PDA

Ver Versão Completa : Como começar no mundo dos quadriciclos?



RodrigoSG
02/03/2008, 10:59
Olá pessoal, meu nome é Rodrigo e tenho um sonho antigo: curtir um quadriciclo! Estou iniciando pesquisa para saber como começar melhor.

Andei dando uma lida em alguns tópicos aqui do Fórum, mas ainda fiquei com dúvidas. Gostaria de saber se podem me dar uma ajuda:

1) Marca: pelo que vi deve ser yamaha ou honda, visto que são mais confiáveis, e tem mais facilidade de manutenção, etc. A marca BRP (Bombardier nem pensar?)

2) Sabem se tem algum grupo que anda junto em Brasília? Aqui ao redor da cidade tem alguns parques, áreas desabitadas, que me disseram que dá para andar legal.

3) Quadriciclo esportivo x utilitário? Estou pensando em comprar um na faixa das 350 cc. Olhei os da Yamaha Raptor 350 e Grizzly 350. O raptor me parece mais "nervoso", para quem tem mais experiência, tem que fazer marcha, etc. O segundo tem a aparência mais "mansa", é automático. A princípio estou mais inclinado pelo Grizzly porque acho que deve ser mais adequado para um iniciante como eu.

4) Se optar pelo modelo mais utilitário, pergunto se ele não é muito amarrado, ou seja, se pegar uma estrada de chão ele anda bem? Como é o seu comprotamento em geral?

5) Será que logo, logo não vou me arrepender de ter comprado o mais esportivo?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços,

Rodrigo

AKPG
02/03/2008, 22:33
Rodrigo,
O fato de ser iniciante não é um fator determinante para o tipo de quadri que vc quer comprar.
Vc tem que pensar se quer fazer trilhas ou andar em estradões de terra.

Os quadris utilitários com tração 4x4 andam bem nas estradas de chão, mas não gostam de altas velocidades, principalmente nas curvas. Para virar numa curva com eles é facinho....

Já os esportivos tipo Raptor, são quadris para velocidades e pistas, ideais para saltar, andar nas dunas e etc. Ou seja, mais indicado para velocidade.

Por isso, vc tem que definir o que vc quer fazer primeiro para depois decidir qual o modelo comprar.

Sugiro comprar Honda ou Yamaha.

Um abraço e boa sorte.

Ademir Bittencourt
04/03/2008, 11:08
Caro Rodrigo, como disse nosso amigo Alexandre, vc tem que analisar o que vc vai fazer com o ATV, se vai ser para trilha, barro ou para estradões de terra, para saber qual quad irá lhe atender melhor (4x4 ou 4x2). Para começar, com certeza um automático é bem mais fácil para iniciar, acredito com umas 02 horas vc estará dominado a máquina. Em relação a manutenção e preço, os nacionais da yamaha e honda vc encontrará, peças e assistencia com maior facilidade e melhor preço. Agora em relação a cilindrada, você tem saber quanto vc está disposto a gastar em um quad, os importados, já tive um polares 400cc 4x4, gostei muito, mas quando tive que fazer o motor gastei 4 mil, tudo era importado e so tem um representante aqui em MG, ou seja, fica muito restrito para encontrar peças.
Agora meu amigo, lhe fala com toda sinceridade, todo QUADRICICLO, tem um enorme problema, pode perguntar a qualquer um aqui no forum: SE VOCE COMEÇAR, NUNCA MAIS VOCÊ PARA DE ANDAR E GOSTAR DO BRINQUEDINHO, HEHEHE... Falo isso pois tenho um suzuki samurai e depois que começei a andar de quad, parei de fazer trilha de jeep e so quis saber de quadriciclo, até então, se prepare, pois é uma emoção extraordinária!!!
Com absoluta certeza, você não irá se arrepender de entrar nessa familia dos ATV´s. Seja feliz na escolha e qualquer dúvida, estamos aí para poder trocar idéias sobre quads, ok! Abraços!

RodrigoSG
07/03/2008, 23:27
Obrigado pelas dicas e pela força! Espero começar devagar e ir começando a pegar as manhas aos poucos. Um abraço, Rodrigo

RodrigoSG
07/03/2008, 23:27
Muito obrigado pelas dicas!! Um abraço, Rodrigo

Kinzinho
08/08/2008, 21:31
Caro RodrigoSG!

