PDA

Ver Versão Completa : Duvida, 33 ou 31" em samuka com eixos de rural?

diogo ludovico
29/02/2008, 18:15
Pessoal, estou trocando os eixos originais por um par de rural, e ainda estou erguendo o carro com o kit de suspenção do Fabiano.
Uso meu samuka no dia a dia, já que este é meu unico carro, o plano original era colocar peneus 31", porem muitos dizem que assim ficarei com um vão livre menor que com os eixos originais.
Outra duvida é, usarei a relação 4,88/1, o que dá 25% de redução em relação ao original do samuka. esta redução me parece suficiente para os 33", porem tem algum perigo de sobrecarregar o restante do conjunto t-case, motor etc?
Meu samurai é 97, portanto com caixa por correntes, assim fico com receio de que o peso dos 33" possa comprometer a caixa.
Pretendo manter minhas rodas, aro 15 tala 8, com ofset -6, me disseram que dá para colocar os 33", eles só ficarão mais fechados, isso procede??
de qualquer forma já estou modificando a altura e terei que fazer pralamas (fenders), pois os eixos de rural são maiores, assim pensei em tirar algumas duvidas, pois esta semana começo o serviço na oficina.

Agradeço desde já a ajuda de todos, e assim que começarem os serviços vou colocando fotos lá na seção frota 4x4:mrgreen:

AlemãoRS
01/03/2008, 15:26
Vai direto pros 33", já está fazendo várias modificações para trocar os eixos, aproveita e já faz tudo pensando nos pneus maiores, se não daqui um tempo vai querer pneus maiores e vai gastar novamente.
Pneu 33" fica bom em roda tala 8", não tem problema algum..

joão k. chikui
01/03/2008, 16:22
Diogo
Depende muito do tipo de trilha que existe por aí e faz teu perfil.
Pedra , erosão , areia, lama sem facão , lama com facão alto....

zelucas
01/03/2008, 16:33
Se sua roda for aro 15 tala 8'' com off-set só -6 vai ficar ideal. A tala da roda está perfeita para o pneu, mais que isso o pneu corre o risco de sair fora da roda nas trilhas quando é baixada a pressão.

[]s

diogo ludovico
02/03/2008, 01:45
Pois é, penso realmente em já colocar os 33" e acabar com tudo de uma vez só.
Uso o carro no dia a dia, inclusive em viajens, e minha unica preocupação é com um possivel sobreesforço do conjunto cambio / caixa de tração, alem de um aumento significativo no consumo.
Quando vi que minhas rodas servem, ai que animei mesmo, pois assim não é um gasto a mais a troca das rodas.
Na oficina tem uns peneus 33" encostados, ai testarei na pratica para ver se cabem certinho.

Alexandre X
02/03/2008, 09:46
Eu partiria para os 35" direto, assim vc gasta uma vez só.
Por os eixos possuirem um relacão curta, o esforço da tcase será menor.

diogo ludovico
02/03/2008, 12:06
Alexandre, realmente os 35" ficariam perfeitos, mas como o samuka é meu unico carro, não posso deixa-lo muito "animal", pois ai fica dificil de usa-lo na cidade ou em viagens.
Com os 33" ele já ficará muito alto, porem compensdo pela maior largura dos eixos, mas penso que com 35" os homi não vão deixar eu rodar em rodovias ou na cidade com ele...
Alguem ai tem um samuka com 35" rodando no dia a dia?? Se tiver me avise que ainda está em tempo....hehehehee:mrgreen:

Alexandre X
02/03/2008, 20:28
Eu tinha 36" nunca dei muita sopa pros homi, nao. Agora to indo pros 38

diogo ludovico
03/03/2008, 15:02
Alxandre, voce que entende das contas, meu samuka com motor original e caixa original por correntes, + eixos de rural com relação 4,88/1 + peneus 33" vai ficar com um resultado final mais curto ou mais longo que o conjunto original do samurai (peneus 205 e relação 3,09/1)?
Seria o caso de eu colocar uma relação mais reduzida? tipo a 5,33?? (acho que é isso:roll:)
Queria um conjunto que ficasse o mais proximo do original, ou de preferencia levemente reduzido. sei que com os 31" o carro ficaria 13% mais reduzido, e queria pouca coisa, coisa de 5% mais reduzido mesmo com os 33"
Agradeço desde já:concordo:

WOT
03/03/2008, 15:45
Com a relação 4,88:1 e os pneus 33" vc vai ficar 30% mais reduzido q o original.
A relação ideal para ficar igual ao original seria algo como 3,76:1.
Pesquisando na internet vi q existe a relação 3,92:1, o q pra o q vc quer seria o ideal.
Com pneus 33" e esta relação ficaria 4% mais reduzido q o original.

