PDA

Ver Versão Completa : Água no Diesel



Eduardo Velo
19/05/2003, 21:39
Pessoal fiquem atentos :shock: , tenho filtro com copo de vidro e acompanho qdo vem água no Diesel , estou drenando 1 vez por mês , para quem tem bomba centrífuga , como meu motor , agua é um veneno , pode empenar as palhetas e até entortar o eixo :twisted: .
Há algum tempo percebo que mesmo abastecendo em posto com bandeira , vem água no diesel , o jeito é acompanhar e drenar se necessário :wink: .

Giovani
20/05/2003, 01:41
:D Grande Eduardo!

:D Não necessariamente vem água no diesel... O diesel condensa água dentro do próprio tanque, dê uma examinada no bocal do tanque, veja se já está enferrujado... Mesmo trocando, em 1 ou 2 meses, já estará enferrujado de novo. :wink:
Todos tanques de caminhões têm um dreno embaixo, para retirar a água que condensa... Água desce, óleo sobe... Pode ver que muitos caminhões têm o tanque de inox ou plástico, assim como as pick-up's.:wink:

Adriano Braga
20/05/2003, 14:41
A Land tbm tem este tipo de dreno direto do tanque...que por sinal é muito mais prático que o dreno no filtro. Quem for fazer ou trocar de tanque...seria legal ver a possibilidade de colocar um dreno nele....se possível.
Meu colega de trabalho que tbm tem um F1 como mesmo motor que o meu e ele perdeu a bomba dele por causa da água...a bomba se lubrifica com o própio combustivel e com a água ferrou!!!! Me corrijam se eu estiver falando M. Mas foi o que o mecânico alegou para ele.


abraços

Giovani
20/05/2003, 18:21
:D Grande Adriano!

:D Isso acontece mesmo! Não pode dar bobeira... Tem que tirar a água do tanque, senão tchauzinho pra bomba... :wink:

Eduardo Chaves
20/05/2003, 19:32
Giovani,

Ói eu aqui di novo...

Não existe um "sensor" :idea: que se instala em algum ponto que identifica quando existe esta contaminação no diesel ???
Pq o zóiômetro pode faiar e... :cry: :cry:

[]'s desconfiados...

Giovani
21/05/2003, 01:13
Giovani,
Ói eu aqui di novo...
Não existe um "sensor" :idea: que se instala em algum ponto que identifica quando existe esta contaminação no diesel ???
Pq o zóiômetro pode faiar e... :cry: :cry:
[]'s desconfiados...

:D Grande Eduardo!

:D Se existe desconheço... O jeito é olhar mesmo... O filtro de vidro é uma boa, vc vê fácil quando têm água.
:D Como o teu chará falou lá em cima, ele tira a água uma vez por mês... Experimente fazer isso no dreno do tanque uma vez por semana, ou a cada 15 dias. Dessa forma vc vai ver o "quanto" acumula nesses períodos, aí é só praticar o "ritual" no período adequado! :wink:
:shock: Parece que o diesel aditivado diminui esse problema, me corrijam se estiver errado... :wink:

Adriano Braga
21/05/2003, 08:30
Grande Giovani....Eu particularmente procuro ter outros cuidados além do sangramento do filtro. Abasteço sempre que possível no mesmo posto, desde quando tinha a Land e pego nota fiscal, Qdo não é possível procuro postos de bandeiras conhecidas que com aparência confiável. E sempre uso diesel aditivado. Que por sinal é o único aditivo que uso em meus carros. :wink:

abraços

gvogetta
22/05/2003, 23:06
Grande Moçada!!!


Realmente o nosso Diesel (ou esta M. de mistura de porcarias que chamam de Diesel aqui no Brasil) é uma "água suja"...

Na maioria dos postos que vendem diesel, principalmente aqueles postos de "cidade", as bombas de combustível não possuem qualquer sistema de filtragem ou de centrifugação do diesel, que já vem "aguado" do próprio reservatório do posto.

O diesel aditivado resolve em parte este problema pois contém em sua composição aditivos que são hidrófugos, ou seja, repelem a água. Por experiência própria, tenho visto que o diesel vendido nos postos de "estrada", geralmente contém bem menos água, pois nestes postos geralmente existe um sistema de centrifugação na bomba que separa o diesel da água e só bombeia o primeiro para o seu veículo na hora de abastecer, coisa que a maioria dos postos "de cidade" não têm...

O ideal mesmo seria procurar abastecer somente em postos com centrifugação do diesel e com diesel aditivado. No meu caso, após várias experiências, sempre acompanhando o teor de água no diesel, notei que com isso consegui diminuir em mais de 80% a incidência de água em meu combustível...

Saudações, com muito óleo mas sem água :wink:

Eduardo Velo
23/05/2003, 03:45
Galera da lama , trabalho na tancagem da Petrobras e o xodó dos combústíveis é o diesel , não sai pra nenhuma cia se tiver qqer presença de água , mas o problema está nos tanques dos postos , se não tiver inspeção , sofre infiltrações que acabam indo para os nossos tanques .
O melhor é acompanhar por meio de drenagem , pois mesmo com aditivos fica o lodo no fundo do tanque .

Adriano Braga
23/05/2003, 08:37
Pessoal

Li uma matéria no jornal ha umas semanas que o diesel de cidade é diferente do de estrada...na verdade o de estrada é proibido ser vendido nos centros urbanos porque ele emite mais poluentes que o da cidade...inclusive baixaram uma lei que eles devem ter corantes de cor diferenciados para serem distinguidos facilmente. Não sei se isso é uma coisa aqui do sul ou de todo país.

Abraços

Eduardo Velo
23/05/2003, 12:10
Adriano , vc tem razão , por enquanto existe essa diferença , que está no teor de enxofre , mas já está sendo alterado para ficar o mesmo diesel de cidade igual ao de estrada .

gvogetta
26/05/2003, 20:35
Caros Companheiros,


Realmente, como citou o Adriano existe a diferenciação dos dois tipos de diesel: o de estrada e o de cidade quanto a composição e emissão de poluentes. Até muito pouco tempo o disel vendido nos postos ditos "de estrada" (que atendem normalmente aos caminhoneiros como maior parcela de sua clientela) realmente era (e ainda é, dependendo da bandeira...) mais "sujo" (emitem mais poluentes, notadamente enxofre) do que aquele comercializado nos centros urbanos.

Existem esforços, principalmente da Petrobras, em padronizar o tipo de diesel que está sendo comercializado, até mesmo devido às recentes alterações nas Leis Ambientais e em virtude de uma possível liberação dos automóveis de passeio movidos a diesel, que está sendo discutida já há alguns anos no congresso nacional, que entre outras coisas, tem discutido os teores de composição do diesel nacional, devendo torná-lo muito mais puro e menos poluente, a exemplo do que ocorre na Europa.

Quando me referi aos postos de "estrada" como sendo mais confiáveis para aquisição do diesel, entendam que não há uma receita padrão: o melhor mesmo é analisar a estrutura do posto e a procedência do combustível em primeiro lugar... Tem muito posto de "estrada" caindo aos pedaços, com os respectivos tanques de armazenamento "podres" e que acabam prejudicando a qualidade do combustível ali depositado...

Vai algum tempo ainda até podermos abastecer tranqüilos com o nosso diesel nacional . . .

Saudações a todos

nepomuk
02/04/2004, 10:24
Galera!
Sei que é um assunto meio manjado mas preciso urgentemente de ajuda.
Tenho uma Band 97 com motor 14b toyota e já fazem uns 5000Km que não consigo tirar a água que acumula no filtro.
Me falaram que tem uma válvula no filtro para somente essa finalidade mas a unica coisa que encontrei é uma torneirinha embaixo de um filtro que fica em cima do para-lama esquero e quando abri (estava deitado embaixo do carro) levei um banho de diesel e nada de água.
Verifiquei que há uma borrachinha na parte de cima que é " apertável", mas apertei várias vezes e não saiu nada.

S alguém possui Band´s ou motores diesel semelhantes, por favor me dêem uma luz pois acho que aquela fumaça branca que sai do escapamento deve ser água já acumulada.

Aproveitando o Gancho, qual o melhor método para se fixar bagagens pesadas no bagageiro. Com cordas elásticas ou cintas?


Obrigado pela atençao,
Abraços,

Eduardo Velo
02/04/2004, 11:16
Nepo , se não saiu água pelo dreno , é pq não tem água ...
A fumaça branca é mistura pobre , se não conseguir corrigir pela regulagem de aceleração só ajustando a injetora , mas pode ser tbm diesel ruim , espera até acabar esse diesel que tem no tq , abastece com aditivado e ve se melhora .

