Ver Versão Completa : Reduzida! Dúvida
Wagner Lavos
03/03/2008, 09:16
Camaradas!
Estou com uma dúvida!
Dei uma procurada e não consegui achar nada no fórum. Se foi incompetência minha (:|), peço que me passem um link com a resposta.
É o seguinte: a alavanca da reduzida fica fazendo barulho enquanto em movimento engatado - na "banguela" (:wink:) isso não acontece.
Se eu apóio a mão nela, o barulho some? O que pode ser isso? Alguma coisa desalinhada, quebrada?
'brigadão,
Wagner
Camaradas!
Estou com uma dúvida!
Dei uma procurada e não consegui achar nada no fórum. Se foi incompetência minha (:|), peço que me passem um link com a resposta.
É o seguinte: a alavanca da reduzida fica fazendo barulho enquanto em movimento engatado - na "banguela" (:wink:) isso não acontece.
Se eu apóio a mão nela, o barulho some? O que pode ser isso? Alguma coisa desalinhada, quebrada?
'brigadão,
Wagner
Não dá pra afirmar com certeza apenas pelo seu relato mas, se apenas o fato de vc apoiar a mão na alavanca faz o barulho desaparecer, não deve ser nada grave... provavelmente algum ajuste ou reaperto na própria alavanca deve resolver... tira o console e dá uma olhada se não há nada solto que possa estar gerando o barulho com a vibração...
Ou leva no "seu" Wilson que sendo simples ou grave ele vai lhe orientar ou resolver seu "pobrema"...
Boa sorte :concordo:
ferchina
03/03/2008, 13:03
Wagner, eu li em algum topico aqui do forum, q se o barulho para ao colocar a mão na alvanca, pode ser causado por uma folga, e é resolvido retirando a alavanca (não e necessario retirar a cx, só desmontar o console) e "vestindo" a alavanca com uma mangueira (tipo de chuveiro).
flw
Camaradas!
Estou com uma dúvida!
'brigadão,
Wagner
Wagner, não se preocupe, isto é normal, trata-se de um desgaste na extremidade inferior da alavanca da reduzida, que faz com que ela fique emitindo este ruído, que se torna extremamente irritante em viagens, quando estamos em velocidade constante.
A solução não é complicada, coloca-se um pedaço de mangueira plástica na extremidade inferior da alavanca, que irá "silenciar" a alavanca. O Wilson (ou outro mecânico) pode fazer isto.
Como paliativo, enquanto você não resolve o problema, segue uma dica, verdadeira gambiarra, porém inofensiva :mrgreen: :
Prenda um elástico em forma de círculo (eu usei um daqueles pretos, que fecham as pastas de escritório) na capa da alavanca do freio (ou seja, você deve desparafusar esta capa plástica que cobre a alavanca do freio de mão, prender o elástico e reparafusar a capa), depois passe este elástico em volta da alavanca de reduzida, de forma que fique ligeiramente esticado (permitindo, portanto, o uso,caso necessário, da reduzida). Desta forma, estando o elástico um pouco esticado, a alavanca não irá mais vibrar, mas oseu uso será possível. Usei esta gambiarra em dois de meus Nivas por muito tempo, até que aparecesse a necessidade de remover algo que permitisse o acesso à parte inferior da alavanca da reduzida, e a colocação da tal mangueira plástica.
[ ]s
Wagner Lavos
03/03/2008, 17:33
Muitíssimo obrigado Soldier, Ferchina e Gil! :palmas:
Eu já ia começar com a preocupação! Ufa!
Vou ver se no final de semana eu tiro o console pra dar uma olhada e, se der, colocar a mangueira.
Gil, eu tinha pensado em algo do tipo (:concordo:), mas não sabia se ia dar muito certo! rsrs
Aproveitando o embalo, algum de vocês conhece um auto-elétrico de confiança? De preferência na z/o de SP.
Eu até conheço um, mas ele é meio desastrado e já quebrou um aro de volante de um fusca '68 que eu tinha :putz:. Então é melhor tomar cuidado dessa vez.
E, pra completar, preciso regular o carburador e o "Y" do GNV pro bichinho andar melhor. Alguém sabe como/onde faço (mando fazer) isso?
