PDA

Ver Versão Completa : Preparando o Vitara para trilhas pesadas



Páginas : 1 2 3 4 5 6 [7] 8

Be Trindade
04/08/2009, 11:12
Fica um buraco


alavanca de marchas não precisa,
alavanca de redução eu tive que colocar de couro
parachoque original com BL de 2"? Nunca vi. Mas não vem com kit nenhum não.

[[]] M@rco
Valeuuu!!
Seria tirar aquela borracha e colocar a "capa" de couro??? nao teve que prolongar nada naoo?!?!?
Devo acabar optando pelo de aço normal mesmo. Porque surgiu uma opção de trazer um BL da calmini de 3'' alguem acha viável. O cara me cobrou 600 pratas (achei beem caro).
Abraços!

marcobacalhau
04/08/2009, 11:24
Valeuuu!!
Seria tirar aquela borracha e colocar a "capa" de couro??? nao teve que prolongar nada naoo?!?!?
Devo acabar optando pelo de aço normal mesmo. Porque surgiu uma opção de trazer um BL da calmini de 3'' alguem acha viável. O cara me cobrou 600 pratas (achei beem caro).
Abraços!

Precisei prolongar nada não.
Tirei a borracha pq fica forçando a alavanca quando está em reduzida.

Acho que 2" tá pra lá de bom e na RC é bem mais barato, compra junto com os parachoque e ganha desconto do frete.

[[]] M@rco

Be Trindade
04/08/2009, 13:41
Precisei prolongar nada não.
Tirei a borracha pq fica forçando a alavanca quando está em reduzida.

Acho que 2" tá pra lá de bom e na RC é bem mais barato, compra junto com os parachoque e ganha desconto do frete.

[[]] M@rco
Concordo com vc..
devo fazer isso mesmoo!!!
NEm vou me preocupar com a alavanca entao.. menos uma preocupação!!! agora é só tem $$ pra pedir tudoo!!

Abraços!

Be Trindade
06/08/2009, 09:19
DEixa eu perguntar uma coisa mais do que debatida aqui.. mas nao sei ao certo!! (burrice minha)
Com a mola dianteira do chevette na traseira... mantem ou nao os calços de 2''?? ela tem altura suficiente pra suprir as 2'' ou é só um pouco mais rigida??? Li tb que ela pode sair do lugar.. isso procede?!?
Abraços...

RicardoM
06/08/2009, 10:10
Tudo bom Bernardo,

No meu caso, eu uso as molas de chevette + calços de 2", pois meu vitara é 5P, e só com as molas de chevette e com tanque cheio, a traseira ficava um pouco mais baixa que a dianteira, daí acrescentando os calços, ficou de uma altura show de bola.

Em relação ao sair do lugar, isso é verdade, quando se usa os amortecedores da suprema que tem um curso maior. Quando o curso abre todo, a mola fica meio pendurada mais não cai, daí quando volta pro lugar, ela não encaixa direito no batente.

O Ricardo Luiz resolveu esse problema colocando as molas dianteiras do opala + amortecedores suprema. Ele disse que a traseira fica mais ou menos com 3". Depois que eu pegar o meu carro, vou fazer os testes com essas molas, lembrando que elas são ainda mais firmes que as do chevette.

Abraços,


DEixa eu perguntar uma coisa mais do que debatida aqui.. mas nao sei ao certo!! (burrice minha)
Com a mola dianteira do chevette na traseira... mantem ou nao os calços de 2''?? ela tem altura suficiente pra suprir as 2'' ou é só um pouco mais rigida??? Li tb que ela pode sair do lugar.. isso procede?!?
Abraços...

Be Trindade
06/08/2009, 10:14
Tudo bom Bernardo,

No meu caso, eu uso as molas de chevette + calços de 2", pois meu vitara é 5P, e só com as molas de chevette e com tanque cheio, a traseira ficava um pouco mais baixa que a dianteira, daí acrescentando os calços, ficou de uma altura show de bola.

Em relação ao sair do lugar, isso é verdade, quando se usa os amortecedores da suprema que tem um curso maior. Quando o curso abre todo, a mola fica meio pendurada mais não cai, daí quando volta pro lugar, ela não encaixa direito no batente.

O Ricardo Luiz resolveu esse problema colocando as molas dianteiras do opala + amortecedores suprema. Ele disse que a traseira fica mais ou menos com 3". Depois que eu pegar o meu carro, vou fazer os testes com essas molas, lembrando que elas são ainda mais firmes que as do chevette.

Abraços,
As molas de opala seriam as MECHE.07 ou 41?? seria sem os calços néé?!?

Os calços da RC cabem perfeitamente nas molas do chevette???
abs!

RicardoM
06/08/2009, 11:09
As molas de opala seriam as MECHE.07 ou 41?? seria sem os calços néé?!?
Os calços da RC cabem perfeitamente nas molas do chevette???
abs!


As molas de opala dispensam o uso de calços, mas em relação ao modelo, vou confirmar com o Ricardo Luiz

Sim, os calços servem perfeitamente.

foxvieira
06/08/2009, 11:21
As molas de opala dispensam o uso de calços, mas em relação ao modelo, vou confirmar com o Ricardo Luiz

Sim, os calços servem perfeitamente.


sobre essas molas não teria mnenhum modelo que sirva na frente ?
e os amortecedores da frente tem algum modelo masi firme ?
eu acho que o meu tracker vai ficar muito mole na frente quando eu colocar o kit, que ainda não tomei coragem !!!

Alguem ai tem espassadores nas rodas tambem ?
onde eu os encontro ?

Obrigado.

RicardoM
06/08/2009, 11:56
Fala foxvieira,

Já ouvi falar aqui no forum que os amortecedores dianteiros do santana dariam no vitara.
Tem os amortecedores KYB a óleo que são muito bons, tem os monroe a gás(importados, meu voto é nesse) , e tem os amortecedores q o X vende.

Eu uso os que vieram no carro e estão muito bons, a frente continua firme.


sobre essas molas não teria mnenhum modelo que sirva na frente ?
e os amortecedores da frente tem algum modelo masi firme ?
eu acho que o meu tracker vai ficar muito mole na frente quando eu colocar o kit, que ainda não tomei coragem !!!

Alguem ai tem espassadores nas rodas tambem ?
onde eu os encontro ?

Obrigado.

marcobacalhau
06/08/2009, 11:57
DEixa eu perguntar uma coisa mais do que debatida aqui.. mas nao sei ao certo!! (burrice minha)
Com a mola dianteira do chevette na traseira... mantem ou nao os calços de 2''?? ela tem altura suficiente pra suprir as 2'' ou é só um pouco mais rigida??? Li tb que ela pode sair do lugar.. isso procede?!?
Abraços...

As molas de Chevelho elevam em aproximadamente 1,75"
Coloquei 1,5" na frente.

Rodei com essa configuração e amortecedor de suprema por muito tempo e nunca soltou (não fiz passeio).

Acrescentei o calço de 2" na frente e atras ficou ótimo
Manteve no limite educado de 2" na dianteira e 3,75" na traseira
Não atrapalha em nada e ganha uma altura bacana na traseira.

Depois BL de 2" e agora tô com 4" na frente e 5,75" na traseira.
Nada a reclamar. Na trilha tá animal e no asfalto não comprometeu a estabilidade (claro que a 80/100 km/h).

Só tá faltando ganhar mais uma polegada de pneu. (hj 235/70/15)
[[]] M@rco

Alexandre X
06/08/2009, 12:08
Os amortecedores que tenho para Vitara/GV:
Dianteiro OME 1.25"
Traseiro Doetsch Tech 49,53cm aberto/31,75cm fechado

Be Trindade
06/08/2009, 12:54
Agora é escolher a opção mais barata.
Molas de chevelho mais calço (que ja tenho) ou molas de opala.
Qualquer sugestão é bem vinda!
Vlw!

Ricardo Luis
06/08/2009, 14:16
Agora é escolher a opção mais barata.
Molas de chevelho mais calço (que ja tenho) ou molas de opala.
Qualquer sugestão é bem vinda!
Vlw!

Mermão não perca tempra e bota logo amortecedores a gas da suprema traz com molas de opala 4 cc! Não precisa de calços ! Não escapa mola ! Depois posto fotos !Gostaria de achar um jeito de fazer isso na frente mas ninguém tem idéia de como ?

Be Trindade
06/08/2009, 19:11
Mermão não perca tempra e bota logo amortecedores a gas da suprema traz com molas de opala 4 cc! Não precisa de calços ! Não escapa mola ! Depois posto fotos !Gostaria de achar um jeito de fazer isso na frente mas ninguém tem idéia de como ?
Fala ae Ricardo... vc sabe qual o modelo da mola?!? pq a mola que eu coloquei no GV do meu pai é a MCECHE07 e tinha a MCECHE41 que era mais alta!..
o amortecedor eu ainda nao comprei pq um amigo vai me dar um rancho que tem em casa... basta saber se o amortecedor esta bom... vejo isso hoje!
Abraços!

Be Trindade
10/08/2009, 09:29
Fala ae Ricardo... vc sabe qual o modelo da mola?!? pq a mola que eu coloquei no GV do meu pai é a MCECHE07 e tinha a MCECHE41 que era mais alta!..
o amortecedor eu ainda nao comprei pq um amigo vai me dar um rancho que tem em casa... basta saber se o amortecedor esta bom... vejo isso hoje!
Abraços!
Coloquei os ranchos na traseira... RS9000.. na regulagem 3.. o bicho ta pulando que nem cabrito...
Ficou bem duro no asfalto, mas basta passar num quebra molas mais rapido que vc sente a porrada... vou diminuir a dureza!
Abraços!

Alfredo Stavale
10/08/2009, 09:35
Coloquei os ranchos na traseira... RS9000.. na regulagem 3.. o bicho ta pulando que nem cabrito...
Ficou bem duro no asfalto, mas basta passar num quebra molas mais rapido que vc sente a porrada... vou diminuir a dureza!
Abraços!


quais molas você tem na frente e atras?

Be Trindade
10/08/2009, 09:54
quais molas você tem na frente e atras?
Originais do vitara com calços de 2''...

Alexandre X
12/08/2009, 20:55
Segue fotos das belezuras :mrgreen:

O traseiro Doetsch Tech tem 49,53cm aberto/31,75cm fechado
O dianteiro (Struts) OME tem 58cm aberto/43cm fechado

mauricioalan32
12/08/2009, 21:37
Segue fotos das belezuras :mrgreen:

O traseiro Doetsch Tech tem 49,53cm aberto/31,75cm fechado
O dianteiro (Struts) OME tem 58cm aberto/43cm fechado


E aí X, qual os valores das belezuras?? abraçao

Alexandre X
12/08/2009, 22:16
DT3000 traseiro - R$235 cada
OEM Struts - R$650 cada

Daniel Castanho
18/08/2009, 22:06
Semana passada coloquei pneus BF AT 235x70x16 e o kit 2" da RC4x4 com amortecedores da Suprema na traseira. O jipe ficou show, mas estou com algumas dúvidas!

1-Quando viro a direção totalmente em uma manobra, os pneus pegam no chassi. Isso é comum? Só resolvo com espassadores nas rodas ou existe algum ajuste de batente?

2-O calço da traseira deixa a mola com um apoio superior meio duvidoso. Alguém já retrabalhou este calço ou deu uma solução para melhorar isso, que não seja a troca da mola? É possível esta mola sair do lugar?

Aproveito para dar a minha opinião em relação a troca do amortecedor original do Tracker pelo da Suprema. O estabilidade do jipe mudou totalmente. Ficou bem mais firme sem ficar duro. Recomendo.

Abraço,
Daniel

Walter Carlos Brossel
19/08/2009, 10:29
1-Quando viro a direção totalmente em uma manobra, os pneus pegam no chassi. Isso é comum? Só resolvo com espassadores nas rodas ou existe algum ajuste de batente?

O problema está nas rodas. Coloca outras com off set -12 que não raspa em nada. Uso pneus 31" sem stresss.(porém com calços de suspensão + carroceria)
Não confio em espaçador de roda nem pelo caral$%%¨.

2-O calço da traseira deixa a mola com um apoio superior meio duvidoso. Alguém já retrabalhou este calço ou deu uma solução para melhorar isso, que não seja a troca da mola? É possível esta mola sair do lugar?

Uso os calços da RC há bastante tempo e nunca tive problema. Mas tem que ver se o serviço na sua viatutra foi bem feito. Apesar que ali não tem mistério não é?

Um abraço.

Daniel Castanho
19/08/2009, 19:09
Valeu Walter,

O jeito vai ser maneirar nas manobras...

Quanto a mola traseira, acompanhei o serviço e foi de primeira. O problema só ficou por conta deste encaixe da mola com o calço, que por sinal não existe pois o calço é plano.

Abraço,
Daniel

Fabil
20/08/2009, 08:31
entao o calco tá errado, ficou mal feito, pois ele deve possuir um ressalto na borda de modo a mola encaixar nele

mauricioalan32
23/08/2009, 09:47
Aí, qnto a pegar no chassis na hora de manobrar, tem uma regulagem logo abaixo do chassis na roda do motorista, tem um parafuso que limita a direçao p lado do direito e outro p lado esquerdo, ambas ficam localizadas ao lado interno do chassis do lado do motorista. É extremamente fácil de regular, acabando com o problema. Eu uso rodas originais de liga com pneus MUD 30" e não pega em nada depois de regulado. E qnto as molas, eu uso o Kit da RC 4x4 e tmbm nunk deu problemas, uso o kit a oito meses e p enquanto td OK, faço trilhas direto e nunca quebrei nada no meu Jeep, e olha q eu dô no meiooo do bichinho!!

Btpita
13/09/2009, 19:59
Sendo o criador deste muy proveitoso tópico, aproveito para mostrar em 1a. mão umas fotos do Xodozim, finalmente preparado pra pauleira:

- Lift de 2": calços na dianteira e molas de Chevelho + amortecedores de Suprema na traseira
- Pneus 30x9,5R15 Pirelli Scorpion Mud
- Rodas tala 7" e off set -12 (de F1000), com porcas de Corcel/Del Rey
- Focinho do diferencial dianteiro de Samurai (de aço)
- Todas as proteções inferiores, inclusive nas caixas de ar
- Retrovisores dobráveis de Fiorino (ou Kombi, nem lembro...)
- Broqueio Lock Right
- Bebê-conforto ..rs

Faltam apenas a instalação do estepe, possivelmente em bagageiro no teto e o PX, que o enrolado do Vovozão ficou de vender pra mim, mas até agora nada... :parede: E mais alguns adesivos, claro!

Agora só falta estrear a "nova" viatura. Valeu todo mundo que postou os comentários e dicas!! :concordo::palmas::concordo::palmas:
Pra quem quiser preprarar seu Vitarinha pra pauleira, todas os passos estão aqui!

Umbraçoprocêis!
Buta
HOVER,
Onde comprou suas rodas e qual o modelo das memas?

fabiano caxias
13/09/2009, 21:02
acho q essa roda é da f1000 93 /

ficou muito bom mesmo no vitara

__________________
vitara 95
ap 2.0
eixos rural
33'' recapados
_________________
gaiola s-10 4x4
4.1 mpfi HARDWARE

Pablo Toledo
26/09/2009, 15:17
Salve rapaziada!

Acho que todo mundo aqui já se deu conta na prática que após calçar os Vitaras com rodas e pneus muito maiores e mais largos do que os originais, os freios que originalmente já não são lá grande coisa definitivamente se tornam insuficientes para frear a jabiraca toda, ainda mais sendo pneus mud. E é por conta de todas estas adaptações que fazemos para encarar trilhas mais pesadas que eu decidi postar o meu "conto" aqui.

Procurando solução para o "pobrema" e após muitos rugidos enervados da Dona Onça, afinal de contas freios são ítens de segurança e com isso é melhor não brincar, resolvi abandonar o conjunto pinça/disco do Vitara e passar a utilizar o conjunto da Tracker/Grand Vitara, uma vez que as minhas rodas já são de aço aro 16 e era chegada a hora de trocar as pastilhas e os discos originais.

As razão de escolher este novo conjunto foi muito simples: é plug'n'play! O suporte da pinça é exatamente o mesmo e o disco é tirar um e colocar outro. Porém, ainda que o conjunto em si seja plug'n'play, tive uma inesperada dor de cabeça com as rodas. Embora fossem aro 16, o miolo delas tinha muito pouca inclinação e isso fez com que as pinças pegassem. :parede::parede::parede: Vacilo meu de não ter visto isto antes. Vivendo e aprendendo...

Como eu iria trocar estas rodas cedo ou tarde mesmo, uma vez que elas eram rodas da F1000 com o aro (porcamente) soldado ao contrário (offset estupidamente negativo), tratei de correr atrás de um jogo novo. Para minha alegria, achei um conjunto muito novo de Mangels usadas 16x7 com offset zero. Fechado! Problema resolvido.

Quero dizer, na verdade quase resolvido :shock::shock::shock:. Chegando na oficina, outra supresa. A porra das rodas Mangels possuem uma diferença na circunferência interna. A parede do aro mais próxima ao miolo é mais espessa do que a parede do aro nas bordas da roda (não me perguntem por que). Embora o miolo tivesse inclinação suficiente para não pegar na pinça, esta pegou na parte mais espessa do aro. Fuck! :odedo::odedo::odedo:. Novamente me dei conta da burrada que fizm pois deveria antes ter analisado melhor e medido a roda original da Tracker. A parede desta é reta, sem diferença na espessura interna e no miolo ela já tem "incorporado" em espaçador. É, tenho muito o que viver mesmo...rsrsrs

Aí não teve jeito. Tive que partir pros polêmicos espaçadores (confesso que meio a contragosto), mas isso depois de conversar com algumas pessoas que usam. Um jogo de espaçadores de 30mm de aço com prisioneiros de F1000 e pronto, as rodas finalmente couberam sem a pinça pegar em lugar nenhum e ainda ganhei uns centímetros de bitola. Alinhamento e balanceamento sempre problemas.

Mas vamos ao que interessa mais, que são os efeitos dos freios. Fui pegar o carro agora de manhã e o resultado foi excelente. O carro tá freiando pra valer! Aquela sensação de freio borrachudo já era e se juntar no freio mesmo trava as rodas, coisa impensável antes. Próximo passo será o freio à disco na traseira.

O custo desta adaptação acabou ficando maior devido a questão das rodas e espaçadpres, mas no caso das rodas eu já iria incorrer neste gasto adicional cedo ou tarde. As pinças (seminovas) da Tracker custaram R$ 400,00 o par, os discos de freios (novos) R$ 200,00 o par e as pastilhas novas R$ 50,00 o par também. Espaçadores custaram R$ 400,00 os quatro...:putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz ::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz:

[ ]s

marcobacalhau
26/09/2009, 22:11
Salve rapaziada!