[]s...

marcelo nunes
02/04/2004, 21:45
Retire uma amostra desse diesel pelo dreno e deixe num frasco de vidro transparente, guardado na sombra.
Se após uns sete a dez dias ele escurecer e começar a formar uma borra, tem água no combustível.
O Diesel escurece porque começa a oxidar e a borra é uma formação bacteriana. Microorganismos que vivem na água e se alimentam do diesel.
Caso contrário, se permanecer límpido, esqueça a possibilidade de água.
A fumaça branca, se o nível do radiador estiver baixando, é a junta de cabeçote que está indo para o s... ou pior, alguma trinca de cabeçote ou bloco.
Se for "branca mas meio azulada" é óleo lubrificante que está invadindo a câmara e queimando junto com o diesel.

gvogetta
03/04/2004, 19:04
Caro Nepomuk,

Uma dica: procure abastecer sempre em postos mais NOVOS com grande venda de diesel, preferencialmente aqueles que ficam às margens de rodovias, pois estes tem grande rotatividade de diesel nos tanques devido ao movimento intenso de caminhões, o que evita o acúmulo de água. NOVOS pois os tanques também o devem ser, diminuindo a possibilidade de encontrar outras impurezas junto com o diesel.

Se a troca de diesel ou uso de diesel aditivado não resolver, recomendo uma visita num bom bombista para verificar a regulagem da Bomba Injetora, pois como nosso amigo Eduardo Velo falou, tá com cara de mistura pobre (muito ar - pouco combustível).

Para fixar bagagens no bagageiro prefira cordas de nylon ou fitas de nylon, que além da resistência firmam melhor as cargas, evitando a possibilidade de "deixar cair" algo numa viagem. Não esqueça de usar também uma boa lona plástica envolvendo a bagagem para não molhar nada...

Saudações e um grande abraço,

Nando
25/08/2004, 17:49
Enquanto o Wallace insiste que tudo é proibido e a galera (eu incluso) insite em ignorar a lei, deixa eu pegar um gancho nessa discussão:

Por quanto tempo se pode armazenar Diesel nesses galões? Em uma ocasião que fiz uso de um dos meus, foi aquela fumaceira branca e a Hilux falhando, não sei se foi diesel de má qualidade ou se foi o armazenamento prolongado no galão que fez isso.... Alguém se aprofunda??

( )s

Eduardo Velo
25/08/2004, 18:47
Pelo que sei , levar combustível extra dentro do carro é considerado como direção insegura por ter problema de ficar grog com os gases , quem tem Niva que o diga , hehehe ..., mas fora e bem vedado não podem falar nada ...
Nando a exper. que temos na BR qdo um tanque de diesel fica muito tempo parado e está com água (chuvas , ou no transporte) essa água vai aumentando em formato de borra e temos que drenar essa água de volta pra refinaria , ptto acontece o mesmo em nossos tanques se for colocado Diesel com água , ou pegar água de alguma maneira , vai contaminando e fica muito ruim ...

[]s tbm querendo ir pra Venezuela ...

Rafa Band96
25/08/2004, 19:07
Nando a exper. que temos na BR qdo um tanque de diesel fica muito tempo parado e está com água (chuvas , ou no transporte) essa água vai aumentando em formato de borra e temos que drenar essa água de volta pra refinaria , ptto acontece o mesmo em nossos tanques se for colocado Diesel com água , ou pegar água de alguma maneira , vai contaminando e fica muito ruim ...
Ae Galera :D ,

Em caminhões acontece muito disso, as vezes levamos um para a oficina, fica um tempo parado, como os caminhões tem tanques com grande capacidade (300lt) a agua que com o tempo foi se acumulando no fundo do tanque (devido a "n" abastecimentos) acaba evaporando ficando no teto do tanque, na hora que o caminhão anda, a agua desce , sem tempo para "assentar" no fundo do tanque vai direto pra bomba injetora.
Tambem já tivemos problemas (duas vezes) de abastecer caminhões logo apos o caminhão tanque descer o diesel, agita tudo e acaba levando impurezas para a bomba.
Nos que temos motores diesel temos pouco costume, mas o interessante é que cada vez que jipe parar para fazer alguma manutenção (qq uma) aproveitemos para esgotar o tanque (a cada seis meses, um ano...) podemos abastecer o melhor diesel do mundo, mas sempre sai sujeira. (proveniente da tubulação, da tampa, do diesel etc...)

Abrass,

Wallace
25/08/2004, 23:59
O Diesel é (ou era) hidroscópico...

Nando
26/08/2004, 00:17
Hidroscópio.... Anda lendo muito dicionário Wallace?

( )s com alguma ideia.....

Rodrigo Luvison
26/08/2004, 00:47
Olá pessoal

Aproveitando a questão das impurezas encontradas no óleo diesel, acho que o interessante seria adaptar um filtro separador/decantador próximo
ao tanque. Ele contribui para eliminar a água e tb detritos sólidos encontrados no diesel. Consequentemente, fará aumentar a vida útil da bomba/bicos injetores (a manutenção do sistema de injeção não é nada barato, diga-se de passagem). Vai impedir ainda que sujidades vá para a pré-bomba (bomba alimentadora), que muitas vezes quase entope a peneira de sujeira.

Pode-se usar filtros da Racor ou da CAV.

Eu acabei adquirindo um e vou colocá-lo na D-20.


Abraços > "que tentação ir para venezuela, CARACAS" hehehe :D

Rafa Band96
26/08/2004, 08:55
O Diesel é (ou era) hidroscópico...

Ele é, assim como o fluido de freio.
Hidroscópico é todo material que absorve mais facilmente a água existente em forma de vapor na atmosfera.
É alguma coisa assim :roll: .
É a primeira vez que vi vantagem em ter uma mulher formada em química :D .

Abrass,

Elmer_Jeep
26/08/2004, 11:48
É a primeira vez que vi vantagem em ter uma mulher formada em química

:D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :D :lol: :twisted: :twisted: :twisted:

huahauahuahauaauahau.

1[] 8)

fpandur
26/08/2004, 11:51
Pode-se usar filtros da Racor ou da CAV.

Eu acabei adquirindo um e vou colocá-lo na D-20.


Rodrigo

De qual carro é este filtro ? Ou é um de uso universal ? Devo procurar como ? Filtro separador de água ? Estou querendo instalar um desses na Camper (com motor Maxion S4T, igual da D-20). :roll:


Obrigado

Rodrigo Luvison
26/08/2004, 13:50
Olá Flávio

Estes filtros são universais, atualmente quase todos os caminhões saem de fábrica já equipados com eles.

Os caminhões 8-150 da volkswagen vem com um modelo bem interessante para ser aproveitados p/ adaptações em picapes/jeeps.

Existe a opção de vc procurar em desmanches de caminhões, pois a carcaça do filtro é uma peça que não se desgasta.

Procure como filtro decantador ou separador, é a mesma coisa, pois tem a função de reter particulas sólidas e água, seu elemento tem uma barreira de coalescencia.

Alguns modelos
Irlemp - Racor modelo 220 / 225 ou Lucas HDS-130 com respectiva carcaça.

Rodrigo Luvison
26/08/2004, 13:58
Olá pessoal

Esse é um modelo que pode ser usado em picapes e jeeps

Modelo: Racor 225
http://www.phol.net/br/produtos/filtration/images/modelracor2.jpg


Abraços

Nando
26/08/2004, 14:16
Posso estar falando besteira, mas a Hilux ja não tem um desse? Isso ai não é um filtro de combustível comum?

( )s

Rafa Band96
26/08/2004, 14:45
Posso estar falando besteira, mas a Hilux ja não tem um desse? Isso ai não é um filtro de combustível comum?

:D
Provavelmente, nas bands com 14b vem de fábrica, alem deste filtro com visor de vidro tem tambem o todo coberto de aço, o principio é o mesmo.
Nos de vidro (ou acrilico) da pra ver a sujeira, mas dependendo do lugar instalado podem quebrar mais facilmente.
No final do filtro vai um sensor que indica no painel (deve ter na hilux) impureza no diesel. Numa adaptação não sei se é possivel colocar este sensor, de toda forma é só fazer o procedimento periodicamente.
Com o motor ligado, solta-se a borboletinha de plastico e as impurezas começam a sair, na hora q ver o diesel sair limpo é só fechar.
Não vi esse tipo de filtro em motores antigos (basta lembrar o 314/364, a galera adapta ele antes destes filtros.)

Abrasss,

Nando
26/08/2004, 14:54
É isso ai Rafa, tava achando estranho..... Ja inclusive deixei cair o parafuso de plastico que serve de valvula e tive que colocar chiclete no buraco para voltar pra casa..... Não sei se o sensor funciona direito, nunca acendeu comigo.

( )s

Rafa Band96
26/08/2004, 15:20
É isso ai Rafa, tava achando estranho..... Ja inclusive deixei cair o parafuso de plastico que serve de valvula e tive que colocar chiclete no buraco para voltar pra casa..... Não sei se o sensor funciona direito, nunca acendeu comigo.

O meu sensor só acendeu uma vez Nando, depois da band ter ficado um mes parada na oficina, mas geralmente como jipeiro/picapeiro cuida muito bem da manutenção de seus motores diesel, dificilmente a luzinha chega a acender.

Chiclete :shock: ? Isso me lembra o Magayver (não sei se é assim que se escreve!) O criatividade do car@#$&* :D .
A minha tá quase indo pro saco, como é de plastico e a cada troca de filtro tem que tirar, já ta no pó....

