PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas 4x2 - 4x4 Band

MITROTO
03/03/2008, 23:16
Caros amigos Toyoteiros

Tenho algumas dúvidas sobre o sistema de tração das Bands:

1- Posso usar a reduzida no 4x2?
2- Existe algum problema em ter as rodas livres no 4x4 sem que a tração 4x4 esteja acionada (alem é obvio de não ter tração no eixo dianteiro)? E ao contrario?
3- Existe problema em usar a Band no 4x4 no asfalto? Uns dizem que sim, outros dizem que não.

Valeu pessoal
Guilherme

talha-mar
04/03/2008, 11:10
Olá Guilherme, por partes:

3- Você não deve usar 4x4 no asfalto pois os esforços serão enormes, já que pelo menos uma roda tem que escorregar um pouco nas curvas e se não quebrar algo, vai acelerar muito os desgastes de todos os componentes.

2-Acho que você quer dizer andar em 4x2 com as rodas livres travadas, isso não trás problemas, só vai ficar girando o diferencial dianteiro sem motivo, aumentando levemente o consumo.

1-Se a sua Band está com o sistema de alavancas original, você não consegue engatar a reduzida sem antes engatar o 4x4. Se conseguir tambem não trás problemas.

Espero ter ajudado,abraço
Henri

MITROTO
04/03/2008, 11:57
Valeu pela resposta Henri

Acho que me expressei mal ao dizer engatar a reduzida no 4x2, de fato, a alavanca de tração não permite esse movimento. Eu quis dizer engatar a reduzida sem acionar a roda livre, mas pela sua resposta não restam duvidas.
Sobre o 4x4 no asfalto, esse problema das rodas serem forçadas de forma diferente, o diferencial não faz esse ajuste? Alem disso a Band possui diferencial central certo?

Abraço
Guilherme

Allan Nielsen
04/03/2008, 12:30
Caros amigos Toyoteiros

Tenho algumas dúvidas sobre o sistema de tração das Bands:

1- Posso usar a reduzida no 4x2?
2- Existe algum problema em ter as rodas livres no 4x4 sem que a tração 4x4 esteja acionada (alem é obvio de não ter tração no eixo dianteiro)? E ao contrario?
3- Existe problema em usar a Band no 4x4 no asfalto? Uns dizem que sim, outros dizem que não.

Valeu pessoal
Guilherme

Guilherme:

1- Pode mas não deve. Quando se usa reduzida, normalmente é para ter mais força na roda ou seja em condições de esforço, e no caso de estar reduzido e com as rodas dianteiras livres todo este esforço estará sendo feito pela tração traseira e não distribuido pelas 4 rodas. Este é um dos motivos que para ligar a reduzida é necessario ligar antes a tração nas 4 rodas.

Existem situações onde vc apenas quer a relação de marchas BEM mais curta e não estará fazendo esforço extra; neste caso é possivel usar esta Gambiarra mas é importante ter consciencia disto!

2- este é o motivo de ter roda livre em veiculos 4x4, ou seja andar em 4X2 sem que o sistema (semi-eixos, diferencial e cardan) de tração dianteiro esteja girando. O inverso tambem é normal, apenas que todo o conjunto estará girando, acarretando em mais vibração e gasto de combustivel no veiculo. Obs: a Band não vinha com roda livre de fabrica.

3- a Band como a maioria dos 4x4 não possui diferencial central, portanto não deve ser usado 4x4 em pisos de boa aderencia, que dificultará o "escorregamento" de uma das rodas nas curvas esforçando todo o conjunto.

abs

Jun Okada
04/03/2008, 12:31
Gostaria de comentar/perguntar sobre a necessidade de acionar tração e roda livre pra lubrificar... quando fiz um serviço no cambio e diferencial o mecanico alegou que teve um desgaste localizado por vibração e falta de uso. Correto?
Abraços

joão k. chikui
04/03/2008, 12:53
Guilherme
Como todas as outras perguntas já foram bem esclarecidas , vou responder apenas esta.
A band é um 4x4 part-time . Vc anda sempre em 4x2 , só usando o 4x4 e o 4x4 L em situações de necessidade. Por isso não tem o diferencial central, o que restringe o uso do 4x4 a pisos escorregadios.
Só para vc entender, quando fazemos uma curva, o eixo dianteiro descreve uma curva bem larga , enquanto o eixo traseiro "corta caminho", fazendo um percurso bem menor, o que faria os pneus traseiro girar bem menos .
Em pisos de muita aderência , isso força muito a transmissão.

