PDA

Ver Versão Completa : Trilha das Lontras Miguel Pereira-Petropolis

wnicolino
04/03/2008, 05:19
Alguem sabe o estado ou o grau de dificuldade da trilha das Lontras que sai um pouco antes de Miguel Pereira (de quem sobe do Rio de Janeiro) e vai chegar em Petrópolis.

Fred Almeida
06/03/2008, 10:40
Prezado wnicolino,

Subindo por Arcádia e chegando na Lagoa das Lontras o caminho é por estrada de terra com alguns buracos.
Seguindo em direção a Vera Cruz/Fragoso existem duas opções:
1 - Trilha da Fazenda das Couves: Trecho com ótimas erosões de nível médio, algumas porteiras para abrir e fechar. Chegando em Vera Cruz, pegar a (DIR)estrada do Imperador até a BR040.
2 - Descida para Monte Libano: Estrada estreitra e com belo visual para fotos com uma cachoeira no pé da serra. Chegando em Fragoso, se quiser almoçar um belo prato de Tilápia, procure o Pesque Pague do Mamão, senão siga em direção a Vera Cruz pela estrada principal que encontra a estrada do Imperador até a BR 040.

A estrada do Imperador é estreita e bem esburacada mas é um belo passeio por dentro da Mata do Tinguá e com um belo visual da Baia de Guanabara.

Abs
Fred

wnicolino
06/03/2008, 12:46
Obrigado pela dica. Vou tentar fazer o percurso abaxo e ver se dá. Se não for possível volto e entro mais acima, em Governador Portela.
Abçs

Joao Baeta
06/03/2008, 13:52
:arrow:Mas é trilha light ou passeio ecológico?
:pensativo:
Eu gostei do trajeto que disse!!!
:concordo:

wnicolino
06/03/2008, 14:39
Fala João,

Na Verdade pretendo que seja um passeio Light. Tenho um Grupo de amigos de Offroad e uma vez por mes organizamos um passeio, em geral eu é que organizo tudo mas por isto mesmo me preocupa sempre o que pode rolar na trilha. Isto ocorre pq a maior parte dos carros é careta se cair em quebradeira vou me sentir responsável. Outro dia fui com o Grupo até a Cachoeira da Carmem e nas pedras da subida a galera se assustou. Afinal 4x4 novo é caro pra chuchu!!!
Desta vez eu conheço bem o caminho é só uma strada de terrra bonita mesmo, mas não conheço a parte das Lontras, mas como vão uns marinheiros de primeira viagem não quero assustar os pobres!! Do contrário perco os amigos.

Joao Baeta
06/03/2008, 16:44
Fala João,

Na Verdade pretendo que seja um passeio Light. Tenho um Grupo de amigos de Offroad e uma vez por mes organizamos um passeio, em geral eu é que organizo tudo mas por isto mesmo me preocupa sempre o que pode rolar na trilha. Isto ocorre pq a maior parte dos carros é careta se cair em quebradeira vou me sentir responsável. Outro dia fui com o Grupo até a Cachoeira da Carmem e nas pedras da subida a galera se assustou. Afinal 4x4 novo é caro pra chuchu!!!
Desta vez eu conheço bem o caminho é só uma strada de terrra bonita mesmo, mas não conheço a parte das Lontras, mas como vão uns marinheiros de primeira viagem não quero assustar os pobres!! Do contrário perco os amigos.
:arrow:Como eu tenho um sítio em Inconfidência (Ou Sebollas) que fica no sul de Paraíba do Sul... E conheço a região de M.P... Petrópolis.... Qnd tem famosa festa de tomate que fica em Avelar... Sempre vou por vale do Retiro (Que cai em Membeca.. Sertão do Calixto... Aí entra no município de Paty de Alferes!
Minha casa até festa do tomate são exatos 35 km (Maioria é de terra)!!!!!!!
Não conheço as Lontras... Mas vamos combinar de ir!
Abssssssssssssssssss
Abs

wnicolino
07/03/2008, 08:30
João,

Embora vc não me conheça, tenho acompanhado suas contribuições aqui no site, sempre muito boas. O passeio vai rolar este sábado, amanhã. Seria um honra contar com sua presença.
Mande um email para mim, wnicolino@gmail.com e te envio todas as instruções e detalhes para nos acompanhar.
Abçs

