PDA

Ver Versão Completa : Instalação de PX



Rogério Barthy
28/06/2004, 13:55
Saudações,
Meu CJ-5 está saindo da oficina finalmente, e agora, estou com dificuldade de reinstalação do Px que estava instalado nele (Cobra -148 GTL).
Ele fica instalado no porta-luvas e o problema é que quem instalou o rádio não está mais por aqui e tbm, quem desmontou já foi mandado embora da oficina e assim, ninguem quer se responsabilizar por instalar, com medo de queimar ou danificar o rádio.
Gostaria de especificação passo a passo de como instalar a antena maria mole, (isolamento na base, parafuso, aterramento, cor dos fios,) como ligar o rádio (fios positivo/negativo) O rádio estava funcionando perfeitamente e ao desmontarem para fazer a reforma do Jeep..... Não sabem montar mais.

Gostaria de uma ajuda para que eu possa fazer pessoalmente o serviço e que meu Jeep possa sair completo e funcionando da oficina.

Agradecendo antecipadamente,
Rogério

Luiz Claudio
28/06/2004, 19:02
Rogério,

O PX é alimentado por dois fios, um positivo e um negativo. O ideal é que eles sejam ligados diretamente na bateria do veículo e que o fio positivo (vermelho) tenha um fusível entre o rádio e a bateria.

A instalação da antena também é bem simples. Eu tenho um esqueminha da áquario com todos os detalhes da montagem e assim que possível eu posto aqui pra você.

Se você for usar o mesmo cabo de antena que já estava em uso, não esqueça de medir a estacionária depois de tudo pronto. Caso for comprar um cabo novo, compre os da Aquário que já vem na medida certa.

Se não me engano o Cobra 148GTL tem medidor de estacionária no próprio rádio...

Dê também uma olhada no site www.trilha4x4.com.br (clicar no tópico PX) que tem várias dicas interessantes, inclusive um "guia básico para instalar um PX"...

[]'s...

marcelino
29/06/2004, 08:19
Acrescentando aos comentários do Luiz Cláudio o fato de já estar funcionando não deve encarado como uma instalação que estava perfeita, aproveite para revisar toda instalação, principalmente o comprimento do cabo da antena pois este é critico. A instalação ou re-instalação do PX é muito simples, somente o ajuste da ROE ou Estacionária é complicada pois o ajuste se faz no cabo coaxial (comprimento). Se posso dar uma sugestão procure um PX club de sua cidade que com certeza pode lhe dar uma ajuda no ajuste....

Detalhe, o medidor do 148 é muito bom para verificar-mos sempre como anda a ROE ANTES de transmitir quando surgiu algum problema, (galho que bateu na antena) ou se desconfiamos que a potencia do rádio baixou... Para medir realmente temos que usar um medidor de ROE de boa qualidade, coisa que os Macanudos podem te ajudar...

Luiz Claudio
03/07/2004, 23:03
Detalhe, o medidor do 148 é muito bom para verificar-mos sempre como anda a ROE ANTES de transmitir quando surgiu algum problema, (galho que bateu na antena) ou se desconfiamos que a potencia do rádio baixou... Para medir realmente temos que usar um medidor de ROE de boa qualidade, coisa que os Macanudos podem te ajudar...

Marcelino,

Esses medidores de ROE embutidos no próprio rádio não são totalmente confiáveis???

Pergunto isso porque meu rádio, um Super Star 148 GTL, tem o medidor e eu sempre confiei plenamente nele...

[]'s...

marcelino
04/07/2004, 14:36
Amigo

Sim voce deve confiar no seu medidor de ROE imbutido no seu rádio, ele com certeza lhe informará a quantas anda a ROE de sua antena. Mas para uma nova ou uma reinstalação este não pode oferecer a precisão de um instrumento ESPECIFICO para esta medida. A instalação de uma antena deve objetivar o MAXIMO rendimento do seu equipamento então num instrumento especifico teremos a maior precisão possivel, tanto para a potencia direta de transmissão quanto a potencia refletida pela antena. Da posse destes dados faremos o ajuste do comprimento do cabo até conseguir o máximo rendimento possível.

No dia-a-dia, para conferir se houve algum problema com a antena, se a potencia do rádio baixou (algum problema no transmissor, conectores, umidade, por ex)devemos confiar plenamente do instrumento imbutido no rádio, se este o dispuser, somente para instalações isto não é aconselhável quando queremos o melhor resultado. Se não houver outro instrumento a mão, useo para o ajuste mesmo, melhor que não medir nada, não é mesmo....

obrigado

Luiz Claudio
04/07/2004, 16:17
Marcelino,

Obrigado pela aula!!!

Eu operei 11 metros em estação fixa durante alguns anos por puro hobby, mas isso já faz muito tempo.

Sou da época do "Mata-Rato 23 canais"...

Em meados dos anos 80, bastava dar uma volta pela Av. Santa Efigênia que em todo lugar se encontrava equipamentos e acessórios relacionados a faixa do cidadão: Rádios das mais variadas marcas e modelos, antenas móveis e fixas, mike de ganho, botas bilineares, valvuladas, acopladores de antena, medidores de ROE, etc.

Hoje em dia isso tudo praticamente desapareceu. Pelo menos na Santa Efigênia quase não se encontra mais nada.

Recentemente, quando perguntei em algumas lojas sobre o medidor de ROE, a resposta mais comum foi " não precisa, o cabo já vem na medida certa"...

Acabei comprando esse cabo da Aquário já na medida e conferindo a ROE apenas pelo medidor do rádio. A estacionária ficou próxima de 1, o que eu acho excelente.

[]'s...

marcelino
05/07/2004, 18:03
Luiz Claudio, estamos a disposição para ajudar, mas sem pretenção de dar aula, somente ajudar um pouco, desculpe se passe esta impressão, não foi minha intenção.

Concordo com voce, pois trabalho a bastante tempo com rádio e me lembro muito bem do Mata Rato 23 canais AM, quando ainda se podia falar sem bagunça, (que saudade).

Realmente o intuito da Aquairius foi facilitar a instalação com o cabo na medida, sem precisar soldar o conector e a estacionária fica bem próximo de 1:1, ou seja sem retorno.

Gosto de ser o mais preciso possível e quando falamos a distancia sobre um assunto em muitas vezes podemos ser mal interpretados, então o que vale é ser o mais completo possível, valeu?

Um abraço

Luiz Claudio
05/07/2004, 18:17
Luiz Claudio, estamos a disposição para ajudar, mas sem pretenção de dar aula, somente ajudar um pouco, desculpe se passe esta impressão, não foi minha intenção.

