca irá desenvolver uma velocidade maior do que 80km/h (tô sendo generoso até), ainda mais debaixo de chuva.

Portanto, a essa velocidade eu não vejo maiores problemas. Trata-se apenas de se adaptar à situação.

Esse seu ponto também obriga outra consideração a ser feita. Quando peguei o bloqueio, li com cuidado o manual do proprietário. Lá eles enfatizam essa questão da aceleração em curvas e o efeito que isso causa na dirigibilidade. Entretanto, nos EUA a grande maioria dos Lockrights são utilizados em carros de alta potência (nos videos de teste do bloqueio a maioria dos carros são pickups V-8 ) em que uma enfiada de pé no acelerador representa um aumento de torque estúpido indo para o eixo de tração. Convenhamos que nos nossos Vitarinhas isso jamais irá acontecer...:lol:

[]s

Hoower Butão
09/03/2008, 02:16
Boa galera!

E, abusando um pouco mais da experiência alheia, volto com outra questão que parece interessar também ao Butão...

com calço de 2" na suspenção quais alterações são necessárias?
pesquisei bastante e vi opinões bastante diversas... com medo do custo, segurança e danos ao carro optei por 1", estava indo colocar essa semana... mas, insistem em me dizer que eu vou me arrepender e levantar o carro depois...
Então, por favor , alguma sugestão? idéia de custo? focinho de ferro, por exemplo, só no caso de pneus maiores, ou não?

Valeu!
Pedro Poggiali
__________________________________________________ _____________

Pois é, meu único receio em sapecar logo um calço de 2" é com relação às homocinéticas. Com os calços de 1" q já tenho, a geometria já se alterou (é visível), o q inevitavelmente trará uma redução da vida útil das homocinéticas - qto (em %) eu não sei, mas q vai rolar, sem dúvida - com 2" então, sabe-se lá o q vai acontecer.
Esses "detalhes" são importantes demais, pois caso eu mexa pra valer no meu Vitara, será com apenas 2 objetivos: 1) Deixa-lo mto mais apto às trilhas, e 2) Torna-lo menos suscetível a quebras >> é este o ponto q tanto me preocupa no momento, pois estou plenamente convencido dos benefícios das modificações, mas muito temeroso de seus "efeitos colaterais". :parede:
Abs.

chrisb
09/03/2008, 23:47
Cara, os calços de 2" são mais do que aprovados, o pessoal todo usa, inclusive, aqui em BH, tem uma penca de gente que usa, se vc quiser ver como fica a viatura com o calço, é só da um toque, que agente marca um horário e vc dá uma volta na viatura...

Esse negócio da bixanética é muito relativo, ela não vai quebrar se vc souber tocar a viatura direito, é aquele negócio de sair acelerando fundo com a susp. toda aberta... tem que forçar mesmo! se quebrar, quebrou, coloca outra no lugar (-$$ no bolso...) masss se vc quer enfiar a viatura nas trilhas, tem que estar preparado para imprevistos desse tipo....

Abs!! (com 2" e querendo subir ainda mais... )

Hoower Butão
10/03/2008, 00:29
Cara, os calços de 2" são mais do que aprovados, o pessoal todo usa, inclusive, aqui em BH, tem uma penca de gente que usa, se vc quiser ver como fica a viatura com o calço, é só da um toque, que agente marca um horário e vc dá uma volta na viatura...

Esse negócio da bixanética é muito relativo, ela não vai quebrar se vc souber tocar a viatura direito, é aquele negócio de sair acelerando fundo com a susp. toda aberta... tem que forçar mesmo! se quebrar, quebrou, coloca outra no lugar (-$$ no bolso...) masss se vc quer enfiar a viatura nas trilhas, tem que estar preparado para imprevistos desse tipo....

Abs!! (com 2" e querendo subir ainda mais... )

__________________________________________________ ____________

É... Esse papo das homocinéticas ficarem com a vida útil comprometida não é frescura, basta dar uma espiada nelas com o carro parado, a geometria fica toda alterada. A gde questão é: quanto se perde com isso (em % da vida útil)?
Mas tb concordo q não se faz omelete sem quebrar os ovos (ou as homocinéticas...). Sair arregaçando o jipe nas trilhas de graça é "orêice", mas querer tratar o jipe como se fosse uma Ecasport tb não dá!
Acho q o negócio é começar logo com os calços de 2" e o focinho do Samuca, depois é sentir como fica a viatura e ver o que (e quando) mexer mais. :razz:
Amanhã mesmo vou dar uma ligada pro Edmur para tratar de uns "assuntos" ...hehe
* PS: Alguém aí quer comprar um jogo de calços de borracha prensada de 1", com pouco uso? Vendo barato!!.. ;-)
Abs

guilherme soares
10/03/2008, 09:59
Butão,

É o seguinte:
Aqui em Belo Horizonte temos muitas pessoas quem podemos trocar idéias que são referência em Suzukis.... Como o Fabil, Gustavo Tatu Supercharger, mestre Edmur, Waltin Cavalo Branco, Gui Bonfim, Fernando Teixeira, Candinha, Keki Bacalhau, Alexandre Baca, Lê Baca, Marcelo Submarino, Chris, etc etc etc etc ( com certeza esqueci de muita gente, mas aqui dá pra ter uma boa noção )
Carros legais para o que você quer fazer tome como referência os veículos do Waltin, Gui Bonfim e Keki. Estes 3 carros estão bem preparados e são semelhantes ao seu.
Marque uma trilha com essa turma e ande nos veículos e veja o que são capazes!!! Assim você terá noção da proposta que são esses veículos.
Pra mim eu acho que os calços do Fabil e protetores de caixa de ar são imprescindíveis ( as proteções que o Fabil fabrica são os melhores )
Pneus... Vai de BSG 235/75/15. O ideal pro seu carro e solos daqui de Minas
Fucinha de Samurai ( fabil tem também )
Roda livre
Bloqueio LR
Kit redução ( bate um papo com os meninos acima que vão te orientar da melhor maneira. O Waltim se não me engano uma Calmini )

Depois o pau vai quebrar!!!!
Retrovisores retráteis
Guincho
Carpete mofado e como fedô de molhado ( arranca tudo depois )

E quando vc quiser apelar bate um papo com O Morcego Fernando Teixeira e discuta um pouco sobre eixos rígidos no Vitara.... Aí o curso de suspa será fenomenal e com inclusão de 2 Air Fux traseiros... Mas deixe isso pra daqui uns anos e que alguém se habilite a ser o precursor pra ter a receita certa e depois passar os macetes da adaptação.

[]'s do quase ex-jipeiro

Morcego
10/03/2008, 14:32
Gui,

Depois do citado acima :oops:, digo que as referencias a minha pessoa o percentual de exagero chega proximo aos 100% e por isto tens garantido a cerveja para as proximas trilhas.:lol::lol:

MARCELO VITARA SUBMARINO
10/03/2008, 15:18
Gui,

Depois do citado acima :oops:, digo que as referencias a minha pessoa o percentual de exagero chega proximo aos 100% e por isto tens garantido a cerveja para as proximas trilhas.:lol::lol:


É isso aí, junte tudo que a galera acima falou mais uma bela quantia em dimdim e corra pro mato.

Abs de quem fez galopeira sapassado sem bloqueio e chegou inteirim, mais ou menos, a lata ta meio amassada devido a um quase tombamento (ficou com 3 patinhas no ar). ehehehehehehe

guilherme soares
10/03/2008, 16:08
Gui,

Depois do citado acima :oops:, digo que as referencias a minha pessoa o percentual de exagero chega proximo aos 100% e por isto tens garantido a cerveja para as proximas trilhas.:lol::lol:


Morcegão,

Tô achando que tô virando um ex-jipeiro..... Tô seco pra rodar, não tá dando tempo, tá foda!!!
O Butão é amigão meu e merece toda atenção da galera aqui. Ele tem um Vitara que é capa de revista de tão novo! Ele quer dixar o carro + agressivo e por isso apontei as pessoas que poderiam dar melhores informações e receitas concretas do que pode ser feito no Vitara!
Este fim de semana vou fazer promessa pra poder andar de jipi. Acho que vai dar certo!!!!eh eh eheh eheh eh


Marcelo Sub,

Bate um papo sobre BL com o Butão,
As vezes rola de vc vender pra ele o seu que não serviu no seu carro.
Quero comissão, ok?
Pode ser 2 latinhas de Bohemia


[]'s

chrisb
10/03/2008, 16:55
Butão, outra coisa, é o seu pneu, assim que vc levantar a viatura, logo vai querer colocar um pneu maior.... (Fica muuuito estranho se vc continuar com os pneus pequenos..)

Na primeira foto, minha viatura com 2" e pneus 215/70/R15 (pé de frango)

Na segunda foto, com 2" + os 235/75/R15 (repara no matinho esconde placa hehehe)

Não consegui nenhuma foto de lado que mostra direito, depois tiro uma foto de lado.... e aproveito e tiro uma das homocinéticas pra vc ver como fica...

abs

Walter Carlos Brossel
10/03/2008, 18:42
Marcelo Sub,

Bate um papo sobre BL com o Butão,

[]'s



Butão bloqueado? eheehehehehehehe...não resisti.
[]´s flatulentos.

davilsantos
10/03/2008, 19:15
bahh uma dica a todos

eu mandei fazer um esticador de tecnil na corrente da sobre caixa e ficou show...aos que ja sabem de minha historia com correntes...hehehe

na ultima trilha eu encostei atras de um willys v8 e empurrei ele varias vezes morro acima com barro, na trilha e em estradas de chão( o cambão dava direitinho no step do cara). e me surpriendi que n patinou a correia, e olha que eu atravessei o eixo traseiro num valo pra pegar tração( por causa do bloqueio)..... aos que se interessarem posso perguntar mais afundo pro meca como ele fez isso.....

possuo redução calmini aos que n sabem

guilherme soares
10/03/2008, 19:27
Butão bloqueado? eheehehehehehehe...não resisti.
[]´s flatulentos.


Fala Waltin,

Quanto tempo, heim? A última foi na cachoeira sto.antonio e alpenrose na afundado na lama.
Cara, aproveita e dá umas Cutucadas no Butão......Quero dizer... umas dicas ao Hoower...ah h ah ah ah ah. Quem mandou o cara ter apelido de C... h ah ah ah ah ah ah
Brincadeiras a parte: - Waltin, o Butão é nota 10. Como eu disse anteriormente para ele (quinta-feira) - Converse com a galera daqui, como o Waltin, que além de aprender muita coisa de Vitara, ainda ganha 3 aulas grátis de violão chupando cana!!!!

[]´s

Morcego
10/03/2008, 19:34
Morcegão,

Tô achando que tô virando um ex-jipeiro..... Tô seco pra rodar, não tá dando tempo, tá foda!!!
O Butão é amigão meu e merece toda atenção da galera aqui. Ele tem um Vitara que é capa de revista de tão novo! Ele quer dixar o carro + agressivo e por isso apontei as pessoas que poderiam dar melhores informações e receitas concretas do que pode ser feito no Vitara!
Este fim de semana vou fazer promessa pra poder andar de jipi. Acho que vai dar certo!!!!eh eh eheh eheh eh
[]'s

Guilherme,

Ja que o Vovô está fazendo pirraça pra andar, cadê o Samuka ? :pensativo:

Também estou sem jipe a 3 semanas, mas acho que nesta resolvo.:dance:

Vamos combinar uma trilha neste sabado com seu amigo Butão, ai todos se conhecem e o Butão fica conhecendo as viaturas da galera.

Se não tiver viatura prá este FDS, seu lugar de Zeca está reservado, agora com cervas também. :mrgreen:

Abrs

Supercharger
10/03/2008, 19:58
Hmm... Sei se vou fazer trilha com ele não...
Por exemplo, ele tá falando de trilha pesada. Se a gente leva ele em alguma coisa cascuda, tipo o Tapete Branco, o que as pessoas vão dizer? Que a gente tá botando o butão pra ralar?

Vai pegar mal!

guilherme soares
10/03/2008, 19:58
Morcegão,

Estou com PCMC ( Probrema com Muié e Criança ).
Não consigo mais fugir de casa aos fins de semana!!!
O Vovô tá de férias.... Tô dando um tempo ($$$$) pra continuar os finalmentes nele....
O Samuca tá em ponto de bala pra rodar!!! Embreagem nova (disco, platô e colar). Vou ver se consigo sair em Condicional este fim de semana de casa.
Vamu montá uma listinha aqui mesmo:
- Butão
- Morcego
- Guilherme Vovo
- Waltin.....
-

Aproveitando o gancho!!!! Vendo Samurai. Carro de shoppis center, só sai pra ir a missa aos domingos e olhe lá!


[]´s

Supercharger
10/03/2008, 20:02
Butão bloqueado? eheehehehehehehe...não resisti.
[]´s flatulentos.

Poisé Waltim...
No começo do tópico tinha gente questionando se precisava o butão precisava bloquear, hehehe, que dependia muito do terreno que ele anda. Aí perguntaram se o butão andava em erosão, hehehe. Porra, ele mora na grota, claro que anda em erosão!

guilherme soares
10/03/2008, 20:02
Hmm... Sei se vou fazer trilha com ele não...
Por exemplo, ele tá falando de trilha pesada. Se a gente leva ele em alguma coisa cascuda, tipo o Tapete Branco, o que as pessoas vão dizer? Que a gente tá botando o butão pra ralar?

Vai pegar mal!



h ah ah ah ah ah h ah ah ah ah ah h ah ah ah ah

Tenho de sair de Condicional este FDS pra ir nessa trilha!!! É Hoower!!! Agora é com vc!!!
Explica aí!!! A turma não perdoa mesmo.
Sua vaga de Zeca comigo tá fechado. Leva o carne e a cachaça. Carvão e espeto eu tenho!!!

[]´s

Hoower Butão
10/03/2008, 20:51
Tô dentro dessa trilha, galera! :dance:

Meu Vitarinha tá standinho ainda, mas já tô providenciando o focinho de Samuca, mas não sai esta semana não... E outras coisas devem vir por aí, creio eu..
Ou seja, hoje ele ainda tá em configuração "light", mas dependendo de qual trilha for rolar, eu jogo o bicho no meio do mato assim mes. Se a coisa for braba demais pra ele (e pro Butão tb, diga-se), vou de Zequinha mesmo, com meu muy estimado vizinho Guilherme Vovô e seu Samurai-de-fazer-compra-no-Verdemar.

* Nota: Pro negócio não melar, é fundamental q todo mundo fique em cima do Vovô, EX-jipeiro e EX-veado, pra q ele não dê o cano na trilha!
Ah, tava de brincadeira qdo disse que ele é ex-jipeiro ..hehehe :lol:

Hoower Butão
10/03/2008, 20:53
Esqueci.. Alguém poderia informar qual o modelo e código da redução da T-case?

Morcego
10/03/2008, 21:08
Aproveitando o gancho!!!! Vendo Samurai. Carro de shoppis center, só sai pra ir a missa aos domingos e olhe lá!


[]´s

Convém mencionar na venda que a viatura só fez estradinhas light e a comprovação disto é que nunca ninguem viu o Samurai usando 4x4 Low. :mrgreen:

Walter Carlos Brossel
10/03/2008, 21:30
Fala Waltin,

Quanto tempo, heim? A última foi na cachoeira sto.antonio e alpenrose na afundado na lama.
Cara, aproveita e dá umas Cutucadas no Butão......Quero dizer... umas dicas ao Hoower...ah h ah ah ah ah. Quem mandou o cara ter apelido de C... h ah ah ah ah ah ah
Brincadeiras a parte: - Waltin, o Butão é nota 10. Como eu disse anteriormente para ele (quinta-feira) - Converse com a galera daqui, como o Waltin, que além de aprender muita coisa de Vitara, ainda ganha 3 aulas grátis de violão chupando cana!!!!

