PDA

Ver Versão Completa : Carburador 3E para o BF161

Oswaldo Fonseca
27/02/2008, 14:30
Amigos!

Alguem sabe se o carburador 3H do opala 6 cilindros, com as devidas adaptações de suporte, seria viável para o motor BF 161?

SmootH_
27/02/2008, 14:51
creio que de pra adaptar, mas nao creio que valha a pena
a nao ser que fosse um willys 3000 ou um canadense(pistão maior e biela menor)
[]´s

Oswaldo Fonseca
27/02/2008, 15:17
obrigado! na realidade transformei o Bf para álccol e o carburador 228, funciona mas como não é niquelado em pouco tempo acabará. Me indicaram o 3E, alcool. Só que custa uma fortuna. Quase que R$ 1100,00.

Brigadeiro
27/02/2008, 22:06
:-? Cara! Existem outros como o 446 e o H34. Pelo que sei não há parametros para saber qual é o melhor uma vez que esse motor nunca foi estudado para trabalhar a álcool.

Pode ser um tiro no escuro! SERÁ QUE ALGUEM JÁ TENTOU?

junior braga
28/02/2008, 14:32
Pessoal a respeito deste topico, sera que alguem ja adaptou um outro carbura no bf? mesmo continuando a gasolina, um dia eu vi um cara com um jeep e ele falou que tinha adaptado um carbura do fusca, inclusive ele disse que o jeep dele tava fazendo 10km/lt. Achei estranho pois ele não quis deixar ver o motor, sera que é possivel fazer isso sem tem alguma perca? vamo la...se alguem ja mudou o seu comenta ai pra gente.

sds,,,

rubensx
28/02/2008, 14:38
Cara, num sei não... mas na minha opinião o 228 vai durar tanto quanto o resto do motor no alcool, caso vc esteja pretendendo manter alcool no bf-161 por um longo período sugiro que troque pistões taxa e etc, mas dá uma repensada no periodo de economia com o alcool investe num powertrain mais moderno que pode ser que esses 1100 de um 3E vc possa gastar com uma injeção ou algo mais para repotencializar e conomizar.

espero que essa idéia te ajude

Girão
28/02/2008, 15:11
Não sou preparador. Meus conhecimentos de mecânica se equiparam a de um chimpanzé.
Mas creio que a instalação de um 3E, além do que já comentaram, vai redundar em nada. A menos que você realize uma adaptação no coletor de admissão. Que se for fundido no bloco, acaba por desabonar a idéia.

Veja bem, o 3E tem as seguintes medidas: corpo principal 34. Segundo estágio, 36.

Colocar simplesmente esse carburador, utilizando-se uma falange, redundará em estrangular a mistura em um único canal para o coletor. Vai funcionar, mas creio que seria o mesmo funcionamento do original.

Mas, se trabalhar o coletor ( ou seja, arrombá-lo ), para que se propicie a utilização dos dois estágios, creio que fica interessante.

alexandre roveri
28/02/2008, 16:07
Pessoal a respeito deste topico, sera que alguem ja adaptou um outro carbura no bf? mesmo continuando a gasolina, um dia eu vi um cara com um jeep e ele falou que tinha adaptado um carbura do fusca, inclusive ele disse que o jeep dele tava fazendo 10km/lt. Achei estranho pois ele não quis deixar ver o motor, sera que é possivel fazer isso sem tem alguma perca? vamo la...se alguem ja mudou o seu comenta ai pra gente.

sds,,,

Com relação ao carburador de fusca, é só ver o diâmentro do venturi (menor diâmetro do corpo) do carburador de fusca e do original ! pel oque me lembro o fusca é 21mm ou 24, uma coisa assim, e o orignal é 36 se não me engano !
Não tem como alimentar o motor, pode até fazer os 10km /l, mas é com mistura pobre, isso arrebenta com o motor

junior braga
28/02/2008, 16:29
Então vou perguntar diretamente, alguem ja adaptou um outro carburador no bf? qual? como ficou? ex: economia x desempenho x resultado.

abraços

Oswaldo Fonseca
28/02/2008, 17:36
Por incrível que pareça, mexer com esse motor é a coisa mais dificil, pois a concepção dele é antiga e existe o chamado custo x benefício.

´Procurei uma retífica e obtive a "sagrada informação" que esse motor nunca funcionaria a álcool. Com dados deste site consegui que ele funcione, e até que bem.

Entretanto, ainda hoje, tive a informação de que trocá-lo por um de opala 4 cilindros seria quase que a mesma coisa, 6 por meia dúzia, além do custo ser alto. Ou seja, se o BF ainda está bom mantenha-o. Será isso uma verdade?