A primeira vez que pilotei um quadri foi difícil de virar (era duro) e também não freiava (não tinha freio, agora tem!!).

No segundo dia já peguei o jeito, hoje até ando sosinho!!!!!:mrgreen:


Abs.

Kinzinho

renzo
09/08/2008, 22:23
rodrigo,
O Fato De Ser Iniciante Não é Um Fator Determinante Para O Tipo De Quadri Que Vc Quer Comprar.
Vc Tem Que Pensar Se Quer Fazer Trilhas Ou Andar Em Estradões De Terra.

Os Quadris Utilitários Com Tração 4x4 Andam Bem Nas Estradas De Chão, Mas Não Gostam De Altas Velocidades, Principalmente Nas Curvas. Para Virar Numa Curva Com Eles é Facinho....

Já Os Esportivos Tipo Raptor, São Quadris Para Velocidades E Pistas, Ideais Para Saltar, Andar Nas Dunas E Etc. Ou Seja, Mais Indicado Para Velocidade.

Por Isso, Vc Tem Que Definir O Que Vc Quer Fazer Primeiro Para Depois Decidir Qual O Modelo Comprar.

Sugiro Comprar Honda Ou Yamaha.

Um Abraço E Boa Sorte.

Quem Falou Que Os Utilitarios 4x4 Sao Ruins De Curva ??????

AKPG
09/08/2008, 23:19
Quem Falou Que Os Utilitarios 4x4 Sao Ruins De Curva ??????
Quem estava com vc no dia que vc foi inaugurar o Grizz 660!!!!! "Sisqueceu"?????

hehehehehehehehehehehehehehehehe

renzo
10/08/2008, 07:35
quem Estava Com Vc No Dia Que Vc Foi Inaugurar O Grizz 660!!!!! "sisqueceu"?????

Hehehehehehehehehehehehehehehehe

Hehehehehehe.....num Sisqueci Nao

Ivan Natal
10/08/2008, 22:02
Sonhava com um quadri e nunca andei até comprar um que estava na oficina.Então veio a primeira vez e foi no asfalto em uma rua estreita.Que decepção!!!!!!! Não fazia curva os pneus arastavão o quidom super pesado. Fique pensando na besteira que fiz ao comprar uma M#&%@@@.
Quando o levei para terra ai sim realizei meu sonho, e vi o que um quadri e capaz no terreno dele. Como ando de moto diariamente a mais de 25 anos não encontrei dificuldade, mais sei que quadri adora virar e não tenho coragem de brincar com garupa pois impede de usar o corpo como pendulo nas manobras.Já não uso a algum tempo pois sempre que vou para as trilhas como não tenho carreta tenho que colocar sozinho na picap, ai prefiro ir de carro. Alem do mais sempre vou com o pessoa de carro e as trilhas terminam em estradas e fica dificil o retorno para casa.
Sds Ivan

AKPG
11/08/2008, 11:51
Ivan,
Você precisa encontrar com outras pessoas que andam de quadri ai em Natal. Só assim você poderá curtir o "brinquedo". Nós aqui em SP acabamos formando uma turma bem grande. Tem dia que fazemos trilha com mais de 20 quadriciclos!!!

Sugiro você ir nas revendas de quadriciclo ai da sua região e tentar convesar com os vendedores para formarem um grupo. Todos terão a ganhar. A revenda, com a divulgação do esporte e os usuários, que poderão tirar seus brinquedos da garagem e usufruir das maravilhas que um quadriciclo trás para seus usuários.

