PDA

Ver Versão Completa : Como Transformar O Motor Diesel Para Oleo Vegetal

BIOCOM
29/02/2008, 13:09
Boa tarde. essa é a nova comunidade de tecnologia de óleo vegetal no motor diesel. EStamos postando lá todas as tecnologias usadas no Brasil criadas por brasileiros.
http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=comunidades&op=principal&idcom=250&new_comunidade=fa70c62fd6fc5fa1839ed1f446cab8af&control=edit

BIOCOM
29/02/2008, 13:17
Segue o arquivo da instalação de kit OV em uma D-20 maxion S4T ano 1995.
sds
Evandro
P-37

BIOCOM
29/02/2008, 13:23
revisando meus arquivos achei este simples manual. pode ser util para alguem.
sds
Evandro

fugger
29/02/2008, 15:10
Só uma ressalva. Essa adaptação funciona (e muito bem por sinal!), mas para evitar dores de cabeça deve-se sempre usar diesel na partida (primeiros minutos até aquecer bem o OV) e ao desligar o motor (últimos 2 minutos +ou-).

O motivo disso é não deixar oleo frio (e conseqüentemente muito viscoso) na bomba injetora e tubulação de alta pressão.

Para quem quiser começar a brincar com isso, sugiro que antes de instalar o kit faça misturas graduais ( x % diesel + y % OV) para experimentar. Até 50-50 mantém a viscosidade próxima a do diesel funciona até a 0ºC sem crise

No mais é só alegria :concordo:

[]´s

BIOCOM
29/02/2008, 15:43
Só uma ressalva. Essa adaptação funciona (e muito bem por sinal!), mas para evitar dores de cabeça deve-se sempre usar diesel na partida (primeiros minutos até aquecer bem o OV) e ao desligar o motor (últimos 2 minutos +ou-).

O motivo disso é não deixar oleo frio (e conseqüentemente muito viscoso) na bomba injetora e tubulação de alta pressão.

Para quem quiser começar a brincar com isso, sugiro que antes de instalar o kit faça misturas graduais ( x % diesel + y % OV) para experimentar. Até 50-50 mantém a viscosidade próxima a do diesel funciona até a 0ºC sem crise

No mais é só alegria :concordo:

[]´s

Correto, Fugger. Obrigado pela complementação.
na pagina http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=comunidades&op=principal&idcom=250&new_comunidade=fa70c62fd6fc5fa1839ed1f446cab8af&control=edit tem mais informes sobre o uso de OV.
A ultima conversão que participamos foi de um ônibus scania 111S dos que faziam a ponte rodoviaria RIO-SP e foi um sucesso.
abs
Evandro
sds
Evandro

Jack Jipeiro
29/02/2008, 16:17
Pessoal, não li todas as materias, mas muito antes disso, havia um amigo meu do interior de SP que abastecia o caminhão MB 1618 dele com puro oleo de cozinha, como a lata de 5 litros saia mais barato que o 5 litros de oleo diesel ela abastecia.
O legal era o cheiro de pipoca que ficava por onde ele passava, nunca mais o vi, não sei o que aconteceu com o caminhão dele após esses tempos...

BIOCOM
29/02/2008, 18:00
tem a empresa diesel-therm http://www.diesel-therm.com/vegetable-oil-kit.htm que vende aquecedores de passagem para o ov. Interessante tambem é esse simplissimo que esta no anexo. Dê uma olhada:

jomlenom
05/03/2008, 21:03
Achei muito interessante mas tem duas etapas do refino do oleo que não entendi direito ...

llá vai. ..
depois da decantação da agua, deve ser fervido o oleo para minimizar a presença de agua ... e dai passa por uma bomba prensa (oque seria essa bomba ... e qual é o seu custo)
pelo que vi motores mercedes não podem receber o oleo final deste processo ... parece que ele deve ser desesterificado afim de remover a glicerina né ... ???????????????
bom resumindo a minha duvida ...
1) o que seria uma bomba prensa e qual e o seu custo minimo??
2) existem formas artesanais do processo de dessesterificação ??
3)quais são os riscos desta empreitada (perigos) ???
4)isso é realmente como parece , só alegria ... não tem contras ?????

()´s ecologicos pensativos!!!!

Gilbertojipeiro38
06/03/2008, 07:02
aqui na minha regiao tem varias empresas que esmagam caroço de algodao para fazer totta para alimentaçao animal, e como subproduto sai um oleo de otima qualidade
coloquei no engesa 50/50 e ele ficou otimo andando muito mais e sem tanta fumaça
tem um cara aqui que usa nos tratores a muito tempo sem prejuizo algum

fugger
06/03/2008, 08:33
tem a empresa diesel-therm http://www.diesel-therm.com/vegetable-oil-kit.htm que vende aquecedores de passagem para o ov. Interessante tambem é esse simplissimo que esta no anexo. Dê uma olhada:

Evandro

Muito boa essa idéia. Vc sabe o que foi usado como aquecedor e onde achar isso?

[]´s

fugger
06/03/2008, 08:34
aqui na minha regiao tem varias empresas que esmagam caroço de algodao para fazer totta para alimentaçao animal, e como subproduto sai um oleo de otima qualidade
coloquei no engesa 50/50 e ele ficou otimo andando muito mais e sem tanta fumaça
tem um cara aqui que usa nos tratores a muito tempo sem prejuizo algum

Aí que não esfria nunca até 70% OV + 30% diesel pode rodar sem problema algum.

[]´s

Julio Militão
06/03/2008, 22:35
Achei muito interessante mas tem duas etapas do refino do oleo que não entendi direito ...

llá vai. ..
depois da decantação da agua, deve ser fervido o oleo para minimizar a presença de agua ... e dai passa por uma bomba prensa (oque seria essa bomba ... e qual é o seu custo)
pelo que vi motores mercedes não podem receber o oleo final deste processo ... parece que ele deve ser desesterificado afim de remover a glicerina né ... ???????????????

Caros Colegas,

Há tempos ando estudando as vantagens e desvantagens do uso de OV no lugar do diesel. O maior problema que vejo, pelo menos pra mim, é a disponibilidade deste produto: o uso de OV vai ocasionar, num 1o momento, uma "limpeza" no motor diesel podendo ocasionar entupimentos nos bicos, portanto, não seria bom a alternância entre OV e diesel, misturas dos dois tudo bem. Os OV são melhores lubrificantes que o diesel, o problema é que são mais viscosos (mais grosso), portanto tem que aumentar a temperatura (80oC) para que eles fiquem mais finos e os bicos injetores não "chorem". Outro problema muito citado é a formação de resíduos no motor, ocasionado, provavelmente, pela queima incompleta do OV. Para resolver isso se faz necessário uma melhor regulagem do motor com otimização do processo de combustão. Acredito que os motores com injeção eletrônica se comortariam melhor. Um fator importante na composição química dos OV são os conhecidos fosfolipídeos que tem queima difícil. Para sua retirada, deve-se "lavar" o OV com agua quente, umas quatro ou cinco lavagens, e depois aquece-lo para retirar a agua em excesso.
As prensas (extrusoras) sao maquinas que esmagam sementes oleaginosas, como em um moinho. Nao confundir OV (óleos vegetais) com transesterificação que forma o produto usado atualmente no diesel e chamado biodiesel, que necessita de um processo de transformação química.
Na minha opinião, como já dito em outros tópicos deste forum, a comercialização do biodiesel é uma forma de manutenção de monopólio da Petrobras (governo) nos combustíveis: já pensaram se muita gente começasse a utilizar OV, ao invés de diesel, produzido artesanalmente por pequenos produtores a um valor entre R$0,50 a R$1,0 por Litro?

Abraços a todos...

BIOCOM
07/03/2008, 06:46
fugger, é simples basta montar uma vela glow plug e como sistema de controle , uma vv termostatica de motor a gasolina.
quando a temp chegar a 90 º (ideal para ov, o sistema desliga automaticamente)

JapaTroller
07/03/2008, 08:20
Na minha opinião, como já dito em outros tópicos deste forum, a comercialização do biodiesel é uma forma de manutenção de monopólio da Petrobras (governo) nos combustíveis: já pensaram se muita gente começasse a utilizar OV, ao invés de diesel, produzido artesanalmente por pequenos produtores a um valor entre R$0,50 a R$1,0 por Litro?

Abraços a todos...

Esse valor axo que seria meio dificil , pois hj a soja está num preço absurdo, poderia se pensar em girasol ou algo parecido, mas não seria taum viável, pois eu tenho aqui uma esmagadora , ela é pequena , utilizava ela pra girasol mesmo, não compensa, a quantidade de óleo que sai é muito pouca, tanto que els está parada, e esses pequenos produtores não teriam a condição de montar uma esmagadora que retirasse uma quantidade significativa, por isso que axo que hj em dia com o preço dos grãos seria inviável. Apesar de ser um absurdo , mas axo que a melhor opção agora ainda seria o diesel, talvez no dia de amanha venha mudar , mas pra agora não vejo tanta alternativa!
Abraço a todos

proença
07/03/2008, 10:26
o tema é muito interessante
vi certa vez num programa de tv sobre o assundo que uma pessoa utilizava OV comestível reaproveitado e a picape Mazda B2200 funcionava muito bem
achei interessante o seguinte: na utilização de OV ele teve que trocar as mangueiras de borracha que tinham contato com o combustível vegetal, por mangueiras de plástico
motivo: o OV corroía a borracha

[ ]´s

du
09/03/2008, 13:48
Amigos,

Concordo que Soja esteja em alta, enquanto óleo de soja estiver a 2,70, acho que precisarímos pensar ao contrário. Quanto de Alcool combustível podemos adicionar ao Óleo de Soja ? Como o Alcool está mais barato que o Diesel, talvez uma combinação entre os 2 traga um preço por litro mais agradável.

De qualquer forma acho que tem 2 lados a serem pesquisados. A viabilidade técnica e a viabilidade econômica. O lado econômico teríamos que definir valor, por exemplo : Quando o óleo de Soja custar menos que R$ xx,xx vale a pena.

Abraços Du.

BIOCOM
20/04/2008, 21:44
Evandro

Muito boa essa idéia. Vc sabe o que foi usado como aquecedor e onde achar isso?

[]´s

Fugger, tem um inventor no RS que fez para mim de gratis, se quiser me mande uma msg no email evandro.petrobras@gmail.com que te repasso o email dele, ok ?

BIOCOM
20/04/2008, 21:46
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=239
vejam aqui um site criterioso que mostra as exp que tb deram errado.

BIOCOM
20/04/2008, 21:48
http://www.journeytoforever.org/biodiesel_svo.html outro site interessante

fugger
22/04/2008, 08:19
Fugger, tem um inventor no RS que fez para mim de gratis, se quiser me mande uma msg no email evandro.petrobras@gmail.com que te repasso o email dele, ok ?

Já te mandei o email :concordo:

[]´s

Anthoniusnikos
24/04/2008, 20:26
Pessoal, a extração mais eficiente de óleos vegetais de oleaginosas se faz com filtros-prensa. Então, para o óleo ser usado bruto, pelo menos ameniza-se o seu efeito corrosivo com a eliminação do pouco de água impregnada.
E acredito que deve-se alterar toda a regulagem das BI, pré-aquecimento (como foi colocado), bombeamento do tanque com bomba adquada (a originado para Diesel não deve conseguir).
O processo de transesterificação se faz com a adição (controlada) de álcool e solução de hidróxido de sódio (soda cáustica) e aquecimento, daí para se diminuir a viscosidade se quebra as grandes moléculas dos óleos brutos com a produção de moléculas pequenas (menor viscosidade) e tem-se juntamente como subproduto a glicerina mais um pouco de sabão que deve ser removido.

Esse processo deveria ser implementado mas Escolas Secudárias, principalmente nas áreas rurais para que todos pudessem plantar as oleaginosas e se abastecer do próprio combustível.
Fiquei interessado e vou dar uma olhada nas adaptações que o HOMEMDEBEM colocou.
Sempre pensei que um dia a minha Ranger seria melhor alimentada, com memor custo.
Abs
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
25/04/2008, 17:19
Deixando de lado a transesterificação, fiquei muito interessado na possibilidade do uso do óleo vegetal puro e suas misturas, geralmente para abaixar a viscosidade e ponto de fulgor, tais como a gasolina, querosene, álcool anidro e alguns outros solventes(estes mais perigosos por atacarem mais violentamente as mangueiras e juntas de borrachas).
No Site recomendado, é muito interessante e preciso o método para a determinação dos ácidos graxos livres por titulação com sol. de NaOH, pois a acidez é um dos problemas para a corrosividade dos materiais. Também que quanto maior for a acidez maior será a qde. de água no óleo, o que vem se somar à acidez para a corrosividade.
Vencido esses problemas, deve-se colocar no sistema:
1 - Filtros adequados, com porosidade em torno de 0,5 à 2 micras.
2 - Bomba de combustível adequada.
3 - Bomba injetora adequada (me parece que a Bosch original dos motores Maxion são adequadas).
4 - pré-aquecimento do óleo.
5 - Evitar peças de cobre em contato com o óleo, tais como tubulações, anéis, etc.

Voltarei a estudar as adaptações que o HOMENDEBEM está sugerindo.

Nota: Me enganei redondamente, o óleo de soja já está R$ 2,50 por aquí, e não os R$ 1,30 que estava a algum tempo atrás. Caracas... como o tempo passa!

Até acho que o preço do óleo para alimentação vai ser sempre superior ao óleo combustível veicular, assim como ocorre com o álcool, que se coloca até um veneno, privando os bebuns do seu consumo.
FONTE: http://www.journeytoforever.org/biodiesel_svo.html#guide
Abs.
Anthoniusnikos

OLHA O BONITÃO AÍ !

BIOCOM
27/04/2008, 21:41
Amigos,

Concordo que Soja esteja em alta, enquanto óleo de soja estiver a 2,70, acho que precisarímos pensar ao contrário. Quanto de Alcool combustível podemos adicionar ao Óleo de Soja ? Como o Alcool está mais barato que o Diesel, talvez uma combinação entre os 2 traga um preço por litro mais agradável.

De qualquer forma acho que tem 2 lados a serem pesquisados. A viabilidade técnica e a viabilidade econômica. O lado econômico teríamos que definir valor, por exemplo : Quando o óleo de Soja custar menos que R$ xx,xx vale a pena.

Abraços Du.

Talvez vc nao tenha levado em conta que podemos rodar com oleo de fritura usado que sai a $0,05 retirado em restaurantes; oleo lubrificante usado, esse de postos de gasolina; oleo de andiroba; dendê; banha de porco; sebo bovino; tudo devidamente traçado com alcool ou querosene e condicionado para funcionar no motor de acordo com as especificações do diesel de petroleo.

BIOCOM
27/04/2008, 21:45
Já te mandei o email :concordo:

[]´s
Ei colegas vamos continuar a discussão aqui, vejam:
http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=comunidades&op=principal&idcom=250
CONVERSAO DA D-20 PARA OLEO VEGETAL
Vejam ai e comentem a experiencia [...]
Tópico enviado por evandro gomes em 05/04/2008 - 11h25m

Participe da discussão (0 comentários)

--------------------------------------------------------------------------------
CAÇADORES DE MITOS DESVENDA USO DE ÓLEO DE FRITURA EM MOTORES DIESEL
Neste episódio do programa Caçadores de Mito, Adam e Jamie utilizarão óleo de fritura como combustível para um carro movido a diesel. O motor, além de [...]
Tópico enviado por evandro gomes em 29/02/2008 - 10h02m

--------------------------------------------------------------------------------
100 MIL KM MOVIDA A ÓLEO VEGETAL
Camionete movida a óleo vegetal ultrapassa os 100 mil quilômetros

Projeto desenvolvido pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia transforma óleo vegetal reciclado em [...]
Tópico enviado por evandro gomes em 29/02/2008 - 09h56m

ÓLEO VEGETAL NO MOTOR DIESEL
http://arquivosbrasilbio.blogspot.com/2...
leo Vegetal como Combustível
Dílson Rodrigues Céceres - CAT I- Sementes e Mudas - Ribeirão Preto
O uso de Óleos [...]
Tópico enviado por evandro gomes em 24/02/2008 - 19h48m

Homologado o primeiro carro movido a óleo de cozinha!!!
Extra! Extra!