[]´s


Fala Vovozão!!! Beleza? O Butão (ops!) já tinha me falado que era seu vizinho.
Vizinho de butão é rôla...KKKKKKKKKKKKK...não resisti de novo. Sorry.
Mas já saquei que o cara é gente boa, além de roqueiro que já é uma ótima referência.

Quem me dera ensinar alguma coisa...ainda sou fiote.
Agora, com uma viola na mão a coisa muda...ehehehehehehe...
Umbraçoproçê e pro Hoover.

E.T.: Sábado vou viajar pros lados da Serra do Cipó. Mas na Semana Santa tô querendo fazer um "circuito sacro-santo" de trilhas.
Quem fôr ficar por aqui e estiver a fim é só entrar em contato.

Hoower Butão
10/03/2008, 21:58
Violão? Vamo ver se o Orango do Forest Hills, quer dizer, Orango do Cavalo Branco :mrgreen: é bão mesmo nas 6 cordas! :twisted: Vou jogar minha Stratocaster nas mãos dele pra ver que som q vai sair! :idea:

Essa trilha de sábado sai mesmo? Vai ser aonde? Ponto de encontro? Quem é q vai mes? 8-)

Walter Carlos Brossel
10/03/2008, 22:04
Violão? Vamo ver se o Orango do Forest Hills, quer dizer, Orango do Cavalo Branco :mrgreen: é bão mesmo nas 6 cordas! :twisted: Vou jogar minha Stratocaster nas mãos dele pra ver que som q vai sair! :idea:

Essa trilha de sábado sai mesmo? Vai ser aonde? Ponto de encontro? Quem é q vai mes? 8-)

Ôpa! Chamou na mão! KKKKKKKKKKKK.
Strato? Bão tumém... Eu levo a SG do meu filho (à la Angus Young) e o Kéki a Les Paul dele.
Se vai sair alguma merda eu não sei, mas barulho prá K7 eu garanto que sai.KKKKKKKKKKK.
Umbraçoproçê.

Pablo Toledo
10/03/2008, 22:07
Minerada;

Deixa eu mudar o rumo dessa prosa...:concordo:

Uma adaptação recente que fiz e que muito vem me agradando foi replicar a barra anti-torção das bandejas que a Calmini desenvolveu (fotos e links abaixo) e que, ao mesmo tempo, funciona como suporte para o amortecedor de direção.

A direção ficou um pouco mais firme, porém praticamente eliminou aquela sensação de folga que havia e o reflexo no volante que ocorria sempre que passava em buracos. Como uso roda com aro invertido da F-1000 (tem um baita offset negativo), os solavancos eram muitos sentidos na direção. Em rodovia a direção também está mais firme.

A outra função da barra propriamente dita é ser um reforço para as pontas da bandeja dianteira, pois é comum estas se abrirem (afastam-se uma da outra) quando usamos o carro em trilhas mais pesadas, fato este que causa trincas no suporte superior (cano) onde as pontas dianteiras das bandejas são fixadas (atentem para a foto do segundo link).


http://rides.webshots.com/photo/1200998980058686449IUmsua
http://rides.webshots.com/photo/1201000560058686449strNcM

[]s suportados

Walter Carlos Brossel
10/03/2008, 22:18
Minerada;

Deixa eu mudar o rumo dessa prosa...:concordo:

Uma adaptação recente que fiz e que muito vem me agradando foi replicar a barra anti-torção das bandejas que a Calmini desenvolveu (fotos e links abaixo) e que, ao mesmo tempo, funciona como suporte para o amortecedor de direção.

A direção ficou um pouco mais firme, porém praticamente eliminou aquela sensação de folga que havia e o reflexo no volante que ocorria sempre que passava em buracos. Como uso roda com aro invertido da F-1000 (tem um baita offset negativo), os solavancos eram muitos sentidos na direção. Em rodovia a direção também está mais firme.

A outra função da barra propriamente dita é ser um reforço para as pontas da bandeja dianteira, pois é comum estas se abrirem (afastam-se uma da outra) quando usamos o carro em trilhas mais pesadas, fato este que causa trincas no suporte superior (cano) onde as pontas dianteiras das bandejas são fixadas (atentem para a foto do segundo link).


http://rides.webshots.com/photo/1200998980058686449IUmsua
http://rides.webshots.com/photo/1201000560058686449strNcM

[]s suportados

Engraçado, já vi falando disso aqui no fórum...eu uso rodas com off set -12 e não sinto essa "sensação de folga" não...
Agora, o suporte superior (o cano) eu reforcei enfiando outro cano por dentro dele e soldando as pontas. O cara mediu no paquímetro, cortou o cano na medida e meteu a marreta. Não foi fácil pois ali dentro é cheio de "rebarbas" de solda...
Fiz isso há uns dois anos e até hj tá beleza, sem trincas.
Método Tabajara.

Pablo Toledo
10/03/2008, 22:38
Engraçado, já vi falando disso aqui no fórum...eu uso rodas com off set -12 e não sinto essa "sensação de folga" não...
Agora, o suporte superior (o cano) eu reforcei enfiando outro cano por dentro dele e soldando as pontas. O cara mediu no paquímetro, cortou o cano na medida e meteu a marreta. Não foi fácil pois ali dentro é cheio de "rebarbas" de solda...
Fiz isso há uns dois anos e até hj tá beleza, sem trincas.
Método Tabajara.

Walter;

Eu não mencionei, mas o reforço do suporte superior também foi feito da mesma maneira que você fez, pois quando eu comprei o carro a mesma estava rachada. Na verdade arrancamos o cano original todo, tiramos essa rebarba que você mencionou e enfiamos outro cano mais grosso por dentro do original. Pra garantir e evitar de que as pontas dianteira da bandeja voltem a se abrir, pedi pra replicar a barra da Calmini.

Quanto as rodas, eu nem sei quão negativo é o offset. Só sei que minhas rodas estão dois dedos ou mais pra fora da lataria...ehehehe...:shock:. E estou certo que é esse exagero que provoca essa sensação de folga, além de repassar muito pro volante as oscilações do terreno. O amortecedor de direção deu uma boa aliviada.

[]s

Hoower Butão
10/03/2008, 22:39
Orango,

By the way, além da Strato, ainda tenho 2 Epiphone: uma SG (à la Angus tb - tô vendendo, por sinal, pois em breve vou precisar de mais espaço em casa) e uma Les Paul (à la Page e dezenas de outros fodões) com captadores Gibson 57 Plus. :twisted: Só não tenho mesmo é a manha de toca-las como se deve ..rsrs :roll:
Keep on rockin'

*PS: Desculpem o breve comentário "off topic". Voltemos aos jipes...

MBrau
10/03/2008, 22:57
Agora, o suporte superior (o cano) eu reforcei enfiando outro cano por dentro dele e soldando as pontas. O cara mediu no paquímetro, cortou o cano na medida e meteu a marreta. Não foi fácil pois ali dentro é cheio de "rebarbas" de solda...
Fiz isso há uns dois anos e até hj tá beleza, sem trincas.
Método Tabajara.[/quote]


Walter,
por acaso é destas trincas que estás falando?
Também vou reforçar o tubo original. Nas trilhas com torções é estalo que não acaba mais!

[]

Pablo Toledo
10/03/2008, 23:19
Walter,
por acaso é destas trincas que estás falando?
Também vou reforçar o tubo original. Nas trilhas com torções é estalo que não acaba mais!

[][/quote]

MBrau;

Embora a pergunta não tenha sido endereçada a mim, é dessa trinca mesmo que estamos falando. A solução é solda MIG no local e colocar outro cano mais fino, porém de parede mais espessa, por dentro do cano original.

Aproveita e já manda uma barra de reforço como a que fiz.

[]s

Morcego
11/03/2008, 10:14
Essa trilha de sábado sai mesmo? Vai ser aonde? Ponto de encontro? Quem é q vai mes? 8-)

Hoover, entre neste link ai que a galera marca tudo por la.:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11773&goto=newpost (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11773&goto=newpost)

chrisb
11/03/2008, 10:43
Pablo, você tem os gabaritos??

abs

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/03/2008, 16:24
Morcegão,

Tô achando que tô virando um ex-jipeiro..... Tô seco pra rodar, não tá dando tempo, tá foda!!!
O Butão é amigão meu e merece toda atenção da galera aqui. Ele tem um Vitara que é capa de revista de tão novo! Ele quer dixar o carro + agressivo e por isso apontei as pessoas que poderiam dar melhores informações e receitas concretas do que pode ser feito no Vitara!
Este fim de semana vou fazer promessa pra poder andar de jipi. Acho que vai dar certo!!!!eh eh eheh eheh eh


Marcelo Sub,

Bate um papo sobre BL com o Butão,
As vezes rola de vc vender pra ele o seu que não serviu no seu carro.
Quero comissão, ok?
Pode ser 2 latinhas de Bohemia


[]'s


Ishiii, devolvi pro Rodrigo Portugal. Claro que ele me devolveu o dimdim.
E o vovozão vai rodar não???

Abs

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/03/2008, 16:27
Butão bloqueado? eheehehehehehehe...não resisti.
[]´s flatulentos.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, se bloquear num vai ter flatos, né não????

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/03/2008, 16:35
Engraçado, já vi falando disso aqui no fórum...eu uso rodas com off set -12 e não sinto essa "sensação de folga" não...
Agora, o suporte superior (o cano) eu reforcei enfiando outro cano por dentro dele e soldando as pontas. O cara mediu no paquímetro, cortou o cano na medida e meteu a marreta. Não foi fácil pois ali dentro é cheio de "rebarbas" de solda...
Fiz isso há uns dois anos e até hj tá beleza, sem trincas.
Método Tabajara.

X 2................................................. ...........................

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/03/2008, 16:38
Orango,

By the way, além da Strato, ainda tenho 2 Epiphone: uma SG (à la Angus tb - tô vendendo, por sinal, pois em breve vou precisar de mais espaço em casa) e uma Les Paul (à la Page e dezenas de outros fodões) com captadores Gibson 57 Plus. :twisted: Só não tenho mesmo é a manha de toca-las como se deve ..rsrs :roll:
Keep on rockin'

*PS: Desculpem o breve comentário "off topic". Voltemos aos jipes...


O Butão, pra que que serve estes acessorios no jipe??? ehehehehe

MARCELO VITARA SUBMARINO
11/03/2008, 16:39
Pablo, você tem os gabaritos??

abs

Ops, tambem quero ve-los.

abs

Hoower Butão
11/03/2008, 18:20
O Butão, pra que que serve estes acessorios no jipe??? ehehehehe
__________________________________________________ ______________

Pelo visto, o Marcelo Submarino é pagodeiro ..hehe :lol:

Esses "acessórios" servem pra esquentar as turbinas antes de sair pra trilha!! :twisted:

Pablo Toledo
11/03/2008, 18:22
Marcelo;

Infelizmente não tenho o gabarito. Quem fez foi o Daniel, mecânico da maioria dos Suzukis aqui de São Paulo.

Aproveitando, você não conseguiu instalar o lockright na sua viatura, é isso?

[]s

marcobacalhau
12/03/2008, 09:26
Butão....

Cuidado com estes caras. Eles te levam para o lado negro da força.

Eu comecei igual a você. Pneu barriga de cobra, calço de 1" e cx térmica para 8 latinhas

Já tô cheio de cacareco no Tubarão e a cx térmica codinome "Amélia" já tem capacidade
para 32 latinhas.

Tb falei que era avesso a trilha quebra carro.
Mas é inevitável como não querer trepar com a Xuxa. (Vc até fala que não quer até ver ela de perto)

Te garanto que se vc estiver na entrada da Galoperia e a turma falar "vamos". Você não vai abortar.

Pois é...
Meu tubarão saiu (ou foi arrastado) para fora da Galopeira no último sábado, com os dois semi-eixos quebrados e uma homocinética quebrada (tava no dia ruim).

O Preju vai ser grande. Mas a satisfação de ter passado um dia com meus amigos fazendo a "Mardita" não tem preço.

Coloca esse Vitara pra ralar logo e não se preocupe com detalhes.


Ahhhhhhh
Só lembrando. Vc tá preocupado com estrada. Lembre-se do seguinte:
A velocidade do jeep e inversamente proporcional ao nível de preparação dele, ou seja, quanto mais preparado mais devagar você deve andar.

[[]] M@rco B@c@lh@u (Aguardando a conta do Edmur)

Walter Carlos Brossel
12/03/2008, 11:07
Agora, o suporte superior (o cano) eu reforcei enfiando outro cano por dentro dele e soldando as pontas. O cara mediu no paquímetro, cortou o cano na medida e meteu a marreta. Não foi fácil pois ali dentro é cheio de "rebarbas" de solda...
Fiz isso há uns dois anos e até hj tá beleza, sem trincas.
Método Tabajara.


Walter,
por acaso é destas trincas que estás falando?
Também vou reforçar o tubo original. Nas trilhas com torções é estalo que não acaba mais!

[][/QUOTE]


Mbrau,

São essas mesmo. Leva em uma loja que comercializa tubos de aço pede p/ medir e enfia um tubo por dentro desse suporte e mete solda. Se esse suporte quebrar seu prejuízo vai ser fudido, pois o motor desce e força tudo.

chrisb
12/03/2008, 12:26
Waltim, por acaso, vc fez isso onde?

Vc acha que o Leles vai dá conta do recado?

abs

Walter Carlos Brossel
12/03/2008, 13:05
Waltim, por acaso, vc fez isso onde?

Vc acha que o Leles vai dá conta do recado?

abs

Chris, blz?
Comprei o cano em Contagem (se quiser depois olho o endereço direito) e quem colocou foi o Leles mesmo.

Supercharger
12/03/2008, 14:14
Chris, blz?
Comprei o cano em Contagem e quem colocou foi o Leles mesmo.

Será que o Leles colocou o cano no Butão também? Chrisb, melhor levar no Edmur hein, corre menos risco, rsrsrsrs.

Walter Carlos Brossel
12/03/2008, 14:59
Será que o Leles colocou o cano no Butão também? Chrisb, melhor levar no Edmur hein, corre menos risco, rsrsrsrs.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Aí só com Vaselina Pacu.

chrisb
12/03/2008, 15:29
kakakakakakakak

Tubo no Butão com Vaselina Pacu

É Butão o trem tá feio viu!!

chrisb
12/03/2008, 15:29
Marcelo;

Infelizmente não tenho o gabarito. Quem fez foi o Daniel, mecânico da maioria dos Suzukis aqui de São Paulo.

Aproveitando, você não conseguiu instalar o lockright na sua viatura, é isso?

[]s

Pablo, você tem uma foto do que ele fez pra vc??

abs

Morcego
12/03/2008, 16:49
Pablo, você tem uma foto do que ele fez pra vc??

abs


Que pergunta estranha !!:pensativo:

Hoower Butão
12/03/2008, 19:44
"...Aquele de vós que não tiverdes butão que atireis a 1a. merda..." :mrgreen:

Ô Bacalhau/Tubarão, peguei hj os protetores de cx com o Fabil e a fuça já tá no Edmur pra ele prepara-la para sapecar no Vitarinha.
Será esse o início do desencaminhamento do Vitara Xodozim???

Hoower Butão
12/03/2008, 20:40
Pablo, você tem uma foto do que ele fez pra vc??

abs
__________________________________________________ _______________

É, essa pergunta soa muito esquisita mes... :mrgreen:

Acho que seria melhor os dois continuarem essa conversa de uma forma mais, digamos, reservada... :lol:

Pablo Toledo
12/03/2008, 21:22
Oh Cris, tá querendo me complicar aqui é!?!? Ninguém fez nada pra mim não...eheheheh

Final de semana eu tirou umas fotos do reforço e coloco aqui no fórum, ok?

[]s

chrisb
13/03/2008, 10:23
Butão, Butão, não desvia do assunto não que o centro das atenções aqui é ocê!
rsrs
quanta zueira eim!


