Ver Versão Completa : Alinhamento cambio - cx de redução
ferchina
27/02/2008, 18:14
Camaradas, as vibrações nas alavancas geralmente são proveniente do mal alinhamento entre cambio e cx de redução, para alinhar ela horizontalmente, solta-se os cardans da cx, afrouxa os parafusos do coxim liga o carro e vai acelerando e passando as marchas, a cx naturalmente vai achar a melhor posição de trabalho, dai e só apertar os parafusos.
Mas verticalmente, embaixo do coxim tem umas plaquetas para regular a altura, mas como saber se esta mto alto ou baixo? alguem tem alguma dica para o alinhamento?
No meu caso tive q trocar os parafusos q sustentam a cx e o idiota do funileiro jogou fora as plaquetinhas,:putz: fui reclamar, dai ele fez uma de metal, mas não sei c a altura esta certa :parede:
flw
Mauricio Rossetto
28/02/2008, 12:29
No caso do Boris III, está usando 2 plaquetas de 3mm de cada lado, ou seja 6mm de altura.
Mauricio Rossetto
28/02/2008, 12:32
Camaradas, estou usando o acoplamento homocinético duplo. Agora faço no "olhômetro" o alinhamento entre as caixas. Não vibra mais o jipe, mas gostaria de saber sobre o acoplamento rígido, se alguém usa e o que está achando......
Fábio Neves
28/02/2008, 17:34
No meu Biva só parou qdo coloquei mais uma plaqueta:pensativo:, ou seja, 9mm de cada lado:roll:..
Tentei com uma só, ficou ruim:putz:, coloquei a segunda, não deu o resultado esperado:stop:, na terceira o bixim ficou bom:dance:....
Testei com o carro em funcionamento, tá ótimo...:concordo:
Testei com o carro parado e trans no neutro e engatei a quinta, tá ótimo!!!:palmas:
Veja se é isso!!!
Quem sabe uma arruela larga, como espacador, já tentou, cê serra para riar um canal de acesso, assim é só afrouxar o parafuso e colocar até ficar bom..
ferchina
28/02/2008, 18:45
Humm, mto bom saber dessas medidas, mandei um serralheiro fazer 4 plaquetas, amanha vou instalar.:concordo:
Tb fui ver de trocar os coxim, dizem q o do motor do monza/kadett da certo, retirei a do Niva e levei na autopeças, são bem parecidas mas a do monza me pareceu mto fraca em relação a original, alguem usa esse coxim?
flw
Fábio Neves
29/02/2008, 08:17
Ferchinha...
A coxim tá ruim? Rasgado? furado ? quebrado? ou descolado? caso não esteja, use o mesmo, o do meu Niva é original ainda!!!
Sds
ferchina
29/02/2008, 09:38
Oi Fabio, a borracha esta com varias trincas, mas sem furos ou rasgos...acho q vou mante-la!
Marcio Rossetto
29/02/2008, 15:23
O meu Niva tem acoplamento de borracha e não vibra em nehuma situação , então vou dizer como eu alinho a caixa de redução.
Tudo estando montado e acoplado , voce deita embaixo do niva e olha o acoplamento de borracha . Observe que tem a junta do cardã ( cruzeta ) .
O objetivo do alinhamento é deixar o mais centalizado possível a união entre cambio e caixa , ou seja , quando voce gira o acoplamento com a mão , não se pode observar nehum movimento excentrico da cruzeta , ou na pratica , o movimento x e y da cruzeta , claro que menos o de rotação , capitou .:concordo:
Então o procedimento é o seguintre , vc gira devagar o acoplamento com a mão ( reduzida no neutro) e fica de olho na cruzeta do acoplamento . Quando vc observar que a cruzeta não se movimenta nos seus graus de liberdade em x e y , vc atingiu o alinhamento.
Então primeiro vc alinha no eixo y ( usando as placas ) acertou a altura ? , a cruzeta esta alinahda no eixo y ? OK . Posteriormente parte para o eixo x .
O finalmente é o seguinte : Vc olha o conjunto por baixo e tem que obeservar o acoplamento retinho, sem estar deformado ou torto e a cruzeta totalmente na horizontal , sem nehum movimento em x e y , so rotacional .
ferchina
03/03/2008, 13:30
Marcio, mto boa sua dica, mas no meu caso tenho acoplamento homocinetico junto com a junta de borracha, olhei por baixo, mas e mto dificil ver alguma variação no movimento, puxa já fiz de tudo, tirei todas as chapinhas e fui colocando, a melhor opção foi 2 de cada lado, agora eu acelero continuo, passo dos 40 ele não vibra, paro de acelerar, deixou a velocidade cair abaixo dos 40 dai retomo a aceleração, nessa condição ele vibra, parece q vai arrancar a cx, em retomada na aceleração acima dos 40 ele vibra tb, mas e menos... notei tb um barulho "nhec, nhec..":-) ( que antes de ir ao meca ele não tinha), me parece q vem do escapamento, pois exite um suporte q liga o cambio ao escapamento, pode ser q o meca colocou o cambio desalinhado, levei o Niva hj lá e vamos ver no q da...e dificil não ter um meca especializado no russo. se alguem souber de algo mais.
vlw
ferchina
06/03/2008, 18:40
:cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry: :cry:
Puxa, levei no meca pela 3º vez, ele ficou bom por um dia e começo a vibrar d novo, só nos 40km/h.
ontem alinhei a cx com os cardans desconectados, por 3 quarteiroes ele ficou bom, dai voltou a tremer... hj uma camarada do orkt me disse q passou pelo msm problema e a causa era o acoplamento elastico, ela me disse q msm aparentando estar em perfeito estado ( meu caso, pois ele tem menos de 10 mil km), ele pode estar rachado por dentro, alguem tem alguma ideia??
vlw
Mauricio Rossetto
06/03/2008, 19:49
Pois é, esse negócio de acoplamento boiolástico no Niva é a desgraça maior do jipe :parede::parede::parede::parede::parede:
Estou usando o acoplamento homocinético duplo mas gostaria de saber se o acoplamento rígido fica bom, (tipo o que fizeram no Nivopala) pois estou começando a preparar um......
Flugêncio
06/03/2008, 21:47
Pois é, esse negócio de acoplamento boiolástico no Niva é a desgraça maior do jipe :parede::parede::parede::parede::parede:
Estou usando o acoplamento homocinético duplo mas gostaria de saber se o acoplamento rígido fica bom, (tipo o que fizeram no Nivopala) pois estou começando a preparar um......
Poucos usam este sistema rígido.:parede: Acho que vc vai ter que pagar pra ver.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
:cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry: :cry:
Puxa, levei no meca pela 3º vez, ele ficou bom por um dia e começo a vibrar d novo, só nos 40km/h.
ontem alinhei a cx com os cardans desconectados, por 3 quarteiroes ele ficou bom, dai voltou a tremer... hj uma camarada do orkt me disse q passou pelo msm problema e a causa era o acoplamento elastico, ela me disse q msm aparentando estar em perfeito estado ( meu caso, pois ele tem menos de 10 mil km), ele pode estar rachado por dentro, alguem tem alguma ideia??
vlw
O Wilson me contou, há algum tempo, que existem "bolachões" de acoplamento de qualidade inferior à dos originais, o que faz com que, mesmo estando íntegros, sem sinais de rachaduras, ou outro problema, ocasionem vibrações, por serem de borracha excessivamente macia. A solução, infelizmente, é trocar por um de boa procedência.:cry::cry::cry::cry:
[ ]s
BACALHAU
08/03/2008, 20:31
PessoALL, não sei se vou falar besteira, mas alguém já deu uma olhada neste site:
http://www.acoplamentosmetalflex.com.br/index1.html
Pelo que eu entendi (se é que entendi alguma coisa :parede:), será que isso não resolveria os problemas de vibrações que afetam 11 entre cada 10 niveiros.
Será que algum dos bravos niveiros de Sampa, não poderia passar por lá, com sua viatura, para conversar com os caras? Se não tiverem nada pronto que possamos utilizar, talvez possam desenvolver uma solução para os nossos problemas. Nesse caso, vale frizar para eles que não seria apenas uma peça (vide a quantidade de niveiros que relata este problema e que necessita de solução)
Agora, se falei besteira, por favor relevem... :mrgreen:
Zabumbas vibrantes do BACALHAU
alexandre roveri
08/03/2008, 22:52
PessoALL, não sei se vou falar besteira, mas alguém já deu uma olhada neste site:
http://www.acoplamentosmetalflex.com.br/index1.html
Pelo que eu entendi (se é que entendi alguma coisa :parede:), será que isso não resolveria os problemas de vibrações que afetam 11 entre cada 10 niveiros.
