PDA

Ver Versão Completa : Velocímetro

hiroshi
27/02/2008, 09:29
Ae galera, ontem meu vitara deixou de funcionar o velocímetro, somente ele, o resto do painel funciona tudo, conta-giros, combustivel, temperatura
Agora pela manha a luz do check engine ficou acesa, ainda nao fiz o teste para saber qual código de erro ta dando mas eu acredito q provavelmente seja o 24
(24 - Falha no circuito sensor de velocidade). Gosto de mecher no carro e antes de levar ao mecanico gostaria de saber se eh soh o cabo do velocimetro?? sera outro problema, mal contato?? Se for besteira tentarei ajeitar heheheh

Se for o cabo do velocimetro, ja procurei por aki e o pessoal coloca o da Topic, alguem que colocou pode me informar como colocar, quais sao adaptacoes a serem feitas?

Fabil
27/02/2008, 09:36
basta trocar o cabo do velocimetro e a luz do chek engine apagará..

T+

figura
27/02/2008, 12:31
caro amigo,

Jah vi essa adaptaçao com o cabo da topic, realmente fica bom a adaptaçao, e é bem simples de fazer,

abs

hiroshi
27/02/2008, 14:34
Entao providenciarei este cabo para fazer a adaptacao hehehhe.

Se conseguir fazer uma camera faco um video mostrando como foi a adaptacao e colocarei no youtube. Acho que poderiamos fazer isso para ajudar em outros tipos de adaptacoes. Depois que vi esse video do check engine ( http://www.youtube.com/watch?v=7eSgs7Hu2aM ) pensei nisso.

hiroshi
27/02/2008, 14:35
Sim, grato pela ajuda de vcs acima heheheh :concordo:

animaldylan
26/08/2008, 09:32
As carretilhas do meu velocímetro quebraram, ficaram roçando uma na outra e ficaram corroídas. Eu preciso comprar o painel completo ou só o velocímetro. Respostas aqui e em joacilbraz@hotmail.com.

eduardovitara
08/09/2008, 21:44
já que estamos falando de velocimetro o meu odometro parou !!! os dois, parcial e total, mas o velocimentro continua normal, o que pode ser ?????

valeu...

Nelmont França
06/08/2009, 17:01
Fabio,

O meu é um GV 3p 99 e também esta com o velocímetro parado. Pelo que eu sei nesse modelo não tem cabo... O que devo fazer pra solucionar o problema?

503!
04/09/2009, 19:04
Aproveitando o tópico, fui ver um samuca pra comprar e vi que o velocímetro fica sempre oscilando, mesmo quando se mantém a uma velocidade ele fica "balançando".
É normal? Se não, como conserta-se?

ijaille
05/09/2009, 12:21
Eu tava com o ponteiro do velocimetro do Vitara pulando e fazendo barulho.
Segui a receita do cabo da Asia Topic. Realmente ele é mais comprido mas se encaixa, só que o ponteiro continuou pulando, bem menos, mas continuou, acredito ser em função da qualidade do cabo que me venderam (R$45,00). Não demorou muito e este cabo quebrou de vez.
Peguei o cabo antigo (original) e fui até uma auto peças de um conhecido e pedi que ele pegasse vários cabos de velocimetro longos e fui comparando (somente o miolo, o cabo que gira). A minha procura parou no cabo da Kombi (marca Cabovel, cód. 16569), o mesmo comprimento, diferente apenas no encaixe da caixa. Em 15 minutos com uma lima fina ajustei este encaixe e ficou perfeito.
Usando o conduíte original do carro e o cabo da Kombi, custo R$16,00.:concordo:

Mauricio Rossetto
10/03/2010, 21:29
Galera, o velocimetro do Side depois de 80 por hora dá a louca e começa a roncar e marcar acima da velocidade, chegando a marcar 160 quando estou a 110Km/h..... alguém sabe resolver?

BTMEC
14/04/2011, 09:30
Olá passoal,

estou escrevendo aqui pra não ter que abrir outro tópico,

mas vamos lá, dias atrás fui conferir a marcação do odômetro do meu vitara e apresentou uma diferença de 2,2%, ou seja, o odômetro está marcando 2,2% a menos do que o real (conferido pelo GPS), até aí tudo bem pois se explica pelo fato de eu estar usando um pneu um pouco maior (215/75/15), mas a marcação da velocidade me deu um susto, deu um erro de 10% para menos, O VELOCIMETRO MARCA 10% A MAIS DO QUE O REAL (GPS), ou seja, quando estou a 90km/h (GPS) o velocimetro marca 100km/h.

Alguém sabe explicar essa diferença?
O erro não deveria ser o mesmo da velocidade e odômetro?
A medição da distância é feita pelo cabo? E da velocidade?

Desde já agradeço.

BTMEC
15/04/2011, 20:52
Olá passoal,

estou escrevendo aqui pra não ter que abrir outro tópico,

mas vamos lá, dias atrás fui conferir a marcação do odômetro do meu vitara e apresentou uma diferença de 2,2%, ou seja, o odômetro está marcando 2,2% a menos do que o real (conferido pelo GPS), até aí tudo bem pois se explica pelo fato de eu estar usando um pneu um pouco maior (215/75/15), mas a marcação da velocidade me deu um susto, deu um erro de 10% para menos, O VELOCIMETRO MARCA 10% A MAIS DO QUE O REAL (GPS), ou seja, quando estou a 90km/h (GPS) o velocimetro marca 100km/h.

Alguém sabe explicar essa diferença?
O erro não deveria ser o mesmo da velocidade e odômetro?
A medição da distância é feita pelo cabo? E da velocidade?

Desde já agradeço.

Olá pessoal,

ninguém pra dar pitaco?

TCHEIGOR
16/04/2011, 00:01
o velocímetro normalmente já vem calibrado pra marcar mais que o real, e o odômetro calibrado pra marcar corretamente.
Na minha camionete, por exemplo, eu aumentei os pneus e a diferença de velocidade caiu de 10Km/h para 6Km/h (antes marcava 10 a mais, agora marca 6 a mais que o real). Porém, quando marcava 10 a mais (pneu original) o odômetro estava correto, agora com a mudança do pneu o odômetro passou a marcar menos . não sei se tem como calibrar um independente do outro (velocímetro e odômetro) mas eu sempre incluo mais 7% (diferença do meu pneu pro original) no Km total pra fazer a média.
abraços
Igor

BTMEC
16/04/2011, 15:05
o velocímetro normalmente já vem calibrado pra marcar mais que o real, e o odômetro calibrado pra marcar corretamente.
Na minha camionete, por exemplo, eu aumentei os pneus e a diferença de velocidade caiu de 10Km/h para 6Km/h (antes marcava 10 a mais, agora marca 6 a mais que o real). Porém, quando marcava 10 a mais (pneu original) o odômetro estava correto, agora com a mudança do pneu o odômetro passou a marcar menos . não sei se tem como calibrar um independente do outro (velocímetro e odômetro) mas eu sempre incluo mais 7% (diferença do meu pneu pro original) no Km total pra fazer a média.
abraços
Igor

Olá Igor,

valeu pela explicação, agora estou mais tranquilo, achei que ia ter que fuçar em alguma coisa.

No final do mês tb vou trocar os pneus por uns maiores daí eu corrijo e fico de boa, só controlando.

Valeu.