Marco
28/02/2008, 19:15
PESSOAL, eu tmbm estou pensando em passar o meu BF a álcool mais por indignação com nossa gasolina que está puro álcool...e tmbm pelo cheiro gostoso do alcool;mesmo usando gasolina no bf a taxa dele 7:6 e pouca para ser usada esta M...; Pretendo usar o carburador BLFA 30/34 com segundo estágio mecânico rebaixar 2mm o cabeçote,tentar fazer uma circulação de água quente na propria flange do carbura,termaqui,valvula termostatica e assim vou ...até o motor partir no meio...rsrs....

Kim
28/02/2008, 19:59
Opa pessoALL!

Bem, passar o BF é algo simples e já discutido aqui.

Se o bura original não estiver bom, usa até detonar, depois troca.

O BF a álccol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=428387#post428387) fica bom, leiam o linck que tem todos os passos para ficar um serviço muito bom.

A receita, fiz em um CJ5 66 que tinha.

Abraços.

Kim.

Brigadeiro
28/02/2008, 20:52
:-?:-? Epa! Epa! O Girão diz:

"Mas, se trabalhar o coletor ( ou seja, arrombá-lo ), para que se propicie a utilização dos dois estágios, creio que fica interessante."

Quer ele dizer isso mesmo? Ampliar a abertura do coletor do 228 para o 3H????????

Prá que? O vácuo do motor não faria essa função de sugar a mistura?

Girão
28/02/2008, 23:49
Exatamente isso Brigadeiro...

De nada adiantaria colocar um 3E, que é de corpo duplo, se o coletor não está dimensionado ou ao menos disposto para isso. Utilizar-se uma base para que haja o casamento do 3E no coletor do BF-161 não bastaria. Ter-se-ia, creio, o mesmo efeito do original, pois a saída da mistura do 3E, não iria direto para o coletor.

Lógico que o empuxo do motor aspiraria a mistura. Independente se o sistema é sub ou superdimensionado.

Oswaldo Fonseca
29/02/2008, 08:51
Gente! Vendo a pergunta do Brigadeiro e as respostas do Girão, pode-se, concluir que o 3E funciona desde que devidamente instalado.

Inicialmente havia pensado em mandar fazer um suporte que seria largo suficiente para receber os dois estágios do 3E afunilando ao diâmetro do 228.

Girão, por favor, quando vc diz "arrombar" significa aumentar o diametro original do 229 ou tb teria que trabalha na parte interna do cabeçote? A idéia do funil não daria certo?

Girão
29/02/2008, 15:02
Gente! Vendo a pergunta do Brigadeiro e as respostas do Girão, pode-se, concluir que o 3E funciona desde que devidamente instalado.

Inicialmente havia pensado em mandar fazer um suporte que seria largo suficiente para receber os dois estágios do 3E afunilando ao diâmetro do 228.

Girão, por favor, quando vc diz "arrombar" significa aumentar o diametro original do 229 ou tb teria que trabalha na parte interna do cabeçote? A idéia do funil não daria certo?

Fonseca, é justamente esse detalhe que me referi. Você usou os dois termos, os quais, eu disse que redundaria em praticamente o original ( se não for feita a correção/adaptação no coletor ): afunilando e funil

Atente para este desenho referente ao 3E ( foi o melhor que achei ):
http://www.volkspage.net/vwsantana/mecanica/carburadores/Sistema-Alimentacao-Carburador04.jpg

Atente, na figura 13, o formato do local onde o 3E vai encaixado. Para que houvesse mudança significativa, o coletor do BF teria que ter algo semelhante. Pode-se até usar um adaptador, mas no coletor original, haveria o estrangulamento. E um único fluxo da mistura. Ou seja, em que pese estar-se utilizando um carburador de corpo duplo e dois estágios, na prática terias um só.

Girão
29/02/2008, 15:04

Fonseca, é justamente esse detalhe que me referi. Você usou os dois termos, os quais, eu disse que redundaria em praticamente o original ( se não for feita a correção/adaptação no coletor ): afunilando e funil

Atente para este desenho referente ao 3E ( foi o melhor que achei ):
http://www.volkspage.net/vwsantana/mecanica/carburadores/Sistema-Alimentacao-Carburador04.jpg

Atente, na figura 14, o formato do local onde o 3E vai encaixado. Para que houvesse mudança significativa, o coletor do BF teria que ter algo semelhante. Pode-se até usar um adaptador, mas no coletor original, haveria o estrangulamento. E um único fluxo da mistura. Ou seja, em que pese estar-se utilizando um carburador de corpo duplo e dois estágios, na prática terias um só.

Oswaldo Fonseca
29/02/2008, 16:45
:palmas::palmas: Girão, valeu! Ficou bem claro!

Lhe agradeço, como também agradeço a todos os demais.

Como última informação, conseguindo realizar essa adaptação acredito que o carburador 3E e similares darão longividade ao motor BF e consequentemente, consiguirá baratear os custos, evitando-se a troca para um motor "similar", o do opala 4 cilindros.

