Ver Versão Completa : pistão VW1.6 diesel
Amigos,
nesta semana encamisamos o bloco do ap 1.6 diesel (vw)... Porém eu queria muito q a medida q encamisamos fosse standart (std)... O torneiro disse q o pistão era std, mas ele não tem certeza...
O meu pistão mede 76.5mm....
Alguém sabe a medida do pistão STD do vw??
Daniel
Luciano SHAKALL
08/03/2008, 15:44
"... encamisamos o bloco do ap 1.6 diesel (vw)... Porém eu queria muito q a medida q encamisamos fosse standart (std)...
... O meu pistão mede 76.5mm.... Alguém sabe a medida do pistão STD do vw?? ... E aê, Daniel... beleza?
Cara, se seus pistões (do motor do teu carro :mrgreen: ) têm essa medida, eles são STD mesmo...
A medida de diâmetro x Curso para esses motores (AP 1.6 Diesel) é, respectivamente, 76,5mm x 86,4mm (1588cc),
enquanto que os AP 1.9 Diesel possuem medidas de Diâmetro x Curso de 79,51mm x 95,5mm (1896cc).
A título de curiosidade:
Para os AP Ciclo Otto, têm-se as seguintes medidas de Diâmetro x Curso, respectivamente:
AP 2.0 - 82,5mm x 96,8mm (2069cc).
AP 1.8 - 81mm x 86,4mm (1780cc).
AP 1.6 - 81mm x 77,4mm (1595).
AP 1.5 (dos antigos Passat) - 76,5mm x 80mm (1470cc).
Espero ter ajudado :concordo: !
[]'s
Obrigado pela resposta.
Nesta semana, perdi 150 reais pq comprei anéis 77...
O problema foi q na caixa estava escrito "76,5 - --- -- 0,50"...
Eu não sabia se a medida do anél era 76 com passo 0,50 ou era 76,5 com passo 0,50 (esta última era a correta do anel).
Acontece q colocamos no pistão e ficou folgado... Na hora de tirar quebrou a ****** do anel...
Mas fica o registro neste site: o pistão 76,50 é mesmo o STD do 1.6D da Volkswagen (AP)...
Obrigado mais uma vez.
Daniel
Mauricio Rossetto
11/03/2008, 17:15
Luciano,
Estou com o kit do Bacelar para colocar o motor AP 2.0 e gostaria de saber se você sabe qual o melhor motor que devo procurar - por exemplo:
A partir de tal ano, o Santana passou a ter x cv, o desenho de motor melhorou a partir de tal... esse tipo de coisa.
Pois se vou até o ferro velho, terei que saber o que procuro.....
Abraços
Luciano SHAKALL
14/03/2008, 05:00
"... Estou com o kit do Bacelar para colocar o motor AP 2.0 e gostaria de saber se você sabe qual o melhor motor que devo procurar - por exemplo: A partir de tal ano, o Santana passou a ter x cv, o desenho de motor melhorou a partir de tal ... terei que saber o que procuro...Maurício, o AP 2000 é um excelente motor :concordo: , com muito torque devido ao seu grande curso,
e justamente devido a esse "curso longo", ele "gira pouco" :roll: .
Pra um Jipe, se a intenção for um AP, acho o 2000 a melhor escolha :palmas: , pois é justamente o que precisamos: força, sem esgoelar o motor :wink: .
Agora quanto as variações, vou ficar devendo... Sei que existiram, mas não posso precisar o(s) ano(s), tampouco sei "reconhecer olhando" :oops: ...
As poucas informações que sei nesse sentido é que o AP 2000 começou a equipar o Santana em 88 e era carburado (3E ou TLDZ).
Em 90, o motor teve algumas alterações (Não lembro quais, mas foram "pra melhor") e foi chamado de "Fase 2".
Sei que esse motor teve modificações inclusive nos dutos de água do sistema de arrefecimento e melhorias na lubrificação, mas não sei se são essas as modificações do "Fase 2" :pensativo: ...