Walter Nicolino Jr

Joao Baeta
07/03/2008, 09:19
João,

Embora vc não me conheça, tenho acompanhado suas contribuições aqui no site, sempre muito boas. O passeio vai rolar este sábado, amanhã. Seria um honra contar com sua presença.
Mande um email para mim, wnicolino@gmail.com e te envio todas as instruções e detalhes para nos acompanhar.
Abçs

Walter Nicolino Jr
:arrow:Ih... Nem vai dar...Pois tenho prova amanha de manhã!
Deixa num fds e a gnt faz esse caminho!
Abs

Edson Bailuni
07/03/2008, 10:14
João,

Abçs

Walter Nicolino Jr
Caro Amigo
gostaria de saber o local que vcs marcaram o encontro ,
eu ja passei varias vezes na lontra e gostaria de tentar acompanhar vcs.
no aguardo EDSON

Joao Baeta
09/03/2008, 19:22
:arrow:Como foi o passeio? :pensativo:

wnicolino
10/03/2008, 15:18
Fala Baeta, a trilha começou como passeio e depois enroscou. Mas é belíssima e só gerou preocupaçãos pq tinhamos 4 carros novatos na tripa, mas com paciência todos passaram sem problemas, apesar de termos execedido em quase 4 horas o planejamento.
Segue abaixo a descrição de um participante do evento (Cecílio) que coloquei aqui sem a licença dele rsrsrsrs mas é só para economizar digitação.
===============================================

Hj foi divertido mesmo.. tanto a trilha quanto o excelente churrasco.

Moçada, a Trilha para Lontras serviu para subirmos um pouco nosso limite (ou baixarmos.. hehehe..). No começo daquele pedaço mais sinistro o Ermírio descia e ia me guiar. Dali a pouco, era tanto facão que eu nem dava mais bola... escolhia um caminho, acelerava e pronto. Depois fiquei observando aqueles que pude atravessarem os mesmos obstáculos... Daí vi que uns inclinavam muito o carro para não entrar no facão, outros entregavam a alma e afundavam no facão, outros faziam zigue-zague e ..... voilá... no final todo mundo passou em tudo, do jeito que escolheu, incluindo aqueles que se achavam novatos.

As conclusões parciais (pra mim) são: (i) nossos carros aguentam mais inclinações laterais e frontais do que imaginamos à primeira vista, (ii) os facões não são tão difíceis de serem atravessados quanto parecem ao serem apenas observados de longe, (iii) nunca é tão difícil quanto parece.. :)

Dados médios para planejamentos futuros... A Trilha Para Lontras teve 27,5 km de comprimento que foram percorridos em 3h 44min, dando a média de 7 km/h. O bicho pegou mesmo nos últimos 9,3 km, onde nossa média foi de 4 km/h. Apressados (pela fome) fizemos a estrada de terra entre o final das Lontras e o asfalto do vale das Videiras com média de 21 km/h.

Precisamos completar fazendo a Trilha do Facão e subirmos nos pico do Couto e naquele outro que vimos do meio das Lontras.

Aquela tal Madeireira já está me parecendo mais acessível ... desde que com um bom pneu, claro.

Joao Baeta
10/03/2008, 16:43
:arrow:Que coisa boa!!!!!
Tb quero ver como é o passeio...!!!!
Feriado estarei na fazenda... A gente pode fazer esse caminho!
:pensativo:

Edson Bailuni
10/03/2008, 17:07
Fala Baeta, a trilha começou como passeio e depois enroscou. Mas é belíssima e só gerou preocupaçãos pq tinhamos 4 carros novatos na tripa, mas com paciência todos passaram sem problemas, apesar de termos execedido em quase 4 horas o planejamento.
Segue abaixo a descrição de um participante do evento (Cecílio) que coloquei aqui sem a licença dele rsrsrsrs mas é só para economizar digitação.

Hj foi divertido mesmo.. tanto a trilha quanto o excelente churrasco.

Moçada, a Trilha para Lontras serviu para subirmos um pouco nosso limite (ou baixarmos.. hehehe..). No começo daquele pedaço mais sinistro o Ermírio descia e ia me guiar. Dali a pouco, era tanto facão que eu nem dava mais bola... escolhia um caminho, acelerava e pronto. Depois fiquei observando aqueles que pude atravessarem os mesmos obstáculos... Daí vi que uns inclinavam muito o carro para não entrar no facão, outros entregavam a alma e afundavam no facão, outros faziam zigue-zague e ..... voilá... no final todo mundo passou em tudo, do jeito que escolheu, incluindo aqueles que se achavam novatos.

