Conectar

Ver Versão Completa : Tração Dianteira S10 4x4

MOROZINI
27/02/2008, 13:53
Ontem à noite ao recolher minha s10 4x4 (1999 2.5) à garagem, mesmo sendo asfalto, só para testar a potência, acionei 4x4 reduzida (4x4L), percebi que estençando bastante o volante parece travar a tração dianteira, o que não ocorre em linha reta. Alguém teria alguma idéia se isso é normal ou é algum problema?

simaoall
27/02/2008, 14:04
não sei explicar ao certo,mas ja ouvi falarem sobre isso aqui e ao que me recordo,falaram que é normal,breve chega alguem que saiba explicar por completo aqui

cbridi
27/02/2008, 14:58
Normalíssimo, nessas condições não aconselho abusar do esterçamento em pisos com alta aderência... o conjunto da transmissão agradece.

[]'s

Edintruder
27/02/2008, 16:06
Basta ler no manual do proprietário aonde diz que não se deve utilizar o 4x4 em pisos de boa aderência visto que existe uma diferença de voltas entre o eixo dianteiro e o traseiro durante uma curva. Como o sistema de tração das picapes é 4x4 part time, não tem diferencial central, quer dizer que o sistema força os dois eixos rodarem sincronizados, e no caso de curvas uma roda é arrastada.
Normalmente a roda que arrasta é a traseira interna à curva, aonde ela tem a tendência a patinar. Se fizer isso com peso na carroceria a transmissão quebrará com certeza!

MOROZINI
28/02/2008, 10:18
Agradeço a todos pelas informações e vou ficar ligado neste forum para "capturar" dicas importantes como essa. Valeu pessoal!!!!!!!!!:-):-):-)

Tarcisio Pinheiro
12/03/2008, 08:41
Bom dia a todos!

Ajuda!!!

gostaria de saber se alguem tem conhecimento da tração 4x4 da S-10,
pois meu pai comprou uma 99 motor maxion e está com defeitos no engate
da tração.

precisamos de todas informaçoes possiveis pois somos nós mesmos que vamos desmontar e consertar.

Tem roda livre?

Os engates são por servo motor ou motor eletrico comum?

Tem um cabo de aço saindo do diferencial dianteiro. Oque é?

Tem grande folda no cardã dianteiro na saida ca caixa de transferencia.Será que é cruzeta?

Na saida do hidrovácuotem a mangeira de freio e também uma outra bem mais fina? O que será esta outra, e como funciona toda essa máquina?

Desde já meu muito obrigado!!! :pensativo:

Até breve!!!

Walter L. L. Casitta
12/03/2008, 08:50
Bom dia a todos!

Ajuda!!!

gostaria de saber se alguem tem conhecimento da tração 4x4 da S-10,
pois meu pai comprou uma 99 motor maxion e está com defeitos no engate
da tração.

precisamos de todas informaçoes possiveis pois somos nós mesmos que vamos desmontar e consertar.

Tem roda livre?

Os engates são por servo motor ou motor eletrico comum?

Tem um cabo de aço saindo do diferencial dianteiro. Oque é?

Tem grande folda no cardã dianteiro na saida ca caixa de transferencia.Será que é cruzeta?

Na saida do hidrovácuotem a mangeira de freio e também uma outra bem mais fina? O que será esta outra, e como funciona toda essa máquina?

Tem roda livre sim. O cabo que você viu saindo do dif. é o cabo que aciona a RL. Na outra ponta do cabo em um atuador a vácuo. O vácuo que aciona esse atuador e é controlado pelo motor da tração la na caixa de transferência.
Essa mangueira mais fina deve ser a que fornece o vácuo para a tração/RL e para o sistema de ventilação da cabine.

Tarcisio Pinheiro
12/03/2008, 09:47
Tem roda livre sim. O cabo que você viu saindo do dif. é o cabo que aciona a RL. Na outra ponta do cabo em um atuador a vácuo. O vácuo que aciona esse atuador e é controlado pelo motor da tração la na caixa de transferência.
Essa mangueira mais fina deve ser a que fornece o vácuo para a tração/RL e para o sistema de ventilação da cabine.

Obrigado Walter!!:concordo:

Essa informação vai me ajudar muito.

Mas não entendi essa parte de ventilação da cabine

Ric Mac
12/03/2008, 10:08
Os comandos de direcionamento do ar ventilado dentro da cabine são feitos por vácuo.

csirani
12/03/2008, 10:20
Bem como já estou a um tempo lidando com esse tal de mecanismo de acionamento do 4x4 de uma 2001, mas creio que sejam idênticos.

Primeiro verifica as mangueiras, são as primeiras que dão problemas. Essas são baratinhas.

Verifica o atuador de acionamento a vácuo ( aquele em que vão ligados os cabos do diferencial ), paguei R$ 380,00 no mercado paralelo por uma nova, no início do ano passado.

Verifica a válvula de aciomento do atuador ( vai ligada na caixa de transferência ), paguei R$ 105,00 uma nova no mercado paralelo no mês passado, na concessionária não faziam a mínima idéia do que era isso.

Motor do acionamento do 4x4, esse é salgado, estou conseguindo um usado por R$ 800,00.

A válvula da minha havia travado e deixou a tração acionada constantemente, apenas desacoplada a caixa de transferência, meu pai não percebeu isso e continou rodando e quando acionava o 4x4 o mecanismo já estava girando e por isso o mecânico acredita que isso acelerou sensivelmente o desgaste da engrenagem de acionamento que já é bem fraca e quebra com certa facilidade.

Por último as rodas-livres, as minhas estão boas, mas diz que custam o olho da cara em caso de necessidade de troca.

Tarcisio Pinheiro
12/03/2008, 14:12

Valeu a todas as reposta

e
só mais uma pergunta

Quando a roda livre esta desengatada o eixo que sai do diferencial gira se eu girar a roda ou não?

A respeito dos botoes internos de acionamento da tração:

Quando aperta o botão 4x4 hi ou 4x4 lo os botoes afundam no painel(0,5cm) e volta ou eles são totalmente fixos?

Da S-10 do meu Pai estão totalmente fixos.Será que é normal ou está travado?

Desculpe se talvez são perguntas bestas, mas eu nunca tinha entrado numa S-10 antes.

Sem mais obrigado!!!!:concordo:

Walter L. L. Casitta
12/03/2008, 15:38
Valeu a todas as reposta

e
só mais uma pergunta

Quando a roda livre esta desengatada o eixo que sai do diferencial gira se eu girar a roda ou não?

A respeito dos botoes internos de acionamento da tração:

Quando aperta o botão 4x4 hi ou 4x4 lo os botoes afundam no painel(0,5cm) e volta ou eles são totalmente fixos?

Da S-10 do meu Pai estão totalmente fixos.Será que é normal ou está travado?

Desculpe se talvez são perguntas bestas, mas eu nunca tinha entrado numa S-10 antes.

As RLs ficam dentro do diferencial, então o eixo roda sempre. Quanto aos botões não sei a resposta...

Edintruder
12/03/2008, 16:17
Os botões da S-10 que eu lembro ao clicar neles eles voltam e fica com uma luz interna dos botões acesa. Já vi S-10 com esse comando trancado, e no caso estava com o painel estragado mesmo...

Tarcisio Pinheiro
12/03/2008, 16:40
Ai pessoal muito obrigado!

Na proxima segunda eu e meu pai vamos desmontar tudo e ai que vai rolar bastante perguntas.

Essas até agora ja me serviram muito, valeu mesmo

até mais!!

Nicodemus
14/03/2008, 13:53
Ontem à noite ao recolher minha s10 4x4 (1999 2.5) à garagem, mesmo sendo asfalto, só para testar a potência, acionei 4x4 reduzida (4x4L), percebi que estençando bastante o volante parece travar a tração dianteira, o que não ocorre em linha reta. Alguém teria alguma idéia se isso é normal ou é algum problema?

o carro está normal, o problema é com o motorista que quer quebrar o 4x4. kkkk a minha quebrou, o conserto (troca) fica somente 11.000 reaussssss.

csirani
14/03/2008, 14:56
kkkk a minha quebrou, o conserto (troca) fica somente 11.000 reaussssss.

Já tentou nos desmanches por ai?

Nicodemus
15/03/2008, 19:02
Já tentou nos desmanches por ai?

a S-10 ja passei pra frente, peguei uma L200, mas de 1 semana pra cá parece que quando liga o 4x4 no barro e fica patinando, fica estralando na frente....será que vai ser outra transmissao pro saco??

Edintruder
15/03/2008, 23:00
Está pedindo rodas livres novas!!!

Tarcisio Pinheiro
16/03/2008, 08:46
Olá pessoal, BLZZZ!! por aí!

Preciso de ajuda .

Desmontamos o cambio da s-10 tiramos a caixa de tração, já ta tudo no chão e agora é só rezar pra conseguir montar de novo.

A dúvida e a seguinte:

o acionamento das rodas livres já sabemos que é por vácuo porém não sei as posições das mangueiras pois todas estavam quebradas ou até faltando

Se alguém souber ou tiver o esquema em desenho posta aqui pra mim, porque amanhã vamos começar a montar (depois de rezar bastante) porque parafuso é o que não falta.

Desde já obrigado!!!

Walter L. L. Casitta
16/03/2008, 09:51
Olá pessoal, BLZZZ!! por aí!

Preciso de ajuda .

Desmontamos o cambio da s-10 tiramos a caixa de tração, já ta tudo no chão e agora é só rezar pra conseguir montar de novo.

A dúvida e a seguinte:

o acionamento das rodas livres já sabemos que é por vácuo porém não sei as posições das mangueiras pois todas estavam quebradas ou até faltando

Se alguém souber ou tiver o esquema em desenho posta aqui pra mim, porque amanhã vamos começar a montar (depois de rezar bastante) porque parafuso é o que não falta.

Não entendi. Por que desmontaram tudo?

Tarcisio Pinheiro
16/03/2008, 13:55
Não entendi. Por que desmontaram tudo?

A caixa de cambio esta trincada e vazando oleo.

O antigo dono só sabia por diesel e acelarar, mais nada.

Os mecanicos que mexeram não tem a minima qualidade, acho que não serve nem trocar a roda de uma bicicleta, são muito ruin de serviço.:parede:

Falo isso porque conheço eles, e nem sempre a gente pode escolher quem conhece.

até!!!!

Walter L. L. Casitta
16/03/2008, 17:26
A caixa de cambio esta trincada e vazando oleo.

O antigo dono só sabia por diesel e acelarar, mais nada.

Os mecanicos que mexeram não tem a minima qualidade, acho que não serve nem trocar a roda de uma bicicleta, são muito ruin de serviço.:parede:

Falo isso porque conheço eles, e nem sempre a gente pode escolher quem conhece.

Outro dia conheci um meca esperto aí em Cuiabá. Ele adaptou um motor MWM 2.8 da S10 numa Mazda B12 de um amigo e o serviço me pareceu muito bom. Se quiser posso encontrar o telefone dele...

Tarcisio Pinheiro
16/03/2008, 17:51
Obrigado Walter, mas eu e meu pai é que estamos fazendo o serviço por questão de grana e para adquirir experiencia

Temos um bom conhecimento de motores, mas de transmissão somos iniciantes.

Lá por quarta-feira já vai estar montada aí eu posto aqui tudo que eu descobrir!

Por enquanto obrigado!!

Tarcisio Pinheiro
20/03/2008, 18:21
Olá pessoal, tudo blzz !

Já montamos o cambio, já tá rodando.

O cambio é o seguinte a 1º,2º,3º e 4º está numa caixa de ferro fundido
e a 5º e a ré esta em outra caixa de aluminio e esta que estava quebrada, foi soldada a plainada.

o motorzinho de engate da tração está OK mas ainda não descobri uma coisa, tem uma valvula de acionamento mecanico que abre a passagem de vácuo para que o atuador puxe o cabo de aço do diferencial dianteiro e engate as rodas livres, essa valvula tem lugar para engatar três mangueiras, mas nós ate agora só descobrimos duas que são uma que vem da entrada do hidrovacúo e outra que vai até o atuador e a terceira
não consegui imaginar para onde vai:pensativo:
Se alguem souber me avise!

sem mais até!!!!:concordo:

Edintruder
20/03/2008, 19:11
O bom da Caixa de Transferência da S-10 é que é muito fácil de fazer o acionamento mecânico do 4x4. Como é uma eixo que vira no máximo 90° e de movimento longitudinalç ao veículo dá para colocar uma alavanca simples. de quebra consegue-se acoplar o acionamento das RL de forma mecânica também.
Não posso te ajudar que na transmissão dianteira da S-10 sou leigo, pois acreditava que as RL eram ans pontas de eixo e não ao lado do diferencial...
As RL travam e destravam com apenas um acionamento de vácuo ou necessitam um retorno de movimento por vácuo? Poderia ser isso?

Tarcisio Pinheiro
20/03/2008, 19:38
[quote=Edintruder;570115]O bom da Caixa de Transferência da S-10 é que é muito fácil de fazer o acionamento mecânico do 4x4. Como é uma eixo que vira no máximo 90° e de movimento longitudinal ;;;;;;;;;;;;;;;;

A principio eu pensei que era um atuadou de duplo estágio ou seja, um pequno pistão, mas quando desmontei vi que era só um estagio e retorno por mola, tem aproximadamente 8cm de diametro em duas partes uma de plástico rigido e outra movel de borracha e dentro uma mola;

quando o vacuo suga a borracha encolhe e pressiona a mola interna e então puxa o cabo de aço;

quando retira o vacúo a mola interna retorna o cabo de aço e desngata as RL

Foi isso que eu descobri !!

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 12:19
E aí pessoal BLZZ!

Surgiu uma dúvida aqui:

Depois que montamos ao colocar óleo na caixa de transferencia fiquei meio desconfiado da quantidade, só coube 1 litro, será que é só isso mesmo?

Se alguem souber me avise!!!! :pensativo:

Edintruder
21/03/2008, 17:10
Sim, é bem pouco óleo mesmo.

Tarcisio Pinheiro
21/03/2008, 17:48
Sim, é bem pouco óleo mesmo.

Obrigado, é uma preocupação a menos

Valeu!!!:concordo:

Pequeno jr
21/03/2008, 21:49
Postas as fotos da viatura depois Tarcisio.

Tarcisio Pinheiro
22/03/2008, 08:14
Postas as fotos da viatura depois Tarcisio.

E aí BLZZ!

Sim, vou só esperar a troca de pneus pra ficar mais bonita, e vou tirar as fotos!

Só uma pergunta: alguem sabe o peso da S-10 4x4 98 maxion 2.5

Até!:concordo:

MOROZINI
25/03/2008, 10:40
TARA:
Sem ar condicionado: 1860 Kg
Com ar condicionado: 1910 Kg

Tarcisio Pinheiro
25/03/2008, 11:09
Valeu, :concordo:agora sei porque é lerda

ela e bem pesada

até!!

mbm4x4
25/03/2008, 11:59
E ai tarcisio? Tranquilo?
E o problema da tração dianteira da S-10, conseguio resolver??O que era??
Como voce lubrificou a RL??
Espero que esteja 100%.
Forte abraço
mateus

Tarcisio Pinheiro
25/03/2008, 12:42
E aí LIFE,

Por aqui tudo BLZ!!

A lub da RL foi engraxada as cruzetas e o homocinético

Quanto a tração é o seguinte:

foram trocadas todas as magueiras mas aquela valvula da vácuo que fica lá na caixa de transf não está func corretamente

Olhando todo o sistema a minha opinião é de que o sistema de acionamento de RL não é bom e então vamos fazer o acionamento de forma manual com alavanca e cabo de aço e talvez alguma mola

Desta forma ficará confiavel, simples , barato e não dá manut

Depois que for feito o serviço eu tiro fotos e posto aqui OK!!