Abrass,

fpandur
26/08/2004, 15:23
Beleza ! Embora tenha saído do assunto inicial do tópico, ficou um pouco mais claro o que devo fazer. Restaram no entanto algumas dúvidas ainda .... :roll:

- p/ instalar o filtro, então preciso além do mesmo, uma carcaça p/ abrigá-lo ? É isto que o Rodrigo sugeriu comprar em desmanches e o elemento filtrante eu compro novo ?

- presumo que o melhor lugar p/ instalar ele é entre o tanque e a bomba auxiliar de Diesel, ficando portanto bem "antes" do filtro principal e da bomba injetora. Estou correto ?

Abraços

Rafa Band96
26/08/2004, 15:39
Beleza ! Embora tenha saído do assunto inicial do tópico, ficou um pouco mais claro o que devo fazer. Restaram no entanto algumas dúvidas ainda .... :roll:
- p/ instalar o filtro, então preciso além do mesmo, uma carcaça p/ abrigá-lo ? É isto que o Rodrigo sugeriu comprar em desmanches e o elemento filtrante eu compro novo ?

Sim, se vc puder esperar até amanhã eu tiro uma foto do suporte do filtro da band, é tudo meio padrão. Vendo uma foto do suporte de dá uma noção para procurar em desmanches ou fazer uma pesquisa nas auto peças por um novo... Filtro só zero bala...


- presumo que o melhor lugar p/ instalar ele é entre o tanque e a bomba auxiliar de Diesel, ficando portanto bem "antes" do filtro principal e da bomba injetora. Estou correto ?
Abraços

É o que eu acho mais correto, uma dica é um lugar bem proximo ao tanque, vi um suporte soldado no chassi (vc pode fazer um suporte), embaixo da porta, fica simples para trocar o filtro e drenar a cada abastecimento.

Abrass,

caipirinha
26/08/2004, 15:56
Gostei ...
Começamos com transporte (proibiçao/ou nao) e já estamos na parte de filtros ...
De qq. maneira vamos-lá ... sou caloura mesmo ...
:lol:
Abraços .... valeu meninos

Vinicius Hauagge
26/08/2004, 16:13
Realmente, o assunto mudou totalmente.... atenção senhores moderadores, nao seria melhor criar um novo topico?

fpandur
26/08/2004, 17:04
Pois é, embora como disse antes, o assunto mudou totalmente, vou responder aqui, pois não sei (e acho que nem posso) mudar as mensagens p/ outro tópico ...


Sim, se vc puder esperar até amanhã eu tiro uma foto do suporte do filtro da band

Ops, Rafa ! Claro que posso ! Não é "sangria desatada" não. É que como o assunto surgiu e eu já tinha apenas ouvido falar desse filtro, quis mais detalhes. Mas fico no aguardo sim .


uma dica é um lugar bem proximo ao tanque

Na Camper, por questões de facilidade, eu havia pensado em instalar o filtro no cofre do motor. Assim, desvio a mangueira que está chegando à bomba auxiliar, passo pelo filtro e da saída deste vai p/ a entrada da auxiliar. Aí acho que fica bem fácil p/ manusear o filtro.

Abraços !

Sergio Rocha
26/08/2004, 19:53
Toda Land tem esse filtro perto da roda traseira.Não me lembro se da esquerda ou da direita.Fica logo a frente da roda.É muito fácil de adaptar.

[],

Rodrigo Luvison
26/08/2004, 19:59
Olá pessoal

*realmente desviamos um pouco do tópico :D

O que eu quis dizer com "carcaça" é justamente o cabeçote do filtro.

A composição do conjunto completo é:
- Cabeçote do filtro
- Elemento do filtro
- Copo de acrilico

O cabeçote vc pode sim comprar em desmanches, além do mais vc já aproveita e compra as conexões c/ pedaço de mangueira para adaptação.
Um colega meu comprou assim e pagou R$ 50,00.

Caso queira adquirir novo tudo bem, mas o da Racor são de melhor qualidade e tb os mais caros (em torno de R$ 200,00).

Não vejo a necessidade de se colocar o sensor de nível de água pois fazendo a drenagem periódicamente nunca irá saturar.

Quanto a instalação, eu não sei como é a Camper, mas o mais indicado é colocar por dentro da longarina do chassis próximo ao tanque.


Agora o elemento filtrante, este sim deve ser comprado só novo (custam por volta de R$ 30,00 a R$ 40,00)

Abrass

fpandur
26/08/2004, 20:38
Beleza Rodrigo, grato novamente pelas informações. Só esqueci de perguntar antes: qual a quilometragem indicada p/ a troca do elemento filtrante ? :oops: :oops: :oops:

Abraços !

Rodrigo Luvison
26/08/2004, 21:14
Olá Flávio

Me falaram que podem ser trocados com 20.000 km.

Obs: Se o tanque de combustivel for de chapa de aço é ainda mais importante :!: a colocação deste filtro.

No caso das D20 93/ eles já são de plástico.


Abraços

fpandur
26/08/2004, 22:23
Obs: Se o tanque de combustivel for de chapa de aço é ainda mais importante a colocação deste filtro.

É o caso da Camper .... :? Mais um bom motivo p/ "correr" atrás disso rapidinho .... :roll:

Abraços

ANDERSON DE BRITO
27/08/2004, 13:57
GENTE QUÍMICAMENTE FALANDO, O CONBUSTÍVEL TEM UMA QUANTIDADE DE "HORAS" QUE PODE FICAR ARMAZENADO, ISSO PORQUE ELE SOFRE OXIDAÇÃO, O TEMPO IDEAL DE ESTOCAGEM É EM MÉDIA 6 MESES APÓS ISSO PODE CONTAR COM OXIDAÇÃO, É IGUAL A GASOLINA, JÁ PERCEBEU QUE QUANDO ELA FICA VELHA ELA VAI FICANDO ESCURA!!! É PURA OXIDAÇÃO, TAMBÉM PODE ACORRER DO DISEL FICAR COMO UMA CERA OU PASTA ISSO COSTUMA OCORRER EM BAIXA TEMPERATURA.

ESPERO TER AJUDADO
ANDERSON DE BRITO. QUÍMICO

Luca
27/08/2004, 16:19
Não tenho porque fazer propaganda. Sei que há casos e casos, mas eu aprendi nestes anos de carro com motor ciclo diesel, que o melhor produto é o Petrobrás. Com BR, dreno o filtro só por segurança, 01 vez a cada 6 meses, aproximadamente. É somente por sisma, mesmo, pois a purga sai limpinha. Não há impureza, água, ou borras. Com produto de outras redes, pode até nada acontecer, mas já cheguei a ver uma 1 tancada 1 drenada.

... Não sei se o sensor funciona direito, nunca acendeu comigo Nando, sobre o sensor do filtro da Hilux, não tem com que se preocupar. Ele fica rosqueado dentro do filtro. Vc mesmo pode retirar para limpeza, pois pode acontecer de entrar resíduo do diesel no mecanismo do sensor e ele ficar preso. Nunca vi acontecer, mas pode. Além disso, como falei acima, se vc usa diesel de um posto idôneo, não tem erro, não acumula água. Talvez por isso mesmo teu sensor nunca tenha acusado nada 8) .
[]´s

Manuel Domingos
23/05/2005, 20:43
Pessoal, quem estiver c/ problemas de sujeira no diesel tenta dar uma olhada num pré-filtro todo transparente e que é usado em motores diesel maiores. E dá pra lavar. Pode ser adaptado sem problema. É na região de Juquitiba, 4681-4658.

Marcelo R. A. da Cunha
23/05/2005, 21:36
O Javali tambem tem um filtro separador de agua de fabrica.

Existe um produto quimico que acaba com esse problema estou utilizando no meu carro a pouco tempo e ja notei uma melhora sensivel vou tentar colocar um repre. no site.

rgds,

Marcelo

dero
24/05/2005, 11:54
Pessoal,

Temos aqui duas situações interligadas mas distintas, uma é o armazenamento do diesel e suas particularidades devido às suas características de reter água.

A outra é a separação desta água do diesel no tanque pra nao causar problemas ao motor.

Qto ao armazenamento ele deve ser criterioso, o lugar deve ser seco e o recipiente bem fechado, mas nao temos como evitar a humidade do ar, mas se realmente for imperioso estocar podemos reduzir esse fenômeno pela aditivação de produtos para essa finalidade.

Normalmente encontramos esses aditivos em lojas náuticas (pois imaginem o qto os motores marítimos a diesel nao sofrem com isso) eles sao vendidos em litro/5L/20L, note-se que isso é para estocagem, não sendo economicamente viável seu uso no dia a dia direto no tanque (embora nao seja prejudicial ao motor)(em sampa conheço essa loja q vende:4195.6903).