Marcelino,

O meu "obrigado pela aula" foi no sentido de agradecimento às dúvidas esclarecidas por você.

É sempre bom conversarmos com alguém que entenda do assunto em pauta.

Mais uma vez muito obrigado e qualquer coisa que precisar é só chamar!!!

Estou sempre em QAP...

[]'s...

marcelino
05/07/2004, 18:50
Luiz Claudio,

Sem problemas, estou a disposição dos amigos do forum para contribuir no que puder. Um abraço

Marcelo
11/08/2004, 10:06
Pessoal,

Acabei de instalar um Cobra 19 DXII no meu CJ. Depois de instalado consegui ouvi algumas transmissões, pelo menos estava funcionando, mas lendo o fórum acho que cometi alguns erros, eis minhas dúvidas:

:arrow: Liguei o positivo do rádio no fio que via para a chave de partida. Antes da chave, assim consigo ligar o rádio mesmo com a chave desligada, e, se desligo a geral, o rádio também desliga (isso é pra eu não esquecer o rádio ligado). Tem algum erro? Não tenho certeza, mas acho que o fio que alimenta a chave vem direto da bateria? :roll: :roll:

:arrow: O fio da antena dá pra uns 3 CJs. Como os terminais para antena já estavam feito, não quis contar o fio, enrolei o que sobrou num cantinho do jeep. A antena foi aterrada conforme o manual da própria.

:arrow: O negativo do rádio foi ligado na própria gaiola, onde está afixado o PX. 8)

Como não tinha nenhum sinal bom por perto, e ninguém para testar, não pude concluir os testes, mas acho que está funcionando. Porém, acredito que tem alguns erros que podem ser corrigidos para aproveitar melhor o PX.

Desde já obrigado pela força.
[s] com muitas dúvidas,

Wallace
11/08/2004, 13:13
Oi Marcelo,

Pode deixar como está, mas se tiver ruido no radio por algo eletrico do veiculo pode tentar mudar o positivo para o mais proximo da bateria.

Marcelo
11/08/2004, 13:27
Pessoal,

Acabei de instalar um Cobra 19 DXII no meu CJ. Depois de instalado consegui ouvi algumas transmissões, pelo menos estava funcionando, mas lendo o fórum acho que cometi alguns erros, eis minhas dúvidas:

:arrow: Liguei o positivo do rádio no fio que via para a chave de partida. Antes da chave, assim consigo ligar o rádio mesmo com a chave desligada, e, se desligo a geral, o rádio também desliga (isso é pra eu não esquecer o rádio ligado). Tem algum erro? Não tenho certeza, mas acho que o fio que alimenta a chave vem direto da bateria? :roll: :roll:

:arrow: O fio da antena dá pra uns 3 CJs. Como os terminais para antena já estavam feitos, não quis contar o fio, enrolei o que sobrou num cantinho do jeep. A antena foi aterrada conforme o manual da própria.

:arrow: O negativo do rádio foi ligado na própria gaiola, onde está afixado o PX. 8)

Como não tinha nenhum sinal bom por perto, e ninguém para testar, não pude concluir os testes, mas acho que está funcionando. Porém, acredito que tem alguns erros que podem ser corrigidos para aproveitar melhor o PX.

Desde já obrigado pela força.
[s] com muitas dúvidas,

Luiz Claudio
11/08/2004, 17:10
:arrow: O fio da antena dá pra uns 3 CJs. Como os terminais para antena já estavam feito, não quis contar o fio, enrolei o que sobrou num cantinho do jeep.

Marcelo,

Não é recomendável você enrolar a sobra do cabo, pois ele acaba se transformando numa "bobina" e isso pode prejudicar bastante o funcionamento do seu rádio.

O ideal é que você pegue essa sobra de cabo e dê algumas voltas com ele dentro do jipe até que seu cumprimento consiga chegar certinho ao PX.

Esse cabo que você usou é novo? Ele já veio na medida certa? Caso sua resposta seja negativa, antes de fazer qualquer trasmissão o ideal é que você confira a medida da estacionária, pois se ela estiver muito alta pode queimar seu rádio.

[]'s...

Marcelo
12/08/2004, 15:35
Olá Luiz,

Esse cabo é novo. Veio junto com a antena. Quando me venderam nem perguntaram se era pra CJ, e eu nem sabia disso também. Pra mim era só cortar e pronto. :?
O efeito bobina eu imaginei, mas não tinha certeza. :roll: Vou diminuir o tamanho do cabo pra deixar no comprimento exato. 8)

Agora esse lance de estacionária, boiei geral? Como faço isso? O que tem haver com o tamanho do cabo? :?: :?: :?:

[s] ainda cheio de dúvidas,

marcelino
12/08/2004, 16:17
Prezado Marcelo

Estacionária na verdade designa-se Relação de Onda Estacionária e tem a ver sim com o comprimento do cabo coaxial e tipo de antena. Para simplificar é uma relação matemática entre a potencia entregue à antena pelo transmissor do seu rádio e o que é "devolvido" dela para o rádio. Ou seja se voce entrega uma potencia determinada a sua antena e esta não está bem ajustada parte desta potencia "retorna" ao rádio. Complicado? Não.. O melhor ajuste é aquele que garante que toda a potencia entregue pelo transmissor seja efetivalmente irradiada pela antena. O ajuste, no caso do PX, se faz no COMPRIMENTO DO CABO... Se voce comprou um cabo já cortado pelo fabricante, não mexa nele, use-o assim mesmo, tendo o cuidado de "espalha-lo", conforme recomendação de nossos amigos e use o PX. Cuidado, na instalação da antena procure aterrar muito bem a antena na chapa do veículo, sim o negativo da antena e do cabo deve tem um excelente contato com a lataria do veículo, (se necessário raspe o ponto de contato de toda a pintura e depois de conectado proteja contra ferrugem, pintando por cima da conexão). Outro conselho, procure ligar o POSITIVO ou fio VERMELHO do seu rádio através de um fusível diretamente na BATERIA, evite ligar em outros fios, mesmo que sua bitola (grossura) do cabo seja grande não se recomenda. Traga também, utilizando um fio PRETO de mesma bitola do vermelho o negativo da bateria até o rádio, neste ponto aterre novamente no chassis do carrro. Cuidado, os cabos de velas também podem gerar ruido no rádio, tanto para transmissão quanto para recepção, troque-os por cabos siliconados ou resitivos, com queira..