Um abraço e boa sorte.

tiosam
11/08/2008, 16:51
Ai galera tudo blz com voces !?!?
Estou querendo começar no esporte tambem e queria algums conselhos. Ja faço trilha de bike a anos e a pouco tempo de jeep, faço aki pros lado de Belo Horizonte , entao ja é uma vantagem que eu conheco as trilhas e os locais legais de ir.
Ja andei de quadri uma vez mais era automatico e nao lembro a CC. Estou com a oportunidade de comprar de um amigo meu um Yamaha 450cc sport pois ele vai me vender relativamente barato e ainda em pagamento vou dar umas vacas para ele ehehehehehe porque ele tem fazenda tambem entao sai bem mais em conta.Ele esta vendendo porque nao esta tendo tempo de andar pq ta com 2 filhos recem nascidos e outros motivos. De inicio eu e outro amigo iamos comprar ou importar um yahama 250cc ... pois pensei q um 250cc era mais tranquilo de começar .... o que voces acham !? Mando logo o de 450cc ?! Ou compro um de 250cc ?!
A minha ideia e andar em trilhas em geral , algumas mais dificeis e outras que chegam a pegar estradao em certas partes....!
Nao sei acho q a questao da potencia e mais ter cabeça hehehe como nao tenho a manha no negocio se eu pegar um 250 ou um 450 vou so no sapatinho , nao vou sair igual um sequelado achando q sabe algo.

Obrigado

Thiago.

ArthurPaladini
11/08/2008, 16:58
Tiosam,

Se tu pretendia pegar o 250cc pra "aprender" e mais tarde pegar o 450cc, então vai direto pro 450cc. Ainda mais porque você falou que tá meio de barbada.

Agora, não sei como é as trilhas aí, mas um quadri esportivo não é o ideal pra trilhas, talvez uma trilha leve, até média quem sabe. Mas quadris esportivos são para estradão e areia. Se tu quer fazer uma trilha mais pesada eu não recomendaria comprar o quadri esportivo. Mas isso vai depender do teu uso.

Abraço.

tiosam
12/08/2008, 10:52
Tiosam,

Se tu pretendia pegar o 250cc pra "aprender" e mais tarde pegar o 450cc, então vai direto pro 450cc. Ainda mais porque você falou que tá meio de barbada.

Agora, não sei como é as trilhas aí, mas um quadri esportivo não é o ideal pra trilhas, talvez uma trilha leve, até média quem sabe. Mas quadris esportivos são para estradão e areia. Se tu quer fazer uma trilha mais pesada eu não recomendaria comprar o quadri esportivo. Mas isso vai depender do teu uso.

Abraço.

Fala Arthur ,
Primeiramente obrigado pela resposta. Aqui as trilhas tem de tudo quanto e tipo tem trilha pesada com estradao junto e parte so de estradão, tem trilha q so passa moto e por assim vai. Aqui na região perto de BH é uma regiao muito montanhosa e minério puro entao sao muito boas as trilhas em geral.
E acho q foi pegar esse 450cc mesmo ....pq deve ter 1 ano e meio de uso no maximo ... mais foi muito pouco usado.
Pelo o que entendi mais ou menos e q os quadri sport e tipo moto para motocross ....!? Tipo assim o sport e mais para estradão e dependendo da trilha da tranquilo mais algumas voce passa raiva ne ? hehee !!

Abraços ..... E obrigado mais uma vez.

AKPG
12/08/2008, 15:50
Fala Arthur ,
Primeiramente obrigado pela resposta. Aqui as trilhas tem de tudo quanto e tipo tem trilha pesada com estradao junto e parte so de estradão, tem trilha q so passa moto e por assim vai. Aqui na região perto de BH é uma regiao muito montanhosa e minério puro entao sao muito boas as trilhas em geral.
E acho q foi pegar esse 450cc mesmo ....pq deve ter 1 ano e meio de uso no maximo ... mais foi muito pouco usado.
Pelo o que entendi mais ou menos e q os quadri sport e tipo moto para motocross ....!? Tipo assim o sport e mais para estradão e dependendo da trilha da tranquilo mais algumas voce passa raiva ne ? hehee !!

Abraços ..... E obrigado mais uma vez.
Tiosam,
Conheço um pouco as trilhas ai de BH e pelo tipo de terreno e demais características, um quadri utilitário não poderá ser utilizado em todo seu potencial. Portanto, acho que você deve ir de 450 logo de cara pra não perder dinheiro, pois vc vai comprar o 250 e depois do primeiro fds vai se perguntar o motivo pelo qual não comprou logo o 450.
Com um esportivo vc consegue fazer a Lair tranquilo. Consegue chegar no morro do careca sossegado e vai penar um pouco para fazer corcovas. Não conheço outras mas acho que já serve para você comparar.

