PDA

Ver Versão Completa : Duvidas na Legalização motor diesel em Rural 4x4

bototucuxi
01/03/2008, 18:33
Prezados Senhores,

Ja li muitas mensagens sobre coneversao da Ford Rural 4x4 de motor a gasolina para Diesel, mas quando comecei a fazer a pesquisa na legislação parece que ha uma confusao no que se fala nos forums e no que a legislação diz.

Apos uma pesquisa que fiz detalho apenas o documento que e mais importante e que todos os DETRANS seguem oficialmente.. acho eu... que é a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94.

Esse documento a Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94 basicamente refere que:

ART1. "Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 ( MIL QUILOGRAMAS ), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e de carga “

#1. Considerando-se que o peso de uma pessoa é 70 kg.

#2. Excetuam-se do disposto no caput deste artigo osveiculos automotores denominados de JIPES, com tração nas quatro rodas caixademudaça multipla e redutor (...)"

#3. As disposições desta portaria nao se aplicam aos seguintes casos:
I -veiculos registados,licenciados e emplacados antes da vigencia desta portaria.
(...)

Agora as minha duvidas:

Eu tenho uma Ford Rural 4x4 com reduzida original de fabrica de 1976 e desejo colocar um motor a diesel. O documento indicaque e uma veiculo CAMIONETA a GASOLINA.

Duvida referente ao Artigo 1 da portaria anteriormente citada:

A - De acordo com o manual da Rural o pesoque esta pode levar compassageirose carga é de 550 Kg e so o seu peso e de 1600 Kg.

Eu me pergunto sera que esta rural tem capacidade de transporte inferior a 1000Kg??? Parece ridiculomas o somatorio dos pesos anteriormente referidos iguala um peso superior a 2000 Kg!! Significa tambem que so a rural com uma pessoa puxa todo o seu peso de 1600 Kg!!

Duvida referente ao Artigo 1 #2. da portaria anteriormente citada:

B - As excepções designadas nessa alinea 2 do artigo 1 refere-seapenas aJipes ou tambem outros veiculos que possuam tracao 4x4 e mudancas multiplas e redutora?? Por um lado parece que e umtexto apenas referente a jipes mastambem podera ser interpretado sob outra face dando possibilidade a todos os carros traçados 4x4 com reduzida oportunidade de obterem troca de motor.

Neste caso acho que a Rural se enquadra para receber legalmente omotor a diesel.

Duvida referente ao Artigo 1 #3. da portaria anteriormente citada:

C - Esta a confusão que basicamente niguem le e fala neste foum... Em todos os artigos anteriores nao se aplica a veiculos licenciados e emplacados antes de 1994.

Ora esta alinea obriga que nenhuma Rural possasofrer alterações degasolina para diesel... mas nao sei se estiver errado por favor me clarifiquem pois ainda nao encontrei neste forum niguem falando deste detalhe desta portaria.. Todos dizem que se pode efetuar troca de motor sefor 4x4 mas se o carrofor velho, como o meu de 1976 acho que segundo esta portaria e esta aline 3 a trocanao se podera efetuar.

Espero que comentem e me clarifiquem pois gostava muito de trocar o motor da minha rural para diesel.

Cordialmente.

Boto

dalmo cruz torres
01/03/2008, 20:45
Amigo, e essa a portaria sim, aqui em Minas Gerais as Rural são emplacadas a diesel sem problemas, existe uma certa dificuldade em emplacar as F-75 a diesel, mas as Rural não dão problema. Se vc interessar eu tenho um Maxion 2.5 turbodiesel intercooler, em estado de zero(retificado), sem uso, completo, com doscumentos OK.

Pedro....
02/03/2008, 12:17
Alguém em São Paulo (capital), já legalizou uma rural a diesel?

Wilson Oliveira Santos
02/03/2008, 13:03
Caro Bototucuxi,

Não basta ter só a portaria. Se voçe observar no final esta portaria se refere a duas outras portaria do ministerio da fazenda ou melhor da secretaria da fazenda, melhor ainda não são portaria são "csdnmfxckn", perdão esqueci o nome, porém, se voçe tá com a portaria 23 voçe vai ver estas referencias. Bem, estas referencias são utlizadas para enquadra a sua rural. Assim, o detram feita a parte burucratica vai mandar o carro para vistoria tecnica(geralmente IMMetro) lá vão verificar angulo de entrada, angulo de rampa, angulo de saida, suporte para guincho etc... Estas referencias estão nestas referencias. Se aprovado eles (Detrans) vão enquadra a rural como JIPE.

A minha rural depois de adaptada com motor Q20 B e caixa de transferencia multipla original willys ficou com peso de 1730 kg, passou pelo inmetro e teve que ser alterado o cadastro do renavam. a minha no documento é RURAL JEEP. diesesl. desde 1997.

Se as medidas de sua rural não forem compativeis com as referencias e não tiver pelo menos o suporte para quincho. o Inmetro não libera o laude de segurança veicular especifico para veiculos 4x4. ]Portanto, veja primeiro estes detalhe.

wilson

ACB2004
02/03/2008, 20:01
Amigo Bototucuxi,

Tive as mesmas dúvidas q vc.Até cheguei a conversar com o Engenheiro do Inmetro da minha cidade, e ele me disse que se, no documento da minha rural constasse a informação "4 x4 " ,não haveria problema algum para fazer a transferencia.Acontece q ela não tinha,apesar de ser 4x4 de fábrica.Aí a porca torceu o rabo...Tive q tentar as coisas através do jeitinho.Em conversa com o mesmo engenheiro,ele me disse q assinaria um laudo dizendo q meu carro era 4x4 ,e portanto, estaria apto a fazer a transformação.Contudo, eu precisaria de uma certa boa vontade (entenda-se $) do delegado responsável por essas autorizações , e quando estava disposto a tocar a diante ,o cara foi transferido de cidade.
Em suma,existe a criação de muita dificuldade para depois poder te vender as facilidades e existem tb brechas na lei q permitem q se faça.Não é muito fácil de fazer na raça entende?Vc precisa encontrar um despachante q conheça alguns caminhos alternativos e preparar algum cascalho.Foi o q fiz depois de me encher de tanta lei..

FIDELIS
02/03/2008, 21:31
Não temos que ficar a mercê de jeitinho, quando levei a minha SW-JEEP 1951, o engenheiro do INMETRO só conferiu se tinha 4x4 e reduzida e após as demais inspeções, liberou o laudo; fui no DETRAN fiz outra vistoria e estou a quase 3 anos com os documentos a diesel, vale lembrar que é necessário a nota fiscal do motor e dos serviços, onde um recibo de serviço substitui a nota fiscal de serviços.