Se voce tiver algum amigo PX (e voce fatalmente os encontrará quando estiver usando seu rádio) peça que ele lhe faça uma medida da ROE ok?

abraços

Luiz Claudio
12/08/2004, 16:46
Esse cabo é novo. Veio junto com a antena. Quando me venderam nem perguntaram se era pra CJ, e eu nem sabia disso também. Pra mim era só cortar e pronto. :?
O efeito bobina eu imaginei, mas não tinha certeza. :roll: Vou diminuir o tamanho do cabo pra deixar no comprimento exato. 8)

Marcelo,

Hoje a Aquário (e algumas outras marcas) vende cabos de antena já na medida certa para se obter uma estacionária ideal.

Esses cabos não podem ser cortados ou emendados de maneira nenhuma!!!

Se você tiver alguma dúvida a respeito disso, não faça nenhuma transmissão com seu rádio até conseguir um medidor de ROE, ou então compre um cabo menor desses da Aquário que é mais garantido.


Agora esse lance de estacionária, boiei geral? Como faço isso? O que tem haver com o tamanho do cabo? :?: :?: :?:

Nosso amigo Marcelino explicou muito bem, lembre-se que a medida da estacionária tem tudo a ver com o tamanho do cabo.

Dê uma olhada nesse link (depois que abrir, clique em PX no alto da página) que tem várias informações interessantes...

www.trilha4x4.com.br

[]'s...

Marcelo
13/08/2004, 15:23
Pessoal,

Valeu pelas dicas!! 8) 8)
Vou dar uma olhadinha no link e qualquer coisa, eu grito. :wink:

[s] agradecidos,

lg_gustavo
25/08/2004, 19:11
Prezado Marcelo

Estacionária na verdade designa-se Relação de Onda Estacionária e tem a ver sim com o comprimento do cabo coaxial e tipo de antena. Para simplificar é uma relação matemática entre a potencia entregue à antena pelo transmissor do seu rádio e o que é "devolvido" dela para o rádio. Ou seja se voce entrega uma potencia determinada a sua antena e esta não está bem ajustada parte desta potencia "retorna" ao rádio. Complicado? Não.. O melhor ajuste é aquele que garante que toda a potencia entregue pelo transmissor seja efetivalmente irradiada pela antena. O ajuste, no caso do PX, se faz no COMPRIMENTO DO CABO... Se voce comprou um cabo já cortado pelo fabricante, não mexa nele, use-o assim mesmo, tendo o cuidado de "espalha-lo", conforme recomendação de nossos amigos e use o PX. Cuidado, na instalação da antena procure aterrar muito bem a antena na chapa do veículo, sim o negativo da antena e do cabo deve tem um excelente contato com a lataria do veículo, (se necessário raspe o ponto de contato de toda a pintura e depois de conectado proteja contra ferrugem, pintando por cima da conexão). Outro conselho, procure ligar o POSITIVO ou fio VERMELHO do seu rádio através de um fusível diretamente na BATERIA, evite ligar em outros fios, mesmo que sua bitola (grossura) do cabo seja grande não se recomenda. Traga também, utilizando um fio PRETO de mesma bitola do vermelho o negativo da bateria até o rádio, neste ponto aterre novamente no chassis do carrro. Cuidado, os cabos de velas também podem gerar ruido no rádio, tanto para transmissão quanto para recepção, troque-os por cabos siliconados ou resitivos, com queira..

Se voce tiver algum amigo PX (e voce fatalmente os encontrará quando estiver usando seu rádio) peça que ele lhe faça uma medida da ROE ok?

abraços


Marcelino,

Não entendi muito bem esta parte (a que coloquei em destaque)...
Tô querendo instalar a parafernalha do meu pai no Samuca; digo isso só pra constar que ele também pegou a fase que vcs tiveram com os PXs...tava até comentando com ele sobre isso e quando peguei o 148 dele ele quase chorou de emoção, hehehe
Tô ainda com tudo pra montar uma base fixa, com uma antena plano terra e outra direcional com rotor, torre treliçada de 20m pra fixar as antenas (tem até para-raios), botina, e + um 148gtl (também chaveado) 8) Ele só parou pq minha mãe não gostava muito.....

[]s

Pé na Lama
25/08/2004, 19:15
Prezado Marcelo

Estacionária na verdade designa-se Relação de Onda Estacionária e tem a ver sim com o comprimento do cabo coaxial e tipo de antena. Para simplificar é uma relação matemática entre a potencia entregue à antena pelo transmissor do seu rádio e o que é "devolvido" dela para o rádio. Ou seja se voce entrega uma potencia determinada a sua antena e esta não está bem ajustada parte desta potencia "retorna" ao rádio. Complicado? Não.. O melhor ajuste é aquele que garante que toda a potencia entregue pelo transmissor seja efetivalmente irradiada pela antena. O ajuste, no caso do PX, se faz no COMPRIMENTO DO CABO... Se voce comprou um cabo já cortado pelo fabricante, não mexa nele, use-o assim mesmo, tendo o cuidado de "espalha-lo", conforme recomendação de nossos amigos e use o PX. Cuidado, na instalação da antena procure aterrar muito bem a antena na chapa do veículo, sim o negativo da antena e do cabo deve tem um excelente contato com a lataria do veículo, (se necessário raspe o ponto de contato de toda a pintura e depois de conectado proteja contra ferrugem, pintando por cima da conexão). Outro conselho, procure ligar o POSITIVO ou fio VERMELHO do seu rádio através de um fusível diretamente na BATERIA, evite ligar em outros fios, mesmo que sua bitola (grossura) do cabo seja grande não se recomenda. Traga também, utilizando um fio PRETO de mesma bitola do vermelho o negativo da bateria até o rádio, neste ponto aterre novamente no chassis do carrro. Cuidado, os cabos de velas também podem gerar ruido no rádio, tanto para transmissão quanto para recepção, troque-os por cabos siliconados ou resitivos, com queira..

Se voce tiver algum amigo PX (e voce fatalmente os encontrará quando estiver usando seu rádio) peça que ele lhe faça uma medida da ROE ok?

abraços


Marcelino,

Não entendi muito bem esta parte (a que coloquei em destaque)...
Tô querendo instalar a parafernalha do meu pai no Samuca; digo isso só pra constar que ele também pegou a fase que vcs tiveram com os PXs...tava até comentando com ele sobre isso e quando peguei o 148 dele ele quase chorou de emoção, hehehe
Tô ainda com tudo pra montar uma base fixa, com uma antena plano terra e outra direcional com rotor, torre treliçada de 20m pra fixar as antenas (tem até para-raios), botina, e + um 148gtl (também chaveado) 8) Ele só parou pq minha mãe não gostava muito.....