Valeu pela resposta Henri

Acho que me expressei mal ao dizer engatar a reduzida no 4x2, de fato, a alavanca de tração não permite esse movimento. Eu quis dizer engatar a reduzida sem acionar a roda livre, mas pela sua resposta não restam duvidas.
Sobre o 4x4 no asfalto, esse problema das rodas serem forçadas de forma diferente, o diferencial não faz esse ajuste? Alem disso a Band possui diferencial central certo?

Abraço
Guilherme

Guiga Tostes
04/03/2008, 14:05
Gostaria de comentar/perguntar sobre a necessidade de acionar tração e roda livre pra lubrificar... quando fiz um serviço no cambio e diferencial o mecanico alegou que teve um desgaste localizado por vibração e falta de uso. Correto?
Abraços

Jun,

a falta de uso da tração dianteira realmente causa algum desgaste no sistema, uma vez que conjunto fica imovel na mesma posição sofrendo o impacto e vibrações de imperfeições do solo.

Na ultima vez que abri o diferencia dianteiro da minha Band, notei desgaste localizado em uma unica parte de um dos rolamentos justamente pela falta de uso.

Possuo tb uma Hilux SW4 e no manual recumenda-se que utilizemos a tração dianteira(4x4) por pelo menos 16km ao mes com o intuito de aquecer o diferencial e melhor lubrificar seus componentes, garantindo assim sua vida util dentro da normalidade.

Com isso, apesar de a Band ter um conjunto mais robusto resolvi adotar a mesma pratica para a Band tb e manter tudo em ordem.

Espero ter ajudado.

Abr

Jun Okada
04/03/2008, 17:37
Valeu, como imaginei.... Como ando somente on road, tenho ligado o sistema ocasionalmente mesmo em asfalto, mas como foi dito, com cuidado e devagar.
Abraços

MITROTO
04/03/2008, 20:58
Pessoal

Muito obrigdo pelos esclarecimentos.
Esses detalhes (que não são tão detalhes assim) são ótimos pra gente manter o bom funcionamento e a saúde das viaturas.
Vou aproveitar que o pessoal é bom no assunto e vou mandar uma outra pergunta:
As vezes, após usar minha Band no 4x4, tenho dificuldades de fazer o cambio voltar para 4x2. Da reduzida para 4x4 normal é tranquilo, mas pra voltar pro 4x2 as vezes a viatura não obedece - até brinco falando que ela quer voltar pro barro. Isso é normal?
Pra fazer o cambio voltar eu engato uma ré, movimento a viatura vagarozamente pra trás e empurro o cambio. Ele volta numa boa. Foi conselho de um mecânico, devo fazer isso?

Guilherme

Vina
04/03/2008, 23:22
Oi Galera!
Aproveitando também o tópico para me instruir, tenho uma dúvida que há muito me atormenta: O funcionamento do diferencial dianteiro é idêntico ao trazeiro? Pois às vezes penso que se o diferencial dianteiro é só pra usar em condições de baixo atrito, seria de grande ajuda no offroad se ele nao compensasse o movimento diferenciado das duas rodas dianteiras. Com o carro levatado, rodando com as mãos os dois eixos tive a impressão de funcionarem de maneira distintas.

Grato!

Guiga Tostes
04/03/2008, 23:45
Pessoal

As vezes, após usar minha Band no 4x4, tenho dificuldades de fazer o cambio voltar para 4x2. Da reduzida para 4x4 normal é tranquilo, mas pra voltar pro 4x2 as vezes a viatura não obedece - até brinco falando que ela quer voltar pro barro. Isso é normal?
Pra fazer o cambio voltar eu engato uma ré, movimento a viatura vagarozamente pra trás e empurro o cambio. Ele volta numa boa. Foi conselho de um mecânico, devo fazer isso?

Guilherme

Guilherme,

a minha Band tb prende a alavanca no 4x4 de vez em quando, não sei dizer exatamente se isso eh normal mas tb uso o recurso da marcha re para soltar a alavanca e nunca tive problemas.

Vamos aguardar os experts para termos certeza de que isso eh ou não normal.

Vina, o funcionamento dos diferenciais dianteiro e traseiro são identicos e devido ao fato de a Band não ter diferencial central como os carros 4x4fulltime eh que não se deve usar o 4x4 onroad por longos periodos ou esforços.

Abr(sem acentos e teclado desconfigurado)

cristiano
05/03/2008, 06:28
Isso é normal, é que a redução não é sincronizada, então de acordo com a posição que os dentes estão quando você tenta desengatar sai mais fácil ou não, daí tem que ir para a frente e para trás para conseguir soltar. Mas tem outras coisas que ajudam também, calço ruim tanto do motor quando do câmbio e outras coisinhas mais.

talha-mar
05/03/2008, 11:52
Oi Guilherme, é normal essa dificuldade ao desengatar o 4x4, isso se deve justamente ao esforço a que fica submetido o sistema, sendo necessário "alinhar" os dentes do engate usando a ré.
Para lubrificar e mudar de posição pode somente travar as rodas livres, e aí sim andar em qualquer lugar (sem engatar o 4x4) pois todos os componentes giram e movimentam o óleo. Isso é realmente preciso, pois ao desmontar minha primeira Band os rolamentos estavam muito marcados só numa posição por falta de uso. Comigo não acontece isso porque quase sempre que saio com ela acabo usando 4x4 hehehe.
Abraços 4x4
Henri

MITROTO
05/03/2008, 15:56
Henri:

Minha Band é meu unico veiculo, e é dificil colocá-la no barro. Vc aconselharia o acionamento do sistema de tração 4x4 de quanto em quanto tempo/km?
Vou aproveitar a dica e acionar somente a roda livre para poder fazer a lubrificação do sistema sem necessariamente ter de procurar o barro.

Galera, agadeço à todos pelas contribuições e esclarecimentos

Guilherme

Fe_jipeiro
05/03/2008, 17:25
Guilherme,

É normal acontecer de ficar um pouco duro de desengatar a 4x4, pelo fato da força feita pelo sistema. Vc pode tirar dando um toquinho na 1ª marcha, não precisa ser a ré. Quanto ao funcionamento, recomendo, pelo menos 2 vezes por mês, mesmo sendo uma volta devagar no quarteirão .

Abs,

Felippe

Vina
06/03/2008, 00:07
Guilherme,

a minha Band tb prende a alavanca no 4x4 de vez em quando, não sei dizer exatamente se isso eh normal mas tb uso o recurso da marcha re para soltar a alavanca e nunca tive problemas.

Vamos aguardar os experts para termos certeza de que isso eh ou não normal.

Vina, o funcionamento dos diferenciais dianteiro e traseiro são identicos e devido ao fato de a Band não ter diferencial central como os carros 4x4fulltime eh que não se deve usar o 4x4 onroad por longos periodos ou esforços.

Abr(sem acentos e teclado desconfigurado)

Oi Guilherme!

Grato pela atenção. Quanto ao diferencial central nao tenho dúvidas. A minha dúvida era com relação aos diferenciais traseiro e dianteiro.
Abraço

MITROTO
08/08/2008, 23:20
Pessoal:

Quando leio os alertas sobre não se usar o 4x4 das Bands em terreno com muita aderência acabo ficando em dúvida. Entendo que o asfalto é um bom exemplo de um piso com muita aderência, e o barro/lama, exemplo de um piso com baixa aderência.
No meu caso, utilizo minha Band em estradas de terra (evito trilhas pesadas) e por muitas vezes tenho o costume de engatar o sistema 4x4, mesmo que não seja necessário, já que a Band no 4x2 já é um "trator".
Uma estrada de terra - seca, sem lama - é considerado um piso muito aderente? É desaconselhável colocar a Band no 4x4 nesse caso? Devo deixar o 4x4 somente para momentos nos quais o 4x2 não dá conta?

Abraço
Guilherme

guilhermeabreu
09/08/2008, 10:12
CARO XARÁ

Faço das palavras de todos que responderam anteriormente as minhas e acrescento mais algumas ilustrações .