Qto a água no tanque é importante algumas considerações: a água normalmente fica no fundo do tanque, alguns tanques até vem com parafuso sangrador, e podem ser sangrados todo mês mesmo sem retirar todo o parafuso, caso ele seja destinado a esse fim (caso nao seja pode-se encomendar a um torneiro o trabalho no parafuso por uma ou duas estrias transversas a rosca da metade para a ponta do parafuso ou o furo interno em T da metade para a ponta)

Pela razao do disel ficar em cima da água é q vemos os filtros separadores (sim são duas funçoes em uma só peça (filtro e separador de água), assim vc nao precisa gastar uma grana só pra ter a funçao de separador de água) localizados nas partes baixas do veículo, normalmente na altura do fim do tanque, se o tanque for de dificil acesso pra fazer a sangria direta por parafuso poderia ser instalado tb um sangrador, ou mengueira sangradora fina com parafuso na ponta (borboleta), devendo esse conjunto ser instalado tb no fundo do tanque e de tempos em tempos fazer a sangria manual, tal qual seria feita nos filtros caros.

Uma dica boa é ficar atento a qtdade de espuma na hora do abastecimento, o diesel faz espuma ao abastecer e isso é normal, mas o excesso de espuma pode indicar um diesel com excesso de água, note q o diesel aditivado espuma bem menos e rende mais, será somente a aditivação milagrosa ou menos água?

Aprendi na marra pois perdi um cabeçote por conta de água no diesel, nunca tinha feito sangria no tanque e qdo o carro parou na oficina 50% do tanque era água!!!!!


valeu

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2005, 13:52
Sabe que eu nem sei mais qual era o objetivo do tópico :?: :lol: :lol: :lol:

Pelo que sei, não se pode transportar combustível em recipientes de plástico. DESCONHEÇO qualquer restrição a galões de aço. Na minha Camper sempre viajo com dois deles de 20 l cada. Neste ano, viajei com os dois na caçamba de minha Ram e nenhum prf falou nada, nem poderia :wink:

Além da oxidação, os amigos contaram-me que há algumas sustâncias voláteis no diesel, e sua ausência prjudica o desempenho. Num galão de aço cheio até a boca e bem lacrado não há contaminação, nem troca com o ambiente. :twisted: Logo, mesmo que você quiser estocar combustível em casa por meses, eles são absolutamente seguros.

Em estradas, SEMPRE opte por encher seu tanque nos maiores postos, naqueles em que há CTF e, portanto, muitos caminhões. Isso é garantia de combustivel sempre novo e em boas condições. Combustivel baratinho é sinônimo de prejuízos. Ah, sim! Tirando a Ipiranga que realiza suas próprias importações, "quase" todo o combustível vendido no país é produzido pela Petrobrás. No caso do diesel há importações, pois a produção nacional é insuficiente, e normalmente a própria Petrobrás importa e revende para as outras. Exceções no norte e no sul do país, segundo consta.

Quanto aos filtros, o Dero acima deu a dica correta. Filtros com dupla função são o padrão. Caminhões usam dois, pois alguns consomem 600/700 litros por dia, logo por menor que seja a contaminação (1 litro em cada 600), o volume é imenso.

A dica do filtro com bojo transparente é boa para evitar drenagens desnecessárias e perigosas. Lembrem-se, depois de drenar é preciso sangrar o sistema, bombeando até sair TODO O AR ANTES DA BOMBA, caso contrário tirá-lo "depois" da bomba (e nos bicos) é muiiitttto mais complicado. :evil:

Eriksom

dero
25/05/2005, 14:08
Isso mesmo Erikson,

Por isso penso q a melhor drenagem (e a mais barata) é a feita no fundo do tanque, pequena qtdade enquanto tiver presença de água (1 a 5 litros média) ou de combustivel leitoso. sem contar q essa drenagem elimina a possibilidade de entrada de ar (a menos q o cara deixe o parafuso de drenagem cair e seque o tanque hehehe).

Isso pq a drenagem feita nos filtros podem introduzir uma variante sempre desagradável pra quem usa diesel: entrada de ar no sistema. só quem já teve é q sabe o qto é trabalhoso (+/-) e sujo o serviço de tirar ar dos dutos/bomba, ainda mais se o cara usar o carro durante a semana tb, com roupas de trabalho...

Valeu

Eriksom Teixeira Lima
25/05/2005, 17:19
Dero,

O dreno e uma coisa ótima e fácil, mas merece um bom cara para fazer, senão :cry:

Lembro que em muitas viagens a trabalho pela Amazonia, antes de decolar os pilotos de avião drenam os tanques que tinham sido enchidos horas antes, mas, pelo simples parar do avião, já enchiam de água.

Você me deu uma ótima sugestão: já que a reforma da minha Camper está em evolução, vou colocar um dreno no fundo do tanque, senão servir para água, principalmente servirá para resíduos sólidos. Boa dica :wink:

Quanto a drenar, na minha Camper uso o Toyota 14B. Com uma chave de fenda consigo drenar o circuito. Sem ar na bomba, o pouco que tiver até os bicos a bomba empurra fora. Eta motorzinho bão :!:
Eriksom

dero
25/05/2005, 22:04
Poderíamos aproveitar o tópico e postar dicas de como tirar entrada de ar na bomba/circuito de forma fácil, cada um com experiência em seus veículos/motores.

Fiz algumas vezes no Perkinho, desparafusava o acesso do primeiro bico e ligava o carro até sair só diesel, fechava e desparafusava o acesso do último bico, ligava e logo saia só diesel, reparafusava e pronto. ao invés de ficar punhetanto aquela maldita alavanquinha e puxar o dielse no manual deixava o motor de partida fazer o serviço. hehehe



Valeu

Eriksom Teixeira Lima
27/05/2005, 14:23
Pô, Dero, você fala de motor a diesel de velha estirpe. :lol:

Não tente fazer isso nos atuais cheios de eletrônica :evil:

Mas sua idéia é boa, dicas de como tirar água e ar do sistema.

No caso do 14B, é só afrouxar um pouco a mangueira de entrada de diesel na bomba, "punhetar" até só sair diesel. Depois, é fazer um rápida tentativa de fazer o motor funcionar. Ele tem de pegar normalmente, porém, se houver um pouco de ar pós-bomba/pré-bicos, o motor vai tussir, gemer, pular, mas em no máximo 10 segundos ele volta ao normal. :P

Se não voltar, :cry: e comece a afrouxar os bicos para sangrar. Nesse caso, afrouxe contando a quantidade de voltas no "desparafusar", pois você deverá reposicionar o bico com o mesmo aperto que havia antes.

:idea: Note que deve-se reapertar até faltar 1/4 de volta. Esperar uns 10 minutos pelo menos, e concluir o aperto do tal 1/4 de volta faltante. Porque? Sei lá, mas qualquer manual diz isso, e todo mecânico faz também, vou discutir :twisted:

Ou seja, o negócio é evitar ter de fazer essa sangria de bicos :mrgreen:

Eriksom

dero
27/05/2005, 16:05
Erikssom

A eletrônica tb nao engasga qdo tem água ?? :lol: :lol: :D como fazer nesses casos?


Na boa agora :D , vc falou em evitar desparafusar os bicos, no meu caso eu desparafuso somente os dutos (acessos) antes dos bicos e nao o bico proprimante dito, foi isso q vc quis dizer tb ou no bico mesmo?

valeu

Eriksom Teixeira Lima
27/05/2005, 18:33
E eu sei lá com se faz nos eletrônicos :?: Vamos aguardar alguém que tenha feito para saber :wink:

Quanto ao desparafusar, escrevi mal, são os dutos. :) Mas vale o que falei sobre reapertar. Pelo que me explicaram, sempre há necessidade de se fazer isso em porcas/parafusos de pressão, inclusive nas rodas. Eu obedeço todas as ordens sempre que vejo um engenheiro (ou escrito num manual) e um bom mecânico fazerem. Sabe como é, economista não se mete a besta na praia alheia, especialmente em viagens. :mrgreen:

Só para você ter uma idéia, tive dois problemas otários com minha Dodge Ram nas férias. :x Na dúvida, liguei pro meu mecânico e perguntei "faço a mesma coisa que faria na minha Camper?". Aprovado, fiz. Fui e voltei pro Nordeste, quase 6 mil km, e resolvi os problemas definitivamente.

Já na Camper, que foi toda refeita, e está na fase final de montagem, não tenho medo de meter a mão em nada. Até manual de manutenção eu já consegui, graças ao Elmer, o Jipeiro RR daqui do Fórum. 8)

Pronto, falei na minha Camper, lembrei que ela ainda está no estaleiro, fiquei deprimido :cry: :cry: :cry: :cry:

Eriksom

Caio Rocco
18/04/2008, 16:28
Meu nome é Caio trabalho na empresa Alfa Laval, onde fabricamos Purificadoras de Óleo Diesel.
Essa máquina tem a capacidade de tiras todas as impurezas presentes no óleo diesel que podem afetar o motor do veículo, inclusive a água.
Se vocês estiverem interessados em saber um pouco mais em como essa máquina funciona favor entrar em contato.

Meu email é: ed.1br@alfalaval.com

ramalho-vitoria
18/04/2008, 16:46
Sei que não é recomendável fazer propaganda neste forum, mas, residindo em Vitória - E. Santo, tive oportunidade de abastecer com o Diesel Podium da Petrobras em uma viagem que fiz a Macaé.