Até!!:concordo:

mbm4x4
25/03/2008, 21:57
Valeu Tarcisio.
Li aqui no forum que as vezes uma maneira simples barata e confiavel, é travar as rodas livres (queixo-duro).
O único problema que mesmo em 4x2, sempre ira movimentar todo o conjunto de transmissão dianteiro, (cardã, semi-eixos e homocineticas).
A vantagem é a certeza de que se voce acionar o 4x4, não tera dúvida se as rodas acoplaram ou não.
A melhor solução seria a substituição das RL originais por umas AVM manuais, mas ai vai da sua disposição em investir $$$ por elas.
O que voce acha?
Grande abraço
mateus.

Tarcisio Pinheiro
26/03/2008, 09:01
E aí LIFE´s, BLZZ!

Acho que não compensa deixar todo o conjunto de diferencial diant. trabalhando direto, vamos fazer aquela alavanca direta com mola e cabo de aço.

Ai vai uma pergunta das RL das SPTG:

Sei que são de acionamenteo a vácuo, então todo o tempo que a RL está engatada o vacuo esta sugando?

Existe algum manometro para visualizar a quantidade de vacuo?

Até!!!!!!!

mbm4x4
26/03/2008, 20:22
Grande Tarcisio.
Não disponho desta informação sobre o manometro...
Até onde eu sei, enquanto o motor estiver ligado, sempre esta sugando(vácuo).
O que ocorre é que quando voce aciona o 4x4,a valvula selenoide entra em funcionamento e libera este vácuo para as rodas e consequentemente acoplando as RL.
Desculpa falar de Sportage, no tópico da S-10, no forum das pick-ups 4x4...
Para não bagunçar este tópico, melhor falarmos no forum das SUV's - Sportage-motor e transmissão.
Até mais...
mateus

Tarcisio Pinheiro
27/03/2008, 07:49
Minhas deculpas também,
Nem me toquei que eu estava aqui,

Até!!!:concordo:

Edintruder
27/03/2008, 08:46
Lerda pelo peso, a minha Ranger é mais pesada que isso. Vazia com 1/4 de tanque pesa 2.010kg (balança de caminhão) esse peso com o pára-choque traseiro de aço em chapa de 3/16", pneus 33", ponto de ancoragem dianteiro e BL.

MOROZINI
28/03/2008, 07:51
Quanto a "lerdeza" da S-10 2.5 não entendo direito, meu irmão tem uma com motor com uns 20.000 km (retificado), a minha comprei à uns dois meses, marca hoje 114.000 km rodados, de fato a dele não anda nem perto da minha. Não sei se foi mexida, mas anda muito em retas, subidas, enfim é muito forte mesmo. Poderia ser alguma regulagem na bomba?

Edintruder
28/03/2008, 10:31
Marozini, pode ser regulagem, ponto de bomba, bicos...
A S-10 dele pode estar com o ponto atrasado, a tua pode estar com a bomba um pouco aberta, a dele pode estar com os bicos descalibrados, a tua pode estar com um motor da Ranger...

Tarcisio Pinheiro
28/03/2008, 19:45
E aí pessoal, BLZZ!

Para a semana que vem vou ver se consigo verificar o ponto da bomba da S-10, mas nunca fiz isso; alguem quantos graus de defasagem deve ter e em relação a qual cilindro?

Se souberem me avise.

Até!!!!

murilloaquino
28/03/2008, 19:56
Quanto a "lerdeza" da S-10 2.5 não entendo direito, meu irmão tem uma com motor com uns 20.000 km (retificado), a minha comprei à uns dois meses, marca hoje 114.000 km rodados, de fato a dele não anda nem perto da minha. Não sei se foi mexida, mas anda muito em retas, subidas, enfim é muito forte mesmo. Poderia ser alguma regulagem na bomba?

Depende do que vc considera bom desempenho como referencia...Uma s-10 2.5 por exemplo anda menos do que um uno fire....

Ps:ooo bixin q anda é esse tal de unim fire viu...