Será que algum dos bravos niveiros de Sampa, não poderia passar por lá, com sua viatura, para conversar com os caras? Se não tiverem nada pronto que possamos utilizar, talvez possam desenvolver uma solução para os nossos problemas. Nesse caso, vale frizar para eles que não seria apenas uma peça (vide a quantidade de niveiros que relata este problema e que necessita de solução)
Agora, se falei besteira, por favor relevem... :mrgreen:
Zabumbas vibrantes do BACALHAU
Esse seria uma boa opção !!! MAS,.......... tem um pequeno problema dimensional ! Se vc dimensionar pelo torque do motor mais uma margem de segurança de 100% pois o caso de um carro vc tem o fator dinâmico( tranco, troca de marchas, etc) , não vai caber no espaço entre a caixa de marchas e a caixa de transferência
BACALHAU
08/03/2008, 23:34
Esse seria uma boa opção !!! MAS,.......... tem um pequeno problema dimensional ! Se vc dimensionar pelo torque do motor mais uma margem de segurança de 100% pois o caso de um carro vc tem o fator dinâmico( tranco, troca de marchas, etc) , não vai caber no espaço entre a caixa de marchas e a caixa de transferência
Certo. Mas, será que eles não teriam uma solução?
Por isso é que seria interessante algum niveiro de Sampa chegar lá com sua viatura e dizer: "Tem trocentas veículos iguais a este que vibram tanto que seus ocupantes têm orgasmos múltiplos. Por acaso vocês não teriam uma solução?"
No site deles está indicado que eles executam "projetos especiais".
Dando (ops) certo, tenho certeza de que a maioria, senão todos, vão encomendar. Eu seria um.
Zabumbas vibratórios. :mrgreen:
Mauricio Rossetto
10/03/2008, 10:37
Maravilha Bacalhau!
Como tenho as medidas da jeringonça pois estou fazendo o sistema de acoplamento, vou entrar em contato com eles e ver como resolvemos isso. Com certeza teremos o apoio de um torneiro, mas isso é fácil e não é caro. Comunico novidades em breve.
Pra comemorar vou comer hoje bolinho de bacalhau!
Abraços
BACALHAU
10/03/2008, 12:32
Maravilha Bacalhau!
Como tenho as medidas da jeringonça pois estou fazendo o sistema de acoplamento, vou entrar em contato com eles e ver como resolvemos isso. Com certeza teremos o apoio de um torneiro, mas isso é fácil e não é caro. Comunico novidades em breve.
Pra comemorar vou comer hoje bolinho de bacalhau!
Abraços
Viva, finalmente um cabra decidido ... Se bem que eu acho que seria mais fácil algum niveiro de Sampa ir direto lá com a viatura, porém, parece que não houve interesse.
Aguardo, ansiosamente, notícias. Espero que dê (ops) certo o acoplamento da geringonça.
Agora, comer bolinho de bacalhau é muito bom, só toma cuidado para não entalar com a espinha. :mrgreen:
Zabumbas acoplados
ferchina
10/03/2008, 13:09
Camaradas, depois d mto sofrer o problema foi resolvido:dance:... uns 2 meses atraz devido a trincas no suporte da cx, um funileiro refez o suporte soldando uma chapa com os parafusos, mas essa chapa ficou mais funda em relação ao outro lado (uns 5 mm) consequentemente a cx ficou pensa para um lado, mas na epoca eu nem tinha notado pois tinha ficado normal, so agora apos uma revisão no cambio e q a vibração começou...resolvi colocando uns calços no suporte.
obrigado pelas dicas!
:concordo:
Cara, tornar o acoplamento entre a cambio e a caixa de transferência flexível do Niva em rígido para eliminar vibrações tenho pra mim que seria temerário. Vocês acham que a turma que projetou o Niva não pensou nisto!...Tornar rígido este acoplamento vai jogar esforços não projetados nos mancais do câmbio e da CT.
O acoplamento antigo do Niva composto da junta elástica e uma cruzeta, realmente implicava numa necessidade maior de alinhamento e rigidez de fixação da CT. Acredito que devido aos pontos de fixações cederem com tempo (corrosão, material com pouco reforço estrutural, etc.), estas vibrações tendiam a aumentar, necessitando novo alinhamento.
O novo acoplamento do Niva, introduzido no modelo 95, composto ainda de junta elástica e uma homocinética veio reduzir (mas não eliminar) este grau de alinhamento.
O comportamento do uso de 2 homocinéticas (do gol por exemplo) adaptadas, retirando a junta elástica me parece interessante:pensativo:, mas fico na dúvida de num espaço tão reduzido serem contra-indicadas.
Sdçs,
BACALHAU
10/03/2008, 19:16
Cara, tornar o acoplamento entre a cambio e a caixa de transferência flexível do Niva em rígido para eliminar vibrações tenho pra mim que seria temerário. Vocês acham que a turma que projetou o Niva não pensou nisto!...Tornar rígido este acoplamento vai jogar esforços não projetados nos mancais do câmbio e da CT.
O acoplamento antigo do Niva composto da junta elástica e uma cruzeta, realmente implicava numa necessidade maior de alinhamento e rigidez de fixação da CT. Acredito que devido aos pontos de fixações cederem com tempo (corrosão, material com pouco reforço estrutural, etc.), estas vibrações tendiam a aumentar, necessitando novo alinhamento.
O novo acoplamento do Niva, introduzido no modelo 95, composto ainda de junta elástica e uma homocinética veio reduzir (mas não eliminar) este grau de alinhamento.
O comportamento do uso de 2 homocinéticas (do gol por exemplo) adaptadas, retirando a junta elástica me parece interessante:pensativo:, mas fico na dúvida de num espaço tão reduzido serem contra-indicadas.
Sdçs,
Não entendi...
De que acoplamento rígido você está falando?
BACALHAU
10/03/2008, 22:13
Camaradas
...
Se o acoplamento rigido fosse uma solucao plausivel a Lada nao teria perdido o tempo dela (e dinheiro) em fazer um sistema com cruzetas e depois com homocinética, seria muito masi simples uma bara de ferro lingando uma caixa a outra.
...
Continuo sem entender de que acoplamento rígido se está falando. Se é em referência aquele do link que coloquei no "post" # 14, pelo que eu entendi não é um acoplamento rígido não. Vejam no link, nas especificações, que ele admite folgas radiais, axiais e paralelas.
Se eu estiver enganado, por favor me corrijam.
Agora, esse acoplamento "by Jossano" parece ser mais "viável"...
ferchina
11/03/2008, 09:09
Bacalhau, acredito q esse acopamento rigido a qual os camaradas se referem, consiste em unir o cambio + a cx de redução tornando as "uma peça só", achei aqui no forum uma foto (foto Robertofs). Tanto isso como um terceiro coxim, na minha opinião trariam efeitos colaterais:pensativo:
Tb uso o acoplamento feito pelo Jossano, mto bom, e tirar a cruzeta e coloca-lo, sem nehuma adaptação, de 0 a 120km/h sem vibrações :palmas:
flw
BACALHAU
11/03/2008, 11:46
Bacalhau, acredito q esse acopamento rigido a qual os camaradas se referem, consiste em unir o cambio + a cx de redução tornando as "uma peça só", achei aqui no forum uma foto (foto Robertofs). Tanto isso como um terceiro coxim, na minha opinião trariam efeitos colaterais:pensativo:
Tb uso o acoplamento feito pelo Jossano, mto bom, e tirar a cruzeta e coloca-lo, sem nehuma adaptação, de 0 a 120km/h sem vibrações :palmas:
flw
OK. Valeu pelas explicações e desculpe a "inguinorânça". Um dia eu chego lá... :mrgreen:
Mas o que eu mais gostei do que você escreveu foi: "Tb uso o acoplamento feito pelo Jossano, mto bom, e tirar a cruzeta e coloca-lo, sem nehuma adaptação, de 0 a 120km/h sem vibrações :palmas:".