[]'s Já agradecendo a paciência :mrgreen:
Wagner
Rodorfo (Niva Caveirão)
03/03/2008, 18:51
Vou ver se no final de semana eu tiro o console pra dar uma olhada e, se der, colocar a mangueira.
Gil, eu tinha pensado em algo do tipo (:concordo:), mas não sabia se ia dar muito certo! rsrs
Aproveitando o embalo, algum de vocês conhece um auto-elétrico de confiança? De preferência na z/o de SP.
Eu até conheço um, mas ele é meio desastrado e já quebrou um aro de volante de um fusca '68 que eu tinha :putz:. Então é melhor tomar cuidado dessa vez.
E, pra completar, preciso regular o carburador e o "Y" do GNV pro bichinho andar melhor. Alguém sabe como/onde faço (mando fazer) isso?
Wagner
Boa tarde Wagner,
Olha só.. quanto a regulagem do "Y" do GNV, é meio tranquilo de se fazer... no meu pelo menos, eu faço assim... motor ligado, vou no regulador de pressão e no parafuso, regulo a marcha lenta... ae então vou para o carbura e no "Y", vou fechando os dois parafusos do "Y" até "sentir" que o bichinho vai apagar... (sempre dando umas aceleradas através da haste no carbura) pra sentir como o motor tá se comportando... ae então.. você vai abrindo os dois parafusos, na boa.. devagar e vai acelerando... quando der excesso.. vai murchar.. volta um pouco e já era.. uma volta no quarteirão já dá pra sentir se ficou bom ou não... eu vou meio no erro e acerto... mas tem ficado bom hehehe... só dá mais uma verificada na lenta depois...
Espero ter ajudado... sei que não foi nada técnico... mas como eu te disse... tem ficado bom... e acho que não há muito mais o que fazer... na Kombi que eu tive eu fazia assim também.. mas se alguém tiver um dado mais técnico, por favor, gostaria de saber também...
Abraços a todos,
Rodolfo
Wagner Lavos
03/03/2008, 19:32
Olá, Rodolfo!
Obrigado pela ajuda! Amanhã de manhã já vou 'brincar' com ele :dance: e te conto o resultado depois.
Espero que dê certo pq ele anda fraco, fraco.. Tem hora que nem sobe direito em 1ª e eu fico com vontade de tacar na gasosa ou ir na reduzida. O seu fica tão fraco assim tb? :cry:
[]'s
Wagner
Wagner
Wagner, conheço dois eletricistas, ambos de confiança, ambos na zona Sul.
Um é na Al. dos Maracatins, pouco antes da Av. dos Bandeirantes (atenção, há dois eletricistas no mesmo quarteirão, estou me referindo aosegundo, um japonês!), é o eletricista onde o Wilson (meu mecânico, especializado em Lada, que também está no Moema) leva os casos mais "cabeludos". O problema é que ele sempre está lotado, é preciso marcar hora, enfim, é complicado...
O segundo fica na Av. Washington Luiz 4916, próximo ao viaduto sobre a Av. Roberto Marinho (pista Bairro-Centro). O nome é Umeda (japones, de novo! rsrssr), mas, provavelmente, você irá ser atendido pelo Matheus. O aspecto da oficina é assutador, mas trabalham muito bem.
Em que bairro você mora? Se for próximo a Santo Amaro, onde eu moro (próximo ao Mercado Municipal e ao cemitério), podemos combinar uma demonstração prática da gambiarra para prender a alavanca!
Em tempo: talvez o Wilson possa resolver o seu problema de carburador. A oficina fica na Al. dos Carinás, próximo ao Shopping Ibirapuera e à Av. Ruben Berta. O telefone é 5531.7796
[ ]s
Wagner Lavos
03/03/2008, 21:38
Gil, obrigado pelas informações.
Como dos eletricistas citados, um é de confiança do Sr. Wilson e o outro é de sua confiança, ambos estão na minha lista de eletricistas pra resolver meus problemas! :concordo:
Assim que eu estiver com mai$ tempo, farei uma visita à oficina do Sr. Wilson. Tenho medo de chegar lá e ele falar que precisa "trocar tudo e começar de novo" rsrs :cry:
Mas já deixei o telefone anotado. Obrigado novamente.