[]s

pelo que eu entendi gustavo ele quiz dizer que:

puxe um fio positivo da bateria até o px ligando no fio vermelho do px
ja o fio preto (terra) que sai do px leve este fio ate o negativo da bateria.

marcelino
26/08/2004, 07:42
Amigos

É um assunto técnico e infelizmente me empolguei e embolei o texto, estou melhorando:

ROE- Relação de Onda Estacionária, ou simplesmente Estacinária: Mede o rendimento da sua "antena", quanto menor a estacionária melhor, ou seja mais ajustado.

Como Medir?

Com um Wattimetro ou medidor de ROE, precisa de equipamentos técnicos caros.

Alternativas para medir:

Pedir emprestado para um PX ou utilizar o do rádio mesmo, o COBRA 148 é Histórico pois além de um excelente rádio já TEM O MEDIDOR DE ROE dentro dele...

Como fazer se não tenho nenhuma alternativa:

Voce pode comprar o cabo pronto junto com a antena, a Aquarius vende os kit já prontos, E NAO CORTE OU MODIFIQUE ESTE CABO, é melhor sobrar um pouco de cabo do quer alterar a ROE.

Instalação da alimentação do rádio:

Puxe dois fios da bateria, um preto (negativo) e outro vermelho (positivo), no fio VERMELHO, coloque um porta fusível apropriado. Se o seu rádio for novo estes cabos acompanham o produto. Se não consulte o manual para ver a bitola ("grossura") do fio. Perto do local de instalação do rádio aterre novamente o fio negativo na lataria do poderoso.

Obsservação:

Alguns rádios de fabricação asiática trazem dois porta fusiveis, um no fio vermelho e outro no negativo, mantenha pois é recomendação do fabricante e segurança em dobro. NÃO coloque fusivel de capacidade superior ("amperagem maior") é perigoso danificar o seu rádio.

Instalação da antena:

Procure um ponto bom para sua antena, tenha certeza que o negativo (a base) da antena foi também aterrada na lataria (se precisar raspe e depois de instalado pinte o conjunto por cima).

Obs: cuidado, o positivo da antena, ou seja sua haste vertical não deve tocar na lataria do carro, principalmente quando estiver transmitindo com seu rádio (daí é que vem as danadas bolas de tenis, não são enfeite e nem frescura).

Quanto ao seu pai MACANUDO estou com ele, o só tenho mais ciumes do meu JEEP do que do meu 148 GTL...

Rapaz, quase dá um livro não??

Um abraço a todos.

lg_gustavo
26/08/2004, 14:28
Salve Marcelino,

Meu pai sempre morou no interior de SP. Me lembro que quando eu e minha família caia na estrada, meu pai (e eu tb, sempre "enchendo o saco" dele) ficava o tempo todo no PX. Isso já faz 20 anos... Me lembro também quantas vezes ajudamos e fomos ajudados na estrada graças ao bom e velho 148GTL...Fora isso, em casa, ele batia muito papo com um pessoal da argentina, paraguai e chile. Por incrível que pareça, hj em dia ele curte esses bate-papo na internet :shock:

Bom, quanto a instalação oque não entendi é sobre a alimentação: Quanto ao positivo td bem...sem problemas. Agora, sobre o negativo, devo trazer também da bateria e aterrar próximo ao rádio e ligar nesse mesmo aterramento o negativo do rádio ???

[]s

Pé na Lama
26/08/2004, 14:34
Salve Marcelino,

Meu pai sempre morou no interior de SP. Me lembro que quando eu e minha família caia na estrada, meu pai (e eu tb, sempre "enchendo o saco" dele) ficava o tempo todo no PX. Isso já faz 20 anos... Me lembro também quantas vezes ajudamos e fomos ajudados na estrada graças ao bom e velho 148GTL...Fora isso, em casa, ele batia muito papo com um pessoal da argentina, paraguai e chile. Por incrível que pareça, hj em dia ele curte esses bate-papo na internet :shock:

Bom, quanto a instalação oque não entendi é sobre a alimentação: Quanto ao positivo td bem...sem problemas. Agora, sobre o negativo, devo trazer também da bateria e aterrar próximo ao rádio e ligar nesse mesmo aterramento o negativo do rádio ???

[]s


desculpem estar me metenddo de novo..mas.. gustavo... ou vc pode aterrar o negativo do radio na lata do veiculo ou puxar um cabo do negativo do radio até o negativo da bateria... ambos os jeitos estão certo... nõa dá diferença em nada...a unica diferença é a economia de alguns metros de fios (que no seu caso é barato)

marcelino
26/08/2004, 15:19
Amigo pé na lama, voce não está se entrometendo não, isto é um forum não??

Desculpe mas não é a mesma coisa. voce deve ligar o cabo negativo direto na bateria para o rádio e também o mais PROXIMO possível do rádio aterrar o negativo no chassis.

Explico: O fio direto é para garantir que não haja nenhuma queda de tensão na alimetação elétrica do rádio e o aterramento é para proteção do equipamento e do usuário. Ok?

abraços

lg_gustavo
26/08/2004, 16:03
Ok !!! Agora acho que entendi ! Ligo o negativo do rádio até a bateria, e aterro esse negativo, ok ?

[]s

marcelino
26/08/2004, 16:33
SIM o mais próximo possível do local do rádio....

um abraço

Luiz Claudio
26/08/2004, 18:10
Marcelino,

Duas perguntas...


Alguns rádios de fabricação asiática trazem dois porta fusiveis, um no fio vermelho e outro no negativo, mantenha pois é recomendação do fabricante e segurança em dobro.

A utilização de um fusível no fio preto (negativo) é aconselhada para qualquer rádio ou somente para esses asiáticos?


NÃO coloque fusivel de capacidade superior ("amperagem maior") é perigoso danificar o seu rádio.

Qual a amperagem correta para esse fusível?

[]'s...

Pé na Lama
26/08/2004, 18:24
Amigo pé na lama, voce não está se entrometendo não, isto é um forum não??

Desculpe mas não é a mesma coisa. voce deve ligar o cabo negativo direto na bateria para o rádio e também o mais PROXIMO possível do rádio aterrar o negativo no chassis.

Explico: O fio direto é para garantir que não haja nenhuma queda de tensão na alimetação elétrica do rádio e o aterramento é para proteção do equipamento e do usuário. Ok?

abraços

mas...aterrando na lata o mais perto possivel do radio vc não estaria aterrando no negativo da bateria de qualquer jeito?? tendo em visto que ambos são pontos de aterramento?

Martin Melcop
26/08/2004, 19:02
Alll,

da uma ajuda ai.

Comprei o PX e agora comprei a antena e um cabo pronto. Só que me informaram que a antena tem que ser numa medida certa para ter a melhor ROE no canal 16. Peguei a tabela de frequencia, agora eu preciso saber que a frequencia que o canal 16 utiliza.....

