Ver Versão Completa : Pneus: AT x MUD
Joao Paulo
26/06/2004, 18:10
Sem querer gerar muita polemica, mas atras de informacoes.
Estou usando o BSG 195 no Jimny, há cerca de 1 ano e mais de 30mil km, acho que duram mais uns 10 mil - ja estou a busca de novos pneus.
Os BSGs sao muito bons na lama, mas um pouco pesados para o asfalto.
- de quantos km tem sido a durabilidade dos ATs e MUDs, para uso misto?
- que marcas de ATs sao melhores para lama? O BF AT é bão?
- como sao as experiencias de quem esta usando ATs na lama?
Da pra encarar ou é só enrosco?
- alguem sabe de MUDs pequenos (195-215, R15)?
Na falta dos BSGs, estou caçando tb os BFs Mud (sim, existem na medida 215/75 mas nao sao vendidos aqui). Alguem sabe de algum importador?
- por fim: alguem tem usado remolds em viagens longas? Da para confiar?
Abraço (quase descalçado)
Martin Melcop
26/06/2004, 19:22
Joaõ,
acho que posso falar um pouco.
quando comprei a Enterprise a primeira coisa que fiz foi colocar novas chuteiras nela, comprei os BF AT 245/75/16, podia gastar mais 200 latinhas e levar os MUD da BF, mas preferi não....
Jah fiz várias trilhas (quando o carro esta fora da oficina :( ) e até hj não me decepcionei com o pneus. Percebi claro que eles não conseguem se "auto limpar" como os pneus MUD, mas nunca foi problema, modestia a parte tiro a diferença no braço e no pé :)
mas estou pensando em pegar as carcaças dos meus antigos 215/80/16 e recapar com um perfil agressivo (provavelmente o Frederico, ainda não decidi, tá faltando tempo$) mas isso soh para pegar trilhas muito radicais
por enquanto os At me atendem em 98% do tempo!!!
qualquer coisa a mais grita ai!!!!
[]´s
Segundo extensas discussões que acompanhei a diferença de desgaste entre MUDs e ATs é muito pequena. Valendo a pena ficar com os MUD. Na chuva terá que ter mais cuidado.
Se tem grana pra um jogo só, MUD, se achar do tamanho.
Se quer diferenciar mesmo aplicação, uso urbano e cidade, dois jogos: um 70On/30Off e outro 100 Off.
Eu pensava muito em meter AT 33" no Boi, mas cheguei a conclusão que não conpensa. Jipe tem que ter pneu de jipe! :D
Continuar com novos do mesmo modelo não é opção válida?
Em recape, o pessoal anda falando muito bem dos pneus koskak (3k).
[]s
Eduardo Chaves
26/06/2004, 19:37
...modestia a parte tiro a diferença no braço e no pé :)
Martin,
Não seria empurrando, né ??? :twisted:
Brincadeirinha... hehehe... :lol: :lol:
[]'s...
Meus R$ 0,02
Se usasse a Cabra apenas em trilhas, partiria para um jogo de mud sem pensar duas vezes, como o Nero falou, Jipe tem que ter pneu pra jipe. Acontece que a Cabra está longe de ser um jipe, a pesar de deixar muito CJtinha, samurai e outros na panela, uso o caro todo dia para trabalhar, passear, viajar perto, longe, estradas de terra, estradas de asfalto, e uma ou duas vezes por mes enfiar em um lamaceiro.
Acho que seria besteira usar exclusivamente Muds, a aderencia deles na chuva no asfalto são bem questionaveis, e conseiderando o problema de establilidade que a Cabra ja tem, não gostaria de piorar ainda mais a segurança dela.
Os Mts só me fizeram falta nas trilhas mais punks, com series de atoleiros, se bem que na maioria das vezes jipes com Mts tb ficavam, então fica meio relativo.... Com guincho tudo passa.
O que eu gostaria mesmo de fazer era comprar mais um jogo de Rodas tala 10 com MTs, de pref uns Mudzilas 35x13.5R15, e revezar com os Ats33, que me atendem no dia a dia e em viagens mais longas, mas.....$$$$
Por enquanto estou no finalzinho dos Ats, daqui a pouco vou trocar eles por novos e dar um fim nas carcaças, guardando dinheiro pros 35. Nunca consideraria outro At senão os BFGoodrichs, são simplesmente os melhores e mais equilibrados em todos os terrenos (asfalto, terra, lama, areia, pedra).