Caso de certo, vou comunicar! Se alguém também já tentou, gostaria de colher esses ensinamentos, como o amigo Girão o fez.

Kim
29/02/2008, 18:11
Opa galera!

Concordando com o Girão!:concordo:

Bem, então o negócio é retirar o cabeçote do BF, e meter a esmerilhadeira, fazer o recorte necessário para o 3E, confeccionar uma base em um torneiro e soldá-la ao cabeçote/tubagem.

Depois partir para a regulagem.

Se assim for feito, creio que ficará muito bom.

Abraços.

Kim.

Julinot
29/02/2008, 21:09
PESSOAL, eu tmbm estou pensando em passar o meu BF a álcool mais por indignação com nossa gasolina que está puro álcool...e tmbm pelo cheiro gostoso do alcool;mesmo usando gasolina no bf a taxa dele 7:6 e pouca para ser usada esta M...; Pretendo usar o carburador BLFA 30/34 com segundo estágio mecânico rebaixar 2mm o cabeçote,tentar fazer uma circulação de água quente na propria flange do carbura,termaqui,valvula termostatica e assim vou ...até o motor partir no meio...rsrs....

É exagerado dizer que a nossa gasolina está puro alcool.
Devemos é regular melhor os nossos velhos motores.

Girão
29/02/2008, 21:26
Fonseca, espero de coração mesmo que essa tua empreitada tenha o desfecho que esperamos.
Como eu disse, lamento apenas o fato de que o coletor de admissão do BF-161 seja integrado no bloco, pois do contrário facilitaria muito ( até mesmo, trocando-o, em razão de alguma defecada ).

Não sou adepto de, antecipadamente, dizer que não dá certo. Tampouco, sou daqueles puristas excessivos em manter a originalidade do carro. Mas, ao mesmo tempo, se não sou de dissuadir a vontade dos outros, também não me omito em dizer de algumas variáveis a serem vistas para dar o resultado esperado.

Particularmente, mantendo as ressalvas que fiz, tenho convicção de que um 3E vai dar um fôlego estupendo ao BF. Arrisco dizer que, sem pesar mais no pé, mantendo o mesmo modo de dirigir antes da adaptação, vai ficar uns 0,5 km/l mais econômico. Além de minimizar a má distribuição da mistura para cilindros 1 e 6.

No que puder te ajudar, exceto com subsídios em dinheiro, pois infelizmente não disponho de cartão corporativo do executivo federal, pode me acionar à vontade. E, de qualquer modo, mantanha-nos informado!

Abraços e sucesso!

Julinot
29/02/2008, 21:33
Fonseca, espero de coração mesmo que essa tua empreitada tenha o desfecho que esperamos.
Como eu disse, lamento apenas o fato de que o coletor de admissão do BF-161 seja integrado no bloco, pois do contrário facilitaria muito ( até mesmo, trocando-o, em razão de alguma defecada ).

Não sou adepto de, antecipadamente, dizer que não dá certo. Tampouco, sou daqueles puristas excessivos em manter a originalidade do carro. Mas, ao mesmo tempo, se não sou de dissuadir a vontade dos outros, também não me omito em dizer de algumas variáveis a serem vistas para dar o resultado esperado.

Particularmente, mantendo as ressalvas que fiz, tenho convicção de que um 3E vai dar um fôlego estupendo ao BF. Arrisco dizer que, sem pesar mais no pé, mantendo o mesmo modo de dirigir antes da adaptação, vai ficar uns 0,5 km/l mais econômico. Além de minimizar a má distribuição da mistura para cilindros 1 e 6.

No que puder te ajudar, exceto com subsídios em dinheiro, pois infelizmente não disponho de cartão corporativo do executivo federal, pode me acionar à vontade. E, de qualquer modo, mantanha-nos informado!

Abraços e sucesso!

Girão... eu nunca tinha ouvido falar sobre esse lance de mistura ruim para os cilindros 1 e 6. Você pode explicar porque, e se tem algo que se possa fazer ?
Grato...

Girão
29/02/2008, 22:44
Opa... vamos a um visual que fica mais fácil:
Repare a posição do cilindro 1 em relação ao 2 e 3. Idem pro 6 em relação ao 4 e 5.
http://img.photobucket.com/albums/v370/Putzgrila/Hurricane2.jpg

Sacou que os cilindros não são equidistantes?

A foto não ajuda, mas veja onde está localizado o carburador:
http://img.photobucket.com/albums/v370/Putzgrila/Hurricane3.jpg

Centralizado, correto?

Ou seja, os cilindros 2, 3, 4 e 5 recebem digamos "antecipadamente" a mistura. Já os 1 e 6, uma mistura pobre.

Uma forma de amenizar isso, a própria montadora utilizou: dois buras.

Sinceramente, falta-me conhecimento técnico e prático de como resolver, atualmente essa dificiência. O que estou pesquisando, é a instalação de dois bicos injetores suplementares. Mas da teoria, prá prática tem uma abissal tremenda...