Alguem me ajuda ai!!!

[]´s falantes, eu espero

marcelino
27/08/2004, 07:15
Senhores,

Vou tentar responder a todas as indagações:

Sim em tese os dois pontos de aterramentos são "identicos" porém a Motorola recomenda que se aterre o fio negativo o mais próximo possível do rádio por uma questão de menor resistencia ohmica e proteção do equipamento. A segunda consideração é que se garante em qualquer situação que caso ocorra um interrupção do fio negativo proveniente da bateria o rádio NÃO completará o seu circuito de alimentação pelo negativo da ANTENA, pois em muitos modelos de rádio isto trará problemas. Aconselha-se portanto a padronização, já que o ponto negativo DUPLO é uma questão de segurança. Ok?

A instalação de fusivel no fio negativo é uma questão de NORMAS, os fabricantes asiáticos em geral tem uma norma diferente de nos, ocidentais. Caso alguém queira instalar um fusivel no fio negativo pode faze-lo desde que: Observe o seu valor e tipo de fusivel fornecido no manual do produto, ou seja mesma amperagem para os dois fusiveis. Meu conselho é que mantenha o padrão do seu rádio, ok?

Quanto a frequencia do canal 16 ( 27.155 Mhz), apesar que voce não precisa dela para medir a ROE. Dê ma olha nas respostas de todo o tópico e não altere o comprimento do cabo. DETALHE, Sempre meça a ROE nos canais baixos 1 ou 2, no 16 e por último num canal alto, próximo do 40 ok? Por que? pois para cada frequencia podemos ter uma ROE diferente. Vale lembrar que ANTES de medir a ROE, apertando o PTT para transmitir, VERIFIQUE ANTES se não existe uma comunicação em andamento...

Um abraço

Martin Melcop
27/08/2004, 07:22
Marcelino,

obrigado pela resposta da frequencia.
Só para esclarece, nunca falei em cortar o cabo e sim a antena, para que adeque o tamanho do cabo, 3,5 m para que tenho o melhor ROE no canal 16

[]´s

marcelino
27/08/2004, 08:34
Prezado Die Hart

NUNCA corte a ANTENA, o ajuste do sistema irradiante do PX se faz no comprimento do cabo e NÃO na antena.

Um abraço

Pé na Lama
27/08/2004, 11:31
Senhores,

Vou tentar responder a todas as indagações:

Sim em tese os dois pontos de aterramentos são "identicos" porém a Motorola recomenda que se aterre o fio negativo o mais próximo possível do rádio por uma questão de menor resistencia ohmica e proteção do equipamento. A segunda consideração é que se garante em qualquer situação que caso ocorra um interrupção do fio negativo proveniente da bateria o rádio NÃO completará o seu circuito de alimentação pelo negativo da ANTENA, pois em muitos modelos de rádio isto trará problemas. Aconselha-se portanto a padronização, já que o ponto negativo DUPLO é uma questão de segurança. Ok?




AHMMMM...INTINDI HEHEHEH... ONTEM EU SAI DAQUI DO MEU SERVIÇO MEIO INDIGNADO E PENSATIVO COM ISSO... TINHA CHEGADO A CONCLUSÃO NOS MEUS PENSAMENTOS (SEM SABER SE ERA A VERDADE MESMO OU NÃO) QUE DEVIA TER ALGO HAVER COM A ANTENA, TIPO... ESTATICA, OU SEI LA O QUE...

POIS TRABALHO COM INSTALAÇÕES (PLAYER, AMPLIFICADORES E TUDO MAIS, POREM NUNCA MEXI NUM RADIO PX E SIMILARES) E AS INSTALAÇÕES SÃO SIMPLES DO JEITO QUE FALEI MESMO... FIQUEI CURIOSO MESMO QUANTO AO DUPLO ATERRAMENTO HEHEH POIS... SE FOSSE APLICAR ESTE DUPLO ATERRAMENTO EM TODOS OS ACESSORIOS QUE EU INSTALO HEHEHE O POLO NEGATIVO DA BATERIA IRIA FICAR UM TUCHO SÓ HEHE

MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO MARCELINO...

Wallace
27/08/2004, 11:38
NUNCA corte a ANTENA, o ajuste do sistema irradiante do PX se faz no comprimento do cabo e NÃO na antena.

Engraçado que os fabricantes de antena e cabos falam para acertar pelo corte da antena.
Talvez porque seja mais dificil refazer o cabo.
Na duvida eu não corto nada...;-)

Pé na Lama
27/08/2004, 11:39
Prezado Die Hart

NUNCA corte a ANTENA, o ajuste do sistema irradiante do PX se faz no comprimento do cabo e NÃO na antena.

Um abraço

HEHE QUERENDO CONHEÇER UM POUCO MAIS DESTE ASSUNTO...



JA VI MUITOS CARROS DE PASSEIO COM ANTENAS GIGANTES!, MARIA MOLE É ISSO?

EM COMPENSAÇÃO VEJO ALGUNS TAXISTAS COM ANTENAS (MARIA MOLE TAMBEM) SÓ QUE BEM PEQUENAS

E VIATURAS DE POLICIA COM UMA ANTENA QUE MAIS PARECE UMA AGULHA DE UNS 40CMS FINA...ESPETADA NUMA PEQUENA BASE TRIANGULAR


TEM DIFERENÇAS NESTAS ANTENAS?!?! EM QUESTÃO DE RECEPÇÃO E COMPATIBILIDADE?? TIPO... UM PX PODE USAR UMA ANTENA IGUAL AOS USADOS NA VIATURA (BEM DISCRETA) POR EXEMPLO?

marcelino
27/08/2004, 16:18
Amigos

Cada equipamento é um caso.

Notem que as antenas devem ser especificas para cada rádio:

PX opera em AM, faixa de frequencia de 27 Mhz, antenas dos mais variados tipos, as grandes (maria mole) ou outros tipos de antena:

Policia Rodoviária Federal, em alguns casos utilizam a faixa de 30 Mhz com antenas grandes, para longas distancias.

Em alguns casos o pessoal utiliza as faixas de (400 Mhz) ou (130-174 Mhz) faixas de UHF ou VHF utilizam vários tipos de antena.


quer dar uma olhada em antenas: http://antenas.aquario.com.br

Um abraço

andretomasi
27/08/2004, 19:22
Fala Marcelino,

Aproveitando seus conhecimentos, tenho uma antena da aquário B-2050..
http://antenas.aquario.com.br/radiocomunicacao/produtos/b-2050.jpg

Ela quebrou a metade de cima da antena, um pouco depois do "invólucro" da bobina. Tem como trocar só essa metade de cima? Onde consigo isso? Não achei aqui por perto ninguém que tenha.