Desse jeito todo o mundo vai querer fazer acoplamento com o Jossano. :dance: (sem duplo sentido :mrgreen:)
Mauricio Rossetto
11/03/2008, 12:10
Camaradas,
o problema desses acoplamentos flexíveis ou elásticos é que sempre terá que ser feito um alinhamento entre as caixas. Eu que estou sempre mexendo no jipe para manutenção ou reparo ou futucação tenho que passar por esse alinhamento entre as caixas e não me agrada nem um pouco, além de sofrer gozações e risadas dos mecânicos que acham meio ridículo e principalmente EU acho ridículo ter que levantar um carro nas quatro rodas, girar todo o sistema de tração e como um louco suicida, entrar debaixo do carro em alta rotação com uma chave 13 desapertando e apertando, com aquele vento quente da coisa bufando, querendo pular de cima dos cavaletes... e toma confiança nos cavaletes desses mecânicos...e toma rezação na hora .... e acaba sempre sendo o trouxa aqui a ter que fazer isso. Com o acoplamento duplo homocinético não preciso mais fazer isso, mas ainda gera manutenção de coifas e desgastes de homocinéticas...
Vou fazer o acoplamento rígido e falo como fica.
Bacalhau, os acoplamentos industriais que você indicou estou estudando e entrei em contato com o fabricante que me pediu um material para análise que enviei e aguardo resposta. Logo que eu receba retransmito procês.
O acoplamento rígido que falamos é realmente o que foi colocado pelo Ferchina.
O acoplamento tipo do Jossano acho que é a melhor solução adotada hoje, seguindo a linha do projeto original.
Abraços
ferchina
11/03/2008, 12:33
Camaradas,
o problema desses acoplamentos flexíveis ou elásticos é que sempre terá que ser feito um alinhamento entre as caixas. Eu que estou sempre mexendo no jipe para manutenção ou reparo ou futucação tenho que passar por esse alinhamento entre as caixas e não me agrada nem um pouco, além de sofrer gozações e risadas dos mecânicos que acham meio ridículo e principalmente EU acho ridículo ter que levantar um carro nas quatro rodas, girar todo o sistema de tração e como um louco suicída, entrar debaixo do carro em alta rotação com uma chave 13 desapertando e apertando, com aquele vento quente da coisa bufando, querendo pular de cima dos cavaletes... e toma confiança nos cavaletes desses mecânicos...e toma rezação na hora .... e acaba sempre sendo o trouxa aqui a ter que fazer isso....
huahuahuahuahuahuhauahahuahyauhauah
Mauricio, lendo isso me vi em baixo do Niva:lol:, mas eu acabei comprando 4 cavaletes, pois eu falo para o mecanico como deve ser o alinhamento e ele não acredita em mim, o pior e o risco que meu vizinho corre (caso o niva caia do cavalete), pois a 100 km/h ele iria entrar na sala do vizinho:putz:, mas qdo tenho mais tempo costumo desconectar os cardans, assim não precisa levantar o Niva e e mais seguro.
BACALHAU
11/03/2008, 12:48
Bacalhau, os acoplamentos industriais que você indicou estou estudando e entrei em contato com o fabricante que me pediu um material para análise que enviei e aguardo resposta. Logo que eu receba retransmito procês.
OK, Maurício, vou aguardar ansioso pelo resultado.
Eu acredito, pelo que li no site, que esses acoplamentos industriais sejam uma boa solução, uma vez que eles NÂO são rígidos. Eu só não sei se são viáveis $$$.
Zabumbas
Flugêncio
12/03/2008, 13:19
Camaradas,
o problema desses acoplamentos flexíveis ou elásticos é que sempre terá que ser feito um alinhamento entre as caixas. Eu que estou sempre mexendo no jipe para manutenção ou reparo ou futucação tenho que passar por esse alinhamento entre as caixas e não me agrada nem um pouco, além de sofrer gozações e risadas dos mecânicos que acham meio ridículo e principalmente EU acho ridículo ter que levantar um carro nas quatro rodas, girar todo o sistema de tração e como um louco suicida, entrar debaixo do carro em alta rotação com uma chave 13 desapertando e apertando, com aquele vento quente da coisa bufando, querendo pular de cima dos cavaletes... e toma confiança nos cavaletes desses mecânicos...e toma rezação na hora .... e acaba sempre sendo o trouxa aqui a ter que fazer isso. Com o acoplamento duplo homocinético não preciso mais fazer isso, mas ainda gera manutenção de coifas e desgastes de homocinéticas...
Vou fazer o acoplamento rígido e falo como fica.
Bacalhau, os acoplamentos industriais que você indicou estou estudando e entrei em contato com o fabricante que me pediu um material para análise que enviei e aguardo resposta. Logo que eu receba retransmito procês.
O acoplamento rígido que falamos é realmente o que foi colocado pelo Ferchina.
O acoplamento tipo do Jossano acho que é a melhor solução adotada hoje, seguindo a linha do projeto original.
Abraços
Maurício,
Quem sabe este conjunto no tópico abaixo não resolve o seu problema. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38207
Mauricio Rossetto
12/03/2008, 15:56
Resolve!
O problema é que terei que vender os Nivas pra comprar o motor :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Astor Dias de Andrade
17/03/2008, 23:05
Jossano, agora você me deixou confuso :shock: : como vou conseguir alinhar a caixa de transferência com os cardans, se eu desconectar os mencionados cardans? Essa eu não entendi... :pensativo:
[ ]s
Gil
olá, Gil, tudo bem?
agora quem não entendeu a sua dúvida fui eu!
na verdade, o alinhamento se faz entre a cx de redução e a cx de cambio, ou seja, no acoplamento elástico com cruzeta ou homocinética, e não com os cardans, portanto pode-se remover os cardans, ok?
abraços
Astor
olá, Gil, tudo bem?
agora quem não entendeu a sua dúvida fui eu!
na verdade, o alinhamento se faz entre a cx de redução e a cx de cambio, ou seja, no acoplamento elástico com cruzeta ou homocinética, e não com os cardans, portanto pode-se remover os cardans, ok?
abraços
Astor
Eu posso estar enganado, mas entendo que, em sendo os cardans parte integrante do sistema, devem estar conectados, para que se alinhe todo o sistema.
O Wilson, quando faz este alinhamento, o faz com os cardans conectados.
[ ]s
Astor Dias de Andrade
17/03/2008, 23:39
olá, Gil, tudo bem?
agora quem não entendeu a sua dúvida fui eu!
na verdade, o alinhamento se faz entre a cx de redução e a cx de cambio, ou seja, no acoplamento elástico com cruzeta ou homocinética, e não com os cardans, portanto pode-se remover os cardans, ok?
abraços
Astor
Caro Gil, vc está questionando "como vou conseguir alinhar a caixa de transferência com os cardans", e eu estou retrucando que o alinhamento é feito entre as cx de redução e cambio.
Agora, se o "Mago" faz com os cardans no lugar, ótimo! Nada contra!
Abraços
Astor
Caro Gil, vc está questionando "como vou conseguir alinhar a caixa de transferência com os cardans", e eu estou retrucando que o alinhamento é feito entre as cx de redução e cambio.
Agora, se o "Mago" faz com os cardans no lugar, ótimo! Nada contra!
Abraços
Astor
Na verdade, estou entendendo o alinhamento como sendo feito no sistema todo, ou seja, câmbio+caixa de transferência+cardans.
De repente eu estou falando bobagem, amanhã vou perguntar ao Wilson qual o procedimento que ele adota!
[ ]s
Astor Dias de Andrade
17/03/2008, 23:45
Na verdade, estou entendendo o alinhamento como sendo feito no sistema todo, ou seja, câmbio+caixa de transferência+cardans.
De repente eu estou falando bobagem, amanhã vou perguntar ao Wilson qual o procedimento que ele adota!
[ ]s
legal, eu gostaria de saber como ele faz!
Abraços
Astor
Flugêncio
18/03/2008, 07:40
legal, eu gostaria de saber como ele faz!
Abraços
Astor
Nos últimos 2 anos estive a resolver uns probleminhas em alguns Nivas de amigos aqui no RJ, com relação ao alinhamento, faço da seguinte forma: carro no chão, freio de estacionamento acionado, apenas a roda dianteira esquerda levantada uns 3cm do solo, parafusos da caixa e da transmissão levemente desapertados, motor ligado, aceleração leve e constante até os 3000/3500 RPM, trocando todas as marchas, retornando a RPM inicial com desaceleração leve e sem pisar no freio.
Feito o este procedimento algumas vezes, reaperto os parafusos e pronto. Não tenho vibração no meu, nos outros, não recebí reclamações até o momento.
legal, eu gostaria de saber como ele faz!
