Conectar

Ver Versão Completa : Motor Opala 4CC voltando a funcionar

cadolb
28/06/2004, 21:05
All
Agora que estou retornando a reformar meu CJ (com a ajuda do Keko..ehehe :) valeu pela força!!!!) peço uma ajuda. O motor está parado há 2 anos. Que cuidados especiais tenho que ter para faze-lo funcionar novamente. Pergunto isso porque ele deve estar completamente seco por dentro e tenho medo que na igniçao (se é que vai dar igniçao) dê algum problema.
Alguém já passou por esse "passo" ou tem dicas????

Valeu

dptucunduva
28/06/2004, 21:35
Eu estou com o meu parado a quase um ano... Andei pegando umas dicas, já que devo religá-lo daqui alguns poucos meses (o "poucos" foi por minha conta :D ).

Bem o meu motor eu tenho girado na mão pelo menos uma vez por mês, pra garantir que não vai colar nada.

Primeiro, desmonte e limpe o bura. Se vc acha que não zoou nada, pode tentar com o bura como tá mesmo, mas, pra uso no dia a dia depois, vai ter que trocar algumas peças que provavelmente ressecaram.

Arranque as velas, WD40 pra dentro, algumas jateadas. Troque o óleo e coloque um óleo beeeem vagabundo. Coloque a gasolina no bura (provavelmente sua bomba de gasolina já era), dê partida. assim que pegar, vai bater até a alma, por causa dos tuchos. Deixe ele funcionando por aguns minutos, até esquentar.

Troque o óleo de novo (e a bomba de gasolina, se precisar), agora colocando o óleo que vc está acostumado a usar, dessa vez trocando também o filtro. Pronto, tá feito.

É possível também que os tuchos tenham ido. Nesse caso, o carro fica horrível pra pegar, e quando pegar vai ficar batendo pra kct e num vai parar tão facilmente. Tem que examinar....

Alessandro Henrique
29/06/2004, 10:54
Sugiro que troque o óleo velho e filtro, se possível o ideal seria remover a tampa do cárter e verificar se houve a formação de borra.
Também seria bom dar uma inspecionada nos tuchos, normalmente são hidráulicos e em seu interior existe uma pequena válvula de retenção, às vezes emperra. A inspeção é possível pela tampa lateral.
Provavelmente existe a formação de goma no carburador (no caso de gasolina), uma boa limpeza é recomendada. Aproveite para substituir juntas e borrachas que provavelmente ficaram ressecadas.
Antes de dar a partida, verifique o estado da bomba d'água. Sugiro remover a válvula termostática para evitar uma possível obstrução. Após o funcionamento do motor (circulação dágua), recomendo drenar o radiador e instalar novamente a válvula termostática.
Remova as velas de ignição e tente girar o motor manualmente, também é possível com a ajuda do motor de arranque (breve acionamento sem as velas). Isso fará com que um pouco de óleo seja enviado aos pontos de lubrificação.
Verifique as conexões elétricas da bobina e estado do platinado(se houver). Inspecione as conexões dos cabos de velas na tampa do distuibuidor e verifique se há oxidação.
Substitua o filtro de gasolina e se possível examine a bomba.
Faça uma avaliação do estado das velas, substitua se necessário. Reinstale as velas e tente dar a partida.
Como os tuchos estão sem óleo é provável que haja um pequeno barulho. Após alguns minutos de funcionamento o barulho deve desaparecer.
Não acelere o motor , deixe-o trabalhar em baixa rotação.