[ ]´s

marcelino
28/08/2004, 09:22
Prezado Keko

Se a sua antena quebrou a haste metálica de aço, sem comprometer a bobina basta voce procurar uma haste compativel de aço inox e suas dimensões, PRINCIPALMENTE observe o seu comprimento e instale...

Se voce não encontrar aço inox substitua por aço normal, tendo o cuidado de limpar a corrosão de vez em quando...

Não deixe de medir a ROE depois disso.

Note, esta antena de PX tem altura de 66 cm

Infelizmente não tenho conhecimento se o fabricante pode fornecer peças de substituição mas, fora a bobina, todo o resto pode ser facilmente encontrado...Sem falar que talvez o frete seje mais caro que a haste...mas em todo o caso segue o telefone do fabricante: 0800-44-1515

um abraço

Luiz Claudio
29/08/2004, 17:56
Keko,

www.aquario.com.br

Entre em contato com eles, talvez eles tenham peças de reposição...

[]'s...

Rafa Band96
30/08/2004, 09:36
Ae Galera :D ,

Vamos ver se vc´s me ajudam,

Instalei o PX na minha band (eu de novo Marcelino e Luiz Marcelo!) com um instalador de som, fizemos tudo certinho só que o radio não fazia barulho algum, nesta quinta no Ibira testei o radio, ele so funiona num raio de uns 20mts, isso mesmo, só se o outro px, estiver bem proximo.
O grafico do radio pega o sinal, mas eu não escuto nada (fizemos o teste, mesmo não ouvindo nada e meu colega me chamando o radio mostrava sinal).
Mexemos no terra, no Ibira mesmo, fuça da qui, vira de lá e nada :x ....

Sugestões :roll: ?

P.S: Radio cobra DXII, antena Alan, com suporte aquarios fixado no parachoque de ferro trazeiro, o cabo deu certinho, passado por debaixo do assoalho.

marcelino
30/08/2004, 11:37
Amigos

A distancia é um pouco complicado, mas aí vão alguns itens a checar:

a) O rádio foi testado em bancada? Ele está bom? Potencia ok? Áudio de Recepção ok?
b) A ROE foi medida?
c) Foi montado algum conector ou voce usou um cabo pronto?

Com esta informações fica mais facil sugerir alguma coisa

um abraço

Rafa Band96
30/08/2004, 12:03
Amigos

A distancia é um pouco complicado, mas aí vão alguns itens a checar:
a) O rádio foi testado em bancada? Ele está bom? Potencia ok? Áudio de Recepção ok?
b) A ROE foi medida?
c) Foi montado algum conector ou voce usou um cabo pronto?
Com esta informações fica mais facil sugerir alguma coisa
um abraço

Marcelino :D ,

a) Não foi testado em bancada, cheguei a achar que estava com defeito, mas com outro px por perto ele funciona muito bem, e é zero bala.
b) Bem que queria medir, mas e pra achar alguem com este aparelho :? ...
c) O cabo e a antena são da Alan (cabo pronto), este cabo não vem com conector para ligar no px, comprei um e foi instalado, tb não testei outro cabo porque o conector que liga a antena (no cabo alan) é menor, e não tinha um maior.

Sinceramente, desconfio da capacidade destas antenas menores (alan de 1,60) vou trocar o cabo e testar com uma maria mole presidente.

A sua funcionava na boa Keko?

Sugestões :roll: ?

Abrass,

marcelino
30/08/2004, 12:54
Prezado amigo

Se voce puder teste o seu rádio em outro JEEP.

Se voce montou o conector do cabo, voce testou para ver se não esta em curto?

As antenas de 1,6 também devem falar numa distancia bem superior ao reportado. Voce leu as respostas dos tópicos? Existem varias considerações sobre a instalação da antena em veículos.

A medida de ROE pode ser feita emprestando um medidor de algum PX (procure um PX club)....

Um abraço

Rafa Band96
30/08/2004, 13:25
As antenas de 1,6 também devem falar numa distancia bem superior ao reportado. Voce leu as respostas dos tópicos? Existem varias considerações sobre a instalação da antena em veículos.

Marcelino, se vc tivesse que optar por uma antena de 1,60 ou uma Maria Mole, por qual vc optaria??

Abrass,

Wallace
30/08/2004, 13:40
A de 1,6 funciona muito bem.
Eu tenho uma Aquario B-2070 e dificilmente encontro alguém com melhor transmissão que eu.
Na recepção a distancia maria mole leva alguma vantagem justamente por estar mais alta... mas eu acho um trambolho muito grande.
Um cuidado que recomendo é verificar se a antena não vai quebrar ou ter algum problema se passar por algum lugar muito baixo.
Minha solução sempre foi instalar a antena na altura do capo.
No pára-choque acho baixo... no teto deve ter problema de quebra da antena.
Na altura do capo não é o ideal, mas funciona.
Devo estar no Ibira e posso ajudar no teste.
Alias era só ter informado que não tinha tido bom resultado, pois eu estava lá e com a antena e rádio na Cherokee (não estão sempre lá).

Rafa Band96
30/08/2004, 13:53
A de 1,6 funciona muito bem.Alias era só ter informado que não tinha tido bom resultado, pois eu estava lá e com a antena e rádio na Cherokee (não estão sempre lá).

Valeu Wallace, quinta te procuro!!

Abrass,

Luiz Claudio
31/08/2004, 02:01
...ele so funiona num raio de uns 20mts, isso mesmo, só se o outro px, estiver bem proximo.
O grafico do radio pega o sinal, mas eu não escuto nada (fizemos o teste, mesmo não ouvindo nada e meu colega me chamando o radio mostrava sinal).

Rafa,

Quando você fez esse teste o botão SQUELCH estava totalmente aberto?

Se você chega a ver o sinal no mostrador mas não escuta nada pode ser esse o caso, faça um novo teste prestando atenção para ver se esse botão está totalmente virado para a esquerda (SQUELCH aberto).

Muitas vezes o problema pode ser bem mais simples do que parece...

[]'s...

Rafa Band96
31/08/2004, 08:31
Quando você fez esse teste o botão SQUELCH estava totalmente aberto?
Se você chega a ver o sinal no mostrador mas não escuta nada pode ser esse o caso, faça um novo teste prestando atenção para ver se esse botão está totalmente virado para a esquerda (SQUELCH aberto).
Muitas vezes o problema pode ser bem mais simples do que parece...
[]'s...