Eu, na verdade, moro na z/o de SP. Mas nada me impede de esticar um pouco pra conhecer niveiros, suas histórias e, de quebra, suas gambiarras. :mrgreen:
Você disse que mora próximo ao Mercadão, certo? Eu dou aulas aos sábados ali perto, na Av. do Estado. De repente, marcamos um dia (não necessariamente no sábado) e te faço uma visita (já me convidando :wink:).
[]'s
Wagner
Gil, obrigado pelas informações.
Como dos eletricistas citados, um é de confiança do Sr. Wilson e o outro é de sua confiança, ambos estão na minha lista de eletricistas pra resolver meus problemas! :concordo:
Assim que eu estiver com mai$ tempo, farei uma visita à oficina do Sr. Wilson. Tenho medo de chegar lá e ele falar que precisa "trocar tudo e começar de novo" rsrs :cry:
Mas já deixei o telefone anotado. Obrigado novamente.
Eu, na verdade, moro na z/o de SP. Mas nada me impede de esticar um pouco pra conhecer niveiros, suas histórias e, de quebra, suas gambiarras. :mrgreen:
Você disse que mora próximo ao Mercadão, certo? Eu dou aulas aos sábados ali perto, na Av. do Estado. De repente, marcamos um dia (não necessariamente no sábado) e te faço uma visita (já me convidando :wink:).
[]'s
Wagner
Wagner, eu cometi um engano, li, não sei porque, que você morava na zona SUL, onde eu moro, próximoaomercado municipal de SANTO AMARO.
Eu li errado, respondi errado e você leu o errado da forma certa :shock:
Entendeu? Eu também não... :mrgreen:
Resumindo: eu moro na zona Sul, nada a ver com o Mercadão, do qual estou bem longe!
Sinto muito pela confusão! :putz:
[ ]s
Rodorfo (Niva Caveirão)
03/03/2008, 22:08
Olá, Rodolfo!
Obrigado pela ajuda! Amanhã de manhã já vou 'brincar' com ele :dance: e te conto o resultado depois.
Espero que dê certo pq ele anda fraco, fraco.. Tem hora que nem sobe direito em 1ª e eu fico com vontade de tacar na gasosa ou ir na reduzida. O seu fica tão fraco assim tb? :cry:
[]'s
Wagner
Não há o que agradecer...
Olha só... fraco ele até que fica... mas só se a subida for muito íngreme que eu taco uma reduzida... pra não forçar muito...
E tem outra... o meu pelo menos, sempre tem que estar regulando o GNV... não sei pq raios isso acontece... parece aeromodelo... um vôo e desregula tudo hehehe
O seu carburador está furado (ou seja os bicos do GNV estão no meio do corpo dele entende?) ou colocaram aquele venturi de plástico em cima?? entre a panela do filtro de ar e o carbura??? Se ele for o "furado" (uii) me parece que o rendimento é um pouco melhor... mas acredito que se você abrir um pouco o GNV, já vai ter uma melhora...
Eu agora tô trocando o carbura do meu... pq tá todo bichado... (Tô pondo um TLDZ) 2 semanas na oficina... PQP que saudades do meu bichinho... e também tô dando um trato no cabeçote.. espero que ele dê uma melhorada no desempenho agora... Gostaria de por um carbura original.. mas não tô com grana agora pra isso...
Eu vou pegar ele amanha (espero...) aí vejo como ficou... vou pra ilhabela no FDS... vamos ver como ele se comporta na pista... pq não vai pra mais de 90km/h não.. só na descida... e com todos os santos ajudando hehehe, porém o consumo ao meu ver está bom, média de 9km/m³ entre pista e cidade
Abraços a todos,
Rodolfo
BACALHAU
03/03/2008, 22:42
Wagner, eu cometi um engano, li, não sei porque, que você morava na zona SUL, onde eu moro, próximoaomercado municipal de SANTO AMARO.
Eu li errado, respondi errado e você leu o errado da forma certa :shock:
Entendeu? Eu também não... :mrgreen:
Resumindo: eu moro na zona Sul, nada a ver com o Mercadão, do qual estou bem longe!