( )s putos do Rio de Janeiro pq não vai dar pra ir ver o Endurance!
Joao Paulo
27/06/2004, 09:53
Pois é, os BSG são realmente otimos para a lama - e para um carro com menos torque e potencia (Jimny), talvez sejam melhores.
Nao tenho tido problemas de aderencia com eles, nos 30 mil km que rodei (talvez uns 80% no asfalto), em varias condicoes, nunca tive uma so derrapagem. Mas acho que eles estao judiando um pouco da suspensao - alem de nao encontra-los a venda..
Por outro lado, do BSG 195 para o BF 215 devo ganhar um pouco na area de contato, o que me permitiria "flutuar" mais sobre a lama.
Quantos km duram um AT da BF?
Mas acho que eles estao judiando um pouco da suspensao - alem de nao encontra-los a venda...Quantos km duram um AT da BF?
Judiando como? Fiquei curioso...
Os ATs dirigindo direitinho, mais 50.000 segundo a mesma discussão que acompanhei na Jipenet.
Aliás o Leitão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=1663
Manja muito de pneu e inclusive os vende, pode te ajudar a escolher o modelo para a troca. Manda uma MP pra ele.
[]s
Martin Melcop
27/06/2004, 15:55
...modestia a parte tiro a diferença no braço e no pé :)
Martin,
Não seria empurrando, né ??? :twisted:
Brincadeirinha... hehehe... :lol: :lol:
[]'s...
he he he po Eduardo, na verdade eu ia falar que tirava o diferencial na pá e na enxada, não sei como acabou saindo aquilo :evil:
Oi Pessoal,
O problema do Black Star judiar da suspensão é o fato de ser um pneu recapado, assim fica muito pesado. E um pneu fito sobre outro.
Eu usava o Black Star e hoje uso os MT/R... foi a melhor coisa que fiz.
Uso os MT/R na Cherokee e não troco por nenhum outro tipo.
São muito bons no asfalto e duram muito.
E tem algumas grandes vantagens no asfalto. Pode-se subir o degrau do acostamento para a pista tranqüilamente, pois os ombros laterais ajudam nisso.
Não recomendo dois jogos... aja paciência para ficar trocando.
Eduardo Chaves
28/06/2004, 15:38
Wallace,
Só pra gente ter uma idéia, qual foi o consumo de seus MTR até agora ? Km x mm gastos...
[]'s...
Rafa Band96
28/06/2004, 18:53
Galera,
Minha Band tá com BF' 33 Mud, já rodaram 60.000 km e acho que vai mais uns 30.000 para eles acabarem de vez. Assim como o Nando uso esse carro para tudo e realmente o BF Mud deve um pouco em pista molhada.
Meu pai tem uma Band 2001 que veio com BF Mud 31 (o antigo proprietario colocou) não aguentamos andar 3 meses com esses pneus, alem de fazer a Band pular que nem cabrito faziam um barulho terrível na estrada, realmente não entendemos, a minha com os mesmos pneus só que maiores não faziam nem a metade do barulho... nem andando com ele quase vazio o problema diminuia.
Trocamos pelo Scorpion (255/75/15 70% - 30%, meu pai acha os 33' muito exagerados) e o carro mudou completamente, parou de pular e "gritar" na estrada.
Deixo ai a minha "experiência" com estes pneus só pra vc ficar mais confuso :!: :!: :!:
Abraços
Fala Gente.... :D
Peræ.. eu já li em algum lugar que pneu mud na chuva é bom pois proporciona maior vazão de água, dificultando a aquaplanagem... :? :D
E agora? Como fica isso?
[]'s na dúvida
danielgab
29/06/2004, 09:11
Fala Gente.... :D
Peræ.. eu já li em algum lugar que pneu mud na chuva é bom pois proporciona maior vazão de água, dificultando a aquaplanagem... :? :D
Também já li sobre isso... Acho que o escoamento de água é realmente melhor num MUD, reduzindo a aquaplanagem. Em compensação, a área de contato do pneu com o solo é bem menor, reduzindo a capacidade de frenagem...
