PDA

Ver Versão Completa : O que é bloqueio de difrencial???



gabrielkuginharski
26/02/2008, 21:40
Olá amigos sou novo com carros 4x4 comprei faz pouco tempo uma pajeiro gls-b 95 ...vi muito nesse forum comentarios sobre bloqueio de diferencial...mas nao sei o que eh...e queria saber c ela e um bom carro tbm...
aguardo respostas obrigado....
entaum duas perguntas..
1) O que e o bloqueio de diferencial e para que server??
2)Posso andar cm o 4x4 ligado..ou seja em qual das posições tem q estar o cambio do 4x4 para poder andar em estrada....???

folgado
26/02/2008, 22:28
Gabriel,
o bloqueio de diferencial, como o próprio nome diz, impede o funcionamento do diferencial do carro (não refrescou nada, não é?).
Bom, vamos ver se consigo explicar...
o diferencial faz com que, numa curva, as rodas percorram distâncias diversas, isto é, a de dentro roda menos que a de fora.
O diferencial corrige essa diferência no tamanho da circunferência a ser percorrida pelas rodas de dentro e de fora da curva.
Se não houvesse diferencial, uma das rodas iria arrastar, já que a distância a ser percorrida entre elas é diferente.
Veja este vídeo, que dá para entender melhor (são quase 9 min):
http://www.youtube.com/watch?v=Em1zQToa_a8
Só que o diferencial representa um problema para o off-road: se uma roda patina (na lama ou no ar), a outra "entende" que essa roda está realizando uma curva, e a outra passa a rodar menos, chegando a parar de rodar (perde tração).
Para resolver esse problema, o bloqueio impede o efeito diferencial, e ambas rodam com a mesma velocidade. Ou seja, se uma roda patinar, a outra mantém a tração.
Em uma trilha, isso é sensacional, já que mesmo perdendo tração em uma roda, você terá tração na outra.
Se houver bloqueio nos dois diferenciais do 4x4, você terá tração em cada uma das quatro rodas...
Tentei explicar em termos simples, não sei se fui feliz.
Um abraço.

gutoxj98
26/02/2008, 22:32
Bloqueio de diferencial é quando uma roda fica sem traçao, entao o bloqueio faz a outra roda girar tbem...........sabe quando a kombi enrosca com a cruzeta de XJ e fica apenas uma roda girando.......entao....a kombi tem cruzeta de XJ, mas nao tem bloqueio !!!!!!

abraço

folgado
26/02/2008, 22:43
2)Posso andar cm o 4x4 ligado..ou seja em qual das posições tem q estar o cambio do 4x4 para poder andar em estrada....???

Depende, há 4x4 com tração nas quatro rodas full-time: Land Rover Defender, por exemplo.
Há outros: jeep willys, por exemplo, que você tem que acionar o eixo dianteiro para que ele tenha tração nas quatro rodas, porque normalmente ele é 4x2. Para que o eixo dianteiro funcione (isto é, tenha tração), nesse caso, é preciso acionar a "roda-livre", de forma manual nos Willys, ou de dentro do veículo, como nos Trollers.
Nos veículos que não são 4x4 full-time, não convém andar no asfalto com tração nas quatro rodas, porque gasta muito o pneu.
Nos 4x4 full-time, não há esse problema porque há um diferencial central que evita que o eixo dianteiro ande mais que o traseiro, e vice-versa. Tanto é que a Defender tem bloqueio de diferencial central.
Agora complicou, né?
[]s.

cwb123
26/02/2008, 23:21
1) O que e o bloqueio de diferencial e para que server??
2)Posso andar cm o 4x4 ligado..ou seja em qual das posições tem q estar o cambio do 4x4 para poder andar em estrada....???

Olá Gabriel,

Sua Pajero deve ter as opções 4x2 Alta (High), 4x4 alta, 4x4 bloqueado e 4x4 baixa bloqueado (Low). Prefira usar
> 4x2 no asfalto,
> 4x4H em situações difíceis de estrada e eventualmente cidade (chuva, vento forte),
> 4x4 com diferencial bloqueado nunca deve ser usado no asfalto ou concreto, apenas com areia, lama, e trilhas.
> 4x4L use em situações difíceis do fora de estrada, como subidas e descidas íngremes.

O assunto é um pouco extenso, mas não tem muito segredo - comentei apenas o básico do básico. Se pretende fazer trilhas é melhor se informar melhor sobre as técnicas. Há várias literaturas disponíveis, e mesmo aqui no fórum tem bastante informação a respeito e cursos, ok?

Abraço.

Afonso Carlos
26/02/2008, 23:42
Falando em bloqueio alguem sabe c existe bloqueio para o eixo traseiro da pajero ?

Abração.

folgado
27/02/2008, 00:28
uma coisa que queria saber sobre bloqueios é porque uma tal marca diz que seu bloqueio é "inteligente"?

sayon
27/02/2008, 02:20
Falando em bloqueio alguem sabe c existe bloqueio para o eixo traseiro da pajero ?

Abração.

