PDA

Ver Versão Completa : Vitara Morrendo Após esquentar



Angelo Simao
01/03/2008, 15:31
Vitareiros de Plantão!!!

Tenho um Vitara 1.6 8V manual 1995. O carro é ótimo e nunca tinha me dado problemas antes.

Desde o carnaval ele apresenta o seguinte problema:
Funciona normalmente, e derrepente, morre sem motivo aparente.
Depois que morre, tenho que esperar uns 10 minutos para ligar novamente. Ai funciona normalmente, até a proxima morrida.

Enquanto o carro está funcionando, o motor apresenta desempenho impecável!!!

Ele ficou 2 semanas na oficina da minha confiança, especializada em Suzuki, mas não coseguimos descobrir o problema.

Alguem já teve esse problema com Vitara e poderia me dar uma luz???

Abraços de quem está perdendo as chuvas com o carro na garagem:(:(:(

AlemãoRS
01/03/2008, 20:08
Que eu saiba o único sensor que faz o motor apagar é o sensor de rotação, mas nunca tinha ouvido falar dele dar problema no vitara, mas pode acontecer.

rmontresor
01/03/2008, 20:13
Vamos lá,
O meu é um G vitara 2.0 e tive o mesmo problema.

Fui aki no rio na RAION,no Rio, e resolveram na hora.

Era o sensor de rotação. Quando esquenta enrola os comando do motor.

Um teste rapido pra vc saber . Quando o carro morrer vc pega agua e jogo nele ate o sensor esfriar. Se o carro pegar vc matou o problema.

Esse teste fizeram no meu e mataram o problema na hora

Espero ter te ajuda,

forte abraço

Monta

Barao de Castro
02/03/2008, 01:00
Onde fica esse sensor? É o mesmo que chamam de sensor map? Que fica pendurado proximo a bateria do carro, quadradinho pouco menor que uma caixa de fosforo?


me dêm uma dia por gentilza


sds

Breno:concordo:

rmontresor
02/03/2008, 12:24
Amigo,

No grand vitara fica no bloco do motor na parte superior proximo a parede de fogo. No final da tampa do cabeçote proximo a parede de fogo.
espero ter ajudado.


abraços

monta

HenriqueJr
02/03/2008, 18:28
Meu carro tava com um problema parecido, quando esquentava o carro morria sempre que parava em algum sinal. Tinha que ficar com o pé no acelerador para a rotação nao cair.
Resolvi o problema retirando o catalizador. O carro ficou com um barulho muito feio mas resolveu o problema!

Angelo Simao
03/03/2008, 12:45
Obrigado amigos pelas dicas!

Vou Levar o carro no mecanico amanha e ver se é esse sensor de rotação que tá atrapalhando minhas trilhas.

Posto depois com a resposta!

Abraços

Angelo:concordo:

Angelo Simao
04/03/2008, 17:46
É amigos, nada feito.

O Vitarinha 95 não tem esse sensor de rotação.

De volta à oficina e a procura do defeito....

chrisb
05/03/2008, 10:12
Pela descrição do camarada do GV ele fala é do TPS??

Se ele não estiver falando disso, dá uma olhada no TPS (fica do outro lado da borboleta do acelerador, é tipo uma caixinha redonda preta....logo na frente da TBI.. é o sensor de posição da borboleta)

pergunta pro seu mecânico....

já levou no Edmur?

abs

MARCELO VITARA SUBMARINO
05/03/2008, 14:44
Pela descrição do camarada do GV ele fala é do TPS??

Se ele não estiver falando disso, dá uma olhada no TPS (fica do outro lado da borboleta do acelerador, é tipo uma caixinha redonda preta....logo na frente da TBI.. é o sensor de posição da borboleta)

pergunta pro seu mecânico....

já levou no Edmur?

abs

É isto que eu ia perguntar agora!!!:shock:

Abs

Angelo Simao
05/03/2008, 17:51
Brandt e Marcelo,

Obrigado pela dica, mas o carro ja esta no Edmur.