O carro ficou outro. ´Pena que esse diesel só esteje disponível no Rio, Sp e na região metropolitana do Paraná. Em uma próxima viagem vou ver se levo uma bombona para encher e trazer.

Aqui em Vitória procuro abastececer com o diesel especial da Shell ou o aditivado da Texaco. São muito bons também sem ser no entretanto tão "ágeis" quanto o Pódium.

Segue abaixo informação sobre os produtos colocodos, no meu entender em termos de desempenho (opinião pessoal sujetiva sem medições técnicas).

http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/

http://www.shell.com/home/content/br-pt/shell_for_motorists/fuels/formula_diesel/formula_diesel_07201509.html

http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/combustiveis/diesel/diesel.shtml#premium
Um abraço

Barao de Castro
18/04/2008, 17:00
Meu nome é Caio trabalho na empresa Alfa Laval, onde fabricamos Purificadoras de Óleo Diesel.
Essa máquina tem a capacidade de tiras todas as impurezas presentes no óleo diesel que podem afetar o motor do veículo, inclusive a água.
Se vocês estiverem interessados em saber um pouco mais em como essa máquina funciona favor entrar em contato.

Meu email é: ed.1br@alfalaval.com


Tem algum site em que possamos buscar maiores informçãoes?

Breno

Barao de Castro
18/04/2008, 17:04
:D Grande Adriano!

:D Isso acontece mesmo! Não pode dar bobeira... Tem que tirar a água do tanque, senão tchauzinho pra bomba... :wink:


Mas nas pick-up existe este dreno também? Nunca reparei, e gostaria de saber de quanto em quanto tempo é necessário esta verificação.

sds

Breno

RABUGENTO
20/04/2008, 08:50
Ótima notícia!!!

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=4795

folgado
20/04/2008, 11:09
Alguém sabe quais postos da Petrobrás em SP podemos encontrar o Diesel Pódium?

RABUGENTO
20/04/2008, 11:14
Sei sim, tem no site da Petrobrás. Já coloco o link.

Neste site, na coluna da direita, há o link para Diesel Podium. Está em Flash. Dentro do site diz onde encontrar:

http://www2.petrobras.com.br/portugues/ads/ads_Produtos.html

RABUGENTO
20/04/2008, 11:18
folgado,

Conta pra gente se você já colocou o JIPÃO na trilha :)

folgado
20/04/2008, 11:20
Já olhei, James, obrigado.
São poucos os postos, infelizmente.
Gostaria de abastecer para sentir a diferença.
[]s

RABUGENTO
20/04/2008, 11:35
Esse Posto Lider Bandeiras fica perto da Av do Estado, se não me engano perto do Bom Retiro...

PERIGOT
20/04/2008, 13:23
Pessoal

Li uma matéria no jornal ha umas semanas que o diesel de cidade é diferente do de estrada...na verdade o de estrada é proibido ser vendido nos centros urbanos porque ele emite mais poluentes que o da cidade...inclusive baixaram uma lei que eles devem ter corantes de cor diferenciados para serem distinguidos facilmente. Não sei se isso é uma coisa aqui do sul ou de todo país.

Abraços
Galera,
Eu não sei se tem a ver, mas minha defender, esta saindo muita fumaça, sendo que minha bomba, turbina esta 0km e o motor esta no ponto certo, estou desconfiado que o diesel que estou colocando vem com água, e acho que é este o motivo da fumaça.
Ontem coloquei um aditivo no diesel, que se eu não me engano chama X5, e na embalagem, informa que elimina a água do tanque, eliminando a fumaça.
Hoje já percebi uma melhora muito grande em relação a fumaça, diminuiu uns 90%.
Luciano.

du
20/04/2008, 13:48
Adriano , vc tem razão , por enquanto existe essa diferença , que está no teor de enxofre , mas já está sendo alterado para ficar o mesmo diesel de cidade igual ao de estrada .

Mas a diferença é somente quanto à poluição, ou tem outros benefícios ?

Abraços Du.

Barao de Castro
20/04/2008, 13:55
AS hilux sw4 94/95 também sofrem desse problema? Caso positivo omo deve-se proceder para evitar algum problema maior?

Breno:parede:

RABUGENTO
20/04/2008, 18:38
Só tenho abstecido com Diesel aditivado, quando estou em Campinas-SP ou com o Podium em Macaé-RJ.

Nunca adicionei aditivos extras, mesmo nos veículos a gasolina ou alcool.

A Ranger está com 57 mil km. Nunca fiz limpeza dos bicos, faz 11km/l em média. Só abasteço em postos confiáveis de verdade.

O Pódium tem 200pp de enxofre enquanto os outros tem de 500 a 2000 conforme informa o site da Petrobrás.

Essa notícia que ela colocou anteontem de que até 2009 teremos o Diesel 50pp é maravilhosa :)

Bianor
20/04/2008, 19:37
PERIGOT não acredito que a água vai ocasionar fumaça, é mais provável que os bicos não estjam vedando, ou a bomba fora da especificação original, turbina sem pressão etc. Para ver se é o diesel experimenta o diesel podium e da uma trocada nos filtros de ( A R ) e o de diesel.
Sds

Allan Nielsen
20/04/2008, 19:47
Infelizmente ainda estamos na idade da pedra em qualidade de combustíveis, isto para falar apenas dos que saem das refinarias da Petrobras, sem contar os adulterados e outras picaretagens que abastecem nossos carros.

O diesel com 50ppm de enxofre é exigência da legislação a partir de janeiro de 2009, definido pelo Conama em 2002.

Esta semana o Conar suspendeu propagandas da Petrobras veiculadas desde dez 2007 ligadas a responsabilidade ambiental. A decisão foi tomada a partir de uma representação de orgãos governamentais e não-governamentais ligados ao meio ambiente e defesa do consumidor que questionaram o fato de a Petrobras veicular anuncios em que fala em responsabilidade ambiental e não cumprir legislação que determina testes no diesel produzido pela companhia para a redução de partículas de enxofre.

A representação foi feita ao Conar por diversos orgãos, entre eles as secretarias estaduais de meio ambiente dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Nossa gasolina (se é que este coquetel pode ser chamada de gasolina) é uma das piores do mercado. Pagamos caro no abastecimento, temos gastos desnecessarios nas oficinas, e pagamos com a saúde pelo meio ambiente.

A Petrobras é muito boa em propaganda. Enfim, este é o preço do monopólio, desmandos políticos e Justiça ineficaz.

PERIGOT
20/04/2008, 19:56
PERIGOT não acredito que a água vai ocasionar fumaça, é mais provável que os bicos não estjam vedando, ou a bomba fora da especificação original, turbina sem pressão etc. Para ver se é o diesel experimenta o diesel podium e da uma trocada nos filtros de ( A R ) e o de diesel.
Sds
Obrigado pela dica, vou abastecer com o podium.
Mas depois que coloquei o aditivo, praticamente parou a fumaça.

Luciano

Raposo
22/04/2008, 14:57
Eu, particularmente, acho um absurdo ter que pagar R$ 2,20 :discordo: em média, aqui no Rio, para ter o direito de utilizar um combustível de boa qualidade, que é o caso do diesel podium. Prefiro continuar abastecendo com diesel aditivado da Shell a R$ 1,86. ou bio diesel na Esso a R$ 1,80.
Abraços.
quote=PERIGOT;591354]Obrigado pela dica, vou abastecer com o podium.
Mas depois que coloquei o aditivo, praticamente parou a fumaça.

Luciano[/quote]

RABUGENTO
22/04/2008, 15:17
No Rio o ICMS é mais alto.
Aqui em Campinas-SP, pago R$ 1,79 o diesel aditivado da Shell, mas só no Carrefour.

Em Macaé-RJ o Diesel Podium estava R$ 1,96.

Anthoniusnikos
24/04/2008, 07:38
Edu Chaves, nas Rangers e outras caminhonetes mais modernas existe um sensor de água no combustível que é instalado no próprio filtro. Para a Ranger o sensor de marca Bosch custa uns R$ 150,00, daí se o seu carro não tiver um mostrador no painel você tem que instalar um.
No posto que abasteço aquí em Itajaí-SC, tenho feito o monitoramento do Diesel e até hoje não encontrei água residual nenhuma.
Sei que muitos posto possuem tanques subterrâneos velhos e que nunca fazem limpeza, daí o acúmulo de água. Fora aqueles em que os tanques estão enferrujados, com vazamento e fissuras por onde entra a água.
Os postos de combustíveis de instalações mais recentes (novos) estão bem menos sujeitos a esse problema.
Abs
Anthoniusnikos

Gugu7
24/04/2008, 16:58
Grande Giovani....Eu particularmente procuro ter outros cuidados além do sangramento do filtro. Abasteço sempre que possível no mesmo posto, desde quando tinha a Land e pego nota fiscal, Qdo não é possível procuro postos de bandeiras conhecidas que com aparência confiável. E sempre uso diesel aditivado. Que por sinal é o único aditivo que uso em meus carros. :wink:

abraços
Adriano.
No Radiador, vai só agua mesmo???

