Ver Versão Completa : L200 Disparando O Motor A 5000rpm
eduardo de paula
26/02/2008, 17:17
L200 DISPARANDO A ACELERAÇÃO
Caros amigos,meu carro estava disparando sem acelerar,levei ao mecanico,fiz bomba,turbina,troquei os aneis,encamizei,troquei os bicos injetores,cabeçote zerado,junta zerada,pois a L200 GL 2000/01 nao aceita junta paralela(dura pouco)tem que ser a original.ate ae tudo bem.Depois de tudo zerado aconteceu novamente aceleracao 5000rpm...gastei aproximadamente uns 8.000.00 e nada de resolvido.meu carro ficou parado na oficina mecanica uns 15 dias.
Valvula de retorno completamente entupida, gastei uma fortuna e nao resolvi meu problema,lah pelas tantas alguem deu este palpite e acertou em cheio meu carro voltou a ser normal.
Conclusão/Solução: Valvula de retorno da bomba injetora externa.
Para os amigos que vierem a passar pelo mesmo problema esta e a solucao que resolveu minhas dores de cabeça.
valeu
Nicodemus
26/02/2008, 17:32
caracas, 8000 a toa, passa o nome e endereço do artista que fez vc gastar tanto por um problema simples.
era na concessionaria??
tem que pegar uma cara desses e deixa de ponta cabeça cheirando cueca uns 10 dias.
danielgleizer
26/02/2008, 18:51
Eduardo
Voce poderia dar maiores detalhes dessa valulva , tenho um amigo que esta passando pelo mesmo problema e o motor parece que vai explodir . Essa valvula é um parafuso sextavado que contem um micro furo e uma telinha interna? Se for isso ele tb ja trocou
Valew
Edintruder
27/02/2008, 13:37
Isso acontece quando levamos em mecânicos que se dizem ser qualificados...
Sempre procura uma segunda e terceira opinião!
Se o retorno entopir a pressão interna da bomba sobr e não eixa dar o retorno de sangria que comanda o volume de diesel para os bicos, fazendo injetar combustível demais como se colasse o pé no acelerador.
Se não tivesse entupido a causa mais provável seria a turbina, porém bastaria soltar a mangueira qua sai da turbina e deixar em teste pra ver se realmente está jogando óleo lubrificante e se realmente o nível do óleo do cárter estava baixando.
Com dados simples um mecânico inteligente descarta as possibilidades até ficar com apenas um defeito isolado e real.
LUIS ANTONIO -BA
27/02/2008, 20:11
Caros amigos,meu carro estava disparando sem acelerar,levei ao mecanico,fiz bomba,turbina,troquei os aneis,encamizei,troquei os bicos injetores,cabeçote zerado,junta zerada,pois a L200 GL 2000/01 nao aceita junta paralela(dura pouco)tem que ser a original.ate ae tudo bem.Depois de tudo zerado aconteceu novamente aceleracao 5000rpm...gastei aproximadamente uns 8.000.00 e nada de resolvido.meu carro ficou parado na oficina mecanica uns 15 dias.
Valvula de retorno completamente entupida, gastei uma fortuna e nao resolvi meu problema,lah pelas tantas alguem deu este palpite e acertou em cheio meu carro voltou a ser normal.
Para os amigos que vierem a passar pelo mesmo problema esta e a solucao que resolveu minhas dores de cabeça.
valeu
Valeu amigo otima dica para outros proprietarios.
Parabens pela iniciativa.
valeu
Parabéns Eduardo.
Sua dica servirá para que muitos não sejam enganados e joguem dinheiro fora.
São pessoas como vc que enobrecem um forum.
Pequeno jr
09/04/2008, 18:42
caracas, 8000 a toa, passa o nome e endereço do artista que fez vc gastar tanto por um problema simples.
era na concessionaria??
tem que pegar uma cara desses e deixa de ponta cabeça cheirando cueca uns 10 dias.
Nicodemus, pelos relatos do amigo ele fez praticamente o motor completo e não sei se você sabe, manutenção em motor Mit é deste preço ai para até mais que isso.
Nas concessionárias, fazer um motor Mit de 87 ou 100cv fica acima dos R$ 16.000,00
luiz mello
09/04/2008, 21:24
valeu, obrigado pela dica.
cincero g silva
09/04/2008, 21:39
valeu
mas o problema maior talvez voce ainda esteja com ele que é o ffiltro de diesel de má qualidade, seu problema aconteceu porque o filtro de diesel num filtrou nada, e vez por outra vejo pessoas economizando em filtro de diesel,
aí depois o prejuizo é certo
BLUE BUS
10/04/2008, 09:37
Nicodemus, pelos relatos do amigo ele fez praticamente o motor completo e não sei se você sabe, manutenção em motor Mit é deste preço ai para até mais que isso.