Inclusive acho que vi o Submarino la ha umas duas semanas.

Abraços

Angelo

AlemãoRS
05/03/2008, 19:55
Angelo,
No esquema anexo tem a localização do sensor de rotação, ou como chamado ali: sensor da posição da árvore de manivelas (número 5) junto ao distribuidor.

Angelo Simao
08/03/2008, 11:33
Valeu pela dica !!

Vou imprimir esse desenho e passar pro pessoal da oficina.


Abraços

Angelo

HenriqueJr
09/03/2008, 01:08
Meu carro as vezes fica querendo morrer quando ta quente, quando tiro o pé do acelerador a rotação cai rapidamente até morrer mesmo com o cambio engatado. Será que é problema no sensor de rotação??? Onde fica este sensor na Sidekick 1.6 16v???

Barao de Castro
09/03/2008, 01:55
Meu carro as vezes fica querendo morrer quando ta quente, quando tiro o pé do acelerador a rotação cai rapidamente até morrer mesmo com o cambio engatado. Será que é problema no sensor de rotação??? Onde fica este sensor na Sidekick 1.6 16v???



Ten ho essa mesma dúvida, e me disseram que é o sensor que marca o fluxo de massa de ar (sensor MAF) é isso?
Inclusive esse foi um dos motivo que não locoquei ainda o GNV no meu vitara.:parede:

sds


Breno

gutoxj98
09/03/2008, 12:14
Barao e henrique..tudo blz ?????

Alem do sensor MAF.............pode ser o Motor de Passo, isso se o carro for injetao, abra o motor e passo e de uma bela limpada nele..........as vezes é sujeira de anos impreginada

Se o motorzinho tiver ruim mesmo, tire ele e leve na auto peças, as vezes consegue adaptar de outros carros nacionais, como palio, gol.....etc.

Ele que controla a borboleta e nao deixa o carro morrer deste jeito que vcs estao relatando.


abraços

HenriqueJr
10/03/2008, 13:18
Barao e henrique..tudo blz ?????

Alem do sensor MAF.............pode ser o Motor de Passo, isso se o carro for injetao, abra o motor e passo e de uma bela limpada nele..........as vezes é sujeira de anos impreginada

Se o motorzinho tiver ruim mesmo, tire ele e leve na auto peças, as vezes consegue adaptar de outros carros nacionais, como palio, gol.....etc.

Ele que controla a borboleta e nao deixa o carro morrer deste jeito que vcs estao relatando.


abraços

Goto, obrigado pela dica!

Você sabe dizer onde fica esse motor de passo?? Tem alguma foto que possa ajudar a localizar? É facil fazer essa limpeza?

gutoxj98
10/03/2008, 17:25
No meu entendimento das coisas é facil............ !!!

tira a tampa de ar de cima da TBI................. ai vc verá um motor ao lado da TBI ( eu nunca mexi em vitara, mas todo motor injetado tem essa peça)......veja pela foto.........em outro carro import.que tive.....retirei a cabeça metalica do motor de passo original e quebrado e adaptei em um motor de passo do palio............deu certo.

Aproveita que ta com a mao na massa e tira a TBI e limpa ela tbem..... se nunca foi aberta, deve ta uma crosta só !!!!!!............sensor MAF é uma caixa quadrada pequena que tbem esta grudada na TBI....tira esse sensor antes de limpar ok ?

.....................................escrevendo isso dei uma pesquisada e achei isso:

http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Sensores%20MAP.htm

mas ai fala em MAF e IAC....que é a mesma coisa que motor de passo ou atuador de marcha lenta !!! e varias historia engraçadas.............será que esse Cabrito ta aqui no forum tbem ?????????

abraços

Marimari
13/03/2008, 18:44
sou mari td bem
qual e' o seu suzuki?
e' que estou com um probleminha no meu e gostaria de poder falar com vc, sera' possivel?