Sinto muito pela confusão! :putz:
[ ]s
Pô Gil, será que eu também vou ficar assim? :shock:
Será que é alguma conseqüência do "vírus" russo? :pensativo:
Senão for nada disso, me diz: o que é que vocês estão bebendo?
É o mesmo que o Flugêncio bebe? Diz aí, vai. Também quero... :concordo:
"Eu li errado, respondi errado e você leu o errado da forma certa"
Cara, isso deu um nó na minha cabeça? Acho que vou ter que voltar para o psiquiatra. Pena que o que eu ia desistiu da profissão. Não sei porquê... :mrgreen:
Wagner Lavos
03/03/2008, 23:47
Gil, eu também fiquei boiando por um tempo.
Confesso que recorri ao Google Maps pra matar a dúvida que ficou na minha cabeça: "como diabos o Mercadão é perto de Sto. Amaro?!?!" :parede:
Eu esqueci que existem vários mercados municipais (inclusive um ao lado de casa hahahaha) e nem por isso são "O" mercado municipal :mrgreen:
Independente disso, agradeço as informações! :concordo:
Bacalhau, o Gil eu não sei, mas eu acabei de tomar um golinho de vinho de mel. Ô coisa boa! :dance:
[]'s a todos
Wagner Lavos
03/03/2008, 23:58
O seu carburador está furado (ou seja os bicos do GNV estão no meio do corpo dele entende?) ou colocaram aquele venturi de plástico em cima?? entre a panela do filtro de ar e o carbura??? Se ele for o "furado" (uii) me parece que o rendimento é um pouco melhor... mas acredito que se você abrir um pouco o GNV, já vai ter uma melhora...
Rodolfo,
O carburador está furado sim, e são dois furos por sinal (uii 2x). Um em cada câmara. E, se não me engano, é o original ainda.
Poxa, nem me fala em aeromodelo! Baita saudade de brincar com os bichinhos! Por aqui foi tendo cada vez menos lugar pra voar que eu acabei parando de vez :(.
Tem muita pista por aí ainda?
Ilhabela! Tou doido pra descer pra lá com ele. Eu pensei em descer nesse fds, mas tou precisando vender minha ratoeira (fusca '77) e provavelmente vou até o Anhembi no domingo. Mas, se tudo der certo, fds que vem eu tou por lá! :mrgreen:
Uma pergunta: Castelhanos é tão enroscado pra atravessar quanto dizem por aqui?
Eu só fiz essa trilha quando eu era pivetinho e foi com os jipeiros de lá. Será que a viatura aguenta o tranco?
Depois me conta como foi com o carbura novo!! :twisted:
Também conto com a bom desempenho (90 km/h) do russinho. Achei que era só eu! :dance:
[]'s
Wagner
Pô Gil, será que eu também vou ficar assim? :shock:
Será que é alguma conseqüência do "vírus" russo? :pensativo:
Senão for nada disso, me diz: o que é que vocês estão bebendo?
"Eu li errado, respondi errado e você leu o errado da forma certa"
Cara, isso deu um nó na minha cabeça? Acho que vou ter que voltar para o psiquiatra. Pena que o que eu ia desistiu da profissão. Não sei porquê... :mrgreen:
HIC!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
[ ]s etílicos
Rodorfo (Niva Caveirão)
04/03/2008, 12:57
Rodolfo,
O carburador está furado sim, e são dois furos por sinal (uii 2x). Um em cada câmara. E, se não me engano, é o original ainda.
Poxa, nem me fala em aeromodelo! Baita saudade de brincar com os bichinhos! Por aqui foi tendo cada vez menos lugar pra voar que eu acabei parando de vez :(.
Tem muita pista por aí ainda?
Ilhabela! Tou doido pra descer pra lá com ele. Eu pensei em descer nesse fds, mas tou precisando vender minha ratoeira (fusca '77) e provavelmente vou até o Anhembi no domingo. Mas, se tudo der certo, fds que vem eu tou por lá! :mrgreen:
Eu só fiz essa trilha quando eu era pivetinho e foi com os jipeiros de lá. Será que a viatura aguenta o tranco?
Depois me conta como foi com o carbura novo!! :twisted:
Também conto com a bom desempenho (90 km/h) do russinho. Achei que era só eu! :dance:
[]'s
Wagner
Então...