Pablo, Muito obrigado!

abs!

guilherme soares
13/03/2008, 11:04
Quem topa de fazer a trilha da várzea das flores no sábado. É perto, lugar novo e tá indo o Alex Dexacumigo do Pigs...
fotos: www.pigsoffroad.com
Assim a gente desencanta o Vitarão do Butão!!!eh h eh e

[]'s

MARCELO VITARA SUBMARINO
13/03/2008, 11:42
Marcelo;

Infelizmente não tenho o gabarito. Quem fez foi o Daniel, mecânico da maioria dos Suzukis aqui de São Paulo.

Aproveitando, você não conseguiu instalar o lockright na sua viatura, é isso?

[]s

Ë isso aí, deu certo não. Ninguem sabe porque, mas meu meca disse que meu dif. tá zerado, tudo nas medidas. Vai saber!!!:oops:

Walter Carlos Brossel
13/03/2008, 13:32
Ë isso aí, deu certo não. Ninguem sabe porque, mas meu meca disse que meu dif. tá zerado, tudo nas medidas. Vai saber!!!:oops:

Já sei kikouve:
Seu vitara é cabeça aberta, não aceita bloqueios...infame essa.

MARCELO VITARA SUBMARINO
13/03/2008, 17:21
Já sei kikouve:
Seu vitara é cabeça aberta, não aceita bloqueios...infame essa.

Podexcrer!!!!

Hoower Butão
13/03/2008, 20:29
Quem topa de fazer a trilha da várzea das flores no sábado. É perto, lugar novo e tá indo o Alex Dexacumigo do Pigs...
fotos: www.pigsoffroad.com (http://www.pigsoffroad.com)
Assim a gente desencanta o Vitarão do Butão!!!eh h eh e

[]'s
__________________________________________________ _______________

Eu tô dentro!!
Essa é uma trilha deveras "aquática", pelas fotos q andei vendo na web.

Pena q o Vitara Xodozim só vai estar com a fuça de Samuca e as proteções de cx na semana q vem. :parede:

O bão dessa trilha é q na volta pra BH o Patorroco fica quase no caminho ..hehe :dance:

Pablo Toledo
13/03/2008, 23:03
Podexcrer!!!!


Marcelo;

Qual a razão de não ter conseguido instalar o bloqueio?

Sei que, mesmo com o diferencial zerado, é preciso "retificar" as planetárias senão o bloqueio não abre nas curvas mesmo. Por essa razão que a Lockright oferece a opção dos couplers para serem utilizados no lugar das planetárias originais.

[]s

Fabil
14/03/2008, 08:48
retificar as planetarias Pablo??? de onde vc tirou isso?

T+

Morcego
14/03/2008, 11:09
retificar as planetarias Pablo??? de onde vc tirou isso?

T+

Retifica em planetárias ? O Marcão Bacalhau vai gostar de saber disto.:mrgreen:

marcobacalhau
14/03/2008, 11:46
Retifica em planetárias ? O Marcão Bacalhau vai gostar de saber disto.:mrgreen:
Eu não estou entendendo nada.

Quando agente coloca bloqueio agente não tira as planetárias?????????????
Fica só a cx né?

[[]] M@rco B@c@lh@u

Pablo Toledo
14/03/2008, 14:48
Fabil e demais;

Como muito de vocês sabem, há basicamente dois modelos de lockright. Um que vem com os chamados “couplers” para substituir as planetárias originais, e outro modelo (que a grande maioria conhece) para ser utilizado com as planetárias originais.

No segundo caso (que é o meu caso e acredito ser também o da maioria), é preciso dar um “ajuste” (retificar talvez não tenha sido uma boa palavra) nas planetárias para que o bloqueio destrave nas curvas. O motivo para tanto é muito simples. As planetárias originalmente não foram projetadas para ficarem acoplando e desacoplando do estriado do semi-eixo, como acontece quando instalamos o bloqueio. Esse “ajuste” não afeta em nada as planetárias em si nem o funcionamento do diferencial caso um dia decida-se por não utilizar mais o bloqueio.

O Fabil me perguntou quem me disse isso. Quem instalou o bloqueio foi o Daniel, mecânico especializado em Suzuki aqui em São Paulo e que atende a maioria da galera. Desde a largada ele me avisou desta questão. Antes de decidir pela instalação, conversei com outras pessoas que possuem bloqueios em seus Suzukis e todos eles me relataram a necessidade desse “ajuste”.

Coincidência ou não, aqui em São Paulo não conheço um único caso sequer de bloqueio instalado e que não tenha funcionado.

[]s

Fabil
17/03/2008, 08:34
bao,..

eu já instalei uns 10 bloqueios ( ou mais) p/ galera aqui em BH, e nunca precisei ajustar planetaria nenhuma... o que deve ser ajustado é a arruela que vem no kit do bloqueio ( aquela arruela de +/-5mm de espessura que faz o encosto da planetaria no cubo central dos pinos) ela é que deve ser "retificada" até a espessura ideal p/ que as planetarias possam destravar...

já ví varias cagadas que fizeram na instalacao do bloqueio aqui, tipo:
1- retificar as planetarias ( funciona, mas se um dia o cara quiser tirar o bloqueio, vai ter que comprar outras planetarias0
2- retirar as arruelas que ficam atras das planetarias ( tb funciona, mas vai desgastar rapidinho)
3- "retificar" o cubo dos pinos ( tb funciona, mas se tirar o bloqueio tem que comprar outro cubo)

enfim.. no proprio manual de intalacao do lock rite, diz claramente p/ DESBASTAR AS ARRUELAS fornecidas junto do bloqueio

aqui em BH eu conheco um MONTE de casos de instalacao de bloqueio que nao funcionou ou em pouco tempo moeu tudo..

T+

MARCELO VITARA SUBMARINO
17/03/2008, 15:53
Marcelo;

Qual a razão de não ter conseguido instalar o bloqueio?

Sei que, mesmo com o diferencial zerado, é preciso "retificar" as planetárias senão o bloqueio não abre nas curvas mesmo. Por essa razão que a Lockright oferece a opção dos couplers para serem utilizados no lugar das planetárias originais.

[]s

To sabendo disso não!!!!! Pelo que eu sei é P&Play.

MARCELO VITARA SUBMARINO
17/03/2008, 15:57
Fabil e demais;

Como muito de vocês sabem, há basicamente dois modelos de lockright. Um que vem com os chamados “couplers” para substituir as planetárias originais, e outro modelo (que a grande maioria conhece) para ser utilizado com as planetárias originais.

No segundo caso (que é o meu caso e acredito ser também o da maioria), é preciso dar um “ajuste” (retificar talvez não tenha sido uma boa palavra) nas planetárias para que o bloqueio destrave nas curvas. O motivo para tanto é muito simples. As planetárias originalmente não foram projetadas para ficarem acoplando e desacoplando do estriado do semi-eixo, como acontece quando instalamos o bloqueio. Esse “ajuste” não afeta em nada as planetárias em si nem o funcionamento do diferencial caso um dia decida-se por não utilizar mais o bloqueio.

O Fabil me perguntou quem me disse isso. Quem instalou o bloqueio foi o Daniel, mecânico especializado em Suzuki aqui em São Paulo e que atende a maioria da galera. Desde a largada ele me avisou desta questão. Antes de decidir pela instalação, conversei com outras pessoas que possuem bloqueios em seus Suzukis e todos eles me relataram a necessidade desse “ajuste”.

Coincidência ou não, aqui em São Paulo não conheço um único caso sequer de bloqueio instalado e que não tenha funcionado.

[]s

O Pablo,

Eu até enviei meu dif. para o Rodrigo Portugal conferir a instalação e o mesmo deu OK. Mas não funcionou, Ninguem sabe porque, uns falam que é prob no BL outros não opinão.

Abs a procura de um usadinho

Fabil
17/03/2008, 16:03
Eu não estou entendendo nada.

Quando agente coloca bloqueio agente não tira as planetárias?????????????
Fica só a cx né?

[[]] M@rco B@c@lh@u

negativo Marcao... quando se colocar lockrite e similares, as planetarias continuam ( pq os semi-eixos sao conectados a elas) o que sai fora sao as SATELITES... ok?

T+

Pablo Toledo
17/03/2008, 18:42
bao,..

eu já instalei uns 10 bloqueios ( ou mais) p/ galera aqui em BH, e nunca precisei ajustar planetaria nenhuma... o que deve ser ajustado é a arruela que vem no kit do bloqueio ( aquela arruela de +/-5mm de espessura que faz o encosto da planetaria no cubo central dos pinos) ela é que deve ser "retificada" até a espessura ideal p/ que as planetarias possam destravar...

já ví varias cagadas que fizeram na instalacao do bloqueio aqui, tipo:
1- retificar as planetarias ( funciona, mas se um dia o cara quiser tirar o bloqueio, vai ter que comprar outras planetarias0
2- retirar as arruelas que ficam atras das planetarias ( tb funciona, mas vai desgastar rapidinho)
3- "retificar" o cubo dos pinos ( tb funciona, mas se tirar o bloqueio tem que comprar outro cubo)

enfim.. no proprio manual de intalacao do lock rite, diz claramente p/ DESBASTAR AS ARRUELAS fornecidas junto do bloqueio

aqui em BH eu conheco um MONTE de casos de instalacao de bloqueio que nao funcionou ou em pouco tempo moeu tudo..

T+

Fabil;

Se não estou enganado, no manual do Lockright ele mostram sim que as planetárias possuem saliências que podem atrapalhar o funcionamento do bloqueio. Infelizmente eu joguei a caixa com o manual fora.

[]s

Pablo Toledo
17/03/2008, 18:48
O Pablo,

Eu até enviei meu dif. para o Rodrigo Portugal conferir a instalação e o mesmo deu OK. Mas não funcionou, Ninguem sabe porque, uns falam que é prob no BL outros não opinão.

Abs a procura de um usadinho


Marcelo;

Talvez no seu caso seja caso de utilizar a versão do bloqueio com os couplers (substitui as planetárias), pois nesse caso não vai ter erro.

Ou então tenta um ARB...ehehehehe

[]s

davilsantos
17/03/2008, 19:07
falando em bloqueio....

eu to com um problema no meu (não sei se eh problema)
eu comprei ele semi-novo e foi instalado pela pessoa que me vendeu. esse cara manja muito de vitara. andando um tempo meu pai começou a reclamar que tinha muita folga ai levamos ao meu tio (outro mecanico) que abriu e disse que essa folga era normal. (não levei ao que me instalou pq fica em outra cidade) o problema eh que depois de la ele começou a dar uns trancos caso eu parasse com o carro em uma curva, fazendo curva nas estrada ou arrancando. este barulho não apresentava antes. isso pode ser fllga demais ou o q???? como eh o bloqueio de vcs???? ele da um estouro e chaqualha o carro as vezes???? eu sei que eh normal ele fazer barulho manobrando ou andando devagar.um tlok tlok tlok tlok

um abrassss

marcobacalhau
17/03/2008, 19:24
negativo Marcao... quando se colocar lockrite e similares, as planetarias continuam ( pq os semi-eixos sao conectados a elas) o que sai fora sao as SATELITES... ok?

T+

hehehehhe
Errei o nome. tb é tudo do espaço né. kakakakakaka

Desculpe o fora.
[[]]

marcobacalhau
17/03/2008, 19:27
falando em bloqueio....

eu to com um problema no meu (não sei se eh problema)
eu comprei ele semi-novo e foi instalado pela pessoa que me vendeu. esse cara manja muito de vitara. andando um tempo meu pai começou a reclamar que tinha muita folga ai levamos ao meu tio (outro mecanico) que abriu e disse que essa folga era normal. (não levei ao que me instalou pq fica em outra cidade) o problema eh que depois de la ele começou a dar uns trancos caso eu parasse com o carro em uma curva, fazendo curva nas estrada ou arrancando. este barulho não apresentava antes. isso pode ser fllga demais ou o q???? como eh o bloqueio de vcs???? ele da um estouro e chaqualha o carro as vezes???? eu sei que eh normal ele fazer barulho manobrando ou andando devagar.um tlok tlok tlok tlok

um abrassss

Se for um estouro que vc acha que fudeu tudo lá dentro. hehehehe
É assim mesmo.
Normalmente quando vc arranca em curva. Ou em rodovia quando você fica só dando uns toquinhos no acelerador e de uma hora para outra dá um estalo bem alto e a traseira vai para um lado.

O meu é assim mesmo.

[[]]

davilsantos
17/03/2008, 20:31
heheheh ai quando tu ta andando no centro e da o estouro todo mundo olha e acha que quebrou.
mas eu pergunto. pq so começou a dar esse barulho depois que ele foi aberto para ver se tava certo??

marcobacalhau
17/03/2008, 23:03
heheheh ai quando tu ta andando no centro e da o estouro todo mundo olha e acha que quebrou.
mas eu pergunto. pq so começou a dar esse barulho depois que ele foi aberto para ver se tava certo??

bom, ai eu não sei.
Se vc tem certesa que começou depois pedi o mecânico para conferir.

Mas a folga e estes estalos são normais.

[[]] M@rco

Fabil
18/03/2008, 08:53
heheheh ai quando tu ta andando no centro e da o estouro todo mundo olha e acha que quebrou.
mas eu pergunto. pq so começou a dar esse barulho depois que ele foi aberto para ver se tava certo??


por acaso nessa "abrida" p/ conferir vc trocou de oleo?? se sim, qual oleo tinha antes e qual vc tá usando agora?

T+

davilsantos
18/03/2008, 16:17
por acaso nessa "abrida" p/ conferir vc trocou de oleo?? se sim, qual oleo tinha antes e qual vc tá usando agora?

T+

depois daquela abrida eu ja troquei umas 5 vezes o oleo, faz uns 6 meses ja que começou.

valeww pela informação marco e fabil

Fabil
18/03/2008, 17:27
ok... que oleo vc tá usando agora?

MARCELO VITARA SUBMARINO
19/03/2008, 10:31
Marcelo;

Talvez no seu caso seja caso de utilizar a versão do bloqueio com os couplers (substitui as planetárias), pois nesse caso não vai ter erro.

Ou então tenta um ARB...ehehehehe

[]s

Pablo,

Encomendei um com couplers nos EUA, vamos ver quando chegar. Agora ARB, num do conta não, quem me dera!!!

Abs

davilsantos
19/03/2008, 16:33
fabil

to usando oleo 90

Fabil
19/03/2008, 16:44
ai é que pode estar a fonte do barulho.. no manual do lockrite mensiona que vc "pode" colocar oleo SAE140 e com isso reduzir o barulho... vai ver que na primeira instalacao estava usando sae 140 e agora que vc tá usando 90 tá percebendo o barulho mais alto..

T+

davilsantos
19/03/2008, 19:36
valeww pela dica fabil na proxima vou colocar o 140.

voce usa o 140??
que marca??

Fabil
20/03/2008, 07:59
eu nao... nao me incomodo pelo barulho do bloqueio.. uso oleo 90 mesmo...

T+

Supercharger
20/03/2008, 14:59
Se usar o óleo recomendado Suzuki, que é o 90, e adicinoar molicote, será que reduz o barulho mantendo a viscosidade original?

Fabil
20/03/2008, 15:42
reduz nada... certa vez precisei de colocar molicote numa caixa que estava rocando, e sobrou uma mixaria na bisnaga e dai eu coloquei no meu diferencial traseiro ( nao foi suficiente p/ encher na proporcao recomendada mas sim a metade do recomendado) e nao notei nenhuma diferenca no TLEC-TLEC do meu boqueio... acho que nao faz diferenca nao, até pq molikote nao altera a viscosidade do oleo, mas sim deixa as particulas de molibdenio misturada ao oleo quando em movimento ( tanto que se o oelo ficar parado muito tempo ela decanta)

só oleo 140 mesmo p/ abafar o tlec-tlec

T+

Pablo Toledo
21/03/2008, 14:35
Chrisb e demais colega;

Conforme eu havia prometido, segue link para as fotos da barra de reforço feita para a suspensão dianteiro do meu Vitara.

http://picasaweb.google.com/errorex4x4/BarraReforO/photo?authkey=Ii61W5t2MnU#5180244429186339730

Para cada foto há um pequeno texto explicativo.

[]s

guilherme soares
23/03/2008, 18:00
Butão,

Voltando ao assunto de origem do tópico eu acho o que falta pro seu carro hoje são pneus melhores, tipo um BSG 235/75/15 e um calço melhor. Afinal a receita de colocar as proteções de caixa de ar + focinho já foram feitas e você pode sentir o nível de uma trilha pesada de verdade como foi neste fim de semana, a Perdidas. Teve atoleiro, muita erosão e subidas fortes com facões, né? Quando esvaziamos os seu pneus, vc sentiu a difereça no carro, né? Pois é!!! Precisa gastar muito ainda não. Seu carro é show de bola e vc pode ver que seu carro guenta mesmo...

Deixa pra um dia quando vc tomar cachaça estragaga e ficar doidão para pra pensar nas mudanças evolutivas desse outro tópico, mas nada por agora, ok??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35333&page=17


[]´s

Morcego
23/03/2008, 18:14
Guilherme,
Tirando umas 3 ou 4 situações que vi o Butão apertadinho, ele foi muito bem na trilha..:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

guilherme soares
23/03/2008, 18:19
Guilherme,
Tirando umas 3 ou 4 situações que vi o Butão apertadinho, ele foi muito bem na trilha..:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Realmente apertadinho acho que foram 2. Ele tem de rezar um terço pra vc e outro pro Band-Aid... Caso contrário amanhã no Edmur chegaria um Vitara com a lata toda amarrotada.

Posta as fotos de ontem no Trilhas de bh!!

[]´s

Morcego
23/03/2008, 18:22
As fotos que tirei da trilha e os filmes do atoleiro estão no Link da minha assinatura.
Veja lá.:concordo:

Pablo Toledo
23/03/2008, 20:46
Butão,

...

Deixa pra um dia quando vc tomar cachaça estragaga e ficar doidão para pra pensar nas mudanças evolutivas desse outro tópico, mas nada por agora, ok??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35333&page=17


[]´s

Que SAS que nada :stop:!

Quando ficar doidão vende o Vitara e manda um Troller...:concordo:

[]s

Hoower Butão
24/03/2008, 22:25
Guilherme,
Tirando umas 3 ou 4 situações que vi o Butão apertadinho, ele foi muito bem na trilha..:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
__________________________________________________ _______________

Olha, teve 2 momentos na Perdidas em que o Butão trancou... :shock: Naquela descida de acesso à Speedway e na travessia da primeira manilha. Em ambas o Xodozim revirou as patinhas pra cima!! :putz:

Fiquei em débito de birita com o Morcego, o Band-aid, o Vovozão e o Alex. Mas essa dívida não me importo de pagar não, desde que eu participe do consumo tb ..hehehe :mrgreen:

Morcego
25/03/2008, 16:16
Hoower,
Recebi as fotos e mandei as que tirei para seu e-mail, valeu.

A trilha foi boa mesmo, vamos levar o Xodozim em muitas outras pra levantar as patinhas:concordo:.

Abração

Flavinho4x4
26/03/2008, 19:32
:!:Pessoal Vitareiros, me ajudem por favor!:!:
Adquiri um Vitarinha 94 metal JLXi 1.6 8v há uns 2 meses atrás e nesta semana ele começou com um barulho parecido com uma Cigarra cantando na parte da frente..... No início era apenas qdo freiava, agora está acontecendo nas retas e subidas com uma freqüencia muito maior... quase que contínuo.

Tirei as rodas dianteiras para dar uma olhada, pois parece ser próximo as rodas e não encontrei o possível motivo a não seer que os Vitaras têm sensores de pastilhas (o que eu acho pouco provável) pq elas estão pedindo reposição mas ainda estão com uns 10% de vida.

Na próxima semana a viatura irá pra revisão de freio, correia dentada, velas, cabos e etc. mas não queria mandar pra oficina sem ter no mínimo uma noção do que possa ser este barulho, ou melhor, esta "sinfonia de cigarra"... rsssrssrsrs

Espero que me ajudem!

T+.:rolleyes:

marcobacalhau
26/03/2008, 23:33
:!:Pessoal Vitareiros, me ajudem por favor!:!:
Adquiri um Vitarinha 94 metal JLXi 1.6 8v há uns 2 meses atrás e nesta semana ele começou com um barulho parecido com uma Cigarra cantando na parte da frente..... No início era apenas qdo freiava, agora está acontecendo nas retas e subidas com uma freqüencia muito maior... quase que contínuo.

Tirei as rodas dianteiras para dar uma olhada, pois parece ser próximo as rodas e não encontrei o possível motivo a não seer que os Vitaras têm sensores de pastilhas (o que eu acho pouco provável) pq elas estão pedindo reposição mas ainda estão com uns 10% de vida.

Na próxima semana a viatura irá pra revisão de freio, correia dentada, velas, cabos e etc. mas não queria mandar pra oficina sem ter no mínimo uma noção do que possa ser este barulho, ou melhor, esta "sinfonia de cigarra"... rsssrssrsrs

Espero que me ajudem!

T+.:rolleyes:

Flavio...
Não entendo muito não. Melhor não entendo nada.
Mas 10% eu já acredito que é a sua pastilha mesmo. Talvez o que está pegando é na quina do seu disco que já deve estar comido.

Quem é seu mecânico????????
Se for o Edmur. Não esquenta, pois ele é honesto e confiável.

[[]] M@rco B@c@lh@u

Ricardo Luis
31/03/2008, 19:14
GALERA ESTOU QUERENDO COLOCAR CALÇOS DE ( 3 ) NO MEU VITARA 95 QUE JÁ ESTÁ COM OS DE ( 1 ) ! NO SITE CABRITO(VITARA) CONSEGUI TODO O ESQUEMA DO CALÇO DA BANDEJA , EM ALGUM LUGAR VI O FABIL FALANDO DE UM CALÇO NO CARDAM PARA NÃO FICAR COM UMA TAL LUVA DE FORA ! ALGUÉM TEM O ESQUEMA COM AS MEDIDAS PARA CONFECCIONAR ESSE CALÇO ? PARA ( 3 ) QUAL MELHOR AMORTECEDOR TRASEIRO, O DA SUPREMA OU DO KADETE QUE DIZEM TER ABERTURA MAIOR ?E OS DIANTEIROS VOU TER QUE TROCAR ? VOU TER QUE TROCAR AS MOLAS ?SEI QUE ESSA PERGUNTA JÁ ESTA SATURADA MAS ME AJUDEM ? :rolleyes::parede::pensativo:

Pablo Toledo
31/03/2008, 20:34
GALERA ESTOU QUERENDO COLOCAR CALÇOS DE ( 3 ) NO MEU VITARA 95 QUE JÁ ESTÁ COM OS DE ( 1 ) ! NO SITE CABRITO(VITARA) CONSEGUI TODO O ESQUEMA DO CALÇO DA BANDEJA , EM ALGUM LUGAR VI O FABIL FALANDO DE UM CALÇO NO CARDAM PARA NÃO FICAR COM UMA TAL LUVA DE FORA ! ALGUÉM TEM O ESQUEMA COM AS MEDIDAS PARA CONFECCIONAR ESSE CALÇO ? PARA ( 3 ) QUAL MELHOR AMORTECEDOR TRASEIRO, O DA SUPREMA OU DO KADETE QUE DIZEM TER ABERTURA MAIOR ?E OS DIANTEIROS VOU TER QUE TROCAR ? VOU TER QUE TROCAR AS MOLAS ?SEI QUE ESSA PERGUNTA JÁ ESTA SATURADA MAS ME AJUDEM ? :rolleyes::parede::pensativo:

Ricardo;

Antes de mais nada, tem certeza que é calço de três polegadas? Se for isso mesmo, é bom já comprar uns pares de semi-eixo dianteiro...rs

[]s

Pablo

davilsantos
31/03/2008, 21:51
não pablo o problema n eh o semi eixo eh so as homocineticas....o bom eh n ter preucupação em quebrar.....heheh eu tenho calço de 3" eu tenho uns esquemas diferentes na suspenção amanha posto fotos e explico melhor....

Pablo Toledo
01/04/2008, 03:34
não pablo o problema n eh o semi eixo eh so as homocineticas....o bom eh n ter preucupação em quebrar.....heheh eu tenho calço de 3" eu tenho uns esquemas diferentes na suspenção amanha posto fotos e explico melhor....

Davi;

Até onde me consta, uma homocinética interna estourada demanda a troca do semi-eixo inteiro, mas isso porque quem tem a peça sobressalente não a desmonta apenas para revender a homocinética e ficar com o resto da tralha na mão.

Ou será que me enganaram?!?!? :shock:...ehehehe

[]s

Fabil
01/04/2008, 09:23
GALERA ESTOU QUERENDO COLOCAR CALÇOS DE ( 3 ) NO MEU VITARA 95 QUE JÁ ESTÁ COM OS DE ( 1 ) ! NO SITE CABRITO(VITARA) CONSEGUI TODO O ESQUEMA DO CALÇO DA BANDEJA , EM ALGUM LUGAR VI O FABIL FALANDO DE UM CALÇO NO CARDAM PARA NÃO FICAR COM UMA TAL LUVA DE FORA ! ALGUÉM TEM O ESQUEMA COM AS MEDIDAS PARA CONFECCIONAR ESSE CALÇO ? PARA ( 3 ) QUAL MELHOR AMORTECEDOR TRASEIRO, O DA SUPREMA OU DO KADETE QUE DIZEM TER ABERTURA MAIOR ?E OS DIANTEIROS VOU TER QUE TROCAR ? VOU TER QUE TROCAR AS MOLAS ?SEI QUE ESSA PERGUNTA JÁ ESTA SATURADA MAS ME AJUDEM ? :rolleyes::parede::pensativo:

Ricardo.. eu tenho o espacador de carda de pronta entrega aqui.. se interessar mail-me

T+

davilsantos
01/04/2008, 14:15
sei la mas eu paguei o preço da homocinetica interna o mesmo da externa. sei la talvez eles me trocaram e eu nem fiquei sabendo heheheeh

Ricardo Luis
02/04/2008, 14:45
[quote=davilsantos;576910]não pablo o problema n eh o semi eixo eh so as homocineticas....o bom eh n ter preucupação em quebrar.....heheh eu tenho calço de 3" eu tenho uns esquemas diferentes na suspenção amanha posto fotos e explico melhor....[/qu

O DAVILSANTOS CADÊ VOCÊ HOMI ?:pensativo:

davilsantos
02/04/2008, 19:09
Eu To Aqui Mas O Carro Não......ele Foi Pro Mecanico E So Vem Sexta Ou Segunda.
Pra Adinatar Esses Negocios Na Suspenção São Uns Alongadores Que Ficam No Lugar Onde A Bandeja E Presa, Pra Ela N Ficar Muito Inclinada. Na Dianteira As Molas Não São Originais, São Mais Duras E Fortes. Na Dianteira Tenho Suporte Para Colocar 2 Amortecedores Por Roda. Eu Tirei 1 Porque Ficava Muito Duro Pra Andar Em Estrada De Chão. O Suporte Nas Torres Onde O Amortecedor Eh Preso São Diferentes E Tambem Tenho Uma Barra Ante-torque. Essa Bara Eh Aquela Que Fica Presa De Uma Torre A Outra. E Calços Feitos Em Tecnil De 3". Na Frente Acho Q Eh So. Na Traseira Tenho 2 Ranchos Rs9000. No Suporte Deles Não Foi Alterado Nada Q Eu Saiba. As Molas São Como Falei, Mandei Fazer Molas Com Elos Mais Finos E Resistentes, Porem Com Uma Altura De 2" Ja Incluidas Nela. Mais Um Cal De 1,2 De Tecnil.

Sobre O Espassador Do Cardan Ainda Não Tive Problema Com A Luva Cair Fora. E Nem Coloquei Aquele Calço (não Lembro O Nome Da Peça) Que Fica Em Cima Do Diferencial, Tipo Balança. O Pessoal Daqui Q Possui Essa Altura Nunca Mexeu Ali E Tambem Nunca Tiveram Problema. Nas Homocineticas O Sagui Da Repecol Fez Uma Cinta Que Fica Envolta Dela, Que Da A Ela Uma Resistencia Mair Quando Ela Trabalha, E Fazia Tempo Q Não Quebrava. Quando O Carro Voltar Eu Posto Fotos

Pablo Toledo
02/04/2008, 21:17
Davi;

Fala mais dessa barra "anti-torque" que você menciona no post acima.

[]s

davilsantos
02/04/2008, 23:33
e a mesma barra que os carros de corrida, arrancada e outros com motores mais fortes usam para a dianteira do carro na abrir pros lados. n sei pq o cara de quem eu comprei o carro botou isso, acho que isso não possui uma necessidade nos vitaras. ela eh uma barra que eh presa nas torres, ela tem um parafuso com buchas em tecnil pq ela trabalha.

nanito
03/04/2008, 08:14
e a mesma barra que os carros de corrida, arrancada e outros com motores mais fortes usam para a dianteira do carro na abrir pros lados. n sei pq o cara de quem eu comprei o carro botou isso, acho que isso não possui uma necessidade nos vitaras. ela eh uma barra que eh presa nas torres, ela tem um parafuso com buchas em tecnil pq ela trabalha.
Davi, falando sobre aqueles alongadores das bandeijas dianteiras. Qual a real necessidade destes alongadores, porque pelo que eu vi, vc perde uma altura significante ali.

Dá quase que no mesmo de vc ter 2" na suspensão, pelo menos nas bandeijas.

[]´s e me perdoe se falei m$%¨¨%rda

Fabil
03/04/2008, 09:51
Eu To Aqui Mas O Carro Não......ele Foi Pro Mecanico E So Vem Sexta Ou Segunda.
Pra Adinatar Esses Negocios Na Suspenção São Uns Alongadores Que Ficam No Lugar Onde A Bandeja E Presa, Pra Ela N Ficar Muito Inclinada. Na Dianteira As Molas Não São Originais, São Mais Duras E Fortes. Na Dianteira Tenho Suporte Para Colocar 2 Amortecedores Por Roda. Eu Tirei 1 Porque Ficava Muito Duro Pra Andar Em Estrada De Chão. O Suporte Nas Torres Onde O Amortecedor Eh Preso São Diferentes E Tambem Tenho Uma Barra Ante-torque. Essa Bara Eh Aquela Que Fica Presa De Uma Torre A Outra. E Calços Feitos Em Tecnil De 3". Na Frente Acho Q Eh So. Na Traseira Tenho 2 Ranchos Rs9000. No Suporte Deles Não Foi Alterado Nada Q Eu Saiba. As Molas São Como Falei, Mandei Fazer Molas Com Elos Mais Finos E Resistentes, Porem Com Uma Altura De 2" Ja Incluidas Nela. Mais Um Cal De 1,2 De Tecnil.

Sobre O Espassador Do Cardan Ainda Não Tive Problema Com A Luva Cair Fora. E Nem Coloquei Aquele Calço (não Lembro O Nome Da Peça) Que Fica Em Cima Do Diferencial, Tipo Balança. O Pessoal Daqui Q Possui Essa Altura Nunca Mexeu Ali E Tambem Nunca Tiveram Problema. Nas Homocineticas O Sagui Da Repecol Fez Uma Cinta Que Fica Envolta Dela, Que Da A Ela Uma Resistencia Mair Quando Ela Trabalha, E Fazia Tempo Q Não Quebrava. Quando O Carro Voltar Eu Posto Fotos

tá se calco do pivo da bandeja central traseira???? kra... brinca com isso nao.. usar lift de 2" sem corrigir o calco do pivô é suicidio!! o pivo trabalha estrangulado e se quebrar o eixo vai girar sobre só proprio, é acidente na CERTA!!!

sobre o espacador de cardã com 2" realmente o a luva nao cai, mas as estrias trabalham na pontinha, dai o desgaste e quebra ocorrem..

T+

Alfredo Stavale
03/04/2008, 10:01
porque não aumentar tudo com mola maiores? colocar mola maior e depois calço?

qual explicação pra isso?