Joao Baeta
24/04/2008, 17:44
:arrow:Uma vez eu coloquei diesel podium.... Pois o GV estava zero!!!!
E parei no posto da orla de Copacabana.... Qnd eu ví o preço... Quase meti bronca no frentista! Diesel estava a 2.15(!!!) (Nao tinha aditivada naquele posto)
:evil: :evil:

RABUGENTO
24/04/2008, 19:06
Adriano.
No Radiador, vai só agua mesmo???


Nananinanão! Água misturada com aditivo. Não sei qual a proporção. :(
E também não é qualquer água.

RABUGENTO
24/04/2008, 19:08
:arrow:Uma vez eu coloquei diesel podium.... Pois o GV estava zero!!!!
E parei no posto da orla de Copacabana.... Qnd eu ví o preço... Quase meti bronca no frentista! Diesel estava a 2.15(!!!) (Nao tinha aditivada naquele posto)
:evil: :evil:

João,

Na Via Dutra está mais caro ainda.
Em janeiro deveremos ter o Diesel 50. o Podium é 200. Nem tenho ideia do preço.

Ouvi no rádio hoje que estão pensando mesmo em aumentar os preços de diesel e gasolina por causa do preço do petróleo :(

Onde há fumaça....

leogc
25/04/2008, 17:56
Salve Galera,

eu não sou mecanico nem bombista, mas aprendi um pouco sobre idesel...

o diesel aditivado normal tem apenas aditivos detergentes.
o diesel podium, alem do menor teor de enxofre, tem formulação diferente, tendo maior número de cetanas (um equivalente a octanagem, só que p o diesel), isso faz o motor render mais, principalmente os mais novos.
o enxofre no diesel, apesar da poluição, tem um efeito benéfico de lubrificidade, que está ligado à abrasão mediante o atrito. logo, para o motor, menos enxofre não significa que é melhor. claro que até 100 ppm de enxofre isso não faz diferença, aí é melhor poluir menos.
o diesel 50 ppm só deverá ser utilizado nos motores novos, onde for recomendado seu uso, justamente por causa da lubricidade. até onde sei, os motores "antigos" continuarão usando o diesel que nós usamos hoje.

eu uso diesel podium quando é possível, e geralmente abasteço no posto da praça da bandeira/RJ, mesmo sendo mais caro, acho que vale a pena.

abs

Raposo
25/04/2008, 18:07
eu uso diesel podium quando é possível, e geralmente abasteço no posto da praça da bandeira/RJ, mesmo sendo mais caro, acho que vale a pena.

abs[/quote]

Olá, Leogc
Desculpe a ignorância, será que o diesel podium não vai causar danos no motor da minha Ranger? Ela está com quase 140.000 km rodados. Conheço o posto da praça da bandeira e estou pretendo fazer um teste com o podium.
Um abraço.

Bianor
25/04/2008, 20:47
Pessoal costumo drenar o filtro de diesel do meu MWM 2.8 para um recipiente limpo e claro. Assim observo os resíduos e as bolhas de água, faça isso quando mudar de posto ou para acompanhar a qualidade do que vçe abastece.
Sds

RABUGENTO
26/04/2008, 07:54
O Bianor!

Aí em Macaé-RJ você tem o Diesel Podium no posto Petrobras por um preço um pouco mais alto que o TicTac e "similares" que nem sei qual é o Diesel que usam...
Eu, se morasse aí, só abasteceria lá :)

leogc
26/04/2008, 20:30
Olá, Leogc
Desculpe a ignorância, será que o diesel podium não vai causar danos no motor da minha Ranger? Ela está com quase 140.000 km rodados. Conheço o posto da praça da bandeira e estou pretendo fazer um teste com o podium.
Um abraço.

Salve Raposo, claro que não..a diferença é mais perceptível nos motores chamados diesel rápidos, isto é, que trabalham em faixas de rotação maiores. nos motores diesel tradicionais, lentos, menos vantagens serão observadas.

outra coisa que eu esqueci...todo o diesel nacional tem biodiesel na mesma proporção...qq propaganda em cima disso é pura baboseira. o biodiesel por si aumentaria o número de cetanas, em compensação tem maior afinidade pela água, o que deve ser controlado nos tanques nas diversas etapas (distribuidoras, postos e etc)...para a gente, não podemos fazer nada, exceto abastecer em postos de marca....

abs

Gonzagaum
24/09/2008, 11:18
post errado. desculpe

RABUGENTO
25/09/2008, 08:05
post errado. desculpe


Ué! O que aconteceu? Desistiu da propaganda do produto?

folgado
25/09/2008, 08:17
Opa, tenho dois jipes diesel, a mim me interessa esse produto...

Gonzagaum
25/09/2008, 10:56
Ué! O que aconteceu? Desistiu da propaganda do produto?

Não foi isso. É que logo que postei, verifiquei que já havia um tópico sobre o Teccom, para não ficar repetitivo, editei meu post.
Não é propaganda, mas tenho um amigo que é distribuidor do produto no Rio de Janeiro. Já vi as demonstrações e faço uso do produto.
bem, fica meu e-mail se alguem quiser que indique um distribuidor.

felipe@evolutioncomercial.com.br

rjacobms
26/09/2008, 12:51
Eu, particularmente, acho um absurdo ter que pagar R$ 2,20 :discordo: em média, aqui no Rio, para ter o direito de utilizar um combustível de boa qualidade, que é o caso do diesel podium. Prefiro continuar abastecendo com diesel aditivado da Shell a R$ 1,86. ou bio diesel na Esso a R$ 1,80.
Abraços.
quote=PERIGOT;591354]Obrigado pela dica, vou abastecer com o podium.
Mas depois que coloquei o aditivo, praticamente parou a fumaça.

Luciano[/quote]

Absurdo... E eu que pago 2,22 no disel aditivado aqui na minha cidade...
Poucos os impostos neste pais, não... :discordo:

rafaelfernandez
26/09/2008, 16:45
Sinto decepciona-los amigos, mas em Belem pagamos 2,25 pelo diesel comum e 2,27 pelo aditivado.:shock::shock::shock:

RABUGENTO
27/09/2008, 08:01
Opa, tenho dois jipes diesel, a mim me interessa esse produto...


folgado,

Os seus jipes não tem o filtro de combustível que separa e avisa quando tem muita água no Diesel?

RABUGENTO
27/09/2008, 08:09
Sinto decepciona-los amigos, mas em Belem pagamos 2,25 pelo diesel comum e 2,27 pelo aditivado.:shock::shock::shock:

Não precisa ser na região Norte.

Aqui em Campinas-SP, pagamos entre R$ 1,99 e R$ 2,20.

Depende do posto, da localização e acho que também, da cara do freguês...

Costumo abastecer no Posto Carrefour da Rodovia D.Pedro. Diesel aditivado a R$ 2,049.
Todo Diesel tem, obrigatoriamente, 2% de biodiesel.

Allan Nielsen
27/09/2008, 09:10
Não precisa ser na região Norte.

Aqui em Campinas-SP, pagamos entre R$ 1,99 e R$ 2,20.

Depende do posto, da localização e acho que também, da cara do freguês...

Costumo abastecer no Posto Carrefour da Rodovia D.Pedro. Diesel aditivado a R$ 2,049.
Todo Diesel tem, obrigatoriamente, 2% de biodiesel.

Rudolf Diesel deve estar puto por chamarem de diesel esta merda que a Petrobras produz.

De qualquer maneira o "diesel" saiu de R$1,7.... para R$2,...... por conta do petroleo atingir $150. A gasolina tambem subiu, so que o governo absorveu o aumento, transferindo para a Petrobras parte do imposto cobrado; esta manobra pode ter sido legal mas é imoral.

Agora que o petroleo esta a $100, o preço será novamente alterado, aguardem apenas o termino das eleições; verão a redução que vem por ai :mrgreen:

Luiz Antonio C. Bodon
03/10/2008, 10:11
Rudolf Diesel deve estar puto por chamarem de diesel esta merda que a Petrobras produz.



Voto com o relator...:concordo:

Allan Nielsen
03/10/2008, 11:14
E a farra continua...........

O BNDES retirou a Petrobras do grupo de "Empresas Estatais" de forma a poder emprestar grana fora do limite estabelecido pelo Banco Central de 25% do patrimonio de referencia. A Petrobras pulou de 38.000 funcionarios em 2002 para 74.000 em 2008 (94% de aumento da turma), e continua inchando. Adivinha que vai pagar a conta?

E o diesel de 50ppm de enxofre, talvez para 2010. Vamos ver se o Ministro do colete cumpre a promessa de punição. Até parece o IBAMA multando o INCRA.

E tem gente que acha a Empresa o maximo; realmente "a ignorancia é a base da felicidade".

Abs

RABUGENTO
11/10/2008, 14:35
E a farra continua...........

A Petrobras pulou de 38.000 funcionarios em 2002 para 74.000 em 2008 (94% de aumento da turma), e continua inchando. Adivinha que vai pagar a conta?



Allan,

Não sei se você sabe, mas a Petrobrás, por ordem judicial, está promovendo diversos concursos por ano para contratação de funcionários.
Mais de 100 mil que trabalham na Petrobrás são terceirizados.
Essa manobra de terceirização aconteceu há anos atrás, para a venda picada da PetrobraX. Lembra-se disso?