Tem bastante pista sim... mas eu não tenho aeromodelo não.. o nivinha já é um hobby bem carinho pra mim hehehe
Castelhanos??? cara, não sei dizer pra você... só fui pra lá de bike... acho que com bons pneus e uma levantada na suspensão ele volta de lá sim... quando passei lá (no meio do ano passado) tava com umas valetas mais ou menos... tinha um jipinho lá que nem tava tão alto... mas não vai ser dessa vez que vou encarar não hehehe
Rapaziada, alguém tem o TLDZ (Carbura) com GNV instalado?????
O mecânico tá me falando que não dá pra furar o danado e que não existe venturi de nylon pra por em cima do carbura... putz .. e agora josé???
Só depois de duas semaninhas ele me vem mandar uma dessa...
Heeelpppp
Abraços a todos,
Flugêncio
04/03/2008, 14:53
Rapaziada, alguém tem o TLDZ (Carbura) com GNV instalado?????
O mecânico tá me falando que não dá pra furar o danado e que não existe venturi de nylon pra por em cima do carbura... putz .. e agora josé???
Só depois de duas semaninhas ele me vem mandar uma dessa...
Heeelpppp
Abraços a todos,
Rodolfo,
Uma solução será a compra de uma mufla pra turbo. No bocal dela vc instala o mesclador e logo depois um filtro esportivo. Se quiser já é meio caminho andado pra fazer o snorkel.
Fiz isto no meu 2E. Hoje vou postar umas fotos lá no meu tópico.
Flugêncio
04/03/2008, 15:02
Bacalhau,
Nessa tu se reiou!!!
Já faz quase um ano que não bebo nadica de nada.
Acontece que aqui no fórum dos Nivas tem o Márcio Rosseto e o Maurício Rosseto, daí, neste dia fiz confusão.
[]s bem próximo de quebrar a abstinência
fondevila
04/03/2008, 15:55
Rodolfo,
[]'s
Wagner
Wagner, A ultima vez que eu fui pra lá foi de S10 4X2 mas isso tem uns 6 meses...
Acho que agora depois das chuvas deve tar um pouco pior...
Wagner Lavos
04/03/2008, 17:57
Rodolfo,
Eu também não sei se vou encarar logo de 1ª assim. Vou achar algum doido e vou junto pra ver como tá a coisa. :mrgreen:
Aeromodelo eu brinquei bastante antes de tirar a carta. Aí os brinquedos ficaram caros e não saíam (não deveriam :twisted:) do chão.
Boa sorte com o carbura! :concordo:
-x-x-x-x-x-x
Gustavo,
Se eu for não vai ser lgoo agora também. Mas acho que na estação um pouco menos chuvosa eu vou pra lá e vejo o que dá. Meu Niva tá com pneus lameiros, acho que isso já ajuda um pouco, né?
[]'s a todos
Rodorfo (Niva Caveirão)
04/03/2008, 20:24
Rodolfo,
Uma solução será a compra de uma mufla pra turbo. No bocal dela vc instala o mesclador e logo depois um filtro esportivo. Se quiser já é meio caminho andado pra fazer o snorkel.
Fiz isto no meu 2E. Hoje vou postar umas fotos lá no meu tópico.
Putz.. Flugêncio... Cara... matou a pau agora... vou esperar as fotos... pra roubar a idéia...
Um amigo meu me falou de um kit pra filtro esportivo.. é tipo uma panelinha só que é de alumínio... mas acho que a sua idéia é melhor...
acho que num vai rolar de por o mesclador entre essa panelinha e o carbura...
Agora meu... me desculpem, mas vou aproveitar o tópico do Wagner e mandar outra pergunta... (Com licença Wagner)
Nessa manutenção que eu fiz agora, eu mandei instalar o Comando Aerocar, o cabeçote foi plainado, retentores e guias novos, refeitas as sede das válvulas, enfim... uma boa revisada no cabeçote.
Vim embora pra casa (pista) só na gasolina... e galera... fiquei desgostoso com o desempenho da criança, a única diferença que senti foram nas retomadas, que melhorou um pouco...isso em comparação ao GNV, com carbura ruim e sem comando esportivo...
O que vocês acham que pode ser isso??? Giclê??
