Ver Versão Completa : Vitara Automático Ou Manual?
Darlandrade
27/02/2008, 15:55
Olá amigos. Sou novo no Fórum e um novato no mundo 4x4. Aliás, estou começando pela compra do carro. Após muito procurar, encontrei um Vitara 95 manual 3p azul e um Vitara 97 automático 3p branco.
Quero o carro para trilhas leves e médias e para eventual uso na cidade (levar filho na escola, ir pra pelada de fim de semana,etc). Para a família já temos um carro.
A primeira opção encontrei por 15 mil (CAnvas) e a segunda opção por 17mil (metal top)
Vcs podem me ajudar? O automático quebra com facilidade? É bom pra trilha? Na hora de revender, consigo com facilidade?
O automático na trilha (e em qualquer lugar) é uma maravilha ;)
Darlandrade
27/02/2008, 19:29
O automático na trilha (e em qualquer lugar) é uma maravilha ;)
cara, o carro 97 era gasolina, passou a ser gnv e agora é gasolina novamente. há algum problema nisso?
cara, o carro 97 era gasolina, passou a ser gnv e agora é gasolina novamente. há algum problema nisso?
Vc tem que ver como foi feita a ~instalação do gnv, ver se tem alguma sequela e etc.... leva a viatura pra algum mecânico que entenda de Suzuki aí que ele vai te falar se o motor tá bão ou não...
abs!
Darlandrade
29/02/2008, 09:06
Olá amantes do 4x4. AInda tenho dúvida. Será que não é um mico comprar um Vitara 97 automático? Será que não é melhor um manual? Pretendo fazer trilhas leves e médias e utilizá-lo em pequenas tarefas na cidade.
Só sei que tenho um ótimo mico na garagem :D
mas falando serio, confere a viatura antes, leva ela num mecânico de confiança, pois se o motor tiver bixado pelo GNV ou se tiver alguma outra coisa ruim (câmbio, cx de transferência, etc) ele vai saber te dizer!
abs
lmazzucatto
09/03/2008, 11:49
O Meu tb é automático.
Não tenho o que reclamar.
Tenho curiosidade em dirigir um auto 4M, pois o meu é 3M.
Abraços
Luis
gutoxj98
09/03/2008, 12:03
AS vezes o cara so tirou o GNV porque nao queriam pagar o preço do kit agregado ao carro, ai vendeu o mesmo sem o KIT GNV.
Quanto ao Automatico, tem que dar uma testada no cambio antes, verificar se troca as marchas adequadamente, se o dono antigo trocava o fluido, etc etc, mas no meu caso tbem é auto......na trilha é otimo, pois o carro nao anda pra traz, controla as trocas pelo acelerador.........e tbem é bem forte quando precisa......e na cidade é sem comparaçoes....muito conforto.
Na estrada eu particularmente gosto do mecanico.............mas tbem com esses carros nao andamos como carro esporte na estrada, entao vc ate acalma os animos devido ao cambio AUTO.
Se a sua esposa vai andar tbem, compra o automatico........pra ela tbem será bom.
Más levar em algum mecanico que entende de cambio é sempre prudente, ainda mais com carros com quase 10 anos de idade como o meu.
Boa sorte, vá de automatico !!!!
abs
Darlandrade
12/03/2008, 09:42
Amigos, obrigado pela ajuda.
Se alguém souber de algum Vitara 97 1.6 8v auto ou manual, me avise, ok!!
Fiquei em dúvida e perdi os dois que citei dias atrás no tópico.
jonirocha
13/03/2008, 17:41
Caro amigo, se você mora em São Luìs-MA é meio complicado comprar um vitara arrumado, quem tem não vende(procurei bastante um pra comprar).
Fui de férias no final de 2007 a João Pessoa-PB e lá comprei o meu 1997/1998 metal top, branco e mecânico com 100.000 km rodados, ele custou R$ 28.000,00.
Se você quiser eu tenho o telefone da loja que me vendeu, lá só vende 4x4 de 1ª linha.
Darlandrade
17/03/2008, 16:16
Caro Jonirocha. Sei que por aqui não se encontra mesmo. Minha tentativa está sendo Fortaleza e outras capitais do NE. Se puder me passar o telefone ou mesmo o site da loja, agradeço.