Acho que todo mundo aqui já se deu conta na prática que após calçar os Vitaras com rodas e pneus muito maiores e mais largos do que os originais, os freios que originalmente já não são lá grande coisa definitivamente se tornam insuficientes para frear a jabiraca toda, ainda mais sendo pneus mud. E é por conta de todas estas adaptações que fazemos para encarar trilhas mais pesadas que eu decidi postar o meu "conto" aqui.

Procurando solução para o "pobrema" e após muitos rugidos enervados da Dona Onça, afinal de contas freios são ítens de segurança e com isso é melhor não brincar, resolvi abandonar o conjunto pinça/disco do Vitara e passar a utilizar o conjunto da Tracker/Grand Vitara, uma vez que as minhas rodas já são de aço aro 16 e era chegada a hora de trocar as pastilhas e os discos originais.

As razão de escolher este novo conjunto foi muito simples: é plug'n'play! O suporte da pinça é exatamente o mesmo e o disco é tirar um e colocar outro. Porém, ainda que o conjunto em si seja plug'n'play, tive uma inesperada dor de cabeça com as rodas. Embora fossem aro 16, o miolo delas tinha muito pouca inclinação e isso fez com que as pinças pegassem. :parede::parede::parede: Vacilo meu de não ter visto isto antes. Vivendo e aprendendo...

Como eu iria trocar estas rodas cedo ou tarde mesmo, uma vez que elas eram rodas da F1000 com o aro (porcamente) soldado ao contrário (offset estupidamente negativo), tratei de correr atrás de um jogo novo. Para minha alegria, achei um conjunto muito novo de Mangels usadas 16x7 com offset zero. Fechado! Problema resolvido.

Quero dizer, na verdade quase resolvido :shock::shock::shock:. Chegando na oficina, outra supresa. A porra das rodas Mangels possuem uma diferença na circunferência interna. A parede do aro mais próxima ao miolo é mais espessa do que a parede do aro nas bordas da roda (não me perguntem por que). Embora o miolo tivesse inclinação suficiente para não pegar na pinça, esta pegou na parte mais espessa do aro. Fuck! :odedo::odedo::odedo:. Novamente me dei conta da burrada que fizm pois deveria antes ter analisado melhor e medido a roda original da Tracker. A parede desta é reta, sem diferença na espessura interna e no miolo ela já tem "incorporado" em espaçador. É, tenho muito o que viver mesmo...rsrsrs

Aí não teve jeito. Tive que partir pros polêmicos espaçadores (confesso que meio a contragosto), mas isso depois de conversar com algumas pessoas que usam. Um jogo de espaçadores de 30mm de aço com prisioneiros de F1000 e pronto, as rodas finalmente couberam sem a pinça pegar em lugar nenhum e ainda ganhei uns centímetros de bitola. Alinhamento e balanceamento sempre problemas.

Mas vamos ao que interessa mais, que são os efeitos dos freios. Fui pegar o carro agora de manhã e o resultado foi excelente. O carro tá freiando pra valer! Aquela sensação de freio borrachudo já era e se juntar no freio mesmo trava as rodas, coisa impensável antes. Próximo passo será o freio à disco na traseira.

O custo desta adaptação acabou ficando maior devido a questão das rodas e espaçadpres, mas no caso das rodas eu já iria incorrer neste gasto adicional cedo ou tarde. As pinças (seminovas) da Tracker custaram R$ 400,00 o par, os discos de freios (novos) R$ 200,00 o par e as pastilhas novas R$ 50,00 o par também. Espaçadores custaram R$ 400,00 os quatro...:putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz ::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz:

[ ]s
Pablo....
Parabéns pela adaptação deve ter ficado bom mesmo.

Mas uma pergunta:
Freio a disco na traseira não deveria ser a primeira adaptação?? Teoricamente com disco nas quatro os freios melhorariam em muito.

[[]] M@rco

Pablo Toledo
26/09/2009, 23:22
Olá Marco;

Pois é, eu também achava isso. Mas conversando com que fez esta adaptação dos freios à disco no eixo traseiro, todos disseram que na melhor das hipóteses (com o serviço bem feito) a frenagem fical igual. O que melhora 100% é a questão do freio de mão e de não precisar trocar lonas com tanta frequência ao se fazer trilhas com muitos atoleiros. A frenagem mesmo fica igual, até porque o que freia o carro mesmo é o freio dianteiro, que no caso do Vitara tem o conjunto muito fraco (disco pequeno, sólido e com pinça pequena). O freio traseiro só dá uma força e esta ajuda é mais limitada ainda nos nossos carros, pois a tração (4x2) é traseira.

Como eu queria era melhorar a frenagem pra valer, então acabei priorizando fazer o upgrade no dianteiro e o resultado, como já relatei, foi excelente. Pro freio traseiro, a primeira idéia é no já testado e aprovado disco de Vitara 16v com pinça de Kadett ou Golf, mas há também o projeto de jogar o freio de mão pro cardã e eu usar as pinças originais que eu usava no Vitara. O problema é que esta idéia é ainda apenas uma idéia e que precisa de aprimoramentos "teóricos e práticos" para ser viabilizada, mas eu acredito que seria a melhor das opções. Se eu tiver novidades quanto a isto, aviso aqui.

[ ]s

Fernando Assis
27/09/2009, 08:37
Não desequilibrou o carro deixar freios mais fortes na frente e originais na traseira? Tive um gol GL 1.8 Mi que turbinei. Originalmente ele tinha discos sólidos na dianteira. Peguei o sistema de freios de um santana, que tem discos ventilados e de diâmetro maior. Melhorou demaaais, mas o carro passou a "mergulhar" a frente nas frenagens mais fortes. Daí troquei o conjunto de tambor traseiro pelos de uma quantum (também plug&paly) e coloquei válvulas equalizadoras de pressão pros traseiros. Cara, melhora absurda, muito bem equilibrado. Lógico que vitara não é carro de alto desempenho, mas deve melhorar o equilíbrio quando colocar freios melhores na traseira.

Pablo Toledo
27/09/2009, 10:40
Não desequilibrou o carro deixar freios mais fortes na frente e originais na traseira? Tive um gol GL 1.8 Mi que turbinei. Originalmente ele tinha discos sólidos na dianteira. Peguei o sistema de freios de um santana, que tem discos ventilados e de diâmetro maior. Melhorou demaaais, mas o carro passou a "mergulhar" a frente nas frenagens mais fortes. Daí troquei o conjunto de tambor traseiro pelos de uma quantum (também plug&paly) e coloquei válvulas equalizadoras de pressão pros traseiros. Cara, melhora absurda, muito bem equilibrado. Lógico que vitara não é carro de alto desempenho, mas deve melhorar o equilíbrio quando colocar freios melhores na traseira.

Fernando;

É verdade, o carro dá uma mergulhada a mais de frente sim se juntar pra valer o pé no freio (mas só acontece em velocidades mais elevadas) e é por isso mesmo que eu gostaria de colocar os freios originais traseiros à disco do Vitara para dar mais equilíbrio ao conjunto (não que esteja desequilibrado).

Não comentei no meu post anterior mas, se conseguirmos ir em frente com a idéia de jogar o freio de mão pro cardã, usar as pinças do Vitara no eixo traseiro também inclui o uso de uma válvula equalizadora de pressão. Aliás, qual válvula você usava? Até agora só achei uma da Willwood e o preço é salgado.

[ ]s

Fernando Assis
27/09/2009, 14:11
As válvulas equalizadoras de pressão que eu usava eram as originais VW.. A mecânica VW mais antiga (APs) era muito compartilhada. Então os Gols 1.0, 1.6 e 1.8 vinham com freios mais simples com discos sólidos na frente e de menor diâmetro (a partir de anos recentes isso foi resolvido), enquanto o Santana, Quantum, Gol 2.0, Gol 1.0 16V turbo e outros, usavam o mesmo conjunto de freios mais potentes. Como Gol tem traseira mais leve que santana e quantum, originalmente já vem com essas válvulas. O que eu fiz foi adotar o sistema de freios que já existia nos gols mais potentes (2.0 e 1.0 16V turbo), sem adaptações. A melhora foi absurda. Como eu não queria nada mais brutal ou caro como discos traseiros, (era um APzinho 1.8 com 1 bar de pressão e um motorista que conhecia e não abusava dos limites do carro,hehehe) esse upgrade já me atendia muito bem.
Deve achar fácil em qq autopeças. Não sei se atende aos seus propósitos.

Pablo Toledo
27/09/2009, 14:25
As válvulas equalizadoras de pressão que eu usava eram as originais VW.. A mecânica VW mais antiga (APs) era muito compartilhada. Então os Gols 1.0, 1.6 e 1.8 vinham com freios mais simples com discos sólidos na frente e de menor diâmetro (a partir de anos recentes isso foi resolvido), enquanto o Santana, Quantum, Gol 2.0, Gol 1.0 16V turbo e outros, usavam o mesmo conjunto de freios mais potentes. Como Gol tem traseira mais leve que santana e quantum, originalmente já vem com essas válvulas. O que eu fiz foi adotar o sistema de freios que já existia nos gols mais potentes (2.0 e 1.0 16V turbo), sem adaptações. A melhora foi absurda. Como eu não queria nada mais brutal ou caro como discos traseiros, (era um APzinho 1.8 com 1 bar de pressão e um motorista que conhecia e não abusava dos limites do carro,hehehe) esse upgrade já me atendia muito bem.
Deve achar fácil em qq autopeças. Não sei se atende aos seus propósitos.


Ok Fernando, eu tinha entendido outra coisa. Achei que você usava aquelas válvulas que regulam de dentro do carro o percentual de frenagem entre os freios traseiro e dianteiro. É destas que estou falando.

Valeu

fabiano caxias
07/10/2009, 11:54
Coloquei os ranchos na traseira... RS9000.. na regulagem 3.. o bicho ta pulando que nem cabrito...
Ficou bem duro no asfalto, mas basta passar num quebra molas mais rapido que vc sente a porrada... vou diminuir a dureza!
Abraços!


cheguei a colocar tambem os ranchos no meu vitara,mas nem no minimo não parou de pular hehe
ai tirei ,alem de ser pouco curso p mim .
ate tenho eles parados,se alguem quiser...
achoq é do omega suprema trazeiros q uso agora

_____________________
vitara 95
eixos rural
33'' rercapados

Be Trindade
07/10/2009, 11:58
estranho, pq com eles na regulagem mais macia, o carro parece aqueles muscle cars que ficam sacudindo a susp! hahaha
eu uso ele na regulagem 3.. pula pq eu estou com o pneu beeem cheio, pra ver se bebe menos e anda mais (eu sei que eh meio idiota isso)!!
Abs!

Alfredo Stavale
07/10/2009, 12:21
estranho, pq com eles na regulagem mais macia, o carro parece aqueles muscle cars que ficam sacudindo a susp! hahaha
eu uso ele na regulagem 3.. pula pq eu estou com o pneu beeem cheio, pra ver se bebe menos e anda mais (eu sei que eh meio idiota isso)!!
Abs!

muquirana!

Be Trindade
07/10/2009, 12:26
muquirana!


tem que ser!!! o bicho bebe mais do que eu!!
Essa porra deve ta é desregulada...só pode!! bebendo que nem V6!! hahaha será o problme sou eu???

quantos kms os vitaras de vcs estão fazendo?!?

fabiano caxias
07/10/2009, 12:34
tem que ser!!! o bicho bebe mais do que eu!!
Essa porra deve ta é desregulada...só pode!! bebendo que nem V6!! hahaha será o problme sou eu???

quantos kms os vitaras de vcs estão fazendo?!?

sabe q meu jipe ate não é dos mais beberrão?
a pricipio eu nem consigo medir direito por causa dos pneus ,acho q deve mudar muito do original p o 33'' recapado,mas em deslocamentos q sabemos a distancia da p ter uma base , na estrada fiz 9.2
acho otimo somando aos 33'' recapados mais dois bloqueios 100%,um motor 2.0 com carburador 3e da c 20

Alfredo Stavale
07/10/2009, 12:35
tem que ser!!! o bicho bebe mais do que eu!!
Essa porra deve ta é desregulada...só pode!! bebendo que nem V6!! hahaha será o problme sou eu???

quantos kms os vitaras de vcs estão fazendo?!?

hahahahaha
tu tá corrigindo a diferença de kilometragem com pneu maior?

tu tinha um corsa 1.8 né. derrepente tu tá acostumado já a andar pisando e nem percebe.

tá usando quatas lbs nesses pneus?

Be Trindade
07/10/2009, 12:44
O meu na cidade faz 8..no máximo e na cidade uns 7 e qualquer coisa!!

nao muda muita coisa pro pneu original nao... meu original era 215/75/15 nao dá nem 10%...
o corsa fazia no alcool 7 epouco.. comigo...! hehehe
to usando 30 lbs... por isso ta duro pacas.. a calibragem boa eu acho que sejauns 24 por ae!!
abs

vpaguiar
07/10/2009, 12:53
hahahahaha
tu tá corrigindo a diferença de kilometragem com pneu maior?

tu tinha um corsa 1.8 né. derrepente tu tá acostumado já a andar pisando e nem percebe.

tá usando quatas lbs nesses pneus?

Tá aí meu grande dilema!

Tenho um Side com bloqueio LR traseiro, 200 e poucos mil rodados, 2" de suspensão, parachoque de aço perfilado dianteiro e traseiro, estribo, proteções inferiores completa, bagageiro e tudo de proteção que imaginar, que faz na estrada 8km/l, com os michelin ltx/at 215/75/15, sendo que eu soco o pé mesmo, 120~140km/h é normal:parede:, já preguei o ponteiro no 150 inumeras vezes:oops:, mesmo bloqueado, ai quando coloco os MUD 30" pra trilhar dá a mesma coisa!:shock:

Na Cidade dá 6 km/L :putz::putz::putz:

Será que tá com problema?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

vpaguiar
07/10/2009, 12:57
O meu na cidade faz 8..no máximo e na cidade uns 7 e qualquer coisa!!

nao muda muita coisa pro pneu original nao... meu original era 215/75/15 nao dá nem 10%...
o corsa fazia no alcool 7 epouco.. comigo...! hehehe
to usando 30 lbs... por isso ta duro pacas.. a calibragem boa eu acho que sejauns 24 por ae!!
abs

Be

Já fiz diversas comparações e medições, NO MEU CARRO, o melhor conforto benefício foi com 26 lbs, acredito que será no seu também... experimente rodar com esta calibragem!

Vander:concordo:

vpaguiar
07/10/2009, 13:04
DT traseiros - R$235,00 cada
OME dianteiros - R$672,00 cada

Ô X,

Explica aê a vantagem destes amortecedores dianteiros em relação aos originais, porque aqui em BH os tokiko e KYB (kayaba), eu consegui por 480,00 mangos em julho quando saí de férias...

Valeu!:concordo:

Be Trindade
07/10/2009, 13:06
Deve ser mais ou menos isso...vou descer pra 26 e ver no que bicho que da!!
qualquer novidade eu te falo..
Vc mantem essa velocidade em retas néé... uma subidinha qualquer ja faz o meu perder bastante... uma troca de marcha danada!!
Outra coisa.. vc abastece de 250 em 250 kms néé?!??
Abs!!

Joao Baeta
07/10/2009, 13:15
Deve ser mais ou menos isso...vou descer pra 26 e ver no que bicho que da!!
qualquer novidade eu te falo..
Vc mantem essa velocidade em retas néé... uma subidinha qualquer ja faz o meu perder bastante... uma troca de marcha danada!!
Outra coisa.. vc abastece de 250 em 250 kms néé?!??
Abs!!
:arrow:Com vc... faz 150km... pé chumbado!
:mrgreen:

vpaguiar
07/10/2009, 13:55
Deve ser mais ou menos isso...vou descer pra 26 e ver no que bicho que da!!
qualquer novidade eu te falo..
Vc mantem essa velocidade em retas néé... uma subidinha qualquer ja faz o meu perder bastante... uma troca de marcha danada!!
Outra coisa.. vc abastece de 250 em 250 kms néé?!??
Abs!!

Béééé (posso te chamar de bode?! :mrgreen:)

Sacanagens a parte, bom ô Be, os Sides são padrão Europeu os vitaras norte-americanos, portanto tem algumas diferenças nestes aspectos que são um pouco relevantes, por exemplo: os discos de freio são ventilados de diametros um pouco maior, a bitola é ligeiramente maior mais larga, e o tanque de combustivel é de 55l ou seja 40 +15 reserva, a minha autonomia é de 320km com 40 litros, não consigo fazer mais que 8/l nem fudend..., quanto ao rendimento isto não tem jeito, nas subidadas o carro perde velocidade pra caralho mesmo, mas veja bem:

Este motor da suzuki é bem retrogrado em termos de tecnologia, o meu é 92, então mantenho ele em alto giro, rotações elevadas mesmo, antes achava que isso iria aumenter demais o consumo mas isso não aconteceu, portanto, nas decidas e retas mantenho ele sempre de 4 a 4,5k de giro, começou a subir ele perde velocidade mesmo, então a 3mil giros pode enfiar uma 4 que ele vai 3,5~3,6 mil giros e você rompe ate o final do morro sem problema, não pode é ninguem entrar na sua frente porque se perder velocidade aí já era mesmo!

Uma coisa que preciso verificar e que o meu motor esta rodando mais frio que o normal(temperatura) isso aumenta o consumo também...

Verifique sempre o seu oleo, o meu baixa em media 1l a cada 2.000 km!

no mais tendo agua, oloe e di$$$posição, faça como meu amigo o "CAVALO BRANCO" vulgo Walter e Enche o pé!

Estou Rodando em media, 800km por semana no meu!

É isso aí!:mrgreen:

Vander

Outra coisa importante: Eu não uso pneu recapado nem fudendo, portanto: cada carro é um carro!

Supercharger
07/10/2009, 14:00
Este motor da suzuki é bem retrogrado em termos de tecnologia, o meu é 92, então mantenho ele em alto giro, rotações elevadas mesmo

Não tem nada de retrógrado nisso. Este motor é 1.6 16v. Todo 16v tem pouco torque em baixas rotações, e sendo pequeno (1.6) não tem milagre.

Be Trindade
07/10/2009, 14:05
Béééé (posso te chamar de bode?! :mrgreen:)

Sacanagens a parte, bom ô Be, os Sides são padrão Europeu os vitaras norte-americanos, portanto tem algumas diferenças nestes aspectos que são um pouco relevantes, por exemplo: os discos de freio são ventilados de diametros um pouco maior, a bitola é ligeiramente maior mais larga, e o tanque de combustivel é de 55l ou seja 40 +15 reserva, a minha autonomia é de 320km com 40 litros, não consigo fazer mais que 8/l nem fudend..., quanto ao rendimento isto não tem jeito, nas subidadas o carro perde velocidade pra caralho mesmo, mas veja bem:

Este motor da suzuki é bem retrogrado em termos de tecnologia, o meu é 92, então mantenho ele em alto giro, rotações elevadas mesmo, antes achava que isso iria aumenter demais o consumo mas isso não aconteceu, portanto, nas decidas e retas mantenho ele sempre de 4 a 4,5k de giro, começou a subir ele perde velocidade mesmo, então a 3mil giros pode enfiar uma 4 que ele vai 3,5~3,6 mil giros e você rompe ate o final do morro sem problema, não pode é ninguem entrar na sua frente porque se perder velocidade aí já era mesmo!