Meu carro tava com um problema parecido, quando esquentava o carro morria sempre que parava em algum sinal. Tinha que ficar com o pé no acelerador para a rotação nao cair.
Resolvi o problema retirando o catalizador. O carro ficou com um barulho muito feio mas resolveu o problema!

HenriqueJr
13/03/2008, 23:46
sou mari td bem
qual e' o seu suzuki?
e' que estou com um probleminha no meu e gostaria de poder falar com vc, sera' possivel?

Pois não Mari, meu suzuki é uma Sidekick 1.6 16v automatica, ano 94. Fique a vontade para fazer qualquer pergunta, se eu não souber responder com certeza outros companheiros do forum responderá!

Angelo Simao
24/03/2008, 17:39
Resolvido o Problema!!!

Era um problema no sensor MAP, aquele que fica proximo a bateria.

Terei de trocá-lo. Alguem sabe de onde posso conseguir um por um bom preço, ou se existe adaptação por alguma peça nacional??

Abraços


Angelo

André M.
09/07/2012, 22:02
Pessoal, to ressuscitando esse topico pq meu GV 99 aut. ta com o mesmo problema. Frio o carro eh uma beleza. Mas quando esquenta, morre em qualquer sinal. Ate em movimento ele apaga. O mecanico disse que era a bobona com problema. Sera mesmo? Vou pegar o carro amanha. Tomara que seja so isso mesmo.

rodrigo.hoffman
13/05/2014, 09:41
Desenterrando o tópico...

De uns tempos para cá venho tendo uns probleminhas com a marcha lenta, que anda teimando em ficar abaixo dos 800 rpm depois de atingir a temperatura normal de trabalho..

Alguém sabe me dizer para que serve esses parafusos ai das fotos...

[ ]´s

ivanmoreyra
13/10/2015, 11:48
Desenterrando o tópico...

De uns tempos para cá venho tendo uns probleminhas com a marcha lenta, que anda teimando em ficar abaixo dos 800 rpm depois de atingir a temperatura normal de trabalho..

Alguém sabe me dizer para que serve esses parafusos ai das fotos...

[ ]´s
Estou com o mesmo problema em um vitara 1.6 8v 1997...rodrigo resolveu o seu?

pedroxaviertf
05/12/2016, 08:32
Olá pessoal. Ressucitando o tópico, estou com o mesmo problema. Depois de rodar por longos trechos ou em trilha (onde uso reduzida e o motor é mais exigido), o motor começa a falhar e apaga. É como se estivesse acabando o combustível. Espero 20 minutos para que ele esfrie e tudo volta ao normal, motor redondinho. Já foi trocada a bomba de combustível e também a junta da TBI na Minas Motors (Eduardo e Edmur). Mas o problema persiste.

Alguém consegue me ajudar a localizar a fonte do problema? É um Vitara 3p 1997 automático.

Obrigado e um abraço a todos.


Pedro Xavier

Arildo MT
05/12/2016, 15:34
Talvez algum sensor, quando estiver quente e ocorrer, em seguida jogue água em 01 sensor e de a partida, sucessivamente até achar qual é que esfriando volta a funcionar, repita o teste novamente quando ocorrer a falha de novo, desta vez só com o provável suspeito, eu faria isso.

pedroxaviertf
05/12/2016, 19:05
Talvez algum sensor, quando estiver quente e ocorrer, em seguida jogue água em 01 sensor e de a partida, sucessivamente até achar qual é que esfriando volta a funcionar, repita o teste novamente quando ocorrer a falha de novo, desta vez só com o provável suspeito, eu faria isso.

Ola Arildo, muito obrigado pela sua resposta! Farei o teste esta semana. Um abraço.

Vellasco
05/12/2016, 23:54
Amigos eu fiz um post há uns dias comentando sobre como resolvi esse problema no meu vitarinha. Resumindo era o parafuso da válvula ISC que estava desajustado. Dêem uma lida lá.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/159039-vitarinha-solucao-da-lenta-baixa-quando-quente.html

Espero ter ajudado. Abraço

pedroxaviertf
08/12/2016, 09:50
Amigos eu fiz um post há uns dias comentando sobre como resolvi esse problema no meu vitarinha. Resumindo era o parafuso da válvula ISC que estava desajustado. Dêem uma lida lá.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/159039-vitarinha-solucao-da-lenta-baixa-quando-quente.html

Espero ter ajudado. Abraço


Olá Vellasco, obrigado pela ajuda! Com certeza a sua dica ajudará vários Vitareiros. No meu caso, porém, não é só a lenta que cai quando o motor esquenta muito. Mesmo se acelerar, ele falha e apaga. O carro não anda. O sintoma é semelhante à falta de gasolina, o motor engasga, varia RPM e morre. Espero cerca de 20 ou 30 minutos para esfriar o conjunto e tudo volta ao normal. A lenta não varia quase nada, menos de 500 RPM, e o motor funciona redondinho. Ou seja, alguma coisa está provocando a falha quando o motor esquenta muito (em trilhas ou após longos trechos percorridos).

Foi trocada a bomba de combustível e também a junta da TBI, na Minas Motors, em BH. Mas não resolveu. Reparei que, mesmo após eu desentupir aquele caninho do vácuo da TBI, nada mudou. Tirando ou colocando a mangueirinha a RPM não muda. Será que há algo errado na TBI que possa estar provocando isso?

Se alguém tiver alguma ideia, qualquer dica ajuda!

Um abraço.

Pedro

Vellasco
08/12/2016, 15:17
Não entendi pq trocou a junta da tbi mas enfim, tá nova agora.
Já testou a sonda lambda?
EGR?
Se possível faz um vídeo pra ajudar a avaliar os sintomas.

Arildo MT
09/12/2016, 00:21
Não comentei sobre a bomba pois citou q já trocou, o regulador de pressão poderia provocar algo semelhante, já realizou aquele primeiro teste?

pedroxaviertf
14/12/2016, 07:40
Não entendi pq trocou a junta da tbi mas enfim, tá nova agora.
Já testou a sonda lambda?
EGR?
Se possível faz um vídeo pra ajudar a avaliar os sintomas.

Vellasco,

me parece que a junta da TBI já estava na hora de trocar. Mas não era esse o defeito. O carro está na Tecnotrilha, também em BH, para fazer um reforço no para-choque dianteiro (rebocarei o Vitarinha por towbar) e para verificar uma vibração metálica que surgiu sob o assoalho traseiro, por conta dos pneus recapados (que também ninguém descobre o que é!!). Aproveitei e relatei o problema da falha de motor e estão sendo feitos alguns testes. Como é um problema que só aparece raramente, depois de longo uso ou de grande exigência do motor, o diagnóstico torna-se muito difícil. Sempre que os mecânicos testam o carro para verificar, não rodam o suficiente para a falha ter início. Mas está em ótimas mãos e logo vamos descobrir o que é, tenho certeza.

Caso não seja encontrado nada novamente, farei o vídeo sim, acho que ajudaria muito no diagnóstico.

Mais uma vez, obrigado pela paciência e pela atenção.


Um forte abraço,

Pedro Xavier

pedroxaviertf
14/12/2016, 07:48
Não comentei sobre a bomba pois citou q já trocou, o regulador de pressão poderia provocar algo semelhante, já realizou aquele primeiro teste?

Prezado Arildo,

ainda não fiz os testes pois, como eu disse acima, o carro está na oficina. Caso o problema não seja identificado, usarei a sua ideia na primeira trilha que fizer e que o carro apresentar a falha, fazendo também um vídeo para que seja útil no diagnóstico.

