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Ver Versão Completa : diferencial 13x46= Problema



RogérioNunes
27/02/2008, 22:05
Durante 2 anos andei com minha F75 com diferencial 11x47.Primeiro com motor opala e depois com Q20B usando-a no dia a dia,pescarias e trabalho, muito trabalho.Em Agosto passado troquei para 13x46 e depois de uns 400 km quebrou a engrenagem intermediária da reduzida e por tabela, o carretel tb quebrou.Depois de feito o reparo trocando as duas engrenagens, rodei uns 200km somente "on" e qdo fiz uma revisão a surpresa:a engrenagem intermediária da reduzida estava com 2 dentes quebrados e os demais trincados.
Alguém já teve problema semelhante?

Julinot
27/02/2008, 22:57
Durante 2 anos andei com minha F75 com diferencial 11x47.Primeiro com motor opala e depois com Q20B usando-a no dia a dia,pescarias e trabalho, muito trabalho.Em Agosto passado troquei para 13x46 e depois de uns 400 km quebrou a engrenagem intermediária da reduzida e por tabela, o carretel tb quebrou.Depois de feito o reparo trocando as duas engrenagens, rodei uns 200km somente "on" e qdo fiz uma revisão a surpresa:a engrenagem intermediária da reduzida estava com 2 dentes quebrados e os demais trincados.
Alguém já teve problema semelhante?

Roger,

1) Com que intuito você colocou esse diferencial bem mais longo ? Atingir maior velocidade ou andar nas mesmas veocidades mas em rotações mais baixas visando economia ?

2) Você tem certeza de ter adquirido peças de qualidade ?

3) Com que frequência você usou a reduzida ?

Grato.

Kim
28/02/2008, 08:01
Caro Roger Nunes!

Vou tentar explicar o problema.

Você não é o único que passa por isso, um amigo de Campinas, SP me ligou relatando a mesma situação.

Solução?
Colocou a t-case da band.

Vamos ao problema.

A t-case Willys não foi progetada para um torque elevado com baixo giro.
Quando com a relação curta, as engrenagens não sofrem tanto com a pressão exercida sobre os dentes quando o motor vai "soltando" o torque.

Com a relação mais longa, o pressão entre as engrenagens é bem maior quando o motor "solta" o torque, principalmente o Q20B, ue sai contando os pistões.

Está com a relação ideal para o motor, deixando-o econômico e forte ao mesmo tempo.

Sua solução será partir para outra t-case. (outra marca)

Abraços.

Kim.

RogérioNunes
03/03/2008, 15:05
Fala Kim,blz?

Pela sua explicação, vejo que entende das coisas....acertou na "mosca'!!
A minha intenção era alertar a quem pretende usar essa relação com um motor forte e T- case willys que a quebra é certa!!
Na primeira quebra coloquei em xeque a qualidade da engrenagem que veio num kit para câmbio clark 2215 que uso atualmente mas depois de instalar outra de qualidade comprovada, ví que a suspeita que eu tinha de quebra por sub dimensionamento baseado nos aspectos de fratura dos dentes da engrenagem se confirmou.
A solução seria outra T-case mais robusta como a Band como comentou ou reduzir novamente o diferencial.Com 13X46 a F75 ficou ótima para estrada, até um pouco longa mas como Q20B tem torque de sobra, não ficou fraco.Encontrar um T-case da band não é tarefa fácil sem falar no custo, então, optei por uma relação 11x45 que instalarei nos próximos dias pra ver com ficará.

abraços!!




Caro Roger Nunes!

Vou tentar explicar o problema.

Você não é o único que passa por isso, um amigo de Campinas, SP me ligou relatando a mesma situação.

Solução?
Colocou a t-case da band.

Vamos ao problema.

A t-case Willys não foi progetada para um torque elevado com baixo giro.
Quando com a relação curta, as engrenagens não sofrem tanto com a pressão exercida sobre os dentes quando o motor vai "soltando" o torque.

Com a relação mais longa, o pressão entre as engrenagens é bem maior quando o motor "solta" o torque, principalmente o Q20B, ue sai contando os pistões.

Está com a relação ideal para o motor, deixando-o econômico e forte ao mesmo tempo.

Sua solução será partir para outra t-case. (outra marca)

Abraços.

Kim.[/QUOTE]

RogérioNunes
03/03/2008, 15:12
Roger,

1) Com que intuito você colocou esse diferencial bem mais longo ? Atingir maior velocidade ou andar nas mesmas veocidades mas em rotações mais baixas visando economia ?

2) Você tem certeza de ter adquirido peças de qualidade ?

3) Com que frequência você usou a reduzida ?

Grato.

1- A intenção de colocar uma relação mais longa foi de andar com giro mais baixo, a 13x46 com câmbio 2215 fica um pouquinho longa mas fica ótimo para o uso no dia a dia.
2- Até coloquei em xeque a qualidade da engrenagem que quebrou mas depois da segunda quebra ví que realmente o esforço nela estava muito grande.
3- As quebras aconteceram andando em 4x2 e no asfalto.Em momento algum usei 4x4.

abraços

Kim
03/03/2008, 20:24
Caro Roger!

Que bom que consegui me expressar.

Converse com o pessoal da equipiminas4x4, provavelmente terão uma solução ideal para vc, mantendo sua relação longa.

Abraços.

Kim.

RogérioNunes
05/04/2008, 10:57
Só pra ilustrar o post e ajudar a identificar o problema.
[]`