Senti ele meio amarrado, tipo quando o GNV estava desregulado... espero que seja isso... já li em alguns tópicos esse lance de ter que ficar trocando giclês até encontrar um ideal... No aguardo de mais socorro...
Obrigado a todos... mais uma vez...
Wagner Lavos
04/03/2008, 20:48
Agora meu... me desculpem, mas vou aproveitar o tópico do Wagner e mandar outra pergunta... (Com licença Wagner)
Qué isso, Rodolfo. Sinta-se em casa. :concordo:
Eu mesmo mudei de assunto no próprio tópico :twisted:
Eu já tinha ouvido falar desse comando.. fiquei curioso pra saber a resposta pra essa questão! :mrgreen:
[]'s
Flugêncio
04/03/2008, 21:11
Putz.. Flugêncio... Cara... matou a pau agora... vou esperar as fotos... pra roubar a idéia...
Um amigo meu me falou de um kit pra filtro esportivo.. é tipo uma panelinha só que é de alumínio... mas acho que a sua idéia é melhor...
Nessa manutenção que eu fiz agora, eu mandei instalar o Comando Aerocar, o cabeçote foi plainado, retentores e guias novos, refeitas as sede das válvulas, enfim... uma boa revisada no cabeçote.
Vim embora pra casa (pista) só na gasolina... e galera... fiquei desgostoso com o desempenho da criança, a única diferença que senti foram nas retomadas, que melhorou um pouco...isso em comparação ao GNV, com carbura ruim e sem comando esportivo...
Senti ele meio amarrado, tipo quando o GNV estava desregulado... espero que seja isso... já li em alguns tópicos esse lance de ter que ficar trocando giclês até encontrar um ideal... No aguardo de mais socorro...
Rodolfo,
Não dá pra jogar culpa nisso ou naquilo pelo desempenho do seu niva. Como ocorreram mudanças no cabeçote e comando vc terá que fazer uma nova regulagem pra acertar o danado.
Terá que ver o ponto da ignição, regulagem das valvúlas, gicleurs, mistura ... e por aí vai
Rodorfo (Niva Caveirão)
04/03/2008, 21:20
Qué isso, Rodolfo. Sinta-se em casa. :concordo:
Eu mesmo mudei de assunto no próprio tópico :twisted:
Eu já tinha ouvido falar desse comando.. fiquei curioso pra saber a resposta pra essa questão! :mrgreen:
[]'s
Valeu Wagner:concordo::concordo:
Olha só.. eu também sempre ouvi falar muito bem desse comando, toda a galera que tem não reclama não, se você der uma pesquisada, vai ver que o pessoal que tem experiência em Niva aprova.:concordo::concordo:
Eu tô achando realmente que é giclê... espero que seja...:parede::parede:
Vou fazer uns testes e dou um toque
Abraços a todos,
Rodolfo
Rodorfo, eu usei o comando Aerocar no meu Niva anterior (90/91) durante cerca de 6 anos e 100.000 Km. Após a sua instalação, na Aerocar, senti imediatamente uma melhora no torque e nas retomadas, mas achei que ele ficava amarrado na velocidade final, me estradas. Conversei com o Gilberto, dono da Aerocar, e ele me recomendou mudar a polia da posição B (mais torque em baixa rotação, posição adequada para uso em trilhas) para a posição A (libera mais a rotação, posição adequada para uso normal). A diferença foi sentida, o carro ficou melhor nas estradas. Mais tarde, alterei a giglagem do primeiro estágio (de 120 para 110) e, ao longo do tempo, foram feitos pequenos ajustes (ponto de ignição, reforma do carburador).
Quando comprei o atual Niva 95, comprei o comando e o Wilson instalou o mesmo para mim. Para minha decepção, a melhora foi pequena, bem menor do que a que eu senti no Niva anterior. Aliás, eu ainda estava com o Niva anterior (fiquei com os dois por alguns meses), e este estava muito mais"esperto" que o novo. Tudo bem que o Niva antigo estava com 240.000 Km, portanto com o motor bem mais "solto" que o novo, com 64.000 Km, mas a diferença era muuuuuito grande!