Nas concessionárias, fazer um motor Mit de 87 ou 100cv fica acima dos R$ 16.000,00
Vamos com calma.....é caro mais nem tanto:discordo:. Para fazer o motor da full fica em 10.500 com peças originais....mas não na autorizada né porque na MITSUROUBO realmente é um absurdo.
eduhensan
27/10/2010, 22:44
Revivendo o tópico...
Recentemente minha L200 Outdoor HPE 07/08 30.000 km começou a dar o mesmo problema. Mandei pra um mecânico conhecido meu muito bom e o procedimento dele foi contactar uma autorizada para fazer o mapeamento do problema com um pc que ligam direto a pick-up, que acusou um erro cod 26, blablabla.... Então disseram que era só trocar o sensor de rotação do carro. 600 reais! (de um carro de passeio é 50, um pedaço de fio). E adivinhem, não era o problema. Aí disseram que o erro tbem é de um sensor dentro da bomba de combustível e o primeiro procedimento é trocar o sensor de rotação, depois trocar esse outro sensor (otários...). Tbem trocaram. Adivinhem? Não era o problema. Aí chegaram ao ponto de mandar essa bomba pra Bosch em campinas, que não descobriu o erro. Daí a bomba foi parar em Catalão-GO e refizeram ela praticamente inteira. Preço do concerto: 7100 reais!!.
Peguei o carro ontem, dia 26/10. Quando peguei notei que ainda estava um pouco acelerada, parava a 1500 rpm por um tempo e depois voltava. E mais tarde ficou normal. Andei pela manhã e tudo trankilo. Hj a tarde ela disparou dinovo!!! Tive que segura-la na marcha pra não bater 5000 rpm e arrebentar tudo.
Conclusão? Ou o serviço foi porco ou trocaram o que não era necessário, podendo simplesmente ser essa válvula citada.
Pergunta: A bomba dessa L200 é igual a minha modelo outdoor HPE 07/08? Ela tbem possui essa válvula de retorno da bomba? Pois amanhã msm levarei ao mecânico para resolver essa questão.
Engraçado que lendo outros tópicos as mecânicas sempre colocam culpa em combustível ruim. E engraçado que o problema é só em L200... que povinho @#$%¨&*, pois já tive D20, S10 e nunca, mas nunca deu nada.
Não reclamo em quase nada dessa pick-up, de longe uma das melhores que tive. Forte, bonita, bom espaço, ótima suspensão, bom motor, ótima para rodovia mas esse ocorrido desanima e mto! O pessoal de manutenção parece estar mto despreparado ou o objetivo é te roubar msm. Assim que concertar vou trocá-la. Perdi o tesão msm. Foram 3 semanas em manutenção e agora vai ainda mais.
Quem puder me esclarecer ficarei mto grato.
Obrigado.
danielgleizer
27/10/2010, 22:55
Meu amigo , o problema nao é na bomba e sim no Turbo ! Vou lhe explicar resumidamente o que acontece, pois ja discutimos isso no forum. acontece quando a vazamento de oleo lubrificante no mancal do turbo , esse oleo vai para admissao e alimenta o motor , fazendo com que o mesmo consuma oleo lubrificante e nao combustivel. Voce pode observar que quando o motor dispara e mesmo que voce desligue a chave o motor continua ligado , ate acabar de consumir o oleo presente na admissao , retire o seu turbo e mande verificar a folga no eixo e verifique se sua admissao nao esta contaminada com oleo lubrificante.
Troller-a-vista
27/10/2010, 23:20
ha a possibilidade de vc recuperar os teus rins e o baço, ja que o problema não era esse??
imagino q deve ter um jeito sim, afinal, uma troca erronea nao foi tua culpa.
eduhensan
27/10/2010, 23:41
Realmente estou pensando em mover algum tipo de ação judicial se o problema for a válvula de retorno ou a turbina jogando óleo. Sorte que a irmã é advogada e pode me ajudar nesse processo.
Interessante é que o motor trava na última rotação mais alta antes da troca de marcha, demora um pouquinho depois cai. Depois repete de novo. Depois ela vai subindo devagar até muitas mil rpms! Aí seguro na marcha sem desligar o motor. Fazendo isso a rotação cai denovo a valores basais. Isso acontece eventualmente. Depois de acontecer isso parei numa concessionaria Chevrolet para ver uma S10. Quando liguei a maledita não aconteceu mais...