E uma pequena correção:

Queria um conjunto que ficasse o mais proximo do original, ou de preferencia levemente reduzido. sei que com os 31" o carro ficaria 13% mais reduzido, e queria pouca coisa, coisa de 5% mais reduzido mesmo com os 33"

Com os pneus 31" e a relação original o carro fica 13% mais LONGO, não reduzido.

Abraços

Fabil
03/03/2008, 17:05
WOT... vc tá esquecendo de uns detalhes ae nessa conta...

relacao de diferencia de samruai helicoidal = 3.909:1
relacao dos eixos de rural do diogo = 4.88:1
eixos de de rural = 25% MAIS reduzido que o de samurai

lembrando que o samurai originalmente vem com pneus 26.5" (207/70-15)

se vc colocar pneus 31" no samurai vc vai alongar a relacao em 16%
se colocar pneus 33" no samurai vai alongar em 24%

entao se o Diogo hj rodando com pneus 33" no eixo de rural com relacao 4,88:1 ele vai ficar quase igual a relacao original do samurai ( rodando com os pneus originais) apenas uma mixaria mais reduzido que seriam beneficos pelo peso extra do conjunto.

se partir p/ uma relacao 5.33 de rural vai ficar uns 10% MAIS reduzido... ficaria muito bao tb, dando uma agilidade bacana no transito... digo isso pq eu quando coloquei xcrawler no meu samurai fiquei 1 ano rodando com os pneus pequenos ( 205/75-15) o que me dava uns 12% de reducao, e o carrinho ficava uma delicia no transito, bem esperto, tanto que hj eu uso pneu 31" ( o que praticamente corrigiu a relacao deixando a proxima da original) e sinto saudade do samurai esperto que eu tinha... cogitei até a hipotese de eu comprar um kit de reducao 5.14:1 mas ficaria muito caro e desisti... hj me acostumeir de novo ao carro... mas que 12% mais reduzido era uma delicia isso era...hehehe

T+

WOT
04/03/2008, 08:28
Na verdade eu não esqueci nada, não...
É que não sabia a relação exata do diferencial do Samurai e usei a relação q o diogo ludovico postou na mensagem anterior. Só q ele colocou 3,09 ao invés de 3,909.
Nesse caso, minhas desculpas, tá certo o Fabil.

Abraços

diogo ludovico
16/04/2008, 10:52
Pessoal, abri o eixo de rural e me deparei com a relação 4.27, quando precisaria da 4.88 para perfeito ajuste com os pneus 33", porem esta relação apresenta um conjunto de molas que parece ser um tipo de bloqueio ou diferencial de deslizamento limitado, e egundo o meca, este sistema não cabe na coroa pião 4.88, ou seja eu perderia este conjunto pois seria trocada por uma 4.88 comum.
minha duvida é, será que o samurai com motor, cambio, caixa de tração originais e eixos de rural + pneus 33" com esta relação 4.27 ficaria muito longa? tendo em vista o uso do carro no dia a dia?
Ai vão umas fotos do conjunto 4.27

Alfredo Stavale
16/04/2008, 11:05
Caraleô!eixos de rural!? não é muito mais largo que os originais?
quem está fazendo essa empreitada de colocar?

eu acredito que 33" é perfeito.

quero ver fotos!!!!

Natanael Junior
16/04/2008, 15:01
33 no mínimo. Senão perde uma das melhores coisas do samuca que é o vão livre. Isso porque as bolas dos diferenciais de rural são bem maiores que as dos eixos originais. Pode parecer besteira mas um pouquinho de vão livre que seja faz uma diferença ANIMAL na trilha.
[]

diogo ludovico
16/04/2008, 21:27
Já está decidido pelos 33", agora só falta arrumar uma relação 4.89:1 ou 5.27:1 para não ficar com o carro xoxo.
Consegui 2 bloqueios 75%, mas estão com coroa e piuão 11/47 o que dá 4.27 insuficiente para os 33".