Uma coisa que preciso verificar e que o meu motor esta rodando mais frio que o normal(temperatura) isso aumenta o consumo também...

Verifique sempre o seu oleo, o meu baixa em media 1l a cada 2.000 km!

no mais tendo agua, oloe e di$$$posição, faça como meu amigo o "CAVALO BRANCO" vulgo Walter e Enche o pé!

Estou Rodando em media, 800km por semana no meu!

É isso aí!:mrgreen:

Vander

Outra coisa importante: Eu não uso pneu recapado nem fudendo, portanto: cada carro é um carro!
Eu ja uso essa tática do encher o pé a muito tempo... mas dps do vitara eu tentei mudar um pouco... passei a andar a 90tinha... mas vamos testar essa sua tática de andar com o motor sempre cheio! hahaha!! vamos ver no que bicho que da (vai que pode ser um bode..:mrgreen::mrgreen:)

eu pensei em colocar o tanque do side no vitara.. mas ja me vetaram logo de cara!:parede::parede:

eu fiz uma vez andando na cidade (50 de casa ate o trabalho e vice versa) 8,58 sem ajustar o hodometro! dps dessa.. nunca mais!!
e eu uso pneu recapado! :parede:
Abraços do bode...ops. Bê!

Alexandre X
07/10/2009, 14:41
Vc ta querendo comparar coisas diferentes:
1 amortecedor destinado a reposicao para o uso standard da viatura x 1 amortecedor de aftermarket para offroad.
1 amortecedor com tamanho standard x amortecedor mais longo
1 amortecedor que no mercado internacional custa US$60 e o outro US$150


Ô X,

Explica aê a vantagem destes amortecedores dianteiros em relação aos originais, porque aqui em BH os tokiko e KYB (kayaba), eu consegui por 480,00 mangos em julho quando saí de férias...

Valeu!:concordo:

marcobacalhau
07/10/2009, 18:07
Consumo:
Tubarão faz 7,5 na cidade 6,0 na trilha.
Normal do Vitara 7 ou 8 no máximo 9km/l
(acelero mesmo, estilo Wartim, encho o pé pra pegar embalo:mrgreen:)

Mas 120,140km/h na estrada.:stop:
Vander isto (no tubarão) seria suicídio.
Pneus, suspensão, adaptações, etc, etc
Nada ali está original para rodar nesta velocidade.
E mais....... se você parar para pensar no tanto que as peças sofrem nas trilhas.
Muitas delas podem estar prestes a quebrar e isto a 140km/h é saco mesmo.

Para com isto.

Estrada no máximo 80/90 (e ainda me falam que eu corro muito :oops:).

Óleo:
Baixar 1L a cada 2mil km????
O meu não baixa nada.


[[]] M@rco

Alfredo Stavale
07/10/2009, 18:26
poxa, deve ter uma poça de oleo na garagem da sua casa...1L a cada 2mil km é muito até pra motor turbinado.
dá um check nisso ai!
tambem só dessa turma ai! pé em baixo nas descida pra pegar embalo pras subidas....

Hoower Butão
19/10/2009, 11:49
Alguém sabe qual é o peso da roda de ferro 15x7 da F1000? Queria comparar com a Mangels Kombat de liga na mesma medida (essa aí pesa 15kg).

vpaguiar
22/10/2009, 10:55
Consumo:
Tubarão faz 7,5 na cidade 6,0 na trilha.
Normal do Vitara 7 ou 8 no máximo 9km/l
(acelero mesmo, estilo Wartim, encho o pé pra pegar embalo:mrgreen:)

Mas 120,140km/h na estrada.:stop:
Vander isto (no tubarão) seria suicídio.
Pneus, suspensão, adaptações, etc, etc
Nada ali está original para rodar nesta velocidade.
E mais....... se você parar para pensar no tanto que as peças sofrem nas trilhas.
Muitas delas podem estar prestes a quebrar e isto a 140km/h é saco mesmo.

Para com isto.

Estrada no máximo 80/90 (e ainda me falam que eu corro muito :oops:).

Óleo:
Baixar 1L a cada 2mil km????
O meu não baixa nada.


[[]] M@rco

É marcão,

Sei que muita velocidade é foda mesmo, mas é como eu disse, cada carro é um carro... no meu caso eu refiz toda a suspensão, freios e e a parte de direção, verifiquei tudo e não fiz nenhuma trilha depois disso, portanto sei que neste aspecto o risco de quebra esta mais "controlado".

Percebi uma coisa muito interesante ao rodar com estas velocidades:

1º - parece que ouve uma descarbonização e limpeza dos bicos de injeção, com o aumento do fluxo e volume de combustivel no sistema, lembrando que só uso gasolina aditivada.

2º percebi uma melhora no rendimento do carro em termos de velocidade(não de consumo), o carro que apresentava uma pequena oscilação de rotação em marcha lenta, desapareceu! Uma outra coisa que acredito que foi em função desta descarbonização também era um problema que ele tinha quando viajava em pequenas distancias, depois de um certo periodo entre 30 a 50 min que estava rodando, a marcha lenta caia de 800 rotações para 200 quando colocava em ponto-morto, deixei o carro com o Edmur mais de uma semana e ele não descobriu o que era, isso sumiu depois de rodar em alta velocidade(acima de 110km e média de 100km/h uma viajem de 450km) por um periodo relativamente alto e constante, o que indica que possa ser algum tippo de sujeira, não sei.

Uma dica para quem vai viajar com a viatura, usem gas aditivada com maior octanagem ou usem a gasolina comum com aditivo de boa qualidade, mas usem quando for consumir todo o combustivel porque o aditivo nada mais é do que um tipo de detergente, e sendo assim ele pode remover placas coladas no sistema causando entupimento.

Mas as minha velocidades normais na estrada são mesmo entre 100 e 110 km/h... quanto ao óleo o meu baixa mesmo, não tenho nada de poça na garagem, ele é todo queimado. Nunca abriu o motor comigo, é um carro 92 com 210.000km rodados, e segundo o Edmur (assumidade Suzuki) não tenho que me preocupar, então bola pra frente!

A proposito sabadim deve rolar ovo cozido + escorrega, depois desta chuva:pensativo::dance: quem topa?! 09:00 no plínio! contatos por MP pro Fabil!

Hoower Butão
04/11/2009, 16:58
Alguém sabe qual é o peso da roda de ferro 15x7 da F1000? Queria comparar com a Mangels Kombat de liga na mesma medida (essa aí pesa 15kg).

?????... Pesei minha roda, deu 13,9kg. :pensativo: Mais leve do q eu pensava, então é o conjunto roda+pneu q tá pesado bragarái.

fabiano caxias
04/11/2009, 23:36
Esse topico ta mais pra rele de acendedor de cigarro do que preparando vitara pra trilhas pesadas... por favor
_________________
vitara
eixos rural
ap 2.0
33'' recapados

machmar
04/11/2009, 23:48
Amigos,

Coloquei o calço de 2" na suspensão, além do calço da carroceria de 1", estou com um pneu mamute 235/75/15, mas meu carro esta socando quando caio em alguns buracos... Antes de levantar a suspensão ele nao fazia nada. Alguêm pode me ajudar no que devo fazer???/ Será que tenho que trocar o amortecedor???? Alguêm sabe de que carro eu posso colocar para melhorar esta parte???

Obrigado

Marcelo Cruz

fabiano caxias
05/11/2009, 00:14
Colocou calço no amortecedor tambem p compençar o da suspenção?
Quando eu esava sistema de eixos originais aconteceu isso,ai coloquei um calço p compençar o amortecedor na epoca e resolveu o problema,eu acho hehe

_______________
vitara 95
ap2.0
eixos rural
tcase willys
33’’ recapados
E dele 100%
_______________
F75 em breve 4.9
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano parte 02[/URL]
http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar (http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar)

luiztacco
05/11/2009, 08:24
Amigos,

Coloquei o calço de 2" na suspensão, além do calço da carroceria de 1", estou com um pneu mamute 235/75/15, mas meu carro esta socando quando caio em alguns buracos... Antes de levantar a suspensão ele nao fazia nada. Alguêm pode me ajudar no que devo fazer???/ Será que tenho que trocar o amortecedor???? Alguêm sabe de que carro eu posso colocar para melhorar esta parte???

Obrigado

Marcelo Cruz

Tem que trocar os amortecedores traseiros pelos do Omega Suprema.

Hoower Butão
06/11/2009, 01:02
Esse topico ta mais pra rele de acendedor de cigarro do que preparando vitara pra trilhas pesadas... por favor
_________________
vitara
eixos rural
ap 2.0
33'' recapados

Saquei seu comment não, amigo... Eu criei este tópico, e a partir dele preparei meu Vitara, q hj tá monstro. Hj nem tenho muito a acrescentar mesmo, somente dúvidas "menores" - mas pertinentes pra quem pratica off-road pesado, q na minha opinião vai muito além de enfiar jipe em atoleiro.

No mais, passando por BH faça contato pra marcarmos uma Galopeira. Boa oportunidade para testar sua viatura onde realmente será exigida.

PS: Aqui em BH tem muita gente interessada em fazer um SAS no Vitara. Pq vc não detalha sua preparação e os custos envolvidos aqui no tópico? Certamente dará uma boa animada nas discussões.

[]s

mir000
06/11/2009, 08:42
Pra quem quer ($$$ e pode $$$) fazer um upgrade master nos Vitaras... Tem uma mosca branca nos classificados...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65723 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65723)

[s]

fabiano caxias
06/11/2009, 09:41
Saquei seu comment não, amigo... Eu criei este tópico, e a partir dele preparei meu Vitara, q hj tá monstro. Hj nem tenho muito a acrescentar mesmo, somente dúvidas "menores" - mas pertinentes pra quem pratica off-road pesado, q na minha opinião vai muito além de enfiar jipe em atoleiro.

No mais, passando por BH faça contato pra marcarmos uma Galopeira. Boa oportunidade para testar sua viatura onde realmente será exigida.

PS: Aqui em BH tem muita gente interessada em fazer um SAS no Vitara. Pq vc não detalha sua preparação e os custos envolvidos aqui no tópico? Certamente dará uma boa animada nas discussões.

[]s


1 Calma amigão,não to duvidando da masculinidade do seu vitarinha,desculpa ai se te ofendi

2 No mais ,claro q é dificil eu chegar ai p fazermos algo mas quem sabe né

3 Quanto a detalhes do meu jipe pode procurar no forum q ja tem ate demais ,tipo nesse mesmo topico na pagina 135 +-,ou no frota brasil,e se tiver mais alguma duvida é so perguntar :concordo:

______________
vitara 95
ap 2.0
eixos rural
33'' recapados
____
f75 4.9 a caminho

machmar
06/11/2009, 09:52
Tem que trocar os amortecedores traseiros pelos do Omega Suprema.


Obrigado pela dica do amortecedor traseiro... O dianterio será que alguêm tem alguma dica????? O kit já vem com o prolongador para o amortecedor, mas acho que nao resolveu. Será que alguêm tem alguma dica para o dianteiro????
Abraços e Obrigado
Marcelo

Hoower Butão
06/11/2009, 10:19
1 Calma amigão,não to duvidando da masculinidade do seu vitarinha,desculpa ai se te ofendi

2 No mais ,claro q é dificil eu chegar ai p fazermos algo mas quem sabe né

3 Quanto a detalhes do meu jipe pode procurar no forum q ja tem ate demais ,tipo nesse mesmo topico na pagina 135 +-,ou no frota brasil,e se tiver mais alguma duvida é so perguntar :concordo:

______________
vitara 95
ap 2.0
eixos rural
33'' recapados
____
f75 4.9 a caminho


Fabiano,

Vc tem os custos da instalação dos eixos rígidos? O q vc achou da inclinação lateral, q é um dos grandes trunfos do Vitara, após a modificação?

fabiano caxias
06/11/2009, 11:21
Eixo rigido em vitara sempre vai ser assunto p discuções estenças.
O custo tambem acho q vai depender de cada região e do tipo de eixo usado.
Eu coloquei os de rural por q aqui é muito barato comparando com os de troller ou toyota por exemplo.
Fiz com o auxilho de meu mecanico nas horas vagas e saiu praticamente o custo das peças e alguns xs e cervejas hehe
Se ele fosse fazer ,vai tranquilamente de 6000,00 a 8000,00 de mão de obra,pois ele nem faz isso pra terceiro se não for como ele qué,pois tem q tirar a lata de cima e cintar todo o chassi ,montar toda suspenção e tal .... vai longe,me ajudou na base de como eu queria pq não envolve garantia comigo,nem se quer eu tirei a lata,em duas semanas ja tava andando.
Estou muito satisfeito,pra um vitara ele é bom,so não gosto e nunca gostei do tal motor ap,mas na epoca me falaram q era o certo pro vitara,talves por não saberem q eu ia pros 33'' recapados e bloqueios,se fosse começar a troca de motor hj eu com certeza estava com um 6cc nele.

Adiciona la e conversamos mais sobre isso
fabianosupremacar@hotmail.com

_________

Morcego
06/11/2009, 14:01
Fabiano,

Esquenta não, o Hoower fica perguntando sobre SAS só de curiosidade, o Vitara dele é só para passeios e estradão, pelo nome "Xodozim" , ja se tem ideia do uso.:mrgreen:

vpaguiar
06/11/2009, 19:27
Fabiano,

Esquenta não, o Hoower fica perguntando sobre SAS só de curiosidade, o Vitara dele é só para passeios e estradão, pelo nome "Xodozim" , ja se tem ideia do uso.:mrgreen:

hihihi, a discordia esta rolando solta no ar!:pipoca::pipoca::pipoca:

:concordo:

Morcego
07/11/2009, 16:43
hihihi, a discordia esta rolando solta no ar!:pipoca::pipoca::pipoca:

:concordo:


E o seu é de garagem !:twisted:

vpaguiar
09/11/2009, 10:16
?????... Pesei minha roda, deu 13,9kg. :pensativo: Mais leve do q eu pensava, então é o conjunto roda+pneu q tá pesado bragarái.

Ô Fiofózão, :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Me fala aí o porque desta preocupação butônica:lol: com o peso das rodas com os pneus?! :pensativo::pensativo::pensativo:

Como uso os da Toyota Land Cruiser (pesada demais!) se for algum problema talvez eu possa te ajudar em alguma coisa, ou vice-versa:lol::lol::lol::concordo:!

T+

vpaguiar
09/11/2009, 10:25
E o seu é de garagem !:twisted:

Vô falá nada não, vejam o que esta reportagem fala, só um trechinho: :twisted::twisted::twisted:

"- Evite brincar com morcegos ou provocar o animal; ..." Sartei de banda!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=7833/noticia_interna.shtml (http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=7833/noticia_interna.shtml)

Hoower Butão
09/11/2009, 11:06
Fabiano,

Esquenta não, o Hoower fica perguntando sobre SAS só de curiosidade, o Vitara dele é só para passeios e estradão, pelo nome "Xodozim" , ja se tem ideia do uso.:mrgreen:

Além de ser semeador, agora é jipeiro aposentado! :odedo::odedo::odedo::odedo:

Vander / Fabiano, a preocupação com o peso das rodas é pelo risco de quebras (homocinéticas / semi-eixos). Tenho presenciado algumas quebras de colegas nas trilhas e a preocupação com isso é geral. Outra possibilidade é a montagem de pneus 31". :concordo:

[]s

vpaguiar
09/11/2009, 11:14
Além de ser semeador, agora é jipeiro aposentado! :odedo::odedo::odedo::odedo:

Vander, a preocupação com o peso das rodas é pelo risco de quebras (homocinéticas / semi-eixos). Tenho presenciado algumas quebras de colegas nas trilhas e a preocupação com isso é geral. Outra possibilidade é a montagem de pneus 31". :concordo:

[]s

Cara, não tinha pensado que haveria uma relação direta entre o peso das rodas e as quebras de homo, realmente não consigo ver uma relação direta neste sentido! Pode falar um pouco desta relação?:pensativo::pipoca:

As minhas são 15x7,5 e achei que ficaram excelentes!!! :concordo:

Fui!:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas imagens\Rodas 15X7,5 - 01.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas imagens\Rodas 15X7,5 - 02.jpg

vpaguiar
09/11/2009, 11:29
Cara, não tinha pensado que haveria uma relação direta entre o peso das rodas e as quebras de homo, realmente não consigo ver uma relação direta neste sentido! Pode falar um pouco desta relação?:pensativo::pipoca:

As minhas são 15x7,5 e achei que ficaram excelentes!!! :concordo:

Fui!:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas imagens\Rodas 15X7,5 - 01.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas imagens\Rodas 15X7,5 - 02.jpg

Segue as foos:

fabiano caxias
09/11/2009, 11:41
Que pressão esse topico
Na verdade a quebra da omocinetica dos vitaras de voces (q o meu não tem) não se da porque a roda pesa 13 ou 20 kilos e sim pelo tipo de pneu q se usa nesse conjunto todo,somando ao peso do pe do motorista.Andei um ano com pneus 265/75/16 no eixo original com mesmo modelo de recapage q uso hj com eixos de rural e nunca quebrei uma gaiola de omocinetica,mas ponta de eixo....

trilha doida
09/11/2009, 12:28
Oi Fabiano!!! Já que ta faltando motor para empurrar seu vitara...
Vc já pensou na hipótese de botar uma turbina pequena que enche rápido,,, só para aumentar o torque deste motor ap??? é que ai vc continuaria com um conjunto leve, e ñ teria que mexer nas suspensão dianteira... afinal peso baixo na viatura é bem importante nas trilhas...

Agora difícil é segurar o pé em carro turbo...pois aquele barulho da bixinha enchendo e espirrando instiga muito a acelerar sem dó nem piedade...!!! heheeh!!!

==========----
TRILHADOIDA
side5portas-em-construção...ap2.0, +2+2=31

fabiano caxias
09/11/2009, 13:03
Opa tche Trilha doida tudo tranquilito?
Ja pensei na turbina mas não ficaria dentro do q eu quero.
Primeiro pelo fato q vc mesmo falou,acelerar pouco com uma turbina é dificil hehe
segundo q tem umas duas tres trilhas aqui de alagados enormes e volta e meia se fica um bom tempo atolado e por mais isolado q seja não é facil com a tal da agua e uma turbina é mais um problema pra cuidar...
mas continuaria leve mesmo,isso não a duvidas.
Não q eu me preocupe com um pezinho extra ppois estou montando uma f75 com mecanica 4.9 hehe
____________
vitara
eixos rural
33'' recapados

Hoower Butão
09/11/2009, 14:33
Cara, não tinha pensado que haveria uma relação direta entre o peso das rodas e as quebras de homo, realmente não consigo ver uma relação direta neste sentido! Pode falar um pouco desta relação?:pensativo::pipoca:

As minhas são 15x7,5 e achei que ficaram excelentes!!! :concordo:

Fui!:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas imagens\Rodas 15X7,5 - 01.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/C:\Documents and Settings\usuario\Meus documentos\Minhas imagens\Rodas 15X7,5 - 02.jpg

Quanto maior o peso do conjunto roda-pneu, maior o esforço sobre as homos. A medida de sua roda (a mesma da minha) é a adequada para pneus 23575R15 / 30x9,5R15. O peso varia conforme o material e o desenho da roda.