As conclusões parciais (pra mim) são: (i) nossos carros aguentam mais inclinações laterais e frontais do que imaginamos à primeira vista, (ii) os facões não são tão difíceis de serem atravessados quanto parecem ao serem apenas observados de longe, (iii) nunca é tão difícil quanto parece.. :)

Dados médios para planejamentos futuros... A Trilha Para Lontras teve 27,5 km de comprimento que foram percorridos em 3h 44min, dando a média de 7 km/h. O bicho pegou mesmo nos últimos 9,3 km, onde nossa média foi de 4 km/h. Apressados (pela fome) fizemos a estrada de terra entre o final das Lontras e o asfalto do vale das Videiras com média de 21 km/h.

Precisamos completar fazendo a Trilha do Facão e subirmos nos pico do Couto e naquele outro que vimos do meio das Lontras.

Aquela tal Madeireira já está me parecendo mais acessível ... desde que com um bom pneu, claro.
Fala Valter espero que o Francisco tenha dado o recado ,que nao poderia comparecer.
tentei ligar no celular mas nao atendia..
fico feliz que tudo tenha dado certo.
ref. a madereira acredito que melhor e esperar o periodo de seca pois ainda esta muito dificil porem muito legal heheheheheh...
abraços

Edson

wnicolino
10/03/2008, 20:22
Valeu Bailune, foi uma pena, mas só teria valido a pena se vc houvesse ido até arcádia conosco.
Para o Baeta, vamos ver, acho que no feriado vou acampar na Serrinha, mas se estiver de bobeira a gente tenta.
A Trilha é muito boa, para quem já tem experiência é, digamos média!!!

Joao Baeta
10/03/2008, 20:29
Valeu Bailune, foi uma pena, mas só teria valido a pena se vc houvesse ido até arcádia conosco.
Para o Baeta, vamos ver, acho que no feriado vou acampar na Serrinha, mas se estiver de bobeira a gente tenta.
A Trilha é muito boa, para quem já tem experiência é, digamos média!!!
:arrow:Se for trilha... Vou de Azul msm!
Se for trilha light... GV!
:concordo:

taraba
26/05/2009, 09:41
fala baeta, a trilha começou como passeio e depois enroscou. Mas é belíssima e só gerou preocupaçãos pq tinhamos 4 carros novatos na tripa, mas com paciência todos passaram sem problemas, apesar de termos execedido em quase 4 horas o planejamento.
Segue abaixo a descrição de um participante do evento (cecílio) que coloquei aqui sem a licença dele rsrsrsrs mas é só para economizar digitação.

hj foi divertido mesmo.. Tanto a trilha quanto o excelente churrasco.

Moçada, a trilha para lontras serviu para subirmos um pouco nosso limite (ou baixarmos.. Hehehe..). No começo daquele pedaço mais sinistro o ermírio descia e ia me guiar. Dali a pouco, era tanto facão que eu nem dava mais bola... Escolhia um caminho, acelerava e pronto. Depois fiquei observando aqueles que pude atravessarem os mesmos obstáculos... Daí vi que uns inclinavam muito o carro para não entrar no facão, outros entregavam a alma e afundavam no facão, outros faziam zigue-zague e ..... Voilá... No final todo mundo passou em tudo, do jeito que escolheu, incluindo aqueles que se achavam novatos.

dados médios para planejamentos futuros... A trilha para lontras teve 27,5 km de comprimento que foram percorridos em 3h 44min, dando a média de 7 km/h. O bicho pegou mesmo nos últimos 9,3 km, onde nossa média foi de 4 km/h. Apressados (pela fome) fizemos a estrada de terra entre o final das lontras e o asfalto do vale das videiras com média de 21 km/h.

Precisamos completar fazendo a trilha do facão e subirmos nos pico do couto e naquele outro que vimos do meio das lontras.