WOT
17/04/2008, 08:58
Com essa relação (4,27:1) e pneus 33" vc vai ficar com o carro em torno de 10% mais longo/fraco que o original.
SE vc colocar uma Xcrawler com o diferencial 4,27 fica igual ao original em H, e em L fica ótimo pras trilhas!
Como, pelo q vi, vc tem o samuka como carro pro dia-a-dia, essa relação 10% mais longa (sem a X-crawler) vai te incomodar um bocado.
Se vc quiser ficar com os eixos 4,27:1 e colocar a X-crawler, fica:
-Igual original em 4x2 e 4x4H
-64% mais reduzido em 4x4L
Se quiser trocar a relação pela 4,89:1, fica:
-3% mais reduzido em qualquer situação
Se quiser ficar com a 4,27:1 e os 33" sem mudar mais nada:
-10% mais longo em qualquer situação.

Com relação a custo, ou vc gasta com a relação 4,89 + bloqueio, ou gasta com a X-crawler.
Analise e verifique o que seria melhor pra sua situação. Se conseguir bancar a X-crawler, é o q eu faria. Relação original na cidade e um monstro na trilha.

Abraço!

Fabil
17/04/2008, 09:14
Negativo WOT..

esqueceu que o samurai dele é 97?/ tcase de corrente... entao a menos que ele troque pela tcase de engrenagens + xcraw 4.16 a conta nao bate...

mesmo se ele colocar Xcraw na de corrente ela só reduz 25% tanto em H e L ..

eu mudaria a coroa e pinhao p/ 4.88 mesmo ( ou 5.27), afinal C&P de D44 é facil de achar e vc sabendo negocioar compra barato

T+

diogo ludovico
17/04/2008, 10:02
Pois é, o bloqueio eu já tenho os dois, agora estou decidindo é se coloco a relação 4.89 ou 5.27, tenho receio que a 4.89 por ficar justa deixe o carro um pouco lerdo devido ao aumento de peso e que a 5.27 deixe o carro muito reduzido sem velocidade final de 100km/h no minimo, pois preciso viajar com o carro.
A duvida está ai, estou tendendo para a 5.27, pois alem de tudo, receio que com o maior resistencia dos 33" mesmo a relação com a 4.89 ficando igual ao original o carro fique xoxo devido o peso e resistencia extra dos 33"
WOT, minha caixa é por corente, asim prefiro arrumar tudo só no eixo, para evitar ter que abrir a caixa de tração.

WOT
17/04/2008, 10:30
Qdo citei a Xcrawler, quis dizer a 4.16 mesmo, esqueci que agora tem dois tipos, foi mal...
Olhando por outro ângulo agora então...
Pro carro ficar com a mesma relação peso/força:
Com relação 4,89:
-Peso pode aumentar 25Kg em relação ao original
Com relação 5,27:
-Peso pode aumentar 100Kg em relação ao original.
Assim, com a relação 5,27:1, a dirigibilidade (torque) do carro fica melhor, mas a velocidade fica 10% menor q era qdo original nas mesmas condições (rpm, marcha, etc).
Pra solucionar o problema da velocidade e do peso ao mesmo tempo, só aumentando o torque do motor.

Abraço.

Alexandre X
17/04/2008, 22:24
A relação da rural não seria 5.38? 5.27 pra mim é novidade. A mais parecida com isso que conheco é da Hilux 37/7 que da 5.285

WOT
18/04/2008, 11:30
A relação da rural não seria 5.38? 5.27 pra mim é novidade. A mais parecida com isso que conheco é da Hilux 37/7 que da 5.285

É verdade...
Fui fazendo as contas e nem reparei nisso. Tb nunca tinha ouvido 5,27:1 p/ Dana 44.
Hahahahah

Abraço

diogo ludovico
18/04/2008, 12:49
Putz!:putz: foi mal, viajei nas contas, a relação é a 5.38 mesmo, confundi com a 4.27 (11/47) que veio nos eixos:parede:

Alexandre, bem que eu queria um Xcrawler 4.16, mas R$3500,00 tá puxado na atual conjuntura (eixo de rural + pilha de peças + 33" + MO), alem disso acho que com a 5.38 mesmo com os 33" o carro ficará forte o suficiente...será?
Nos calculos anteriores, foi mostrado que a relação 4.89 seria "justa" para os 33", com o caro ficando 1% mais reduzido, porem me preocupa que esta margem pequena acabe deixando o carro xoxo quando com 4 pessoas ou com carga maxima, lembrando que uso o carro no dia a dia.
Sendo assim procurei qual seria a relação mais reduzida que a 4.89 e encontrei a 5.38, que segundo o o pessoal daki do forum daria 10% mais reduzido.
Alias esta é a mesma relação usada pelo Chocolate, o outro samurai daki do forum com pneus 33 e eixos de rural, assim se deu certo lá, vamos copiar....

leo cabral
18/04/2008, 14:23
me tira uma dúvida , se o carro é para o dia a dia e terá segundo você de levar até 4 pessoas , qual o intuito de toda essa modificação? ficar mais bonitinho com os "pneuzãos"?

equipeminas4x4
18/04/2008, 16:42
Putz!:putz: foi mal, viajei nas contas, a relação é a 5.38 mesmo, confundi com a 4.27 (11/47) que veio nos eixos:parede:

Alexandre, bem que eu queria um Xcrawler 4.16, mas R$3500,00 tá puxado na atual conjuntura (eixo de rural + pilha de peças + 33" + MO), alem disso acho que com a 5.38 mesmo com os 33" o carro ficará forte o suficiente...será?
Nos calculos anteriores, foi mostrado que a relação 4.89 seria "justa" para os 33", com o caro ficando 1% mais reduzido, porem me preocupa que esta margem pequena acabe deixando o carro xoxo quando com 4 pessoas ou com carga maxima, lembrando que uso o carro no dia a dia.
Sendo assim procurei qual seria a relação mais reduzida que a 4.89 e encontrei a 5.38, que segundo o o pessoal daki do forum daria 10% mais reduzido.
Alias esta é a mesma relação usada pelo Chocolate, o outro samurai daki do forum com pneus 33 e eixos de rural, assim se deu certo lá, vamos copiar....
se não regular essa cora/pinhão muito bem regulado, rapidinho vai pro saco.

[]´s

Fabil
18/04/2008, 17:01
se não regular essa cora/pinhão muito bem regulado, rapidinho vai pro saco.

[]´s

como assim "essa" ... se nao regular muito bem, qualquer C&P vai rapidinho p/ o saco néh?? ou sé essa 5.38 é critica?

T+

equipeminas4x4
18/04/2008, 17:13
como assim "essa" ... se nao regular muito bem, qualquer C&P vai rapidinho p/ o saco néh?? ou sé essa 5.38 é critica?

T+
essa é mais crítica, pois tem mais dentes e eles são mais finos. Pra quebrar as quinas não custa nada.

Fabil
18/04/2008, 17:21
entao a 5.83 deve ser pior ainda nao?

Ô boneca, abre o msn ae.. preciso ver um lance com vc.

T+

equipeminas4x4
18/04/2008, 17:27
5.88 vc quis dizer né??? Essa ae eu já disisti de usar no Kalango por causa de quebras.

diogo ludovico
18/04/2008, 18:58
Leo, deixa eu esclarecer.
Não tenho $$$ para bancar dois veiculos, ah se eu tivesse ai muita das minhas preocupações seriam resolvidas. Pelo contrario, só posso ter uma viatura, e esta é o meu samurai. A principio iria colocar os 31", para isso comprei o kit do fabil, porem quando descobri que meus diferenciais estavam destruidos, acabei optando pelos de rural, para que os 31" não ficassem no limite do eixo.
Mas como uma coisa puxa a outra, muitos me diseram que com eixos de rural + 31" eu ficaria com um vão inferior aos eixos originais + 31", assim como tanto pra o 31 quanto para os 33" 90% do serviço seria o mesmo (adaptação etc), migrei para os 33", que por sina lairiam a R$ 56,00 mais caros cada que os 31".
A questão é, mesmo sabendo que ele ficará um pouco "grande", ainda sim será meu caro do dia a dia, ou seja, terei sim que carregar 4 pessoas, ou bagagem em uma viagem, ainda pretendo colocar um bagageiro com hilift e pelo menos uma galão de gasolina para deslocamentos maiores.
Conversando com jipeiros daki de Goiânia, inclusive com proprietários de outros samurais, descobri que tinha que me atentar não somente a relação mas tb o peso do carro.
Exemplo é o Walter, ele tem um samurai 95 com Xcrawler 4.16, pneus 30" guincho de 12000 libras, quebramato, baguageiro com hilift, alem de 2 galões de gasolina de 10L cada presos no bagageiro.
O que ele me relatou é que mesmo com o Xcrawler, quando o carro está lotado (ele usa em expedições) ele sente o caro fraco, a relação está perfeita, na verdade seria perfeita com uso de pneus 31", porem com quase 400Kg de carga (contando o passageiro e o motora) acaba que fica fraco para o motor de 69CV do samurai.
Dai minha preocupação entre usar a relação 4.89 que seria 1% mais reduzida ou a 5.38 que seria 10% reduzida, pois sei que os 33" pesam um bocado, e quero deixar o caro de forma que este não fique limitado ou fraco demais.