Homologado o primeiro carro movido a óleo de cozinha!!!

Autoria de: Ana Echevenguá*

Em 1897, o alemão Rudolf Diesel, utilizou óleo de [...]
Tópico enviado por evandro gomes em 23/02/2008 - 19h28m
Último comentário em 24/02/2008 - 12h54m

BIOCOM
27/04/2008, 22:00

llá vai. ..

A bomba prensa é o filtro motorvac de SP que custa acho que ainda $ 1000 reais e filtra 800 litros de ov usado por hora a 4 micra (so para saber o diesel no posto é 10 micra), elimina gomas e impurezas.
PS: eu aqueci o ovf num caldeirao e coei com 2 panos de chao e deu certo.

Anthoniusnikos
28/04/2008, 15:40
Tudo bem OB. Temos todas essas possibilidades de óleos comb., porém precisamos (sem a transesterificação) chegar o mais próximo possível do Diesel com essas misturas. Também temos que eleger um motor, bomba de óleo, bomba injetora, bicos de injeção..., colocar tudo na bancada, botar para funcionar por um determinado tempo com uma mistura de cada vez. Depois de certo tempo determinado, abrir o motor, BI, BO, bicos injetores, etc. e verificar as condições do equipamento.
Até acredito que seja semelhante a adaptação do GNV nos motores à gasolina.
Voces já fizeram teste de usar 50% Diesel + 50 % OV de soja sem alteração de nada no equipamento ?
Uma coisa é certa, o motor à óleo Diesel e componentes funcionam com os OVs, porém com a forma original vai dar problemas.

Nota: Não confundir... Filtro prensa esmaga as sementes para a estração dos óleos. O bagaço é o que se chama de torta.
Sds

BIOCOM
28/04/2008, 16:02
Tudo bem OB. Temos todas essas possibilidades de óleos comb., porém precisamos (sem a transesterificação) chegar o mais próximo possível do Diesel com essas misturas. Também temos que eleger um motor, bomba de óleo, bomba injetora, bicos de injeção..., colocar tudo na bancada, botar para funcionar por um determinado tempo com uma mistura de cada vez. Depois de certo tempo determinado, abrir o motor, BI, BO, bicos injetores, etc. e verificar as condições do equipamento.
Até acredito que seja semelhante a adaptação do GNV nos motores à gasolina.
Voces já fizeram teste de usar 50% Diesel + 50 % OV de soja sem alteração de nada no equipamento ?
Uma coisa é certa, o motor à óleo Diesel e componentes funcionam com os OVs, porém com a forma original vai dar problemas.
Sds
Caro listante, já usei e abusei de ov, se quiser pode consultar o grupo biocom do www.grupos.com.br equipe especializada em uso e adaptações de ov.
precisamos abrir um topico fixo especifico para discussões.
veja aqui a S10 com 100MKM rodados a OV:
100 MIL KM MOVIDA A ÓLEO VEGETAL

Tópico enviado por evandro gomes
29/02/2008 - 09h56m

Camionete movida a óleo vegetal ultrapassa os 100 mil quilômetros

Projeto desenvolvido pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia transforma óleo vegetal reciclado em biocombustível.

Foto: Arquivo IMCA

Camionete movida a óleo vegetal
Uma camionete S-10, ano 2001, com motor MWM 2.8 turbo diesel intercooler convertido para óleo vegetal, é parte de um projeto pioneiro desenvolvido pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia. Neste mês, o veículo completou mais de 100 mil km rodados exclusivamente à base de óleo vegetal reciclado. Para o ambientalista Paulo Roberto Lenhardt, idealizador do projeto, a marca conquistada representa uma revolução e uma autonomia. "Agricultores ou moradores de comunidades isoladas podem, com esse projeto, produzir o seu próprio combustível".

As vantagens da utilização de óleo vegetal são inúmeras perante os combustíveis tradicionais. As emissões de um veículo rodando com óleo vegetal contêm 40% menos fuligem e são 75% mais puras em relação ao diesel fóssil. O óleo vegetal também propicia melhor lubrificação interna do motor. Na questão ambiental, não contribui para o efeito estufa, por ser oriundo de fontes renováveis. Além disso, cada litro de óleo reciclado como combustível é menos um agente poluidor na natureza.