Abraços
Astor
Conversei com o Wilson, e ele me disse que há duas diferentes formas de fazer o alinhamento, sendo que em nenhuma delas é necessário desconectar os cardans. As duas opções são:
levantar um dos eixos do carro (o Wilson costuma levantar a parte dianteira), afrouxar as fixações da caixa de transferência, ligar o motor, engatar uma marcha (pode ser a segunda marcha) e soltar a embreagem (sem trancos), acelerando sem exageros (3.000 rpm?), de modo que as rodas dianteiras fiquem girando no ar. Após algum tempo, desengatar, desligar o motor, reapertar a caixa de transferência e baixar o carro
OU
sem levantar o carro, afrouxar as fixações da caixa de transferência, ligar o motor, COLOCAR A ALAVANCA DA REDUZIDA NA POSIÇÂO INTERMEDIÁRIA (NEUTRO), repetindo depois o procedimento acima. Ao final, reapertar a caixa e, obviamente, retornar a alavanca da reduzida à sua posição normal.
Segundo o "Mago" :grin:, a caixa de transferência estando solta, será "puxada e alinhada" em sua melhor posição, bastando depois apertá-la.
[ ]s
Marcio Rossetto
18/03/2008, 11:17
:discordo: Bem isso só funciona se a altura estiver pré alinhada, lembra dos calços ? Então não é tão trivial assim , esse método só alinha o angulo no eixo horizontal , no vertical , tem que deitar embaixo mesmo e olhar para a cruzeta .
Conversei com o Wilson, e ele me disse que há duas diferentes formas de fazer o alinhamento, sendo que em nenhuma delas é necessário desconectar os cardans. As duas opções são:
levantar um dos eixos do carro (o Wilson costuma levantar a parte dianteira), afrouxar as fixações da caixa de transferência, ligar o motor, engatar uma marcha (pode ser a segunda marcha) e soltar a embreagem (sem trancos), acelerando sem exageros (3.000 rpm?), de modo que as rodas dianteiras fiquem girando no ar. Após algum tempo, desengatar, desligar o motor, reapertar a caixa de transferência e baixar o carro
OU
sem levantar o carro, afrouxar as fixações da caixa de transferência, ligar o motor, COLOCAR A ALAVANCA DA REDUZIDA NA POSIÇÂO INTERMEDIÁRIA (NEUTRO), repetindo depois o procedimento acima. Ao final, reapertar a caixa e, obviamente, retornar a alavanca da reduzida à sua posição normal.
Segundo o "Mago" :grin:, a caixa de transferência estando solta, será "puxada e alinhada" em sua melhor posição, bastando depois apertá-la.
[ ]s
Camaradas
O alinhamento é entre a caixa de cambio e a reduzida, nao tem como alinhar os cardans... pq? olha o de traz, é mais torto que uma banana....
falei para desconectar os cardans pq ele pesam e demora mais as caixas se alinharem, exige mais paciencia, mas pode ser feito tb levantando uma roda so.....
abracao a todos
Jossano
Mauricio Rossetto
18/03/2008, 19:04
Com o acoplamento homocinético duplo inspirado no de Leo Stief Jr, agora alinho no olhômetro e fica dez. Não tenho mais vibração das caixas. Estou pensando em usar um acoplamento industrial como os abaixo mas acredito que continuará exigindo uma gaiola unindo as caixas, pois sem a gaiola deverá exigir alinhamento entre as caixas novamente e não quero voltar nisso.
Onde pesquisei:
http://acoplamentosmetalflex.com.br/index1.html
http://www.acoplamentos-elasticos.com.br/
http://www.dagross.com.br/gflex.htm
http://www.funcke.com.br/
Mauricio,
O alinhamento é sempre no olhometro, ou da para colocar uma reguinha? :)
Andei olhando estes acoplamentos industriais e eles sao perfeitos para motores estacionarios. Pelo desenho deles nao acredito que seja capazes de aguentar um tranco daqueles que damos quando estamos numa trilha, daqueles que fazen tremer toda a transmissao.
quanto a gaiola para unir o cambio a caixa de redução, eu acho um exagero, um trabalho desnecessario, visto que (nafigura apresentada, ainda tem uma homocinética ali, e se esta tudo fixo, pra que a homocinética?
Outro detalhe é q se for feito reguas de ferro por dentro de niva para fixar os parafusos da caixa, nao vai ficar nada desalinhado
abracao a todos
Jossano
Demarques Ribeiro
18/03/2008, 23:28
Mauríco,
eu não vejo benefícios no acoplamento rígido qu evc quer fazer. Pq não adotar o alinhamento como item de manutenção preventiva e ser feliz?:dance:
Coloque a junta HETEROcinética do Jossano, alinha e corre pro abraço...aí de tempos em tempos (quanto será?) vc vai lá e dá uma conferida!
abs
eniomurara
10/07/2008, 18:52
Olá Gente ...
Este tópico esta parado um tempo mas não resisti em voltar com ele. è que eu aprendi a botar foto no fórum e o acoplamento do meu NIVA é alguma coisa do tipo ... sei lá entende.
Quem sabe o Bacalhau tem uma explicação pra essa peça.
Segue foto.
PS: Estou trocando por um acoplamento homo essa semana e vou usar essa engenhoca como prendedor de porta. :-D
Quanto a eficiencia ... até a terceira marcha o carro tremia todo ... quando o conjunto ganhava rotação a coisa melhorava bastante.
Aproveito pra mostras outro pequeno problema que me ocorreu ... santificada seja a alavanca do bloqueio ... mesmo com o eixo quebrado pude voltar rodando pra casa.
Abraços.
BACALHAU
10/07/2008, 19:22
Olá Gente ...
Este tópico esta parado um tempo mas não resisti em voltar com ele. è que eu aprendi a botar foto no fórum e o acoplamento do meu NIVA é alguma coisa do tipo ... sei lá entende.
Quem sabe o Bacalhau tem uma explicação pra essa peça.
Segue foto.
PS: Estou trocando por um acoplamento homo essa semana e vou usar essa engenhoca como prendedor de porta. :-D
...
Abraços.
Tudo bem que estudei seis anos em um mosteiro beneditino, também já morei na terra dos orixás, mas daí a virar substituto do padre Quevedo... :pensativo:
Seria um acoplamento bi-hetero-hermafrocinético? :lol:
shuther4x4
10/07/2008, 19:55
Se eu não me engano, ele quis fazer uma junta cv, muito usada quando os ângulos são acentuados. Estranho ver isso unindo as caixas. Mas o que importa é o funcionamento, que pelo seu relato não está a contento. Só uma pergunta: Já tentou alinhar as caixas?
abraços.
eniomurara
10/07/2008, 20:11
Olá ... Shuthe.
Não tentei não.
Acompanhando o fórum eu percebi que essa peça é tão maluca que não poderia dar certo no niva. Meu mecânico tbm acha que ela não faz o serviço para o qual foi projetada, então eu parti para a confecção de uma junção homo baseada naquela do Natal 4x4.
Mas a peça esta a disposição, se alguem quizer testar, ela é completa só tirar o homo velha (original) e colocar essa. Ela não servindo é só descartar.
Alguém se habilita a testar ???
Quem sabe com as caixas bem alinhadas a "coisa" funcione. Eu nem tentei alinhar a do meu niva, parti direto para a homo mais moderna e faço alinhamente assim que essa peça nova estiver instalada.
Eu mando via correios pra quem quizer testar.
Aguardo contato.
Abraço.
shuther4x4
10/07/2008, 20:21
É que as vezes ela fazia sua função, por isso citei o fato do alinhamento, mas já que partiu pra homocinética, boa sorte. Essa junta é uma cópia (bem cópia é verdade) de uma junta que se chama cv, é usada em alguns carros importados e nacionais, como cheroka por exemplo. Mas é usada no cardã, não conhecia unindo as caixas.
Abraços e posta a foto da nova quando instalar.
eniomurara
11/07/2008, 18:57
Olá gente ...
Vou trocar a junção bi-hetero-hermafrocinética (by bacalhau) :lol:
Seguem fotos da nova HOMO ainda em pedaços, acho até melhor para visualizar. Amanhã será instalada e testada. Juntamente com o alinhamento das caixas. UFA...acho que agora a coisa vai.:dance:
A primeira em particular mostra a evolução das HOMOS que meu NIVA ja utilizou.