Daniel
T4d01
danielgab
29/06/2004, 09:21
Oi Pessoal,
Uso os MT/R na Cherokee e não troco por nenhum outro tipo.
São muito bons no asfalto e duram muito.
Wallace,
Comprei o carro há pouco tempo, com pneus de asfalto (70/30). Estou pensando em trocá-los por MUDs, para começar a brincar...
Os MT/R são muito melhores que os BF MUD, inclusive no asfalto?
Tenho pesquisado uma diferença de +/- L$90 entre os MT/R e os MUD (BF ou Pirelli). Há uma grande diferença entre eles, que valha a pena pagar a diferença pelos MT/R?
Valeu!
Daniel
T4d01
Oi Daniel,
Nunca usei BF.
Mas o MT/R tem um composto especial de borracha e é um pneu muito resistente.
Eu ficaria com os MT/R, mas sabemos que os BF duram muito, mas acho que são piores na lama (os BF).
Não posso garantir que um MT/R dura mais ou tanto quando um BF, mas deve durar bem mais que os Graber.
Eu acho que o MT/R é mais pneu.
Mas certamente o BF tem um custo baixo garantido pela longa duração que já conhecemos.
Eu estou apostando (e torcendo) para os MT/R durarem tanto quando os BF, ai sim ele vai provar que é muito mais pneu que os BF em todos os sentidos.
Pirelli... não conhece a fama dos pirellis... laterais fracas.
Rafa Band96
29/06/2004, 14:23
Os MUD´s possuem os gomos de borracha muito afastados uns dos outros, ajuda no escoamento da lama e do barro mais proporciona menor aderencia no asfalto, principalmente em pista molhada. É provavel tb que o composto de borracha dos MUD seja diferente, borracha mais macia talvez.... afinal é (vendido como) 100% off road.
Vc's lembram daquele pneu Aquatred :idea:(sera que é esse nome?) da Goodyear ? Tinha um desenho legal e Goodyear destacava seu "poder" de escoamento de agua em pista molhada.... Acho que nem é mais fabricado. Já imaginou um pneu 35" com aquele desenho?
Abraços,
Eduardo Chaves
29/06/2004, 14:59
Rafael,
Ia ficar muito bom...
Pra passar em poças de água gigantes... hehehe... :twisted:
[]'s de kichute no moiado tb...
marco cruz
29/06/2004, 17:35
Ae cunhado,
Larga a mão de frescura, faz logo um lift e bota BF 33!!!
O modelo KM da BF tem lateral reforçada e um desenho junto à roda que impede o destalonamento, além dos gomos laterais.
Não troco o BF pelos MT/R (sem querer brigar com o Wallace).
rgds
Rafa, porque um pneu MUD teria borracha mais macia?
Não esqueça que 100 % off-road significa mais pedras, principalmente pedras afiadas.
eu já li em algum lugar que pneu mud na chuva é bom pois proporciona maior vazão de água, dificultando a aquaplanagem... :?
Fala Monge!
Pinga aí Daniel!
Em primeiro lugar: Aquaplanar? :shock: A quantos por hora vocês estão pensando em dirigir na chuva com Muds? :shock:
Aquaplanagem é diferente de aderência e, nesse caso não tem a ver com escoamento.
Muds tem pouco contato com o solo, logo não deve aquaplanar mesmo, mas justamente por esse pouco contato a aderência dele é ruim na chuva.
Vamos pensar na sequinte analogia... para carros de rua... o pessoal adora meter pneu largo e de perfil baixo, certo? Pneus largos são muito mais fáceis de aquaplanar do que finos. Por quê os finos "cortam" a camada de água no solo diferente dos largos que tenderão a "planar"...
Mas o pneu largo melhora a aderência, sem dúvida, justamente pela maior área de atrito.
Se, realmente, for difícil aquaplanar com Muds, é pq os gomos "furam" a camada de água... mas não a "escoam". A escoam devido ao movimento do pneu mas daí a dizer que o processo é eficiente :?