O AP 2000 Injetado foi usado no Santana pela 1ª vez - se não me engano - na linha 90, com o Santana EX (Executivo):
Uma "Mosca Branca" que usava o mesma versão do AP 2000 do Gol GTi, com injeção eletrônica analógica multiponto BOSCH LE Jetronic (segundo alguns preparadores, quase impossível de reprogramar :-|) .
Em 91, o Santana "novo" tinha o AP 2.0 Injetado na versão GLS e carburado na GL.
A diferenciação de potência é meio complicada devido - principalmente - a mania da VW (em alguns anos da década de 80) de divulgar valores "brutos" de potência e torque :putz: , o que impede um comparação nesse sentido :parede: . Outra dificuldade, é o fato de que muitos "juram de pés juntos" que a VW mentia em alguns casos :shock: , diminuindo os valores divulgados de potência de alguns motores para fugir da taxa de imposto - na época - maior para veículos com mais de 100cv (Ex. O Gol GTS 1.8 ÁLcool, com o comando "mais bravo" 049G e o Santana 2000 Gasolina, que eram divulgados com 99cv - líquidos - mas estimava-se que tivessem cerca de 105cv :rolleyes: ...)
Ah, pequenas variações - pra menos :neutral: - podem ocorrer também devido ao uso do catalisador, a partir de - acho - 91 nos carburados...
Bom, o que consigo lembrar é isso aí :pensativo:...
Outra coisa: Quando tiver procurando o AP 2000 "de Santana", lembre que ele equipava também - lógico :mrgreen: - a Quantum, além do Versailles e Royale, e acho que alguns Logus e Parati também :pensativo:...
Você têm alguma preferência por por combustível (Álcool x Gasolina)? Carburado ou injetado?
[]'s
emtsuhako
14/03/2008, 12:21
Camaradas, conversando com um mecânico aqui de minha terrinha, ele disse que é possível transformar um motor AP 2.0 de gasolina para álcool... alguém já viu isso??? Sabem de algum profisisonal que faz essa transformação? Vale a pena (economicamente)?
BACALHAU
14/03/2008, 12:31
Luciano, um dado para a sua explanação:
O meu 4X2 é um Santana Quantum, GLS. 2.0, 1993, CARBURADO. :(
Zabumbas
Luciano SHAKALL
14/03/2008, 12:56
[SIZE=3][FONT=Comic Sans MS]"... O meu 4X2 é um Santana Quantum, GLS. 2.0, 1993, CARBURADO. :(
Xííííííííí.....
Eu "jurava que após a restilização, os "CL" eram 1.8 e os GL e GLS eram 2.0, sendo carburados no 1º e injetados no 2º... :pensativo:
Pode parecer uma pergunta idiota, mas.... A tua Quantum É MESMO GLS?
Você tem desde nova?
Será que não foi "transformada" em GLS pelo antigo dono?
Bom, sei lá :pensativo: ... devo ter me enganado mesmo :oops: ...
Mas uma coisa eu tenho certeza: A opção existia :concordo: ! Pode não ser a única (opção) como eu pensava, mas existia :mrgreen: ...
[]'s
BACALHAU
14/03/2008, 14:42
Xííííííííí.....
Eu "jurava que após a restilização, os "CL" eram 1.8 e os GL e GLS eram 2.0, sendo carburados no 1º e injetados no 2º... :pensativo:
Pode parecer uma pergunta idiota, mas.... A tua Quantum É MESMO GLS?
Você tem desde nova?
Será que não foi "transformada" em GLS pelo antigo dono?
Bom, sei lá :pensativo: ... devo ter me enganado mesmo :oops: ...
Mas uma coisa eu tenho certeza: A opção existia :concordo: ! Pode não ser a única (opção) como eu pensava, mas existia :mrgreen: ...
[]'s
Luciano, a minha Quantum eu comprei mais rodada que as meninas que "trabalham" na Rua 24 de maio, em Fortaleza. Porém, que eu saiba, mesmo que um dos sei lá quantos proprietários anteriores tenha colocados os itens que equipam o modelo GLS (retrovisores e vidros elétricos, pára-brisas degradé, DH, ar condicionado, alarme de fábrica, pára-choques dianteiro com faróis auxiliares, lavador e limpador do vidro traseiro e sei lá mais o quê), não creio que o Detran, fosse mudar o modelo no CRLV. Lá consta: VW/Quantum GLS 2000.