Abraços.
ferchina
11/08/2008, 18:18
Camaradas, na saida do cambio onde vai acoplado o acoplamento elastico, um pouco atras do suporte onde vai parafusado o acoplamento, tem uma chapinha metalica redonda, no meu caso, ela esta solta e fica fazendo barulho (bem chato:-(), alguem sabe dizer se posso dar um pingo de solda nela para fixar junto ao suporte (3 pontas) onde e fixado o acoplamento, tb notei q o suporte (3 pontas) tem uma certa folga, será q posso dar um aperto na porca central, alguem pode me dar uma luz??:idea: sofro por não ter nenhum meca na minha cidade q tenha algum conhecimento de Niva :putz:
vlw
Marcio Rossetto
11/08/2008, 19:23
Sim camarada pode soldar no suporte .
Quanto a folga , pode ser do proprio eixo , aí não adianta apertar a porca .
Mas se a folga for pequena , não gera problema algum .
ferchina
12/08/2008, 13:00
Obrigado Marcio, vou soldar......a folga e bem pequena, nem vou mexer..:concordo:
vlw
ferchina
23/08/2008, 18:07
Camaradas, uso no Niva o acoplamento homocinetico junto com o acoplamento elastico (bolachão), acontece que desmontei o sistema retirei o bolachão, remontei mas o bolachão esta ficando torto qdo eu monto, qdo novo ele vem com uma cinta metalica para facilitar a montagem, alguem tem alguma dica para coloca-lo??:parede::pensativo:
alexandre roveri
23/08/2008, 21:38
Camaradas, uso no Niva o acoplamento homocinetico junto com o acoplamento elastico (bolachão), acontece que desmontei o sistema retirei o bolachão, remontei mas o bolachão esta ficando torto qdo eu monto, qdo novo ele vem com uma cinta metalica para facilitar a montagem, alguem tem alguma dica para coloca-lo??:parede::pensativo:
Caso vc tenha retirado os 6 parafusos, pode jogar fora !Se vc tivesse mantido 3 de um dos lados não teria problema :palmas:
ferchina
23/08/2008, 22:39
Caso vc tenha retirado os 6 parafusos, pode jogar fora !Se vc tivesse mantido 3 de um dos lados não teria problema :palmas:
Putz:putz::putz:, tirei 3 parafusos e afroxei os outros 3 :parede::parede:
:cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:
alexandre roveri
24/08/2008, 14:43
Se só afrouxou não dá nada pois ainda continua "guiado" . TALVEZ dê um trabalhinho, nada que uma ferramenta de precisão de uns 5Kg não resolva
Sugestão : - Passe 2 parafusos no esmeril de forma a fazer uma ponta tipo apontador de lápis , a fim de guiar a 'INTRODUÇÃO" do mesmo no seu respectivo orifício, cuidado pra não comer :rolleyes: rosca demais :p
Boa noite pessoal,o meu niva a mais de 90 faz uma vibração tremenda,faz até massagem nas costas,nos bancos dianteiros.
Penso que poderá ter haver com o "desalinhamento das caixas",então após lendo o tópico duas vezes,acho que a melhor maneira de "alinhar" horizontalmente será:
Colocar o carro em neutro,afrouxa os parafusos do coxim, ligar o carro e ir acelerando e passando as marchas, a caixa vai achar a melhor posição de trabalho,e é só apertar os parafusos.
Agora alinhar verticalmente é que ainda não entendi como,é ir testando com "calços" ?É que o meu niva não tem nenhum :parede:
Ah o meu niva tem um acoplamento igual ao que o josssano faz...vem de origem.
Tenho aqui este ficheiro que tem algumas das causas das virações do niva,mas está em espanhol,e como sou meio leigo em mecânica (ainda :rolleyes: )não percebo o que eles querem dizer...na secção do meu problema..se alguém quiser traduzir (por imagens então era do melhor :P ) agradecia imenso.
abraços nivistas do outro lado do oceano
Boa noite pessoal,o meu niva a mais de 90 faz uma vibração tremenda,faz até massagem nas costas,nos bancos dianteiros.
Penso que poderá ter haver com o "desalinhamento das caixas",então após lendo o tópico duas vezes,acho que a melhor maneira de "alinhar" horizontalmente será:
Colocar o carro em neutro,afrouxa os parafusos do coxim, ligar o carro e ir acelerando e passando as marchas, a caixa vai achar a melhor posição de trabalho,e é só apertar os parafusos.
Agora alinhar verticalmente é que ainda não entendi como,é ir testando com "calços" ?É que o meu niva não tem nenhum :parede:
Ah o meu niva tem um acoplamento igual ao que o josssano faz...vem de origem.
Tenho aqui este ficheiro que tem algumas das causas das virações do niva,mas está em espanhol,e como sou meio leigo em mecânica (ainda :rolleyes: )não percebo o que eles querem dizer...na secção do meu problema..se alguém quiser traduzir (por imagens então era do melhor :P ) agradecia imenso.
abraços nivistas do outro lado do oceano
Não esqueça que os eixos cardan também costumam causar fortes vibrações, quando desalinhados e/ou desbalanceados!
Não esqueça que os eixos cardan também costumam causar fortes vibrações, quando desalinhados e/ou desbalanceados!
Qual a maneira de ver isso amigo?Olhómetro?:rolleyes:
Marcio Rossetto
26/08/2008, 09:35
Camarada , vc tem fazer um Chek List geral .
1- Levanta o carro no macaco e verifica a folga dos rolamentos dianteiros, mexendo a roda
2- Solta os cardão dianteiros e traseiros e desce a caixa de transferência .
3- Verifica com uma chave de fenda se o acoplamento elástico não esta rompido .
4- Verifica forçando com uma chave de fenda se há folgas na junta dos cardãs ( cruzetas)
5- Verifica se o diferencial dianteiro este bem preso .
Força com a mão e depois da uma forçada com uma chave de fenda .
7- Verifica se há folgas nos rolamentos da caixa de transferência .
8- Verifica com um martelo, se não há trincas no assoalho.
Boa noite pessoal,o meu niva a mais de 90 faz uma vibração tremenda,faz até massagem nas costas,nos bancos dianteiros.
Penso que poderá ter haver com o "desalinhamento das caixas",então após lendo o tópico duas vezes,acho que a melhor maneira de "alinhar" horizontalmente será:
Colocar o carro em neutro,afrouxa os parafusos do coxim, ligar o carro e ir acelerando e passando as marchas, a caixa vai achar a melhor posição de trabalho,e é só apertar os parafusos.
Agora alinhar verticalmente é que ainda não entendi como,é ir testando com "calços" ?É que o meu niva não tem nenhum :parede:
Ah o meu niva tem um acoplamento igual ao que o josssano faz...vem de origem.
Tenho aqui este ficheiro que tem algumas das causas das virações do niva,mas está em espanhol,e como sou meio leigo em mecânica (ainda :rolleyes: )não percebo o que eles querem dizer...na secção do meu problema..se alguém quiser traduzir (por imagens então era do melhor :P ) agradecia imenso.
abraços nivistas do outro lado do oceano
Camarada , vc tem fazer um Chek List geral .
1- Levanta o carro no macaco e verifica a folga dos rolamentos dianteiros, mexendo a roda
2- Solta os cardão dianteiros e traseiros e desce a caixa de transferência .
3- Verifica com uma chave de fenda se o acoplamento elástico não esta rompido .
4- Verifica forçando com uma chave de fenda se há folgas na junta dos cardãs ( cruzetas)
5- Verifica se o diferencial dianteiro este bem preso .
Força com a mão e depois da uma forçada com uma chave de fenda .
7- Verifica se há folgas nos rolamentos da caixa de transferência .
8- Verifica com um martelo, se não há trincas no assoalho.
Este problema já acompanha o meu niva desde que ele veio para as minhas mãos,desde então ele já levou:
Rolamentos de caixa de transferências todos novos.
Rolamentos que estavam estragados (algumas rodas,penso que foram as traseiras,mas o mecânico verificou todas)
Uma cruzeta (não sei qual)
E o suporte do diferencial dianteiro já partiu e foi refeito e tudo bem aparafusadinho.
E o problema sempre continuou (estas operações foram sempre feitas como manutenção necessária e não como busca da origem deste "problema",portanto da sua lista acho que só os items 3 e 4 é que serão plausíveis no meu caso.
Contudo muito mas muito obrigado pela ajuda,irei verificar os items que falou :)
Abraço
ferchina
27/08/2008, 13:04
Skinnie, esses calços vão entre o coxim da cx redução e a lata do carro, pelos relatos aqui, todos os Nivas tem pelo menos 1 de cada lado, qdo comprei meu niva ele tb tremia mto ao 90km, nessa epoca foi ressolvido trocando os pivos e os terminais de direção.:pensativo: tem uma foto do calço.