Alexandre Souto
03/03/2008, 12:26
Caros amigos, de uma olhada neste topico que criei e se puderem ajudar seria de grande, alias, gigante valia as informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37902

obrigado e ate mais ver!!!

bototucuxi
04/03/2008, 12:01
Ontem fui la no Detran e me começaram a complicar dizendo que a rural tinha que ser enquadrada como tendo mais de 1000 Kg de carga mais passageiros... eu expliquei a situação e referi que ela era 4x4 e tinha reduzida e que de acordo com a portaria de 1994 deveria ser modificada para diesel... mas acho que eles nao entendem, ou melhor interpretam a lei como bem entendem... nao sei que fazer a este ponto. No meu doc nao existe qualquer tipo de pesagem indicada, aparece com 0,0 Kg por isso talvez eles possam colocar la os 1000 Kg com o tal jeitinho... sei la e uma possibilidade.

Apos varias invetidas minhas para convencar o Detran a modificar a minha rural o cara me disse para eu tentar encontrar numeros de placas de carros que efetuaram a mudanca de gasolina para diesel. Ele disse que com esses detalhes ele poderiam ter a prova que e possivel a modificação e assim tambem fazerem a modificacao para mim. Acho que eles nunca fizerram isso aqui.

Por isso se alguem que ler estas mensagens tiver feito a modificacao do motor de gasolina para diesel por favor me envie o numero da sua placa para que o cara do Detram possapuxar a informacao sobre a sua rural estao. Se quiser me poderao enviar essa informacao em mensagem privada para evitar que seja publica ou para meu email diretamente "botoinia-arroba-gmail.com ".

Obrigado

bototucuxi
05/03/2008, 01:15
Eu acho que os caras do Detran fazem ma intepretacao do texto da portaria quando esta se frefere no segundo artigo

° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.

Eles interpretam este ponto como que tenha a ver apenas com jipes traçados com tracao as quatro rodas e reduzidos... ate ignora as ultimas linhas que diz "mesmo os que atendam simultaneamente as condicoes de jipes e de uso misto".

E burrice mesmo mas a minha pergunta e a seguinte:

QUAIS OS PASSOS A TOMAR PARA PRIMEIRO TER A DOCUMENTACAO LIBERADA PELO DETRAN PARA DEPOIS COMPRAR O MOTOR E TROCA-LO NA RURAL?

Obrigado.

Boto

PS: SE ALGUEM TIVER A SUA RURAL A DIESEL DOCUMENTADA SERA QUE SERIA POSSIVEL ME ENVIAR O NUMERO DA SUA PLACA. TENHO DE TER EVIDENCIA QUE ALGUMAS RURAIS TEM MOTOR A DIESEL PARA QUE O DETRAN ACREDITE QUE E POSSIVEL TROCAR O MOTOR. E UMA GRANDE FRESCURA DA PARTE DELES MAS E O QUE ELES QUEREM, POR ISSO SE ME PODEREM AJUDAR AGRADECIA IMENSO.

Denilsom
05/03/2008, 14:51
Oi colega tambem to passando por problemas com documento coloquei um motor Diesel na minha Rural ha 2anos estou rodando sempre com medo da policia,sou de Belo horizonte estou tentando arrumar os doc por aqui,ja passei pelo detram depois inmetro, agora estou aguardando a resposta do delegado ja faz 6 meses que dei entrada, ja nao tenho mais esperança, cada dia uma resposta, como vc disse eles nao sabem interpretar a lei, um fica perguntando pro outro, fico revoltado com esse país nosso,tem um rapaz de Bh tbem do forum diz que conseguiu legalizar por aqui, mas nao sei se e verdade perdi o contato com ele inclusive ele mudou por ai PARA e levou a Rural.

Wilson Oliveira Santos
06/03/2008, 21:11
Caros colegas,
Primeiro passo: é tirar cópia da partaria 23 6/6/94;
segundo passo: obter cópias dos atos normativos a que a portária se refere
(enquadramento do veiculo);
terceiro passo: Solicitar laudo de segurança veicular com as medidas feitas pelos
engenheiros (tudo tem que constar no laudo) Obs:engenheiros do INMETRO;
quarto passo: Fazer um requerimento escrito, nada de boca, para o diretor do detrar
solicitando liberação da troca, dando como justificativa e embasamento
nas leis acima e no laudo do INMETRO que o veiculo se enquadra
perfeitamente; Protocolar o pedido em uma cópia. enquanto nao tiverem
respostas o carro se já está a diesel não pode ser preso.
quinto passo: só aceitar uma negativa embasada pelo departamento juridico do detran;
sexto passo: "se negativado" - m. de segurança - direito líquido e certo. Garantido pela
portaria 23 de 6/6/94.

wilson

Kim
06/03/2008, 21:42
Caros colegas,
Primeiro passo: é tirar cópia da partaria 23 6/6/94;
segundo passo: obter cópias dos atos normativos a que a portária se refere
(enquadramento do veiculo);
terceiro passo: Solicitar laudo de segurança veicular com as medidas feitas pelos
engenheiros (tudo tem que constar no laudo) Obs:engenheiros do INMETRO;
quarto passo: Fazer um requerimento escrito, nada de boca, para o diretor do detrar
solicitando liberação da troca, dando como justificativa e embasamento
nas leis acima e no laudo do INMETRO que o veiculo se enquadra
perfeitamente; Protocolar o pedido em uma cópia. enquanto nao tiverem
respostas o carro se já está a diesel não pode ser preso.
quinto passo: só aceitar uma negativa embasada pelo departamento juridico do detran;
sexto passo: "se negativado" - m. de segurança - direito líquido e certo. Garantido pela
portaria 23 de 6/6/94.

wilson

Boa, isso mesmo.

Negam o direito, manda um Mandado de Segurança no Rabo de quem negou e boa!!!

A Lei está aí para ser cumprida, Temos nossos deveres, bem como temos nossos direitos que não devem ser tolhidos.

bototucuxi
06/03/2008, 23:37
Nao entendi muito bem o que e o Mandato de segurança..se for negativado o meu pedido entao o que tenho de fazer concretamente...

Kim
07/03/2008, 00:43
Sendo negativado o pedido, anote o nome do delegado do Detran de sua localidade.

de posse, procure um advogado, onde este peticionará um Mandado de Segurança ao Delegado por intermédio da justiça (não é algo demorado).

O Delegado será obrigado a esclrecer o motivo pelo qual negou Direito.

Enquanto há o trâmite, não poderá ser detido por tal infração a Lei.

O embasamento jurídico para seu M.S. será o disposto nos posts anteriores.

Basicamente, qualquer veículo 4x4 pode ter motorização a diesel, respeitando o angulo de entrada e saída e tendo redutora (não precisa ser na t-case), o engesa a redutora é a primeira muito curta.

Faz a transformação, vai a empresa de vistoria do Inmetro (aqui é a transtec), pague as tachas do detran, requerendo os boletos via net, depois vá ao Detran.

Bem basicamente é isso!

Abraços.

Kim.

cesarsouza
07/03/2008, 01:10
O mandado de segurança é a solução.

bototucuxi
08/03/2008, 15:51
Oi Wilson,

Foi ao representante do INMETRO aqui e ai nao me fazem esse laudo porque me disseram que a portaria de 1994 nao classifica a rural para ter motor a diesel pois tem capacidade inferior a 1000 kg... e triste por ver tanta frescura e burrice ao mesmo tempo...

Que faço... eles nem sequer quiseram ler a portaria de 1994 .. apenas diziam e repetiam que nao dava pois tinha capacidade inferior a 1000Kg .. nem me ouviram acerca das excepções que a portaria tem.. Disse-lhes da tração 4x4 com reducao e me disseram.. "isso e so se a rural for jipe"...

Peçoa ajuda entao...

Wilson Oliveira Santos
09/03/2008, 00:39
Bem, se entendi bem os caras te negaram a emissão de um laudo?
Ora, Ora, Ora... O laudo de segurança veicular é um documento científico, frio, limpo. Não tem local para achismo ou opinião, se o carro é ou não é adequado para Diesel.
Primeiro que, pelo menos aqui em Brasília, ele é pago,(quando fiz em 1997 foi 350,00 reais). O que deve constar no laudo é se o veiculo tem condições de trafegar seguramente pelas ruas(assim, eles examinam freios, sistema direção, suspensão, bancos, cintos de segurança, sistema eletrico,- fixação macaco e chave de roda, fixação de estepe etc) Procure não alterar lataria e suspensão, pois é um item que eles reprovam muito - deixe o mais original possível, reforce molas acrescentando mais molas) Vão fazer as medidas que são exigidas nos atos normativos, e colocar um papel. Quem vai responder se enquadra ou não é o departamento juridico do DETRAN.
E um conselho, estas coisas é melhor fazer uma petição por escrito, pois os caras levam mais a sério, esta de ir lá e de boca perguntar, as vezes quem responde é um vigilante que é desviado da função. Na petição, peça para te responder por escrito. E aliáis, na petição voce coloque seus argumentos e coloque todas as copias já referidas em outra mensagem.
Um direito de todo Brasileiro é peticionar (pedido por escrito).

umberto xxxrrr
09/03/2008, 01:20
Pelo menos aqui no RJ NEM se consegue mais acessar as taias "homologadoras" sem PRÉVIO AGENDAMENTO e AUTORIZAÇÃO com emissão de senha eletrônica DO DETRAN (pelo menos no caso de troca de combustíveis não sei se em outras, mas imagino que sim).

Resumindo, um carro para instalar GNV, coisa que diaga-se de passagem é bem mais usual nos dias de hoje, sendo tão corriqueiro para eles quanto vender pão em padaria(fiz isto em dezembro agora) olha só a via-crucis:

Passo 1- Instalar o GNV
Passo 2- Agendar a homologação (via telefone é papo de uma ou duas horas de espera se tiver SORTE)
Passo 3- Descobrir que SE em conjunto com a mudança de combustível for feita a transferência de propriedade (meu caso) e se o veículo for de outro estado (é/era, e só porcausa disto já tinha ido 300 mérreis-novos em despachante para "DESBLOQUEAR/ATUALIZAR o DUT em SÃO PAULO para autorizar a tranferência para outra unidade da federação) é NECESSÁRIO o PASSO "4"

passo 4 - DESINSTALAR o GNV (tô falando sério), marcar nova vistoria (ué mas o detran tinha aceito a vistoria para ambos os serviços incluídos os DUDAS pagos para tal) pois na vistoria de transferência (feita isoladamente) tem que estar SÓ no combustível original.

passo 5- fazer a vistoria de transferência

Passo 6- re-instalar o kit

Passo 7- AGENDAR homologação e NOVA VISTORIA para mudança de combustível (duas coisas distintas)

Passo 8- ser aprovado nesta (homologação)

Passo 9 - fazer vistoria de mudança de combustível no sábado dia 29 de dezembro, correndo risco de o sistema estar inoperante (fora do ar) e aí perder o benefício fiscal de redução de IPVA (pois a secretaria de receita não recebe a informação referente à mudança de combustível e emite o IPVA integral e nessa hipóstese tem-se AINDA que pagar o integral de 2008 , uns 1400 mérreis-novos ,para re-fazer todo o processo pois não podem retroagir após o fim do ano-fiscal)

Uma belezura não?

umberto xxxrrr
09/03/2008, 01:30
Adiciono outras pérolas:

Se vc assim proceder (passar o carro para bi-combustível) passa a haver (lógico até né?) a inscrição "veículo modificado" no seu DUT-recibo...

PORÉM (sempre tem né?) se um dia vc quiser retornar o veículo a condição original (só gasolina por exemplo) além das pertinentes todas etapas do processo (nova homologação, por sinal MAIS CARA que o inverso, vistoria e tal...) voce recebe o novíssimo DUT-recibo com a inscrição "veículo modificado" ainda.

Ou seja, se ele voltou à condição original e dentro dos "rigorosos" padrões legais/do inmetro/detran/cúria papal... ele não volta a condição ORIGINAL ué?

Sobre os testes propriamente ditos na "homologadora" EM MEUS SEIS VEÍCULOS já submetidos, não houve (além do pagamento exigido antes do ato) nada além de fotografar o veículo e UMA vez (em um deles apenas quero dizer) testar os freios num rolo. Nada de conferir nada.

bototucuxi
11/03/2008, 22:00
Prezados,

Fui a um despachante e ele me disse que e quase nula a hipotese de mudar a rural par diesel pois o Detran ja a uns anos que nao vem fazendo isso.

Basicam,ente ele me disse que eu posso tentar seguindo os passos:

1. ir a uma vistoria no INMETRO. Desta vistoria eles me vao dizer se e possivel trocar de motor.

2. Caso seja possivel ir ao Detran solicitar a troca e de novo fazer vistoria Detran, INMETRO e Detran.

Eu lhe mostrei a lei 1994 e ele disse que antes o Detran modificava mas ha alguns anos que eles pararam de fazer essas modificacoes.