Marcel, obrigado pelo alerta, verificarei com atenção a regulagem da coroa pião bem como o uso de leo especial para diferenciais com bloqueio LSD.

leo cabral
19/04/2008, 00:52
Leo, deixa eu esclarecer.
Não tenho $$$ para bancar dois veiculos, ah se eu tivesse ai muita das minhas preocupações seriam resolvidas. Pelo contrario, só posso ter uma viatura, e esta é o meu samurai. A principio iria colocar os 31", para isso comprei o kit do fabil, porem quando descobri que meus diferenciais estavam destruidos, acabei optando pelos de rural, para que os 31" não ficassem no limite do eixo.
Mas como uma coisa puxa a outra, muitos me diseram que com eixos de rural + 31" eu ficaria com um vão inferior aos eixos originais + 31", assim como tanto pra o 31 quanto para os 33" 90% do serviço seria o mesmo (adaptação etc), migrei para os 33", que por sina lairiam a R$ 56,00 mais caros cada que os 31".
A questão é, mesmo sabendo que ele ficará um pouco "grande", ainda sim será meu caro do dia a dia, ou seja, terei sim que carregar 4 pessoas, ou bagagem em uma viagem, ainda pretendo colocar um bagageiro com hilift e pelo menos uma galão de gasolina para deslocamentos maiores.
Conversando com jipeiros daki de Goiânia, inclusive com proprietários de outros samurais, descobri que tinha que me atentar não somente a relação mas tb o peso do carro.
Exemplo é o Walter, ele tem um samurai 95 com Xcrawler 4.16, pneus 30" guincho de 12000 libras, quebramato, baguageiro com hilift, alem de 2 galões de gasolina de 10L cada presos no bagageiro.
O que ele me relatou é que mesmo com o Xcrawler, quando o carro está lotado (ele usa em expedições) ele sente o caro fraco, a relação está perfeita, na verdade seria perfeita com uso de pneus 31", porem com quase 400Kg de carga (contando o passageiro e o motora) acaba que fica fraco para o motor de 69CV do samurai.
Dai minha preocupação entre usar a relação 4.89 que seria 1% mais reduzida ou a 5.38 que seria 10% reduzida, pois sei que os 33" pesam um bocado, e quero deixar o caro de forma que este não fique limitado ou fraco demais.

Marcel, obrigado pelo alerta, verificarei com atenção a regulagem da coroa pião bem como o uso de leo especial para diferenciais com bloqueio LSD.

show de bola a idéia então, boa sorte na reta final dessa transformação!!

raphaelmacae
20/04/2008, 14:12
fala amigo, tbm estou colocando eixos de rural no meu samurai, estou acompanhando seu projeto, assim que puder coloque fotos.

abraço!

equipeminas4x4
22/04/2008, 09:15
sinto avisar-lhe, que colocando os eixos de rural, seu samurai nunca mais será o mesmo para uso diário muito menos em viagens. Não creio que consiga andar a 100km/h com esta configuração.