Enfim, esse tipo de defeito, que só aparece às vezes e que nunca dá as caras quando o carro está com o mecânico, é o pior de todos!! Paciência, chegaremos lá.

Muito obrigado a você também pela ajuda.


Um grande abraço,

Pedro Xavier

Bruno Saraiva - Natal/RN
16/12/2016, 20:59
Olá Pedro Xavier, tenho um GV 4p ano 1999/2000 com mecânica 2.0 16v e tive um problema parecido, solução foi a do sensor de rotação. O que acontecia? Quando a temperatura chegava 1/4 antes do meio na marcação do painel o carro começava falhar e ficava "pipocando" como se estivesse fora de tempo e depois apagava, então quando o motor esfriava voltava pegar sem problema algum.

pedroxaviertf
02/01/2017, 11:23
Olá Pedro Xavier, tenho um GV 4p ano 1999/2000 com mecânica 2.0 16v e tive um problema parecido, solução foi a do sensor de rotação. O que acontecia? Quando a temperatura chegava 1/4 antes do meio na marcação do painel o carro começava falhar e ficava "pipocando" como se estivesse fora de tempo e depois apagava, então quando o motor esfriava voltava pegar sem problema algum.

Prezado Bruno,

agradeço pela resposta e pela atenção ao meu caso. O Fabiano da Tecnotrilha, em BH, está justamente desconfiado do sensor TPS e do conjunto bobina/distribuidor. Serão feitos testes para descobrirmos a real causa do defeito.

Um abraço

pedroxaviertf
02/01/2017, 12:01
Não entendi pq trocou a junta da tbi mas enfim, tá nova agora.
Já testou a sonda lambda?
EGR?
Se possível faz um vídeo pra ajudar a avaliar os sintomas.


Prezado Vellasco,

conforme solicitado, envio o vídeo com o problema acontecendo. Em dias quentes é impossível rodar com o carro, o problema acontece o tempo inteiro. Preciso testar sensor TPS e conjunto bobina/distribuidor. O que acha?

Um abraço.


https://youtu.be/TQT9qQg5Ia0

Arildo MT
03/01/2017, 10:45
Outra opção, poderia ser o regulador de pressão da linha de combustível (flauta), a injeção não apresenta código da falha no scanner? acho que esta em boas mãos, logo que tiver o diagnóstico, volte pra relatar.

pedroxaviertf
23/01/2017, 11:39
Outra opção, poderia ser o regulador de pressão da linha de combustível (flauta), a injeção não apresenta código da falha no scanner? acho que esta em boas mãos, logo que tiver o diagnóstico, volte pra relatar.

Resolvido! Era a bomba de combustível, problema no pré filtro da bomba. Como eu havia trocado a bomba há alguns meses, não desconfiamos que o problema pudesse ser na bomba novinha me folha. Quando era medida a sua pressão, o resultado dava ok. Porém, ao medir a pressão da bomba quando ocorreu a falha de motor, foi verificada uma anomalia, a pressão estava baixíssima. Ou seja, quando esquentava, a bomba falhava.

Enfim, depois de muito sofrimento, problema resolvido. Fica aí a dica para quem tiver o mesmo diagnóstico de falha.

Um abraço e muito obrigado a todos, em especial ao amigo Arildo, que acompanhou a minha luta.


Pedro Xavier

Fabiola Aquila
14/11/2019, 11:09
Olá amigos! Sou novata aqui no fórum e gostaria de apoio em um problema semelhante. Tenho um Grand Vitara 2.0, 16V, ano 2000, automático. Ele vinha apresentando um problema que agora agravou um pouco. Ele engasga um pouco na partida, mas vai, roda normal, sem problemas, mas se pego um congestionamento ou paro deixando ele no P, a rotação do motor cai e ele morre. Dou a partida e sigo normal, mas é só parar com ele engatado, sem acelerar, que ele morre. Alguém me dá alguma luz? O mecânico falou em um robozinho do câmbio, mas não botei muita fé.