Um conjunto mais pesado p.ex. na subida da Geladeira (um degrau de pedra "light" na Tapete Branco) aumenta o risco de uma quebra.

vpaguiar
09/11/2009, 16:09
Quanto maior o peso do conjunto roda-pneu, maior o esforço sobre as homos. A medida de sua roda (a mesma da minha) é a adequada para pneus 23575R15 / 30x9,5R15. O peso varia conforme o material e o desenho da roda.

Um conjunto mais pesado p.ex. na subida da Geladeira (um degrau de pedra "light" na Tapete Branco) aumenta o risco de uma quebra.

Saquei, faz sentindo!!!:mrgreen:

Com certeza, as minhas rodas(5mm de aço) são bem mais pesadas que as suas, portanto ainda corro risco maior!

Que tal fazermos Morro da Skol (pista do meio) da manhã e perdidas subindo speedway e o cotovelo no sabado?!:concordo:

Morcego
09/11/2009, 18:54
Vô falá nada não, vejam o que esta reportagem fala, só um trechinho: :twisted::twisted::twisted:

"- Evite brincar com morcegos ou provocar o animal; ..." Sartei de banda!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=7833/noticia_interna.shtml (http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=7833/noticia_interna.shtml)


KKKKKKKKKKKKK,

Evite brincadeiras com Morcego.:lol:


Eu concordo com o Fabiano, as quebras das homocineticas tem mais relação com o desenho do pneu que com o peso.
Quanto mais agressivo os pneus, mais chances de quebras, principalmente quem não dosa o pezinho.

Hoower Butão
10/11/2009, 17:52
KKKKKKKKKKKKK,

Evite brincadeiras com Morcego.:lol:

Eu concordo com o Fabiano, as quebras das homocineticas tem mais relação com o desenho do pneu que com o peso.
Quanto mais agressivo os pneus, mais chances de quebras, principalmente quem não dosa o pezinho.

Tem a ver apenas e tão somente com o esforço sobre elas. Esforço q pode ser consequência de:
- um conjunto roda-pneu mais pesado,
- sim, um desenho de maior grip,
- uma pancada tracionando - acho q deve ser a maior causa nas trilhas daqui, sobretudo se a roda estiver esterçada,
- etc, etc.

Óbvio q dosando o pé, o risco é menor. Por isso um carro bloqueado e/ou com redução da t-case sofre "menas". :concordo:

leodinossauro
10/11/2009, 23:58
E aí galera mal intencionada ! :twisted:

Tenho o prazer de informar que meu Vitara Preto Velho está inscrito no Calango Trophy 2009 ! Um belo evento trial/resistência com quase 72 horas de duração feito aqui no Distrito Federal anualmente.

É o único Vitara inscrito, e 1 dos 2 Suzukis na competição ( o outro é o Samukong, do Nathanael, antigo Samucaco - motor V6 eixos dana etc ). O resto é "jipão" ( engesa armado até os dentes etc ). Meu companheiro de equipe é um Willys diesel que obviamente não poderei cintar. Estou no cagaço porque é minha primeira vez e não quero ver meu companheiro vitara ser detonado.

Seguinte moçada: estou rodando com um jogo Mud 31" General Graber que peguei com um bom preço num negócio. Eu nunca fui fã de pneu largão e MUD, ainda mais nas homocinéticas do Vitara. Na hora do pau e com lama até os dentes acho que quem resolve são os recapados, já tive 3k no meu antigo Jimny e era 10.

Uma opinião dos vitareiros e demais: sigo em frente com as bolachas ou largo mão e já parto para os geninho ou 3k ? Em erosões sei que esses Mud resolvem, inclusive já testei. Mas e em bosteiro e subidas lamacentas empura o Vitara ? Lembrando que to com X-Craw e bloqueio traseiro.

Pelas fotos do Morcego vi que a galera em BH não tem tido necessidade de exagerar em pneus agressivos.


Abraço e logo volto nas trilhas mineiras com o Vitara agora com o upgrade Vitouro hehe! Morcego: vou colar o cabo da bobina dessa vez!

Léo Gazzola

Brasília - DF

fabiano caxias
11/11/2009, 00:15
Cara...boa sorte ai na prova
Os pneus depende do tipo de trilha q vc faz mais ,aqui em nossa região q tem de tudo um pouco,sem pneus agrecivos não tem como,ainda mais em subidão de barro ,um mud e nada é a mesma coisa independente de bloqueio e tamanho de pneu
_______________
vitara 95
ap2.0
eixos rural
tcase willys
33’’ recapados
E dele 100%
_______________
F75 em breve 4.9
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano parte 02[/URL]
http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar (http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar)

trilha doida
11/11/2009, 01:41
Meu pitaco hehehe!
Dinossauro...Vc vai ter que analisar bem o percurso...
Se tiver pouca lama o mud vai bem... mais se tiver lama com subida ou muita lama, ai ferrou...
Se tiver muitos lugares de velocidade acima de 60, seria legal usar pneus menores que os 31...
Enfim... a de se estudar o percurso... e principalmente só ter o pé pesado nos lugares certos para evitar quebras...
Boa sorte... e depois não deixe de relatar o acontecido...

==========----
TRILHADOIDA
side5portas-em-construção...ap2.0, +2+2=31

Juliano Nitsch
11/11/2009, 22:24
Opa tche Trilha doida tudo tranquilito?
Ja pensei na turbina mas não ficaria dentro do q eu quero.
Primeiro pelo fato q vc mesmo falou,acelerar pouco com uma turbina é dificil hehe
segundo q tem umas duas tres trilhas aqui de alagados enormes e volta e meia se fica um bom tempo atolado e por mais isolado q seja não é facil com a tal da agua e uma turbina é mais um problema pra cuidar...
mas continuaria leve mesmo,isso não a duvidas.
Não q eu me preocupe com um pezinho extra ppois estou montando uma f75 com mecanica 4.9 hehe
____________
vitara
eixos rural
33'' recapados

Fala Fabiano...

Que relação de diferencial vc tá usando nos eixos ? Para compensar esta "falta" de motor, vc pode reduzir mais a relação que esta usando, oque não é nem um pouco complicado e nem caro. Agora se jé estiver com relação curta complicou...

Até mais.

fabiano caxias
11/11/2009, 22:35
Opa tche,tudo beleza?
Cara ate não me falta motor,mas não sobra hehe
A relação ja é a 8x43,tem a 9x53 se não me engano,mas sem chanse de usar pois é muito fraca,mas vai sem extresse ,ate a chegada da f75 4.9

_______________
vitara 95
ap2.0
eixos rural
tcase willys
33’’ recapados
E dele 100%
_______________
F75 em breve 4.9
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano[/URL]

Juliano Nitsch
11/11/2009, 22:39
Tá certo... rsrsrs, aí vc vai descontar tudo na F75 né... rsrsrsr

Té mais...

leodinossauro
11/11/2009, 23:40
Galera, o Calango é uma competição Trial. Por exemplo: não tem nem trechos como o vídeo do fabiano caxias. 60km/h só se for no deslocamento até a prova ;). O pico deve ser 10 km/h hehe.
Segue versoes passadas :

YouTube - Calango Trophy 2005

Recapado é show,

A dúvida é se já passaram raiva com pneu mud no vitara ou costumar quebrar o galho.

Valeu



Meu pitaco hehehe!
Dinossauro...Vc vai ter que analisar bem o percurso...
Se tiver pouca lama o mud vai bem... mais se tiver lama com subida ou muita lama, ai ferrou...
Se tiver muitos lugares de velocidade acima de 60, seria legal usar pneus menores que os 31...
Enfim... a de se estudar o percurso... e principalmente só ter o pé pesado nos lugares certos para evitar quebras...
Boa sorte... e depois não deixe de relatar o acontecido...

==========----
TRILHADOIDA
side5portas-em-construção...ap2.0, +2+2=31

trilha doida
12/11/2009, 01:20
Puts!!!... cenas fortes no vídeo... acho que mud é pouco...eu iria de recapados...

==========----
TRILHADOIDA
side5portas-em-construção...ap2.0, +2+2=31

mir000
12/11/2009, 09:19
Léo!

No Samuca coloquei VJ900 225/70R15... Ele tem uns 730mm de diâmetro, o que dá pouco mais de 29" (praticamente a altura = 235/75R15 novo).

Um 225/75 ou 235/75 deve ficar bom no Vitara (Deve ficar entre 30" e 31")... Esse recape da Vipal tem 21mm de gomo. Eu to gostando... Uso diariamente e gostei deles na trilha, apesar que não testei com muita lama...

Rodam macio no asfalto e fazem muito menos barulho do que esperava e parecem que duram bastante também... Enfim, estou gostando!

Comprei na Maneco, mas aqui mesmo no fórum tem o Marisco e o Kondz que vendem...

PS: Eles são até parecidos, mas o Papa barro da Geninho tem, se não me engano, 14mm de gomo... São bem mais baratos, mas não quis arriscar...

[s]

mauricioalan32
03/02/2010, 15:29
Estou postando um video meu com Pneu 31" com recapagem mais agressiva... p barro mesmo ele ainda é meio pequeno...


http://www.youtube.com/watch?v=8mMGaBkMIcg

trilha doida
03/02/2010, 18:49
Oi amigo mauricioalan32 !!! vc poderia tirar umas duvidas minhas ???

É q Acabei de botar pneus 31 em um side 5 portas ...+ ele ainda não esta andando pois ainda estou a pendurando o motor AP...

me parece que existe alguns tipos de amortecedor para a suprema... o que vc ta usando, é que marca, e qual modelo ???

to perguntando isto por que existe relatos de viaturas com estes amortecedores de suprema, que ficou confortável de se andar e outros duros...
procurando em lojas locais daqui do ES...achei dois tipos para a suprema, cofap a gás e sem gás...hehehe!
geralmente a gás é mais firme...

vc esta usando, espaçador do cardan, e da balança traseira ???

vc esta usando algum espaçador nas rodas ??? pega em alguma coisa os pneus ???

como fez para ajustar os pára-choques ???

e parabéns pelo seu vitara!!!
abraços...
=======+=
... TRILHA DOIDA.
side 5portas...AP 1.8, 2+2=31 em construção...

mauricioalan32
03/02/2010, 21:10
Aí trilha doida... entao, eu uso os amortecedores traseiros da Omega Suprema pressurizados a gás, é o modelo Gold Gas Premium da Monroe... o meu ficou mais firme p andar, diminuindo aquela tradicional rebolada q dava... gostei bastante da robustez, alem de ganhar mais curso... o espaçador de cardan ainda nao tenho, encomendei ele com o Rodrigo Portugal da RC4x4 junto com os de calços de carroceria de 3", parachoques + barra de proteçao lateral, tudo sob medida para os calços + suporte para baixar o diferencial dianteiro, mas ate agora nao ficaram prontos... encomendei tmbm um jogo de molas com 1" a mais na Alternativa 4x4... qnto as rodas, as originais de ferro sem espacador algum, assim ele nao chega a enroscar em nada, mas qndo instalar os calços de carroça eu vou trocar as rodas pelas daytona 8" offset -25, pois como só tenho calços de suspensao de 2" na dianteira e de 3" na traseira, acredito que nao caiba o conjunto roda 8" + pneu 31" recapado... tenho ja instalado tmbm o calço na bandeja wishborne e a travessa reforçada de cambio by RC4x4...
Nesse vídeo eu ainda estava sem a X-crawler e sem o bloqueio...
Abrass!!

mauricioalan32
03/02/2010, 21:35
Esqueci de postar uma foto dos pneus...

Fernando Lemos
12/02/2010, 20:10
Alguém teria sugestões para deixar o Vitara mais apto para trilhas pesadas? :pensativo:
As únicas modificações que fiz no meu foram as básicas: Para-choques tubulares, proteções inferiores e calços de 1" na suspensão. Os pneus atuais são mistos: 215/75R15 Michelin LTX A/T, certamente os melhores mistos do mercado.
Pensei talvez em instalar um bloqueio de diferencial. Tb sei de gente que coloca até roda-livre manual, mas não sei até que ponto isso vai realmente valer a pena, falando em termos de custo x benefício.
Tb seria legal algo para aumentar mais a altura do solo (sem ser calços na suspensão), um grande "calcanhar de Aquiles" do Vitara, mas não tenho idéia do que procurar.
Agradeço pelas dicas.
Abs ;-)

Buenas, tchê,
O meu vitara 3p eu coloquei a roda livre da AVM e acho que ficou bem melhor, visto que o sistema original é bom quando o carro é novo, mas pra mim que faço trilha com bastante atoleiros o sistema manual é mais confiável. Abraços !

vpaguiar
24/02/2010, 13:20
Pessoal,

Vou falar uma coisa séria agora: Verificação Urgente - Calço da bandeja :evil::evil::evil::evil::evil:

Ontem aconteceu uma coisa com meu carro, o Darkside (Sidekick), que me deixou bastante preocupado:stop: e assustado:shock:, o que me fez vir a postar esta mensagem aqui no forum, dado a relevância do fato, o que aconteceu foi que o calço existente na bandeja simplesmente se soltou da bandeja do carro, para ser mais exato e poderem se localizar proximo ao pivô!:parede::parede::parede:

A minha sorte é que eu estava de em baixa velocidade, porque o carro ficou totalmente sem o apoio principal, a carroceria ficou jogando para os lados, para vocês terem idéia da dimensão do perigo, as rodas traseiras, uma ficou totalmente dentro da caixa de roda e a outra ficou totalmente pra fora do carro!:shock::shock::shock:

PQP, passei o maior aperto porque você fica totalmente sem controle, com o carro pulando igual um cabrito, quase capotei a 40km/h, na Pe. Pedro Pinto, em venda nova.

Acho que todos que estão com estas modificações deveriam verificar mais atentamente a sua fixação, pois em janeiro, quando quebrei o diferencial, tinha solicitado a oficina para verificar as adaptações e apertar tudo e mesmo assim ainda ocorreu este fato!!! pode ter sido coincidência de fadiga das peças de fixação, mas pode ter sido outra coisa também!

De qualquer forma acho que não custa verificar e ver se as adaptações estão em dia, penso eu que o que esta sendo uado para fixar está errado, subdimensionado para e real necessidade que temos no sentido de imprimir força e torção!:pensativo::pensativo::pensativo: Segurança acima de tudo, não é?!:concordo:

Meu carro está no estaleiro e vou verificar ainda se houve algum prejuizo da balança ou mesmo do pivô, porque torceu tudo pra cima!:pipoca::pipoca:

Abraço a todos:concordo:

Vander

mauricioalan32
24/02/2010, 17:19
Vander... seu Vitara tem os calços de tencil? No meu eu tenho 4 buchas de aço e 4 parafusos de aço tmbm.. vou dar uma verificada tmbm.. abrasss

Rangel4x4
26/02/2010, 09:02
Aê moçada,
Tenho um Willys 64 e estou a procura de uma viatura mais versátil ki eu possa viajar para encontros e trilhas ai na região de Bh.
É claro ki essa viatura vai ser um Vitara e esse tópico caiu como uma luva, estou acompanhado tudo e aprendendo muito.
Se alguém souber de um Vitarinha no jeito me dê a dica.
Abraços a todos.

vpaguiar
02/03/2010, 11:01
Vander... seu Vitara tem os calços de tencil? No meu eu tenho 4 buchas de aço e 4 parafusos de aço tmbm.. vou dar uma verificada tmbm.. abrasss

Bão Moçada,

É o seguinte, primeiro mauricio, o que uso é tarugo e foi o Fabiano que fez, Bucha é fumo troca essa merda e põe o trem direito aí porque cê tá correndo um risco do cacete!

Aproveitando o fato do ocorrido coloquei um conjuntp de fixação mais resistente auto-travante, vejam as fotos então agora isso é pasado sem ter que me preocupar com esse detalhe!:putz::dance:

Aproveitei e verifiquei tudo no carro troquei a alavanca de acionamento da embreagem, pois ela tinha uma trinquinha!:dance:

Abrir as homocineticas e troquei as esferas e o conjunto ficou justinho agora!:dance:

Aproveitei também e substitui os amortecedores traseiros(os dianteiros troquei em agosto do ano passado!!!) pelo de Ômega suprema, ficou mais alto e mais estável, show de bola, os meus ainda eram originais!:concordo:

Agora o Darkside está de novo zeradaço, todos os amortecedores novos, calços e adaptações todas revisadas, homocineticas revisadas e novas, fluidos todos trocados, no ponto!

Esta final de semana vou viajar, para pescaria no Delta do São francisco, mas semana que vem podiamos marcar uma trilha, quem topa uma no meio da semana?!?!?:concordo:

AlemãoRS
02/03/2010, 11:47
Mas o que tinha quebrado? Os parafusos que prendem esse calço ou o pivo?

vpaguiar
02/03/2010, 11:56
Mas o que tinha quebrado? Os parafusos que prendem esse calço ou o pivo?

Foi só os parafusos, o conjunto está intácto, sem problema!:concordo:

Vander

mauricioalan32
02/03/2010, 12:59
Ai Vander... gostei do calço, vou fazer no meu tmbm... imagina só onde a viatura vai parar s essa b@st@ quebrar... ficou muito bom... abração

Be Trindade
08/03/2010, 09:00
Ae galera,
esse sabado fiz uma trilha com uma galera daqui.. e numa subida mais forte, forcei demais e minhaS homocinéticas estão estalando demaaais!! a pergunta, pode ser o diferencial?!! ou ele quebraria de vez?!? se nao for o dif, recondiciono as homos ou tenho que comprar novas?!

Abraços!

Joao Baeta
08/03/2010, 09:03
Ae galera,
esse sabado fiz uma trilha com uma galera daqui.. e numa subida mais forte, forcei demais e minhaS homocinéticas estão estalando demaaais!! a pergunta, pode ser o diferencial?!! ou ele quebraria de vez?!? se nao for o dif, recondiciono as homos ou tenho que comprar novas?!

Abraços!
:arrow:Pq vc nao dá passada no Zezuki?...Só ele que vai verificar e nao o povo vai ficar adivinhando né? :odedo:

vpaguiar
09/03/2010, 10:31
Ae galera,
esse sabado fiz uma trilha com uma galera daqui.. e numa subida mais forte, forcei demais e minhaS homocinéticas estão estalando demaaais!! a pergunta, pode ser o diferencial?!! ou ele quebraria de vez?!? se nao for o dif, recondiciono as homos ou tenho que comprar novas?!