[]´s

Alfredo Stavale
22/04/2008, 10:18
você mudou todas as caracteristica do carro, eu acho melhor tu viajar de onibus pois esse carro a 100km/h deve ser um perigooo.

estuda isso direitinho pra investir e não se decepcionar depois´.

boa sorte!!

diogo ludovico
22/04/2008, 10:55
Marcel, se a velocidade ficar entre 80 e 100 já está bom, pois é esta velocidade que costumava colocar antes.
Sei que ele ficará um pouco "desengonçado" no dia a dia, mas será que ficaria inpraticavel? porque?
Uso o carro 80% na cidade e 20% em viagens aonde quase sempre pego estradas de terra e na maioria das vezes sem estrada (andando dentro de fazendas), já que sou Engenheiro Agrônomo.
Sei que o caro ficará instavel em velocidades maiores, mas vc quer dizer que o carro ficará muito reduzido e com isso não passará dos 100km/h?
Estou tentando conciliar o samuka como unico carro, não tenho condições de ter 2 veiculos no momento, e confesso que atualmente o projeto já está quase 100% :shock: acima do que havia planejado (pneus 31" eixos originais e suspenção do fabil com 15cm a mais):roll:
Como dizem....tá no inferno? então abraça logo o capeta!:twisted:

equipeminas4x4
22/04/2008, 11:25
Diogo,

a questão é que não existe almoço grátis, como diria um americano forista. Qto mais vc melhora para o uso off-road, pior o carro fica para o uso diário. Não tem como fazer milagre. Não tem condições de ter 2 carros, mantém 1 pra uso misto sem inventar demais, pois a grana que vc tá enfiando nestas modificações não tem retorno, tá jogando grana fora mesmo. Como já falei várias vezes aqui, até por experiência própria, vc tem um carro que vale R$20 mil, vai enfiar mais R$5 mil e o carro vai valer menos que os 20mil iniciais, pois deixou de ser original faz tempo. Além disso o que vai te custar o tempo de carro parado na oficina? pois sim, ele vai dar muito mais manutenção do que o carro original e vai quebrar muito mais que o carro original. Essa é 1 análise, mas cada um gasta o dinheiro que ganha da maneira como acha melhor.
Como análise das modificações, colocando os eixos de rural, vc achará de cara, que o carro parece ter mais largura do que comprimento. Isso atrapalha e muito no dia-dia. Além disso, o fato do dif. D44 ter humbigo mais comprido que os eixos originais, aumenta ângulo de cardan, o que provoca maiores trepidações em velocidades. Pneus maiores e eixos mais largos, conferem maiores esforços à suspensão, podendo ocorrer maior instabilidade em velocidades maiores.

Resumindo, se conseguir se deslocar a 80km/h com esta configuração, esteja mais que satisfeito.

Independentemente da sua opção, desejo sucesso na empreitada.:concordo::concordo:

[]´s

diogo ludovico
22/04/2008, 13:09
Marcel obrigado pela sinceridade e analise técnica, pois isso é muito importante em qualquer projeto.
Concordo com voce que não terei os R$25000 de volta, na verdade se fosse vender meu samuka acho que não conseguiria nem 17000, dado o tamanho do estrago no eixo traseiro, caso contrario só se enganase o comprador, mas isso eu não faria.
Por isso pensei em fazer esta modificação, vejo cada vez mais que serei forçado a adquirir um outro veiculo ou "me virar" com o samuka do jeito que ele ficar, pois gosto muito dele e só em caso de extrema necessidade que me desfazeria dele.
Voce está certo quanto ao fato de que ele está ficando muito off road para o uso atual que eu tenho, mas a unica opção que me resta agora é esperar o resultado, se tivessemos tido esta conversa a uns 2 meses atras creio que o resultado seria diferente, mas agora com todas as peças compradas, faltando só a montagem, ficou dificil de voltar atras, pois ai sim o preju seria muuito maior.
Agora infelismente é só esperar para ver o resultado, já cinto que ainda terei que colocar uma DH, pois começo a desconfiar de que não dá para tocar os 33" no "braço" seco:parede:
Minha ultima esperança é que se tudo der errado eu voltaria para os 31", mesmo nos eixos de rural, o que diminuiria um pouco a instabilidade, mas isso só na pratica para ver....:roll:

diogo ludovico
03/05/2008, 16:55
Pessoal, me surgiu um duvida:
Como para colocar os eixos de rural e os 33" será necessário aumentar a altura da suspenção em 25 a 30 cm, me deram a ideia de posicionar os links da suspenção invertidos.
Se o original é fixado por baixo do eixo, me indicarma fixa-los por cima, como no arquivo em anexo.
Será que desta forma o carro ficará com a mesma estabilidade do original (por baixo do eixo?)
meu receio é que, posicionados por baixo os links fiquem muito inclinados.:rolleyes: