Ver Versão Completa : Criando auto-blocante com freios
Amigos,
mais uma vez consulto esta instância superior para a aplicação de uma idéia em minha Ranger.
Certa vez, qd troquei o cabo do freio, percebi q o cabo do freio traseiro esquero (lado do motorista) segue direto à alavanca. O cabo tras. direito apenas "gruda", imenda-se ao outro já perto da caixa de marcha.
Os planos eram de soltar o cabo tras. direito e colocar uma alavanca só para ele, daquelas igual às de ônibus, que pucha, trava e solta em uma só alavanca pequena.
O objetivo seria travar apenas uma roda de cada vez para auxiliar na saída de atolamentos, criando assim um "eixo auto-blocante"...
Daria certo? Algum porém? A lona de freio aguentaria segurar uma roda? Não daria problema depois q o carro desatolar, pois a roda traseira q estava presa vai continuar presa...
Daniel
Edintruder
27/02/2008, 17:15
Made in Gurgel???
Funciona sim, basta olhar toda a linha da Gurgel X.
Na minha o cabo do freio traseiro direito está travado e depois de 1 anos assim ainda não comprei o cabo pois me esqueço disso, até porque quase não uso o freio de estacionamento pois na minha cidade é tudo plano e o freio só na esquerda segura muito bem em todos os casos que eu uso o freio de estacionamento. Quando eu me esqueço de soltar o freio, só a roda direita patina e arrasta a esquerda, ou seja eu tenho freio só na esquerda, se ela patinar eu posso usar o freio como bloqueiop, porém como eu me esqueço desse fato, dificilmente me lembrarei disso se um dia precisar desse recurso.
dudas_308w
27/02/2008, 18:16
Verdade, o Gurgel teve esse sistema, que ateh tinha um nome proprio, com direito a adesivo na traseira do carro. Era algo tipo 4WSD, ou 4SDW... que era "seletive drive wheel"...
As alavancas do freio de estacionamento tinham duas bolotas com pinos roscados. Se vc puxava o freio de mao normalmente, ele puxava os dois cabos travando as duas rodas. Ae se desaparafusasse uma das bolotas, somente a outra roda era freiada. Era bem simples e eficiente. Mas eh bom lembrar que vc na pratica estará arrastando essa roda, e que assim que ela pisar novamente em solo, precisará ser destravada.
Mas que funciona, sem sombra de duvidas. Alias, ateh acho que devia ser item obrigatorio em Kombi. Ae nao iria ficar akela coisa ridicula de ter que arrumar um baiano p/ pisar no para-choque e a roda voltar ao chao numa valeta... jah vi isso ate dentro de cidade no asfalto liso... eh soh ter uma valeta de agua na medida certa...
abs
Os freios traseiros deveriam ser travados individualmente em projeto original da fábrica...
Da última vez q atolou o carro, se uma das rodas traseiras travassem individualmente, justamente a tras esq, o auto sairia do sufoco e assim eu não perderia minhas férias... Foram duzentos reais para pagar os dois guinchos, depois de 2H de tentativas... Vejam a foto, se a roda tras. dir. girasse, o carro saíria tranquilo do atolamento...
Por que será q não vem de fábrica com alavancas independentes?
Daniel
rogeriomasih
28/02/2008, 00:25
Oi, Dsamaz.
Não entendi qual foi o teu problema...vc atolou somente uma das rodas? pq precisou de dois guinchos?
Tem mais fotos?
rogeriomasih
28/02/2008, 00:29
Gurgel X-12
Antes de tudo um bravo, o jipinho só tinha tração traseira, mas encarava qualquer desafio na terra
[...]
Testado por QUATRO RODAS ainda em fase experimental, em 1973, o jipe tinha o motor 1300 do Fusca. Mais tarde viria uma opção mais potente, o 1600, versão álcool e gasolina.
Em relação ao antigo bugue, o conjunto ganhou resistência com a adoção de uma estrutura tubular revestida de fibra de vidro. O sistema, patenteado como "Plasteel", garantia o monobloco por 100000 quilômetros contra corrosão e torções. As mudanças na suspensão traseira, que recebeu amortecedores e molas helicoidais, contribuíram para melhorar o condicionamento físico do utilitário e o conforto dos passageiros.
Mas a grande novidade era o sistema Selectraction, uma quase prosaica solução. Nas palavras da fábrica, "bloqueio seletivo nas rodas traseiras". O efeito dos freios independentes é praticamente o de um diferencial autoblocante, com custo bem mais baixo.
http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_150300.shtml
rogeriomasih
28/02/2008, 04:26
Dá uma olhada como foi feito para brugres...a idéia é legal, mas não sei se dá para fazer o mesmo em uma Ranger:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo.htm
O segundo sistema, bem mais trabalhoso, mas com resultado bem mais "profissional" é utilizar duas válvulas de esfera.
Este sistema tem inclusive algumas vantagens:
Fácil de operar
Pode ser adaptado em sistemas com freio a disco na traseira ou tambor convencional
Em qualquer um dos casos permite "jogar no lixo" a alavanca de freio de mão, pois não vai mais precisar dela (nem precisava ter alterado os banco do velho 73...)
Serve para evitar que roubem o carro quando estiver estacionado, bastando colocar uma trava que impossibilite o acesso as válvulas Bom, depois de tanta propaganda, vamos descrever como funciona:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo/mtubos.jpg (http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo/tubos.jpg) Na saída do túnel central (lado do motorista) existe um tubo que vem diretamente do burrinho mestre e um "T" que divide o fluido de freio para cada uma das rodas traseiras.
A adaptação consiste em soltar os tubos que vem das rodas até a conexão em "T".
Nas saídas do "T" serão instalados dois novos tubos que serão ligados em duas válvulas de esfera, facilmente encontradas em lojas de peças para caminhão ou que vendem material para manutenção/instalação de compressores, como as mostradas nas fotos a seguir:
http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo/esfera1.jpg
http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo/esfera2.jpg
Na saída das válvulas vão colocados dois tubos que serão ligados nas conexões originais.
Os tubos de metal são fáceis de conseguir e custam barato. Qualquer loja que vende peças para caminhão costuma vende-los por metro, e geralmente já tem as ferramentas para instalar os terminais (rosca) e fazer a "boca" nos tubos. Também podem ser utilizado tubos flexíveis proprios para freio, ao invés de tubos metálicos, ou em conjunto, se o local de fixação das válvulas se movimentar em relação ao restante do chassis, use a criatividade.
Para usar a engenhoca ? fácil, fácil... basta pisar no pedal do freio, fechar a válvula da roda que se deseja travar e pronto, ao soltar o freio o fluido não tem como retornar e a roda fica brecada.
Para usar como freio de estacionamento basta pisar no freio e fechar as duas válvulas, pronto, seu buggy vai ficar "travado" no lugar.
Edintruder
28/02/2008, 10:38
Realmente esse sistema é muito interessante, porém como o freio traseiro recebe pressão de uma linha e é dividido entre as rodas, dá para colocar isso perto das rodas e com auxílio mandar alguém fechar a válvula de alguma roda em específico sem alterar nenhum ítem original da caminhonete.
No caso do Daniel, bastava soltar o cabo do freio de estacionamento da roda direita com um alicate e freiar somente a esquerda no freio de estacionamento, porém esse tipo de coisa é normalmente esquecida nessas situações. Eu com certeza não lembraria disso também.
Eduardo Eustaquio
28/02/2008, 12:23
Oi, Dsamaz.
Não entendi qual foi o teu problema...vc atolou somente uma das rodas? pq precisou de dois guinchos?
Tem mais fotos?
Também não entendi.
Dsamaz, se o local que você ficou atolado foi este dai, será que a tração dianteira da tua Ranger estava funcionando? Aparentemente, se foi ai neste local, parece que era fácil de sair.
Parece, oK!? so você que estava lá é que pode realmente nos dizer o que houve.
O local foi Margarita, Venezuela.
Aconteceu o "Y" desta vez (atolou todas, menos a tras. direita)... Este atoleiro estragou as férias. Antecipamos em 5 dias a volta, pq estava enferrujando tudo em baixo e não havia mudo de lubrificar os graxeiro lá...
Tinhamos ido a várias praias, inclusive chegando bem perto do mar em outras. Porém nesta em questão, o solo é um tal de "salitre", com muito sal e água. E não havia "desnível" entre a areia e a água do mar, ou seja, a areia estava "ensopada".
Quando deu 21:00H, depois de 5H tentando tirar o carro, numa praia deserta, decidimos ir atrás de guincho (grua)... Uma não conseguia puchar de jeito nenhum, pois atolava também... Tivemos q pagar para outra ajudar a rebocar, aí saiu... mas mesmo assim foi dificil.
Daniel
Também não entendi.
Dsamaz, se o local que você ficou atolado foi este dai, será que a tração dianteira da tua Ranger estava funcionando? Aparentemente, se foi ai neste local, parece que era fácil de sair.
Parece, oK!? so você que estava lá é que pode realmente nos dizer o que houve.
Edintruder,
realmente, soltando o cabo do freio trans. esquerdo o carro teria saído de lá... Até havia alicate disponível, mas não pensamos nisto...
Estou decidido a pensar num jeito de travar as rodas independentemente e também instalar algum sistema na dianteira também... Mas não queria "ferir" a originalidade do carro... Acho q uma válvula em cada roda seria melhor, que acionasse manualmente, por fora do carro mesmo...
Daniel
Realmente esse sistema é muito interessante, porém como o freio traseiro recebe pressão de uma linha e é dividido entre as rodas, dá para colocar isso perto das rodas e com auxílio mandar alguém fechar a válvula de alguma roda em específico sem alterar nenhum ítem original da caminhonete.
No caso do Daniel, bastava soltar o cabo do freio de estacionamento da roda direita com um alicate e freiar somente a esquerda no freio de estacionamento, porém esse tipo de coisa é normalmente esquecida nessas situações. Eu com certeza não lembraria disso também.
murilloaquino
28/02/2008, 16:06
SO uma coisa q vcs estao esquecendo.O freio de mao num é por cabo?se for. ai sim tudo bem, igual do gurgel...agora quando coloca valvulas nas rodas traseiras, pra criar pressao tem q usar o freio de serviço, certo?Ai teria q desativar o freio das rodas dianteiras tambem, afinal, sao conjugados....
Walter L. L. Casitta
28/02/2008, 21:46
Pessoal,
Numa picape desequilibrada como a Ranger com 1Ton só no eixo dianteiro precisaria muito mais que uma porcaria dessas. Perda de tempo...
rogeriomasih
28/02/2008, 22:00
Não tem como fazer a partir de um acionamento elétrico instalado no painel? :pensativo:
Edintruder
29/02/2008, 00:41
Se colocar 4 eletro-válvulas nas linhas junto aos freios dá para fazer, e ligá-las de acordo com a necessidade.
Dá para instalar entre a linha de metal e os mangotes já nas rodas, porém teria que descobrir qual é a melhor eletro-válvula para isso, pois tem que bloquear com energia e manter desbloqueado sem energia para evitar acidentes, e suportar o Dot3.
Para o uso 4 botões no painel auxiliariam, daria até pra ajudar a fazer Burnouts e zerinhos na grama!
O que seria interessante para evitar danos à embreagem seria um sistema que não permita o uso do bloqueio em ambas as rodas no mesmo eixo, pois o motor tem mais torque que a embreagem consegue conter e acabaria com o disco rapidamente se prendesse um eixo inteiro sem reduzir a transmissão.
colatino
29/02/2008, 10:41
Alguém se habilita a esboçar o projeto? Vi ótimas idéias aqui, e é interessante observar o desenvolvimento delas. Começou com um amigo falando que dava pra freiar as duas rodas traseiras separadamente e com acionamento mecânico por alavanca. Aí surge a idéia das válvulas manuais, diretamente no sistema hidráulico e que agora se desenvolveu para eletroválvulas controladas por botões no painel.
Alguém desenvolve mais a idéia e monta um sistema relativamente mais barato de transferência de força para as rodas, patenteia e fica rico. Só não pode esquecer os colegas foristas :D
Uma forma de se proibir o uso do freio em ambas as rodas ao mesmo tempo era usar um acionador parecido com o que liga a tração na ranger. No caso, 2 acionadores, um pra o eixo traseiro e um pra o dianteiro. O acionador ficaria na posição de "4x4High" que seria o sistema desativado, na posição "2WD" ele travaria a roda esquerda de um dos eixos, e na posição "4x4Low" a roda direita seria travada. Acho que assim não teríamos problemas. Ou então um botão de três estágios, 1 - OFF - 2. E que tal se ele só pudesse ser ativado quando o freio de estacionamento estivesse acionado para evitar acidentes? Acredito que exista um sensor para o freio de estacionamento já que acende uma luz no painel, acredito que não deve ser muito difícil fazê-lo.
Acho que me empolguei...
Edintruder
29/02/2008, 14:51
Alguém sabe como funciona o sistema de bloquieo do Hummer?
O bloqueio funciona quando pisa no freio.
Colatino, é só fazer sistema de segurança com relés aonde exijam o acoplamento do 4x4Low e um botão de três posições para cada eixo, aonde manda energia pra uma roda, desligado no centro ou para a outra roda, e nunca para as duas.
O sistema elétrico é fácil de desenhar e fazer, o pior é escolher e instalar as válvulas com solenóides.
Elmer_Jeep
29/02/2008, 15:56
Pessoal,
Numa picape desequilibrada como a Ranger com 1Ton só no eixo dianteiro precisaria muito mais que uma porcaria dessas. Perda de tempo...
x2 :wink:
informando que já rolaram vários tópicos sobre o tal do Seletraction:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733
[]'s
Edintruder
29/02/2008, 23:44
Pelo que eu vi eu pensei exatamente na mesma coisa que o Leopoldo!
Então funcionaria sem dúvidas.
Pensando bem, daria para isolar sem problemas a roda e pisar no freio sempre que uma roda começar a patinar, em vez de manter freado, seria apenas impedir a frenagem até mesmo do eixo inteiro.
Dá para fazer usando 2 desses, que já compra -se pronto aqui: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=637724
Voce coloca um em cada linha de freio de cada roda. Quando quiser travar uma roda, você pisa no freio, e fecha a valvula daquela roda. Pronto, ela ta bloqueada.
Walter L. L. Casitta
02/03/2008, 19:12
Dá para fazer usando 2 desses, que já compra -se pronto aqui: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=637724
Voce coloca um em cada linha de freio de cada roda. Quando quiser travar uma roda, você pisa no freio, e fecha a valvula daquela roda. Pronto, ela ta bloqueada.
Dois não! 4 desses.Tem que ter uma pra cada roda inclusive as dianteira. Lembrando que na Ranger a linha de freio traseiro não é independente de modo que para que isso funcione é preciso se adicionar outra linha (uma pra cada roda). Além disso esse sistema é muito insuscetível a erros o que poderia piorar a situação do picape na lama.
Quero até ver quem será o macho ou doido suficiente pra colocar isso num picape. Ha Ha Ha...
Edintruder
03/03/2008, 13:59
O interessante seria colocar um sistema no mesmo estilo usado pelo VW Touareg, aonde o sistema funciona com os sensores do abs e trava automaticamente as rodas, no nosso caso teria que pisar no freio para funcionar e seria necessário o implemento de um circuito que lêsse sensores de ABS instalados nas 4 rodas e ao pisar no freio segurasse apenas as rodas que giram em falso.
Seria necessário para isso, os 4 sensores de abs para as 4 rodas, 4 eletro-válvulas, um botão de acionamento e um sistema que fizesse a leitura, interpretação e gerenciamento das válvulas quando pisa no freio.
Dessa forma funcionaria quase da mesma forma do Hummer, ou seja, só bloqueia quando pisa no pedal do freio, e quando não é necessário é só desligar para não interfirir na dirigibilidade normal, embora não gerasse problemas para o uso enquanto as 4 rodas estão rodando.
Alguém com conhecimento em eletrônica se habilita???
cirotoscano
05/03/2008, 17:35
Edintruder,
um microcontrolador, com um circuito para acoplar as 4 eletro-válvulas funcionaria 100%... por segurança, basta um "power-on" para ligá-lo apenas quando necessário... aumentando a segurança quanto a possíveis panes.
O importante é saber como ler o sinal dos sensores de abs... é digital? analógico? e assim determinar qual microcontrolador usar...
Até tenho um microcontrolador de bobeira aki... com 4 portas digitais se não me engano e 8 analógicas... dá pra por led verde indicando operação, dá pra por LCD indicando algum estado... enfim...
onde posso pegar informações sobre os sensores? são baratos? é economicamente viável?
Me dá umas dicas ai que tento fazer algo...