Ae Luiz Claudio :D ,

Testamos aberto, fechado, de cabeça pra baixo.... nada, acho que não é o SQUELCH, o que é mais estranho é que o px não faz barulho algum, pode mudar de canal a vontade, nenhum chiado, mas se tiver um PX do MEU lado ai o tranqueira funciona!
Testei com mais 3 caras que tem PX, ninguem entendeu... :roll: Se vc tiver lá na quinta eu te pago uma cerva e vc tenta resolver esse misterio tb!

Se ninguem descobrir eu chamo o Padre Quevedo :twisted: !

Abrass,

andretomasi
31/08/2004, 08:46
www.aquario.com.br

Entre em contato com eles, talvez eles tenham peças de reposição...


Fala Luiz, valeu a dica, mas.. Brasil é Brasil.. :roll: A Aquário vende a haste que preciso, apenas a metade superior da antena, só a haste sem a bobina, por R$ 35,00. Sabem quanto custa uma antena nova, INTEIRA, na RadioHaus? R$ 29,39 :shock: :x

Dá pra acreditar? :?

Vou ficar com a dica do Marcelino, comprar uma haste metálica e transformar na parte que falta da antena.

[ ]´s

lg_gustavo
31/08/2004, 11:38
www.aquario.com.br

Entre em contato com eles, talvez eles tenham peças de reposição...


Fala Luiz, valeu a dica, mas.. Brasil é Brasil.. :roll: A Aquário vende a haste que preciso, apenas a metade superior da antena, só a haste sem a bobina, por R$ 35,00. Sabem quanto custa uma antena nova, INTEIRA, na RadioHaus? R$ 29,39 :shock: :x

Dá pra acreditar? :?

Vou ficar com a dica do Marcelino, comprar uma haste metálica e transformar na parte que falta da antena.

[ ]´s

R$ 29,39 ??? Qual antena ??? Onde ??? Tô precisando de uma... só tenho uma com bobina central e acho ela fraca... e da velha maria mole só sobrou a haste...

[]s

Luiz Claudio
31/08/2004, 14:27
Testamos aberto, fechado, de cabeça pra baixo.... nada, acho que não é o SQUELCH, o que é mais estranho é que o px não faz barulho algum, pode mudar de canal a vontade, nenhum chiado, mas se tiver um PX do MEU lado ai o tranqueira funciona!
Testei com mais 3 caras que tem PX, ninguem entendeu... :roll: Se vc tiver lá na quinta eu te pago uma cerva e vc tenta resolver esse misterio tb!

Rafa,

Acho que o certo seria testar seu PX em outro carro e outro PX no seu carro, assim pelo menos a gente descobre se o problema está sendo ocasionado pelo rádio ou pela instalação que foi feita na Band.

Quinta-feira estarei no Ibira e a gente tenta descobrir o que está acontecendo...

O Padre Quevedo a gente chama só em último caso!!!

[]'s...

Luiz Claudio
31/08/2004, 14:34
Fala Luiz, valeu a dica, mas.. Brasil é Brasil.. :roll: A Aquário vende a haste que preciso, apenas a metade superior da antena, só a haste sem a bobina, por R$ 35,00. Sabem quanto custa uma antena nova, INTEIRA, na RadioHaus? R$ 29,39 :shock: :x

Dá pra acreditar? :?

Keko,

Realmente tem coisas que não dá pra entender, me lembro quando tive um celular que queimou a placa e o conserto iria sair mais caro que comprar um aparelho igual novo. Adivinhe o que eu fiz...

O melhor realmente é seguir a dica do Marcelino, só lembre de medir a ROE antes de fazer qualquer transmissão para ter certeza que a adaptação ficou legal.

[]'s...

Luiz Claudio
31/08/2004, 14:42
Sabem quanto custa uma antena nova, INTEIRA, na RadioHaus? R$ 29,39

R$ 29,39 ??? Qual antena ??? Onde ??? Tô precisando de uma... só tenho uma com bobina central e acho ela fraca... e da velha maria mole só sobrou a haste...

Gustavo,

Eu não sei a qual modelo de antena o Keko se referiu, mas dê uma fuçada no site da RádioHaus...

www.radiohaus.com.br

[]'s...

andretomasi
31/08/2004, 16:42
Fala Gustavo! A antena que falei por esse preço é essa mesma, com bobina central, igual a que eu tenho e que quebrou. Mas já estou me desvencilhando dela e partindo pra uma antena fixa e maior.

[ ]´s

marcelino
14/09/2004, 08:07
Prezado Rafa

Voce conseguiu resolver o problema do seu rádio?

Rafa Band96
14/09/2004, 10:54
Prezado Rafa
Voce conseguiu resolver o problema do seu rádio?

Marcelino e All :D ,

Deixei de lado a instalação do PX na Band do meu pai (essa que deu errado) e fui fazer na minha.
A unica mudança de uma instalação para a minha band foi a antena, coloquei uma maria mole da presidente, o PX funcionou na boa, esse final de semana concluirei a instalação da band do meu pai, vou fixar uma maria mole no lugar da Alan para ver no que dá, cada vez mais acho que esta antena (ou cabo) Alan veio com defeito.
Segunda posto a "conclusão" aqui.
Valeu a todos pela ajuda :D !

Abrass,

P.S: Luiz Claudio, furei contigo no Ibira mas tinha uns toyoteiros de outro estado lá e acabei ficando com o pessoal.
Agora... que Engesão da hora hein??? Tá show, parabéns!!

Luiz Claudio
15/09/2004, 03:34
Fala Rafa,


A unica mudança de uma instalação para a minha band foi a antena, coloquei uma maria mole da presidente, o PX funcionou na boa...

Legal, pelo menos você já descobriu que o rádio está funcionando.

Agora só falta descobrir em que parte da instalação feita na Band do seu pai está o problema (antena, cabo, conectores, ligação elétrica, aterramento, etc).


Luiz Claudio, furei contigo no Ibira mas tinha uns toyoteiros de outro estado lá e acabei ficando com o pessoal.
Agora... que Engesão da hora hein??? Tá show, parabéns!!

Precisando de qualquer coisa é só chamar e, independente do PX, aparece lá no Cabral pra gente tomar uma cerva.

O Barão Vermelho agradece os elogios...hehehe...

[]'s...

marcelino
15/09/2004, 08:08
Rafa

Se voce seguiu o mesmo procedimento nas duas instalações, realmente a antena pode ser suspeita, podendo ainda sobrar as seguintes alternativas:

a) Conector com problemas; Veja se não há curto entre positivo e negativo, por solda ou isolação ruim.
b) Cabo coaxial mastigado, qualidade ruim ou comprimento errado; Procure por pontos prensados ou mastigados no cabo.