E, como sempre, estamos abertos prá sugestões nesse sentido.

Abraços e espero ter explicado.

Julinot
29/02/2008, 23:35
Opa... vamos a um visual que fica mais fácil:
Repare a posição do cilindro 1 em relação ao 2 e 3. Idem pro 6 em relação ao 4 e 5.

Sacou que os cilindros não são equidistantes?

A foto não ajuda, mas veja onde está localizado o carburador:

Centralizado, correto?

Ou seja, os cilindros 2, 3, 4 e 5 recebem digamos "antecipadamente" a mistura. Já os 1 e 6, uma mistura pobre.

Uma forma de amenizar isso, a própria montadora utilizou: dois buras.

Sinceramente, falta-me conhecimento técnico e prático de como resolver, atualmente essa dificiência. O que estou pesquisando, é a instalação de dois bicos injetores suplementares. Mas da teoria, prá prática tem uma abissal tremenda...

E, como sempre, estamos abertos prá sugestões nesse sentido.

Abraços e espero ter explicado.

Cara... estou há pouco tempo no ramo e não sou mecânico mas, já devia ter observado que os cilindros não são equidistantes. De qualquer forma, mesmo equidistantes, 1 e 6 ficam "mais longe" e receberiam uma mistura menos rica, mesmo. O 1 e 6 devem ser os responsáveis por uns "peidos" que vez por outra, principalmente quando tiro o pé do acelerador, ouço atrás de mim ! Não ?! Diga-me - é uma sugestão tão idiota que talvez você nem tenha considerado: não seria possível compensar a mistura menos rica (ou mais pobre) nos cils 1 e 6 através do uso de velas diferenciadas ? Posso estar, e provavelmente estou, falando besteira mas, se as velas do 1 e 6 de alguma forma tiverem centelha mais forte a deficiência da mistura não poderia ser compensada ?

Ou... que tal desativar 1 e 6 e transformar o motor num 4 cil ? Eh eh eh ...

Girão
01/03/2008, 00:19
Pô Julinot... Estamos iguais: também não sou mecânico e estou há pouco tempo nesses assuntos!!!

Essa idéia das velas, até tenho como válida para tentar remediar um pouco esse (d)efeito dos cilindros de distâncias diferentes.

Ainda assim, a quantidade de mistura aspirada pelo 1 e 6, seria deficitária em comparação com os demais, o que seria apenas um paleativo. E, na maioria das vezes, como a pior tentativa, é justamente aquela que não é feita, vale a experimentação.

Prá falar a verdade, tenho o maior cagaço de modificar muito o coletor de admissão desse motor. Vai que uma defecada é feita e pumba... Morre-se com a grana e com o trabalho de remontar um coletor novo. O que no caso, não deve ser nada fácil....

Justamente foi esse detalhe, nada sutil, que me faz cogitar em colocar dois injetores suplementares: se algo der buesta, mais fácil de retornar ao estado primitivo.

Mas de qualquer modo, acho que daqui a pouco aparece alguém mais gabaritado e dá a solução prá isso. Que em geral, sempre é mais simples do que pensamos.

Abração!

Girão
01/03/2008, 00:33
Ah... Quanto a idéia do 4 cilindros.
Nada contra. Mas eu penso da seguinte forma: por vezes a gente é exigente de mais. Não sou purista ao ponto que um carro fora de linha há décadas tenha que ficar "engessado" e ultrapassado. Toda e qualquer introdução de algo que vise melhorar a segurança, economia, rendimento e o conforto (essa é a minha ordem de preferência ),é benvinda!

Porém, como comentei, por vezes a gente exige demais de algo que não pode ser tão exigido quanto queremos ou precisamos. Particularmente, acho o BF-161 um puta motor, pro Willys, para o fim que ele se preopõe. Se o mesmo tá redondo, hãn... teoricamente economico, e dá o torque e a performance necessária para trilha, prá que trocar?

Trocas de motores, sempre são úteis. No nosso caso, uso fora de estrada, principalmente quando se pretende ir além do que o veículo pode ir. Ou quando o que equipa o veículo está no osso e o conserto fica naquela hipótese do molho custar mais caro que o peixe.

É isso aí!
Abraços.