Abraços!

Fala Bééééééééééééé (é bode?:mrgreen:)

Bodim, sobre as homocineticas é o seguinte, as minhas estava assim tambem, se as suas homo (ui!) não estiverem quebradas é só mandar trocar as esferas, fica show de bola!

Mas é simples se você tiver com tração nas rodas dianteiras, não esta quebrada...

O problema é custo, R$12 "reaus":mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Só alegria amigo!:concordo::concordo:

Vander

Be Trindade
09/03/2010, 10:55
Fala Bééééééééééééé (é bode?:mrgreen:)

Bodim, sobre as homocineticas é o seguinte, as minhas estava assim tambem, se as suas homo (ui!) não estiverem quebradas é só mandar trocar as esferas, fica show de bola!

Mas é simples se você tiver com tração nas rodas dianteiras, não esta quebrada...

O problema é custo, R$12 "reaus":mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Só alegria amigo!:concordo::concordo:

Vander
Fala ae VP!!
Ainda tenho tração nas dianteiras, mas que da uns bons trancos qnd preciso de força isso dá!! Será que sao as esferas?! Eu vou desmontar pra ver isso ae!! O problema e achar uma retifica boa aqui no Rio!!

mauricioalan32
09/03/2010, 11:05
Trindade, s vc tiver rodas livres automaticas, pode ser que sejam elas que estao estalando... da uma verificada nisso ai...
Abraços!!

vpaguiar
09/03/2010, 11:05
Fala ae VP!!
Ainda tenho tração nas dianteiras, mas que da uns bons trancos qnd preciso de força isso dá!! Será que sao as esferas?! Eu vou desmontar pra ver isso ae!! O problema e achar uma retifica boa aqui no Rio!!

Be,

Voce encontra as esferas para compra prontas, compre elas com 01 décimo maior do que as que estão instaladas! Não tem erro!

Quando desmontar as homocineticas verá que vai ter pelo menos uma que estar saindo sem pressão nenhuma e é isso que provoca os estalos!

Depois você comenta aqui o que foi, blz?!

Abraço e boa sorte!

Vander

Be Trindade
09/03/2010, 11:24
Valeuu!! vou tentar isso e informo aqui assim que souber alguma coisa!!
Abraços!!!

vpaguiar
09/03/2010, 14:18
Trindade, s vc tiver rodas livres automaticas, pode ser que sejam elas que estao estalando... da uma verificada nisso ai...
Abraços!!

pessoal,

Na boa, se as rodas livres estiverem quebradas o carro não tem tração dianteira!:parede:

SE tiver tração... vai ser a homocinetica, se ela não estiver quebrada... É SÓ TROCAR AS ESFERAS!!!!

FUI!!!!:pipoca::pipoca::pipoca:

mauricioalan32
09/03/2010, 16:04
Negativo Aguiar... no meu Vitarinha elas começaram a estalar e as vezes escapar a tração em subidas mais ingremes, achei q fosse homocinetica, corrente da tração, diferencial, ai resolvi desmontar as duas roda livre e limpei e engraxei com graxa de homocinetica elas e ate agora sem estalos mais... funciona 100%
Abração

mauricioalan32
09/03/2010, 16:05
Onde vc consegue esss esferas de 1mm maior? No dia em q der pau nas minhas vou fazer isso tmbm...

Rangel4x4
14/03/2010, 02:44
Fabil,
Vc tem ai os calços 2" pra carroceria e suspa do Vitara 97?
Ah...e as proteções tb, todas.
Vc manda os preços?
Vc instala?
No aguardo,
Valew...

Rangel4x4
14/03/2010, 02:46
Onde vc consegue esss esferas de 1mm maior? No dia em q der pau nas minhas vou fazer isso tmbm...
Tudo bem Mauricio?
Que modelo são esses pneus?
Me passa o preço e aonde vc comprou?
Valew...

mauricioalan32
14/03/2010, 16:35
Ai Rangel.. entao, esses pneus são recapados nas carcaças 31" e sao do modelo Memo, feitos pela Vulcanizadora Antoniazzi de Flores da Cunha, aqui do RS... esses pneus dominam as trilhas de barro e lama q tem aqui na regiao... s quiser te passo o telefone p MP...
abraçao!!

vpaguiar
14/03/2010, 17:58
:mrgreen:!

Be Trindade
16/03/2010, 16:28
:mrgreen:!
Descobri agora que era a minha roda livre (ficou estranho isso hein) que foi pro saco!
Será que se eu limpar e engraxar com a graxa de homocinética ela melhora?! vou dar esse conselho pro mecanico.
Se nao funcionar roda livre manual é a solução né´?!?! AVM!? Manual ou Automática?!?!
Abraços!

vpaguiar
16/03/2010, 16:41
Descobri agora que era a minha roda que foi pro saco! Será que se eu engraxar com a graxa de homocinética ela melhora?! vou dar esse conselho pro mecanico.!

Hehehe, ai, ai!!!!:oops::oops::oops:
Depois dessa declaração fala pro seu Meca ser mais carinho:parede::parede: com vc! kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!:twisted::twisted::mrgreen::mr green::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Coloca AVM manual, 26 estrias, mais baratinha e mais confiável!:concordo:

fabrostim
16/03/2010, 16:42
Pessoal, preciso vender meu Jipe, infelizmente.

Estou no Interior de São Paulo, próximo a Presidente Prudente.

Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71283

Abraços

Be Trindade
16/03/2010, 16:52
Hehehe, ai, ai!!!!:oops::oops::oops:
Depois dessa declaração fala pro seu Meca ser mais carinho:parede::parede: com vc! kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!:twisted::twisted::mrgreen::mr green::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Coloca AVM manual, 26 estrias, mais baratinha e mais confiável!:concordo:
Achei na Jipebras por R$465,00 acho que está num preço razoável. Alguem já comprou com eles?! Ou tem alguma outra loja pra comprar?!
E tem 2 modelos de roda livre da AVM Manual - 438 e 538 sendo a 538 forjada numa peça só.... alguem sabe mais sobre isso?!?!
Abraços.

Rangel4x4
16/03/2010, 19:25
Achei na Jipebras por R$465,00 acho que está num preço razoável. Alguem já comprou com eles?! Ou tem alguma outra loja pra comprar?!
E tem 2 modelos de roda livre da AVM Manual - 438 e 538 sendo a 538 forjada numa peça só.... alguem sabe mais sobre isso?!?!
Abraços.
uAI?
Suzucar e Alternativa 4x4.
Valew...

Alexandre X
16/03/2010, 20:14
uAI?
Suzucar e Alternativa 4x4.
Valew...

Rodas livres originais (Aisin) são infinitas vezes superior a essas b@#$ da avm

Be Trindade
16/03/2010, 21:24
Rodas livres originais (Aisin) são infinitas vezes superior a essas b@#$ da avm
E aonde eu encontro essas AISIN?!!? o zézuki me cobrou 850 cada uma nas originais!!
é isso tudo X?!?!

Da uma ajuda ae!

Joao Baeta
16/03/2010, 21:39
E aonde eu encontro essas AISIN?!!? o zézuki me cobrou 850 cada uma nas originais!!
é isso tudo X?!?!

Da uma ajuda ae!
:arrow:Lembrando que o eixos do Samurai é da Aisin.....!!!
:concordo:
O do Vitara e GV acredito que seja da mesma marca! :concordo:

Be Trindade
17/03/2010, 08:13
Por R$850,00 cada...acho que infelizmente terei que optar pelas AVM's mesmo!! infelizmente!!
X, é esse preço mesmo?! tem ideia?!

Abraços!

Alexandre X
17/03/2010, 08:36
Aisin zero sao uma fortuna.
Por causa disso o pessoal cai nas AVM.
Eu continuo achando que mais vale um par de Aisin usadas que um par de AVM zero.


Por R$850,00 cada...acho que infelizmente terei que optar pelas AVM's mesmo!! infelizmente!!
X, é esse preço mesmo?! tem ideia?!

Abraços!

Be Trindade
17/03/2010, 12:08
Aisin zero sao uma fortuna.
Por causa disso o pessoal cai nas AVM.
Eu continuo achando que mais vale um par de Aisin usadas que um par de AVM zero.
É X, tenho que concordar com você! São um fortuna mesmo!! 850 em cada tá de bom tamanho pra mim! Vou insistir nas AVM's até pq preciso do carro pro fds (tem trilha).. vamos cotar as aisin pra uma proxima quebra (Espero nunca precisar cotar isso na verdade!)
Abraços!

Btpita
17/03/2010, 23:14
Fala Bééééééééééééé (é bode?:mrgreen:)

Bodim, sobre as homocineticas é o seguinte, as minhas estava assim tambem, se as suas homo (ui!) não estiverem quebradas é só mandar trocar as esferas, fica show de bola!

Mas é simples se você tiver com tração nas rodas dianteiras, não esta quebrada...

O problema é custo, R$12 "reaus":mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Só alegria amigo!:concordo::concordo:

Vander
Vander,

Onde vc mandou recondicionar as suas homocineticas? A homo do meu vitara do lado esquerdo tá estalando tambem. OBs. sou de BH tambem.

Btpita
17/03/2010, 23:21
Tudo bem Mauricio?
Que modelo são esses pneus?
Me passa o preço e aonde vc comprou?
Valew...
E ai Rangel!!!

Conseguiu comprar o Vitarinha heim!!! O que esta achando da Viatura? O que vc teve que trocar, adaptar, melhorar, arrumar?

Rangel4x4
18/03/2010, 14:02
e ai rangel!!!

Conseguiu comprar o vitarinha heim!!! O que esta achando da viatura? O que vc teve que trocar, adaptar, melhorar, arrumar?
Aow....sumido!
ate agora fiz as revisões normal de motor,
to procurando os calços pra suspa e carroceria, proteçoes e pneus...
e vc?
Já mexeu em alguma coisa?
La no encontro vc tava originalzinho não é?

Rangel4x4
18/03/2010, 14:15
E aonde eu encontro essas AISIN?!!? o zézuki me cobrou 850 cada uma nas originais!!
é isso tudo X?!?!

Da uma ajuda ae!
CREDO!
Por esse preço rola a AVM mesmo!
Valew...

leodinossauro
19/03/2010, 01:14
E aí Fabiano,

cara, o caso do Vander não é o primeiro. Tive quebra desse mesmo parafuso do calço ano passado. A sorte é que percebi o barulho lá trás e quando vi tava tudo bambeando. Talvez o que está acontecendo é as porcas normais folgarem, o parafuso começa a bambiar, toma pancada e quebra.

Sugestão: passe a usar porcas autotravantes no seu kit. O que acha ?


Mauricio.. tenho o calço em aço de pronta entrega se interessar, mail-me

Rangel4x4
19/03/2010, 08:59
Fabil,
Manda os preços dos calços 2"+2" e das proteções pro Vitara 3p.
Valew...

vpaguiar
19/03/2010, 13:53
Vander,

Onde vc mandou recondicionar as suas homocineticas? A homo do meu vitara do lado esquerdo tá estalando tambem. OBs. sou de BH tambem.

Fala velhinho, tá sumido, manda pro edmur, só alegria!

Btpita
22/03/2010, 19:44
Aow....sumido!
ate agora fiz as revisões normal de motor,
to procurando os calços pra suspa e carroceria, proteçoes e pneus...
e vc?
Já mexeu em alguma coisa?
La no encontro vc tava originalzinho não é?
Pois é tô meio sumido mesmo!!! Trabalhando e viajando pacas...
Quando estive no encontro já havia feito algumas alterações:
Proteções: Tanque, cambio e peito de aço; calço na supensão 2" (By Alternativa 4x4, achei mais completo que o da RC). Depois troquei os amortecedores traseiros pelos da Omega suprema (curso mais longo), mas ainda continuo com os calços de molas, Pneus MUD mais de meia vida (Tambem estou precisando trocar os meus pneus).
recentemente tive que trocar a barra de direção.

Eek
22/03/2010, 20:58
Sobre o calço da bandeja traseira... Uma solução barata e com segurança foi esta que fiz, me baseando no tutorial site do "cabritus".
Serviço de torno, parafuso de aço e arroela pressão. Até o momento não tive problemas, mas sempre que levo vitara no meca peço pra ele dar uma conferida no aperto dos parafusos.

mauricioalan32
22/03/2010, 21:47
Aí Eek... no meu Vitara é o mesmo sistema de calços q tem na bandeja... até agora não tive problemas... apenas um deles s soltou um pouquinho, mas isso em um ano e tres meses de uso, dei um aperto no findi (nunca tinha conferido) e esta ziro...
abrass

Rangel4x4
23/03/2010, 09:36
Pois é tô meio sumido mesmo!!! Trabalhando e viajando pacas...
Quando estive no encontro já havia feito algumas alterações:
Proteções: Tanque, cambio e peito de aço; calço na supensão 2" (By Alternativa 4x4, achei mais completo que o da RC). Depois troquei os amortecedores traseiros pelos da Omega suprema (curso mais longo), mas ainda continuo com os calços de molas, Pneus MUD mais de meia vida (Tambem estou precisando trocar os meus pneus).
recentemente tive que trocar a barra de direção.
Bruno,
Tendo algum Encontro ou trilha por aí, ou mesmo em outro lugar que vc for, me dá um toque aki.
Fones:
(32)3371-6181/9969-0618
Valew...

Eek
23/03/2010, 15:23
Calço da carroceria, estou pensando em desenvolver os calços por conta própria ja que tenho ferramenta e lojas especialidas na região e escuto o pessoal dizer que as lojas que vendem nem sempre vem com todos os calços...
Gostaria de sugestão de que tipo de material usar no calço, tenho um conhecido que tem numa camper um calço de 3" material verde, que diz absorver mais o impacto, vou pegar mais informações dele. Alguma sugestão ?
Será que algum amigo aí ja tem a receita do bolo pronto ? ja ganharia um bom tempo não quebrando a cabeça :parede:
Abraço

mauricioalan32
23/03/2010, 15:35
Aí Eek... no meu Vitara, eu mandei fazer um kit de calços de carroceria de 3" sob medida, é uma peça de metal zincada contra corrosao, e é quadrada com um dos lados abertos para ter acesso aos parafusos (assim como o chassis tmbm é nesse formato) e na base superior tem uma especie de bucha redonda soldada onde é alojada a borracha que fica entre o calço e a carroceria. Nota dez p esses calços, me surpreendi pela qualidade de acabamento deles. O kit veio com 8 calços...

Eek
23/03/2010, 17:36
Aí Eek... no meu Vitara, eu mandei fazer um kit de calços de carroceria de 3" sob medida, é uma peça de metal zincada contra corrosao, e é quadrada com um dos lados abertos para ter acesso aos parafusos (assim como o chassis tmbm é nesse formato) e na base superior tem uma especie de bucha redonda soldada onde é alojada a borracha que fica entre o calço e a carroceria. Nota dez p esses calços, me surpreendi pela qualidade de acabamento deles. O kit veio com 8 calços...
Caro Maurício
Idéia boa, sendo uma peça de metal não sairia tão cara quanto um tarugo de nylon para moldar. Tens como postar fotos do seu ?
Eu vou ter que ficar nas 2" por causa dos parachoques ferro, o dianteiro ja tem a furação para BL 2" o traseiro creio que é só fazer uma leve adaptação nos pontos fixação.
8 calços você diz que seria o necessário ? Ja vi relatos de vitara com 2" de bodylift que começaram a rachar a lata, confere ? Hoje estou com pneu 235/75, mas penso em colocar 30 logo logo...
Valeu

mauricioalan32
23/03/2010, 20:30
Eek... o calço é O luxo e chega a brilhar de tao bem feito... vou tirar fotos dele e posto aqui p vc ver... abss

AlemãoRS
23/03/2010, 21:18
Aí Eek... no meu Vitara, eu mandei fazer um kit de calços de carroceria de 3" sob medida, é uma peça de metal zincada contra corrosao, e é quadrada com um dos lados abertos para ter acesso aos parafusos (assim como o chassis tmbm é nesse formato) e na base superior tem uma especie de bucha redonda soldada onde é alojada a borracha que fica entre o calço e a carroceria. Nota dez p esses calços, me surpreendi pela qualidade de acabamento deles. O kit veio com 8 calços...

Mas tu deixou sem calços nos outros quatro pontos de apoio da carroceria?
No kit vem 8 porque são os pontos com parafusos, mas tem mais quatro pontos que são apenas apoiados. Dois são embaixo das portas e outros dois quase do lado do tanque. No meu fiz como nas fotos para manter o mesmo número de pontos de apoio.

mauricioalan32
23/03/2010, 21:51
Sim, o mecas montou somente os 8 calços... ainda p cima fez uma burrada na qual vou ter q corrigir, ele nao cortou a ponta dos parafusos originais, e por serem mais compridos, eles ficam apoiados nos parafusos inferiores, fazendo com q os calços nao deem aperto contra a carroceria... como vc fez esses outros pontos? Veio no kit isso?

AlemãoRS
23/03/2010, 22:07
Não vieram juntos, o coxim de borracha é o original e o calço foi dobrado e soldado no chassis direto, bem simples mesmo. Se não quiser soldar ai tem que pensar em outra forma.

Be Trindade
25/03/2010, 11:12
Já que o assunto é BL...
Instalei o meu essa semana e está fazendo um NHEC NHEC da porra no calço traseiro direito... ja passei silicone e está bem apertado... alguem tem alguma sugestao!?!?