Ptz eu perguntei isso la no topico das pajeros mas parece q o unico bloqueio compativel eh da air lock e so importando. (cerca de 5mil). oq foi pergunado eh se o bloqueio da l200 serviria nas pajeros

themoteo
27/02/2008, 06:43
Depende, há 4x4 com tração nas quatro rodas full-time: Land Rover Defender, por exemplo.
Há outros: jeep willys, por exemplo, que você tem que acionar o eixo dianteiro para que ele tenha tração nas quatro rodas, porque normalmente ele é 4x2. Para que o eixo dianteiro funcione (isto é, tenha tração), nesse caso, é preciso acionar a "roda-livre", de forma manual nos Willys, ou de dentro do veículo, como nos Trollers.
Nos veículos que não são 4x4 full-time, não convém andar no asfalto com tração nas quatro rodas, porque gasta muito o pneu.
Nos 4x4 full-time, não há esse problema porque há um diferencial central que evita que o eixo dianteiro ande mais que o traseiro, e vice-versa. Tanto é que a Defender tem bloqueio de diferencial central.
Agora complicou, né?
[]s.

Folgado,

o Troller tem acionamento da roda livre também manual.

folgado
27/02/2008, 08:08
Folgado,

o Troller tem acionamento da roda livre também manual.

Tem razão, tem razão :parede:

o acionamento do 4x4 e da reduzida que é por botão, e não por alavanca... :concordo:

Jorge T
27/02/2008, 08:26
Fiquei na dúvida. Na possibilidade de existir esse bloqueio traseiro. A pajero ficaria com o bloqueio central e o traseiro ?
Quais seriam as combinações possíveis?

gabrielkuginharski
27/02/2008, 13:15
galerionha obrigado jah deu p entender um pouco..mas teria mais algumas perguntas......o que vocês tem para falar sobre a pajeiro ano 95 gasolina 3.0 v6.......vou fikar esperando a resposta

sayon
27/02/2008, 13:33
jorge...se conseguir achar e instalar vc pode usar o bloqueio traseiro junto do central. assim as rodas trazeiras sempre terao força independente de quantas rodas estao no chao. (nao sei ao certo mas deve ser 50% de força) o problema do bloqueio e q so podera ser usado em superficie de pouco atrito ou vc pode danificar o diferencial e os pneus. alguem postou um video na 1o pagina desse topico. vale muito a pena assistir.

sayon
27/02/2008, 13:36
gabriel..eu ja tive um carro identico ao seu mas 3500. o seu versao 3000 acho um pouco fraco. mais economica mas tbm a diferençao nao eh tanta entao prefiro o 3500. o bom das pajeros e que o carro ja vem pronto pra trilha. o seu carro vc tem q tomar um pouco mais de cuidado pelo entre eixo maior. O carro eh animal e essa versao azul marinho + prata eh muito linda!

themoteo
27/02/2008, 14:57
galerionha obrigado jah deu p entender um pouco..mas teria mais algumas perguntas......o que vocês tem para falar sobre a pajeiro ano 95 gasolina 3.0 v6.......vou fikar esperando a resposta

Companheiro,

essa aqui é uma 98, mas deve ser parecida..

http://www.youtube.com/watch?v=45-onI4voMI

gabrielkuginharski
27/02/2008, 19:14
a minha pajeiro e um pouco mais velha do que essa ...mas o salto foi muito legal......obrigado THEMOTEO
e SAYON obrigado....eu tbm acho a azul cm prata a mais bonita por isso fechei negocio tbm....um dos motivos..mas antes disso vem o conforto que so um carro desses pode nos proporcionar....
tenhu mais uma perguntah...na estrada ou na cidade o botao OVER DRIVE do cambio automatico tem q estar apertado..????a para que isso server???

sayon
27/02/2008, 20:02
o over drive corta a 4a marcha. so isso... eh bom pra ultrapassar

gabrielkuginharski
27/02/2008, 20:20
sim mas o botao ele tem q estar apertado ou solto???

cwb123
28/02/2008, 00:31
sim mas o botao ele tem q estar apertado ou solto???

Olá Gabriel,

Use o overdrive somente na estrada - o consumo na cidade com o overdrive acionado é muito maior, ao menos nos modelos mais recentes. Se precisar de uma aceleração forte, desative na estrada e volte a ativar em seguida - não tenho certeza se vai fazer qualquer diferença acima de 100Km/h ou 110Km/h, verifique as relações das marchas.

sayon
28/02/2008, 12:16
cara ela corta a 4a marcha....tenta andar na cidade em um carro manual ate a 3a. vc vai forçar o carro. dexa desligado assim o automatico tem mais flexibilidade de usar todas marchas. mas pra mim nao faz grande diferença pq na cidade eh tao travado q nem usaria a 4a pra nada mesmo. eh so usar o bom senso...o over drive eh bom pra ultrapassar mas acredite se quiser as vezes eu puxo a 2a pra ultrapassar na estrada e nao chega a 6000rpm. cambio automatico eh mto diferente e vc pode fazer uma reduçoes mais agressivas. ainda mais na pajero q so tem 4 marchas.

gabrielkuginharski
28/02/2008, 19:07
vlw galera pela resposta......mas tenhu mais algumas coisas para falar aqui..cmo voces puderao ver a minha pajeiro e uma 3.0 gasolina...comprei ela faz pouco tempo..e jah aconteceu varios problemas..tive que refazer a párte de icma do motor cabeçotes e juntas de cabeçotes trocadas..ai se forao 2800...agora continua um vazamento de oleo, mas meu mecanico de confiança disse q tem q reapertar as juntas que foraum trokdas q ai vai parar..(assim espero)queria saber se esse motor e bom msm?? pois estou preocupado com ele...queria saber de voces ..os prós e os contras desse motor 3.0 v6 a gasolina da mitsubishi..e mais uma..ela jah veio com pneus pirelli scorpion s/t gostaria de saber se esses pneus sao bons..obrigado a todos esperando resposta