Um abraço e boa sorte.

RONY FLORIPA
14/08/2008, 18:36
é
Realmente Deves Pegar O 450
Mas Ja Falaram , Um Utilitario 4x4 , Como O Nome Ja Diz .... é Um 4x4 Sobe E Sobe E ...... é Muito Mais Off Road, O Que Citasse O Nome Ja Cita Esportivo, Para Saltos Velocidade , Tambem é O Bixo , Cada Um Tem Sua Finalidade , Deves Pensar Qual Sua Finalidade,
Eu Comprei O Meu A Uma Semana , E Fiz A Primeira Trilha Aqui Em Floripa, E Pode Cre 4x4 é Outro Fim, O Bagulho Sobe Mesmo, Tu Nem Acredita!

Valeu Abraçao

tiosam
14/08/2008, 19:18
Fala galera...
Valeu a atenção ... e vou fazer isso mesmo .... bom q o amigo meu vai me emprestar o 450cc para eu ficar 1 mes com ele para ver se animo de comprar.... !!!!

Depois mando noticias ai....
abraços

giu.pessoa
15/08/2008, 17:26
amigo eu tambem tenho uma duvida!!se alguem poder me responder ficarei muito grato..qual quadri é melhor o bombardier cam-an 250 ou o yfm 250r??sabendo que tenho 15 anos e 43 kilos.. sabendo que é essa faixa de 15 pilas que eu quero gastar!!
vlw aguardo retorno!

AKPG
15/08/2008, 19:33
amigo Eu Tambem Tenho Uma Duvida!!se Alguem Poder Me Responder Ficarei Muito Grato..qual Quadri é Melhor O Bombardier Cam-an 250 Ou O Yfm 250r??sabendo Que Tenho 15 Anos E 43 Kilos.. Sabendo Que é Essa Faixa De 15 Pilas Que Eu Quero Gastar!!
Vlw Aguardo Retorno!
Yamaha!!!!!

giu.pessoa
15/08/2008, 21:07
brother vleu a resposta... mas pq o da yamaha? vc sabe a velocidade max de algum desses dois??aguardo seu retorno,

AKPG
16/08/2008, 18:51
Conforme já responderam no outro tópico, com o Yamaha vc terá manutenção mais fácil e barata. Além da confiabilidade da marca.

Abraços e boa sorte.

tiosam
08/09/2008, 21:56
Fala galera tudo beleza com voces ?!
Primeiro gostaria de tirar algumas duvidas... como falei em outro topico ... arrumei um Polaris Predator 499cc ... como primeiro quadri .

Foi mais uma boa chance que eu tinha de fechar negocio . Mais ou menos o seguinte o cara me vende muito barato ( e um amigo meu q ta mudando de cidade ) mais antes deixa comigo por 4 a 5 meses para eu ir testando ..... hehehe bom negocio ne .

Agora gostaria de saber , por que as vezes a gente vai falando com povo e cada um fala uma coisa . E muito perigoso ou mais ou menos o mesmo perigo de moto !? Vou andar so em trilhas mesmo . Pois cada um fala um negocio diferente, teve gente q me falou q eu tava comprando uma tampa de caixao heheheh ..... sei q ele e facil de tombar ... mais nao conheco niguem q morreu de quadri!!! Acho q depende tambem de quem ta em cima do banco ....! Agora dei algumas voltas e me pareceu tranquilo ..... logico q respeitando a maquina e o ambiente ....!!!

Gostaria de opiniao de voces.. para eu tirar isso da cabeça de vez..
Agora q e muito doido de andar é .hehehehe

abraços ... a todos ai....

ArthurPaladini
08/09/2008, 22:24
Cara, eu também não conheço ninguém que morreu de quadri! Hehehehe brincadeirinha!

Mas como tu bem disse, depende de quem está em cima. Tem gente que acha que não tem limites e, esses estão realmente a perigo andando de quadri.