Alfredo Stavale
03/04/2008, 10:03
Davi;

Fala mais dessa barra "anti-torque" que você menciona no post acima.

[]s


ai tu não paga mais ipva né?

nunca torci tanto pro meu carro envelhecer!:mrgreen::mrgreen:

Fabil
03/04/2008, 10:39
porque não aumentar tudo com mola maiores? colocar mola maior e depois calço?

qual explicação pra isso?

pq o povo é muquirana e fazer molas sob medida sai em media R$220,00 CADA mola

dai preferem pagar 200,00 num jogo de molas de chevette + 200,00 num jogo de calco e ficar com essa gambiarra.

T+

Alfredo Stavale
03/04/2008, 11:30
pq o povo é muquirana e fazer molas sob medida sai em media R$220,00 CADA mola

dai preferem pagar 200,00 num jogo de molas de chevette + 200,00 num jogo de calco e ficar com essa gambiarra.

T+


que isso. eu paguei 600 nas minhas 4 molas. é investimento que vale a pena. é o tipo de coisa que tu vai por anos sem se preocupar.

eu acho que tem até já padronizada pra vitara mais altas que a original.

Fabil
03/04/2008, 11:33
quao mais alta e de qual fabrica?

T+

Alfredo Stavale
03/04/2008, 11:50
Molas Tigre. quanto maior, eu já não sei. :putz:

davilsantos
03/04/2008, 18:43
nanito n me pergunta o porque dos alongadores, o carro ja veio assim. na minha dianteria se eu colocar molas maiores para substiruir o caço eu vou furar a caixa de roda com o pneu.. na traseira eu coloquei polo seguinte motivo. durante o rally 500 milhas ano passado nos saltavamos demais com o carro(tirar as 4 do chão) ai atraseira por qualquer lombada dava no limite, pensei e os amortecedores iam entrar pra dentro do carro. ai agora ficou beleza, eu ja rampei e faz tempo q na hora da queda n da no limite.

davilsantos
03/04/2008, 18:45
o fabil, aki dos que eu conheço ninguem usa isso. se eu me incomodar um dia eu boto. ai eu te encomendo os dois calços.

Pablo Toledo
04/04/2008, 10:53
e a mesma barra que os carros de corrida, arrancada e outros com motores mais fortes usam para a dianteira do carro na abrir pros lados. n sei pq o cara de quem eu comprei o carro botou isso, acho que isso não possui uma necessidade nos vitaras. ela eh uma barra que eh presa nas torres, ela tem um parafuso com buchas em tecnil pq ela trabalha.

Davi;

Perguntei pois estou trocando idéias com meu mecânico justamente sobre isso.

Quando colocamos calço na suspensão do Vitara, note que as torres saem da posição original, se fechando na parte de cima e abrindo a suspensão por baixo. Ou seja, muda-se a geometria original.

Por essa razão que temos problemas em acertar a cambagem após erguer a suspensão, o que obriga muitos a bilongar o furo dos amortecedores dianteiros para fazer o acerto da cambagem.

A minha tese é que utilizando essa barra com buchas em tecnil, evita-se que a geometria seja afetada, não permitindo que as torres saiam da posição original.

O problema é que não achei quem tenha essa barra pro Vitara. Eu teria que mandar fazer, mas aqui em São Paulo estão pedindo muito caro. Se souber onde o ex-proprietário comprou ou mandou fazer, me avise.

[]s

davilsantos
04/04/2008, 13:04
uma coisa que eu queria era achar o velho proprietario pra perguntar onde ele mandou fazer a suspenção. eu e mais uns caras desconfiamos que ela foi feita no beto parana em porto alegre, mas isso era no tempo que era o primeio, pois agora mudou o dono.

interessante isso, eu não sabia deste problema no vitara. eu nunca tive problemas com cambagem, o unico defeito eh que ele original eh muito aberto, que da um desgaste muito grande dentro dos pneus, mas nada que um rodizio não resolva. então ela tem uma serventia...hehheh

Pablo Toledo
04/04/2008, 13:50
uma coisa que eu queria era achar o velho proprietario pra perguntar onde ele mandou fazer a suspenção. eu e mais uns caras desconfiamos que ela foi feita no beto parana em porto alegre, mas isso era no tempo que era o primeio, pois agora mudou o dono.

interessante isso, eu não sabia deste problema no vitara. eu nunca tive problemas com cambagem, o unico defeito eh que ele original eh muito aberto, que da um desgaste muito grande dentro dos pneus, mas nada que um rodizio não resolva. então ela tem uma serventia...hehheh


Davi;

Não sabia desse problema da cambagem? Se você der uma busca aqui ou na Suzuki-Net verá que é uma pergunta comum quando as pessoas vão mexer na suspensão e trocar os amortecedores pela primeira vez.

Aliás, como você bem mencionou, o uso do calço acaba acentuando esse "defeito" de cambagem muito aberta, fazendo com que as pessoas aumentem os furos de fixação do amortecedor dianteiro para dar ajuste.

[]s

Pablo Toledo
06/04/2008, 14:07
Davi;

A propósito desta prosa, tem jeito de você nos enviar uma foto dessa barra anti-torção do teu Vitara? Seria legal ver se a barra une as torres diretamente ou os pivôs.

Depois da minha última mensagem (logo acima), estive pesquisando mais sobre o assunto achei o link http://e30m3performance.com/myths/Strutbar_Theory/strut_bar_theory.htm
e que vem bem ao encontro das razões para as quais acho interessante de uma barra anti-torção. Sei que muitos não lêem em inglês, mas os gráficos já ajudam a entender porque as torres dianteira são os calcanhares de aquiles da suspensão do tipo MacPherson.

[]s

davilsantos
06/04/2008, 21:51
eh que to esperando o carro sair do mecanico, acho que segunda ou terça ele vem pra casa.

Pablo Toledo
13/04/2008, 22:19
Olá Caros;


Acabo de retornar de uma viagem que fiz até Ilha Bela descendo pela Estrada da Petrobrás (Salesópolis). A idéia era ir até Castelhanos após chegar à Ilha.

A Petrobrás estava bem tranquila, com uma laminha aqui e outra acolá e muito pedregulho. No comboio de doze veículos tinha de tudo. De Jeep 58 até uma TR4 0km, passando por Land110, Niva etc. Todo passaram incólumes e sem trabalho algum.

Pro meu desgosto geral, no final da descida...o impensável!...meu semi-eixo dianteiro (lado do motorista) foi pro beleléu de maneira inexplicada.

Tratei de rapidamente tirar uma fotos do estrago e peço para os colegas darem uma olhada no link abaixo e enviarem seus comentários. O semi-eixo foi trocado recentemente e esta foi a primeira "trilha" que fiz depois da troca. Como eu disse, a estrada estava tranquila e não era pra uma quebra desse tipo ocorrer.

http://picasaweb.google.com/errorex4x4/SemiEixo?authkey=_buAXGhGfwM


[]s quebrados...

Pablo Toledo
14/04/2008, 13:29
pessoALL;

Sou uma retificação. Onde eu digo "semi-eixo", leia-se homocinética interna. Essa sim foi pro espaço.

Quanto ao semi-eixo, ainda tenho minhas dúvidas...

[]s

davilsantos
25/04/2008, 23:40
desculpe a demora, mais tava meio enrrolado ultimamente.

esses são os alongadores que falei. eles deixam as balanças mais retas . na segunda foto mostra uma barra ali no final do peito, ela tambem foi feita.

Pablo Toledo
26/04/2008, 00:05
desculpe a demora, mais tava meio enrrolado ultimamente.

esses são os alongadores que falei. eles deixam as balanças mais retas . na segunda foto mostra uma barra ali no final do peito, ela tambem foi feita.


huuummmm...esses alongadores muito me interessam

[]s

davilsantos
26/04/2008, 21:30
em homenagem ao christian aqui do forum

quebrei NOVAMENTE minha homocinetica. desta vez o problema foi que abriu a solda que foi feita na ultima quebra. ai a porca de pressão pulou fora e quebrou, não tudo. desta vez vou soldar e fazer uma cinta por cima soldada com umas abinhas para segurar a porca quando ela quiser cair fora. vou fazer isso e ver no que vai dar.



a proposito, se alguem tiver interesse num vitara......da um grito

maurobraga
28/04/2008, 21:15
Interessante esse prolongadores na balança, estava conversando com meu mecanico e ele comentou em um calço para deixar as balanças mais retas e com isso forçar menos as homocinéticas. Esta correto este pensamento??

um abraço

Mauro Braga
Vitara 3D MT - 93 - preto

Pablo Toledo
28/04/2008, 22:15
Mauro;

Esse esquema que o Davi fez me parece que serve mais para não forçar tanto o pivô das balanças. Acho que não resguarda as homocinéticas não.

[]s

davilsantos
28/04/2008, 22:41
pablo, de serta forma a minha homocinetica ela não trabalha muito torta, o meu problema da ultima vez foi que eu forcei com a direção esterçada, ai a solda na carcaça da homocinetica não aguentou a pressão do anel de pressão.

chrisb
29/04/2008, 10:09
Hummm, acho que para fazer as Bixasnéticas trabalharem numa posição mais "tranquila", só abaixando o diferencial dianteiro.... o Kit da Calmini faz isso, vem com ums prolongadores do suporte do diferencial...por isso eles tacam logo 3" de calço na susp. e vc vê nas fotos as homocinéticas trabalhando quase retas!

abs

maurobraga
29/04/2008, 12:02
Estava vendo uns videos de vitara com o kit 3'' da calmini, o carro fica animal, alem de baixar o diferencial o kit 3'' vem com novas balanças alterando o angulo de ataque frontal do carro. Se tivesse um desses por aqui... não seria ruim.... hehehe

um abração

Mauro Braga
Vitara 93 3D MT - preto - Joinville

maurobraga
29/04/2008, 12:03
É uma pena Pablo, se tivesse uma maneira mais simples de alterar o angulo das homocinéticas nao estaríamos forçando tanto elas com os lifts.

um abraço

Mauro

maurobraga
29/04/2008, 12:51
Olá Caros;


Acabo de retornar de uma viagem que fiz até Ilha Bela descendo pela Estrada da Petrobrás (Salesópolis). A idéia era ir até Castelhanos após chegar à Ilha.

A Petrobrás estava bem tranquila, com uma laminha aqui e outra acolá e muito pedregulho. No comboio de doze veículos tinha de tudo. De Jeep 58 até uma TR4 0km, passando por Land110, Niva etc. Todo passaram incólumes e sem trabalho algum.

Pro meu desgosto geral, no final da descida...o impensável!...meu semi-eixo dianteiro (lado do motorista) foi pro beleléu de maneira inexplicada.

Tratei de rapidamente tirar uma fotos do estrago e peço para os colegas darem uma olhada no link abaixo e enviarem seus comentários. O semi-eixo foi trocado recentemente e esta foi a primeira "trilha" que fiz depois da troca. Como eu disse, a estrada estava tranquila e não era pra uma quebra desse tipo ocorrer.

http://picasaweb.google.com/errorex4x4/SemiEixo?authkey=_buAXGhGfwM


[]s quebrados...
Esse é o ponto fraco do vitara com a suspensão modificada... se tivesse um jeito de melhorar este ponto seria ótimo.
Como esta o seu estudo me utilizar homocinéticas de hilux no vitara?

um abraço

Pablo Toledo
29/04/2008, 14:12
Mauro;

O Daniel está pra me dar uma resposta final ainda hoje. Estamos animados com a idéia, mas não dá pra soltar o rojão ainda.

Uma outra opção seria adaptar os diferenciais da SW4, como alguns fazem nos EUA. O problema é que estão pedindo R$ 5000,00 pelo jogo todo aqui em São Paulo.

Tendo novidades eu coloco aqui

[]s





Esse é o ponto fraco do vitara com a suspensão modificada... se tivesse um jeito de melhorar este ponto seria ótimo.
Como esta o seu estudo me utilizar homocinéticas de hilux no vitara?

um abraço

Hoower Butão
29/04/2008, 18:02
Quero montar pneus 235/75R15 no meu Vitara e para isso preciso de rodas 15x7" com 5 furos, e tenho algumas dúvidas:

1) Qual o maior off-set negativo recomendado para montar no Vitara? Estão me recomendando -12.

2) A Mangels ainda fabrica este tipo de roda, mas somente em liga leve. São resitentes o suficientes para trilhas pesadas?

3) A roda do Troller montaria no Vitara, ou seja, tem 5 furos? E quanto à resistência delas? Afinal, são de alumínio, o que é meio temeroso.

Fabil
29/04/2008, 18:09
1) Qual o maior off-set negativo recomendado para montar no Vitara? Estão me recomendando -12.

BUTAO... já falei p/ vc é que -25!!! nao compra -12 pq vai raspar na parte de dentro da cx de roda quando vc virar o volante..

2) A Mangels ainda fabrica este tipo de roda, mas somente em liga leve. São resitentes o suficientes para trilhas pesadas?

se aguenta trolha, S10, l200, Hilux, pajeros, pq nao aguentariam um vitara?

3) A roda do Troller montaria no Vitara, ou seja, tem 5 furos? E quanto à resistência delas? Afinal, são de alumínio, o que é meio temeroso.

roda de troller nao serve, mesmo as de trloller antigo (5 furos) pois sao 5x4,5" as de vitara sao 5x5,5"...

T+

Hoower Butão
29/04/2008, 18:17
1) Qual o maior off-set negativo recomendado para montar no Vitara? Estão me recomendando -12.

BUTAO... já falei p/ vc é que -25!!! nao compra -12 pq vai raspar na parte de dentro da cx de roda quando vc virar o volante..

2) A Mangels ainda fabrica este tipo de roda, mas somente em liga leve. São resitentes o suficientes para trilhas pesadas?

se aguenta trolha, S10, l200, Hilux, pajeros, pq nao aguentariam um vitara?

3) A roda do Troller montaria no Vitara, ou seja, tem 5 furos? E quanto à resistência delas? Afinal, são de alumínio, o que é meio temeroso.

roda de troller nao serve, mesmo as de trloller antigo (5 furos) pois sao 5x4,5" as de vitara sao 5x5,5"...

T+
__________________________________________________ _____________

Ô Fabil, valeu pelas respostas "a jato"! :concordo:

Quanto ao off-set, sim vc me disse que o ideal é -25, mas será que no Vitara não ficaria muito pra fora? Muita gente tá me falando isso e que o ideal é -12, caso os calços sejam de 2", que é o meu caso.
Taí um tema que dá pano pra manga. :pensativo:

Vc conhece alguma loja que vende essas Mangels de liga aqui em BH?

[]s

Bailune1
29/04/2008, 21:00
Caso alguém tenha interesse, estou vendendo 4 pneus usados Pirelli Mud 30x9,5 aro 15 por R$ 700,00 o jogo...!!!!

Segue o link com algumas fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40193

maurobraga
30/04/2008, 10:56
Pablo,

Quando tiver novidades posta que é muito interessante.

um abração

Mauro



Mauro;

O Daniel está pra me dar uma resposta final ainda hoje. Estamos animados com a idéia, mas não dá pra soltar o rojão ainda.

Uma outra opção seria adaptar os diferenciais da SW4, como alguns fazem nos EUA. O problema é que estão pedindo R$ 5000,00 pelo jogo todo aqui em São Paulo.

Tendo novidades eu coloco aqui

[]s

maurobraga
30/04/2008, 11:16
1) Qual o maior off-set negativo recomendado para montar no Vitara? Estão me recomendando -12.

BUTAO... já falei p/ vc é que -25!!! nao compra -12 pq vai raspar na parte de dentro da cx de roda quando vc virar o volante..

2) A Mangels ainda fabrica este tipo de roda, mas somente em liga leve. São resitentes o suficientes para trilhas pesadas?

se aguenta trolha, S10, l200, Hilux, pajeros, pq nao aguentariam um vitara?