É bom saber que há outros amantes do Vitara por aqui.
jonirocha
26/03/2008, 15:38
Pronto, consegui o site da loja que comprei o meu vitara, o Paulo Rocha é o proprietário, pode fazer negocio com ele que o cara é 10!!!
http://www.meucarango.com/verloja.asp?codloja=555&tp=0
boa sorte....
SUZUGLAU
26/03/2008, 16:25
Caro amigo..... se a decisão da compra ficar soh por ser automatico ou nao..... Pode ir no automatico sem medo....
Comprei o meu mecanico, mas antes de comprar pesquisei bastante essa questao tbm, e o pessoal soh tem a falar bem do automatico.
Como todo automatico precisa de uma atencao especial ao oleo e o filtro, fora isso soh alegria. O pessoal soh fala bem tanto on como off-road.
O cambio eh o mesmo que equipava alguns carros da GM - o TH-180 de facil reposição de peças.
boa sorte na aquisição
abracos
Ricardo Luis
26/03/2008, 18:48
Olá amigos. Sou novo no Fórum e um novato no mundo 4x4. Aliás, estou começando pela compra do carro. Após muito procurar, encontrei um Vitara 95 manual 3p azul e um Vitara 97 automático 3p branco.
Quero o carro para trilhas leves e médias e para eventual uso na cidade (levar filho na escola, ir pra pelada de fim de semana,etc). Para a família já temos um carro.
A primeira opção encontrei por 15 mil (CAnvas) e a segunda opção por 17mil (metal top)
Vcs podem me ajudar? O automático quebra com facilidade? É bom pra trilha? Na hora de revender, consigo com facilidade?
SE FOR TRILHAS LEVES OK:concordo: MAS OUTRO DIA VI UM COMPANHEIRO NUM AUTOMÁTICO PASSANDO APUROS :putz:EM UMA SUBIDA BASTANTE ÍNGREME ! O MEU É MECÂNICO SAI DA FRENTE ! HEHEHEHE:dance:
jonirocha
26/03/2008, 20:22
Tenho que concordar com o Ricardo, o vitara com cambio manual dá de 10 no automático (minha opinião). Já tive a oportunidade de conduzir um vitara e também uma pajero ambas automáticas em trilhas médias e não gostei muito do desempenho das mesmas, talvez a falta de costume em dirigir carros com cambio automático em trecho ruins inclusive em dunas nos lençois maranhenses.
Acho que o amigo deve fazer um test drive tanto no manual quanto no automático pra tirar as suas proprias conclusões.
marcobacalhau
26/03/2008, 23:26
Se vc vai fazer passeio: Pode ir de automático, é bom, confiável, não dá problema d+ e facilita pacas no controle da viatura
agora....
Se for encarar trilha braba: esquece compra um manual.
GNV : é uma caca. O meu era GNV, no dia que eu tirei e que descobri o que o carro poderia fazer.
Canvas: é bom mas....vc come poeira pacas.
O Meu é 97/manual/metal top e maioria dos que eu conheço só muda o ano.
Em trilha é garantido.
[[]] M@rco B@c@lh@u
Nao concordo em nada com vcs.... Automático na trilha (não só na trilha, mas em qq lugar) é o que há, dá de 1000 no manual.... Brasileiro tem é medo de carro automático!
Dá só uma olhada nos carros de RC e ve o desempenho dos AUTO vs manual(se é que tem manual no RC)... se o Bill ver vcs falando isso ele tem um troço! rsrsrs
Acho que vai ser essa mesma coisa sempre...quem tem manual vai puxar pro lado do manual, quem tem auto vai puxar pro lado auto.... mas o que não pode, é falar que o AUTO nao aguenta isso ou aquilo....como falei, brasileiro tem medo de cambio automático.... se nao souber conduzir e nao fazer manutençao corretamente (troca do oleo e filtro), vai continuar achando ruim...
abs!
Câmbio auto é uma meirda mesmo em carros 4x4, só serve para ir nos xopi. Alias, acho esses câmbios auto superhipermega valorizados no mercado. Um TH-180 de Vitara por exemplo, deve vender por no máximo uns 200 reaus, aí seria justo para um lixo desses.
Mas como sou um cara superhipermega legal, ofereço em pagar 200 reaus a vista caso alguém tiver uma bosta dessas que não quer mais. Faço isso em prol do espírito jipeiro, de ajudar o próximo....