Bom eu já tenho algumas horas de quadri e o que aconteceu comigo até agora:

- caí do quadri na saidá de um atoleiro que tinha um degrau de uns 50cm, cai dentro do atoleiro e o quadri ficou parado! hahahahaha
- virei um quadri dentro de um arroio, mas também não deu em nada (tem até vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=jOVpDSjN1aE&feature=related )
- numa trilha de mato fechado uns dias atrás, fiz uma curva e passei em cima de um toco e daí o quadri me jogou em cima de duas árvorezinhas (essa foi muito engraçada ahhahahaha)

Resumindo, acidentes acontecem sim, mesmo tu sendo cuidadoso. Mas no meio de uma trilha, andando a 20km/h é muito difícil acontecer uma coisa muuuuuuito grave. Agora, esses caras que andam nos esportivos a uma velocidade muito superior, esses sim tem que se ligar. Porque é um erro e aí só resta rezar.

Abraços e bem vindo ao clube!
-

tiosam
09/09/2008, 15:29
Cara, eu também não conheço ninguém que morreu de quadri! Hehehehe brincadeirinha!

Mas como tu bem disse, depende de quem está em cima. Tem gente que acha que não tem limites e, esses estão realmente a perigo andando de quadri.

Bom eu já tenho algumas horas de quadri e o que aconteceu comigo até agora:

- caí do quadri na saidá de um atoleiro que tinha um degrau de uns 50cm, cai dentro do atoleiro e o quadri ficou parado! hahahahaha
- virei um quadri dentro de um arroio, mas também não deu em nada (tem até vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=jOVpDSjN1aE&feature=related )
- numa trilha de mato fechado uns dias atrás, fiz uma curva e passei em cima de um toco e daí o quadri me jogou em cima de duas árvorezinhas (essa foi muito engraçada ahhahahaha)

Resumindo, acidentes acontecem sim, mesmo tu sendo cuidadoso. Mas no meio de uma trilha, andando a 20km/h é muito difícil acontecer uma coisa muuuuuuito grave. Agora, esses caras que andam nos esportivos a uma velocidade muito superior, esses sim tem que se ligar. Porque é um erro e aí só resta rezar.

Abraços e bem vindo ao clube!
-

Fala Arthur ..... hehehehe muito doido aquele video .... hehehehe chegou a engolir agua hehehehe !?
O quadri que eu estou como disse e um sport 500cc.... mais o negocio e ir tranquilo mesmo , so curtindo o passeio e o visual.
Vamos ver vou dar umas voltas ai .. acho q nao da nada nao ... hehehehe

Abração Valeu ai ..
qualquer coisa tamos ai...

ArthurPaladini
09/09/2008, 15:36
Engoli água não, já cai segurando o quadri, mas na hora não deu pé e ele se virou, mas logo já "submergi"! ahahhahahahahahah

Sim eu vi que teu quadri era um esportivo, mas ter ele não significa que tu só vai andar correndo. Eu me referi á eles porque normalmente quem tem eles é porque gosta de velocidade, que não é o teu caso. Mas vai na manha, não tem erro!

Abraço!

rodrigo oliveiraa
29/06/2010, 21:45
Conforme já responderam no outro tópico, com o Yamaha vc terá manutenção mais fácil e barata. Além da confiabilidade da marca.

Abraços e boa sorte.

Duvidas ...sabeira onde consigo rampa para colocar o quadriciclo na cacamba ????

quantos kilos aguenta em media uma tampa de cacamba de l200 ?

tava imaginado parar numa ladeira ....morro e andar com quadri para dentro,,,acha que seria muito peso ? 250 kilos da maquina ....

no youtube vi alguns videos de cacambas basculantes que levanta dois quadriciclos e joga ele la em cima.,,,,show de maisss...

AKPG
01/07/2010, 13:07
Rodrigo,
As rampas que eu usava, eu mandei fazer em um serralheiro. Depois vou tentar encontrar uma foto para postar aqui.

Eu tive L200 e cheguei a transportar quadri nela com a tampa aberta. Não tive problemas com isto mas foram poucas vezes que fiz isto. Também já fiz isto na S10 que tive e na Hilux também.

Abraço,

rafalopex
27/11/2011, 15:20
Oi Meu nome e Rafael queria saber se o quadriciclo Torment 200Cc e uma boa escolha para min q estou iniciando no mundo dos quadriciclos eu achei ele legal porque e barato mas queria uma opinião de vocês
Obrigado e um abraço