3) A roda do Troller montaria no Vitara, ou seja, tem 5 furos? E quanto à resistência delas? Afinal, são de alumínio, o que é meio temeroso.

roda de troller nao serve, mesmo as de trloller antigo (5 furos) pois sao 5x4,5" as de vitara sao 5x5,5"...

T+
Fabil,

tudo bem?
Com relação ao off-set tb tenho algumas dúvidas.
Atualmente uso no meu Vitara calço de 2'' mais 2'' de lift. As rodas que uso são as da F1000 16'' aquelas com os furos do aro redondos. Como aqui no sul tá dificil encontrar aros com o off-set negativo estava pensando em tornear as minhas rodas e soldar mais para dentro alterando assim o off-set. Tu sabe me dizer se é possível fazer isso?

um abraço

Mauro

Fabil
30/04/2008, 11:21
nao sei... tem varios modelos de roda de F1000 com buracos redondos.. umas dao e outras nao... leva numa loja de recuperacao de rodas que te orientarao melhor..

T+

MARCELO VITARA SUBMARINO
30/04/2008, 13:57
__________________________________________________ _____________

Ô Fabil, valeu pelas respostas "a jato"! :concordo:

Quanto ao off-set, sim vc me disse que o ideal é -25, mas será que no Vitara não ficaria muito pra fora? Muita gente tá me falando isso e que o ideal é -12, caso os calços sejam de 2", que é o meu caso.
Taí um tema que dá pano pra manga. :pensativo:

Vc conhece alguma loja que vende essas Mangels de liga aqui em BH?

[]s

Sr. Butão,

Não compre as rodas com offset -25, elas agarram no paralamas do lado de fora, pode ocasionar quebras com aconteceu com o Marco Bacalhau (quebrou os 02 semieixos e + algumas coisas na galopeira). O ideal é -12.
Acho que o Wartin usa rodas de troller no Cavalo Branco.

Abs:concordo:

Fabil
30/04/2008, 14:11
ô Sub... para de tumultuar o topico..heheheheheh. pergunta p/ o Marcao qual é a tala da roda dele... dai vc vai entender o pq o pneu dele pega na borda do paralama..

e outro detalhe... pergunta p/ o Marcao se ele tem bodylift..

T+

chrisb
30/04/2008, 15:09
E outra coisa , as rodas do Waltim não são as do Trollha, são o mesmo MODELO, mas furação diferente....(Então não adianta comprar as do Trôllha que não vao entrar nos Suzukis)
As minhas rodas são do mesmo modelo da da viatura dele, é Mangels, modelo Rodeo.

Morcego
30/04/2008, 15:20
Acabaram os problemas de escolha de rodas.
Compre logo o modelo abaixo e sejam felizes.
Sei que gostarão e cabem certinho em qualquer furação.:twisted::twisted::twisted:

Walter Carlos Brossel
30/04/2008, 16:06
Butão,

No ML tem essas rodas Mangels (direcional), porém cromada.
Entra em contato com o vendedor pois ele tem vários modelos e pode ser que tenha um que te atenda:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64866431-_JM

Umbraçoproçê.

MARCELO VITARA SUBMARINO
30/04/2008, 16:16
ô Sub... para de tumultuar o topico..heheheheheh. pergunta p/ o Marcao qual é a tala da roda dele... dai vc vai entender o pq o pneu dele pega na borda do paralama..

e outro detalhe... pergunta p/ o Marcao se ele tem bodylift..

T+

Lembrei, a tala dele é de 8". O Butão tambvem num te BL não.

MARCELO VITARA SUBMARINO
30/04/2008, 16:18
Acabaram os problemas de escolha de rodas.
Compre logo o modelo abaixo e sejam felizes.
Sei que gostarão e cabem certinho em qualquer furação.:twisted::twisted::twisted:

Esta roda pistola iria encaixar certinho no Butão. kkkkkkkkkkkk:dance:

Morcego
30/04/2008, 16:36
Esta roda pistola iria encaixar certinho no Butão. kkkkkkkkkkkk:dance:

Também acho, se entrar folgada e começar a raspar é só colocar ele na cambagem certa ! :twisted::twisted::twisted::twisted:

Fabil
30/04/2008, 17:19
Butao.. já disse, a receita é rodas 15x7x-25... se nao acredita e quer insistir em outra medida, vai fundo... depois se comecar a raspar, basta alargar a "beirada" do butao que cabe... se bobear caberá até roda aro 20" ..heheheh

aahh é lift p/ vitara é 2+2" , qualquer coisa diferente disso prepara-se p/ as consequencias.. eheheh nao por acaso tenho aqui um jogo de calcos de carroceria de 2" p/ vender..

T+

Hoower Butão
30/04/2008, 22:07
Butao.. já disse, a receita é rodas 15x7x-25... se nao acredita e quer insistir em outra medida, vai fundo... depois se comecar a raspar, basta alargar a "beirada" do butao que cabe... se bobear caberá até roda aro 20" ..heheheh

aahh é lift p/ vitara é 2+2" , qualquer coisa diferente disso prepara-se p/ as consequencias.. eheheh nao por acaso tenho aqui um jogo de calcos de carroceria de 2" p/ vender..

T+
__________________________________________________ __________________

Valeu pela ajuda e pelas dicas, moçada!! :concordo:

Agora, qto a essa briga do off-set, durma-se com um barulho desse!!! ..rsrs

Fabil, agora q vc me avisa q tem esses calços?? Acabei de fazer o depósito na conta do Rodrigo da RC4x4 para comprar esses trem!!
Mas só da dianteira, na traseira vou partir pra receita de molas de Chevette+amortecedor de Suprema. Vc tem isso aí pra vender? Se tiver, me fala, pq vou compra mes.

maurobraga
30/04/2008, 22:12
Blz cara, vou fazer isso, boa ideia.

um abraço

Mauro

marcobacalhau
01/05/2008, 01:05
Fala Butão...

Minhas rodas são Mangels Direcional 15x8 -25 e o PNEU BSG 235X75X15
O tubarão tem bloqueio.
Resultado: Na trilha o pneu pega no paralama o que segura o pneu. Se não tiver bloqueio a roda simplesmente para.
Mas com o bloqueio o semi-eixo é forçado e força com força quebra o mais fragil. No caso o semi-eixo.

O Tubarão já tinha molas de Chevete e amortecedor de suprema o que na realidade dá cerca de 1,8", coloquei mais um calço da RC de 2" na traseira e mantive 2" na dianteira o que é o limite.
Tá ótimo mas ainda vou retroceder o off-set para -12, pois ainda pega (pouco mas pega).
Pneu 235 vai pegar na caixa dos paralamas dianteiros com qualquer roda que vc colocar.

Opinião minha.
Esqueça a roda.
Compre os Pneus e coloque nas rodas originais.
Depois você arruma umas rodas bacanas para enfeitar o carro se for de seu agrado.


[[]] M@rco

Hoower Butão
01/05/2008, 18:27
Fala Butão...

Minhas rodas são Mangels Direcional 15x8 -25 e o PNEU BSG 235X75X15
O tubarão tem bloqueio.
Resultado: Na trilha o pneu pega no paralama o que segura o pneu. Se não tiver bloqueio a roda simplesmente para.
Mas com o bloqueio o semi-eixo é forçado e força com força quebra o mais fragil. No caso o semi-eixo.

O Tubarão já tinha molas de Chevete e amortecedor de suprema o que na realidade dá cerca de 1,8", coloquei mais um calço da RC de 2" na traseira e mantive 2" na dianteira o que é o limite.
Tá ótimo mas ainda vou retroceder o off-set para -12, pois ainda pega (pouco mas pega).
Pneu 235 vai pegar na caixa dos paralamas dianteiros com qualquer roda que vc colocar.

Opinião minha.
Esqueça a roda.
Compre os Pneus e coloque nas rodas originais.
Depois você arruma umas rodas bacanas para enfeitar o carro se for de seu agrado.

[[]] M@rco
__________________________________________________ _____________

E aí, Marcão!! Blz?!

Não tô pensando em trocar as rodas pra incrementar a viatura não, o motivo é técnico mes. É o seguinte...

As rodas originais do Vitara são tala 5,5" e os 235/75R15 pedem entre 6" e 7", segundo dados dos fabricantes de pneus. Significa que as rodas 5,5" irão estrangular os talões dos pneus 235, o que além de alterar a flexão da carcaça - e consequentemente seu comportamento dinâmico - podem no médio/longo prazo levar à ruptura da carcaça acima do cordão de centragem (fica logo acima dos talões). Isso significa o sucateamento do pneu, pois não dá conserto.
Este "evento" pode ser amenizado ou retardado pelo fato de ser pequena a diferença na espessura entre as rodas originais, mas é fato que isso pode ocorrer. Por isso, tô indo olhar umas rodas 15x7 com offset -12.

Ótima dica q vc deu sobre o que ocorre na sua viatura atualmente. Esse trem do pneu 235 pegar na cx do para-lama de qq jeito é uma merda, hein?? Mas tem que ter os marditos pneus, né? Na traseira vou usar a mesma receita do Tubarão. :concordo::concordo::concordo:

Umbração.

Fabil
02/05/2008, 13:47
__________________________________________________ __________________

Valeu pela ajuda e pelas dicas, moçada!! :concordo:

Agora, qto a essa briga do off-set, durma-se com um barulho desse!!! ..rsrs

Fabil, agora q vc me avisa q tem esses calços?? Acabei de fazer o depósito na conta do Rodrigo da RC4x4 para comprar esses trem!!
Mas só da dianteira, na traseira vou partir pra receita de molas de Chevette+amortecedor de Suprema. Vc tem isso aí pra vender? Se tiver, me fala, pq vou compra mes.

butao... o que te oferci foram calcos de CARROCERIA.. o qeu vc comprou na RC4x4 foram os calcos de suspensao ( calco de amortecedor dianteiro, certo?)

alem disso vc vai precisar tb, de calco da bandeija traseira ( o kit da rc vem esse calco?) e tb de um espacador de cardã traseiro.. ( tenho ambos aqui, novos)

ou seja, p/ levantar seu vitara 2"+2" é suspensao e carroceria..

T+

Fabil
02/05/2008, 13:52
__________________________________________________ _____________

E aí, Marcão!! Blz?!

Não tô pensando em trocar as rodas pra incrementar a viatura não, o motivo é técnico mes. É o seguinte...

As rodas originais do Vitara são tala 5,5" e os 235/75R15 pedem entre 6" e 7", segundo dados dos fabricantes de pneus. Significa que as rodas 5,5" irão estrangular os talões dos pneus 235, o que além de alterar a flexão da carcaça - e consequentemente seu comportamento dinâmico - podem no médio/longo prazo levar à ruptura da carcaça acima do cordão de centragem (fica logo acima dos talões). Isso significa o sucateamento do pneu, pois não dá conserto.
Este "evento" pode ser amenizado ou retardado pelo fato de ser pequena a diferença na espessura entre as rodas originais, mas é fato que isso pode ocorrer. Por isso, tô indo olhar umas rodas 15x7 com offset -12.

Ótima dica q vc deu sobre o que ocorre na sua viatura atualmente. Esse trem do pneu 235 pegar na cx do para-lama de qq jeito é uma merda, hein?? Mas tem que ter os marditos pneus, né? Na traseira vou usar a mesma receita do Tubarão. :concordo::concordo::concordo:

Umbração.

PQP!!! será que é preciso DESENHAR p/ vcs entenderem???

o carro do marcao o pneu pega na lata por DOIS MOTIVOS:
1- o vitara dele NAO TEM BODY-LIFT
2- a roda dele é 15x8!!!! ( TALA OITO POLEGADAS)

Marcao.. se usar pneus 235 nas rodas originais ( alem dos problemas de talao como disse o butao) o offset das rodas originais é POSITIVO, o pneu vai pergar tanto dentro da caixa de roda que vai limitar muito o estercamento da direcao..

curz credo em vcs.... tá dificil enfiar isso na suas cabecas?? ou enfiar no "butao"??? kakakak

T+

Hoower Butão
02/05/2008, 18:03
alem disso vc vai precisar tb, de calco da bandeija traseira ( o kit da rc vem esse calco?) e tb de um espacador de cardã traseiro.. ( tenho ambos aqui, novos)

ou seja, p/ levantar seu vitara 2"+2" é suspensao e carroceria..

T+
__________________________________________________ _______________

Boa pergunta, Fabil.

Não sei se o kit da RC vem com este calço e este espaçador. Semana q vem vou ver isso com o Edmur e se estiver faltando, vou comprar de vc. Mas manera no preço, hein?! :stop:

Fabil
05/05/2008, 08:46
o espacador de cardã tenho certesa de que nao vem.,.. mas o calco da bandeja nao sei..

T+

Hoower Butão
05/05/2008, 12:19
o espacador de cardã tenho certesa de que nao vem.,.. mas o calco da bandeja nao sei..

T+
__________________________________________________ _______________

Fabil,

Uma dúvida. Vou colocar calços de 2" na suspensão e não calços de 2"+2". Esse espaçador e esse calço são para levantar a suspensão ou a carroceria?

Aproveitando um comentário que o Morcego fez no início deste tópico, da necessidade da viatura ser preparada para trilhas para evitar quebras.
Após fazer Perdidas pela 2a. vez, além da diversão e adrenalina, tb fiquei com um belo prejuízo na lataria do Xodozim: as 2 cxs de ar (mesmo com as proteções de aço instaladas) e para-lama traseiro esquerdo. Se meu jipe tivesse mais altura - e talvez um bloqueio também - certamente não teria sofrido estes danos.

MARCELO VITARA SUBMARINO
05/05/2008, 12:28
o espacador de cardã tenho certesa de que nao vem.,.. mas o calco da bandeja nao sei..

T+


Vem não!!! Nenhum dos dois.

MARCELO VITARA SUBMARINO
05/05/2008, 12:31
__________________________________________________ _______________

Fabil,

Uma dúvida. Vou colocar calços de 2" na suspensão e não calços de 2"+2". Esse espaçador e esse calço são para levantar a suspensão ou a carroceria?

Aproveitando um comentário que o Morcego fez no início deste tópico, da necessidade da viatura ser preparada para trilhas para evitar quebras.
Após fazer Perdidas pela 2a. vez, além da diversão e adrenalina, tb fiquei com um belo prejuízo na lataria do Xodozim: as 2 cxs de ar (mesmo com as proteções de aço instaladas) e para-lama traseiro esquerdo. Se meu jipe tivesse mais altura - e talvez um bloqueio também - certamente não teria sofrido estes danos.

O Butão,

Compre um CJ e não precisa se preocupar com latarias.

Abs

Fabil
05/05/2008, 12:43
__________________________________________________ _______________

Fabil,

Uma dúvida. Vou colocar calços de 2" na suspensão e não calços de 2"+2". Esse espaçador e esse calço são para levantar a suspensão ou a carroceria?

Aproveitando um comentário que o Morcego fez no início deste tópico, da necessidade da viatura ser preparada para trilhas para evitar quebras.
Após fazer Perdidas pela 2a. vez, além da diversão e adrenalina, tb fiquei com um belo prejuízo na lataria do Xodozim: as 2 cxs de ar (mesmo com as proteções de aço instaladas) e para-lama traseiro esquerdo. Se meu jipe tivesse mais altura - e talvez um bloqueio também - certamente não teria sofrido estes danos.

ai...ai...ai... vou ter que desenhar....heheheheheh
Butaozinho..... apenas calço de 2" na SUSPENSAO nao serao suficientes p/ caberem os pneus 30" que vc quer... vamos lá..
o KIT CALÇO DE SUSPENSAO completo deve conter os seguintes intens:
-02 calcos de amortecedores dianteiros
-02 prolongadores de amortecedores traseiros, OU dois amortecedores de suprema
-04 calcos de mola OU molas maiores
- 01 calço do pivo da bandeja traseira
- 01 espacador de cardã traseiro
( a maioria dos kit que vejo a venda por ae, NAO POSSUEM OS DOIS ULTIMOS ITENS, mas nao pense que sao desnecessarios, pois sao sim... o kit até funciona sem eles, mas a curto prazo terá problemas)

o kit de CALCO DE CARROCERIA conte:
- 06 calços de fixacao da carroceria e seus respectivos parafusos alongados

sacou?? dai o que a gente chama de 2"+2" ... ou seja.. calcos de 2" na SUSPENSAO + Calcos de 2" na CARROCERIA ( que levanta APENAS a carroceria em relacao ao chassis)

e sim.. se vc tivesse com seu vitara em 2"+2" sua lataria teria sofrido menos nas perdidas.

deu p/ entender ou precisa de vazelina??? kakakak

T+

marcobacalhau
05/05/2008, 13:01
curz credo em vcs.... tá dificil enfiar isso na suas cabecas?? ou enfiar no "butao"??? kakakak


Fabiano...
Perdoa esta minha cabecinha com pouco conhecimento... é que são muitas variáveis.
Só estou vendendo o peixe que me passaram.
Eu já vi Vitara com bsg 235X75 e roda original.
Alias meu estepe está com a roda original.