:mrgreen:
Abraços sem segundas intenções,
Bill
Jean Bastos
02/04/2008, 00:03
Caro Jonirocha. Sei que por aqui não se encontra mesmo. Minha tentativa está sendo Fortaleza e outras capitais do NE. Se puder me passar o telefone ou mesmo o site da loja, agradeço.
É bom saber que há outros amantes do Vitara por aqui.
Caro Darlan!
Vejo que voçê está a procura de um Vitara conservado. Acho que tenho o que voçê tanto procura, pois tenho um Vitara Canvas com capota de fibra, ano 1997, câmbio automático. O carro está novo e tudo funcionando. Seu estado de conservação está impecável, pois só o utilizo quando vou a praia e não pratico trilhas, pois para uso diário tenho um Corolla 2004. O fato de pensar em vendê-lo se deve ao fato de que estou prestes a comprar um Pajero TR4 2008 Flex. O carro está aqui em Fortaleza.
Caso tenha interesse, segue meu telefone (85) 9942-5838.
Jean
VeraVitaraSioux
04/04/2008, 18:02
Automático...sem dúvida
Meu Vitara é automático, está há 15 anos comigo, é valente tanto na cidade como em trilhas...a única manuteção séria foi no Câmbio depois de 14 anos ...Ficou novinho. Apesar de ter gasto muito $$, achei que valeu a pena, pois não tenho intenção de vendê-lo.
Grd[]
Ricardo Luis
05/04/2008, 10:17
QUERO VER A GALERA DOS AUTOMÁTICOS SUBIR UMA SERRA COM INCLINAÇÃO DUNS 45º :putz:, DA UMA OLHADA NO SITE DO PEIXE MÓVEL ! APROVEITEM E AJUDEM O KARA :concordo:( Como já mencionado, se o veículo escorregar para o lado pode ficar difícil retomar o controle da direção. Mas suponha que você realmente faça tudo certo e o veículo resolva sair de lado, então, freie rapidamente, engate marcha à ré e solte os dois pedais recolocando o veículo em linha reta até o ponto de partida, não pise no pedal de embreagem. Se precisar segurar o veículo acione o freio de forma cadenciada imitando o ABS, não trave as rodas e deixe o motor ajudar a fazer o trabalho de frenagem.
Caso perceba que os pneus começam a deslizar sem tração, acelere para recuperar o controle da descida. Veículos com caixa automática podem não ter o freio motor suficiente,):putz:
QUERO VER A GALERA DOS AUTOMÁTICOS SUBIR UMA SERRA COM INCLINAÇÃO DUNS 45º :putz:, DA UMA OLHADA NO SITE DO PEIXE MÓVEL ! ... blabla...
:putz::putz:Nem comento uma coisa dessas.... :parede::parede:
abs
Caro Darlan!
Vejo que voçê está a procura de um Vitara conservado. Acho que tenho o que voçê tanto procura, pois tenho um Vitara Canvas com capota de fibra, ano 1997, câmbio automático. O carro está novo e tudo funcionando. Seu estado de conservação está impecável, pois só o utilizo quando vou a praia e não pratico trilhas, pois para uso diário tenho um Corolla 2004. O fato de pensar em vendê-lo se deve ao fato de que estou prestes a comprar um Pajero TR4 2008 Flex. O carro está aqui em Fortaleza.
Caso tenha interesse, segue meu telefone (85) 9942-5838.
Jean
Jean, tá pedindo quanto nele?
To querendo fazer uma besteira... trocar o Niva diesel num carro auto para minha muié (eu quero beber e ela não quer saber de dirigir o Tracker porque é mecânico).
DUAS BOBAGENS RECORRENTES:
1 - MEDO DO CARRO AUTOMATICO
2 - MEDO DO GNV
Se carro automatico foce ruim, fragil e todas as outras besteiras que alguns dizem, o americano não o usaria em quase 100% de sua frota ha muitos e muitos anos. Aprendi isto lá, os caras rebocam trailers de todo tamanho com cvarro automatico
Se GNV fosse o que dizem a frota de taxis em nosso pais não o usaria com um argumrnto muito simples: perderiam dinheiro.