Ele lhe falei que a rural era um Jipe sgtation wagon e que poderia ser provado que era Jipe pelas medidas da normativa de 93... ele me disse entao que as primeiras rurais fabricadas pela Willys era de fato chamadas como JIPE pelo Detran, so que com a aquisicao da Willys pela Ford o cenario se modificou, isto e o Detran comecou a chamar as rurais como CAMIONETA e essa classificacao complicou a mudança....

Agora porque modificam nuns estados e nao noutros nao sei mesmo... cada um parece que intepreta a lei come bem entende para proveito proprio ou por ignorancia e ou burrice...

A estge ponto nao sei bem se vou dedicar meu tempo nesta complicada busca da conversao de motor a diesel para a minha rural, ou pensar em vende-la pois usar a rural como veiculo diario esta a tornar-se um buraco sem fundo em consumo de gasolina e $$$...

Se tiverem alguma ideia me avisem!!!

bototucuxi
11/03/2008, 22:00
Oi de novo,

Fui ao despachante e ele me disse que primeiro tinha de ir ao INMETRO fazer

bototucuxi
11/03/2008, 22:05
Oi de novo,

Fui a um despachante e ele me disse que parea mudar de motor primeiro tinha de ir ao INMETRO fazer uma vistoria sem o motor. Ai eles davam a autorizacao para modificar o motor. Ai tendo essa autorizacao poderia ir ao Detran pedir a restante papelada e demais vistorias.

Ele tambem me disse que as rurais quandfo eram fabricadas pela WILLYS eram sim chamdas de JIPE STATION WAGON e considerados como Jipen pelo Detran so que apos a FORD adquiriu a Rural estas ficaram classificadas como Camionetas pelo detran. Ai esta a confusao... outra...

Outra coisa que ele me disse foi que antes era possivel conversao de rurais para diesel so que agora o Detran esta barrando essa modificação... nao me disse porque,..

Bem nao sei muito bem acho que de estado para estado mudam as regras e a lei ninguem cumpre pelos vistos.. cada um faz o que quer de acordo como le e conhece a lei...

V8_Off_Road
12/03/2008, 04:15
Boa noite à todos

Andei olhando o material disponível e a legislação.
Troquei algumas idéias.
Acho que em primeiro lugar tem que saber se a viatura em questão é originalmente 4x4.
Se não for esqueça.

Se for 4x4

Deve fazer uma vistoria no InMetro.

Eles não analizam se pode ou não pode ref. legislação.
Exemplo:
Rural pode ou não pode receber motor diesel.
Só podem barrar se tecnicamente ela não suportar o motor.

O assunto 1000 kg é somente p/ camionetas não tracionadas, ou seja, 4x2
Exemplo:

F-1000 c/ capacidade de carga 1000 kg e originalmente à gasolina ou álcool pode receber motor diesel
D-20 c/ capacidade de carga 950 kg e originalmente à gasolina ou álcool não pode receber motor diesel
F-75 c/ capacidade de carga 750 kg e originalmente à gasolina ou álcool não pode receber motor díesel. se for 4x2
Voltando ao foco
As informações abaixo foram tiradas de duas F-75 fabricadas no mesmo dia.
Uma é 4x4 e a outra é 4x2

O número do chassi diz se ela é 4x4 ou não.

A plaqueta de identificação ajuda muito c/ outras informações, mas basta o número do chassi p/ saber se é 4x4 original de fábrica.

Plaqueta de Identificação do Fabricante
Vem fixada na porta esquerda, uns 2 palmos abaixo da lingüeta da fechadura_________________________________________ ___________________________________

F-75 4x4 de fábrica – Esta emplaca diesel sem qualquer restrição
Chassi LA3BRK – 00000 (número série)

A letra B diz que é 4x4

Entre Eixos 2997

Cor 10
Laranja

Modelo 9221
4x4 de fábrica

Carroçaria A81
Pick-Up (F-75)

Trans D
?

Eixo L
?

Motor G
Gasolina

Peso Bruto Max KG 2359

Data 10025
Fabricada em 10/02/1975

Ano Modelo 75
1975______________________________________________ _________________________

F-75 4x2 de fábrica – Esta não emplaca diesel de jeito nenhum

Chassi LA3ARK – 00000 (número série)
A letra A diz que é 4x2

Entre Eixos 2997

Cor 10
Laranja

Modelo 9121
4x2 de fábrica

Carroçaria A81
Pick-Up (F-75)

Trans D
?

Eixo L
?

Motor G
Gasolina

Peso Bruto Max KG 2238

Data 10025
Fabricada em 10/02/1975

Ano Modelo 75
1975

Não sei se ajuda mas esta foi a intenção

bototucuxi
12/03/2008, 09:04
Ola Off road,

Obrigado pelas suas informacoes.

Eu gostava de saber onde especificamente na legislacao diz que veiculos 4x4 de fabrica podem sofrer alteracao para diesel

e

Onde leu que a questao da capacidade de carga inferior a 1000 Kg e aplicavel apenas a veiculos 4x2?

A lei de 1994 e muito vaga e suscetivel de leitura errada.

Pelo menos eu tive essa sensa;'ao pois fui la no INMETRO e disseram-me que se nao tinha carga superior a 1000Kg nem vallia a pena levar la a rural.. quando lhes falei que era 2x2 me disseram , "mas nao e jipe"...

Por nao haver nada de concreto escrito na lei cada um intepreta a lei como quer seja errada ou de maneira correta.

V8_Off_Road
12/03/2008, 13:37
Ola Off road,

Obrigado pelas suas informacoes.

Eu gostava de saber onde especificamente na legislacao diz que veiculos 4x4 de fabrica podem sofrer alteracao para diesel

e

Onde leu que a questao da capacidade de carga inferior a 1000 Kg e aplicavel apenas a veiculos 4x2?

A lei de 1994 e muito vaga e suscetivel de leitura errada.

Pelo menos eu tive essa sensa;'ao pois fui la no INMETRO e disseram-me que se nao tinha carga superior a 1000Kg nem vallia a pena levar la a rural.. quando lhes falei que era 2x2 me disseram , "mas nao e jipe"...

Por nao haver nada de concreto escrito na lei cada um intepreta a lei como quer seja errada ou de maneira correta.

E aí Bototucuxi, blz

Primeiro não está escrito que podem sofrer alteração p/ díesel.
Tu estas te deixando ser enrolado por estes espertos.

Um bom advogado pode fazer eles pagarem o teu motor à diesel p/ abalo econônico e dano moral.

Tu és livre para fazer o que quizer em um bem que seja de tua propriedade...
Até que surja um impedimento.