Qdo tive uma BAND tinha a mesma dificuldade em desengatar o 4x4 , fazia como todos e qdo não soltava fazia o recurso de engatar a ré e dar pequenos trancos com o aceleradr e puxando a alavanca como já foi ralatado , NUNCA deixou de desengatar . Fui a um mecanico antigo só de BAND , ele respondeu que ísto é característica das BANDs , e já foi respondido aqui tecnicamente , ou seja , ísto ocorre pq a caixa de redução da BAND NÃO É SINCRONIZADA , fique tranquilo .

Qto ao piso que vc falou de terra batida seca sem lama , é considerado PISO DE BOA ADERENCIA e não de MUITA ADERENCIA , e sendo de BOA ADERENCIA , NÃO HÁ A NESCESSIDADE DE UTILIZAR O 4X4 .

Já num piso de terra , seco sem lama e com muito pó ou areia solta , CASO VC TENHA QUE ANDAR NUMA VELOCIDADE MAIOR QUE A RECOMENDADA OU SEJA DEVAGAR , DEVE-SE USAR A TRAÇÃO 4X4 .

Tenho um ENGESA hoje e adaptei a caixa de redução ( T-CASE ) da BAND , como a caixa de marcha não é a original da BAND , CONSIGO colocar a tração 4x4 mesmo a alavanca estando an posição de 4x2 e utilizei assim SOMENTE numa situação que poderia , ou seja , estava em IBITIPOCA e fazendo um passeio com vários jipes , e como lá tem muitas subidas íngremes e os jipes que estavam na minha frente andava muito devagar , eu tinha que colocar a 1ª marcha no meu ENGESA toda hora e a 1ª do ENGESA é muito reduzida , daí ficava desconfortável eu passar da 1ª para a 2ª marcha pq a 1ª é muito curta com relação a 2ª marcha , aí a 1 ª ficava esgoelando e com a 2ª ficava frouxa e enforcava o motor , ENTÃO : COLOQUEI A ALAVANCA NA POSIÇÃO DE REDUZIDA MESMO ESTANDO EM 4X2 , daí andei o resto do percurso em 2ª e 3ª marcha numa boa , MAS NESTE CASO NÃO UTILIZEI MUITA FORÇA NO CONJUNTO , foi só para dar conforto .

Como já foi explicado anteriormente a BAND já foi projetada para utilizar o 4x4 reduzido SÓ EM CASO DE EXTREMA NESCESSIDADE em que vc precise de utilizar de EXTREMA FORÇA .

No caso de usar o 4x4 só para lubrificar e mudar a posição das engrenagens , eu fazia ísto 1 vez por mes e usava colocando a alavanca da tração na posição de 4x4 , ao inves de ligar a roda livre , da menos trabalho , O EFEITO É O MESMO , sendo muito mais prático e confortável .

No caso de vc travar a roda livre , o sistema de engrenagem todo é movido pelo movimento das rodas dianteiras que estará ligado pela roda-livre .

No caso de vc engatar só a tração na posição 4x4 e estando a roda-livre liberada em 4x2 o sistema de engrenagem todo é movido pelo movimento da caixa de redução .

Em todos os dois casos as engrenagens não farão nenhum esforço pela força do motor , apenas terá o movimento nescessário para fazer a lubrificação do sistema e tirar os dentes das engrenagens da posição que estavam .

ABRAÇO

Francisco Bicalho
09/08/2008, 12:21
Guilherme

Existe uma situação em que o 4x4 pode ser usado no asfalto, no caso de muita chuva, e de uma pista extremamente escorregadia com óleo, numa serra, na chuva, onde trafegam muitos caminhões sujando a pista de óleo. Também pode ser usada em estradas de paralelepípedos molhados, ou qualquer situação que não dê aderência boa as rodas, em cuja situação o 4x4 pode aumentar a aderência do carro. Mas, fora isso, não se deveusar o 4x4 no asfalto em carros que não tem diferencial central, como é o nosso Bandeirante.

guilhermeabreu
09/08/2008, 17:18
FRANCISCO BICALHO

Perfeitamente , só que a minha cabeça não lembrou de tudo e vc fez uma excelente lembrança .

É aquela velha estória de que duas cabeças pensam melhor que uma e assim por diante .

É por ísto que adoro este fórum , só aparece pessoas para somarem nas coisas positivas .

Valeu o lembrete .

ABRAÇÃO