PDA

Ver Versão Completa : como mantenho meu o oleo diesel sem água?

amithai
03/03/2008, 20:55
Como faço isso? Parece que minha bomba quebrou por excesso de água no combustível. Sei que tenho um filtro de diesel que tenho que esvaziar....mas no meu antigo motor 2.5 tinha um separador com um vidro transparente...no 2.8 não precisa?

Abraços

Edintruder
03/03/2008, 22:53
Se no 2.5 era transparente não era original. No 2.8 ou no original do 2.5, tem que abrir a válvula embaixo do filtro (no próprio filtro) e bombear mais diesel até correr quase o volume do filtro. Tenta aparar com uma vasilha para ver se ficou água no fundo do diesel.

amithai
04/03/2008, 07:45
Minha Ranger ano 2000 era zero e eu me lembro dessa parada transparente. Faço isso de quanto em quanto tempo, Ed?Vc troca seu filtro de quantos em quantos mil km?

Abs

amithai
04/03/2008, 07:46
E outra, bombeia aonde, no 2.5 tem como mas no 2.8 não....liga o motor e deixa vazar?

Edintruder
04/03/2008, 10:08
O filtro tem que ser trocado a cada 5000km para garantir uma boa longevidade da bomba injetora. Além disso começa a sacrificar os reparos das bombas pois começa a restringir muito o fluxo de diesel.

No 2.8 abre a válvula e deixa escorrer e fecha novamente. Só depois liga o motor para encher novamente. A 2.5 também consegue encher o filtro, porém eu não confio nisso, então eu pessoalmente encheria o filtro manualmente antes de ligar o motor pois não sei até que ponto não entrará ar na bomba injetora, que é outro veneno para os reparos...

Basta tirar um pouco de diesel do tanque e colocar no filtro com uma mangueirinha e um funil, no caso da 2.8.

amithai
04/03/2008, 13:44
No filtro da 2.8, tem um parafusinho em cima, acho que é só folgar um pouco pra sair o ar quando vc ja terminou de esvaziar embaixo, não? E o filtro encher mais rápido. Realmente se sai diesel embaixo entra ar por algum lugar.....deve ser por isso que tem um parafuso em cima do filtro. Que acha?

De tempos em tempos.....quanto tempo? você diz que é de 24 em 24h? devo esvaziar o filtro para ver se tem água...aí eu solto embaixo e deixo jorrar um pouco de diesel(nunca fiz isso na vida). Depois disso eu ligo o carro para o filtro encher(ja que não tem bombinha como o 2.5) e pronto...vc aí diz que pode entrar ar na bomba, também concordo......deve ser por isso que tem um parafuso em cima....mas será que ninguém por aí leu o manual??? Que será que tem no manuel?

Abs Ed

edubelem
04/03/2008, 14:51
O filtro da 2.8, e igual a da 3.0, tem essa tampinha igual a do pneu, basta vc retira e com a parte de tras da tampinha, (pontuda), vc pressiona a valvula e deixa sair a agua, esse processo tem que ser feito com o motor ligado e frio.

Para que vc nao tenha mais problemas com agua no diesel, basta vc abastecer em postos que tenha um bom movimento de diesel, e sempre pela parte da tarde, pois pela manha, e comum vir muita agua com o diesel, devido a condensacao na parede do tanque, antigamente quando os tanques eram de ferro, era aconcelhado do carro dormir com o tanque cheio, porem com o tanque de plastico, isso nao se torna mais necessario.

Abs,

amithai
04/03/2008, 16:40
Pelo manual do motor, tem 2 tampas, vc abre a de cima e abre a de baixo, o diesel sai um pouco pela de baixo e ai vc tampa e depois tampa a de cima. Como eu uso filtro de f1000, é mais barato, acho que tenho que soltar em cima e depois embaixo e deixo escorrer, agora fazer isso diariamente não dá...

Vcs me condenam por usar filtro de F1000?

dsamaz
04/03/2008, 19:07
Eu também uso filtro de f1000... Mas nunca consegui retirar a água sem q entre ar na linha. Já foi feita todas as combinações possíveis: abrir só a de baixo, só a de cima, a de cima primeiro, a de baixo primeiro... Em todas entra ar...

Para piorar, o meu não tem bomba transferência de combustível (aquela q agente aperta p/ bombear o diesel).