Eita muié de fases!!!
Troller-a-vista
28/10/2010, 00:15
podem dizer o que quiserem da s10, mas é uma boa pickup, principalmente pelo seu preco, tem um motor ultra mega confiavel, a suspensao mole é boa pra cidade e pra qm nao usa como carro de trabalho, os defeitos cronicos todos os carros tem.
o ruim é que ta super ultrapassada visualmente e é bem apertada dentro. mas ate ai, todas as outras tb sao.
Carlos A. C. Azevedo
28/10/2010, 00:40
Revivendo o tópico...
Recentemente minha L200 Outdoor HPE 07/08 30.000 km começou a dar o mesmo problema. Mandei pra um mecânico conhecido meu muito bom e o procedimento dele foi contactar uma autorizada para fazer o mapeamento do problema com um pc que ligam direto a pick-up, que acusou um erro cod 26, blablabla.... Então disseram que era só trocar o sensor de rotação do carro. 600 reais! (de um carro de passeio é 50, um pedaço de fio). E adivinhem, não era o problema. Aí disseram que o erro tbem é de um sensor dentro da bomba de combustível e o primeiro procedimento é trocar o sensor de rotação, depois trocar esse outro sensor (otários...). Tbem trocaram. Adivinhem? Não era o problema. Aí chegaram ao ponto de mandar essa bomba pra Bosch em campinas, que não descobriu o erro. Daí a bomba foi parar em Catalão-GO e refizeram ela praticamente inteira. Preço do concerto: 7100 reais!!.
Peguei o carro ontem, dia 26/10. Quando peguei notei que ainda estava um pouco acelerada, parava a 1500 rpm por um tempo e depois voltava. E mais tarde ficou normal. Andei pela manhã e tudo trankilo. Hj a tarde ela disparou dinovo!!! Tive que segura-la na marcha pra não bater 5000 rpm e arrebentar tudo.
Conclusão? Ou o serviço foi porco ou trocaram o que não era necessário, podendo simplesmente ser essa válvula citada.
Pergunta: A bomba dessa L200 é igual a minha modelo outdoor HPE 07/08? Ela tbem possui essa válvula de retorno da bomba? Pois amanhã msm levarei ao mecânico para resolver essa questão.
Engraçado que lendo outros tópicos as mecânicas sempre colocam culpa em combustível ruim. E engraçado que o problema é só em L200... que povinho @#$%¨&*, pois já tive D20, S10 e nunca, mas nunca deu nada.
Não reclamo em quase nada dessa pick-up, de longe uma das melhores que tive. Forte, bonita, bom espaço, ótima suspensão, bom motor, ótima para rodovia mas esse ocorrido desanima e mto! O pessoal de manutenção parece estar mto despreparado ou o objetivo é te roubar msm. Assim que concertar vou trocá-la. Perdi o tesão msm. Foram 3 semanas em manutenção e agora vai ainda mais.
Quem puder me esclarecer ficarei mto grato.
Obrigado.
Olha pelo visto, essa subta aceleração não é consumo de óleo lubrificante, por que se fosse esse motor nao ia passar da primeira disparada e se fosse tentar segurar ele no cambio e levar o eixo piloto junto.
Agora ja que esse motor ai tambem é o semi eletronico, a bomba tem controle de debito eletronico, e que se esta peça o gerenciador eletronico estiver fora de posição ele altera marcha lenta e de quebra pode causar o disparo, então, se voce entendesse o minimo de mecanica, mas mesmo se não entender, o certo a fazer pra regular essa peça é,:
1: folgar os 4 parafusos (fenda), que fixam esta "cabeça da bomba", e SEM LEVANTAR, puxar no sentido de totalmente para frente do carro e apertar os parafusos novamente. E ao girar a Chave o motor não deve funcionar de jeito nenhum,.
2: Folgar novamente os parafusos, e agora move - lá, cuidadosamente no sentido ao painel do corta fogo do cofre do motor, MAS não mover totalmente com 100% DE risco de ocorrer disparo,.
3: Para ficar certo que a posição do Gerenciador da bomba ja esta ok, ligue o Ar condicionado, se a rotação subir, e ficar proximo aos 1000 rpm esta tudo bem, e verifique claro como ficou a marcha lenta se esta exatamente o ponteiro em cima so 3 traço no conta giros partindo do 0. e verifique também se o motor não esta vibrando/ tremendo muito, indicio de falha...
espero que isso possa ajudar.
Boa sorte com o carro:concordo:
SAPO-BOMBA
28/10/2010, 02:07
"tem um motor ultra mega confiavel"
Discordo... MWM Sprint é apenas um bom motor. Se fosse confiável não tinha uma penca de S-10 MWM na oficina retificando motor por inúmeros problemas de qualidade/durabilidade, entre eles bicos mijando, válvulas que quebram e %#@ o pistão e cilindro, engrenagens que estrompam, volante de motor que não aguenta pica nenhuma, entre outros...
É um BOM MOTOR e nada mais. Pq nem as peças são das mais baratas pra poder justificar tanto elogio.
SAPO-BOMBA
28/10/2010, 02:10
eduhansen, bota a concessionária/oficina no pau por te fazerem gastar essa grana desnecessariamente. No mínimo deveria reembolsar vc pelos gastos absurdos e pela continuidade do problema, que é OBRIGAÇÃO deles arrumarem, independe do que e do quanto vc pagou.
eduhensan
28/10/2010, 09:18
Hoje liguei a enferma pela manhã. Na ignição ela agiu normalmente, parando a rotação nos valores basais. Comecei por dar umas aceleradinhas para ver se a rotação travava de novo e foi de fato. Ela pára sempre lá pros 1500 rpm! Se acelerar um pouquinho mais, a rotação retorna beem mais lenta e pára nos 1500 rpm depois de um tempinho retornou ao normal. Como sou bem leigo, a fumaça que solta com ignição e a das primeiras aceleradas saiu bem preta. Sempre qndo dou uma pisada boa, qndo relaxo o pé sai fumaça preta. Só mesmo qndo relaxo o pé que a fumaça preta sai.
Fui dar uma volta na rua para perceber mais claramente como ficava a rotação. Aconteceu a mesma coisa, sempre mantendo em 1500 rpm. E não é só em marcha lenta, o carro te empurra msm, como se vc estivesse pisando no pedal de acelerador!!
Andando na rua mesmo acelerado encostei a pick-up e deixei em marcha lenta. Ela manteve-se acelerada em 1500 e não queria baixar mais nem a poder de porrete. Nessa hora dei uma acelerada a uns 2500 rpm aí ela começou a acelerar sozinha subindo sem parar. A aceleração não era tão rápida, devia ser uns 150 rpms por segundo mas continuou. Então o que fiz foi desliga-la enqto estava acelerando para avaliar, como no relato aqui, se ela continuava funcionando até acabar o óleo lubrificante que por ventura pode ter vindo do turbo. Assim que virei a chave com ela acelerando, o motor já começou a baixar a rotação bem rápido para desligar. Acredito mesmo que era inércia e não queima de óleo lubrificante.
Esse fato da rotação continuar subindo não acontece sempre que acelero mto, somente de vez em qndo.
Como me deram dica aqui, parei para reparar algum tipo de vibração diferente. Só qndo acabo de ligar o carro pela manhã qndo ele está frio que noto um tipo de erraticidade na rotação, mas depois passa.
Estou já anotando as opiniões de vcs para levar pro mecânico, já que ele não soube arrumar de pronto. Quem sabe o problema é na rebimboca e o cabeção lá esqueceu do detalhe idiota e simples.
Obrigado pelas ajudas
[ ]s
Pequeno jr
28/10/2010, 09:31
eduhansen, bota a concessionária/oficina no pau por te fazerem gastar essa grana desnecessariamente. No mínimo deveria reembolsar vc pelos gastos absurdos e pela continuidade do problema, que é OBRIGAÇÃO deles arrumarem, independe do que e do quanto vc pagou.
X2 !!
Já que vc gastou essa grana toda, leva de volta para onde você gastou e de agora para frente, faça eles arrumarem sem custo, pois se for a turbina como falaram mais acima o preço dela é por ai na autorizada.
Peço um favor.
A medida em que for tendo mais detalhes, poste as informações aqui no fórum para ajudar futuros donos de L-200 que passem por esse problema. A pessoa que abriu o tópico, só postou o problema e não colocou a informação se foi resolvido, se não foi, o que ocorreu e etc.
Muitas pessoas utilizam o fórum como meio de pesquisa e você postando tudo o que ocorrer, poderá ajudar muita gente.
[ ]'s
eduhensan
28/10/2010, 09:50
Com certeza pequeno Jr. Tanto que acho que vcs serão minha salvação.
Procurando em outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32718) vi que a L200 do danielgleizer estava disparando se ficava de 3 a 5 minutos em marcha lenta então acabei de realizar esse teste, deixando pelo menos 5 minutos em marcha lenta.