Em comparação à utilização de biodiesel, o óleo vegetal oferece vantagens. A produção do biodiesel é um processo complexo e requer infra-estrutura, conhecimento de química e manuseio de materiais que podem ser perigosos. É preciso também que o combustível seja produzido constantemente.

Para adaptar um veículo ao óleo vegetal, é preciso instalar um kit para conversão do motor. O custo médio é de R$ 2.500,00. O processo é realizado apenas uma vez e não exige maiores cuidados ou manutenções. A questão econômica também é muito vantajosa. O óleo vegetal pode ser adquirido gratuitamente nos estabelecimentos que o utilizam para fritura. A maioria dos/as comerciantes não se recusa a doar o material que foi descartado para consumo humano. Porém, a utilização desse material não pode ser imediata. É preciso seguir algumas etapas para reciclá-lo.

A primeira delas é deixar o óleo recolhido parado em uma bombona ou tanque por alguns dias para que os restos de comida, lixo e água se acumulem no fundo do reservatório. Após esse processo, o óleo pode ser retirado por cima para um próximo estágio de limpeza. O óleo usado, muitas vezes, está salgado ou adoçado. O sal e o açúcar podem causar danos a componentes do motor. Para resolver essa questão, é necessário colocar o óleo já decantado em um tanque ou tonel e misturá-lo com água. A água absorverá os elementos contidos no óleo após uma semana de descanso. Mas, mesmo depois de separada, a água não é totalmente eliminada. A solução é ferver o óleo por alguns minutos e filtrá-lo. A filtragem pode ser feita com bombas equipadas com filtro prensa. Após essa etapa, o óleo vegetal está pronto para abastecer o motor.

Foto: Arquivo IMCA

Oficina de conversão
Patrocinado pela Fundação Avina e apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o projeto espera validação técnica de um órgão de pesquisa que se disponha a realizar testes de bancada, certificação da não-emissão de gases nocivos à natureza e durabilidade do motor. "O nosso maior problema é a falta de normatização sobre a questão do óleo vegetal. Precisamos de um estudo que comprove os componentes desejáveis e indesejáveis do processo", explica Lenhardt.

Além do projeto da camionete, o Instituto Morro da Cutia de Agroecologia já instalou, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás, 12 oficinas de conversão e converteu quatro tratores, um barco, dois caminhões, quatro camionetes, um microtrator e um motor estacionário.

Outras InformaçõesEndereço eletrônico: morrodacutia@morrodacutia.org
Telefone: (51) 3649-6087
Por Cláudia Mohn – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

sds
Evandro

Anthoniusnikos
28/04/2008, 17:18
OB, tudo o que você está informando está correto, mas algumas etapas terão que ser vencidas para a sua viabilização.
Hoje o óleo vegetal mais barato(de soja) podemos encontrar em latas de 20 litros à +- a R$ 2,40 o litro (se tiver melhor preço nos informe), portando acima dos R$ 1,80 do Diesel, já inviabilizando as adaptações.
O óleo de fritura a R$ 0,65 / litro você não encontra em qualquer lugar e a quer hora. Já complica um pouco. Adicionando os custos das operações unitárias necessárias para a sua purificação: gasto de energia para o aquecimento para a eliminação da água + elementos filtrantes para a filtragem + amortização do Kit para conversão acrescentado ao fato de trabalho com a lavagem para remoção de impurezas... O custo final vai ficar em torno do preço do óleo Diesel +- R$ 1,80. Isso também já é um motivo para a desestimulação.
O ponto mais positivo é se realmente aumenta a durabilidade do motor acrescentado ao fato de ser menos poluente.
Sou totalmente a favor da substituição do Diesel pelos OVs, mas ao preço que estão hoje, muito acima do Diesel, impraticável, não dá! Acredito que para os agricultores, sim vai funcionar. E também para quem puder adquirir direto deles, aí sim.
Temos que ser práticos. Depois que as sementes vão para o mercado e viram COMODITs... Já era.
Mas quanto a funcionalidade desse KIT de conversão, estou aguardando maiores detalhes.
O KIT é nacional? Quais são os seu componentes? Post aí para nós.
Sds

Fabricio Fleuri
19/10/2010, 17:59
Alguém tem alguma novidade quanto ao uso de óleos vegetais? Novas técnicas, novos processos mais simplificados para preparação e uso?