[]s
Rafa Band96
29/06/2004, 20:10
Oi Wallace, pelo menos visualmente é essa impressão que eu tenho, talvez seja pelo tamanho dos gomos e pelo conforto que proporciona na Band, mas pensando por este lado (trilha, pedra) deve ser uma borracha mais dura mesmo :roll: ....
Abraços,
danielgab
30/06/2004, 12:21
Fala aí, Nero!
Se, realmente, for difícil aquaplanar com Muds, é pq os gomos "furam" a camada de água... mas não a "escoam". A escoam devido ao movimento do pneu mas daí a dizer que o processo é eficiente :?
O que eu quis dizer com "escoamento" é o que vc explicou (melhor) na sua msg :roll: . Talvez eu tenho usado a palavra errada. Concordo que o processo não é mais "eficiente"...
Em primeiro lugar: Aquaplanar? :shock: A quantos por hora vocês estão pensando em dirigir na chuva com Muds? :shock:
Penso em trocar os meus atuais 70 on, por MUDs e ainda poder rodar a uns 80Km/h na chuva. Nos atuais já sinto uma certa facilidade em aquaplanar. Apesar de isto levar em conta diversos fatores, como o próprio carro, braço, largura dos pneus, etc., acho que os MUD não seriam piores neste aspecto.
[]s
Daniel
Caramba, pq esse medo todo de aquaplanagem?????
A maioria dos acidentes desse tipo são em função da inexperiência dos condutores em lidar com essa situação, percebem que perderam o controle e metem o pé no freio, ai fu$deu. É só tirar o pé do acelerador que tudo volta ao normal. Isso aconteceu varia vezes comigo, e vou confessar que na maioria foi com carros normais, e não com os BFs Ats que sempre usei, e outra, sempre em retasm nunca em uma curva.
O problema dos MTs são aderência, como ja foi dito aqui, derrapagens, curvas, ultrapassagens, retomadas, freiadas etc. Ai que mora o grande perigo, aquaplanagem é fichinha perto de uma derrapada na Dutra. Esse é o motivo que reluto em usar MTs na Cabra.
( )s
Penso em trocar os meus atuais 70 on, por MUDs e ainda poder rodar a uns 80Km/h na chuva. Nos atuais já sinto uma certa facilidade em aquaplanar. Apesar de isto levar em conta diversos fatores, como o próprio carro, braço, largura dos pneus, etc., acho que os MUD não seriam piores neste aspecto.
Grande Daniel! Beleza Velho!
A velocidade eu não sei dizer, vai do braço! :D E o meu não anda muito bom não :D
Tomando o cuidado da chuva, eu acho que vale a pena sim, a não ser que você pegue muita praia, onde o melhor é AT mesmo.
No Engesa, na chuva, qualquer pneu é uma bosta! Com aquele puta tambor atrás o único jeito dele não escorregar é parado! :D mas já tô resolvendo isso!
Você reparou que o pessoal anda falando muito dos Goodyear né? Eu tô curioso com eles :?
Abração cara!
NeRo
Caramba, pq esse medo todo de aquaplanagem?
A maioria dos acidentes desse tipo são em função da inexperiência dos condutores em lidar com essa situação, percebem que perderam o controle e metem o pé no freio, ai fu$deu. É só tirar o pé do acelerador que tudo volta ao normal. Isso aconteceu varia vezes comigo, e vou confessar que na maioria foi com carros normais, e não com os BFs Ats que sempre usei, e outra, sempre em retasm nunca em uma curva.
O problema dos MTs são aderência, como ja foi dito aqui, derrapagens, curvas, ultrapassagens, retomadas, freiadas etc. Ai que mora o grande perigo, aquaplanagem é fichinha perto de uma derrapada na Dutra. Esse é o motivo que reluto em usar MTs na Cabra.
( )s
Medo é bom! Medo de fogo evita que se queime, só não pode exagerar e correr de fósforo apagado! :D
Esse tipo de experiência só se obtêm quando a situação ocorre. Acho importante discutir o assunto. E não é muito simples uma pessoa não treinada perceber que está aquaplanando, é aí que mora o perigo. Imagine uma pessoa não treinada, está aquaplanando, numa reta de mão-dupla, e não percebe, logo em seguida há uma curva bem aberta pra direita, quando ela perceber que o carro não fez a curva já estará na contra-mão. :twisted:
[]s nem querendo pensar numa derrapada na Dutra. :D
os MT/R tem muita aderencia, acho que são até melhores que os meus antigos 70 on e 30 off..
Martin Melcop
30/06/2004, 18:26
Acho muito dificil hoje na Dutra ocorrer uma derrapagem em condições normais, a não ser que o motorista de uma braçada muito feia. Depois da privatização todas as curvas que tinham o Famoso Chapeu Chines foram refeitas.
Nos ultimos 2 anos andei muito na Dutra (por semana em média 400 Km) no trecho entre Rio e Itatiaia e posso dizer que fazia as curvas entre 130 e 170 e nunca tive nenhum problema, isso andando no seco.
Já com a minha L200 tb nunca tive nenhum problema na Dutra apesar de não andar a essa velocidade.
Más já vi muito acidente causado por chuva, cara dirigindo um A3 q fez a m*&¨%$# foi o meu ultimo
Paulo Eduardo
30/06/2004, 19:40
Olá pessoal...
alguém por acaso já teve ou conheçe quem tem os mudzila?
quem pode me dar algumas infos sobre esse pneu? eu acabei de comprar um jogo deles, 35" mas queria ouvir opniões, pra saber como administrar os chinelinhos..
[]´s
Martin Melcop
30/06/2004, 21:00
Acho que o Gustavo Iassis está com um jogo desse
Eduardo Chaves
01/07/2004, 14:36
Martin,
O Gustavo usa o MT/R 35", e não o Mudzilla...
[]'s esclarecedores...
Paulo Eduardo
01/07/2004, 18:02
Pois é,
eu acho que não tem ninguém aqui no fórum que use esses pneus, mas de repente alguém já teve... ou já viu... ou conheçe quem tem.. ou...ou sei lá, :D
[]´s querendo infos...
PessoALL,
Achei que já tinha respondido e este tópico...
As impressões são:
1) São pneus diagonais de baixa durabilidade, porém de ótima tração, resistencia e aparência.
2) Existem em medidas exclusivas no Brasil:
31x11,5x16,
31x11,5x16,
33x13,5x16,
35x13,5x16,
31x11,5x15
33x13.5x15
35x13.5x15
37x12.5x15
37x14.5x15
3) São um pouco caros
4) São a melhor opção hoje em dia para trovas de Endurance, ao lados dos pneus 3K e do Cross a frio (que uso atualmente)
Joao Paulo
04/07/2004, 15:23
Leitão,
aproveitando o tema:
- com vc ve os MUDs x ATs? Qual o melhor AT do mercado?
- que pneus posso encontrar para o Jimny (uso os BSG 195 R15, que creio que sao o limite para remolds - busco ATs 215/75)
Grato,
Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"
PS: ja lhe enviei e-mail, solicitando cotacao dos BSG 195
Quem me conhece sabe a miha opinião radical sobre pneus AT (all terrain).
Por experiência própria um jipeiro não deve usar pneus tipo AT. POrque:
1) Ele são ruins no asfalto (seco e molhado)
2) Péssimos na lama e tisos com pouca tração - subidas, descidas, etc)
3) São mais caros que pneus lisos ST e só um pouco mais baratos que Mud e MT de mesma medida
Portanto poucas são as razões de se usar pneus como os AT's. Talvez quem ande muito na areia, mas lembre-se que não poderá pegar lama ou aqueles charcos perto das praias...
OS pneus lisos tipo ST são vantajosos em relação aos AT's:
1) Bons no asfalto, seco e molhado
2) Péssimos na lama assim como os AT
3) MAis baratos
4) MElhores que os AT em terra seca (experiÊncia própria em rallyes)
Sou radiacal em relação a pneus AT. ATé evito de vendê-los em minhas lojas.
Já pneus para Jimny os menores lameiros disponíveis no Brasil são os 205/75R15 e 215/75R15 pre-moldados com desenhos Guyane e Cross... na verdade é possível fazer o pré-moldado sobre qq cvarcaça, então se vc tiver pneus 195/80R15 disponíveis e em condições para ser reformado é possível, assim como qq outro pneu.
Joao Paulo
04/07/2004, 22:38
Leitao,
grato pelas dicas em relacao aos ATs - sei que os MUDs fazem a diferenca na lama, mas tá dificil de achar os bichinhos!
Sonho com os BFs MUD 215/75 R15 - que nao encontro por aqui (estao no catalogo da BF!).
- os BSGs nao estao mais sendo importados? Será que nao consigo um par dos 195R15 em algum lugar? Tenho um par novo, por isso minha insistencia..
- qual a diferença entre os pré-moldados que vc vende e os BSGs? Viajo longas distancias, e nunca tive problemas com os BSGs, poderia esperar o mesmo dos pré-moldados em questão?
Se eu ficasse com um par de cada na viatura, ela ficaria um pouco desbalanceada, não?
- em tempo (se vc tiver tempo): qual a diferenca entre um MUD e um MT?
Os BSGs sao qual?
Grato,
Paulo Eduardo
05/07/2004, 12:18
Daê Pessoal...
Leitão, vc sabe mais ou menos o quanto dura um mudzilla 35" em uso misto??? E a calibragem mais indicada pra eles gastarem menos??
ja to com eles montados no jeep, e ainda não botei no barro pra "testar"
a única coisa que eu ja constatei foi a cara de espanto dos outros motoristas...
[]´s
Pessoall,
Realmente o menor pneu lameiro novo disponível no é o 30x9,5r15 (235/75r15) que é um pouco grande para algumas viaturas (nada que um bom lift não resolva).
Já lameiro reformado trabalho com os pré-moldados com desenho copiado do guyane e do cross... Este processo permite fazer pneus de qualquer medida, desde que haja disponibilidade de carcaças perfeitas para reforma...
As medidas 205/75r15 e 215/75r15 são relativamente pequenas e comuns de se encontrar.
A respeito da durabilidade do mudzilla????
Estes pneus estão rodando a pouco tempo e deixando de lado o piso, o veículo, a motorização, a suspensão e o estilo de direção do piloto acredito que duram entorno de 25 a 30 mil km. A perda de tração ocorrerá entre 15 e 25 mil km para os mais exigentes que gostam de rodar sempre com pneus novos e com muita tração.
A calibragem ideal deve ser calculada levando em conta o peso da viatura, de preferência o peso de cada eixo. E a capacidade de carga do pneu em rlação a pressão máxima.
Descubra o peso de cada eixo, me passe dados da viatura (motor, estilo de direção, pisos em que trafega) e os dados do pneu (peso máximo e pressão máxima) que sempre estão escritos nas laterais dos pneus. Aí eu posso calcular a pressão para dada uso e maximizando a durabilidade.
O calcanhar de aquiles dos maxxis e mudzilla é a montagem em rodas com talas corretas o 35x13,5 deve ser montado em tala no mínimo 10, mas o ideal seria tala 11 ou 12.
A diferença principal é em durabilidade e na qualidade geral do pneu, uma vez que o black satr original dura mais que qualquer outro pneu que eu conheço, incluindo pneus novos de mesmas medidas...
A qualidade geral do black star tb é superior a pneus novos. É muito difícil comparar outros pneus com os bs, é covardia.
Os pré-moldados guyane e cross tem desenho copiado dos originais, portanto enquanto novos tem desempenho similar, seja em tração como em conforto.
Geralmente pneus reformados usando bandas pré-moldadas duram mais que pneus novos de mesma medida, porém comparar com os black star neste quesito é impossível.
Ou seja os reformados neste caso irão durar menos, porém durarão semelhantes a pneus lameiros novos de mesma medida.
Em relação a qualidade geral, pneus reformados feitos dentro das normas da abnt tem baixíssimos índices de defeito coisa de 0,02 ou 0,03%, ou seja 2 ou 3 defeitos por mil unidades fabricadas.
Já pneus reformados fora das normas (principalmente idade das carcaças) chegam a ter de 3 a 10% de defeito, coisa de 30 a 100 unidades por mil.
Leitão,
E quanto aos pneus MT85 e MT 06 da Pirelli? São bons de barro?
[]'s
Joao Paulo
05/07/2004, 21:32
Aproveitando a questao da pressao:
Qual seria a pressao correta para um BSG 195R15 em um jimny (que pesa menos de 1500kg)?