Aquela tal madeireira já está me parecendo mais acessível ... Desde que com um bom pneu, claro.

meu amigo essa trilha começa em arcadia e do lado oposto em rocio , o pico do couto é onde fica a base do sindacta???

wnicolino
26/05/2009, 11:28
Nós subimos por Arcádia, mas dá para entrar pelo outro lado. Achar a trilha é difícil, só com GPS, tanto por um lado como pelo outro, mas infelizmente fizemos m e perdemos o tracklog.
Estamos eu e o Cecílio querendo refazer a trilha, mas não dá para ser sozinho pq se enroscar vai ficar por lá uns dias. Se quiseres combinar, com o GPS a gente acha a entrada de novo!!!!
Vc usa GPS?

abçs

wnicolino
26/05/2009, 11:30
Outra coisa, o Pico do Couto é o do Cindacta mesmo, mas nào dá para subir além do portão. Só com autorização da aeronáutica.

taraba
27/05/2009, 09:40
Nós subimos por Arcádia, mas dá para entrar pelo outro lado. Achar a trilha é difícil, só com GPS, tanto por um lado como pelo outro, mas infelizmente fizemos m e perdemos o tracklog.
Estamos eu e o Cecílio querendo refazer a trilha, mas não dá para ser sozinho pq se enroscar vai ficar por lá uns dias. Se quiseres combinar, com o GPS a gente acha a entrada de novo!!!!
Vc usa GPS?

abçs
uso um megellon , justamente para trilhas, por que aquelas porcarias que vendem nessas lojas maga store, tipo mio,aires, até mesmo alguns modelos da garmin , são 100% urbanos não conseguem marcar way points... saem do perimetro urbano ficam no meio do nada..... eu já fiz essa trilha, pelo menos acho.... realmente o caminho é confuso , passa por varias entradas, fazendas e porteiras com mata burro tem um descida em ângulo que passa por um côrrego, é meio complicado vc se perde fácil por esta serra. só não sei se o caminho foi o mesmo , sei que entrei em arcádia e sai no rocio. já fui ao pico do couto , mas é chão de asfalto até lá , vale pelo visual. abs

taraba
06/07/2009, 15:49
Vc usa GPS?

abçs
Essa travessia de miguel/petrópolis é confundida por muitos com as travessias, do caminho do imperador e o caminho da estrada dos palmares que se encontram, porém o caminho de arcadia é ao lado da estação e lanchonete arcadia e acaba no rocio, é tranquilo também, exige um pouco mais de atenção, só tem um ´´u`` que deve ser atravessado na reduzida onde passa um rio , quase um córrego em baixo! as outra mencionadas são em paty do alferes e de nivél ridículo de dificuldade e ambas acabam em araras, no vale das videiras. abraços

wnicolino
06/07/2009, 16:09
Estivemos lá e redescobrimos a trilha das lontras (a hard) só que o dono das terras colocou uma porteira com cadeado então não pudemos refazer, aí seguimos por esta a que vc se refere que começa ao lado da lanchonete arcádia. Foi uma pena!!!

Luiz Castilho
03/06/2010, 20:38
Essa travessia de miguel/petrópolis é confundida por muitos com as travessias, do caminho do imperador e o caminho da estrada dos palmares que se encontram, porém o caminho de arcadia é ao lado da estação e lanchonete arcadia e acaba no rocio, é tranquilo também, exige um pouco mais de atenção, só tem um ´´u`` que deve ser atravessado na reduzida onde passa um rio , quase um córrego em baixo! as outra mencionadas são em paty do alferes e de nivél ridículo de dificuldade e ambas acabam em araras, no vale das videiras. abraços

Vou para Itaipava amanhã e para dar mais "tempero" ao passeio estava pensando em ir por Miguel Pereira.
Não conheço a Lagoa das Lontras. Sempre vi a placa lá em Arcádia, na parada, mas nunca subi. O lugar é bonito? Vale a pena? O caminho por Arcádia é tranquilo? Como estarei sozinho e com família e sou novato no 4x4, não quero transformar o passeio em pesadelo.:discordo:
Já fiz boa parte do Caminho do Imperador, a partir de Paty, de bike mas faz muito tempo. Porém me lembro que é uma estrada de terra. Dificuldade zero.
Obrigado pela ajuda.
Abs

taraba
04/06/2010, 00:42
Vou para Itaipava amanhã e para dar mais "tempero" ao passeio estava pensando em ir por Miguel Pereira.
Não conheço a Lagoa das Lontras. Sempre vi a placa lá em Arcádia, na parada, mas nunca subi. O lugar é bonito? Vale a pena? O caminho por Arcádia é tranquilo? Como estarei sozinho e com família e sou novato no 4x4, não quero transformar o passeio em pesadelo.:discordo:
Já fiz boa parte do Caminho do Imperador, a partir de Paty, de bike mas faz muito tempo. Porém me lembro que é uma estrada de terra. Dificuldade zero.
Obrigado pela ajuda.
Abs

ARCADIA : é tranquilo no 4x4, só tendo um trecho chatinho , nada que uma boa reduzida não encare, mas complicado no sentido de ser fácil de se perder! É cheio de porteiras e bifurcações! faz a do imperador até araras é mais garantido!