Não sei se estou falando besteira, nunca fui de ficar reparando muito nesses detalhes entre modelos de carro.
Agora, de uma coisa tenho certeza, que tem carburador, tem. A não ser... :pensativo:
Será que fizeram nela o mesmo que a PM do Rio fez no filme "Tropa de Elite"?
Zabumbas desconfiados
Luciano SHAKALL
14/03/2008, 15:58
"... Será que fizeram nela o mesmo que a PM do Rio fez no filme "Tropa de Elite"?
Acredita que eu AINDA não ví esse filme...? :oops:
[]'s
Acredita que eu AINDA não ví esse filme...? :oops:
[]'s
Nem eu!!! E olha que sou cinéfilo de carteirinha!:mrgreen:
[ ]s
emtsuhako
14/03/2008, 20:14
Camaradas, corrijam aí... é transformar AP 2.0 em em diesel... é possível mesmo?
Luciano SHAKALL
14/03/2008, 20:40
"... transformar AP 2.0 em em diesel... é possível mesmo? ..."Édson, o que eu já li/ouvi falar a respeito dessa "conversão" (nunca vi ao vivo) é que se usa a "parte de baixo" do AP 2000
e o cabeçote do AP Diesel, além de "outras coisinhas"...
Dá uma sacada nesses links:
:arrow: Motor AP2000 Diesel? isso existe? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8173)
:arrow: repotenciamento dos motores VW diesel (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=219246)
Nesses outros tópicos, apesar do "foco" principal ser outro, comenta-se muito sobre o uso dos blocos AP 2000 com o cabeçote AP 1.6 Diesel...
:arrow: Nivopala (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28306&page=6)
:arrow: Motor Tempra Turbo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20662&page=7)
:arrow: Motor 1.7 Diesel FIAT? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19385)
[]'s
emtsuhako
14/03/2008, 20:56
Valeu Luciano! Depois de ler os links que vc passou, penso eu que a melhor opção é adaptar os AP 1.9TDi ou Fiat 1.7D... será que com o dólar em baixa (em relação a 2006, ano dos preços postados pelo Cavalcante) esse motores não estão custando menos de 8.000 latinhas???
Mauricio Rossetto
18/03/2008, 21:22
Luciano,
cê falou que não sabia muita coisa mas muita coisa sabe!
Realmente quando chegar a hora, vou procurar um motor de 92 a 93 pra frente.
Valeu pelas dicas!
Camaradas, corrijam aí... é transformar AP 2.0 em em diesel... é possível mesmo?
Amigo, desculpe a demora em responder...
A transformação deve ser feita por mecânico experiente que já tenha feito. Há duas "linhas" de transformação possíveis:
1. Bloco AP 1.8 ÁLCOOL + (cabeçote + bomba injet. do 1.6 diesel)
2. Bloco AP 2.0 ÁLCOOL + (cabeçote + BI do 1.9 diesel).
Se o bloco for a gasolina, é necessário trocar as bielas e pistão para o equivalente da versão a álcool. É necessário trocar também as correias, polias, ... (a polia do virabrequim deve ser equivalente à do cabeçote diesel e da bomba injetora)...
É possível usar o bloco do 2.0 (alc) com o conjunto superior 1.6D, porém vai dar sempre falta de combustível, principalmente devido à B. Injet. que é fraca para 2 litros de ar. Não recomendável...
É necessário vedar um duto de retorno de água, que há no bloco, mas não há no cabeçote...
Funciona bem, estou rodando direto *todo dia, toda hora* há quase um ano com o ap 1.8 (álcool) + conj. 1.6D e está ok... É super economico o negócio, tenho certeza q faz +/- 25 km/l sem AC..
Daniel
Amigos, tenho para vender um bloco de AP 2.0, jogo de pistão, aneis e junta do AP 1.9D, se alguem interessar? (o bloco tem que ser encamizado para 1.9), o restante usa-se do AP 1.6D.(irineuolivio@bol.com.br)
Irineu
Gorba 1.6D
Nova Aliança do Ivaí - PR
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.