Foi só minha humilde opinião.
As vezes é melhor modificar passo a passo e saber o que acontece né.
Eu sempre pensei que deveria ter modificado primeiro o pneu e depois trocado as rodas.
Mas fui nas rodas primeiro e acho que fui errado.

[[]] M@rco

marcobacalhau
05/05/2008, 13:04
As rodas originais do Vitara são tala 5,5" e os 235/75R15 pedem entre 6" e 7", segundo dados dos fabricantes de pneus. Significa que as rodas 5,5" irão estrangular os talões dos pneus 235, o que além de alterar a flexão da carcaça - e consequentemente seu comportamento dinâmico - podem no médio/longo prazo levar à ruptura da carcaça acima do cordão de centragem (fica logo acima dos talões). Isso significa o sucateamento do pneu, pois não dá conserto.
Este "evento" pode ser amenizado ou retardado pelo fato de ser pequena a diferença na espessura entre as rodas originais, mas é fato que isso pode ocorrer. Por isso, tô indo olhar umas rodas 15x7 com offset -12.

Os argumentos são bons, mas na prática acho que não é tão problemático assim.
Mas 15X7 -12 é garantido.

[[]] M@rco

Hoower Butão
05/05/2008, 13:07
ai...ai...ai... vou ter que desenhar....heheheheheh
Butaozinho..... apenas calço de 2" na SUSPENSAO nao serao suficientes p/ caberem os pneus 30" que vc quer... vamos lá..
o KIT CALÇO DE SUSPENSAO completo deve conter os seguintes intens:
-02 calcos de amortecedores dianteiros
-02 prolongadores de amortecedores traseiros, OU dois amortecedores de suprema
-04 calcos de mola OU molas maiores
- 01 calço do pivo da bandeja traseira
- 01 espacador de cardã traseiro
( a maioria dos kit que vejo a venda por ae, NAO POSSUEM OS DOIS ULTIMOS ITENS, mas nao pense que sao desnecessarios, pois sao sim... o kit até funciona sem eles, mas a curto prazo terá problemas)

o kit de CALCO DE CARROCERIA conte:
- 06 calços de fixacao da carroceria e seus respectivos parafusos alongados

sacou?? dai o que a gente chama de 2"+2" ... ou seja.. calcos de 2" na SUSPENSAO + Calcos de 2" na CARROCERIA ( que levanta APENAS a carroceria em relacao ao chassis)

e sim.. se vc tivesse com seu vitara em 2"+2" sua lataria teria sofrido menos nas perdidas.

deu p/ entender ou precisa de vazelina??? kakakak

T+
__________________________________________________ _____________

Fabil,

Eu vou pôr pneus 235 e não 30!!

Deu pra entender ou preciso desenhar?? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Fabil
05/05/2008, 13:17
Fabiano...
Perdoa esta minha cabecinha com pouco conhecimento... é que são muitas variáveis.
Só estou vendendo o peixe que me passaram.
Eu já vi Vitara com bsg 235X75 e roda original.
Alias meu estepe está com a roda original.

Foi só minha humilde opinião.
As vezes é melhor modificar passo a passo e saber o que acontece né.
Eu sempre pensei que deveria ter modificado primeiro o pneu e depois trocado as rodas.
Mas fui nas rodas primeiro e acho que fui errado.

[[]] M@rco

Marcao.. montar pneu 235 na roda original ( 15x5,5) dá... o problema nao é montar, mas rodar assim... o pneu raspa p/ kcte na caixa de roda por dentro, dai os caras limitam o estercamento no parafuso de batente, mas obvio com isso vc vai perdendo raio de giro p/ manobras... e qual o problema disso??? tirando o fato de ter que manobrar 3, 4x mais numa curva fechada ou uma baliza, nada mais...
aahh.. tem o prblema com o talao do pneu.. montado em roda estreita danifica


ahhh.. o seu problema nao foi a "ordem" das modificacoes nao.. mas sim que vc comprou a roda errada e seu lift tá insuficiente p/ os pneus que vc usa.. soca body-lift de 2" ae que é bem provavel que nem rodas vc precise trocar..

concordo tb na questao de ir fazendo as mudancas aos poucos e ver no que dá.. mas isso quando é algo INEDITO, quando é receita p/ lá de manjada e testada e vc insiste em teimar e fazer diferente achando que o resultado será igual, dai...... eu chamo isso de outra coisa...heheheh

T+

Fabil
05/05/2008, 13:37
__________________________________________________ _____________

Fabil,

Eu vou pôr pneus 235 e não 30!!

Deu pra entender ou preciso desenhar?? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Butao.. vc é especialista em pneus.. deve saber disso melhor que eu, mas vamos lá...

235/75-15 = traduzindo p/ polegadas = 6.92/5.19-15 certo? ou seja, de diametro um pneu 235/75-15 tem exatos 28.84" enfim.. é um pneu 29"..

vc usar um pneu 29" ou 30" no vitara as modificacoes necessarias precisarao de ser as mesmas...

video o vitara do Waltin ( com BF 30") e o do Bonfim com BSG 235
já que vc vai comprar pneus novos mesmo, compra logo o 30" apesar de ser uma mixaria maior , a 1/2" polegada a mais no raio faz a diferenca na trilha..

eu se estivesse no seu lugar e com seu vitara faria isso... mas se vc acha outras solucoes melhor.. vai fundo...
no mais.. se precisar do espacador e calco de bandeja e calcos de carroceria tenho aqui na mao..

T+

Fabil
05/05/2008, 13:51
ô Butao... agora que vi na sua assinatura...

"semi-canvas" ??? o que é isso? vc rancou o teto fora na trilha?

T+

Hoower Butão
05/05/2008, 13:57
ô Butao... agora que vi na sua assinatura...

"semi-canvas" ??? o que é isso? vc rancou o teto fora na trilha?

T+
__________________________________________________ _______________

Hehehe... Semi-canvas é pq o vidro traseiro estourou sozinho na garagem. O Vitara levou uma pancada na traseira de um fdp num Trôlha, dentro de Sabará, há uns 2 meses. Deu pra reparar a porta traseira sem perder o vidro - até domingo retrasado... :parede::parede::parede:
Mas o seguro cobre vidros, tô só esperando chegar na loja pra pôr o novo.

Dá uma espiada nas suas MP, assuntos "comerciais"...

Hoower Butão
05/05/2008, 14:14
=235/75-15 = traduzindo p/ polegadas = 6.92/5.19-15 certo? ou seja, de diametro um pneu 235/75-15 tem exatos 28.84" enfim.. é um pneu 29"..

vc usar um pneu 29" ou 30" no vitara as modificacoes necessarias precisarao de ser as mesmas...

video o vitara do Waltin ( com BF 30") e o do Bonfim com BSG 235
já que vc vai comprar pneus novos mesmo, compra logo o 30" apesar de ser uma mixaria maior , a 1/2" polegada a mais no raio faz a diferenca na trilha..

eu se estivesse no seu lugar e com seu vitara faria isso... mas se vc acha outras solucoes melhor.. vai fundo...
no mais.. se precisar do espacador e calco de bandeja e calcos de carroceria tenho aqui na mao..

T+
__________________________________________________ _____________

Fabil,

Eu sei que as medidas são próximas, mas não são idênticas. Se a preparação da viatura é a mesma, aí é com vcs, que já são puta véia no assunto.

marcobacalhau
05/05/2008, 14:31
Marcao.. montar pneu 235 na roda original ( 15x5,5) dá... o problema nao é montar, mas rodar assim... o pneu raspa p/ kcte na caixa de roda por dentro, dai os caras limitam o estercamento no parafuso de batente, mas obvio com isso vc vai perdendo raio de giro p/ manobras... e qual o problema disso??? tirando o fato de ter que manobrar 3, 4x mais numa curva fechada ou uma baliza, nada mais...
aahh.. tem o prblema com o talao do pneu.. montado em roda estreita danifica

Então não é muita burrice minha não né?!?!?!?!?


ahhh.. o seu problema nao foi a "ordem" das modificacoes nao.. mas sim que vc comprou a roda errada e seu lift tá insuficiente p/ os pneus que vc usa.. soca body-lift de 2" ae que é bem provavel que nem rodas vc precise trocar..

Meu caro Fabiano...
Roda errada e comprar roda de Corcel II para colocar no Vitara.
Eu comprei a roda que eu queria comprar.
Seguindo uma receita velha e discutida, alias é tão velha que postei minha situação aqui para o Butão ficar esperto.
Roda 8 é possível de ser usada no Vitara sim.
Ainda não tive tempo de ir no Roberto Talas mas acho que houve uma falha de comunição.
Eu pedi a ele Rodas Mangels Direcionais 15x8 -25.
Pareci que a 15X8 já vem com -25 e ele recuou +25 ou seja -50 (sou bom de matemática né?).
Tenho que verificar esta informação. Pois é só uma impressão que fica pois minhas rodas estão muuuuuuuito recuadas.
Quanto ao Body lift, nem a pau Juvenal, tá cheio de Vitara com BSG 235x75X15 ai sem BL.


concordo tb na questao de ir fazendo as mudancas aos poucos e ver no que dá.. mas isso quando é algo INEDITO, quando é receita p/ lá de manjada e testada e vc insiste em teimar e fazer diferente achando que o resultado será igual, dai...... eu chamo isso de outra coisa...heheheh
T+
Pode chamar como quiser é um direito seu.

[[]] M@rco

Morcego
05/05/2008, 15:17
Buta !

Não existe nenhum Vitara, seja ele o mais baixo ou o mais alto que não esteja detonado as caixas de ar e paralamas. Claro que vai pegar menos se levantar o bicho, mas se reparar em todos que fazem trilhas pesadas, os paralamas dianteiros estão desalinhados, as portas com dificuldade de abertura a fechamentos por causa das caixas de ar que são muito frageis, os paralamas traseiro tambem empenam.
Os protetores de caixa de ar (estribos) ajudam bastante, mas não protegem 100%. O jeito é ir fazendo "Patna" igual o Waltinho te mostrou na Viatura dele. "and be happy".

MARCELO VITARA SUBMARINO
05/05/2008, 15:32
Buta !

Não existe nenhum Vitara, seja ele o mais baixo ou o mais alto que não esteja detonado as caixas de ar e paralamas. Claro que vai pegar menos se levantar o bicho, mas se reparar em todos que fazem trilhas pesadas, os paralamas dianteiros estão desalinhados, as portas com dificuldade de abertura a fechamentos por causa das caixas de ar que são muito frageis, os paralamas traseiro tambem empenam.
Os protetores de caixa de ar (estribos) ajudam bastante, mas não protegem 100%. O jeito é ir fazendo "Patna" igual o Waltinho te mostrou na Viatura dele. "and be happy".

PQP, eu já falei pro Butão; COMPRE UM CJ E NÃP PREOCUPE COM LATARIAS. Ou então troca o Butão movel, por um Ecasport e faça trilhas em shopping. Se amassar a lataria foi porque pegou alguma pilastra.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk:mrgreen:

chrisb
05/05/2008, 15:35
hehehe

Morcego, explica melhor essa técnica da "patna" aí!!
heheheh

abs!

Morcego
05/05/2008, 15:41
hehehe

Morcego, explica melhor essa técnica da "patna" aí!!
heheheh

abs!

Christian,

Ficou bacana o Cavalo Branco, o Waltin tá fazendo "Patna" nele todo, vai ficar uma graça. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Na proxima vez dê um reparo pela lataria e verá, mas o próprio fará uma demonstração para você. :lol::lol::lol:

Morcego
05/05/2008, 15:44
PQP, eu já falei pro Butão; COMPRE UM CJ E NÃP PREOCUPE COM LATARIAS. Ou então troca o Butão movel, por um Ecasport e faça trilhas em shopping. Se amassar a lataria foi porque pegou alguma pilastra.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk:mrgreen:
Tem rampas em Shoppings que pegam nas caixas de ar do Ecalixo. É melhor ele ir se acostumando com os empenos do Vitara mesmo. :twisted::twisted::twisted:

Fabil
05/05/2008, 16:11
Então não é muita burrice minha não né?!?!?!?!?

nem tanto...heheheheheh

Meu caro Fabiano...
Roda errada e comprar roda de Corcel II para colocar no Vitara.
Eu comprei a roda que eu queria comprar.
Seguindo uma receita velha e discutida, alias é tão velha que postei minha situação aqui para o Butão ficar esperto.
Roda 8 é possível de ser usada no Vitara sim.
Ainda não tive tempo de ir no Roberto Talas mas acho que houve uma falha de comunição.
Eu pedi a ele Rodas Mangels Direcionais 15x8 -25.
Pareci que a 15X8 já vem com -25 e ele recuou +25 ou seja -50 (sou bom de matemática né?).


entao... continuo falando que vc comprou a roda errada... roda errada nao significa apenas a furacao ( se vc tivesse comprado roda de corcel II o apelido do seu vitara deveria ser ANTA ao invez de tubarao..heheeh), se a roda que vc comprou p/ seu vitara "cabe" no cubo de rodas nao quer dizer que ela sirva... tala 8" é errado p/ uso de pneus abaixo de 30".. tala 8" é p/ pneus 31" a 33". e quanto ao offset, sim,. elas vem originalmente com -25, dai houve vacilo mesmo da sua parte e da parte do Roberto, que no momento que vc pediu -25 ele deve ter entendido p/ recuar menos 25 ficando o final -50 de offset..


Tenho que verificar esta informação. Pois é só uma impressão que fica pois minhas rodas estão muuuuuuuito recuadas.

ainda assim mantendo a tala 8" vc continua com um setup nao ideal p/ seus pneus..


Quanto ao Body lift, nem a pau Juvenal, tá cheio de Vitara com BSG 235x75X15 ai sem BL.


entao tá juvenal.... nao quer fazer BL e continuar usando 235, entao arque com as consequancias... vai continuar com os pneus raspando no para-lamas...
tá cheio de vitara com 235 sem BL??? que faz "trilha de verdade" ??? e sem raspar os pneus? me fala quais pq eu nao os conheco...

Pode chamar como quiser é um direito seu.

apela nao fio...

T+

Fabil
05/05/2008, 16:19
bao.. p/ os vitareiros de plantao..

p/ quem nao tiver dó de tirar a originalidade do carro, eu pensei em duas ideias p/ resolver o lance da cx de ar de plastico.. mas ainda nao tenho nem ideia do custo, e portanto a sua viabilidade, afinal eu nao tenho vitara...hheheheheh

1- cortar fora toda a cx de ar original do vitara e fazer uma nova em fibra de vidro reforcada... as vantagens da fibra sao a maleabilidade e facilidade de reparo, alem do que uma boa camada de fibra é beeeemmm mais resistente que a casquinha de ovo dos vitaras.. ( vide o troller.... depois que ví troller capotando, quebrando arvore e a fibra nao ter dado nem uma trinquinha sequer, mudei meu conceitos sobre resistencia da fibra) outra vantagem da fibra é ser facilmente modelavel, entao sendo um servico bem feito uma cx de ar em fibra ficaria igual a original ..