TRILHA DAS LONTRAS : é outro esquema , se chover não vá sozinho!

abs e boa sorte!

Conheço muito bem itaipava, lá tem uns passeios bacanas para vc fazer, subir a estrada do vale do cuiabá, em direção a tankamana , ou fazer a estrada de terra que leva até cruzeiro em terê na rio bahia! vc passa perto da entrada da famosa SUPER BONDER

Luiz Castilho
04/06/2010, 01:06
ARCADIA : é tranquilo no 4x4, só tendo um trecho chatinho , nada que uma boa reduzida não encare, mas complicado no sentido de ser fácil de se perder! É cheio de porteiras e bifurcações! faz a do imperador até araras é mais garantido!

TRILHA DAS LONTRAS : é outro esquema , se chover não vá sozinho!

abs e boa sorte!

Conheço muito bem itaipava, lá tem uns passeios bacanas para vc fazer, subir a estrada do vale do cuiabá, em direção a tankamana , ou fazer a estrada de terra que leva até cruzeiro em terê na rio bahia! vc passa perto da entrada da famosa SUPER BONDER

Taraba

Obrigado pelas dicas.
Vou fazer o Imperador sim, a partir de Paty.
A estrada do Vale do Cuiabá eu conheço e já fiz de carro e bike.
Essa de Cruzeiro nunca ouvi falar. De onde sai? Qual a distância e dificuladade?

Abs!

taraba
05/06/2010, 00:40
Taraba

Obrigado pelas dicas.
Vou fazer o Imperador sim, a partir de Paty.
A estrada do Vale do Cuiabá eu conheço e já fiz de carro e bike.
Essa de Cruzeiro nunca ouvi falar. De onde sai? Qual a distância e dificuladade?

Abs!

só seguir a estrada do vale do cuiabá direto, verás a entrada para tankamana é na esquerda, não entre, siga toda vida pela estrada de terra subindo,passará também por uma subida a sua direita, essa subida leva ao platô de quem faz a super bonder descendo, continue no caminho em frente vc passará por fazendas etc, siga sempre em frente, ao final vc sairá direto na comunidade do cruzeiro já em tresópolis na rio Bahia perto do desvio do pedágio! abs

Joao Baeta
05/06/2010, 03:09
só seguir a estrada do vale do cuiabá direto, verás a entrada para tankamana é na esquerda, não entre, siga toda vida pela estrada de terra subindo,passará também por uma subida a sua direita, essa subida leva ao platô de quem faz a super bonder descendo, continue no caminho em frente vc passará por fazendas etc, siga sempre em frente, ao final vc sairá direto na comunidade do cruzeiro já em tresópolis na rio Bahia perto do desvio do pedágio! abs
:arrow:Hm....
Esse caminho passa em Brejal? :pensativo:

Luiz Castilho
05/06/2010, 16:14

Show!!!
Super obrigado.
Uma última pergunta: é trilha ou passeio? Dá pra ir sozinho?
Abs

Dimasi
05/06/2010, 18:37
Show!!!
Super obrigado.
Abs
É traquilo, pode levar a família sem susto :concordo:

taraba
06/06/2010, 00:29
Show!!!
Super obrigado.
Abs

esse caminho é passeio, agora a região tem 2 trilhas boas , a estrada da petrobrás que tem um porteira fechada perto da subida da tankamana e a super bonder ! o que vc pode fazer também é entrar na pousada tankamana só para conhecer e subir de carro até o mirante , dentro da pousada, passeio rápido e tranquilo, no máximo vc terá que usar a 4x4 na subida, mas vale apena! super bonder e estrada da petrobrás não dá para fazer sozinho e sem equipamento! abs

taraba
06/06/2010, 00:31
:arrow:Hm....
Esse caminho passa em Brejal? :pensativo:

Brejal, eu não conheço, tem referência do lugar?