Percebo que quando uso menos de 28 ocorrem vazamentos ou o pneu acaba chupando muito barro para dentro da roda.
Estou exagerando com 28?
Martin Melcop
05/07/2004, 21:34
28 em trilha??? acho que vc ta exagerando muito sim.... experimenta umas 10 libras a menos quando for na proxima!!!
Joao Paulo
05/07/2004, 22:23
Duro de Matar,
com 24 na trilha, entra muito barro pra dentro do pneu (sim, entre a roda e o pneu). Alem disso, a altura livre do carro cai um pouco (ele já é baixo).
Queria saber como calcular a pressao ideal.. alguem sabe?
eu uso 32... e é o correto...
A pressão correta deve vir do pneu original.
Pneu original tem uma pressão recomendada (P1), um índice da carga máxima (CM1) e uma pressão máxima (PM1).
Com estes dados podemos saber a carga dinâmica recomendada (CD1).
CD1 = CM1 x P1 / PM1
O pneu novo tem índice da carga máxima (CM2) e uma pressão máxima (PM2). Então com CD1 conseguimos P2 que é a pressão recomendada para o novo pneu.
P2 = CD1 x PM2 / CM2
Caramba, eu to com o Die Hard,
32, 28 na trilha, o carro deve parecer um cabrito, sempre usei uns 24, 23, até 20 dependendo da trilha, e na areia 18, 17. Pneu fininho ainda, eu abaixaria bem mais na trilha. Coloco 34, 35 só quando vou encarar muita estrada de asfalto em boas condições, ai a Cabra da um jeito de andar perto dos 130 km/h. No dia a dia, 28 resolve bem.
( )s
Inves de ajudar, acho que vou atrapalhar.
Na estrada uso 20 nos 31".
Ja pra andar na areia uso de 10 a 12 sem problemas...
Paulo Eduardo
06/07/2004, 18:21
...
eu to usando nos mudzillas 26lbs no asfalto e quando for pra trilha acho que vou usar o mesmo que usava nos 33" umas 18 a 20lbs... senão fica muito pulante nos estradões....
há, as rodas são 10"...
[]´s
Fala Paulo,
Que impressões vc teve dele no asfalto? Ja pegou estrada, chuva, etc?
( )s
Paulo Eduardo
06/07/2004, 21:28
cara, recebi os pneus na sexta de manhã e só rodei na cidade...
meu jeep ta sem os para-choques então não posso ficar andando por aí, ainda mais que tb ta sem os alargadores de para-lama... então é prato cheio pros "cana" me pegarem... mas eles roncam no asfalto... aquele barulhinho bom de se ouvir.... 8)
quando tiver rodado mais, e na trilha inclusive, posso te dar uma opnião melhor...
[]´s
Dennis Figueiredo
06/07/2004, 22:16
Também uso calibragem baixa no CJ... 15lb nos bf 33", se colocar 20lb fica parecendo que o pneus são feitos de madeira.
Pessoar!
Logo no início do tópico foi levantada a questão de Muds na chuva, falei algumas coisas certas e umas besteiras também.
Relendo uma 4x4&Cia de Dez/2003, na seção de dicas encontrei o seguinte texto, para condução de 4x4 preparados:
Em caso de chuva, diminua ainda mais a velocidade (refência a já se diminuí-la em asfalto seco), pois os pneus apropriados para lama (MUD) têm uma área de contato com o solo muito menor que os normais. Pioram a drenagem da água e podem provocar mais facilmente uma aquaplanagem.
Bom, na verdade é uma confirmação de tudo que já foi dito, mas também corrigindo umas besteiras que escrevi.
[]s
Sei não Nero, a 4x4 e Cia nunca foi um primor em explicações mais tecnicas, faz muito mais sentido um pneu slick aquaplanar do que um fronteira, agora derrapar sim acontece em função de pouca area de contato desses muds. Insisto nessa explicação e não acho que vc falou besteira, acho que a 4x4 falou.
( )s
Fala Fernando!
É muito importante termos nossos filtros pra todo tipo de informação, trabalho em editora e já vi muita coisa errada sendo impressa.