Levei o Niva para o Gilberto examinar e ele, literalmente, se recusou a mexer no carburador, dizendo que seria tempo perdido, o carburador estava ruim, e não permitia uma correta regulagem, além deprejudicar o desempenho do carro (que, saliente-se, não era ruim, era muito melhor do que a maioria dos Nivas, mas era inferior ao do Niva mais antigo).
Resolvi importar um carburador russo "0", que levou "apenas" dois meses para chegar, e montei o novo carburador. SHAZAM!!! A diferença foi enooooooooooooorme, o carro mudou completamente o seu comportamento, e anda muito bem, além de estar um pouco mais econômico.
Escrevi toda esta baboseira para exemplificar que o problema de seu carro pode estar em vários fatores, mas umdos mais importantes é, sem dúvida, o carburador. Ele é o coração do motor, se estiver ruim, o desempenho será ruim.
Recomendo a você levar o seu Niva a um bom mecânico, para um exame geral, com certeza você vai conseguir descobrir onde estão os "podres"!
[ ]s
Rodorfo (Niva Caveirão)
05/03/2008, 01:29
Flugêncio, obrigado mais uma vez pela atenção.
Então, mas o que me intriga é que justamente foi feito tudo isso, (ponto da ignição, regulagem das valvúlas, gicleurs, mistura) ou pelo menos o mecânico disse que foi... por isso que culpei o giclê... mas o problema é que todos os itens que você citou são "regulagens" e talvez o cara não tenha acertado na primeira...e talvez não acerte na segunda... e talvez não seja o giclê...
Valeu,
Gil, obrigado também pela atenção e pra mim não teve nada de baboseira no que você escreveu,
Já tinha lido alguns posts seu, a respeito do comando e da posição de trabalho, mais torque ou mais rotação, o problema é que não pude acompanhar o serviço que foi executado no carro, mas conversei com o mecânico a respeito das posições e ele a deixou na posição A (maior rotação) o que me garantiria uma maior velocidade final (acredito eu), e, cabos e velas são zerados, não têm nem dois meses, o carburador (TLDZ) apesar de usado, está em boas condições, foi trocado o kit, banho em ultrasom (acho que é isso) um amigo que deu o tal banho (no carbura!!!!)
é que fiquei meio indignado por deixar a viatura duas semanas na oficina e não sentir a diferença já na primeira volta, acho que vamos ter que voltar as regulagens... vamos ver...
Agora quanto a levar em um bom mecânico tá meio difícil, putz.. é só você chegar com o Niva que os caras torcem o nariz, meu, até parece que o carro é tão anormal assim, até em oficina especializada em jeep aqui, neguinho faz doce pra mexer no carro... mas vamos que vamos, sem desanimar...
Agora quem foi pro saco foi o alternador hehehehe
Abraços a todos,
Gil, obrigado também pela atenção e pra mim não teve nada de baboseira no que você escreveu,
Já tinha lido alguns posts seu, a respeito do comando e da posição de trabalho, mais torque ou mais rotação, o problema é que não pude acompanhar o serviço que foi executado no carro, mas conversei com o mecânico a respeito das posições e ele a deixou na posição A (maior rotação) o que me garantiria uma maior velocidade final (acredito eu), e, cabos e velas são zerados, não têm nem dois meses, o carburador (TLDZ) apesar de usado, está em boas condições, foi trocado o kit, banho em ultrasom (acho que é isso) um amigo que deu o tal banho (no carbura!!!!)
é que fiquei meio indignado por deixar a viatura duas semanas na oficina e não sentir a diferença já na primeira volta, acho que vamos ter que voltar as regulagens... vamos ver...
Agora quanto a levar em um bom mecânico tá meio difícil, putz.. é só você chegar com o Niva que os caras torcem o nariz, meu, até parece que o carro é tão anormal assim, até em oficina especializada em jeep aqui, neguinho faz doce pra mexer no carro... mas vamos que vamos, sem desanimar...
Agora quem foi pro saco foi o alternador hehehehe
Abraços a todos,
Rodorfo, sem desfazer do seu amigo e do carburador (confesso que jamais ouvi falar deste TLDZ, de que viatura é, originalmente?), um carburador tem certa vida útil, se ela estiver no final, o carburador pode ser limpo, perfumado e polido, mas sempre será um carburador problemático. Neste caso, correto é trocá-lo por um novo.