Para o teste eu somente liguei o carro e não fiz mais nada, nem encostei pé no acelerador. Não aconteceu nada msm! Ela ficou marcando a rotação normal de marcha lenta, mas tava soltando uma fumaça branca, parecendo ser uma mistura rica (mais diesel que ar, não é isso?). Não era aquela fumaça de escurecer o tempo, como daqueles caminhões velhos, mas dava pra perceber bem a cor, considerando que antes do problema não acontecia isso. Ela esta vibrando um pouco tbem, com a rotação caindo e subindo. A rotação cai bem pouquinho mas cai de uma forma que ela vibra um poquinho tbem.
Depois dos 5 minutos dei uma acelerada até umas 1500 rotações, e ela demorou pra voltar. Depois acelerei a 2000, caiu a 1500 lentamente, ficou um tempo e depois voltou ao normal. Quando acelero acima de 3000 aí ela não pára, continua acelerando e subindo direto!
Como pode um carro com quase 30.000 km rodados acontecer isso? Pelo que eu vejo falar, carro a diesel é 200.000 300.000 km rodando de boa, só trocando as peças básicas.
danielgleizer
28/10/2010, 16:45
Essa L200 era a minha , por isso que eu te falo que era o turbo , pois aconteceu comigo e nao é toda a hora , o intercooler e o turbo tem que enxarcar de oleo para depois com a pressao do turbo entrar na admissao e disparar o motor . Posso te falar que o disparo é coisa FEIA , o ponteiro vai no limite do rpm sai fumaca branca na descarga , e depois de consumir esse oleo , o motor volta ao giro normal .Nao custa ver a admissao para ver se esta suja de oleo
Carlos A. C. Azevedo
29/10/2010, 19:51
Pelo visto vais ter mesmo que morrer na concessionária...:putz:
eduhensan
29/10/2010, 22:23
Pelo jeito estamos encaminhando para encontrar o problema graças a vcs. Não estava passando nada na válvula de retorno da bomba e com isso, com tempo e utilização, parece que um sensor de pressão dentro da bomba danificou e com isso muitas partes da bomba. Então realmente era necessário concerta-la.
Não é certeza que seja só isso, tbem avaliaremos o estado do turbo. Esse domingo será feita uma varredura mais profunda.
[]s
Carlos A. C. Azevedo
29/10/2010, 23:13
Cara, olha mesmo o turbo mas eu acho que esse disparo não seja devido ao consumo de óleo lubrificante, por que se fosse, tu ia estar chorando o conserto do motor, e esta valvula entupida o gerenciador fica sobre carregado, e assim quando voce passa lá de 2000 rpm, alem da quantidade exata que ele deixa passar, passa tambem o excesso que estaria acumulado lá.
Boa Sorte :concordo:
eduhensan
30/10/2010, 19:12
Pois então Carlos, acho que realmente seja só isso. O nível do óleo não está abaixando então acredito que não deve ser combustão de óleo e sim de excesso de diesel msm. Avaliaremos o turbo tbem, mas to cruzando os dedos aqui.
vlew
danielgleizer
30/10/2010, 20:13
Nao abaixa o nivel do oleo nao , é na minha por incrivel que pareca nao saia fumaça nenhuma quando nao disparava , custei a acreditar tb que era o turbo , levei para o bombista e ele desmontou 2 vezes a bomba , condenou umas peças la dentro , quando ele montou tudo novo , o motor disparou com ele :) :) ele ficou branco igual a uma cera. eu gritava joga a 5 e pisa no freio rsrs.
Carlos A. C. Azevedo
30/10/2010, 20:36
Olha, tem certeza mesmo? se ele dispara para mais de 5000 rpm, com isso , no minimo, o amigo Paulo aqui do forum, quando a dele disparou, ele perdeu o eixo piloto da caixa e tambem, o motor terminou de moer em uns 5 minutos se não me engano, ou seja, quando ele dispara por lubrificante, não tem o que faça ele parar, a não ser quando trava tudo ou se puder fechar a entrada de ar...
Amigo eduhensan boa sorte,:concordo:
Troller-a-vista
30/10/2010, 20:52
M.E.D.O desse relato.. fico imaginando segurar uma bicha dessas no freio...
danielgleizer
30/10/2010, 20:58
M.E.D.O desse relato.. fico imaginando segurar uma bicha dessas no freio...