Se quer saber eu ainda estou com meu pezinho no que escrevi mas sinceramente não tenho mais base técnica para discutir o assunto.
Vou pesquisar mais, só postei a mensagem por acreditar agregar valor ao que foi discutido.
[]s
Um pneu com uma área de contato menor derrapa com mais facilidade. Um pneu com uma área de contato maior aquaplena com mais facilidade.
São coisas distintas, derrapagem e aquaplenagem......... Por isso têm dois pneus diferentes para carros de corrida, tipo F1.........
Abraços,
Caros,
No quesito AT x Mud onde se encaixa o pneu Firestone ATX 23º ? Pelo desenho ele me parece ser um pneu melhor que os ATs e não tão MUD.
Alguem tem alguma experiencia com este pneu ? Alguma informação ?
[]
Dennis Figueiredo
15/07/2004, 15:14
Caros,
No quesito AT x Mud onde se encaixa o pneu Firestone ATX 23º ? Pelo desenho ele me parece ser um pneu melhor que os ATs e não tão MUD.
Alguem tem alguma experiencia com este pneu ? Alguma informação ?
[]
:D Esse sapato que tu fala é esse da VTR aí embaixo????????
Dennis Figueiredo
15/07/2004, 15:22
Porra como é que tu vai saber se não dá pra ver a foto :lol: .... deixa eu arrumar a cagada que fiz.
Nessa foto da pra ver, ou pode ver sem dar também.
Parece ser...
Eis uma foto do ATX 23º.
Dennis Figueiredo
15/07/2004, 16:41
É o mesmo sim... é um pneuzinho meia boca, na trilha o dono dele tem que esmirilhar muito onde eu com frontiera passei bem na manha. :wink: tentei anexar um vídeo zipado mas não consegui.
Paulo Eduardo
15/07/2004, 19:37
Só pra informação...
mudzillas testados na lama, pedras, subidas, etc.
só tive que acelerar o jeep numa subida muito forte e lisa, onde é uma pista de motocross, em todos os outros lugares passei na maciota.
o pneu limpa muito bem mesmo, e cavoca mais que os frontiera que eu tinha antes. aliás, essa subida que eu digo, fui o único que conseguiu subir, os outros com GG, MTR, e Fronteiras... negativo, não subiram, nem no embalo...
ta uma chuva do cão aqui, esse final vo pro mato denovo, quero ver ser tiro umas fotos...
[]´s satisfeitos...
Dennis Figueiredo
16/07/2004, 08:40
Só pra informação...
e cavoca mais que os frontiera que eu tinha antes
Então devia estar muito careca teus frontieras hehehe :D
Eduardo Chaves
16/07/2004, 16:30
Paulo...
Falta incluir a chuteira nova na sua assinatura...
[]'s aguardando fotos...
Paulo Eduardo
16/07/2004, 18:16
Fala Dennis...
o pior é que não estavam... eu vendi eles prum camarada aqui, e o cara não conseguiu subir o barranco.... :D
é que não era lama... era um barro liso pra diabos...
ainda acho que pra um lodão mesmo os frontieras devem ser melhores...
ainda não entrei num desses com os muds...
Eduardo,
assim que der boto umas fotos no meu álbum, ou faço um tópico na frota4x4 pro guri...
[]´s
Dennis Figueiredo
19/07/2004, 08:18
Fala Dennis...
o pior é que não estavam... eu vendi eles prum camarada aqui, e o cara não conseguiu subir o barranco.... :D
é que não era lama... era um barro liso pra diabos...
ainda acho que pra um lodão mesmo os frontieras devem ser melhores...
ainda não entrei num desses com os muds...
[]´s
AAAA daí eu acredito mesmo, nas subidas lisas o front. é uma merda mesmo, por isso que troquei.
vanderzee
29/04/2025, 11:17
para uma blazer 2.4 flex 2009, faz em media 7 na cidade e 9 na estrada com gasolina (ar condicionado desligado)
se colocar um xbri forza MT2 vai aumentar muito o consumo comparado ao xbri AT2 (235/75 r15)
andnando tranquilo e não passando de 80kmh em rodovia
com a roda de aço original aro 15
e que calibragem recomendam para estrada de terra? e asfalto?
obrigado