Você já tentou colocar um outro carburador (emprestado?), que esteja, se possível, em melhores condições do que o seu? Mesmo que para rodar somente na gasolina, você poderá ter um parâmetro de comparação, após ver como o seu Niva se comporta com este outro carburador.
[ ]s
Rodorfo, sem desfazer do seu amigo e do carburador (confesso que jamais ouvi falar deste TLDZ, de que viatura é, originalmente?),
[ ]s
Gil
Da uma espiada neste link ,talvez esclareça:pensativo::pensativo:http://stforum.com.br/index.php?showtopic=22321&st=20
Rodorfo (Niva Caveirão)
05/03/2008, 22:41
Esse link me esclareceu em uma coisa...
Procurar um bom preparador aqui, pro cara dar uma olhada nesse carbura...
Valeu Peter
Gil,
Esse carbura estava num gol de um figura que trabalha comigo.
Então, num tentei isso não mas é uma boa idéia, o problema é tempo pra isso, e arrumar um carburador original e em bom estado para testar, ou mesmo um Weber 460.
Primeiro vou fazer o que disse, procurar um preparador bom aqui, e ae quem sabe a coisa não melhora.
Hoje instalei o GNV, e senti uma boa melhorada em relação ao que era anteriormente, mais redondo, marcha lenta ficou legal, o negócio tá na hora de regular a gasola, vamos ver, mas uma coisa é fato, tá muito mais econômico. Quando fui passar da gasolina para o GNV, até estranhei, no antigo carbura acabava a gasola muito rápido, pra entrar o GNV, agora... putz achei que tava com pau no GNV, num acabava mais a gasola, agora não sei se a cuba desse novo carbura é maior do que a do original, tem essa também, porém não acredito (e nem quero hehehe) muito nessa hipótese, amanha eu vou pegar pista pra caramba e vou ver o rendimento no GNV...
Obrigado pelas idéias,
Ahhh em tempo, alternador zerado, tá quase uma Itaípu... só adaptamos um regulador de voltagem do opala.
Abraços a todos,
Esse link me esclareceu em uma coisa...
Procurar um bom preparador aqui, pro cara dar uma olhada nesse carbura...
Valeu Peter
Gil,
Esse carbura estava num gol de um figura que trabalha comigo.
Então, num tentei isso não mas é uma boa idéia, o problema é tempo pra isso, e arrumar um carburador original e em bom estado para testar, ou mesmo um Weber 460.
Primeiro vou fazer o que disse, procurar um preparador bom aqui, e ae quem sabe a coisa não melhora.
Hoje instalei o GNV, e senti uma boa melhorada em relação ao que era anteriormente, mais redondo, marcha lenta ficou legal, o negócio tá na hora de regular a gasola, vamos ver, mas uma coisa é fato, tá muito mais econômico. Quando fui passar da gasolina para o GNV, até estranhei, no antigo carbura acabava a gasola muito rápido, pra entrar o GNV, agora... putz achei que tava com pau no GNV, num acabava mais a gasola, agora não sei se a cuba desse novo carbura é maior do que a do original, tem essa também, porém não acredito (e nem quero hehehe) muito nessa hipótese, amanha eu vou pegar pista pra caramba e vou ver o rendimento no GNV...
Obrigado pelas idéias,
Ahhh em tempo, alternador zerado, tá quase uma Itaípu... só adaptamos um regulador de voltagem do opala.
Abraços a todos,
Se o carburador XYZ (ou seja lá qual for a salada de letras...:grin:) for parecido com o miniprogressivo da Weber, talvez esteja aí o seu problema. Os miniprogressivos (aliás, muuuuuuuito antigos, anteriores aos 460!) tinham um problema crônico de empenamento de base. Por um tempo, este problema pode ser contornado com o lixamento da base, mas esta, após sucessivos lixamentos (não confundir com linchamentos! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:), se torna muito fina, empenando com maior facilidade ainda, permitindo a entrada de ar falso, o que compromete severamente o bom funcionamento do carburador.
Os reguladores de voltagem da Brasília e do Corcel podem ser instalados sem nenhuma adaptação, é só tirar o antigo e instalar o novo!
[ ]s