Skinnie, esses calços vão entre o coxim da cx redução e a lata do carro, pelos relatos aqui, todos os Nivas tem pelo menos 1 de cada lado, qdo comprei meu niva ele tb tremia mto ao 90km, nessa epoca foi ressolvido trocando os pivos e os terminais de direção.:pensativo: tem uma foto do calço.
Tenho de pedir ao meu pai para fazer calços desses,mas eu gostava de saber é qual o método exacto para saber quantos calços temos de meter,ou simplesmente é olhómetro?
Cá em portugal os 2 nivas que olhei também não tinham calços.
Mas o seu niva tremia no volante ou assim bancos,é que o meu de direcção não treme...
ferchina
27/08/2008, 16:24
Tenho de pedir ao meu pai para fazer calços desses,mas eu gostava de saber é qual o método exacto para saber quantos calços temos de meter,ou simplesmente é olhómetro?
Cá em portugal os 2 nivas que olhei também não tinham calços.
Mas o seu niva tremia no volante ou assim bancos,é que o meu de direcção não treme...
No caso q eu disse dos terminais e pivo eu sentia tremer no volante e tremia o Niva inteiro, agora nos calço, e no olhometro, tipo tentativa e erro, no meu caso eu tirei todos os calços e fui testanto, coloquei 1 d cada lado e andava com o Niva, depois 2 d cada lado, testei até com 3, o q ficou melhor foi 2 cada lado.
:concordo:
Ferchina,
vc reclamou algumas vezes de não ter mecânico especialista em Niva ai?
O Guilherme, ai de Sanca me indicou o Sr. Dionísio. O telefone do fera é 016 3322-4422. Pelo que o Guilherme falou, o cara é o cara. Só não lembro se o Sr. Dioníosio é em Sanca ou em Araraquara. Ah, a oficina onde ele trabalha é do Egídyo.
Abraço!
ferchina
03/09/2008, 14:15
Izzi, pesquisei e e o tel de uma revendedora em araraquara, vou dar uma ligada para ver, obrigado!
Camaradas, o Niva ainda esta vibrando, estava olhando na travessa do cambio e reparei q o coxim do cambio tem uma folga em relação a travessa, sera q essa folga existe? pois parece q o coxim não esta tendo utilidade, pois o cambio fica apoiado na travessa e não no coxim.
:pensativo::pensativo::pensativo:
Flugêncio
03/09/2008, 14:26
Izzi, pesquisei e e o tel de uma revendedora em araraquara, vou dar uma ligada para ver, obrigado!
Camaradas, o Niva ainda esta vibrando, estava olhando na travessa do cambio e reparei q o coxim do cambio tem uma folga em relação a travessa, sera q essa folga existe? pois parece q o coxim não esta tendo utilidade, pois o cambio fica apoiado na travessa e não no coxim.
:pensativo::pensativo::pensativo:
Pode ser que os parafusos (2) que prendem o coxim na caixa estejam com folgas, verifique, não é para ter folgas.
ferchina
03/09/2008, 18:05
Pode ser que os parafusos (2) que prendem o coxim na caixa estejam com folgas, verifique, não é para ter folgas.
Flugêncio, verifiquei os parafusos e estão ok! acontece que quando empurro o coxim de baixo para cima com a mão, o cambio levanta junto até o coxim bater na travessa, qdo solto o coxim desce e o cambio apoia na travessa, o coxim ta ficando de "enfeite", pelo que vi precisaria levantar um pouco o cambio, mas como???
Flugêncio
03/09/2008, 20:50
Flugêncio, verifiquei os parafusos e estão ok! acontece que quando empurro o coxim de baixo para cima com a mão, o cambio levanta junto até o coxim bater na travessa, qdo solto o coxim desce e o cambio apoia na travessa, o coxim ta ficando de "enfeite", pelo que vi precisaria levantar um pouco o cambio, mas como???
Retire o coxim e a travessa e verifique ambos, é comum ver coxins que andaram mal fixados na caixa alargarem os furos de fixação, ou a borracha do coxim ter ido pro beléléu.
ferchina
08/09/2008, 13:44
Retire o coxim e a travessa e verifique ambos, é comum ver coxins que andaram mal fixados na caixa alargarem os furos de fixação, ou a borracha do coxim ter ido pro beléléu.
Flugêncio, verifiquei e esta ok, acredito q seje msm o cambio q esta inclinado para baixo, olheio os coxins do motor e suporte e parecem esta ok, vou ter q levar a um mecanico.
vlw
ferchina
23/09/2008, 13:32
Camaradas, problema resolvido...o suporte do coxim do cambio e soldado a travessa, não percebi pq o original não tem marca de solda, por ter soltado a solda o cambio ficou declinado e aliado a uma cruzeta estragada (cardã dianteiro), tremia toda a viatura...agora ficou mto bom, qse perfeito!
:concordo:
Amigos, no ultimo encontro de nivas cá em portugal,a magerit,empresa responsável pela distribuição da lada,esteve presente,então decidi perguntar qual a maneira definitiva para alinhar o cambio com a caixa de redução,tanto verticalmente como horizontalmente,pois a hipotese tentativa erro,num carro feito a luz da engenharia não é válida.
O que me disseram foi o que já foi dito aqui também:
Alinhamento Horizontal: desapertar os parafusos dos coxins,meter o niva em neutro,e passar todas as marchas em todas as faixas de rotação.parar e apertar os parafusos.
Alinhamento vertical: a base do suporte dos coxins tem de estar alinhada com o centro de uma coisa qualquer (peço perdão pela ignorância,mas não sei o nome),na caixa de velocidades como demonstra esta figura no manual do niva:
(pag25/26 da parte 2 do manual do mecãnico do 1.6 PT)
Mal ouvi isto,quando cheguei a casa,fui alinhar horizontalmente a caixa (nem 10min demorei) e para meu espanto acima dos 90/100 o meu niva já não vibra como dantes..ou seja já não tenho um niva ortopédico :P
Para o caso de precisarem de manuais para o niva,muitos estão aqui: http://ladaniva4x4.net/modules/docmanager/index.php?curent_dir=4
Salve salve!!!
Segui o guia e alinhei minha caixa esse fim de semana.
A diferença é absurda!
Mas não sei quanto tempo vai durar... Um dos parafusos dos mancais está espanadão...
vai pra lista de manutenção...
Abraços!
ferchina
15/10/2008, 17:37
Skinnie, isso na figura e o coxim do cambio...tentei alinha tendo como base essa figura, utilizei uma mangueira transparente com agua para tirar o nivel, mas não consegui, ontem acabei baixando a cx de transferencia e seguindo a dica do site http://www.niva4x4.com.br, mas ainda não terminei, depois posto os resultados.
Alinhamento entre caixas
1 - Retire a união homocinetica ou a elástica com cruzeta de maneira a expor a ponta dos eixos das caixas.
2 - Posicione a caixa de reduzição de maneira que as cruzetas dos cardans fiquem o mais retas possível.
3 - Observe o alinhamento entre as caixas. Corte uma vareta de metal na medida certa procurando encosta-la no centro dos eixos das caixas de maneira a facilitar a visualização do desalinhamento.
4 - Com a caixa de redução posicionada conforme o passo 2, procure alinha-la verticalmente, colocando ou retirando calços nos coxins da caixa de redução ate conseguir um perfeito posicionamento. Se for necessário construa calços conforme necessidades. Em meu caso também foi necessário mexer um pouco na posição do motor o qual estava ligeiramente inclinado.
5 - Uma vez posicionada verticalmente, faça o alinhamento horizontal da caixa tentando inicialmente mexer somente no posicionamento do motor/cambio, porem, caso não seja possível faça ajustes no posicionamento da caixa de reduzida, porem fique atento para não diminuir demasiadamente o angulo de saída dos cardans.
6 - Procure marcar todos os ajustes antes de instalar novamente a união homocinetica ou a união elástica.
ANDRÉ CORRETOR
06/11/2008, 11:12
camaradas, As Vibrações Nas Alavancas Geralmente São Proveniente Do Mal Alinhamento Entre Cambio E Cx De Redução, Para Alinhar Ela Horizontalmente, Solta-se Os Cardans Da Cx, Afrouxa Os Parafusos Do Coxim Liga O Carro E Vai Acelerando E Passando As Marchas, A Cx Naturalmente Vai Achar A Melhor Posição De Trabalho, Dai E Só Apertar Os Parafusos.