Abraços! e vou pedir pra colocar os outros 4 calços que nao tem!!

fabrostim
25/03/2010, 11:48
Alô pessoal,

Achei este vídeo do programa Mundo 4x4, do canal rural, onde mostra um Wrangler com um vão livre incrível, mantendo os eixos e diferenciais originais.
Foi criado um sistema que transfere o giro do eixo para a roda que está ABAIXO dele, bem interessante e o melhor, feito no BRASIL.
Será que daria para pensar em algo parecido para os vitaras, o que resultaria na solução definitiva para nossos vitaras (sem partir para o eixo rígido na frente), resolvendo os "calcanhares de aquiles" dos mesmos quanto a altura total do solo, uso de pneus maiores que 30" e quebra das homocinéticas??
Vejam aí, pelo menos vale pela curiosidade...
Abraços

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?f=1&contentID=99353&channel=99

chuvinho4x4
25/03/2010, 11:48
Deve haver algo errado na montagem... da uma conferida nisso...

mauricioalan32
25/03/2010, 11:54
Trindade... vc manteve a borracha original que tinha entre o chassis e a carroceria? Eu instalei ela entre o calço e a carroceria, e entre o calço e o chassis nao vai nada... da uma conferida nisso...
Abs

Be Trindade
25/03/2010, 13:21
Entao, ta montado de acordo com o manual! Com a borracha entre o chassis e o calço!! eu acho que deveria ser ao contrario, mas o manual mandou assim.. e assim foi feito!
o foda é agora ter que tirar tudo de novoo!!! mais MO!!! nao aguento mais!! hahaha

Joao Baeta
25/03/2010, 13:40
:arrow:Bê...
O que causou o mini-vazamento do dif dianteiro? :pensativo:

Djoni
26/03/2010, 20:40
ai galera, primeiramente, me apresento, sou de santa catarina, são bento do sul e novo aki no fórum. Tenho, eu e meu pai, um vitara 93 modelo metal-top 2p e quero exclarecer algumas duvidas.
A suspensão dele é bem ''mole'' e ta bem baixa, quero saber se tem como aumentar os calços da carroceria, que ja tem mais são muito baixos, mais aumentar mesmo pra traseira ficar bem alta e a frente um pouquinho mais baixa... e os amortecedores, vale a pena colocar mais um par atras, ou seja 2 por roda na traseira ou colocar outro tipo de amortecedor? alem disso o que mais, que naum seja muito caro, voces me indicam para ele? ele ta bem original, naum tem proteção inferior nenhuma... queremos coloca-las assim que der.
Uma chapa de aço feita por baixo da caixa de marcha, transferencia, motor etc fica bom que nem as proteções próprias? alguem ja fez? obrigado.

fabrostim
27/03/2010, 15:16
ninguém deu moral pro video que postei... :(

mauricioalan32
27/03/2010, 19:51
Ai fabrostim... muito bom o vídeo... é uma boa idéia para quem procura maior vao livre sem ter que fazer lift... ae X, o q vc diz disso?
Abss

Alexandre X
27/03/2010, 20:15
Ai fabrostim... muito bom o vídeo... é uma boa idéia para quem procura maior vao livre sem ter que fazer lift... ae X, o q vc diz disso?
Abss

Eixo portal não é pra qualquer bolso, se hoje é raro ver um Vitara SAS o vc pode esperar de um Vitara com eixo portal?

Mas para quem curte masturbação, tai uma boa referencia: http://www.exaxt.ca/portal_axles.asp

mauricioalan32
27/03/2010, 20:32
É verdade... sendo q nem em jeeps com eixos rigidos se ve isso, eu pessoalmente nunca vi... mas qnto ao site q vc postou, é do c@r@iiiii.... é showww é caro$$

fabrostim
29/03/2010, 16:53
ainda acho que a solução do catarinense do vídeo é mais simples e realista, além de já ter sido testada pelo próprio....MAS....eu realmente sou pouco experiente e acredito que o que vale mais é a troca de informação e ampliar o aprendizado. E tenho aprendido bastante com vocês... valeu galera...

Só coloquei o vídeo mesmo porque se tratava de algo nacional, desenvolvido por um brasileiro, o que deixou animado.... só isso.

Abraços.

mauricioalan32
29/03/2010, 17:00
é, de certo ponto deve ser... mas foi bom vc postar esse vídeo, é bom para q todos possamos ver q existe gente que quer chegar mais longe e q esta disposto a "inventar" novas soluções, s vai funiconar, nao sabemos, mas q estao tentando, estao...
abrass a todos!!

fabrostim
30/03/2010, 20:56
é, de certo ponto deve ser... mas foi bom vc postar esse vídeo, é bom para q todos possamos ver q existe gente que quer chegar mais longe e q esta disposto a "inventar" novas soluções, s vai funiconar, nao sabemos, mas q estao tentando, estao...
abrass a todos!!

Olha que coincidência interessante!!!
Acabo de receber a última edição da revista Planeta Off-road, nº 22, o dito cujo do Wrangler "com mais de meio metro de vão livre" tá lá.... como uma baita novidade...
Acho que não foi somente eu que ficou admirado...
Abraços.

Rocknaldo
14/04/2010, 15:18
Como se adapta os retrovisores no lugar do original que é fixo!!:pensativo:

Walter Carlos Brossel
14/04/2010, 16:23
Como se adapta os retrovisores no lugar do original que é fixo!!:pensativo:


Tem um de Kombi, não sei o ano, mas é da Kombi mais nova, que usa só um parafuso. É praticamente p&p, basta dar uma desbastada na base de plástico do retrovisor porque ele é meio curvo. A desvantagem é que no lado do passageiro ele fica bem no meio da coluna da porta e a visibilidade não é tão boa. Mas resolve, e é barato.

Eu uso o da Towner (aquelas de vender cachorro quente...rs) antiga que fica perfeito, bem rente da porta, dobrável e com ótima visibilidade.
Fica show, mas é mosca branca p/ achar.
E é só instalar, não requer nenhuma adaptação.


http://1549686385124935248-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com/site/cavalobranconatrilha/NuncaMais06122008070.JPG?attachauth=ANoY7crTtS3WJM mUlfBqdtMWFVmVkB2voFsPf0D1YagSJWJOpuykilRif_ZRVVU5 esnOX97XBd47DhoQh-1cnXnxqenx2bZpqqYxQef_Oa_hxMB1TgStSJwBE1LGj6ScUUCO 5NRBoDQLUPOAV15tps9Iv1fkXwlmlOsQS5xrMeOzd7uRXMBMiA cjg3Hw4ZjTqnC9KVr2k7U8GOU3re1BveNFVQQCL3lSaM9N4i_m HlptjC4sfvqzezY%3D&attredirects=0

Boa sorte.

masigio
14/04/2010, 17:57
Tem um de Kombi, não sei o ano, mas é da Kombi mais nova, que usa só um parafuso. É praticamente p&p, basta dar uma desbastada na base de plástico do retrovisor porque ele é meio curvo. A desvantagem é que no lado do passageiro ele fica bem no meio da coluna da porta e a visibilidade não é tão boa. Mas resolve, e é barato.

Eu uso o da Towner (aquelas de vender cachorro quente...rs) antiga que fica perfeito, bem rente da porta, dobrável e com ótima visibilidade.
Fica show, mas é mosca branca p/ achar.
E é só instalar, não requer nenhuma adaptação.


http://1549686385124935248-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com/site/cavalobranconatrilha/NuncaMais06122008070.JPG?attachauth=ANoY7crTtS3WJM mUlfBqdtMWFVmVkB2voFsPf0D1YagSJWJOpuykilRif_ZRVVU5 esnOX97XBd47DhoQh-1cnXnxqenx2bZpqqYxQef_Oa_hxMB1TgStSJwBE1LGj6ScUUCO 5NRBoDQLUPOAV15tps9Iv1fkXwlmlOsQS5xrMeOzd7uRXMBMiA cjg3Hw4ZjTqnC9KVr2k7U8GOU3re1BveNFVQQCL3lSaM9N4i_m HlptjC4sfvqzezY%3D&attredirects=0

Boa sorte.

Boa Walter, bom saber... morro de inveja dos 91 dobráveis. Um amigo aqui de Brasília tem, o Léo GAzzola (que deve estar nos copiando). Quando torar os meus orix eu vou adaptar um destes. valeu. Marcelo Giovanini, Brasilia.:p

fabrostim
15/04/2010, 01:31
Boa Walter, bom saber... morro de inveja dos 91 dobráveis. Um amigo aqui de Brasília tem, o Léo GAzzola (que deve estar nos copiando). Quando torar os meus orix eu vou adaptar um destes. valeu. Marcelo Giovanini, Brasilia.:p

Acho melhor não esperar quebrar os originais não, pois vc corre o risco de entortar partes da propria porta e da coluna. pense nisso.

[]'s

masigio
16/04/2010, 12:12
Acho melhor não esperar quebrar os originais não, pois vc corre o risco de entortar partes da propria porta e da coluna. pense nisso.

[]'s

bem pensado amigo... vou estudar o caso...guardando os orix. valeu. :palmas:

Felipe Nogueira Torrano
16/04/2010, 22:55
UFA!!!

Finalmente terminei de ler esse tópico... demorou alguns dias!!
Parabéns pelo tópico Butão que se mostrou monstruosamente fértil!!
Minerada unida sô!!:palmas:

Mas o que mais me surpreendeu foi eu ter me visto em um post...:roll:

Veja ae como estou querendo, até pintadinho desse jeito mes, tomara que o macaco em cima do carro não me venha cobrar direitos autorais !:concordo:

http://img505.imageshack.us/img505/7622/dsc06050.jpg
http://img411.imageshack.us/img411/3460/dsc06040g.jpg

O parachoque dianteiro é mais ou menos isso mas imitando o trazeiro !

http://img9.imageshack.us/img9/850/dsc06056j.jpg

HUHAUHAUHUAHUA!!
Sou o macaco ae...

Infelizmente não tenho mais o Vitarinha!
Mas já to atrás de outro!

[]'s a todos
Felipe

Hoower Butão
12/05/2010, 09:36
[QUOTE=Walter Carlos Brossel;1139926]Tem um de Kombi, não sei o ano, mas é da Kombi mais nova, que usa só um parafuso. É praticamente p&p, basta dar uma desbastada na base de plástico do retrovisor porque ele é meio curvo. A desvantagem é que no lado do passageiro ele fica bem no meio da coluna da porta e a visibilidade não é tão boa. Mas resolve, e é barato.

Eu uso o da Towner (aquelas de vender cachorro quente...rs) antiga que fica perfeito, bem rente da porta, dobrável e com ótima visibilidade.
Fica show, mas é mosca branca p/ achar.
E é só instalar, não requer nenhuma adaptação.

É isso mesmo q o Wartim falou. Tenho esses retrovisores de Kombi no meu Vitara. São perfeitos na hora do sufoco na trilha, mas uma bosta fora dela. A visibildade pela direita fica manga de colete. Se sua prioridade é a trilha, manda bala nos de Kombi mesmo. :concordo:

Hoower Butão
12/05/2010, 09:45
UFA!!!

Finalmente terminei de ler esse tópico... demorou alguns dias!!
Parabéns pelo tópico Butão que se mostrou monstruosamente fértil!!
Minerada unida sô!!:palmas:

Infelizmente não tenho mais o Vitarinha!
Mas já to atrás de outro!

[]'s a todos
Felipe

Valeu, Felipe. Como se diz, nóis é jeca mas nóis é jóia... :mrgreen:

Seguindo as dicas q consegui neste tópico e sobretudo convivendo (e fazendo trilhas) com essa galera batuta aqui de BH, há mais de 2 anos meu Vitarinha está preparadão. Inclusive ano passado ganhou um X-Crawler de presente, pelos bons "serviços" prestados ao seu feliz proprietário.

Ah sim, ganhou tb um punhado de raladas e amassados na lata, consequência das braçadas do dono nas duras trilhas das Geraes...

Enfim, valeu cada centavo q investi na viatura e o retorno e a satisfação q me proporcionaram superaram de longe minhas expectativas. :concordo:

[]s

mrcrema
20/05/2010, 16:53
Boa tarde meus amigos

Estou a duas horas lendo esse tópico, muito bom, muitas informações, muitas piadas, etc, etc.

Bom, vamos lá, quem pode me ajudar no inicio de um novo projeto ? Mecanico já tenho, o Magrão da 4x4garage aqui de São Paulo.

Acabei de comprar um Gran Vitara 2002, 1.6 16v, 2 pórtas, mecanico.

Quero começar uma preparação nele, na seguinte ordem :

Lift de suspenção
Body Lift
Pneus acima de 31"

Agora vamos lá, o que usar ?
Onde comprar ?
Quais os valores ?

Fabil, me passa uma lista do que vc tem ai por favor.

Quanto a diminuir quebras, esse tal de fucinho de porco de ferro, onde encontro ?

Alguém teria uma lista com tudo top para montar o Vitara para trilhas pesadas e também passeio com grande deslocamento ? Sei que não dá para ficar perfeito para os dois casos, mas alguma coisa que chegue perto.

Quero deixar o Vitara a altura do meu CJ5, mas não conheço naaaaaaaaaaaaaaada desse carro.

Vc´s que estão a bastante tempo na linha dos Viataras e já acertaram como tb já erraram poderiam me ajudar

Grato pela atenção de todos.

Felipe Nogueira Torrano
21/05/2010, 10:46
Inclusive ano passado ganhou um X-Crawler de presente, pelos bons "serviços" prestados ao seu feliz proprietário.

Belo presente!!:concordo:


Enfim, valeu cada centavo q investi na viatura e o retorno e a satisfação q me proporcionaram superaram de longe minhas expectativas. :concordo:

Sem dúvida nenhuma... eu definitivamente admiti que a venda do meu Vitara foi um dos grandes erros da minha vida!!:lol::lol:

[]'s
Felipe

Felipe Nogueira Torrano
21/05/2010, 10:48
Quero deixar o Vitara a altura do meu CJ5, mas não conheço naaaaaaaaaaaaaaada desse carro.

Alto que nem o CJ é difícil... mas dá!

Agora começa com certeza com o focinho que o fabil falou e as proteções inferiores!
Te poupa de gastos que não constam atualmente na sua planilha...hehe

[]'s
Felipe

mrcrema
21/05/2010, 12:52
Então, sei que não consigo chegar com o vitara na altura do CJ, foi modo de dizer, rsrsrsrsrs

Ontem me falaram que o Gran Vitara 2002, 2 portas, mecanico, 1.6 - 16v já tem o fucinho de ferro, que somente as trckers são de aluminio, procede essa informação ?

Segunda vou buscar os kit´s da RC4x4 2+2.

Já comprei rodas e pneus.

Daqui a pouco começam as fotos e posto aqui pra vc´s.

Valew

Ricardo Passoni
21/05/2010, 12:58
Marcião blza ? cara da altura do Cj forget! o que dá para fazer e BL 2' e 2 de calço se não me engano tem um turma fazendo isso em Tracker portanto serve no GV! e pneu no max 31! mais que isso vai moer tudo !, mas tem que por kit de redução pq se não fizer vai ficar xoxo pra caramba!, qto ao focinho do diferencial creio ser de aluminio sim , mas uma olhada com calma ja ajuda afinal deve digo deve ser prata de for de duraluminio ou preto se for de ferro! ( posso esta falando besteira tbem qto a isso rs!)
abraços

mrcrema
21/05/2010, 13:00
Legal, vou pedir para o Edson ver isso pra mim, ontem fui ao paca, mas estava correndo com meu filho, tive que ir embora cedo.

Ricardo Passoni
21/05/2010, 13:49
Foi no Paca e nem passou ligou :twisted:, ja vi em alguns sites gringos Vitara com 33 , mas ai a brincadeira fica cara semi eixos com outro tipo de Aço e por ai vai rs!
Abraços

Felipe Nogueira Torrano
21/05/2010, 16:52
O fucinho é de alumínio certeza... ferro só as GV Diesel!
A não ser que o dono anterior tenha trocado!

Sobre a altura é fácil... faz como no CJ: troca eixo, suspensão, motor, caixa, rodas, pneus, etc... hehehe
Mas ai não tem mais Suzuki!:mrgreen:

Btpita
25/05/2010, 22:46
Galera,

Tenho um Vitara 3D com calços de suspensão 2" da Alternativa 4x4 (Calços de mola 2,5" na traseira e 2" na dianteira) com molas originais, calço de amortecedores dianteiros e amortecedor da Omega suprema na traseira. Gostaria de saber se eu trocar as molas traseiras pelas do chevelho e manter o calço quanto ganharia em altura? Perderia muito em estabiliade? E a opção de trocar as molas por molas +1"? Quanto a dianteira se mantiver os calços de 2" e colocar molas +1" perco em estabilidade? O que vcs acham? Quera ganhar pelo menos +1" na altura para colocar penus recapados 30x9,5.

Poggiali
28/05/2010, 10:49
Galera,

Tenho um Vitara 3D com calços de suspensão 2" da Alternativa 4x4 (Calços de mola 2,5" na traseira e 2" na dianteira) com molas originais, calço de amortecedores dianteiros e amortecedor da Omega suprema na traseira. Gostaria de saber se eu trocar as molas traseiras pelas do chevelho e manter o calço quanto ganharia em altura? Perderia muito em estabiliade? E a opção de trocar as molas por molas +1"? Quanto a dianteira se mantiver os calços de 2" e colocar molas +1" perco em estabilidade? O que vcs acham? Quera ganhar pelo menos +1" na altura para colocar penus recapados 30x9,5.

No meu vitara uso calços de suspensão 2" da RC (na traseira e na dianteira), calço de amortecedores dianteiros, amortecedor da Omega suprema na traseira e molas de chevete na traseira...
fica mais alto na traseira e não altera muito a estabilidade.... a mola acho que levanta 1,5"....

[]'s

Pedro Poggiali

mrcrema
28/05/2010, 10:53
No meu vitara uso calços de suspensão 2" da RC (na traseira e na dianteira), calço de amortecedores dianteiros, amortecedor da Omega suprema na traseira e molas de chevete na traseira...
fica mais alto na traseira e não altera muito a estabilidade.... a mola acho que levanta 1,5"....

[]'s

Pedro Poggiali

Pedro

Vc acha que com essa sua alteração eu consigo colocar pneus 30x9,5x15 com rodas tala 8" offset -25 ?

Como vc acha que vai ficar ?

O Meu é GV 2002 2 portas e estou querendo ir buscar os dois kits da RC4x4 2+2.

Valew

Be Trindade
28/05/2010, 11:00
Entao teu carro tá com 3,5 na traseira (molas do chev + calço da RC) e 2 na frente (molas originais + calço da RC)?? é isso néé?!?!

Abs... e aquela mola da alternativa com 1'' ?!? será que fica legal com o calço da RC na traseira?!

Be Trindade
28/05/2010, 11:01
Pedro

Vc acha que com essa sua alteração eu consigo colocar pneus 30x9,5x15 com rodas tala 8" offset -25 ?

Como vc acha que vai ficar ?

O Meu é GV 2002 2 portas e estou querendo ir buscar os dois kits da RC4x4 2+2.

Valew
Marcio, eu li em algum lugar que essas rodas com offset tao negativo vai forcar mt o semi eixo... pode quebrar!! da uma verificada nisso ae!!!
todo mundo usa no maximo 7'' com offset -5
Abraços!!!

Felipe Nogueira Torrano
28/05/2010, 11:04
No meu vitara uso calços de suspensão 2" da RC (na traseira e na dianteira), calço de amortecedores dianteiros, amortecedor da Omega suprema na traseira e molas de chevete na traseira...
fica mais alto na traseira e não altera muito a estabilidade.... a mola acho que levanta 1,5"....

[]'s

Pedro Poggiali

Sempre achei estranha essa configuração...
Não fica desilgual demais não? A traseira não fica meio boba?:pensativo:

[]'s
Felipe

Poggiali
28/05/2010, 11:48
Sempre achei estranha essa configuração...
Não fica desilgual demais não? A traseira não fica meio boba?:pensativo:

[]'s
Felipe

Bom, eu uso BF AT 235/75/R15, mas a roda dianteira raspava no chassi na hora de manobrar, tive que alterar o offset das rodas originais (não sei pra qual valor)... agora tá show de bola!