Obrigado a todos.

valmirjunior
22/01/2011, 18:00
Primeiro.

Uma boa dica é usar a mistura de 30% diesel e 70% oleo vegetal.

Alguns acrescentam de 2% a 5%(acho este valor exagerado) de gasolina no total do tanque, para deixar a mistura mais fina e baixar o ponto de ignição desta mistura.

Tem que ter um permutador de calor, para aquecer o oleo a mais de 68°C antes deste ir para BI.

Antes de colocar o oleo no tanque: limpar, lavar, secar e misturar o diesel.

Todas estas informações estão no site:

http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18
:dance:

BIOCOM
20/03/2011, 05:16
Alguém tem alguma novidade quanto ao uso de óleos vegetais? Novas técnicas, novos processos mais simplificados para preparação e uso?

Obrigado a todos.

Fabricio, faça uma pesquisa nos sites dos EUA e vc vai encontrar kit´s completos; Ainda tem o site da ELLSBETT BRASIL, com kits completos tb
abs
Evandro
PS: Se tiver paciência leia o post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186

BIOCOM
20/03/2011, 05:55
segue este pequeno texto do IMCA sobre conversao

Miúdogeo
24/07/2015, 13:52
Boa Tarde a todos, é uma pena esse tópico estar parado a tanto tempo, será que ninguém mais cogitou nesse tipo de conversão?

BIOCOM
11/09/2018, 17:11
Reativando o tópico

BIOCOM
17/10/2018, 03:12
aqui temos as explicações do Grupo Elsbett sobre conversão de motores: Introduction - Elsbett AG (http://www.elsbett.com/gb/about-us/introduction.html)

Bobpeh
11/01/2019, 16:43
Pagina não abre......

Correto, Fugger. Obrigado pela complementação.
na pagina http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=comunidades&op=principal&idcom=250&new_comunidade=fa70c62fd6fc5fa1839ed1f446cab8af&control=edit tem mais informes sobre o uso de OV.
A ultima conversão que participamos foi de um ônibus scania 111S dos que faziam a ponte rodoviaria RIO-SP e foi um sucesso.
abs
Evandro
sds
Evandro

paulorl
28/03/2019, 14:35
Eu acho o assunto bastante interessante, porém, praticamente todos os links, inclusive o tópico, parecem abandonados. O tópico em questão não tem mensagem nova faz um século. O site do Elsbett parece que foi feito nos anos 80... E o site do Morro da Cutia, abandonado, sem página inicial, alerta de segurança pelo navegador firefox... Porque será que algo tão interessante se torna abandonado do dia para a noite?

RossanoBR
05/12/2022, 14:29
Eu acho o assunto bastante interessante, porém, praticamente todos os links, inclusive o tópico, parecem abandonados. O tópico em questão não tem mensagem nova faz um século. O site do Elsbett parece que foi feito nos anos 80... E o site do Morro da Cutia, abandonado, sem página inicial, alerta de segurança pelo navegador firefox... Porque será que algo tão interessante se torna abandonado do dia para a noite?

Pois é amigo. Estou estudando, já usando minha Kombi 1.6 AP Diesel 82 à 10% de OV é com a mesma dúvida que você.
Alguém ainda estudando esta iniciativa?

BIOCOM
09/11/2023, 21:39
Pois é amigo. Estou estudando, já usando minha Kombi 1.6 AP Diesel 82 à 10% de OV é com a mesma dúvida que você.
Alguém ainda estudando esta iniciativa?

sim, essa iniciativa é bem sucedida, e funciona perfeitamente, estamos em outro tópico:Óleo vegetal no motor diesel: Solução para o brasil atual (https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/176564-oleo-vegetal-no-motor-diesel-solucao-para-o-brasil-atual-8.html)