Mas Verticalmente, Embaixo Do Coxim Tem Umas Plaquetas Para Regular A Altura, Mas Como Saber Se Esta Mto Alto Ou Baixo? Alguem Tem Alguma Dica Para O Alinhamento?
No Meu Caso Tive Q Trocar Os Parafusos Q Sustentam A Cx E O Idiota Do Funileiro Jogou Fora As Plaquetinhas,:putz: Fui Reclamar, Dai Ele Fez Uma De Metal, Mas Não Sei C A Altura Esta Certa :parede:
Flw
O Meu, Que Está 4x2, Também Está Vibrando Muito, O Procedimento é O Mesmo?
Mauricio Rossetto
06/11/2008, 13:26
Camaradas,
depois que passei a usar o acoplamento homocinético duplo, nunca mais "reparei" que as caixas são separas ou seja, nem lembro que existe acoplamento, alinhamento, etc. Mas ficou uma coisa que não está legal:
As coifas que estou colocando (coifa de homocinética) não aguentam muito tempo. Alguém têm uma sujestão para eu usar de coifa?
Mauricio Rossetto
06/11/2008, 13:46
Como fiz o acoplamento? eis as fotos abaixo
Flugêncio
06/11/2008, 13:50
Camaradas,
depois que passei a usar o acoplamento homocinético duplo, nunca mais "reparei" que as caixas são separas ou seja, nem lembro que existe acoplamento, alinhamento, etc. Mas ficou uma coisa que não está legal:
As coifas que estou colocando (coifa de homocinética) não aguentam muito tempo. Alguém têm uma sujestão para eu usar de coifa?
Maurício,
Tem que colocar pouca graxa, senão rasga fácil.
Uma idéia seria procurar algum fabricante de toldos e ver a possibilidade de fazer uma coifa de um material resistente com costura eletrônica, como eles chamam.
Mauricio Rossetto
06/11/2008, 15:54
Olá Flugêncio,
sim tenho colocado pouca graxa, praticamente lambuzado as esferas somente. As coifas (de Santana) que corto e adapto na peça fica muito bom, mas não aguentam trabalhar a 3000 rpm o tempo todo na rodovia por exemplo. Agora coloquei uma mangueira lonada com diâmetro interno da tampa que fixa a coifa, mas ficou meio rígido, e passa vibração pro carro. Vou tentar fazer com couro, de forma que trabalhe por dentro da tampa que fixa a coifa, deslizando por dentro da tampa que fixa a coifa. Não sei se vai vedar direito, mas não me surge outra idéia. Para que não trabalhe muito, fixei a caixa de transferência milimetricamente alinhada com a caixa de marchas.
Outra coisa (nada) interessante:
As vezes quando mexo no carro e aperto o parafuso da flange da caixa, coloco na primeira marcha para poder apertar, e trava de forma estranha: a alavanca de marchas funciona normalmente, a embreagem também, mas fica como que travada a caixa. Depois de eu dar uns trancos com a embreagem ela solta, mas ontem quando terminei a manutenção do acoplamento, sai para testar e travou com o carro andando duas vezes. Imagine a freada brusca, o tranco que quase quebra tudo e o susto...cê já viu isso? Tenho 3 caixas e já tô sonhando com a caixa do Chevette...
BACALHAU
06/11/2008, 19:36
Como fiz o acoplamento? eis as fotos abaixo
Maurício, saudações.
Já pedindo desculpas pela minha "inguinorança" no assunto, poderia explicar mais detalhadamente esse esquema? Colocar legendas nas fotos, p.ex., ajudaria muito. Que homocinéticas seriam essas?
Agradeço desde já.
P.S.:Em relação às coifas, vi uma vez aqui no Fórum, num tópico relacionado com os pivôs, uma adaptação de coifas feitas em corvim ou um tipo de couro fino parecido. Sei que pivôs não são submetidos a rotações, mas...
Flugêncio
06/11/2008, 20:09
Olá Flugêncio,
sim tenho colocado pouca graxa, praticamente lambuzado as esferas somente. As coifas (de Santana) que corto e adapto na peça fica muito bom, mas não aguentam trabalhar a 3000 rpm o tempo todo na rodovia por exemplo. Agora coloquei uma mangueira lonada com diâmetro interno da tampa que fixa a coifa, mas ficou meio rígido, e passa vibração pro carro. Vou tentar fazer com couro, de forma que trabalhe por dentro da tampa que fixa a coifa, deslizando por dentro da tampa que fixa a coifa. Não sei se vai vedar direito, mas não me surge outra idéia. Para que não trabalhe muito, fixei a caixa de transferência milimetricamente alinhada com a caixa de marchas.
Outra coisa (nada) interessante:
As vezes quando mexo no carro e aperto o parafuso da flange da caixa, coloco na primeira marcha para poder apertar, e trava de forma estranha: a alavanca de marchas funciona normalmente, a embreagem também, mas fica como que travada a caixa. Depois de eu dar uns trancos com a embreagem ela solta, mas ontem quando terminei a manutenção do acoplamento, sai para testar e travou com o carro andando duas vezes. Imagine a freada brusca, o tranco que quase quebra tudo e o susto...cê já viu isso? Tenho 3 caixas e já tô sonhando com a caixa do Chevette...
Maurício,
Para as coifas acredito que não seja difícil resolver.
Em relação aos trancos, pode ser aperto excessivo, pois isso tb acontece no dif dianteiro se apertar demais. o recomendado é 60nm para rolamentos usados.
Na hora de apertar a flange procure utilizar uma chave como a da foto, deixando a marcha em neutro e travando a flange pro aperto, desta forma vc irá sentir o momento do possível travamento, daí é só folgar um pouco.
Abraços
Marcio Rossetto
06/11/2008, 20:34
Maurício , creio que 80% do problema consiste na graxa que vc esta usando .
Para rotações dessa ordem de 3000 rpm em acoplamentos , vc tem que usar uma graxa especial com alta viscosidade dinâmica , ou seja, ela gruda que nem cola no metal e não é centrifugada . Aí a coifa só servirá como guarda pó .Até porque uma vez que a graxa é centrifuga para a coifa ela nunca mais voltará para lubrificar a homocinética , só se um espírito fazer isso .
Se vc estiver usando graxa comum , terá que relubrificar toda hora .
Só para vc ter idéia ,em acoplamentos de engrenagem do tipo Falk , ou de grades Steel Flex , de acionamento de turbinas em Usinas de Alcool , a rotação chega a 5000 rpm .
Uso de graxa comum , só até 1100 rpm .
ANDRÉ CORRETOR
06/11/2008, 20:35
O Meu, Que Está 4x2, Também Está Vibrando Muito, O Procedimento é O Mesmo?
:pensativo::pensativo::pensativo:
Marcio Rossetto
06/11/2008, 20:44
Sim André no seu 4x2 procede da mesma forma .
Inclusive de forma ainda mais crítica , porque o cardã da frente tem tambem a função de estabilizar o balanço da caixa de redução , ou seja , equalizar as forças , principalmente na subida , por exemplo .
Para usar 4x2 vc tem que fazer um terceiro coxim na caixa de redução.
ANDRÉ CORRETOR
06/11/2008, 21:00
Sim André no seu 4x2 procede da mesma forma .
Inclusive de forma ainda mais crítica , porque o cardã da frente tem tambem a função de estabilizar o balanço da caixa de redução , ou seja , equalizar as forças , principalmente na subida , por exemplo .
Para usar 4x2 vc tem que fazer um terceiro coxim na caixa de redução.
obrigado. a tração do meu, por enquanto, é na trazeira.
ferchina
15/11/2008, 11:16
Camaradas, tirei o acoplamento homocinetico q usa a junta elastica, para trocar a coifa e engraxar, mas agora o niva ta vibrando mto em 1º e 2º, provavelmente por causa da junta elastica, ela não tem rachaduras esta perfeita e o restante (coxim, parafuso de fixação, cruzetas, cardans) estão ok, alinhamento entre as caixas já tentei de tudo, provavelmente não é. Minha pergunta, no manual do mecanico usa-se uma abraçadeira na junta elastica p remover, aguem sabe se realmente e necessario? No site da sarancar tem um produto (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2233 (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2233)) que diz tirar a vibração, alguem sabe o q é? Quando coloquei a junta elastica nova a um 1 anos, ela veio com uma abraçadeira metalica, e de lá pra ca, a junta já foi removida varias vezes.