Daniel

Pelo manual do motor, tem 2 tampas, vc abre a de cima e abre a de baixo, o diesel sai um pouco pela de baixo e ai vc tampa e depois tampa a de cima. Como eu uso filtro de f1000, é mais barato, acho que tenho que soltar em cima e depois embaixo e deixo escorrer, agora fazer isso diariamente não dá...

Vcs me condenam por usar filtro de F1000?

amithai
04/03/2008, 19:29
mas eu acho que o ar tem que entrar mesmo, segundo o manual do motor tem que abrir a de cima para abrir a de baixo ...então entra ar..

e ai galera o que vcs acham???

Allan Nielsen
04/03/2008, 19:52
Foram comentadas diversas formas e variaveis de retirar agua acumulada usando filtro, sangria etc; mas o ideal mesmo é não deixar entrar agua no diesel.

Agua no diesel acontece de duas maneiras: já vem no diesel no momento do abastecimento ou forma no tanque do veiculo por condensação.

No primeiro caso, dê preferencia a postos idoneos com filtros e decantador e que tenham rotinas de manutenção. Postos de bandeiras tradicionais com bom aspecto de conservação, caminhões tanques modernos normalmente com bandeira da distribuidora, etc

No segundo caso, a condensação no tanque do veiculo, que acontece principalmente no inverno (independe do material do tanque), a maneira mais simples de evitar é manter o tanque sempre cheio. Com o tanque cheio de diesel, não há ar (que contem humidade) dentro do tanque e portando não há condensação. Em condições normais, esta é a maior causa de agua no diesel; lembre-se do quanto de agua acumula em volta de um copo de agua gelada por condensação da humidade do ar.

abs

Edintruder
04/03/2008, 23:49
Uma dica pra abastecimento, eu só abasteço em postos de estrada aonde tem muito movimento de caminhões, pois é uma garantia queo diesel está sempre novo e aonde tem muitos clientes tem boa qualidade e preço.
Uma diferença foi que nos dois últimos filtro de diesel que usei não sangrei nem uma vez e nunca acendeu a luz de água no filtro. Quando abastecia nos postos da cidade eu vivia drenando o filtro pra não acender a luz após acumular água.

amithai
05/03/2008, 14:19
É mas tem muito posto barato cheio de caminhoes e q sao uma bomba. Eu abastecia no sete estrelas e me dei mal. Agora so ponho no mais caro.

Edintruder
05/03/2008, 20:09
O caso de decantar água no tanque de combustível é menos provável que ocorra do que no tanque do posto de combustível.
Te acostuma a colocar meio litro de óleo de motor (o mais barato) a cada tanque cheio de diesel. A bomba e os bicos agradecem!

amithai
05/03/2008, 20:44
Vou seguir seu conselho, Ed!
Mas como vou botar meio litro se to botando de 50 em 50 reais?

Edintruder
05/03/2008, 22:30
Então coloca de 200 em 200 ml. Não é nada preciso, isso serve apenas pra melhorar o poder de lubrificação do diesel.

rogeriomasih
05/03/2008, 23:56
O caso de decantar água no tanque de combustível é menos provável que ocorra do que no tanque do posto de combustível.
Te acostuma a colocar meio litro de óleo de motor (o mais barato) a cada tanque cheio de diesel. A bomba e os bicos agradecem!

Vc's conhecem algum tópico que fala mais sobre essa mistura?

amithai
06/03/2008, 02:17
Ed, seu motor ta com qtos hp? O q vc fez nele?

Edintruder
06/03/2008, 13:32
100800km. Até hoje só manutenção normal.
Os bicos estão comidos, porém tenho outras prioridades financeiras então vai ficar assim mesmo por um bom tempo.
Há cerca de 40.000 km atrás eu abri a bomba em uma volta e a 20.000km atrás está com uma volta e meia.

amithai
06/03/2008, 13:42
Mexeu no turbo, não, né?
Qtos hp deve estar?

Depois que botei a bomba nova o motor tá amarrado, acredito que seja por causa das configurações de fábrica, ainda está com o lacre ... e por causa dos bicos que estão ruins...
Abs

edubelem
06/03/2008, 16:36
Vou seguir seu conselho, Ed!
Mas como vou botar meio litro se to botando de 50 em 50 reais?

E melhor vc completar, do que ficar colocando de pouco em pouco.

Abs,

FlavioLouveira
06/03/2008, 16:44

pra qualquer motor/caso isso é recomendavel???