2- arrancar a cx de ar original e fazer outra em chapa de metal mais grossa com ancoregem nos pontos de fixacao da carroceria com o chassis... ficaria mais forte que a fibra. o problema é a moldagem da nova cx de ar, que dificilmente ficará com formato da original, dai como é uma modificacao irreversivel...

quanto ao custo dos dois, nao tenho nem ideia... se alguem quiser amadurecer a ideia...

marcobacalhau
05/05/2008, 16:27
... que faz "trilha de verdade" ??? e sem raspar os pneus? me fala quais pq eu nao os conheco...

Pode chamar como quiser é um direito seu.

apela nao fio...

T+

Bomfim, Wartim, Edmur
Os Pneus tem a mesma largura e altura e não pega nada.

Esse treco de BL é uma novela sem fim.
Eu sou "por enquanto" contra.
Por enquanto, pq eu tb falei que não colocava bloqueio.

Apelei não, só respondi hehehehe

Fabil
05/05/2008, 16:40
kakakakak Bonfim, Waltin e Edmur???? vc tem certesa de que eles nao tem BL???? enfia a cara debaixo do chassis e me conta depois..hehehe

T+

Walter Carlos Brossel
05/05/2008, 16:41
Christian,

Ficou bacana o Cavalo Branco, o Waltin tá fazendo "Patna" nele todo, vai ficar uma graça. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Na proxima vez dê um reparo pela lataria e verá, mas o próprio fará uma demonstração para você. :lol::lol::lol:

Chris, esclarescendo:
Patna funileira> Técnica desenvolvida por um mestre lanterneiro e que me foi passada em segredo na hora da sua morte.
Também conhecida como "gambiarra & falta de grana plus".
Mas ficou bão dimais...pelo menos pro meu uso.
Depois te passo (por algumas latinhas geladas) essa técnica milenar porém desconhecida (ainda) no mercado off road.

Walter Carlos Brossel
05/05/2008, 16:42
kakakakak Bonfim, Waltin e Edmur???? vc tem certesa de que eles nao tem BL???? enfia a cara debaixo do chassis e me conta depois..hehehe

T+

Tem não fiote. Só na suspensão messsssss.
Umbraçoproçeistudo.

chrisb
05/05/2008, 17:00
Os calços do Edmur, nem de 2" são..... (pelo menos não eram...)

pode perguntar pra ele... se não me engano, são de 1,5"

Hoower Butão
05/05/2008, 17:12
Os calços do Edmur são de 1", se não me engano.

Mudando de pau pra cavaco, comprei do Candinho um jogo de rodas 15-7" da F1000. O Candinho comentou que teria que trocar as porcas das rodas do Vitara pelas da F1000, mas o Fabil disse que não precisa. :pensativo:
Pra desemcargo de consciência, alguém aí confirma a opinião do Fabil?

Fabil
05/05/2008, 17:14
Tem não fiote. Só na suspensão messsssss.
Umbraçoproçeistudo.

cacilda.. podia jurar que o seu tinha BL... ou é do alex baca?
mas o bonfim tem...

T+

marcobacalhau
05/05/2008, 17:17
cacilda.. podia jurar que o seu tinha BL... ou é do alex baca?
mas o bonfim tem...

T+

O Keki tem.
O Bomfim tinha no antigo no novo não. A não ser que colocou.
O Edmur não coloca nem fudeno.

[[]] M@rco

Fabil
05/05/2008, 17:21
realmente do Edmur confesso que nao tinha certesa.. mas o pneu dele raspa na lata ou nao?

T+

Hoower Butão
05/05/2008, 17:44
O Edmur não coloca nem fudeno.

[[]] M@rco
__________________________________________________ _______________

O Dudu da Minas Motors diz que os calços de 2" na carroceria detonam o carro.

Fabil
05/05/2008, 17:57
pq vc acha que eu nao coloquei calco de carroceria no meu samurai?? heheheheh

calcos de carroceria aumentam a alavanca nos pontos de fixacao da mesma com o chassis, com o tempo trinca tudo...

só que no caso de samurais, é facil resover.. quer abrir espaco p/ pneu grande? soca SPOA em samurias feixe ou molas maiores em samurai helicodal..

no caso de vitaras por conta da IFS, as opcoes ficam complicadas e caras...
lift acima de 2" na suspensao é preciso modificar as bandejas dianteiras e mais um monte de detalhes de geometria.. ou entao meter serra nos para-lamas..

dai o BL entra como solucao mais barata e simples, apesar de porca..

ou entao fica naquele conflito :
deixo o carro sem BL mas com pneus raspando e cx de ar/portas/paralamas detonando e amassando nas trilhas, ou coloco BL e daqui um tempo tenho que soldar/reforcar trincas nos suportes?

cabe a cada um decidir qual dos males é o menor...

eu prefiro soldar e reforcar trincas em suportes ( que uma vez reforcadas, sendo BEM FEITO nao trinca nunca mais) até mesmo pq eles fica escondidos, ninguem vê que tá detonado... já cx de ar/paralamas e portas, toda vez que vc abre a porta vc lembra do "mulambo" que sua lataria tá ficando..

marcobacalhau
05/05/2008, 18:12
realmente do Edmur confesso que nao tinha certesa.. mas o pneu dele raspa na lata ou nao?

T+

Não que eu saiba.
[[]] M@rco

Walter Carlos Brossel
05/05/2008, 18:47
pq vc acha que eu nao coloquei calco de carroceria no meu samurai?? heheheheh

calcos de carroceria aumentam a alavanca nos pontos de fixacao da mesma com o chassis, com o tempo trinca tudo...

só que no caso de samurais, é facil resover.. quer abrir espaco p/ pneu grande? soca SPOA em samurias feixe ou molas maiores em samurai helicodal..

no caso de vitaras por conta da IFS, as opcoes ficam complicadas e caras...
lift acima de 2" na suspensao é preciso modificar as bandejas dianteiras e mais um monte de detalhes de geometria.. ou entao meter serra nos para-lamas..

dai o BL entra como solucao mais barata e simples, apesar de porca..

ou entao fica naquele conflito :
deixo o carro sem BL mas com pneus raspando e cx de ar/portas/paralamas detonando e amassando nas trilhas, ou coloco BL e daqui um tempo tenho que soldar/reforcar trincas nos suportes?

cabe a cada um decidir qual dos males é o menor...

eu prefiro soldar e reforcar trincas em suportes ( que uma vez reforcadas, sendo BEM FEITO nao trinca nunca mais) até mesmo pq eles fica escondidos, ninguem vê que tá detonado... já cx de ar/paralamas e portas, toda vez que vc abre a porta vc lembra do "mulambo" que sua lataria tá ficando..



No meu caso:

Pneus 30"/9,5/15, rodas 7,5/15 off set -12(que aliás comprei de vc - ótima compra!), calço de 3" atrás e 2"na frente da RC 4x4, não coloquei os prolongadores mas troquei os amortecedores traseiros pelos de omega suprema. Coloquei ainda extensor do cardã(by Fabil too...) e calço da bandeja do pivô do dif. traseiro. E rebati as abas internas dos para lamas.
Não raspa nada, em situação nenhuma, seja em trilhas punks, caixas de ovo, etc.

Edmur: calço de 1" e usa os mesmos pneus, porém as rodas que ele usa ganhou de presente da própria Suzuki, quando ele era gerente da concessionária aqui em BH. Elas tem medidas totalmente diferenciadas mas raspa de leve dentro da cx da roda em situações mais hard. Se ele colocar 2" acaba o problema.

Bonfim: Pergunta p/ ele, mas no atual Vitara dele não tem BL não.

Mas concordo com vc.
Com relação à cx de ar acho melhor no dia que fôr vender mandar dar uma lanternada geral ali. Não tem jeito de não fuder. Mesmo com BL se bater numa pedra bábáu. Lembra do Monstrim do Bruno, do vitara anterior do Bonfim, do vitara do Sérgio, do Pedro Robson (ex-MArcos)? TODOS com a cx de ar fudida, mesmo com BL. Quem faz TRILHA acho que não tem jeito não.
Entre trincas no chassis, carroceria, etc, ainda prefiro ficar só com a suspensão levantada messsssssssssss, que já uso há 3 anos e até agora nenhum problema. E olha que é difícil fim de semana que não tô no trecho. Melhor que ficar raspando e quebrando semi eixo, homocinética, etc. Na minha "umirde" opnião.

Morcego
05/05/2008, 19:00
É isto mesmo Waltin, quem faz trilhas vai detonar as caixas de ar com qualquer altura. ;)
Conheço um Samurai SPOADO, com pneus 33" e estavam com as caixas de ar todas detonadas, agora acho que ele mandou arrumar e colocou uns estribos do Fabiano. :mrgreen:
Não tenho autorização para dizer quem é ele, mas todos o conhecem. Hehe! :lol::lol::lol:

PS: Não são só as caixas de ar dos Vitaras que são frageis não, as do Samurais também são. :razz:

Fabil
06/05/2008, 09:01
uai???? samurai spoado com 33" ex-estribo detonado e agora com meus rock-sliders instalado??? heheheheh esse eu nao conheco... quem é???

fiquei na duvida pois tb temos um amigo com um samurai CANVAS spoado, 31" tb com cx de ar detonada, mas esse tá dificil meter a mao no bolso p/ comprar meus rock-sliders, uma vez que seu samurai nao sai da oficina $$$$$..heheheheheh quem será??

e sim.. a cx de ar do samurai é tao vagabunda quanto a do vitara, porem no samurai ela fica menos vulneravel.

MARCELO VITARA SUBMARINO
06/05/2008, 09:11
Ces devem estar falando do mesmo cara!!!! Eu tambem conheco ele, canvas com 3k!!!

Fabil
06/05/2008, 12:52
No meu caso:

Pneus 30"/9,5/15, rodas 7,5/15 off set -12(que aliás comprei de vc - ótima compra!), calço de 3" atrás e 2"na frente da RC 4x4, não coloquei os prolongadores mas troquei os amortecedores traseiros pelos de omega suprema. Coloquei ainda extensor do cardã(by Fabil too...) e calço da bandeja do pivô do dif. traseiro. E rebati as abas internas dos para lamas.
Não raspa nada, em situação nenhuma, seja em trilhas punks, caixas de ovo, etc.

Edmur: calço de 1" e usa os mesmos pneus, porém as rodas que ele usa ganhou de presente da própria Suzuki, quando ele era gerente da concessionária aqui em BH. Elas tem medidas totalmente diferenciadas mas raspa de leve dentro da cx da roda em situações mais hard. Se ele colocar 2" acaba o problema.

Bonfim: Pergunta p/ ele, mas no atual Vitara dele não tem BL não.

Mas concordo com vc.
Com relação à cx de ar acho melhor no dia que fôr vender mandar dar uma lanternada geral ali. Não tem jeito de não fuder. Mesmo com BL se bater numa pedra bábáu. Lembra do Monstrim do Bruno, do vitara anterior do Bonfim, do vitara do Sérgio, do Pedro Robson (ex-MArcos)? TODOS com a cx de ar fudida, mesmo com BL. Quem faz TRILHA acho que não tem jeito não.
Entre trincas no chassis, carroceria, etc, ainda prefiro ficar só com a suspensão levantada messsssssssssss, que já uso há 3 anos e até agora nenhum problema. E olha que é difícil fim de semana que não tô no trecho. Melhor que ficar raspando e quebrando semi eixo, homocinética, etc. Na minha "umirde" opnião.


aaahhhhh... esclarecedor Waltin...

entao seu vitara nao tem BL, é 2"/3" e tem cx de rodas rebatidas ( sem falar nas rodas especiais que te vendi...heheheh)

e o vitara do Edmur, apensar do lift de apenas 1,5" tem rodas alienigenas sob-medida...
tá explicado entao...

a receita de bolo de vcs tem alguns igredientes diferentes, viu Marcao? heheh
a receita BASICA continua sendo 2"+2"..

T+

marcobacalhau
06/05/2008, 13:48
aaahhhhh... esclarecedor Waltin...

entao seu vitara nao tem BL, é 2"/3" e tem cx de rodas rebatidas ( sem falar nas rodas especiais que te vendi...heheheh)

e o vitara do Edmur, apensar do lift de apenas 1,5" tem rodas alienigenas sob-medida...
tá explicado entao...

a receita de bolo de vcs tem alguns igredientes diferentes, viu Marcao? heheh
a receita BASICA continua sendo 2"+2"..

T+

Vc quer que eu desenhe??? kakakakakakakakak

O Tubarão tá com +ou- 3,8" e 2", Meus paralamas (caixas de rodas) além de rebatidos tiveram acabamento feito pelo lanterneiro (liso como bumbum de bebê, arrumei depois daquela galopeira), o pneu é identico ao do Bomfim e tem
medidas quase identicas aos do Edmur e Wartim. Tem calço da bandeja by Edmur e Prolongador de cardã by Ocê mermo.
Antes de comprar pesquisei aqui mesmo no Fórum (esqueci o tópico) e a receita incluia rodas 15X8 -25. (Dai a dúvida sobre o que o Roberto Talas fez -25 ou -50).

Como pode ver a configuração do Tubarão acompanha a mesma que todos fazem. Não inventei nada. hehehehehehe

O Tubarão tá no Edmur para arrumar a Panela do diferencial, se der eu vou levar no Roberto Talas ainda esta semana para olhar as rodas. Depois eu falo o que ocorreu.

[[]] M@rco

Fabil
06/05/2008, 13:53
15x8 ???? onde vc leu essa receita?? pois nunca vi... só li as 15x7...
alias.. nao creia em tudo quanto é bobagem que escrevem na net..hihihihihi

marcobacalhau
06/05/2008, 16:50
15x8 ???? onde vc leu essa receita?? pois nunca vi... só li as 15x7...
alias.. nao creia em tudo quanto é bobagem que escrevem na net..hihihihihi

Olha..
Não lembro o tópico.
Até tentei achar mas foi inútil e tô meio agarrado aqui.
Mas não inventei não.
Foi em um tópico que estavam discutindo justamente os maiores conjuntos de roda e pneu que se podia colocar no Vitara com até 2".
As opções apresentadas erão no máximo pneu 30" e roda 15"X8" -25.

[[]] M@rco

marcobacalhau
06/05/2008, 16:54
Ahhhhghh
Em tempo

Usar as rodas 15x8 -25 (ou 50) são totalmente possíveis.
portanto não é burrice, idiotice ou qualquer outro nome.
Tanto que já faz um ano e meio que estou com essa configuração.

Só não recomendo fazer Galopeira com elas heheheheheh
Se for para subir Lair, Morro da Skol e Amarelão sem problemas tá.


[[]] M@rco

Hoower Butão
06/05/2008, 18:13
Vc quer que eu desenhe??? kakakakakakakakak

O Tubarão tá com +ou- 3,8" e 2", Meus paralamas (caixas de rodas) além de rebatidos tiveram acabamento feito pelo lanterneiro (liso como bumbum de bebê, arrumei depois daquela galopeira), o pneu é identico ao do Bomfim e tem
medidas quase identicas aos do Edmur e Wartim.
[[]] M@rco
__________________________________________________ _______________

Marcão & galera,

Para rodas 15x7 com offset -12 e pneus 235/75R15 é necessário rebater as cxs de roda?
Se sim, o tal lanterneiro seria a Autoplus, marcão?
[]

marcobacalhau
06/05/2008, 18:25
__________________________________________________ _______________

Marcão & galera,

Para rodas 15x7 com offset -12 e pneus 235/75R15 é necessário rebater as cxs de roda?
Se sim, o tal lanterneiro seria a Autoplus, marcão?
[]

Tem sim butão.

Se vc só rebater vai legal, mas com o tempo qualquer esbarrão ela volta e corta o pneu.
Eu mesmo rebate a minha com uma marretinha (lá na Galopeira hehehehe)
depois levei num lanterneiro e pedi para fazer o acabamento com massa plástica. Ficou duca.

[[]] M@rco