Julinot
01/03/2008, 09:45
Girão... a idéia do 4 cil era brincadeira...
Não nego que a originalidade me agrada mas, estou contigo: não sou contra "melhorar" o que puder ser melhorado. No meu caso pelo menos o BF está muito bom e eu não pretendo trocá-lo. Fugindo um pouco do tema desse tópico... o que me aflige é a enorme redução, necessária para se obter força/torque, que para isso o Jeep foi concebido, mas que prejudica bastante a condução em vias mais rápidas. Eu não quero sair voando com o Jeep, não. Veja... só quero poder trafegar a 60, 70, 80 Km/h sem ver o conta-giros lá em cima. Seria mais econômico, muito menos desgastante para o velho motor que não foi concebido para giros muito altos, mais silencioso, etc e tal. Nesse sentido, já pensei em trocar os diferenciais por mais longos, mas isso diminuiria a disposição do Jeep nas situações para as quais ele foi projetado. Existem opções de câmbios que ajudariam mas trocar um câmbio nem sempre é tão fácil quanto se diz por aí - e seria muito "invasivo". Tem um overdrive americano que parece ser a solução ideal - inclusive projetado para CJ mesmo. Mas o custo é um pouco elevado - embora não seja inviável. Outra coisa que pensei e já postei no fórum mas nenhuma alma se compadeceu, foi o seguinte: arrumar uma caixa original de 4 marchas e alterar as relações da 1a, 2a, e 3a para ficarem iguais as relações da caixa de 3 marchas... e alterar a relação da 4a marcha de 1:1 para 0,75:1. Até agora não consegui quem me responda se isso é possível. Eu ficaria com uma caixa de 4 marchas sendo que a 4a seria uma overdrive. Soltaria mais o Jeep e não perderia força para o serviço pesado. O que você - que é um estudioso - pensa sobre isso ?
Abraços...

Ah... Quanto a idéia do 4 cilindros.
Nada contra. Mas eu penso da seguinte forma: por vezes a gente é exigente de mais. Não sou purista ao ponto que um carro fora de linha há décadas tenha que ficar "engessado" e ultrapassado. Toda e qualquer introdução de algo que vise melhorar a segurança, economia, rendimento e o conforto (essa é a minha ordem de preferência ),é benvinda!

Porém, como comentei, por vezes a gente exige demais de algo que não pode ser tão exigido quanto queremos ou precisamos. Particularmente, acho o BF-161 um puta motor, pro Willys, para o fim que ele se preopõe. Se o mesmo tá redondo, hãn... teoricamente economico, e dá o torque e a performance necessária para trilha, prá que trocar?

Trocas de motores, sempre são úteis. No nosso caso, uso fora de estrada, principalmente quando se pretende ir além do que o veículo pode ir. Ou quando o que equipa o veículo está no osso e o conserto fica naquela hipótese do molho custar mais caro que o peixe.

É isso aí!
Abraços.

Marco
01/03/2008, 11:38
É exagerado dizer que a nossa gasolina está puro alcool.
Devemos é regular melhor os nossos velhos motores.
E ai amigo... como está a gasolina ai no RIO...? AQUI na cidade onde moro ñ e exagero dizer que está uma me...! 33% de álcool ,vc ñ acha q está demais? inclusive levando em consideração a sua idade com relação a minha ,vc já deve ter visto melhores por ai...inclusive foi um ex dono de um posto de gasolina (amigo meu)que fez este teste.
Meu BF se melhorar estraga,mas eu acho que ele merecia algo melhor...:pensativo:

Julinot
01/03/2008, 12:46
E ai amigo... como está a gasolina ai no RIO...? AQUI na cidade onde moro ñ e exagero dizer que está uma me...! 33% de álcool ,vc ñ acha q está demais? inclusive levando em consideração a sua idade com relação a minha ,vc já deve ter visto melhores por ai...inclusive foi um ex dono de um posto de gasolina (amigo meu)que fez este teste.
Meu BF se melhorar estraga,mas eu acho que ele merecia algo melhor...:pensativo:

Cara Marco,
a adição de álcool obedece ao que determina a lei. Uso a mesma gasolina, e o meu BF também vai muito bem, obrigado. Caso você tenha alguma reclamação... visite o "site"da ANP:
http://www.anp.gov.br/conheca/boletim_s.asp
e faça a sua reclamação. O link acima aponta para uma página que pode te interessar.

Abraços.

Girão
01/03/2008, 16:49
Julinot...
Encarnando o Capitão Óbvio, te digo que a questão se restringe a custo x benefício.
A tua idéia de pegar uma caixa de 4 marchas,original, e transformá-la em 3+E é estupenda e acho a mais interessante. Porém, colide com duas variáveis que estão virando constante: achar uma em bom estado, com preço justo e mão de obra apta à transformação. Superados esses dois detalhes, é algo que eu faria tranquilamente e com as mesmas relações que você citou.

Adaptações de câmbio, dentre aquelas já consagradas e aprovadas, também valem. Dose que o mercado acabou inflacionando demais por conta das nossas adaptações. Entre 85 e 90, via os câmbios Clark que tanto desejamos, aos montes e ocupando espaço nos ferro-velhos da Rio das Pedras (meio em off: cheguei até ter nas mãos um blower dos que equipavam os motores Detroit e por cabacisse não comprei. Custava, na época, o mesmo que dois pares de calças Lee).