Ciro
Edintruder
05/03/2008, 20:04
Acredito que se for o original do veículo seja caro, porém se pegar em desmanches ou comprar peças genéricas talvez seja bem em conta.
cirotoscano
07/03/2008, 11:57
Lembrando de um detalhe... a Ranger já vem com sensor. Então não daria pra colocar outro... teria que vampirizar o sinal do existente para atuar na eletro-valvula, correto?
Edintruder
07/03/2008, 13:02
Ciro, a partir de 2005 é que veio ABS nas 4 rodas e na traseira só tem um sensor no diferencial, dessa forma precisaria um sensor em cada roda.
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 16:24
Verdade, o Gurgel teve esse sistema, que ateh tinha um nome proprio, com direito a adesivo na traseira do carro. Era algo tipo 4WSD, ou 4SDW... que era "seletive drive wheel"...
4-WIS
4-Wheel Independent Suspension... nome pomposo para a suspensão do fusca...:mrgreen: ficava parecido com 4wd, então por questão de marketing acabou ficando...
linuxhellmaster
11/07/2009, 18:18
4-WIS
4-Wheel Independent Suspension... nome pomposo para a suspensão do fusca...:mrgreen: ficava parecido com 4wd, então por questão de marketing acabou ficando...
Como eu comentei no outro topico, uma ideia boa seria instalar 2 line locks(~ 100 paus cada), antes de cada freio traseiro.... super seguro.. pois soh trava quando ligado.. e voce escolhe qual lado vai freiar ou nao... o melhor de tudo.. sao eletricos e nao tem engrenagens... eh apenas um pistao num solenoide.
se eu estiver viajando... malz...
cheers
linuxhellmaster
11/07/2009, 18:20
Ciro, a partir de 2005 é que veio ABS nas 4 rodas e na traseira só tem um sensor no diferencial, dessa forma precisaria um sensor em cada roda.
as STX sao todas nas 4 rodas (talvez as CD/XLT americanas tmb), com esse sistema de 1 sensor na traseira apenas.
cheers
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 22:28
Como eu comentei no outro topico, uma ideia boa seria instalar 2 line locks(~ 100 paus cada), antes de cada freio traseiro.... super seguro.. pois soh trava quando ligado.. e voce escolhe qual lado vai freiar ou nao... o melhor de tudo.. sao eletricos e nao tem engrenagens... eh apenas um pistao num solenoide.
se eu estiver viajando... malz...
cheers
para ficar 100% "selectraction", o ideal seria instalar line locks na frente tb... a propósito: os tratores agrale normalmente são equipados com 2 pedais de freio (nos 4x4 os freios dianteiros só funcionam com a tração ligada), um para cada roda traseira, que podem ser conectados por uma presilha... ficaria um tanto complicado adaptar tal sistema numa caminhonete como a ranger, principalmente por conta do pedal do acelerador...:pensativo: aí talvez uma forma de solucionar esse problema fosse adaptar o acelerador no volante... alguns deficientes físicos usam aceleradores acionados por aros no volante... o aro permanece atuando baseado no pedal:putz:mas pode ser providenciado um acionamento alternativo com um rolo de arame e um alicate...:concordo::mrgreen::mrgreen::mrgreen::tw isted:
se é pra viajar cai matando............:dance:
linuxhellmaster
12/07/2009, 15:54
para ficar 100% "selectraction", o ideal seria instalar line locks na frente tb... a propósito: os tratores agrale normalmente são equipados com 2 pedais de freio (nos 4x4 os freios dianteiros só funcionam com a tração ligada), um para cada roda traseira, que podem ser conectados por uma presilha... ficaria um tanto complicado adaptar tal sistema numa caminhonete como a ranger, principalmente por conta do pedal do acelerador...:pensativo: aí talvez uma forma de solucionar esse problema fosse adaptar o acelerador no volante... alguns deficientes físicos usam aceleradores acionados por aros no volante... o aro permanece atuando baseado no pedal:putz:mas pode ser providenciado um acionamento alternativo com um rolo de arame e um alicate...:concordo::mrgreen::mrgreen::mrgreen::tw isted:
se é pra viajar cai matando............:dance:
4 line locks + um punhado de fio e barbante...
voce soh precisa de um "cortador de cano de freio", um flangeador... e ferramentas manuais... prontinho... tah instalado...
(leva aonde eles instalam trava carneiro... faz um agrado no cara.. e sai com bloqueio na frente e atras... eletrico.. sem manutencao.... soh no botaozinho)
lol
cheers