Para tirar a dúvida retire a antena do Toyota do Papito e mesmo sem passar o cabo por dentro do seu carro, fixea num ponto aterrado e teste o conjunto, ( o ideal seria com um medidor de ROE ou Wattimetro).

Um abraço

AD
22/01/2005, 17:44
Complicado.......
Alguém pode indicar um bom montador.

Luiz Claudio
22/01/2005, 17:49
Complicado.......
Alguém pode indicar um bom montador.

AD (qual seu nome?),

Você quer intalar o PX na viatura ou já tem ele instalado e quer resolver algum problema???

[]'s...

AD
22/01/2005, 20:15
Quero instalar na minha Tracker

António Duarte

Luiz Claudio
22/01/2005, 20:41
Antonio,

A instalação não é tão difícil como parece, é muito similar a instalação de um rádio AM/FM...

A maior diferença é a bendita estacionária (ROE), mas se você comprar um cabo que já venha na medida certa fica bem mais fácil.

A antena vem com um esquema de instalação, não tem segredo...

A ligação elétrica é padrão, basta ligar o positivo e o negativo diretamente na bateria do carro. No fio vermelho (positivo) é recomendável ter um fusível entre o rádio e a bateria.

Se você tiver qualquer dúvida é só ir perguntando que a gente vai tentando te ajudar, ok?

[]'s...

AD
22/01/2005, 23:50
OK
Muito Obrigado

António Duarte

wagnerlopes
03/02/2005, 17:05
Ola Pessoal,

Fiquei sabendo que na Sta Efigenia tem uma galeria que vende Radio PX, alguem sabe o endereço ?

Valeu.

wagnerlopes
03/02/2005, 17:08
Desculpe poluir a lista, vi o endereço em outra discussão.
St Efigenia 611. :oops: :oops: :oops:

Luiz Claudio
03/02/2005, 17:28
Wagner,

Vale a pena também você dar uma fuçada no Mercado Livre, lá sempre tem uma grande variedade de rádios à venda...

[]'s...

wagnerlopes
03/02/2005, 17:47
Valeu a dica Luiz.
Vou dar uma olhada por lá também, embora ache meio complicado o esquema de venda do mercado livre, lance, etc...

marcelino
03/02/2005, 18:01
Pessoal,

Infatizo, se for rádio USADO levem-no a um bom técnico para verificar se está ok...

Segue o nome de um colega que conserta e trabalha com rádios PX:

Anderson, fone: 8112-2191 ou 6499-1568

JairoM
04/04/2005, 11:08
Amigos,

Alguem tem alguma dica (luz pra um "ainda cego") ?
1- alguem pra fazer a instalação de um PX no Rio de Janeiro ?
2- sugestão de instalação de antena em uma Mitsubishi L200 GLS ?

Obrigado,
Jairo

marcelino
04/04/2005, 11:40
Amigo,

No Rio não conheço ninguém, porém vale a dica, recorra a um PX club que eles com certeza te indicarão alguém de confiança....

Um abraço

JairoM
04/04/2005, 11:51
Alguma dica de PX Club aqui na cidade do Rio de Janeiro ?

Um amigo me falou das antenas Electril http://www.electril.com/ como sendo de gente e equipamentos muito confiaveis, ha mais de 20 anos.

Isso ajuda a voces ? A sede (fabrica) fica em São Paulo - capital.

[ ]s
Jairo

marcelino
04/04/2005, 15:11
Sim o pessoal a Electril é muito conhecido, principalmente no meio dos Radioamadores.

Temos também a ARS que fabrica antenas para todas as faixas comerciais....

Converse com algum usário de rádio móvel na cidade, taxista, motorista de caminhão, perueiro (aquele que utiliza Kombi para serviço..não entendam mal por favor)....

Existe ainda um tópico que inseri para técnico instalador aqui de Arujá, em São Paulo, telefone e quem sabe ele conhece alguém na cidade do Rio.

Um abraço

marcelino
05/04/2005, 07:56
Amigos

Para descobrir um PX clube ou obter informações bem interessantes do mundo da faixa do cidadão acessem o site:

http://sitedopx.vilabol.uol.com.br/principal.htm

Vale a pena....

JairoM
06/04/2005, 20:08
Amanhã, 7/4 estarei pegando meu radio, um cobra 19 DX ULTRA, com o fornecedor aqui no Rio de Janeiro. (Araujo - 21-2450-2466). To pagando 195,00
Compro a antena Aquario na Redesat (21 2222-9057)
E levo pro tecnico fazer a instalação correta (Fernando 21 2201-9289) Por 40 pratas ele vai me instalar o Radio e a antena... seriço limpo e medir a ROE tambem.

Aviso quando já puder estar no ar....
[ ]s a Todos, e obrigado pela inestimável ajuda.

Dmark
06/04/2005, 23:45
Opas! Alguém tem informação de onde compro/instalo cabos e antenas Aquarius em POA?

marcelino
07/04/2005, 07:18
Amigos

A Aquarius tem características mais próximas ao cliente final, consultem o site para verificar a lista de revendas na sua região.

um abraço

Dmark
07/04/2005, 12:31
Não achei o link e descobre pra vender uma AQ!UARIUS e uma AQUARIOS... Alguém tem o link da quente?

marcelino
07/04/2005, 13:57
Senhores

O link certo é:

http://antenas.aquario.com.br/

um abraço

Dmark
07/04/2005, 14:31
Valeu! Já entrei em contato! Pra protejer o contato da antena com o carro, já vi usarem termoretrátil... confere?

marcelino
07/04/2005, 15:11
Senhores,

O espaguete termo-contrátil é muito bom, porém se o condutor a ser protegido fizer uma curva aconselho a cortar o esguete com o dobro da área a ser protegida.

Se a área a ser protegida for o conector e o parafuso, utilize cola de silicone que é melhor....funciona com isolante. Outra alternativa é aqueles fita isolante liquida (uma espécie de borracha liquida que ao secar vira um isolante de borracha).

Dmark
08/04/2005, 18:19
Esta isolante líquida é nova pra mim... tem a fita autofusão também... Mas pra isolar da lata, nada de bolinha de tênis?

No ML tem um cidadão que vende a Maria-mole + cabo + suporte por 94 pilas. Aquario

tpidealli
18/04/2008, 12:00
Pessoal,

Estou com dois problemas no PX:

1º escuto ruido do parabrisa, ar condicionado etc.. no radioPX.
2º O Myke não está transmitindo nada... fiz alguns testes ninguem me escuta.

Alguem saberia responder o motivo?

Abraços