Correndo paralelamente à tua idéia de transformar o câmbio 4 em 3+E, acho que a segunda alternativa seria a inclusão de uma unidade de overdrive. Seria a primeira, se não fosse o preço. Lembro, inclusive, que nos finais da década de 70 início dos 80, tinha uma empresa aqui em São Paulo que instalava isso em Veraneios e C-10. Há inclusive quem diga que uma segunda caixa, montada em direção invertida, teria o mesmo fim. A rigor, a idéia parece ser plausível. Nunca vi funcionando, tampouco conheço alguém que viu ou a tenha instalado.

Esta semana, estarei conversando com um amigo que manja demais desse assunto. Quem sabe, ele nos dará uma informação mais adequada.

Abração!

Julinot
01/03/2008, 17:20
Pois é, Girão... não é uma questão fácil - mas muito estimulante.
Com certeza o teu amigo especialista vai agregar valor à essa discussão. Eu observei que aqui no fórum esse assunto parece não dar muito IBOPE. Mas pode ser que agora outros se interessem em discutí-la.
Essa é exatamente a minha "menina dos olhos" em termos de melhorias no meu CJ.

Aguardo ansiosamente o resultado da conversa com o teu amigo aí.

Vamo nessa !

Marco
01/03/2008, 19:16
Cara Marco,
a adição de álcool obedece ao que determina a lei. Uso a mesma gasolina, e o meu BF também vai muito bem, obrigado. Caso você tenha alguma reclamação... visite o "site"da ANP:
http://www.anp.gov.br/conheca/boletim_s.asp
e faça a sua reclamação. O link acima aponta para uma página que pode te interessar.

Abraços.
Julinot só pr vc ter uma ideia; na empresa aonde eu trabalho foi comprado 05 empilhadeiras novas da marca Hyster mas como elas vem em ordem de marcha o diretor não permitiu que elas fossem para area de produção usando gasolina, como o engenheiro disse que era gasolina pura eu logo pedi uns galões para por no meu jipe:dance:,resultado o motor não pegava ...atrasei o ponto e ele pegou !!!achei que ia parti no meio uma marcha lenta fabulosa eu escutava o tuchos mecanicos "cantando" giro limpo alto etc... coloquei no ponto adiantado em que uso só para ver , e o motor rajava:twisted:
valeu pela atenção, vou dar uma pesquisada sim, eu ainda acho que vc e funcionario de alguma refinaria ai Rio...rsrsrs...

Marcelo
28/04/2008, 19:48
Pessoal,

Chegando um pouco atrasado, vou dar minha contribuição no tópico, pois é perfeitamente viável a instalação de um belo bura 3E no BF.

Tenho o meu assim, com um motor de Willys 3000 (BF-184) e o carburador 3E do Opala 6 cilindros, adaptado com uma flange de alumínio e o coletor "aberto" para tal. Posso assegurar que o resultado é muito bom.

Primeiro porque o DFV-228 é um pouco pequeno para esse motor, além de não gostar muito de inclinações. Já o 3E vai muito bem nesses quesitos. Lembro de uma vez que fiquei com o jeep parado num aclive de uns 45º no mínimo e o jeep morreu (não por falta de gasolina, mas porque travou as rodas nos barrancos laterais e não quis forçar), ficou um bom tempo parado até fazer a ancoragem do guincho e depois, foi bater na chave e pegar, sem engasgar nem nada.

Aconselho também que seja o 3E com segundo estágio a vácuo e não mecânico e tem que ser o 3E do 6 cilindros, porque o 3E do Santana não é o mesmo.

Ahh... 1100 latas tá absurdo. Na época paguei em torno de 400 latas um reformado, com banho químico para álcool e garantia de 3 meses.

Quem quiser mais detalhes é só entrar no link do Hefestos que tá na minha assinatura.

[s] carburados,

PredadorRJ
29/04/2008, 00:40
Salve.

Estou acompanhando este tópico, e garanto aos amigos Julinot e Girão que à cada dia, deixo de ser um pouco menos acéfalo na compreensão dos BF's.

Esta idéia do overdrive achei excelente, seria um adianto pra quem tem o motorzão original.

Abraços, aguardando o resultado da conversa.

Julinot
29/04/2008, 13:17
Predador... confesso que já havia até esquecido desse assunto - overdrive para o CJ com motor/câmbio originias. Caramba... obrigado pelo apoio à causa do OVERDRIVE. O Girão ficou de dar um retorno, pois conversaria com um especialista amigo dele, mas até agora, desde 29 de fevereiro, neca de pitibiriba. Acho que ele descobriu que é inviável técnica ou economicamente e desistiu. Meu CJ tá saindo de uma reforma geral, mas não mexi em caixa e motor. Coloquei, sim, uma ignição eletrônica, e o meu assessor para assuntos aleatórios de mecânica 4x4 disse que ficou ótimo, principalmente depois que ele regulou a "estequimetria", em outras palavras, a mistura, e mexeu no avanço. Diz que o bichinho pega giro com um afacilidade incrível. Só quero ber como vai ficar o consumo ! Vou pedir a ele que analise essa possibilidade de colocar o carburador 3E do opala 6 cil.