Nao amenta muito a fumaça nao?

nunca ouvi/fiz isso

MarBO
06/03/2008, 18:46
O filtro da 2.8, e igual a da 3.0, tem essa tampinha igual a do pneu, basta vc retira e com a parte de tras da tampinha, (pontuda), vc pressiona a valvula e deixa sair a agua, esse processo tem que ser feito com o motor ligado e frio.

Abs,

Edu

Explica melhor esse procedimento de sangria pois na 3,0 tenho muita duvida se estou fazendo corretamente principalmente pelo fato de não caber nenhum copinho debaixo do filtro pra encher e saber o que esta caindo dentro de filtro então cai tudo no chão e fico sem saber como esta a qualidade do combustivel.
Mas o procedimento que faço é o seguinte desrrosqueio um pouco em baixo do filtro um bico e ligo o carro e sai o diesel, ja mexi neste bico em cima do jeito que falaste mas como ele joga para cima achei que estava fazendo errado, e mudei. Do jeito que expliquei sempre sai diesel e um pouco de particulas de sujeira nunca vi muita agua não sei se por boa qualidade ou por estar fazendo errado.

amithai
06/03/2008, 19:30
Segundo o manual do 2.8 ps é o seguinte. Carro desligado, abre a tampa de cima do filtro, abre a lateral, deixa sair um pouco, fecha a lateral e fecha a de cima....agora não sei que pouco é esse....até apagar a luz....

Escuta não é melhor eu botar um separador transparente?

amithai
06/03/2008, 19:30
E melhor vc completar, do que ficar colocando de pouco em pouco.

Abs,

Sabe aquela parte da musica do Raul Seixas..." No entanto não há galinha em meu quintaaal"??

edubelem
06/03/2008, 20:38
Edu

Explica melhor esse procedimento de sangria pois na 3,0 tenho muita duvida se estou fazendo corretamente principalmente pelo fato de não caber nenhum copinho debaixo do filtro pra encher e saber o que esta caindo dentro de filtro então cai tudo no chão e fico sem saber como esta a qualidade do combustivel.
Mas o procedimento que faço é o seguinte desrrosqueio um pouco em baixo do filtro um bico e ligo o carro e sai o diesel, ja mexi neste bico em cima do jeito que falaste mas como ele joga para cima achei que estava fazendo errado, e mudei. Do jeito que expliquei sempre sai diesel e um pouco de particulas de sujeira nunca vi muita agua não sei se por boa qualidade ou por estar fazendo errado.

Na pg 136 do manual explica, porem irei trancrever:

Quando a luz de advertencia de agua no comustivel acender, escoe a agua existente no reservatorio do filtro de combustivel/separador de agua, comforme procedimento abaixo:

1- De a partida no veiculo e mantenha o motor em marcha lenta.

2- abra a tampa do compartimento do motor e desrosquie a tampa da valvula de dreno (1) colocada na face superior do filtro de combustivel;

3- com o axilio da tampa (2), pressione a valvula de dreno ate a liberacao total da agua existente no interior do filtro de combustivel;

4- utilize um pano limpo para evitar o contato com a agua ou combustivel;

5- assim que escoar toda a agua feche a valvula de dreno com a tampa;

6- certifiqui-se que a luz do painel esteja apagada, apos a drenagem, caso contrario repita a operacao.

Abs,

rogeriomasih
06/03/2008, 23:15
Retirado diretamente do manual da International.

Achei a recomendação da drenagem diária um pouco exagerada. O que vc's acham?

EDU REIS
06/03/2008, 23:17
Amigo Voce Tem Abastecer Em Um Posto Em Que Tenha Um Bom Combustivel,
Evitar Combustivel Barato, E Se Possivel Sempre Em Um Unico Posto.

Edintruder
07/03/2008, 11:57
Sim, qualquer motor diesel!
Muitos bombistas de renome indicam isso para aumentar a vida útil da bomba e bicos. No caso dos eletrônicos, mesmo sendo eletrônicos mantém conjuntos mecânicos de pressão e acionamento de bicos. O sistema eletrônico apenas solta e prende a trava de abetrtura dos bicos, o resto é parecido com os bicos mecãnicos comuns, por isso se indica também para motores eletrônicos com rail ou não.

Se usar uma proporção de até 1% não aparece fumaça nenhuma e dá diferença na durabilidade do conjunto, no caso eu uso um pouco menos, cerca de 500 ml para cada 70 litros abastecidos.

Na empresa de logística aonde trabalhei, tínhamos dois rodotrens aonde os cavalos eram dois Scania 2002 124G 480cv 6x4, aonde em um deles tinha um motorista que era muito caprichoso e eventualmentee colocava cerca de 2 litros de óleo lubrificante em cada tanque, e o outro os motoristas apenas faziam o "feijão com arroz". O resultado é que no caminhão que o pessoal não cuidava, foram trocados todos os bicos por volta de 450.000km rodados depois que dois deles trancaram, o outro foi vendido com um pouco mais de 770.000 e o conjunto injetor era todo original ainda.
Eu comecei a usar óleo depois que o motorista me mosntrou isso e depois que conversei com um bombista aqui na minha cidade.

pra qualquer motor/caso isso é recomendavel???

Nao amenta muito a fumaça nao?

nunca ouvi/fiz isso

FlavioLouveira
07/03/2008, 12:02
Obrigado Ed...

Parece ser uma boa mesmo entao, eu nao sabia disso:concordo:

edubelem
07/03/2008, 12:06
Amithai, o barato sai caro, isso e uma regra com pouquissimas excecoes, o fato de vc encher o tanque, nao vai fazer o carro gastar mais ou menos, e pelo contrario ira te trazer muitos beneficios, pois vc abastecera apenas em um posto de sua confianca, eu, por exemplo, abasteco em apenas 2 postos e nunca tive problemas de agua e no carro da patroa (abasteco uma vez por mes), nunca tive problema de gasolina adulterada.

A instrucao do manual de manutencao, e mais indicada para mecanico, a do manual do proprietário que e a mais indicada para vc fazer, que e pra ser feita apenas quando a luz acende, caso nao consiga apagar, leve para um meca, e faça esse procedimento, ou faca vc mesmo.

[]`s,

amithai
07/03/2008, 12:54
Mas Edu, eu te falei? Eu uso o filtro da F1000. E agora?

edubelem
07/03/2008, 15:09
Mas Edu, eu te falei? Eu uso o filtro da F1000. E agora?

Desculpa! Eu nao havia lido.

Eu acho que vc tera que fazer o mesmo procedimento da F-1000, porem eu aconcelharia a voltar para o sistema original.

[]`s,

amithai
07/03/2008, 18:15
O sistema original, só o filtro alternativo custa 60 reais. O original é uns 100 reais...não rola....vcs pagam nessa faixa?

Edintruder
07/03/2008, 18:25
Qual o preço do filtro da F-1000? Eu também trocaria por um sistema mais econômico sem dúvidas!

amithai
07/03/2008, 18:26
30 real, 35 as vezes

Edintruder
07/03/2008, 18:32
3 vezes mais barato é bastante e vale o investimento sim.

edubelem
07/03/2008, 18:34
O sistema original, só o filtro alternativo custa 60 reais. O original é uns 100 reais...não rola....vcs pagam nessa faixa?

amithai, o da 3.0 custa um absurdo, 186,00, o original porem dura 20.000km, nao sei quanto esta no paralelo, vou comecar a comprar agora, o carro ja nao tem mais garantia e vou passar a comprar no paralelo. O da minha antiga ranger (2.5) custava entre 28,00 a 42,00, por tanto bem barato.

[]`s,

amithai
07/03/2008, 21:28
186 durando 20000 km ta bom, fica 45 reais a cada 5000. Agora é meio arriscado deixar todos esses km. Boto o meu da f1000 e troco de 3 em 3. Eu queria botar um separador transparente pra eu ver a agua. Nao tem como usar o sensor com o da f1000. Alguem tem uma ideia como ponho o separador?

edubelem
09/03/2008, 22:40
186 durando 20000 km ta bom, fica 45 reais a cada 5000. Agora é meio arriscado deixar todos esses km. Boto o meu da f1000 e troco de 3 em 3. Eu queria botar um separador transparente pra eu ver a agua. Nao tem como usar o sensor com o da f1000. Alguem tem uma ideia como ponho o separador?

E, ele bem grande e tem uma boa capacidade de filtrgem, por isso que ele aguenta 20k.

[]`s,

amithai
10/05/2008, 11:03
Ontem eu vi o diesel podium, realmente alto nivel......cor de mel...balancei e nao espuma NADA.....2,23 o litro.

Edintruder
10/05/2008, 12:37
Barato! O diesel comum aqui na cidade subiu para 2,23 o litro!!!

amithai
10/05/2008, 16:57
nao da mais pra andar de carro...

JorgeLuizz
11/05/2008, 21:23
Vcs ainda reclamam, por aqui tá R$ 2,39 acho q se fosse analisar consumo o diesel tá compensando por aqui nao.

proelton
12/05/2008, 00:09
Pessoal
Esses dias drenei o filtro da minha.
A luz de água acendeu, daí eu drenei na hora. Tirei uns 200 ml de óleo, quase um copo.

Então a luz apagou. Andei alguns kilometros, e a luz piscou, depois de alguns kilometros piscou de novo, e depois não piscou mais. (uma piscada de 1 segundo)
É normal acontecer isso? Não encontrei sinais claros de água no diesel que drenei do filtro, mas apagou a luz, embora tenha dado essas piscadas depois.

Abraço

Bianor
12/05/2008, 12:48
Observe atentamente a posição dos cabos que ligam o sensor, pode ser um curto neles e não água no filtro, no meu filtro aconteceu a mesma coisa, troquei o chicote de posição e não alarmou mais.
Sds

Bianor
12/05/2008, 12:53
Vcs ainda reclamam, por aqui tá R$ 2,39 acho q se fosse analisar consumo o diesel tá compensando por aqui nao.
Bom a CD flex 2.4 do meu irmão nao faz mais de 6 na estrada a minha Blaser 2.8 diesel faz 9,5 na estrada resumindo R$0,30 o km com alcool e R$0,22 o km com o diesel.
Sds

murilloaquino
12/05/2008, 12:58
diesel aqui ta na faixa de 1.99 o litro...

ojaneri
12/05/2008, 13:05
diesel aqui ta na faixa de 1.99 o litro...

Antes tava R$ 1,79 em Fortaleza-CE, agora subiu para no mínimo R$ 2,03.

MOROZINI
12/05/2008, 16:54
Há alguma vantagem em, no meu caso, S10 2.5 1999, usar óleo aditivado? Por aqui, combustível em postos de confiança, Comum; R$ 2.12, Aditivado R$ 2,22.

edubelem
12/05/2008, 17:07
Antes tava R$ 1,79 em Fortaleza-CE, agora subiu para no mínimo R$ 2,03.

Por aqui esta entre 1,75 (o batizado he he he...) e 2,10.

Eu ainda não encontrei esse podiun, coloque a gasolina podiun no carro da patro e ficou muito bom, apesar de custar 3,35 contra 2,69 da comum , coloquei só pra testar.

Abs,

dudas_308w
12/05/2008, 18:18
a minha 2.5 jah rodou uns 20mil km comigo...nunca troquei o filtro... nunca acendeu a luz de agua... só solta fumaça se eu tentar retomar de 30km/h em 5a marcha...
provavelmente jah moeu bomba, filtro, motor, etc., etc....:parede:

amithai
22/05/2008, 06:24
NÃO COLOQUEM DIESEL RUIM , ISSO É BURRICE! Sua bomba vai pro saco, a principio!

amithai
22/05/2008, 06:42
troca o filtro de 5 em 5 mil. Manda fazer revisao na bomba o quanto antes, pro, se deixar p depois vai ficar mais caro.
Comigo tive q comprar outra bomba p aprender.

fellippe corsi
27/05/2008, 21:15
comprei a minha recentemente com 140mil km nao ta fumaçando, ja troquei o filtro de ar e combustivel devo revisar a bomba tbem?

fellippe corsi
27/05/2008, 21:16
ah acha que devo trocar oleo do cambio? e outras revisoes?

amithai
28/05/2008, 06:15
sim felipe faz tudo isso. Troque todos os oleos. Revise a bomba.

Anthoniusnikos
28/05/2008, 08:43
Felippe, não esqueça de verificar e trocar a correia dentada. Se quebrar vai dar o maior prejuízo. Também trocar: fluído do freio, óleo da direção hidráulica, óleo dos eixos dianteiro e traseiro, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, pastilhas e lonas de freio, ...
Abração
Anthoniusnikos

cbridi
28/05/2008, 12:07
Se for trocar a correia dentada, troque tbem os rolamentos tensores. Trocar a correia sem trocar os tensores é bobagem.

[]'s

lealrenato
28/05/2008, 14:37
a simples troca do filtro na km da revisão, já é o suficiente.

soma-se a isso, abastecer em postos com bandeira, ou seja, BR, SHELL, TEXACO e YPIRANGA

abs

fellippe corsi
28/05/2008, 15:45
valeu pela ajuda, eu ja troquei filtro de ar, combustivel, correia, tensor, só falta os fluidos e pastilha que aparentemente estão normais, mas vou revisar mesmo assim.

rogeriomasih
02/06/2009, 20:07
O que os senhores acham desse filtro separador (água/diesel)?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57097

Helvio Silva de Melo
03/06/2009, 16:01
A todos boa tarde. Estive lendo este tópico e como sou técnico em mecânica e tambem proprietário de posto de combustível, achei oportuno o momento para poder contribuir com o pouco que sei. Sou contra a adição de óleo lubrificante no diesel, pois pruduzirá carvão nas câmaras de combustão com consequente formação de pontos quentes. Não seria então melhor, se adicionar óleo 2T ?!. Quanto a àgua no óleo diesel, troque de posto, pois o combustível tem que sair sem água e impurezas. Quanto a bandeira, esqueça. É so ver na mídia a quantidade de postos BANDEIRADOS com problemas de qualidade em combustíveis. Com certeza a qualidade do combustível está diretamente relacionada com a idoneidade de quem administra o estabelecimento.
Abraço a todos.

Anthoniusnikos
03/06/2009, 16:21
Concordo com o Helvio. Abasteça em um posto de confiança por cidade apenas.

Rogério, visitei o site desse filtro, e não inspira confiança nenhuma, pois não tem endereço da empresa, colocam somente um telefone e email para negócios.

Depois, o desemulsionamento (diesel+água) no tanque em novimento, e temperaturas de +- 25 graus, não é tão fácil assim.
A separação espontânea ocorre com a viatura parada por mais de umas 12 horas, e se houver água você tira pelo dreno do filtro original.

Quanto a um pouco de óleo mineral para motor 4T ou 2T, misturado no diesel, qual seria a diferença, se ambos são minerais ? :pensativo::pensativo::pensativo: Porque um vai carbonizar no motor 4T(ciclo Diesel) e outro não ?

Abs
Anthon

Helvio Silva de Melo
03/06/2009, 16:49
Com certeza o óleo 2T, por sua emulsibilidade irá se misturar ao diesel e queimará melhor, ficando menor quantidade de resíduos.

Gustavo Fialho
03/06/2009, 18:49
Como faço isso? Parece que minha bomba quebrou por excesso de água no combustível. Sei que tenho um filtro de diesel que tenho que esvaziar....mas no meu antigo motor 2.5 tinha um separador com um vidro transparente...no 2.8 não precisa?

Abraços

Amigo, veja Purifilt no youtube, é um purificador de diesel que separa 100% da agua emulsionada,decantada e em fina névoa.
Para mais informações entre em contato direto 0xx4832470778 ou recommax@ig.com.br

Gustavo Fialho
03/06/2009, 18:57
Concordo com o Helvio. Abasteça em um posto de confiança por cidade apenas.

Rogério, visitei o site desse filtro, e não inspira confiança nenhuma, pois não tem endereço da empresa, colocam somente um telefone e email para negócios.

Depois, o desemulsionamento (diesel+água) no tanque em novimento, e temperaturas de +- 25 graus, não é tão fácil assim.
A separação espontânea ocorre com a viatura parada por mais de umas 12 horas, e se houver água você tira pelo dreno do filtro original.

Quanto a um pouco de óleo mineral para motor 4T ou 2T, misturado no diesel, qual seria a diferença, se ambos são minerais ? :pensativo::pensativo::pensativo: Porque um vai carbonizar no motor 4T(ciclo Diesel) e outro não ?

Abs
Anthon

Até pouco tempo a única tecnologia disponível para separaçao da água do diesel era a de decantação através de filtro coalescente, o que dependia de tempo e repouso do veículo. Porém hoje temos a tecnologia eletrostática que repele a água do óleo através da diferença de polaridade entre ambas. Grandes empresas já usam essa tecnologia a 2 anos e por não ser ainda o foco comercial os veículos leves a maioria das pessoas desconhecem.
Estou a disposição para qualquer informação e poderei atende-los mais rapidamente pelo recommax@ig.com.br, distribuidor autorizado.