Só com 2"+2" já deve dar pra usar até 31.... mas lembre-se do espaçador de cardã e bandeja de diferencial.... e, claro, quanto maior o pneu, mais chance de quebrar....

Não fica muito desigual não... a traseira fica ligeiramente mais alta... só percebe quem sabe... e eu acho que fica até com um visual mais bacana...
Tinha colocado só a mola na traseira e o calço na frente... achei que ficou estranho.... com a frente mais alta... aí comprei o calço traseiro...

Com a alteração das molas e amortecedores traseiros achei que a traseira ficou mais firme, pulando menos... mas isso é difícil de falar... já nem lembro como era antes, acostumei... enfim, estou satisfeito....

[]`s

Pedro Poggiali

Poggiali
28/05/2010, 11:59
Bom, eu uso BF AT 235/75/R15, mas a roda dianteira raspava no chassi na hora de manobrar, tive que alterar o offset das rodas originais (não sei pra qual valor)... agora tá show de bola!

Com a alteração das molas e amortecedores traseiros achei que a traseira ficou mais firme, pulando menos... mas isso é difícil de falar... já nem lembro como era antes, acostumei... enfim, estou satisfeito....

[]`s

Pedro Poggiali

Dá uma olhada na página 100 deste tópico... postei umas fotos lá...

[]`s

vpaguiar
28/05/2010, 16:52
`s

Pedro Poggiali

Que papo boiolaço, é muito gay siliconado!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::od edo::odedo:

Morro da skol amanha?! 8:30 posto do retiro!

Felipe Nogueira Torrano
28/05/2010, 22:14
Dá uma olhada na página 100 deste tópico... postei umas fotos lá...

[]`s

Pelas fotos tá bem bacana!!:concordo:
Nem dá para perceber a diferença do meu que só tinha os calços... tanto na frente quanto atrás!

Valeu!

[]'s

fabrostim
16/08/2010, 23:42
Amigos,

O câmbio automático do meu vitara 1997 8V abriu o bico...
Alguma dica de peças para reposição ou então alguém sabe onde acho um câmbio completo para comprar?
agradeço a todos...

marché somenzari
17/08/2010, 11:59
Amigos,

O câmbio automático do meu vitara 1997 8V abriu o bico...
Alguma dica de peças para reposição ou então alguém sabe onde acho um câmbio completo para comprar?
agradeço a todos...Olá Fabricio eu tenho o reparo completo do cambio automatico do Vitara, é americano, pois meu sobrinho comprou lá e veio errado, pois meu carro é cambio mecanico, vendo pelo mesmo preço que paguei, CR$ 400,00 .....meu tel (31-3592-6746) Marcio ou Marché...

fabrostim
17/08/2010, 14:48
Olá Fabricio eu tenho o reparo completo do cambio automatico do Vitara, é americano, pois meu sobrinho comprou lá e veio errado, pois meu carro é cambio mecanico, vendo pelo mesmo preço que paguei, CR$ 400,00 .....meu tel (31-3592-6746) Marcio ou Marché...

Respondido por MP

ABraço.

Valdão
17/08/2010, 20:12
Dá uma olhada na página 100 deste tópico... postei umas fotos lá...

[]`s

Poggiali, uso mesma medida de pneu e calço de 2" na mola, mas acho que minhas molas podem estar cansadas. Poderia fazer um favor e nos dizer que altura seu carro tem do chão até o paralamas dianteiro, medindo no início do paralamas bem no meio do diâmetro da roda dianteira?

Rangel4x4
13/09/2010, 07:48
Aê Moçada,
Vamo colocar essa Suzukada na estrada?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=240331&d=1282238070 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=240331&d=1282238070)

JAIME
13/09/2010, 08:49
Aê Moçada,
Vamo colocar essa Suzukada na estrada?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=240331&d=1282238070 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=240331&d=1282238070)

Local do evento, como se inscrever, informaçòes?

Rangel4x4
13/09/2010, 18:35
Local do evento, como se inscrever, informaçòes?
Lagoa Dourada, Mg
Pela Estrada Real fica a uns 50km de Tiradentes...
As inscrissões são feitas na hora mesmo,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=240332&d=1282238164

aryrj
13/03/2011, 07:35
Amigos, acho que vou levantar uma situação diferente das que vejo normalmente por aqui...

Tenho uma casa de veraneio em Teresópolis, RJ. Essa região sofreu bastante há algum tempo atrás, com temporais terríveis, que vcs devem ter acompanhado pelos noticiários. Minha casa nada sofreu, mas os acessos...simplesmente acabaram! Pontes caíram, erosão comeu solta e agora o trajeto pra chegar lá aumentou uns 15 km de chão, no meio de plantações, fazendas e etc.! Se chove, aí o negócio piora mais ainda.

Situação: preciso andar 130 km em asfalto liso, perfeito por sinal. Depois outros 15 km no chão, chovendo ou não (não posso abandonar a casa!);

Carga: eu, a patroa, mais cachorro e bagagem.

Escolhi e comprei um vitara 3p 94, pelo seu baixo custo de aquisição e porque será utilizado quase que só para ir para Tere e rodar por lá. Além, lógico, de eu gostar muito do jeepinho. O carro está em boas condições, com algumas coisas a fazer, mas nada que qq carro nessa idade não tenha...Obs.: não é nosso único carro.

Quais as modificações que vcs aconselhariam para meu caso? Não faço e dificilmente farei trilhas, mas meu trajeto normal acho até que poderia ser considerado uma trilha leve... Algo que me desse mais certeza de chegar e voltar com segurança e maior conforto possível. Faço essa viagem pelo menos duas vezes por mês. Podem ajudar?:neutral:

marcobacalhau
13/03/2011, 19:51
Amigos, acho que vou levantar uma situação diferente das que vejo normalmente por aqui...

Tenho uma casa de veraneio em Teresópolis, RJ. Essa região sofreu bastante há algum tempo atrás, com temporais terríveis, que vcs devem ter acompanhado pelos noticiários. Minha casa nada sofreu, mas os acessos...simplesmente acabaram! Pontes caíram, erosão comeu solta e agora o trajeto pra chegar lá aumentou uns 15 km de chão, no meio de plantações, fazendas e etc.! Se chove, aí o negócio piora mais ainda.

Situação: preciso andar 130 km em asfalto liso, perfeito por sinal. Depois outros 15 km no chão, chovendo ou não (não posso abandonar a casa!);

Carga: eu, a patroa, mais cachorro e bagagem.

Escolhi e comprei um vitara 3p 94, pelo seu baixo custo de aquisição e porque será utilizado quase que só para ir para Tere e rodar por lá. Além, lógico, de eu gostar muito do jeepinho. O carro está em boas condições, com algumas coisas a fazer, mas nada que qq carro nessa idade não tenha...Obs.: não é nosso único carro.

Quais as modificações que vcs aconselhariam para meu caso? Não faço e dificilmente farei trilhas, mas meu trajeto normal acho até que poderia ser considerado uma trilha leve... Algo que me desse mais certeza de chegar e voltar com segurança e maior conforto possível. Faço essa viagem pelo menos duas vezes por mês. Podem ajudar?:neutral:

Basicamente:
-Um bom par de pneus para enfrentar as eventuais lamas.
-Calço de mola de 2".
E não é necessário mais nada.
Agora...se seu caminho e composto de obstáculos e você normalmente faz o trajeto sozinho. Coloca um guincho e esqueça, não fica em lugar algum.

[[]] M@rco

aryrj
13/03/2011, 20:49
Obrigado Marco!

Vc disse "um bom par de pneus"...acho q vc quiz dizer 2 pares. Ou não? E quais seriam esses pneus? BF A/T, Mud, ou qual? Teria de ser 50/50, certo?

Qto. ao lift, qual vc aconselharia? De suspenção ou de carroceria?

Desculpe se estou sendo chato!:oops:

marcobacalhau
13/03/2011, 21:50
Obrigado Marco!

Vc disse "um bom par de pneus"...acho q vc quiz dizer 2 pares. Ou não? E quais seriam esses pneus? BF A/T, Mud, ou qual? Teria de ser 50/50, certo?

Qto. ao lift, qual vc aconselharia? De suspenção ou de carroceria?

Desculpe se estou sendo chato!:oops:

heheheheh 2 pares:parede:

50/50 é bom para terra mas não aguenta barro não.
Eu colocaria Mud mesmo. Vai gastar no asfalto mas não te deixa na mão no barro.
Se vai colocar o guincho pode até arriscar com um AT.
Lift de suspa 2" já é suficiente.

andre veiga
14/03/2011, 11:42
Os pneus Mud gastam mas não é tanto assim, pelo baixo peso do vitara.
Pode colocar e ser feliz... hehe

Mas aconselho a estudar melhor sobre o lift de 2" na suspensão, pois envolve muito mais que apenas colocar calços nas molas.

Se vai apenas usar "estradas" de chão, talvez calços de 1" nas molas já seriam suficientes e não envolve obrigatoriamente mais nada.
Fiz muita trilha (leve e média) apenas com bons pneus, calços de 1" e amortecedores traseiros maiores e nunca fiquei na mão.

Felipe Nogueira Torrano
14/03/2011, 12:09
Minha opinião:

- Calços 2' na suspenção
- pneus Mud 235/75 - vai que piora a coisa por lá! Desgaste esquece... usando só 2 vezes por mês!

Se tiver pedras: proteções de tanque, difrencial, etc..

Creio que mais nada!

E como já foi dito, não economiza para colocar o calço!
Já que gastou dinheiro com o carro não mata o investimento com adaptação meia boca!:concordo:
Procura um mecânico já conhecido pelo pessoal do fórum!

[]'s

Pablo Toledo
15/03/2011, 00:51
Caro Ary;

Vou chover no molhado. Taca um jogo de pneus mud nessa jabiraca e seja feliz nas lamas de Terê! :concordo:

Um sonzinho mais caprichado ajuda pra disfarçar o barulho dos mud no asfalto...rsrsrs

E quanto ao desgaste, não se preocupe já que vai usar o carro poucas vezes. Digo isso por experiência própria. Estou com o mesmo jogo de mud há quatro anos e ainda não penso em troca-los neste ano. Uso o Blackstar Guyane, mas estes infelizmente não se acha mais para vender no Brasil. Uma boa opção são os recapados com a banda da Vipal VJ900. Bom, bonito e barato.

Be Trindade
17/03/2011, 10:55
Fala galera, alguem já colocou um BL de 3'' no Vitara??
estou pensando seriamente em colocar, meus pneus estão raspando nas caixas de rodas...
Alguem teria o manual, passo a passo, guia... qualquer coisa que me ajude???

Abs!!

mairo
17/03/2011, 11:22
Fala galera, alguem já colocou um BL de 3'' no Vitara??
estou pensando seriamente em colocar, meus pneus estão raspando nas caixas de rodas...
Alguem teria o manual, passo a passo, guia... qualquer coisa que me ajude???

Abs!!

amigo, estou pensando em fazer isto tbm, mas como tenho kit de calços de 2", vou colocar molas de santana na frente, ganha +1" e molas traseiras de chevette, ganha +1".

mauricioalan32
17/03/2011, 11:42
Trindade, eu tenho BL de 3" no meu e mesmo assim qndo viro a direçao e da final de curso raspa na caixa de roda, o paralama eu cortei 2cm e o chapeador cortou mais 4cm, isso resolveu, mas a caixa de roda nao tem jeito, unica saida seria usar pneus menores e ou dar um jeito de avançar a balança toda uns 2cm p frente...
abrass

Be Trindade
17/03/2011, 13:47
Fala Mauricio..
é pq o meu problema é que qnd da final de curso, eu nao consigo nem virar o jogo... o pneu fica preso dentro da caixa de roda... por isso que eu preciso levantar mais essa ''..
diminuir o tamanho dos pneus.... naaaaaao... hahahaha.. so pra cima..pra baixo nunca! hahaha
quem fez esse seu BL???
teria como me mandar um manual, instrução, ou algo do genero pra copiar???

Abs!!

vpaguiar
17/03/2011, 15:01
Fala Mauricio..
é pq o meu problema é que qnd da final de curso, eu nao consigo nem virar o jogo... o pneu fica preso dentro da caixa de roda... por isso que eu preciso levantar mais essa ''..
diminuir o tamanho dos pneus.... naaaaaao... hahahaha.. so pra cima..pra baixo nunca! hahaha
quem fez esse seu BL???
teria como me mandar um manual, instrução, ou algo do genero pra copiar???

Abs!!

BÉEEEEEEEEEE (parece cabrito, já falei isso?!!?!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:)

Bom tirando as brincadeiras, quanto tempo cara, vc está rodando com pneus 255 de largura?!?!?! Se for aí só colocando espaçador nas rodas... elas estão largas pra caralh...o, hehehehehe!!!!!!!!! mas mesmo assim aí vai pgar nos paralamas no lado externo!!:pensativo::pensativo::putz::putz::putz:

Me fala aí, e as homocinéticas... não está quebrando muito não?!?!?!

Deve ter ficado o bicho sua viatura, ela deve estar consumindo muito também não?! Qual foi a medida da largura da bitola com esses pneus, medindo-se da parte mais externa do lado direito até o lado esquerdo, quanto deu???

Grande Abraço!:concordo::concordo::concordo:

mauricioalan32
17/03/2011, 15:25
Entao Trindade, meus calços mandei fazer na RC4x4, sao feitos de metal, nada a ver com os tecnil redondinhos, os meus sao quadrados com os ascentamenos para os calcinhos de borracha original... talvez realmente ajude vc levantar 1", mas como disse o aguiar, vc vai ter q usar rodas com offest mais negativo mesmo, ai somando as duas modificações vc consegue amenizar isso, mas resolver nao resolve nao...
abss

Be Trindade
17/03/2011, 16:35
e ae Vpaguiar!! hahahaha.. ja falou isso algumas outras vezes... mas é normal.. sempre escuto!!! hahahaha

ééé... to rodando com pneus 255/75/15 recapado Vipal na VJ900.. o carro ta alto a beça!! ja quebrei uma homocinética... e ESPERO nao quebrar mais nada (sou mt ingenuo)
o consumo eu prefiro nem medir!!! mas é algo em torno de 6km/l
eu nao medi a bitola total nao... vou ver se faço isso hj e posto aqui.. mas nao ficou tao mais pra fora do que os 30x9,5x15 recapado naoo... mas vejo qnt ta dando!

Entao Mauricio, eu liguei pra rc hj e eles me falaram que vendem o kit, mas o kit que eles vendem são só os calços e os parafusos... creio que está faltando mais coisas, como os prolongadores das alavancas, alguma coisa no radiador, flexivel de freio, algo assim.... estou errado???

eu uso rodas com offset -5 15x7 da vaska (VK228)... ela nao raspa qnd eu esterço nao.. so raspa na trilha qnd dá final de curso.. e raspa em cima da caixa de roda...mas os cortes nos paralamas serão feitos assim que eu conseguir respirar!!! quero deixar meu carro um pouco mais parecido com o teu... que ta FODA!! hahaha

nao sei quem tem facebook... mas tem umas fotos do meu carro assim logo apos uma lavagem.. do dia em que eu quebrei a homo.... e de um dia que fomos sujar o carro aqui do lado de casa com um amigo que pegou uma IO...

http://www.facebook.com/album.php?fbid=10150367514635391&id=699940390&aid=602516

Abs!

mauricioalan32
17/03/2011, 17:05
Trinade, te add no face, aceita lá.. muito massa teu vitara meu, show d bola... entao, eu tbm uso rodas -7 no meu vitara. Qnto ao kit, vem os 8 calços, parafusos e um prolongador pra mangueira do tanque de combustivel, flexiveis de freio e mangotes do radiador nao foram necessarios mexer, ai o mecas tirou as alavancas e levou em um torneiro para alongar e fazer o angulo certo e teve que alongar a barra de direção na regulagem.
abss

vpaguiar
17/03/2011, 17:59
Trinade, te add no face, aceita lá.. muito massa teu vitara meu, show d bola... entao, eu tbm uso rodas -7 no meu vitara. Qnto ao kit, vem os 8 calços, parafusos e um prolongador pra mangueira do tanque de combustivel, flexiveis de freio e mangotes do radiador nao foram necessarios mexer, ai o mecas tirou as alavancas e levou em um torneiro para alongar e fazer o angulo certo e teve que alongar a barra de direção na regulagem.
abss

Aqui em BH temos uma turma que conhece bem o que precisa fazer... eu ainda penso em colocar 2" na carroceria mas vou fazer um estudo dos apôios principais e desenvolver algo que seja mais seguro, com o side 5d é foda passar em alguns lugares, mas na maioria das vezes acho ele melhor que os 3d, pq levanta menos e a distancia entre eixos ajuda nos pontos de aderencia pela distancia. Uso pirelli mud 30x9,5 se quiserem ver um pouco da viatura segue o site, tá meio desatualizado mas vou ver se atualizo esta semana, hehehe, tem muita coisa boa para postar lá:

http://picasaweb.google.com/vpaguiar

Segue um videozinho do youtube também:

http://www.youtube.com/watch?v=maWIHF9T8nk

vpaguiar
17/03/2011, 18:53
e ae Vpaguiar!! hahahaha.. ja falou isso algumas outras vezes... mas é normal.. sempre escuto!!! hahahaha

ééé... to rodando com pneus 255/75/15 recapado Vipal na VJ900.. o carro ta alto a beça!! ja quebrei uma homocinética... e ESPERO nao quebrar mais nada (sou mt ingenuo)
o consumo eu prefiro nem medir!!! mas é algo em torno de 6km/l
eu nao medi a bitola total nao... vou ver se faço isso hj e posto aqui.. mas nao ficou tao mais pra fora do que os 30x9,5x15 recapado naoo... mas vejo qnt ta dando!

Entao Mauricio, eu liguei pra rc hj e eles me falaram que vendem o kit, mas o kit que eles vendem são só os calços e os parafusos... creio que está faltando mais coisas, como os prolongadores das alavancas, alguma coisa no radiador, flexivel de freio, algo assim.... estou errado???

eu uso rodas com offset -5 15x7 da vaska (VK228)... ela nao raspa qnd eu esterço nao.. so raspa na trilha qnd dá final de curso.. e raspa em cima da caixa de roda...mas os cortes nos paralamas serão feitos assim que eu conseguir respirar!!! quero deixar meu carro um pouco mais parecido com o teu... que ta FODA!! hahaha

nao sei quem tem facebook... mas tem umas fotos do meu carro assim logo apos uma lavagem.. do dia em que eu quebrei a homo.... e de um dia que fomos sujar o carro aqui do lado de casa com um amigo que pegou uma IO...

http://www.facebook.com/album.php?fbid=10150367514635391&id=699940390&aid=602516

Abs!