Com a "primeirização" a empresa terá funcionários mais dedicados à função por um custo bem mais baixo. Os funcionários da emprêsa auferem salários menores que os terceirizados. Acredito que você também não sabia disso.

O Diesel S-50 está prometido para início de 2009. Todas as refinarias estão em rítmo acelerado fazendo atualizações de seus equipamentos para que isso aconteça.

Allan Nielsen
11/10/2008, 18:30
Allan,

Não sei se você sabe, mas a Petrobrás, por ordem judicial, está promovendo diversos concursos por ano para contratação de funcionários.
Mais de 100 mil que trabalham na Petrobrás são terceirizados.
Essa manobra de terceirização aconteceu há anos atrás, para a venda picada da PetrobraX. Lembra-se disso?

Com a "primeirização" a empresa terá funcionários mais dedicados à função por um custo bem mais baixo. Os funcionários da emprêsa auferem salários menores que os terceirizados. Acredito que você também não sabia disso.

O Diesel S-50 está prometido para início de 2009. Todas as refinarias estão em rítmo acelerado fazendo atualizações de seus equipamentos para que isso aconteça.


Rabugento,

Infelizmente a “primeirização” nada tem a ver com eficiência, dedicação e principalmente custo mais baixo. A contratação por ordem judicial nada mais é que conveniência ideológica do atual governo e tem afetado muitas áreas, principalmente os prestadores de serviço nas áreas de TI e engenharia. O principal motivo é tributário para evitar as regras de PJ e enquadrar a maioria possível com empregado (PF).

Mas falando apenas de Petrobras, se a compararmos a outras empresas da área ela perde feio e fica claro um cabide de empregos. Apenas como referencia: Exxon 80.000, Chevron 60.000, Shell 104.000 funcionários; e cada uma delas é 10 vezes maior que a Petrobras.

A Petrobras se tornou uma empresa de gestão, e em minha opinião gere mal o monopólio da petroquímica (que é um dos pilares da sociedade moderna) brasileira. É usada politicamente, e também um dos canais de sangria de dinheiro publico; é verdade que isto não é privilegio dela e sim generalizado nas empresas publicas, mas por ser a maior.....

Com relação ao diesel, duvido que ela o produza em 2009 de forma a tender a legislação. Se vc quiser, podemos apostar um café.....


Enquanto isso vamos queimando esta bomba que a petrobras chama de diesel, poluindo e danificando motores.


Abs

leogc
13/10/2008, 08:04
E o diesel de 50ppm de enxofre, talvez para 2010. Vamos ver se o Ministro do colete cumpre a promessa de punição. Até parece o IBAMA multando o INCRA.

Abs

Voltando ao assunto que interessa que é diesel e não a petrobras.

não adianta a empresa lançar o diesel s50 pq os nossos motores não são preparados para usar esse diesel....esse tipo de diesel requer motores mais modernos do que os nossos, por isso a demora, o lançamento do produto não depende só da petrobras, mas também da ANP e das empresas montadoras, que já falaram que não vão antecipar seus desenvolvimentos.

é muito fácil botar na Petrobras a culpa de tudo que acontece.

abs

Allan Nielsen
15/10/2008, 11:17
Materia publicada hj no O Globo

Poluição mata mais que Aids e trânsito juntos em São Paulo

Publicada em 14/10/2008 às 19h17m
Fabiana Parajara, O Globo
Comentários (http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/10/14/poluicao_mata_mais_que_aids_transito_juntos_em_sao _paulo-585945895.asp#coment)
SÃO PAULO - A poluição já mata mais do que a Aids e o trânsito juntos na cidade de São Paulo. Paulo Saldiva, médico do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, afirma que uma única medida, a redução da liberação de enxofre pelo óleo diesel usado pelos veículos, pode evitar 150 mortes por ano - pouco menos que o número total de vítimas de Aids na cidade de São Paulo, que chegaram a 232 em 2007, por exemplo.
Segundo estudos do laboratório, as doenças provocadas pela poluição, que vão de problemas respiratórios a enfartos, causam cerca de 9 mortes por dia na capital paulista. Por ano, são cerca de 3,5 mil óbitos. Na capital, o trânsito causou em todo o ano de 2007, 1.352 mortes de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde. Somados, no ano passado, a Aids e o trânsito mataram 1.624 pessoas na cidade.
Segundo estimativa do laboratório, a região metropolitana de São Paulo gasta por ano US$ 1,5 bilhão para tratar as doenças causadas pela poluição do ar. (http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/07/15/sp_gasta_us_1_5_bilhao_por_ano_para_tratar_doencas _causadas_por_poluicao-547248124.asp) De acordo com o professor, os gastos levam em conta custos de internação e tratamento por doenças causadas ou agravadas pela poluição e também a redução de cerca de um ano e meio da expectativa de vida da população economicamente ativa.
- Os gastos com saúde por causa da poluição são enormes e temos de nos mobilizar para resolver a questão - afirmou Saldiva, em relação aos estudos feitos no Laboratório.
A poluição que mais preocupa na capital paulista é a produzida pela frota de mais de 6 milhões de veículos. (http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/09/22/poluicao_do_ar_o_problema_que_mais_afeta_qualidade _de_vida_em_sp-548325400.asp) O Parque do Ibirapuera, por exemplo, um dos poucos lugares destinados ao lazer, é campeão na concentração de ozônio, que faz mal à saúde e ocorre em dias de sol e pouco vento. O ozônio é responsável por problemas respiratórios e ainda por degradar tecidos e danificar plantas. Como outros poluentes, ele se forma a partir de gases liberados pelo escapamento dos carros.
Os veículos a diesel, que representam apenas 10% da frota nacional, são responsáveis por 62% das emissões de material particulado. Boa parte de toda essa sujeira circula pela cidade, já que caminhões pesados de todo o país cruzam São Paulo pelas Marginais Pinheiros e Tietê para chegar ao Porto de Santos ou alcançar rodovias. A cidade ainda não dispõe do Rodoanel completo - anel viário que interligará as estradas e evitará que veículos de carga transitem dentro da cidade. Para se ter uma idéia, os veículos a diesel, por estarem sempre em circulação, consomem 50% do total de combustíveis vendidos no país.
Segundo Saldiva, o material particulado é um dos mais prejudiciais para a saúde, já que acaba depositado nos alvéolos, a parte do pulmão responsável pelas trocas gasosas, provocando inflamações e outros distúrbios.
Briga por diesel mais limpo
A partir de 2009, no entanto, a expectativa é que o diesel vendido no Brasil seja mais limpo, com a adoção do diesel S-50 (com 50 partículas de enxofre por milhão). Ele será obrigatório porque entra em vigor a Resolução 315/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a partir de 1º de janeiro. Até 2012, a meta no Ministério do Meio Ambiente é passar para o diesel S-10 (com 10 partículas por milhão de enxofre por milhão). Atualmente, o diesel vendido no Brasil pode emitir 500 partes de enxofre por milhão nas regiões metropolitanas e 2.000 partes de enxofre por milhão no interior - exatamente por conta da necessidade de se redução das emissões nos grandes centros urbanos.
Saldiva calcula que a mudança, na estimativa mais conservadora, servirá para reduzir 5% da emissão total de poluentes na região metropolitana, já que o enxofre reage com gases dando origem a outras substâncias tóxicas para o organismo. Daí a redução de 150 mortes por conta dos males causados pela poluição.
- É uma conta grosseira, porque ainda não temos idéia de como será a adoção do sistema. Se apenas os veículos novos serão obrigados a usar o combustível ou se todos eles - afirma Saldiva.
Quanto mais abrangente a medida, maior pode ser a redução da poluição. O consultor Gabriel Branco, especialista em meio ambiente, afirma que a lei poderá incentivar o uso de catalisadores nos veículos pesados, o que não ocorre hoje por conta da qualidade do diesel, que estraga o equipamento.
- Eles não usam o equipamento porque a qualidade do diesel acaba com a vida útil da peça - explica Branco.
Os dois participaram nesta segunda-feira de um seminário sobre poluição atmosférica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O resumo de todos os trabalhos apresentados durante o seminário serão enviados ao Ministério Público para que cobre a entrada em vigor da resolução 312/2002 do Conama, que encontra resistência das indústrias automotivas, da Petrobras e das transportadoras.
A Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Petrobras e os sindicatos das transportadoras tentam adiar a adoção do diesel mais limpo. Em setembro, no entanto, o Ministério do Meio Ambiente mostrou, em reunião do Conama, que não pretende ceder. Tanto que veio com a proposta que antecipa para 2012 a utilização do óleo diesel com 10 partes por milhão (ppm), sem abrir mão da resolução que determina a adoção do diesel S-50 em janeiro em todo o país. Mas o lobby das indústrias pelo adiamento ainda continua.
Porém, independentemente da disputa em nível nacional, na capital paulista, uma resolução municipal determina que a adoção do diesel S-50 ocorra impreterivelmente em 1º de janeiro.
- Para evitar qualquer tipo de manobra, no sentido de dizer que não sabia da medida, enviamos uma carta oficial para Anfavea, para os sindicatos e para a Petrobras informando da determinação da adoção do diesel mais limpo para todos os veículos - disse o secretário, apresentando as cópias das cartas e das respostas das empresas. Os documentos também seriam encaminhados ao Ministério Público.

du
15/10/2008, 13:47
Pessoal,

Mas supondo que o Diesel S-50 realmente esteja disponível em grandes cidades, e que realmente os carros zero quilômetro sejam adaptados para este Diesel. Como os Paulistanos viajariam para o Interior ? Os veículos novos funcionariam também com o Diesel S-2000 ?