Os impedimentos são:
Automóvel
Utilitário 4x2 com capacidade menor que 1000 kg
Existem outras restrições... mas eu me foquei nos 4x4

Portanto 4x4 não está enquadrado, mas em algum lugar existe um reforço dizendo que veículos tracionados 4x4 estão liberados, cofirmado p/ InMetro.
Esta informação não estou encontrando entre os documentos consultados.

O pessoal do InMetro, correção, Oficina credenciada pelo InMetro, tem alto interesse em emitir estes laudos, esta é sua receita.
Se esforçam muito dizendo o que pode e o que não pode ser feito.
Foram taxativos em dizer que liberam sem a menor dificuldade.
Agora aqui o pessoal tem vontade, se debruçam sobre a legislação, estudam... como já disse são esforçados.

Onde tu digitou 2x2 significa 4x2?
Se for, tá ferrado, não passa
Se for, 4x4..., vá a luta sem dar "bola" p/ maus funcionários públicos.

Com os dados apresentados surgem certa dúvida entre burrice, preguiça e ou corrupção neste Detran aí.

Porque não procura outra cidade onde haja um pessoal mais interessado?
Lei de livre comércio... se sou mal atendido... vou procurar a concorrência.
Afinal de que vivem os Detrans?
Desde que tua documentação esteja correta... vai conseguir sim... pode apostar.

Vou ver se consigo localizar texto mais explicito... mas não estou prometendo.
Se a Oficina Credenciada tiver os dados vai ser fácil.
Por enquanto um abraço

Em tempo:
Conferiu nº do chassi p/ ver onde se enquadrou?
Tá confirmado que é 4x4 de fábrica?

V8_Off_Road
12/03/2008, 13:52
Se for, 4x4..., vá a luta sem dar "bola" p/ maus funcionários públicos.

:parede:

Correção

Vamos ser justos...
Não sou um grande admirador de funcionários públicos.
Até existem ótimos... (não conheço nenhum)
Mas seria injusto não corrigir o acima dito.

Os Detrans hoje estão privatizados, melhoraram muito em relação ao antigos prestadoresde serviço.
O que está acontecendo aí não tem nada à ver c/ má qualidade dos serviços prestados por funcionários públicos, são funcionários e ou donos de empresa privada prestando um mau serviço a comunidade.

E tenho dito....:concordo:

bototucuxi
12/03/2008, 17:12
meu veiculo tem escrito no chassi LA2B... e quando comprei a rural fui ao detran saber se podia mudar para diesel e eles foram la a uma papelada e viram que o meu chassi tem a numeracao que e 4x4 original de fabrica por isso de acordo com o que dizes off road tenho possibilidade de ter motor a diesel na minha riural, o problema e saber onde comecar os tramites... uns dizem no detran, outros no inmetro, ainda outros no advogado.. fico e estou confuso mesmo...

lasaromilagres
12/03/2008, 21:46
caros colegas venho acompanhando o papo de voces é o seguinte tenho uma F75 chassis C92AA349110 ano 1972, foi feito a conversao para diesel a ums 3 anos em Sao J. dos campos SP e moro em Araxamg e nao posso transferi-la porque o idiota do delegado quer voltar ela para gasolina (quer voltar no tempo) ai eu deixi ela por la mesmo né, mais agora estou restaurando uma outra minha(fazendo uma gabine estendida) e ja coloquei nela motor e cambio da D20 e vou ter que ir em outra cidade para fazer a conversao porque aqui os caras (delegados) nem te atende, mais estou juntando doc. para quando fazer tentar uma liminar ou mandado de segurança conforme algumas pessoas ja fizeram.

V8_Off_Road
13/03/2008, 00:50
meu veiculo tem escrito no chassi LA2B... e quando comprei a rural fui ao detran saber se podia mudar para diesel e eles foram la a uma papelada e viram que o meu chassi tem a numeracao que e 4x4 original de fabrica por isso de acordo com o que dizes off road tenho possibilidade de ter motor a diesel na minha riural, o problema e saber onde comecar os tramites... uns dizem no detran, outros no inmetro, ainda outros no advogado.. fico e estou confuso mesmo...

Cara... eu estou chateado aqui, sem nada ter a ver com o teu problema.
Imagino o que tu estas sentindo...

Que tal, chegar no balcão, puxar o primeiro que fizer cara feia p/ ti pelo colarinho para o lado de fora e dar um soco bem medido no meio da fuça dele??? :lol::lol::lol:

:stop: Calma... é só brincadeira, mas que faria passar toda esta angustia faria.

Brincando, brincando o macaco comeu a mãe ... (dele)

Já liguei p/ o pessoal do Detran daqui... amanhã vou tentar montar um passo a passo e tentar identificar a legislação c/ eles.
Não sei se consigo, mas acho que podemos melhorar as informações.
Abraço

lfab
13/03/2008, 01:03
Olá Pessoal,

Por todos os posts vejo que como sempre no Brasil a "Otoridade" dos funcionários Publicos vale mais que a lei. Porém venho aqui dar meu relato positivo que para alguns será uma luz no fim do túnel.

Possuo uma Range Rover Classic 1987 que eu troquei o motor V8 por um Powerstroke Diesel e obviamente antes de fazer a troca consultei o Detran do Rio de Janeiro sobre a Viabilidade do processo. Apesar do atendimento do call center ter me passado o procedimento um pouco errado dei entrada da forma correta no dia 3/01/2008 com a abertura do processo administrativo.

Procedimento Correto:
Trocar o motor em um carro 4x4 com reduzida.
Juntar as notas fiscais do motor ( obviamente de um carro baixado no detran )
Nota do serviço
Fazer a Vistoria em qualquer posto do Inmetro ( nem todos podem fazer vistoria para diesel - tem que ser num que tenha equipamento para isso )
Dar entrada no detran em um processo administrativo com copia autenticada da nota do motor, declaração com firma reconhecida por autenticidade informando o antigo carro e o novo carro e numero do motor envolvido e copia autenticada dos documentos do veiculo e do laudo do Inmetro.

Após este último passo eles levarão de 15 a 20 dias para verificar se o motor original foi baixado realmente do detran e verificar a legalidade da nota fiscal. Estando tudo certo eles liberam para fazer a vistoria tecnica do detran que é quando será checado o numero do motor.

5 dias após vc já poderá fazer a vistoria definitiva onde o combustível será alterado. Nesta vistoria vc sai de lá com um protocolo informando que eles ficarão com todos os documentos originais de transferencia ( meu caso ) + algumas copias e laudos do inmetro para que os mesmos sigam para a central do Detran para a troca definitiva. Este processo levará 15 dias.

O que ocorre é que este tipo de troca é bloqueado aos operadores do detran, ficando a cargo de uma pessoa na central que é a única autorizada a realizar a troca definitiva.