Cara, quando o Darkside era original, rodava só com os michelin ltx a/t 215 ele dava 11 a 11,5 na estrada, lotado e com bagagem, depois das modificações principalmente o blq LRe MUD o meu consumo na cidade é 6 a 6,5 e na estrada dependendo muito dá entre 8,5 e 9,5!!!!

Agora que eu colo o ponteiro, isso eu colo! Coloco os michelin e chego o reio no bicho, pode beber mas tem que andar...:pensativo: o resto, fôdas:parede::parede::parede:!!! hehehehehe

Be Trindade
17/03/2011, 23:16
Mauricio... vc falando isso, ja fico mais tranquilo... fica mais facil de fazer.. vo correr atras disso... vou pedir pro meu mec ja fazer os prolongadores das alavancas... dps eu faço o resto!!!
valeu mesmoo!!!

ANDAR??? meu carro nao sabe o que é correr tem tempo.. o bicho ficou mt xoxo com esses pneus... sofro pra chegar aos 90!! hahahaha

vpaguiar
18/03/2011, 00:16
Mauricio... vc falando isso, ja fico mais tranquilo... fica mais facil de fazer.. vo correr atras disso... vou pedir pro meu mec ja fazer os prolongadores das alavancas... dps eu faço o resto!!!
valeu mesmoo!!!

ANDAR??? meu carro nao sabe o que é correr tem tempo.. o bicho ficou mt xoxo com esses pneus... sofro pra chegar aos 90!! hahahaha

...é brother agora um up-grade que seria interessante é o de redução de diferencial, sei que a calmini tinha, mas não sei se funcionava... uma x-crawler também seria show!!!!

Vander

Be Trindade
18/03/2011, 15:38
porra nem fala... era meu sonho uma reducao do dif... tanto em 4x2, qnt 4x4 high e 4x4 low...
to esperando a reducao do Alexandre X ansiosamente!!! ta braaboo!!! o carro fica mt longo... queria reduzir tudo... se eu coloco a 3.2 eu nem consigo andar na areia.. ai fica ruim!!!

vpaguiar
20/03/2011, 14:21
porra nem fala... era meu sonho uma reducao do dif... tanto em 4x2, qnt 4x4 high e 4x4 low...
to esperando a reducao do Alexandre X ansiosamente!!! ta braaboo!!! o carro fica mt longo... queria reduzir tudo... se eu coloco a 3.2 eu nem consigo andar na areia.. ai fica ruim!!!

Foda mesmo! Eu não quero reduzir a t-case apenas, porque ela deixa um abismo entre a reduzida e a normal, direto no diferencial o risco e calculado no tamanha das "patas":odedo: se pisar fundo fode tudo, hehehehe, pneuzão e homcinética e combinação muito agradavel para quem tem oficina e dará manutenção!!!!

Acho que precisamos de um SAS bem-sucedido, para reprodução, hoje é tudo inviável financeiramente, qualquer coisa que se gaste mais do que 8 a 10 mil com mão de obra, é melhor trocar de viatura, sem falar na limitação do motor a gasolina, que tem baixíssimo torque!!!!

Eu atualmente tô muito parado.... zequinha recem nascido:palmas:, remuneração não compativel com o esporte:parede::odedo:, enfim... devo voltar a rodar mais forte só em abril ou maio, quando penso em organizar um evento offroad aqui em BH:concordo::dance:!!!!

Até lá... vâmo-que-vâmo!!!

Vander

Be Trindade
22/03/2011, 09:04
Alguém ta usando aquele bloqueio automático que a RC ta vendendo???

Abs!!!

mauricioalan32
22/03/2011, 09:59
eu uso o DIF LOCK da RC4x4... é identico ao LOCK RIGHT e custam míseros 550,00
abss

Be Trindade
22/03/2011, 13:18
mas ele eh direto nee?? 100% do tempo?!

queria algo selecionavel.. ou algo menos agressivo que o permanente.. abs!

mauricioalan32
22/03/2011, 13:47
Nao, ele é automatico, desliza dando os famosos estalos ao fazer curvas e trava ao tracionar, exatamente como o Lock Right e semelhante com o Kaiser. Selecionavel somete a ar ou elétrico, mas ai vai custar em torno de uns 3,5k....
abss

feliperay
22/03/2011, 13:52
Como preparar um GV 99 para as trilhas aqui de fortaleza? Não sou mto de trilha de lama pesada mesmo n, mas as vezes acontece. Normalmente é só uma passeio pelas praias pasando por uns rios (qse q submergindo o carro.. rs).

Então.. tendo em vista essa realidade.. oq fazr para deixar a viatura preparada?

Abs.

nanito
05/04/2011, 16:32
E aí galera trilheira!

Seguinte, vendi meu Vitara canvas e acabei de comprar um Vitara 4 portas 98. A minha dúvida é em relação ao ângulo das homocinéticas dele, o antigo dono levantou somente com calços de tecnil na dianteira (sem aquele de metal) com um kit que o antigo mecânico dele fez. Abaixo vão algumas fotos que tirei do ângulo que tá a homocinética.

Quero a opinião de vocês pra saber se tá normal pra 2" ou se tá muito angulado.

Botei uma foto do calço na dianteira também, gostaria de saber se está correta esta instalação ou se é importante aquele calço de metal.

Abraços!

Fabil
05/04/2011, 16:40
o calço da torre nao é p/ corrigir angulo de homocinetica, mas sim p/ evitar que o amortecedor dê fim de curso aberto.

p/ corrigir angulo de homo, só o dopped kit

nanito
05/04/2011, 16:47
Vou medir o calço pra ver se realmente ele tem 2", to suspeitando que ele tem a suspensão dianteira elevada em 2,5", to achando muito angulado.

mauricioalan32
05/04/2011, 17:31
Nanito, eu tbm to achando muito forçado esse angulo da homocinetica... bota logo um dropped kit ai q corrige isso e vc ainda consegue deixar ele mais alto... no mais o calço do amortecedor nao precisa se necessariamente de metal, assim como foi feito tbm serve, desde que tenham ambos os calços 2"...
abss

nanito
05/04/2011, 22:43
Nanito, eu tbm to achando muito forçado esse angulo da homocinetica... bota logo um dropped kit ai q corrige isso e vc ainda consegue deixar ele mais alto... no mais o calço do amortecedor nao precisa se necessariamente de metal, assim como foi feito tbm serve, desde que tenham ambos os calços 2"...
abss
dropped kit é o famoso "rebaixar o diferencial dianteiro"?!

mairo
06/04/2011, 07:45
dropped kit é o famoso "rebaixar o diferencial dianteiro"?!

nanito, eu comprei meu vitara em POA e tem os calços de mola igual ao seu, não da problema, pela foto, parece que minhas homocinéticas são mais angulares que as suas, talvez seja só impressão, tem cara andando com kit de 3" e não da problema!

mauricioalan32
06/04/2011, 08:09
isso nanito, o dropped kit serve para rebaixar o diferencial em 1", deixando com isso a angulação das homocineticas com apenas 1" fora, o que nao causaria desgastes e quebras...
Abss

mauricioalan32
06/04/2011, 08:11
Mairo, mas para andar com 3", somente é possivel se usar o dropped kit, eu por exemplo, rodei meio ano com calços de 3" na suspensão, ai acabei voltando para 2" pelo fato de soquear muito devido ao angulo da balança ficar muito fora...
abss

mairo
06/04/2011, 09:32
Mairo, mas para andar com 3", somente é possivel se usar o dropped kit, eu por exemplo, rodei meio ano com calços de 3" na suspensão, ai acabei voltando para 2" pelo fato de soquear muito devido ao angulo da balança ficar muito fora...
abss

Poh Mauricio, bom saber, pois estava pensando em levantar meu vitara em 3", não vou mais pois quebra então, não me resolve o carro com esta altura e o diferencial fica baixo!

mauricioalan32
06/04/2011, 09:56
Nao, Mairo, o diferencial nao fica baixo nao, ele fica rente na proteção ou peito de aço, pois na verdade todos colocam essa proteção, e normal sem o dropped kit o diferencal fica mais acima da proteção, e com ele fica mais proxima, uns 2cm da proteção...
abss

nanito
06/04/2011, 10:00
Bom, primeiro vou resolver o problema das engasgadinhas que começou a dar no SUV...

Be Trindade
06/04/2011, 10:39
Galera, na ultima trilha que fiz, mt lama, rios e etc... na saida da trilha percebi que meu freio estava uma merd@... troquei as pastilhas e sapatas ha pouco tempo... dizem que o freio é auto-regulavel...eu nao sei de onde tiraram isso pq já tem 2 semanas e meu pedal de freio ta quase encostando na chapa!
Os que entendem... é o que??? ar no sistema?? cilindro mestre ferrado?? lembrando que ja troquei o cilindro da roda dianteira direita...

Deu pra entender??? hahahaha
Abs

mairo
06/04/2011, 10:54
Galera, na ultima trilha que fiz, mt lama, rios e etc... na saida da trilha percebi que meu freio estava uma merd@... troquei as pastilhas e sapatas ha pouco tempo... dizem que o freio é auto-regulavel...eu nao sei de onde tiraram isso pq já tem 2 semanas e meu pedal de freio ta quase encostando na chapa!
Os que entendem... é o que??? ar no sistema?? cilindro mestre ferrado?? lembrando que ja troquei o cilindro da roda dianteira direita...

Deu pra entender??? hahahaha
Abs

meu mecanico falou a mesma coisa (auto regulável) ai o problema no meu era nos freios traseiros, ai por causa disso ele fica la embaixo, dando umas pedaladas ele fica em cima! arruma la atras que seu pedal volta ao normal!

vpaguiar
06/04/2011, 11:31
meu mecanico falou a mesma coisa (auto regulável) ai o problema no meu era nos freios traseiros, ai por causa disso ele fica la embaixo, dando umas pedaladas ele fica em cima! arruma la atras que seu pedal volta ao normal!

É meio obvio, mas dâ uma verificada também no fluido de freio se está no nivel normal, pode ser que vc tenha provocado alguma fissura nos conduítes e vazado uma parte...:shock::shock:

nanito
06/04/2011, 14:35
Galera, na ultima trilha que fiz, mt lama, rios e etc... na saida da trilha percebi que meu freio estava uma merd@... troquei as pastilhas e sapatas ha pouco tempo... dizem que o freio é auto-regulavel...eu nao sei de onde tiraram isso pq já tem 2 semanas e meu pedal de freio ta quase encostando na chapa!
Os que entendem... é o que??? ar no sistema?? cilindro mestre ferrado?? lembrando que ja troquei o cilindro da roda dianteira direita...

Deu pra entender??? hahahaha
Abs
Deve estar com lama/sujeira no tambor na traseira e na pinça dos freios dianteiros também enche de barro num esqueminha que faz a pinça retornar à posição normal. Isso aconteceu comigo uma vez que tinha passado num barrinho e tinha trocado pastilhas a uns 3 meses e elas foram pro saco. O ideal é logo que sair da trilha, tentar passar uma água por aquela região, conferindo antes, é claro, se o disco não tá incandescente. Se jogar água fria assim, empena.

Abraços!

Augusto Braga
06/04/2011, 17:25
Be,

O meu tb ficou baixo , dei uma regulada nos cabos do freio de mão e melhorou , tem que tirar o acabamento atras da alavanca do freio de mão ( 4 parafusos ) e apertar as porcas com chave 10mm .

Abrs

Be Trindade
06/04/2011, 18:02
Show de bola Augusto!! vo descer agora pra fazer isso!!!

assim que voltar eu posto o resultado!!

vagnercarvalho
14/09/2011, 11:45
Parabéns pelo tópico e pelas dicas dos participantes, vai ajudar muito com meu Vitarinha.

Acompanhando!!!

Vlw!!!

Caio Tessa
21/03/2013, 23:39
Moçada, comprei o meu primeiro Vitara a 1 mes (Jlx Metal Top 1997 3P AT) estou gostando muito do jipinho! Ele está todo original, apenas com pneus 235. Agora quero começar a ''mexer'' nele.. Queria saber, voces acham que por ser cambio automatico, ele aguenta trilhas se for bem preparado ? O que estou pensando é colocar um X-crawler 3.2 ou por enquanto a coroa e pinhão do vitara manual. Minha intenção não é fazer trilhas muito pesadas porque para isso tenho o Jeep. Mas depois do primeiro barro sempre há aquela empolgação kkk. O vitarinha está show de bola, mesmo com os pneus maiores não achei que ele ficou tão ''xoxo'', claro que há um perda, mas não está me incomodando. Mas penso nessa possibilidade de dar um reduzida

Abraços

mairo
22/03/2013, 08:02
eu ficaria com a opção da coroa e pinhão do manual, daria 10% de redução em HI E LOW, com pneus 31" ficaria muito bom! enquanto a x-crawler 3.2 reduz muito e somente em LOW!

Caio Tessa
22/03/2013, 12:36
É to pensando seriamente em colocar somente a coroa e pinhão da manual mesmo. Não pretendo aumentar os pneus agora, então acho que com os 235 vai ficar bom e mais reduzida. Mairo, andei vendo seus post e voce ja teve a vitarinha AT, o que achou sobre esse cambio em trilhas ?

Abraço

AlemãoRS
23/03/2013, 08:25
Instalar X-crawler e reduzir coroa e pinhão são coisas complementares, uma não substituí a outra. Se conseguir uma relação do manual aproveita e coloca que o ganho no uso diário, cidade e estrada, vale a pena.

mairo
23/03/2013, 12:18
É to pensando seriamente em colocar somente a coroa e pinhão da manual mesmo. Não pretendo aumentar os pneus agora, então acho que com os 235 vai ficar bom e mais reduzida. Mairo, andei vendo seus post e voce ja teve a vitarinha AT, o que achou sobre esse cambio em trilhas ?

Abraço

particularmente eu achei muito ruim, achei ele muito longo pra motor 1.6 do vitara, apesar de que meu vitara era carburado, muito xoxo! talvez reduzindo fique bom! mas quando troquei por um vitara manual, foi só alegria, é outro carro!

Suécia
24/03/2013, 11:49
Bom dia senhores!!! Comprei um vitarinha canvas 94/95 e estou com algumas duvidas... o barulho interno do diferencial é normal??? Tb quando ligo ele pela primeira vez no dia ele sai fumaça e depois para!! Estou com o carro a uma semana estou curtindo demais muito bom o pessoal acha que o carro e novo mas me restam essas dúvidas!!!
Valeu senhores!!

Caio Tessa
24/03/2013, 18:54
Vou procurar uma coroa e pinhão da manual e colocar. Depois penso no x-crawler. Eu estou gostando to cambio AT, ja fiz alguns passeios e viagens com ele e o jipinho vai bem ! Com a 4x4 reduzida senti bastante firmeza também, passei por algumas subidas bastante ingrimes e o vitarinha foi sem trabalho algum. Show de bola.. Agora vamos começar a prepara-lo

Caio Tessa
24/03/2013, 21:54
Outra duvida: é preciso trocar a relação dos dois diferencias ? Traseiro e dianteiro

tjflorindo
25/03/2013, 00:09
Outra duvida: é preciso trocar a relação dos dois diferencias ? Traseiro e dianteiro

É exatamente a relação (coroa e pinhão) que você vai trocar, a do seu vitara automático é 8x37 = 4,625 e do manual é 8x41 = 5,125, 10% mais curta, no entanto, se for colocar a do manual, tem que trocar a relação dos dois diferenciais. Outra coisa, vai ter queda na velocidade final do carro pra rodar na estrada devido a redução.

andre veiga
25/03/2013, 00:17
A relação de diferencial identica nos 2 eixos é essencial, a menos que queira moer tudo em pouco tempo.
Mesma coisa com as medidas dos pneus nos 2 eixos

Andei recentemente num vitara auto, com pneus 30x9,5x15, e com a relação do modelo com cx manual.

Acho que ele perdeu um pouco em relação À configuração pneus x relação original, mas anda bem... com certeza com pneus um pouco menores fica melhor, 235?

Uma outra opção é uma TC que o Alexandre X faz, ela reduz tanto em L quanto em H, veja com ele (Home page (http://www.sobperformance.com.br)) ou com o Fabiano (Fabil - tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br)).

NÃO É O KIT XCRAWLER!!

Vale a pena pensar nela acho que deve ser uma adaptação mais "fácil" e com resultados melhores que a troca de C&P, até mesmo porque estará colocando um item zero km.
Se trocar de vitara acho que ela serve até paras os GV / tracker a gasolina.

andre veiga
25/03/2013, 00:22
TJflorindo

Se ele alongar a relação final com os pneus e depois encurtar a relação de diferenciais, desde que seja na mesma proporção a vel. final será a mesma.
Quais as medidas originais dos pneus do vitarinha? 205 ou 215?

tjflorindo
25/03/2013, 00:38
TJflorindo

Se ele alongar a relação final com os pneus e depois encurtar a relação de diferenciais, desde que seja na mesma proporção a vel. final será a mesma.
Quais as medidas originais dos pneus do vitarinha? 205 ou 215?

Verdade André, não tinha me atentado a esse fato! O pneu origina é 205. O meu com coroa e pinhão original (auto) usando pneu 31" dava + ou - 15% de variação em relação aos originais.

Caio Tessa
25/03/2013, 12:11
O meu está com pneus 235, não pretendo aumentar o tamanho tão já.. Vou pensar nesse kit do Alexandre X. Eu não esto achando o Vitarinha ''xoxo'' com as relaçoes originais. Mas para um ganho a mais em redução e maior desempenho nas trilhas a troca das relaçoes ou até esse outro kit, acredito que vai ajudar bastante.

mairo
25/03/2013, 12:24
eu sou um dos poucos felizes proprietários de uma relação 6x35, muito boa!!!!!!!
com pneu 235 ficou até curta! seria pra pneu 31"

Caio Tessa
25/03/2013, 23:41
Galera quando comecei a procurar um vitarinha, estava na busca de um manual mas apareceu esse automatico. Não pensei duas vezes, porque está muito inteiro e dificilmente acharia outro assim. Sou terceiro dono, não há nenhum detalhe de pintura, nenhum defeito mecanico realmente está ''zerado''. Para ser sincero a unica coisa que eu preciso trocar no veiculo é a grade da frente porque está com a do 1993 na cor preta. Seu antigo dono era deficiente fisico e o ''vitarinha'' tinha aquelas adaptaçoes (acelerador e breque na mão). E certo dia ele foi guardar o suzuki e encostou a grade em uma bancada que ficava dentro da garagem. Ele até guardou a original e me mostrou quando fui ver o ''jipinho'', não estava muito danificada mas como ele ja tinha colocado outra ''nova'' nem quis pegar a quebrada. Por enquanto fica a que está mesmo kk..

Bom, como o Vitara ainda está todo original, queria saber se compensa preparar para trilha mesmo sendo AT ou se é mais vantagem pensar em uma troca por um manual. Queria uma ideia, porque como sou leigo no assunto de Suzuki preciso saber no que investir e etc, para que depois não acabe ''jogando dinheiro fora''. Obrigado, abraços