PDA

Ver Versão Completa : Sair de Reduzida em 2ª pode? Areia



João Fellipe
27/02/2008, 09:51
Pessoal estou com uma duvida minha ranger 2.5 a oleo está atolando com o 4x4 Hi na areia fofa quando nao atola queima embreagem, fiz alguns teste e a 1 reduzida o carro nao anda nada porem sai do lugar atolado agora quando saio de segunda marcha e depois engato a terceira o carro fica bem melhor e anda a 30 km/h a 1.500 rpm posso andar assim? a areia daki é bem fofa mesmo.

PS : 12 libras no pneu! e a 4x4 hi ainda queimando embreagem ja na reduzida tudo beleza nao queima nada! o eu faço posso andar assim mesmo? pelo manual é só nao passar de 40 km/h com a reduzida e 88 com a High!

Enio CGJC
27/02/2008, 10:45
João, é isso mesmo tá tudo na sua observação acima, pode usar 4x4 reduzida até a velocidade permitida pelo manual. A intenção é essa mesma, como é uma situação de esforço vc tem que usar força para proteger o conjunto (embreagem x motor). Essa é a proteção, áté porque é um carro pesado e precisa realmente de usar a reduzida.Quanto a pressão do pneu cuidado para não destalonar ok, tenho uma pajero e uso 22 de pressão. Espero ter ajudado, boas trilhas :concordo: Enio
Pessoal estou com uma duvida minha ranger 2.5 a oleo está atolando com o 4x4 Hi na areia fofa quando nao atola queima embreagem, fiz alguns teste e a 1 reduzida o carro nao anda nada porem sai do lugar atolado agora quando saio de segunda marcha e depois engato a terceira o carro fica bem melhor e anda a 30 km/h a 1.500 rpm posso andar assim? a areia daki é bem fofa mesmo.

PS : 12 libras no pneu! e a 4x4 hi ainda queimando embreagem ja na reduzida tudo beleza nao queima nada! o eu faço posso andar assim mesmo? pelo manual é só nao passar de 40 km/h com a reduzida e 88 com a High!

João Fellipe
27/02/2008, 11:15
Só to estranhando a minha ranger 4x4 é pq é o primeiro 4x4 q tenho e tb tenho um bugre que na areia da pra correr com ele e já de caminhonete só 30 km/h hehehehehe mais ta valendo quando eu for "correr" ( 50 km/h) vou de bugre! uhauhauha obrigado enio!

Marco Aurélio R Guimarães
27/02/2008, 21:32
É isso mesmo João! A forma correta em dunas é usar a reduzida. Para sair da imobilidade, segunda reduzida é ideal e com suavidade. Se pisar demais afunda. A primeira é "muito" reduzida para a situação. Para parar um deslocamento o correto também é usar desaceleração progressiva e pouco freio. Não esqueça também que você poderá engatar até a quinta marcha em modo Low, só cuidando para não ultrapassar, como bem colocado pelo Enio, o limite máximo de velocidade (acho que é 80 km/h na ranger - verifique o manual...)
Abraço!

andreluna
04/03/2008, 13:19
Só to estranhando a minha ranger 4x4 é pq é o primeiro 4x4 q tenho e tb tenho um bugre que na areia da pra correr com ele e já de caminhonete só 30 km/h hehehehehe mais ta valendo quando eu for "correr" ( 50 km/h) vou de bugre! uhauhauha obrigado enio!
João, vc pode muito bem correr com a sua caminhonete na areia.
A Ranger motor 2.5 possui a primeira marcha muito fraca. Te aconselho a desligar o ar condicionado quando for sair na areia, para dar mais fôlego ao motor, e acelerar bem... Depois que vc notar que o carro desenvolveu, e estiver na 2ª ou 3ª marcha, ligue o ar condicionado...
Fazendo isso, vc vai curtir com mais velocidade e emoção os seus passeios, e o mais importante: sem danificar a embreagem!
Valeu...