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo:
ferchina
15/11/2008, 11:18
ah, segue a imagem da abraçadeira
Camaradas, tirei o acoplamento homocinetico q usa a junta elastica, para trocar a coifa e engraxar, mas agora o niva ta vibrando mto em 1º e 2º, provavelmente por causa da junta elastica, ela não tem rachaduras esta perfeita e o restante (coxim, parafuso de fixação, cruzetas, cardans) estão ok, alinhamento entre as caixas já tentei de tudo, provavelmente não é. Minha pergunta, no manual do mecanico usa-se uma abraçadeira na junta elastica p remover, aguem sabe se realmente e necessario? No site da sarancar tem um produto (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2233 (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2233)) que diz tirar a vibração, alguem sabe o q é? Quando coloquei a junta elastica nova a um 1 anos, ela veio com uma abraçadeira metalica, e de lá pra ca, a junta já foi removida varias vezes.
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo:
Olá camarada, voce diz que retirou o cojunto para lubrificar, agora eu pergunto: voce retirou as bolas para fazer isso (as bolas da homcinética)???
ferchina
16/11/2008, 18:55
Olá camarada, voce diz que retirou o cojunto para lubrificar, agora eu pergunto: voce retirou as bolas para fazer isso (as bolas da homcinética)???
Oi camarada, sim, retirei as bolas, lavei com gasolina, depois coloquei graxa para homocinetica.
Oi camarada, sim, retirei as bolas, lavei com gasolina, depois coloquei graxa para homocinetica.
Pois é camarada, não sou expert no assunto mas comigo aconteceu assim, ganhei duas homocinéticas novas na caixa e quando desmontei o conjunto para trocar, percebí que a que estava rodando não estava ruim e decidi simplesmente desmontar, lavar e engraxar, feito isto remontei o conjunto e coloquei para rodar.
Qual não foi minha surpresa a ver que o carro começou a vibrar pra caramba, porem da 3ª marca em diante (o que não acontecia antes).
Segundo um cara de uma recuperadora de homos, isso não deve ser feito (torno a lembrar que não sou exp. nesse assunto), e eu deveria trocar a homo por mim desmontada por uma das novas que eu tinha.
Pois foi batata... troquei e sumiu a vibração, não acho que o cara queria ganhar um dindim meu, pois segundo ele não mexia com niva e não queria nem ver um por perto...
Não sei se ajudei ou atrapaiei mais ainda...
ferchina
17/11/2008, 17:35
Pois é camarada, não sou expert no assunto mas comigo aconteceu assim, ganhei duas homocinéticas novas na caixa e quando desmontei o conjunto para trocar, percebí que a que estava rodando não estava ruim e decidi simplesmente desmontar, lavar e engraxar, feito isto remontei o conjunto e coloquei para rodar.
Qual não foi minha surpresa a ver que o carro começou a vibrar pra caramba, porem da 3ª marca em diante (o que não acontecia antes).
Segundo um cara de uma recuperadora de homos, isso não deve ser feito (torno a lembrar que não sou exp. nesse assunto), e eu deveria trocar a homo por mim desmontada por uma das novas que eu tinha.
Pois foi batata... troquei e sumiu a vibração, não acho que o cara queria ganhar um dindim meu, pois segundo ele não mexia com niva e não queria nem ver um por perto...
Não sei se ajudei ou atrapaiei mais ainda...
Oi Savius, vc tem razão, conversei com a pessoa q fez a homocinetica e ele me disse q até pode desmontar desde que marque todas as posições, para depois montar no mesmo lugar, como não marquei me f@#@ :parede::parede::parede:.
Agora vou voltar o sistema original com cruzeta:(
Obrigado, vc ajudou mto.
:concordo:
BACALHAU
08/04/2009, 21:38
Achei interessante...
O que vocês acham?
YouTube - Niva - adjusting T-box - after
YouTube - Adjusting T-box in Niva - before
Dorscheid
11/10/2011, 12:08
Olá
Depois de alguma pesquisa no forum, resolvi postar minhas dúvidas neste tópico aproveitando o espaço já criado, pois acreito que envolvem o Alinhamento do Carda X Caixa.
Meu Niva 93 recém adquirido se comporta de maneira muito bruta, dando socos e solavancos, além de vazar óleo na caixa de marchas, notei depois de um tempo que o vazamento vinha de um parafuso, porém como vim a perceber mais tarde não vinha somente do parafuso mas sim de uma folga no contato do eixo cardã com a caixa, já que os dois parecem estar afastados demais, como podem perceber na foto anexada.
Outra dúvida é quanto a uma pequena folga no carda traseiro, pois posso gira - lo manualmente cerca de 1/4 de volta para cada lado, enquanto que isso não acontece no dianteiro, acredito que isso ocasione parte dos solavancos na torca de marchas e na partida.
Gostaria também de saber se os colegas do forum podem me indicar um mecânico Especializado em Lada ou em Veículos 4x4 próximo a POA ( de preferência no Vale dos Sinos ) para realinhar o eixo cardã e eliminar a folga se necessário for.
Desde já Obrigado.
farrokhpacheco
26/11/2011, 16:32
O cambio do meu niva ta vibrando demais..de 1 e 2 parece que o cambio vai saltar fora e quebrar inteiro.
Mandei colocar o kit anti vibração..mas parece que piorou.
Ouvi dizer que tem varios modos de alinhar cardan,etc..
Voce sabe como fazer?
Se possivel me passe passo a passo para eu passar p o mecanico..que por sinal é meio burro.
Qdo o Niva passa de 60km a vibração desaparece...mas de 1 e 2 qdo acelero......nossa tá até medo de quebrar tudo,
agradeço desde já sua atenção,
abraço
Pacheco
farrokhpacheco
26/11/2011, 16:33
O pior é qie aqui nao tem mecanico pro Niva...o jeito é chegar a bucha...meter o cacete e qdo quebrar tudo...aí eles descobrem o defeito!
fag.online
25/10/2012, 17:28
Pessoal, estou montando uma gaiola 4x4 com caixa do cheva e tração do niva, porém ambos não irão ficar alinhados, vai ter uma diferença de aprox 5 cm para o lado e 2 cm para baixo um do outro... Isso pode representar um problema sério de vibração?
Sendo que a distância entre caixa de marchas e tração será de aprox. 25 cm
Pessoal, estou montando uma gaiola 4x4 com caixa do cheva e tração do niva, porém ambos não irão ficar alinhados, vai ter uma diferença de aprox 5 cm para o lado e 2 cm para baixo um do outro... Isso pode representar um problema sério de vibração?
Sendo que a distância entre caixa de marchas e tração será de aprox. 25 cm
Use uma homocinética para fazer o acoplamento. O Rogério Bacellar e outros mecânicos entendidos em Niva comercializam este produto. Não vibra nada! Saudações
cristiano.niva
19/11/2012, 20:12
boa noite pessoal estou com um problema no meu niva que o bloqueio central ta engatando sozinho e ta vibrando muito alguma sugestao
abraço
Tramontini
06/11/2019, 22:12
Para regular a altura é bem fácil, afrouxar os 4 parafusos e baixar até próximo ao fim da rosca, depois é ir apertando até achar a posição mais serena, daí é colocar os calços para preencher o espaço que ficou entre o assoalho e os coxins, fácil, fácil. (este ajuste é necessário por dois motivos, os coxins do motor podem tem perdido altura (o que obriga a retirada de çalços.ou a travessa do cambio pode ter sofrido torção, o que muda a altura do cambio e tambem torna nescessário a alteração do número dos calços. (que tem esta finalidade). Abraço a todos.
Ola pessoal.
Meu Niva tem motor AP e atualmente as vibrações são praticamente insignificantes.
Usei por anos o acoplamento homocinetico simples, sem o borrachão e não aconselho. Limita o carro em velocidades maiores devido a coifa da homocinetica VW não resistir altas rotações.
Voltei para o acoplamento original ( cruzeta + borrachão) e consegui um resultado excelente, acima das minhas expectativas, minhas conclusões são:
1 - Os cardans devem estar balanceados e as cruzetas sem folga;
2 - O assoalho deve estar em boas condições, rígido(impontante);
3 - Os prisioneiros das caixas não podem estar espanados;
4 - Usar Kit anti vibração na cruzeta do acoplamento;
5 - Instalar o suporte Geniva com um coxim na caixa de redução;
6 - Alinhar e nivelar as caixas muito bem (importante);
vejam no vídeo abaixo a ferramenta que improvisei para alinhar as caixas
Alinhamento manual das caixas do Niva - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=hb6mH0xDEoc)
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