Salve.

Estou acompanhando este tópico, e garanto aos amigos Julinot e Girão que à cada dia, deixo de ser um pouco menos acéfalo na compreensão dos BF's.

Esta idéia do overdrive achei excelente, seria um adianto pra quem tem o motorzão original.

Abraços, aguardando o resultado da conversa.

Girão
07/05/2008, 20:32
Eis-me aqui!

Acabo de ligar ao meu consultor para assuntos de transmissão. Jipeiro, das antigas, mas aposentado, ficou entusiasmado com a idéia da instalação de uma segunda caixa de velocidades, invertida, para servir de overdrive. Semana do dia 18/05 ele estará embarcando para os EUA, voltando daqui a 15 dias. Me garantiu que dará uma resposta concreta.

Por outro lado:

Marcelo, apenas uma ressalva no teu depoimento. O coletor do BF 184, é justamente o diferencial que permite essa adaptação. Ao contrário do que equipa o BF-161, ele não é fundido no bloco.

Marcelo
08/05/2008, 21:37
Girão,

Não necessariamente. O coletor do meu BF-184 é fundido no bloco, igual ao BF-161.
Nem todos os BF-184 sairam com esse tipo de coletor, ainda mais os Willys 3000. Os Fords sim, foram todos com coletores separados do cabeçote.

[s]

matrakaum
11/05/2008, 22:36
Sou novo por aqui e estou adorando a cia. de vcs.
Não entendo muito e sinceramente não sei se terei grana para bancar tudo que gostaria de fazer no Caroço..mas vou tentar.
Referente ao câmbio e o Overdrive (não sei mto bem o que eh isto) tenho algo a dizer. Não posso prometer nada.
Meu irmão é engº Mecatrônico e trabalho em uma empresa aqui em Stna. de Parnaíba que faz caixas de câmbio...vou colocar a questão para ele e ver se ele entra em contato com o pessoal de lá, da empresa, para conversar a respeito. Assim que eu tiver uma resposta, meu irmão não é lá um kra mto ágil, eu posto aki.
Um abraço,
Matraka

Lucas Nassif
19/10/2008, 12:16
Pessoal,

ontem eu comecei a pensar bobagem!! :mrgreen:

Surgiu a idéia de adaptar um DFV446 (Opala 6cil) no BFão, usando uma flange para acoplar a base do 446 no coletor do BF (furaçao para o 228).

Pergunto: Como ficaria isso depois de pronto??

Acontece que eu já tenho o carburador em casa, o único gasto $$ seria para fazer a flange.

Nesses últimos meses do BF no meu Jeep, pretendo fazer algumas experiências nele. Essa do DFV 446 é uma delas, e depois pretendo ver se ele funfa com álcool também.

Abrs,
Lucas Nassif.
:concordo:

Lucas Nassif
19/10/2008, 18:48
Pessoal, o flange já está +/- 'projetado'.

Agora preciso saber se vale a pena. Eu imagino que o jeep vai ficar mais esperto, mas não vou confiar na minha imaginação!! :mrgreen:

Sugestões?? Opiniões??

:concordo:

Julinot
19/10/2008, 19:41
Alô, Girão.
Caramba... demoraste tanto a dar notícias que eu nem percebi.
Estamos há meses nessa conversa minmalista sobre overdrives... etc e tal.
Só agora estou vendo que você deu o ar da graça... em maio !
Qual é essa de inverter uma caixa para funcionar como overdrive ? Isso rola mesmo ? Fiquei interessado. Vê se não some de novo... vou mandar uma MP.

Abraços a todos...

Eis-me aqui!

Acabo de ligar ao meu consultor para assuntos de transmissão. Jipeiro, das antigas, mas aposentado, ficou entusiasmado com a idéia da instalação de uma segunda caixa de velocidades, invertida, para servir de overdrive. Semana do dia 18/05 ele estará embarcando para os EUA, voltando daqui a 15 dias. Me garantiu que dará uma resposta concreta.

Por outro lado:

Marcelo, apenas uma ressalva no teu depoimento. O coletor do BF 184, é justamente o diferencial que permite essa adaptação. Ao contrário do que equipa o BF-161, ele não é fundido no bloco.

Julinot
09/01/2009, 22:00
Alô rapaziada... alô Girão...
ando cá as voltas com problemas de carburador, e resolvi pesquisar nesse tópico.
O carburador do meu BF foi condenado pelo Fabrizio... meu acessor para assuntos de 4x4. Adquiri um à Donatti que recebi ontem. Mas esse carburador veio com problemas, e eu já estou tentando resolver junto a Donatti, que deverá me reembolsar os valores já pagos. Estou com um carburador emprestado pelo Fabrizio, mas preciso de um "novo". Tá difícil arrumar... pensei em colocar um carburador de outro motor... será que houve alguma evolução quanto a isto nos últimso tempos ?