Nao da tempo de ir tampar a entrada do motor , assusta qualquer um , o conta giros vai no limite , no meu caso aconteceu 3 vezes essa situação , uma eu fiquei tao maluco que nao fiz nada fiquei parado e o motor parou a aceleração sozinha , as outras duas , conseguimos matar na marcha , jogando uma 5 e pisando no freio . Se nao fizer isso é capaz de voar biela pra todo lado !! Mandei retificar o turbo e nunca mais tive problema , depois de 6 meses vendi a l200 e comprei uma frontier , mas mesmo assim sempre verifico se o intercooler nao esta contaminado com oleo. pelo menos de 6 em 6 meses
Troller-a-vista
30/10/2010, 21:16
nao da pra jogar no ponto morto? ai eh soh parar o carro e tentar desligar (se possivel, sei q as vezes a chave nao é obedecida pelo motor...) pelo menos no ponto motor, pode deixar acelerado ate a dó mandar parar ehhehe
se o carro tiver snorkel (o que complica muito afogar tampando a entrada de ar), é só tampar o escapamento, enfia alguma coisa tipo uma camiseta dentro, o carro vai trepidar mas nao ocorre nada, pois nao vai conseguir expelir a fumaca e a mesma apaga o motor pq nao deixa explodir. Numa emergencia é possivel fazer isso, eu fazia muito qdo trabalhei uns tempos numa oficina de motos e era muleque, a gente usava uma tecnica de tampar aos poucos a saida do escape pra sentir como tava o motor (motor de moto nao aparece como de carro qdo esta ruim e precisa estar muito frio pra se notar algo, entao usamos isso pra sentir o motor, sinceramente, nem lembro o que a gente via de fato, mas a gente fazia ehheheh muito tempo de la pra ca ...)
ja vi fazerem isso em alguns carros pra sentir se estava "soprando" com forca, ou precisava regular as valvulas, se fizer e só de encostar o carro ja morrer é pq ta precisando de rever as regulagens do motor, o bom é qdo ele ta com uma boa forca, precisa tampar por alguns segundos pra ele comecar a sentir, ai vai se regulando automaticamente, demora quase 40 segundos pra ratear, tremer e apagar.
dalmolin
30/10/2010, 21:34
poe uma 4ª nela , soca o pe no acelerador e arranca ....
agora imagina 5ª , e com o pé no freio .
se ela tivesse 1000 cv e 145kg de torque eu teria medo :!:
Carlos A. C. Azevedo
30/10/2010, 21:40
Se fosse com tudo isso o carro ia capotar no ar umas 300 vezes até o motor parar por falta de curso de pistao depois do bloco ta todo destruido :shock:
eduhensan
31/10/2010, 00:25
Pergunta: O que faz que uma válvula de retorno dessas dê problema? Diesel ruim?
Carlos A. C. Azevedo
31/10/2010, 00:44
Provalvemente ela deve esta entupida, faz quanto tempo que voce trocou o filtro de diesel? pode ser alguma sujeira que pode não ter ficado no filtro e ido ao comando da bomba e talvez possa esta causando esse seu problema...
danielgleizer
31/10/2010, 14:39
A valvula de retorno nada mais é do que um parafuso com um furo calibrado (dimensionado ) no meio do parafuso geralmente um pouco maior que uma cabeça de alfinete. Essa Valvula libera o diesel que nao foi usado pela bomba para retornar ao tanque de combustivel . Se esse parafuso entupir a um aumento de pressao do diesel na bomba , fazendo com que a bomba funciona de modo irregular , mas nem sempre dispara o motor.
Marcelo-HPE
31/10/2010, 22:05
No caso das l200 se a bomba injetora funcionar irregularmente ascende a luz da injeção.
Carlos A. C. Azevedo
31/10/2010, 22:23
Agora só nos resta saber se o problema foi resolvido.:pensativo:
eduhensan
01/11/2010, 18:20
Provavelmente quarta cedo o pessoal da HD (Hiperdiesel) de Divinópolis, os responsáveis pelo concerto da bomba, virão buscar a pick-up aqui em lavras para concertarem lá msm. Então acredito que só semana que vem que terei uma resposta. Esse é o problema de ter uma pick-up em uma cidade onde não tem concessionária nem mecânica especializada. Já deve estar indo para quarta semana sem a enferma.
eduhensan
05/11/2010, 21:46
Consertamos a maledeta!! O problema foi mesmo a bomba, as partes internas, e tambem e bendito esquecimento do mecânico que não fez os ajustes mínimos e a deixou fora de ponto. Ou seja, ela estava acelerada porque estava fora de ponto!!
Procedimento simples mas que foi mais uma nota embora, pois ela foi de guincho para outra cidade (250 reais para 100 km eita...)