Abraços Du.

RABUGENTO
15/10/2008, 16:16
du,

Não esquenta!
Os motores rodam com qq coisa :)
Podem não ter o mesmo rendimento mas rodam.

RABUGENTO
31/10/2008, 06:51
Mais notícias sobre o Diesel S-50

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5782

Allan Nielsen
31/10/2008, 07:19
Mais notícias sobre o Diesel S-50

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5782

Que vergonha este acordo! Como eu havia dito aqui a Petrobras não atenderá a legislação nem em 2010

Interessante tambem as "meias" informações que a Petrobras apresenta a sociedade. Enquanto isso vamos continuar adoecendo e danificando os veiculos.

Como já dizia o grande Roberto Campos "empresa privada é aquela que o governo fiscaliza, empresa publica é aquela que ninguem fiscaliza".

Vejam abaixo o verdadeiro acordo publicado hoje no Estadão.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081031/not_imp269955,0.php

Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2008 | Versão Impressa

Fechado acordo tímido sobre diesel

Meio Ambiente aceitou redução de enxofre pela Petrobrás muito menor do que mandava o Conama

Alexandre Gonçalves
Tamanho do texto? A A A A

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081031/img/7.4.imagem_diesel.jpg
Foi assinado ontem um acordo judicial para compensar o não cumprimento da Resolução 315 de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determinava a adoção, em todo o País, de um diesel mais limpo, chamado S50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre. O enxofre é um poluente com potencial cancerígeno.

O termo é menos rígido do que diz a norma. É o caso do diesel fornecido hoje no interior, com 2.000 ppm de enxofre. Ele será substituído, a partir de 1º de janeiro, por um diesel um pouco menos sujo, com 1.800 ppm de enxofre. E deverá ser gradualmente trocado, até 2014, pelo diesel com 500 ppm de enxofre - 900% mais poluente do que o S50.

Nas regiões metropolitanas, que hoje recebem o diesel com 500 ppm, apenas os ônibus urbanos serão "limpos", seguindo cronograma diferenciado. Os ônibus de São Paulo e Rio serão abastecidos com o diesel S50 no início do próximo ano. Até 2011, as frotas das cidades de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e das regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e Rio também receberão o combustível menos poluente. Só as regiões metropolitanas de Fortaleza, Belém e Recife serão totalmente abastecidos com S50 a partir de 1º de maio de 2009.

O acordo foi assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), governo do Estado de São Paulo, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Petrobrás, Ibama, Cetesb, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, 16 montadoras de veículos e 1 fabricante de motores. Por meio da assessoria, a Petrobrás informou que os termos por ela propostos foram praticamente todos aceitos.

COMPROMISSO

Em setembro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o prazo sobre o uso do diesel mais limpo seria mantido: só carros com motores adaptados para o combustível S50 poderiam se licenciar.

"Eles aceitaram a proposta da Petrobrás e da Anfavea", lamenta Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. Segundo Grajew, Minc havia se comprometido em reunir-se com representantes da sociedade civil antes de assinar o acordo. "Fizeram isso de madrugada e sem a participação dos principais interessados." Ele também questiona a atuação do MPF no caso, que teria se afastado das organizações civis envolvidas com o caso.

As montadores de veículos e a Petrobrás alegaram falta de tempo e de logística para descumprir a resolução aprovada em 2002. Um inquérito civil público será instaurado para levantar de quem é a responsabilidade.

O Conama aprovou ontem resolução que antecipa para 2012 a adoção do diesel S10, com 10 ppm de enxofre, no abastecimento de veículos pesados no Brasil. Para veículos leves, o Conama ainda vai elaborar uma nova resolução.
COLABOROU CRISTINA AMORIM

RABUGENTO
03/12/2008, 10:23
http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932)

niw
03/12/2008, 10:32
Se não me engano a hilux tem que tirar a agua pelo filtro do combustivel, certo?
Mas como faço isso? Tenho o carro menos de 2 meses e não sei muita coisa sobre a manutenção "caseira"

RABUGENTO
03/12/2008, 14:37
Na Ranger o filtro de Diesel tem um lugar para rirar água se o sensor avisar.
Nunca precisei usar.

NilsinhoRox
03/12/2008, 15:33
Eu estava lendo o topico, e gostaria de qm entende um exclarecimento, por gentileza:

Esse Diesel S50, o que vai melhorar em materia de consumo/emissão na frota que já roda no Brasil afora?

Eu moro em Sampa, e do que adiantaria esse diesel S50, nos milhares de caminhões que passam aqui pela cidade do pais todo, com motores completamente desregulados, mandando aquela fumaça negra pro espaço?

Sinceramente, eu não sou acionista da Petro. Mas creio que o problema da poluição, ta mto longe de ser apenas 50ppm de enxofre no diesel nosso de cada dia...

A frota brasileira é uma piada, tem mto de tudo rodando desregulado, tem mto de tudo rodando por ai sem licenciamento, sem IPVA pago, imagina manutenção em dia...

Ja li tbm que moto de pequena cilindrada polui + que os automóveis com injeção eletronica...

Quero dizer com isso, que como sempre de nada adianta um paleativo, no meio de centenas de problemas... Concordo com que escreve ai pra tras, que estão novamente jogando a culpa uns pros outros. Mas sinceramente, S50 é o Santo Graal contra a poluição?

[]s a todos

RABUGENTO
13/01/2009, 16:57
Quero este Diesel nos postos!

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=6046 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=6046)

FABIO SAMPAIO
24/01/2009, 17:33
A Land tbm tem este tipo de dreno direto do tanque...que por sinal é muito mais prático que o dreno no filtro. Quem for fazer ou trocar de tanque...seria legal ver a possibilidade de colocar um dreno nele....se possível.
Meu colega de trabalho que tbm tem um F1 como mesmo motor que o meu e ele perdeu a bomba dele por causa da água...a bomba se lubrifica com o própio combustivel e com a água ferrou!!!! Me corrijam se eu estiver falando M. Mas foi o que o mecânico alegou para ele.


abraços
Ola´Adriano e demais !
Onde fica esse dreno do tanque na Land? E´ aquele filtro que fica em cima da roda traseira do lado do carona ou existe outro ? Sei que no filtro de diesel la´ no motor tb tem dreno. Existe algum outro ?

Abcs

Fábio

Joao Baeta
24/01/2009, 17:58
Quero este Diesel nos postos!

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=6046 (http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=6046)

:arrow:Mas esse diesel está abastecendo para onibus... Dps p/ gente!!!!:neutral:
O diesel está no postos é o antigo diesel!
Troquei o filtro do diesel do GV em set.08...
Mas reparei que o atual filtro demora a ligar o carro... Antes era rapido....
Ou to errado? :pensativo:
Nunca teve água!!!!!
Msm posto na estrada MG-265 (Barbacena a SJDR) eu fiquei desconfiado (Bandeira era Rede Brasil)... Pois o diesel era rosa!!!!
Mas o carro nem ligou....!!!!! :concordo:

RABUGENTO
24/01/2009, 18:19
Pois é Baeta,

Alguns postos tem o Diesel S200 também chamado Podium, mas em poucas cidades.

RABUGENTO
15/04/2009, 12:37
Boas notícias:

http://www.cosmo.com.br/noticia/26146/2009-04-15/governo-decide-baixar-o-brpreco-do-oleo-diesel.html (http://www.cosmo.com.br/noticia/26146/2009-04-15/governo-decide-baixar-o-brpreco-do-oleo-diesel.html)

EDIMAR SILVA
06/03/2015, 17:40
MEU AMIGO, TENHO A SOLUÇÃO PERFEITA PRA QUEM SOFRE COM AGUA NO DIESEL!!
É UM PURIFICADOR DE DIESEL, CHAMADO POC.. ELE VAI APÓS O TANQUE .. E ANTES DA BOMBA .. ELE ELIMINA 99% DA AGUA E DEMAIS IMPUREZAS QUE ESTÃO NO DIESEL, EVITANDO ASSIM UM PREJUIZO COM SUA BOMBA INJETORA , ALEM DE AUMENTAR A VIDA UTIL DO FILTRO. ESSE PRODUTO TEM 6 ANOS DE GARANTIA E NAO TROCA NENHUM TIPO DE REFIL, É SÓ INSTALAR !!! SEGUE O LINK ABAIXO ...
https://www.youtube.com/watch?v=clUesNwBfPA


CONTATO : 67 - 3042-1414 / 9982-8740 ... EDIMAR / ELEANDRO