Paguei um total de 3 dudas sendo 1 para troca de combustivel, 1 para o processo administrativo e 1 para a troca de propriedade ( fiz tudo junto )

Sendo assim, apesar do detran do Rio de Janeiro ser realmente um dos Campeões de reclamações devido a burocracia, desta vez tive que tirar o chapeu, pois o fato de termos vistorias regulares fez com que os procedimentos não dependessem de delegados ignorantes que não vão fazer nada além do que fazem todos os dias.

Quem mora no Rio pode fazer o procedimento sem medo. Em outros estados não deixe barato, procure um advogado e corra atras dos seus direitos. Pois pelo fato das pessoas não fazerem isso é que estes delegados "otoritarios" continumam lá tratando todos desta forma.

Humberto, se vc teve este tipo de problema em Paracambi, passe a fazer os processos no Rio de janeiro, Sério, apesar das vistorias serem um saco pode ter certeza que aqui vc não dependerá de uma pessoa e sim de um processo. O seu relato é Absurdo, pois para fazê-lo vc apenas precisaria das notas do Inmetro e do Gas no nome do antigo proprietario. Sei disso porque troquei o motor antes de passar o carro para o meu nome e as empresas ( tanto Inmetro quanto a instaladora tem que saber disso )e tenho certeza que o meu processo é mais complicado que uma adição de Gas e funcionou perfeitamente.

Abraços
Felipe
Range Rover Classic 2.8 TD ( regularizada )

V8_Off_Road
13/03/2008, 01:12
caros colegas venho acompanhando o papo de voces é o seguinte tenho uma F75 chassis C92AA349110 ano 1972, foi feito a conversao para diesel a ums 3 anos em Sao J. dos campos SP e moro em Araxamg e nao posso transferi-la porque o idiota do delegado quer voltar ela para gasolina (quer voltar no tempo) ai eu deixi ela por la mesmo né, mais agora estou restaurando uma outra minha(fazendo uma gabine estendida) e ja coloquei nela motor e cambio da D20 e vou ter que ir em outra cidade para fazer a conversao porque aqui os caras (delegados) nem te atende, mais estou juntando doc. para quando fazer tentar uma liminar ou mandado de segurança conforme algumas pessoas ja fizeram.

E ai Lasaro

Acho que estás tratando o problema de forma inteligente...
Se aqui não dá... parte p/ outra cidade.
Assim chega ao objetivo sem stress.
... e mandando uma "pimba" :concordo: p/ eles... (não é bem com este dedo)... mas já que não tem o emotions correto, vai este mesmo. kkkkkk

Eu estou impressionado como voces falam que não são bem atendidos p/ ai.
Pelo menos eu, tenho conseguido agendar reuniões p/ esclarecer quais os passo que devo dar para evitar futuros problemas.
Como já falei anteriormente, eles são esforçados em ajudar... claro que não permitem o que é contrário a legislação.
Mas alertam, isto é muito bom.
Agora, eles são duros quando há sinais de tentativa de falsificação.
Aí a porca torce o rabo!!!
Abraço e boa sorte

V8_Off_Road
13/03/2008, 01:36
Possuo uma Range Rover Classic 1987 que eu troquei o motor V8 por um Powerstroke Diesel e obviamente antes de fazer a troca consultei o Detran do Rio de Janeiro sobre a Viabilidade do processo. Apesar do atendimento do call center ter me passado o procedimento um pouco errado dei entrada da forma correta no dia 3/01/2008 com a abertura do processo administrativo.

Sendo assim, apesar do detran do Rio de Janeiro ser realmente um dos Campeões de reclamações devido a burocracia, desta vez tive que tirar o chapeu, pois o fato de termos vistorias regulares fez com que os procedimentos não dependessem de delegados ignorantes que não vão fazer nada além do que fazem todos os dias.

Quem mora no Rio pode fazer o procedimento sem medo. Em outros estados não deixe barato, procure um advogado e corra atras dos seus direitos. Pois pelo fato das pessoas não fazerem isso é que estes delegados "otoritarios" continumam lá tratando todos desta forma.

Humberto, se vc teve este tipo de problema em Paracambi, passe a fazer os processos no Rio de janeiro, Sério, apesar das vistorias serem um saco pode ter certeza que aqui vc não dependerá de uma pessoa e sim de um processo. O seu relato é Absurdo, pois para fazê-lo vc apenas precisaria das notas do Inmetro e do Gas no nome do antigo proprietario. Sei disso porque troquei o motor antes de passar o carro para o meu nome e as empresas ( tanto Inmetro quanto a instaladora tem que saber disso )e tenho certeza que o meu processo é mais complicado que uma adição de Gas e funcionou perfeitamente.

Abraços
Felipe
Range Rover Classic 2.8 TD ( regularizada )

Felipe

Fico satisfeito em saber que aí tb está funcionando um procedimento, não o que der na telha de, como tu dissestes, "Otoridade".

Esta da vistoria p/ instalar o GNV... tb não tem lógica. :parede::parede::parede:

Muito bom o passo à passo que apresentastes.
Acho que serve como orientação.
Abraço

FIDELIS
13/03/2008, 10:38
Caros,

Comigo foi assim:

Minha JEEP SW 1951 tem chassi gravado no Estado do Paraná, pois originalmente ela não vem com marcação;

O nº é PR000000GRAV, onde PR indica o Estado e GRAV que foi gravado;

Instalei motor diesel;

>>Fui no INMETRO com (somente) a nota fiscal do motor onde nesta constava marca/nº do bloco/potência/nº de cilindro, + nota fiscal dos serviços + documentos do carro;

>>O pessoal do INMETRO fez os testes, verificou se tinha 4x4 e reduzida e liberou o certificado;

>>Marquei através o 0800 do Detran-RJ a vistoria para mudança de combustível, paguei a taxa DUDA para tal;

>>No dia marcado fui ao DETRAN da minha Cidade, e após as vistorias, saí de lá com os documento mudados para diesel, onde no campo observação do mesmo consta veículo modificado.

Então chego a conclusão que esta de chassi ser originalmente a diesel não procede, o que vale é a interpretação da lei, o que o pessoal do INMETRO verifica é se tem 4x4 e reduzida (que consta na lei).

Aqui na minha cidade tem várias F-75, CJ-5, Rurais inclusive outra Bicudinha de um amigo meu que está com mecânica de Pagero, Samurais, Engesa, e vários protótico que um amigo meu fabrica.

Quando estive no INMETRO levei a baixa do DETRAN do veículo que foi retirado o motor e as caixas que marchas e o inspetor nem olhou, alegando que quem emite a nota fiscal é responsável por todas as informações e veracidades da mesma.

Espero ser útil.

Um abraço a todos.

Alexandre Souto
13/03/2008, 11:38
Caros,

Comigo foi assim:

Minha JEEP SW 1951 tem chassi gravado no Estado do Paraná, pois originalmente ela não vem com marcação;

O nº é PR000000GRAV, onde PR indica o Estado e GRAV que foi gravado;

Instalei motor diesel;

>>Fui no INMETRO com (somente) a nota fiscal do motor onde nesta constava marca/nº do bloco/potência/nº de cilindro, + nota fiscal dos serviços + documentos do carro;

>>O pessoal do INMETRO fez os testes, verificou se tinha 4x4 e reduzida e liberou o certificado;

>>Marquei através o 0800 do Detran-RJ a vistoria para mudança de combustível, paguei a taxa DUDA para tal;

>>No dia marcado fui ao DETRAN da minha Cidade, e após as vistorias, saí de lá com os documento mudados para diesel, onde no campo observação do mesmo consta veículo modificado.

Então chego a conclusão que esta de chassi ser originalmente a diesel não procede, o que vale é a interpretação da lei, o que o pessoal do INMETRO verifica é se tem 4x4 e reduzida (que consta na lei).

Aqui na minha cidade tem várias F-75, CJ-5, Rurais inclusive outra Bicudinha de um amigo meu que está com mecânica de Pagero, Samurais, Engesa, e vários protótico que um amigo meu fabrica.

Quando estive no INMETRO levei a baixa do DETRAN do veículo que foi retirado o motor e as caixas que marchas e o inspetor nem olhou, alegando que quem emite a nota fiscal é responsável por todas as informações e veracidades da mesma.

Espero ser útil.

Um abraço a todos.

Ola ALL, ta ai um passo a passo bem pratico ao meu ver....

A falta de profissionalismo do inspetor nao te imprecionou??? tudo bem que ele pode nao entender de mecanica... mas nem olhar??? Modelo, numeros... nada????

Qual motor diesel vc por na sua SW???

E Fidelis, nao seriam protótiPos???

[]'s e ate mas!!!!

FIDELIS
13/03/2008, 12:47
Ola ALL, ta ai um passo a passo bem pratico ao meu ver....

A falta de profissionalismo do inspetor nao te imprecionou??? tudo bem que ele pode nao entender de mecanica... mas nem olhar??? Modelo, numeros... nada????

vou repetir: o inspetor não olhou foi a baixa do veículo que cedeu o motor, mas a minha SW ficou +/- uma hora sendo inspecionada e testada, ok..............., em tempo o inspetor é um Engº. Mecânico, no meu ponto de vista a inspeção foi muito rigorosa, após o término a única exigência foi colocar água no esguincho para ver se estava funcionando, o restante estava tudo ok, vale lembrar que os serviços foram feitos em uma Empresa especializada, não adianta fazer com um zé roela que não passa nos testes, o mesmo me informou que já reprovou outros carros por: soldas inseguras, parte elétrica gambiarrada, e outros......enfim o inspetor é muito profissional e competente, pelo menos atestou os serviços do meu carro, que ficaram bons e custaram caro.

Qual motor diesel vc por na sua SW???

Hilux 3.0 aspirado 2004 na época com 42.000km rodados, conforme odômetro do carro cedente; caixas do mesmo carro (Hilux)........

E Fidelis, nao seriam protótiPos???

Professor o certo é protótipos, o brigado pela correção, geralmente cometemos erros, mas sempre tem um professor preocupado em corrigir...............

[]'s e ate mas!!!!

Certas pessoas são ótimas em ortografia, mas são péssimas em interpretação........

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Alexandre Souto
13/03/2008, 15:18
Desculpa cara, mas eu soh queria tirar uma duvida qto a inspeção...

e nao esperava por uma resposta tao "desse nivel" da sua parte....

Foi mal pessoal....

[]'s

lucciano amaral
31/03/2008, 13:42
Amigo V8off road, acabei de comprar minha rural, ja tinha um jeep 1953, agora vou legalizar a rural a diesel e passar por essa briga toda, quero te fazer uma pergunta:
Minha rural é 1965 e o numero do chassis so tem numeros NAO tem nenhuma letra para saber se é de fabrica 4x4 ou 4x2, como vc acha que devo fazer pra saber se ela é 4x4?

Denilsom
31/03/2008, 15:24
Amigo V8off road, acabei de comprar minha rural, ja tinha um jeep 1953, agora vou legalizar a rural a diesel e passar por essa briga toda, quero te fazer uma pergunta:
Minha rural é 1965 e o numero do chassis so tem numeros NAO tem nenhuma letra para saber se é de fabrica 4x4 ou 4x2, como vc acha que devo fazer pra saber se ela é 4x4?

Colega luciano eu tenho uma Rural 4x4 Diesel rodo ha 2 anos sem legalizar sera que ai na sua cidade eu conseguia? se sua Rural e 65 ela deve ter os seguintes numeros no chassi que sao 8222 4x4, 8126 4x2 e 8322 4x2 modelo mola aspiral, as ford que sairam com letras LA2B 4x4 e LA2A 4x2

lucciano amaral
31/03/2008, 17:21
denilson, aqui na minha cidade legaliza sim, pois tem inmetro e é uma cidade do interior de porte medio, dai fica mais facil.

A minha rural tem o numero de chassis iniciado em 5 8222..... mas nao tem nada de 4x4 no doxumento ou memso as lestras LA2B 4X4.

Vou comprar a mecanica diesel e ver no que vai dar, e se vc quiser legalizar por aqui, so me avisar, sou advogado e tenho caminhos mais livres.

abraços

akio nishikawa
31/03/2008, 17:47
Oi Luciano, da uma olhadinha nesse topico aqui.... tem umas dicas legais...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3156&highlight=numeracao+chassis+rural&page=3

lucciano amaral
31/03/2008, 17:55
valeuwww akio.

lfab
31/03/2008, 18:00
Acho que vcs não devem se prender a numeração de Chassis

O que importa e o que está na legislação é que o carro tem que ter 4x4 e reduzida. Isso basta. O cara que faz a vistoria tecnica simplesmente quer saber isso. Se vc adicionou uma reduzida não vai fazer a menor diferença

Abs
Felipe

Loiro
31/03/2008, 18:07
Traçao 4x4 e reduzida documenta. Se os caras encomodarem peguem um comprovante que as F-75's, Rurais e etc saiam com 4x4 e reduzida de fabrica e pronto.
Tambem documenta sendo veiculo que transporta mais de 1 tonelada. Esse é mais facil ate de regularizar, nas F. Na Rural e o negocio de 4x4.
Pronto...
Nao tem que ver com numeraçao. Senao mi engano ate pasasda pra 4x4 documeta......
[]´s

Denilsom
01/04/2008, 09:39
denilson, aqui na minha cidade legaliza sim, pois tem inmetro e é uma cidade do interior de porte medio, dai fica mais facil.

A minha rural tem o numero de chassis iniciado em 5 8222..... mas nao tem nada de 4x4 no doxumento ou memso as lestras LA2B 4X4.

Vou comprar a mecanica diesel e ver no que vai dar, e se vc quiser legalizar por aqui, so me avisar, sou advogado e tenho caminhos mais livres.

abraços

Valeu luciano to tentando por aqui, mas acho que nao vai sair, qualquer coisa conto com sua ajuda, pelo numero a sua e 4x4 de fabrica mas isso nao importa, Rural nenhuma nunca constou nos doc 4x4

Abraços

Alexandre Souto
01/04/2008, 10:10
Caros amigos, de uma olhada neste topico que criei e se puderem ajudar seria de grande, alias, gigante valia as informações.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37902

obrigado e ate mais ver!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37901

lucciano amaral
01/04/2008, 12:27
Valeu luciano to tentando por aqui, mas acho que nao vai sair, qualquer coisa conto com sua ajuda, pelo numero a sua e 4x4 de fabrica mas isso nao importa, Rural nenhuma nunca constou nos doc 4x4

Abraços

denilson, qualquer coisa é so me avisar, abraços

Denilsom
18/08/2008, 12:34
Enfim consegui legalizar minha Rural, os passos foram o seguinte ela ja estava com o motor diesel ha 2 anos, fui no delegado com uma boa conversa ele me deu uma autorizaçao para troca de motor e combustivel, pq sem essa nem se consegue passar pelo inmetro, ai fui passei por uma rigorosa vistoria de freio e suspensao direçao e fumaça,como freio foi todo trocado, pq freio de rural nao passa la,molas com buchas novas direçao hidraulica, passou normal, levei no detram dei entrada sem despachante e com 3 dias doc na mao, tudo legalizado motor cadastrado na BIM transf para qualquer cidade,o doc foi mudado para Misto/utilitario/jipe.

umberto xxxrrr
18/08/2008, 12:45
Como foi esta conversa boa ?

Denilsom
19/08/2008, 12:53
Como foi esta conversa boa ?

Colega foi tudo normal sem gastar dinheiro, cheguei e disse que queria uma autorizaçao para troca de motor e combustivel da Rural, a unica pergunta que ele me fez foi vc sabe se ela e 4x4 de fabrica? se for pode sei que não é, mas bati o pé e disse que era, e como o sr vai saber isto?, ele me disse me aguarda ums 20 minutos não sei o que fez depois de 1 hora aguardando ele me deu a autorizaçao e fui no inmetro e com o laudo fiz a alteraçao.

Ricardo de Souza
29/08/2008, 10:45
Denilson,

Boa noticia, em vou começar a preparar a minha para reforma e troca do motor, e isso me anima.:grin:

Voce procurou o Detran de Betim, certo?

Abraços, e até mais, vou tentar agitar a galera de BH, CONTAGEM E BETIM para fazermos um encontro, nas minhas contas vamos chegar a mais de 20 viaturas.:dance:

Abraços e daqui a pouco muita lama.

Ínté,

Denilsom
29/08/2008, 12:55
Denilson,

Boa noticia, em vou começar a preparar a minha para reforma e troca do motor, e isso me anima.:grin:

Voce procurou o Detran de Betim, certo?

Abraços, e até mais, vou tentar agitar a galera de BH, CONTAGEM E BETIM para fazermos um encontro, nas minhas contas vamos chegar a mais de 20 viaturas.:dance:

Abraços e daqui a pouco muita lama.

Ínté,
Ricardo sei que na nossa regiao tem muita Rural sou afim mesmo de fazer um encontro, mas como vamos fazer para contactar todo o pessoal, parece que aqui no forum nao tem muitos de BH, Contagem, Betim mas vamos tentar organizar este encontro.

Abraços

lucciano amaral
30/08/2008, 08:15
Denilson, se voces forem reunirem a turma da rural me avisa, pois se der eu quero ir tambem, abraços

dinhorlf
01/09/2008, 19:47
Denilson, se voces forem reunirem a turma da rural me avisa, pois se der eu quero ir tambem, abraços

sepuder ir pikup willys contem comigo.

t+ romualdo:dance:

drandrey
22/04/2009, 04:36
Colega luciano eu tenho uma Rural 4x4 Diesel rodo ha 2 anos sem legalizar sera que ai na sua cidade eu conseguia? se sua Rural e 65 ela deve ter os seguintes numeros no chassi que sao 8222 4x4, 8126 4x2 e 8322 4x2 modelo mola aspiral, as ford que sairam com letras LA2B 4x4 e LA2A 4x2
ola eu tenho um cj5 com motor a diesel da f1000 mas ate hj nao consigo legalizar estou procupado pq aqui nao tem imetro so tem o detran e eles nao liberam perante a lei nao sei o que fazo me de uma dica?

lucciano amaral
22/04/2009, 07:54
ola eu tenho um cj5 com motor a diesel da f1000 mas ate hj nao consigo legalizar estou procupado pq aqui nao tem imetro so tem o detran e eles nao liberam perante a lei nao sei o que fazo me de uma dica?

Quanto a parte do detran eu resolvo tranquilo, seu jeep deve estar tudo certo para passar pelo inmetro aqui mesmo em varginha, é tranquilo desde que esteja tudo funcionando corretamente. se quiser vir aqui podemos resolver, abraços

cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 03:02
Em tempo:
Conferiu nº do chassi p/ ver onde se enquadrou?
Tá confirmado que é 4x4 de fábrica?

no caso de um modelo TRANSFORMADO em 4x4, dá para homologar a diesel na boa, nem que seja uma boa briga com o delegado do detran na justiça... se atende ao requisito TÉCNICO não deve ser proibido por caprichos de um BURROcrata...

lucciano amaral
31/07/2009, 08:12
no caso de um modelo TRANSFORMADO em 4x4, dá para homologar a diesel na boa, nem que seja uma boa briga com o delegado do detran na justiça... se atende ao requisito TÉCNICO não deve ser proibido por caprichos de um BURROcrata...

è isso ai, a portaria que permie alterar para diesel NAO menciona nada de sero veiculo 4x4 de fabrica, so exige os requisitos ali mencionados. Todo 4x4 pode ser diesel.