Abraços a todos...

Julinot
27/07/2009, 19:47
Alo^, Girão ! Vamos desenterrar esse tópico ?

Abraços a todos...

Eis-me aqui!

Por outro lado:

Rogério Barthy
28/07/2009, 11:03
Julinot, quanto a idéia do overdrive ("Saturn"), como estaria essa possibilidade e forma de aquisição do mesmo no EUA ?
Pelo último levantamento, estaria por volta de US$1.000,00 e faltaria ver os custos do transporte e dos impostos.
O melhor ainda, seria alguem que já possuisse o mesmo para dar a informação de como se comporta a viatura e quais as dificuldades na condução da mesma, na utilização do equipamento e as vantagens na prática (na teoria, já sabemos da diminuição do giro do motor, consequente poupança do mesmo, de combustível e menor ruido).
Ví uma foto do equipamento montado e a alavanca de acionamento, achei um tanto como aquelas de lotação de antigamente (alavanca retorcida e de quase um metro de comprimento).
Vamos ver a quantidade de pessoas que se habilitam a querer uma overdrive e quem sabe não conseguimos ou importador/fornecedor para o nosso consórcio (pagamento x interessados e assim o custo sairia mais suave para todos).
Rogério

Julinot
28/07/2009, 11:29
rogério... essa de importar já rolou com o colega de fórum kowalski, que se ofereceu para agilixar, e inclusive disse que já estava importando o dele por partes. mas ele sumiu do mapa. veja o tópico sobre "alongador de caixa" .

o que esta surgindo agora é a possibilidade de montar a caixa 5 marchas do chette no bf-161. segundo a 4x4 & cia a adapt brasil jé teria. atratorgama também acho que tem....

o fato é que com overdrvive ou caixa de chevette, até agora ninguém deu depoimento algum

abraços...

Julinot, quanto a idéia do overdrive ("Saturn"), como estaria essa possibilidade e forma de aquisição do mesmo no EUA ?
Pelo último levantamento, estaria por volta de US$1.000,00 e faltaria ver os custos do transporte e dos impostos.
O melhor ainda, seria alguem que já possuisse o mesmo para dar a informação de como se comporta a viatura e quais as dificuldades na condução da mesma, na utilização do equipamento e as vantagens na prática (na teoria, já sabemos da diminuição do giro do motor, consequente poupança do mesmo, de combustível e menor ruido).
Ví uma foto do equipamento montado e a alavanca de acionamento, achei um tanto como aquelas de lotação de antigamente (alavanca retorcida e de quase um metro de comprimento).
Vamos ver a quantidade de pessoas que se habilitam a querer uma overdrive e quem sabe não conseguimos ou importador/fornecedor para o nosso consórcio (pagamento x interessados e assim o custo sairia mais suave para todos).
Rogério

Mandruva
29/07/2009, 15:29
Estou chegando mei atrasado ao topico, mas creio
que posso dar meus R$ 0,02 de ajuda

Ja fiz esta adaptação com o 3E, e realmente ficou
muito boa, rodava no alcool, e posso dizer que ficou
uma delicia, quase nao se ouvia o barulho do motor

Segue fotos da flange que fiz, e era aquecia, se nao me
engano acho que devo ter ela ainda por aqui reciso
dar uma olhada

Mandruva

Julinot
29/07/2009, 19:16
madruva... e o que o 3E te proporcionou em termos de consumo e performance ?

abraços a todos...

Estou chegando mei atrasado ao topico, mas creio
que posso dar meus R$ 0,02 de ajuda

Ja fiz esta adaptação com o 3E, e realmente ficou
muito boa, rodava no alcool, e posso dizer que ficou
uma delicia, quase nao se ouvia o barulho do motor

Segue fotos da flange que fiz, e era aquecia, se nao me
engano acho que devo ter ela ainda por aqui reciso
dar uma olhada

Mandruva

Mandruva
30/07/2009, 07:09
En termo de economia ele fazia no alcool o que o
original fazia na gasolina media de 5km/l, e em
termo de funcionamento, tinha um desempenho
sem engasgos, nao falhava não engolia, era
redondinho

ficou muito bom, 100% melhor

Abraço

Mandruva

Julinot
07/08/2009, 11:38
Obrigado, mandruva... vou considerar fortemente essa possibilidade.
Só o fato de não engasgar... e ainda considerando uma possível economia... melhor ainda.

Abraços a todos...

En termo de economia ele fazia no alcool o que o
original fazia na gasolina media de 5km/l, e em
termo de funcionamento, tinha um desempenho
sem engasgos, nao falhava não engolia, era
redondinho

ficou muito bom, 100% melhor

Abraço

Mandruva