Meu GV 3 P é automático e tem GNV instalado há 5 anos. Sò felicidade. Roda macio, redondo, não queima nada, lenta perfeita. O segredo? Um kit da melhor qualidade disponivel e bem instalada. O meu já está até defasado pois já existe o de quinta geração injetado com um injetor por cilindro.
O automatico é uma maravilha, uma delicia.
Entendam qua a decisão é pessoal, depende de gosto por dirigir com mais economia e conforto(automatico e GNV) ou gasto maior e agressividade (manual e gasolina).
Questões tecnicas, esqueçam estão superadas pela tecnoligia atual.
fguerreiro
02/01/2011, 12:05
Concordo com relação ao câmbio auto, mas gás é "gambi", para começar motor seja a álcool ou gasolina não tem taxa de compressão adequada para gás, esse é um dos motivos para carro adaptado a gás ficar tão manco, atualmente apenas a Fiat tem um único modelo com gás de fábrica (Siena Tetrafuel, apenas sob encomenda), os outros fabricantes nem se arriscam... mas gosto é gosto. Falo como eng. mecânico.
Abraço
Não é gambiarra não, já foi. Pesquise e procure se informar. A instalação que vem no Fiat de fábrica já está disponivel no mercado. É o GNV injetado, tem quatro bicos injetores, um para cada cilindro. Não tem mais back fire, é excelente. Como eu disse é uma escolha pessoal, existe uma perda de potencia que hoje, à luz da tecnologia atual, é pequena. O meu tem GNV há cinco anos com uma tecnologia já superada e é muito bom. O kit atual é bem melhor. Rodo 2500 km por mes sem problema algum.
fguerreiro
02/01/2011, 20:25
Seguem algumas matérias sobre o assunto:
" Como em qualquer adaptação, o resultado não é perfeito. Por mais sofisticado que seja o kit, o carro perde desempenho. “Considerando as características do combustível, a taxa de compressão ideal para o GNV seria em torno de 14:1 a 16:1. Isso tornaria inviável o uso de gasolina ou álcool no mesmo motor”, afirma Otávio Novaes Costa, do departamento de Engenharia Experimental da GM. "
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/gnv-2.htm
Por favor, compare as linhas vermelha e azul na Figura 1 (Gráfico comparativo de torque: GNV e gasolina)
http://www.feagri.unicamp.br/energia/agre2004/Fscommand/PDF/Agrener/Trabalho%2040.pdf
Outras:
http://www.globogasbrasil.com.br/artigos/combustivel-original-e-gnv-perda-de-potencia-tem-solucao-tecnica/
Na verdade, o GNV, ainda é "Gambi" no Brasil, com exceção do Siena Tetrafuel nenhum fabricante vende carros originais movidos a GNV, se o fizessem com todas mudanças de projeto e fabricação necessárias, como foi feito com etanol, seria uma ótima opção!
Há ainda mais três contras na minha opnião:
1- Baixa autonomia;
2- Tanques de armazenagem pesados e que ocupam muito espaço no porta-malas;
3- Trata-se de combustível fóssil finito.
Abraço
Fábio Guerreiro
jipezuki
04/01/2011, 10:43
Quanto a cambio manual e automático, a questão é bem de gosto pessoal.
Eu prefiro manual, inclusive por questões de custo, pois a manutenção de um cambio automático é sempre mais cara.
Quanto ao GNV em Suzukis a questão é + complicada. Kit´s antigos queimam a MAF, alguns utilizam kit´s + novos e dizem não ter problemas.
Kits antigos queimam a MAF porque produzem back fire (fogo a retaguarda) que é aquele estouro que acontece em algumas situações em carros com gnv mal instalado, normalmente por regulagem pobre ou deficiencia de centelha.
Proponho encerrarmos o debate da seguinte forme:
Carro com GNV perde potencia. Sim perde, porem considero pequena a perda em função dos beneficios
GNV estraga de alguma forma o motor. Tenho ha cinco anos e meu carro é perfeito.
Tanque pesado. Na pratica não faz diferença, pelo menos o meu.
Autonomia pequena. Sim, o meu roda 150 km (GV é beberrão)com 13 m3 de gas, depois tenho que abastecer. Não se esqueçam que todo carro a gas basta virar o comutador e ele passa a operar a gasolina.
Assim, a despeito das reportagens muito técnicas e veridicas o resultado pratico é muito bom.