PDA

Ver Versão Completa : Qual a diferença entre as caixas de redução?



Mauro Darezzo
28/06/2004, 14:35
Olá a todos,
Leiam devagar para entenderem o rolo. :lol:
Como alguns devem saber, estou trocando duas engrenagens da minha caixa de redução que estavam gastas e escapava (a maluca e o par dela). Fui até o desmanche do Vasquez e achei um par em estado razoável.
Não estão 100% mas pelo menos é original, não "genérica" :lol: .
Na hora de escolher as bichinhas fui informado que deveria ser com o mesmo número de dentes (lógico) :? , contamos os da engrenagem pequena para ver se eram iguais e encontrei várias com 32 (??) e só duas com 29. A minha pequena é de 29 dentes. Quando fui contar a da engrenagem maluca (grande) me falaram que não precisava, que era tudo igual, não contei e entrei pelo cano, vou ter que voltar lá e trocar.
Qual a diferença entre estas duas caixas de redução? Não sabia que tinham diferença? Quem sabe informar?
Resumo
Cx 1 (a minha)
Engrenagem pequena= 29 dentes
Engrenagem grande (maluca)= 33 dentes

Cx 2 (a que não é a minha)
Engrenagem pequena= 32 dentes (eu acho)
Engrenagem grande (maluca)= 39 dentes

Uma tem a relação mais curta que a outra? Ou seria só o ano que muda mas no final dá tudo igual?

Grato
Mauro

leopoldo
28/06/2004, 17:47
Bom eu conheço 2 configurações.

A véia:

26 dentes(Louca)-51/21 dentes(grande)- 26 dentes saída do cambio, com engrenagem da reduzida de dentes retos de 39 dentes.

Na engrenagem de 51 dentes o eixo dos roletes é o fino.

A moderna da ford:

29 dentes - 51/18 dentes - 29 dentes com engrenagem de dentes retos da reduzida de 33 dentes.

Na engrenagem de 51 dentes o eixo dos roletes é maior.

Mas depois me deram a dica de um site que relaciona todas as DANA 18 fabricadas:

http://www.jeeptech.com/xfer/d18.html

Carlos
30/06/2004, 01:23
"Parece" que as antigas cx seguiam um padrão internacional, ou seja, usavam as mesmas medidas que as cx fabricadas nos EUA (dana), Japão, Índia, França, etc, para a família Wilis.
As brasileiras, mais recentes, usaram outras medidas para as engrengens.
Assim, existe um "padrão brasileiro" para as engrenagens, portanto cuidado ao comprar peças no exterior para suas caixas.
"Parece" que é isso.

Mauro Darezzo
01/07/2004, 23:00
Olá,
Fiz esta pergunta sobre as caixas pelo seguinte. Sempre ouvi falar que as caixas tinham dois modelos, a véia e a nova. Lá no desmanche o sr. Vasquez veio com engrenagens de várias delas.
Uma de 33 dentes
Uma de 39 dentes
Uma de 36 dentes (?????)
Achei meio estranho e resolvi tirar a dúvida. Mas era isso mesmo.
Hoje de manhã, "antes de abrir o lojinha de Salim", coloquei o câmbio e a caixa de redução. O pior é que foi sozinho. Puta sofrimento. Acordei as 6:00 e terminei lá pelas 9:00 (a loja abre às 9:30hs), suei pra burro. Depois de tudo pronto e de ter deixado a cx cair sobre meu dedo mínimo, olhei para o lado e o que ví? A beleza do rolamento da embreagem tava lá no chão, paradinho olhando e rindo de mim :lol: . Xinguei um monte. Quando voltei a noite convoquei meu irmão e meu filho e fizemos um mutirão. Afastamos o câmbio novamente e coloquei o "mardito" rolamento e o garfo de acionamento. Amanhã vou terminar de colocar as cupilhas, tampa da engrenagem, óleo, ligar os cardãns, etc, etc...
Tá ficando pronto de novo. Espero que a ré e alavanca de redução não pule mais. :cry: Ai meu Deus me ajude..... :lol:

Obrigado pela informação.