O modelo da bomba de combustível da minha pick-up possui um sistema misto, tanto mecânico qto eletrônico. Diz o mecânico que essa bomba funciona sob alta pressão (um dos motivos de ter muito pouco retorno de combustivel) e ele até se assustou por ela ter durado tão pouco (28 mil km rodados). E tbem diz que ela, por funcionar cm tanta pressão está mais propensa a estragar. Já foi até aposentada. Os modelos mais novos de bombas das outdoors já não são mais assim, são todas eletrônicas, de manutenção mais barata e mais confiáveis.
Estou esperando ainda o laudo da Bosch dizendo o que foi trocado e o pq. Assim q receber passo certinho para vcs.
vlew
Espero que ajude alguem ae
Paulo Ramos
07/11/2010, 13:41
Olha, tem certeza mesmo? se ele dispara para mais de 5000 rpm, com isso , no minimo, o amigo Paulo aqui do forum, quando a dele disparou, ele perdeu o eixo piloto da caixa e tambem, o motor terminou de moer em uns 5 minutos se não me engano, ou seja, quando ele dispara por lubrificante, não tem o que faça ele parar, a não ser quando trava tudo ou se puder fechar a entrada de ar...
Amigo eduhensan boa sorte,:concordo:
Pessoal... é isso ai, sou uma vitima viva dessa praga do disparo de giro das L200 :grin::grin::grin::grin:... Se disparou pode colocar 3 ou 4 possibilidades para disparar o giro aos 5000 rpm (se nao todas as hipoteses juntas).
1-) Aneis de segmento: Se o motor ta indo embora, com aneis de segmento ferrados ou montados errados, sobre o oleo da parte baixa e dispara.... So para quando o carter seca, e trava tudo...
2-) Turbina ferrada: Se a turbina tiver babando demais, como ela roda em um mancal e oleo, joga o oleo para a admissao e dispara (nao é tao feio quando a hipotese 1, mas dispara ou fica acelerada demais).
3-) Cabeçote 4D56 de baixa qualidade: Se voce fez o motor da L200 (quadrada e redonda) e nao colocou um cabeçote ORIGINAL do 4D56 pode ser preparar porque ela vai disparar giro, quebrar mancais ou estourar a correia dentada... Nao adianta, cabeçote para o 4D56 paralelo é bucha.. ainda mais made in china...
4-) No caso das mais novas, cuidar com a BI, retorno e as regulagens eletronicas. (nesse caso se tirar a chave do contato, o carro morre, é o tipo menos fatal de disparo... nas mecanicas devido a ausencia de uma borboleta na admissao, e disparo alimentado por oleo, voce pode tirar a chave que o motor continua ligado e disparando o giro).
Por ultimo, nunca, NUNCA mate o carro no cambio jogando a 5... é certo que voce vai perder o eixo piloto da caixa, senao a caixa toda... Alem disso o FREIO NAO SEGURA uma disparada forte dessa. ( O freio vai afroxando, pois vai secando o oleo da bomba de vacuo, pois ele esta sendo consumido pelo proprio motor.)
Fazer um 4D56 custa aqui em SC uns 8 mil, mais caixa degolada uns 2 mil...em suma 10 pau de prejuizo...
Por fim se a L200 é AT... esquece.. é morte na certa... Uma L200 AT com giro disparado só para quando encontra um poste, muro ou coisa assim... NAO EXISTE FREIO QUE SEGURA UM MOTOR DIESEL DISPARADO A 5000 RPM alimentado pelo oleo do motor....
Para resolver esse "curto circuito mecanico" o cara tem que ser MACHO, desca do carro, abrir o capo e tampar a entrada do filtro de ar para matar a admissão.. (torcendo para nao perder os dedos na turbina...) ou deixar estourar tudo e espera o motor morrer com o fim do oleo do carter.
Falo isso porque a minha fez isso 2 vezes... (na ultima so parou quando moeu tudo, da caixa ao cambio, justamente por tentar segurar de 5 )
No caso da L200 AT, vi com os meus proprios olhos uma que tinha disparado depois de porrar em 5 carros e zerar o oleo do carter....
MOTOR DIESEL nao é brincadeira....tem que cuidar!!!!!
Falo isso e provo para quem quiser porque é HORRIVEL ver um motor morrer assim... fora do dano financeiro e até o risco a sua vida e a vida dos outros....
Walter L. L. Casitta
07/11/2010, 13:52
Normalmente quando tem um vazamento no mancal da turbina o óleo tende ir pro escapamento onde a pressão é bem menor.
Quando o motor dispara, um boa forma de aliviar a pressão que vai paro o respiro seria a simples retirada da tampa do óleo...
Rapaz.... jamais imaginei ler um fórum de 4x4 e ficar com medo. :shock::shock::shock::shock:
Não desejo um problema desse ao meu pior inimigo....