Julinot
04/03/2008, 19:43
Só to estranhando a minha ranger 4x4 é pq é o primeiro 4x4 q tenho e tb tenho um bugre que na areia da pra correr com ele e já de caminhonete só 30 km/h hehehehehe mais ta valendo quando eu for "correr" ( 50 km/h) vou de bugre! uhauhauha obrigado enio!

João... já te deram várias dicas sobre como andar com o teu 4x4 na areia. Siga-as, e o teu desempenho vai melhorar. Mas é o seguinte: o Bugre é mais próprio para areia... sem dúvida. É um carro bem leve - principalmente comparado a um 4x4, a frente é leve e não afunda (geralmente) na areia, o peso tá todo atrás e apesar de não ter lá um bom torque, os pneuzões ajudam bastante - o Bugre quase flutua na areia. Mas tirando essa situação - areia fofa -, não existe nenhuma outra em que um Bugre se dê bem contra um 4x4. E tem mais: eu já vi Jeep CJ tirando (bem devagar... na reduzida geralmente) Bugre "enterrado"na areia, porque também ele não é capaz de toda e qualquer coisa na areia, não, viu.

João Fellipe
22/03/2008, 10:45
Caro Julinot, eu tenho um respeito danado pelos JEEP CJ!!!! aki em casa o pessoal tem mania de carro novo," se for bonito e novo funciona !" na minha cabeça ja é diferente tenho algumas hierarquias a respeitar e carro 4x4 o CJ é demais nunca tive 1! :roll::cry: mais está nos planos!!! o bugre é bonzinho e só serve pra areia mesmo o resto é um mamao!!!! e na areia é fogo ele nao puxa nem uma bicicleta atolada! To com os 2 (bugre e ranger ) e com os pneus novos a ranger ficou quase um CJ na areia ! Mais quase! uhauhauua abraços e obrigado!

Edintruder
23/03/2008, 09:52
Se tu ficares lendo o manual não vais nem tirar a caminhonete da garagem! :stop:

A Reduzida vai até cerca de 55km/h em 5a.
A 4x4 normal já fui a 140km/h em estrada debaixo de chuva.
O caso da 4x4hi é o acionamento que é limitado nos 90km/h e a reduzida dá para engatar ou desengatar com a caminhonete em movimento, depois embala, pisa na embreagem e seleciona a tração no pãinel, pisa no freio só para acender a luz do freio e segura os pedais pressionados (embreagem no fundo e freio só as luzes) quando a velocidade reduzir de 5km/h o módulo troca a seleção e é só seguir em 2a normal.
No caso de arrancar na areia, cuidado que mesmo levantando o giro, desligando o AC, a embreagem derrete literalmente. A 1a não é fraquinha não.
No meu kit de embreagem anterior, quando dava pressão na turbina a embreagem patinava direto e a caminhonete parada. Com o kit novo, dá para arrancar patinando nas 4 rodas com os pneus 33" MUD, mas nota-se que a embreagem sofre com isso. Se vais andar mais rápido tenta parar em um lugar mais firme para quando for arrancar poupa a embreagem em 4x4hi. Se tiver pesado reduz e anda em 5a com o pé no fundo que acompanha o pessoal e dá para ultrapassar os bugres que se arrastam a 50km/h... :grin:

João Fellipe
23/03/2008, 21:01
Pow cara isso mesmo, hoje andei assim to na 4x4 low pra poupar embreagem mesmo!!! a 4x4hi anda tranquilo porem a fumaça em encomoda e na reduzida e 3 e 4 marcha fica show !!! o Edintruder vc acha q bloqueios do diferencial ajudam alguma coisa na areia? não tenho noção de como funciona, vc tem na sua?

Abraços

Edintruder
26/03/2008, 22:00
O bloqueio de diferencial ajuda sim e muito!!!
inclusive o Marco Aurélio (lá em cima) postou um vídeo no you tube pois ele instalou um bloqueio na Ranger dele e mostrou a diferença numa subida de areia aonde o bloqueio fez uma grande diferença.
O limite de velocidade em Low é diretamente o limite de rpm do motor...