Joao Baeta
06/06/2010, 01:19
Brejal, eu não conheço, tem referência do lugar?
:arrow:Acho que nao passa ali...
Pois qnd vc desce..... logo a esquerda... Que sobe e vai a Brejal (Que passa num riacho) e na subida tinha boa lama..... Mas nao vou há anos......!!!!
E ali onde termina o Super Bonder.... :concordo:
Onde fica exatamente a estrada da Petrobrás? :pensativo:

taraba
07/06/2010, 09:30
:arrow:Acho que nao passa ali...
Pois qnd vc desce..... logo a esquerda... Que sobe e vai a Brejal (Que passa num riacho) e na subida tinha boa lama..... Mas nao vou há anos......!!!!
E ali onde termina o Super Bonder.... :concordo:
Onde fica exatamente a estrada da Petrobrás? :pensativo:

eu sei onde é esse brejal ou pelo menos acho que sei! porém esse caminho que indiquei foge do caminho que leva a super bonder! antes de chegar a esse brejal tem um subida com chão tranquilo de terra batida e umas casas ao redor depois começa um lamaçal em direção a super bonder no sentido de quem faz a trilha subindo e vai termina-la no platô (onde tem umas mini rampas de cross)?

Quanto a estrada da petrobrás, eu não sei ao certo se é petrobrás ou Furnas, o ligth enfim tem uma placa de uma desssas empresas na entrada da porteira e com o aviso propriedade particular! porém conheço uns caras de terê que já entraram de moto e falaram que o lugar é show, eu nunca entrei , já parei na porta e tive vontade! ela fica justamente no lado esquerdo da estrada que sobe para a pousada tankamana. vindo do cuiabá, passando o ponto final da linha de onibus,vc entra na estradinha de terra, segue em frente até a placa da tankamana, vire a esquerda e passe pela pequena ponte que corta um riacho, logo de cara vc vai ver a porteira do lado esquerdo , no lado direito é a subida para a pousada tankamana, é facil!

Rodolfo Ourique
10/06/2010, 01:58
Moro em Petrópolis há pouco tempo e estou querendo fazer estas trilhas...caso alguém queira marcar estamos aí...

[]'s

NO - CT Santos/SP
21/06/2010, 23:53
Taraba
Sexta agora de manhã estarei em Miguel Pereira indo pra Itaipava e Teresopolis, daria pra aproveitar e fazer esse passeio que passaste para o Luiz Castilho?
Se sim e puder me explicar como pego ele adoraria.
Abs

Toyo
24/08/2010, 17:44
Boas!!!

Pessoal marquei uns pontos de referência de Petrópolis para Miguel Pereira.

Quem conhecer o caminho pode dar alguma dica.

Também tenho o arquivo no trackmaker, mas não dá para postar aqui, me mande um email que eu envio.

Abç.

taraba
25/08/2010, 00:25
Taraba
Sexta agora de manhã estarei em Miguel Pereira indo pra Itaipava e Teresopolis, daria pra aproveitar e fazer esse passeio que passaste para o Luiz Castilho?
Se sim e puder me explicar como pego ele adoraria.
Abs
se partir de miguel pereira é fácil, todos conhecem a estrada que leva a araras ( petropolis) é só chegar no centro de miguel e perguntar onde é a estrada do imperador que leva a araras! agora se quiser mais emoção , quando estiver chegando a miguel pereira vai ver uma lanchonete chamada ARCÁDIA do lado esquerdo dela começa a trilha que vai sair em ROCIO ( petrópolis) abs

Luiz Castilho
01/10/2010, 00:02
Eu ia pra Bocaina esse fds mas micou. Estou louco pra fazer alguma coisa. Trilha leve ou passeio, perto do Rio. Como tem chovido deve estar tudo bem divertido. Alguém estará por essa região de Miguel Pereira/Petrópolis nesse fds?
Alguém sugere alguma coisa divertida?
Abs a todos!

claudio4wd
04/10/2010, 17:46
Eu ia pra Bocaina esse fds mas micou. Estou louco pra fazer alguma coisa. Trilha leve ou passeio, perto do Rio. Como tem chovido deve estar tudo bem divertido. Alguém estará por essa região de Miguel Pereira/Petrópolis nesse fds?
Alguém sugere alguma coisa divertida?
Abs a todos!

Luiz e all,
Estarei em Miguel Pereira no próximo fim de semana (9 a 11/10). Estou afim de fazer uma trilha ou esse caminho do imperador que foi citado no tópico.
Alguém se anima??

Abs
Claudio