Paulo Ramos
07/11/2010, 15:22
Normalmente quando tem um vazamento no mancal da turbina o óleo tende ir pro escapamento onde a pressão é bem menor.
Quando o motor dispara, um boa forma de aliviar a pressão que vai paro o respiro seria a simples retirada da tampa do óleo...
Walter, essa é uma boa forma de " matar " uma disparada de giro dessa (casos de turbina, ou "mexida" de BI das mais novas...). Devido a boboleta na admissão, e a chave retirada da igniçao, é bem provavel que abrindo a tampa do oleo o motor morra. (só cubra os olhos porque o oleo vai sair mais quente que a agua fervendo....)
Agora nas quadradas... com problema em aneis de segmento :discordo::discordo::discordo: hummm...(esse é o pior tipo de disparada) Onde voce sai com a chave do carro na mao, e o desgraçado do 4D56 nao morre.... Cara esquece!!!(parece contos da cripta... é foda)
Só o cidadão sendo muito macho pra chegar perto de um motor, abrir o capo com o giro na estratosfera, barulho infernal do caralho, turbina soprando a mil, fumaça de oleo saindo por tudo que é lado (da descarga aos anti-chama, respiros do motor etc..)freio afroxando.... ixxx cara... esquece mesmo...
Na boa... Deixa quebrar tudo que é melhor, mais barato e menos perigoso...:concordo:
Carlos A. C. Azevedo
07/11/2010, 19:42
Amigo Paulo só uma pequena correção, motor diesel não tem borboleta, o unico controle é a BI mesmo... e cara, o negocio é mesmo muito feio o cara fica sem saber o que fazer e nem pra onde correr:shock:
Anthoniusnikos
07/11/2010, 20:32
Nos casos de possível disparo por entupimento da tubulação de retorno, resolveria o problema a instalação de um têe + registro + mangueira para baixo da viatura, que seria aberto para aliviar o excesso de combustível injetado.
Alguém já viu esse tipo de alívio ?
Anthon
Walter L. L. Casitta
07/11/2010, 20:51
Nos casos de possível disparo por entupimento da tubulação de retorno, resolveria o problema a instalação de um têe + registro + mangueira para baixo da viatura, que seria aberto para aliviar o excesso de combustível injetado.
Alguém já viu esse tipo de alívio ?
Anthon
Você ainda não entendeu o que causa o disparo. Ele acontece por excesso de óleo lubrificante subindo pelo respiro, que é jogado no coletor da admissão através da turbina e esse óleo passa a ser o combustível do motor.
O respiro não entope.
A contece no caso de motores que passaram da hora da retífica, que já estejam com muito desgaste nos anéis que não consegue segurar a pressão dentro dos cilindros.
Anthoniusnikos
07/11/2010, 21:16
Mas a tubulação de retorno para o tanque(que me referi) não tem nada a ver com óleo, ou vapor, que sai do respiro do motor para a turbina, certo ?
Então, essas, são duas causas diferentes que podem produzir o disparo do motor. Aliás, através do respiro do motor da minha Tratoretta manda um bocado de vapor de óleo para a turbina, já a mais de 5 anos e a turbina tem agradecido, e o motor se mantém nos rpm normais.
Parece que sem dúvidas o pior é quando a tubulação, ou furo no parafuso de retorno entope.
Além do respiro(antes da BI) que propus, também pode-se instalar uma borboleta(registro) na admissão de combustível, que pode ser fechada a alimentação, também.
Só resta saber quem faz morrer primeiro o motor: tapar a entrada de ar, ou fechar a alimentação de combustível via registros.
É só uma sugestão ! No caso da famosa engatada de 5a. e freio, salva-se o motor e moe-se a caixa !?!? :odedo:
ESSE É MAIS UM ERRO DE PROJETO, CARO PARA O BOLSO DO CONSUMIDOR, QUE VAI PARA A LISTA ! - Como se um engenheiro mecânico de grandes corporações não pudesse prever. :oops::oops::oops:
Mas, não desistam, vamos bolando adaptações !
Anthon
Walter L. L. Casitta
07/11/2010, 21:53
Mas a tubulação de retorno para o tanque(que me referi) não tem nada a ver com óleo, ou vapor, que sai do respiro do motor para a turbina, certo ?
Errado! Nada a ver com o diesel ou retorno do tanque. O disparo é causado pelo óléo que sobe no lugar de apenas vapor no respiro.
Então, essas, são duas causas diferentes que podem produzir o disparo do motor. Aliás, através do respiro do motor da minha Tratoretta manda um bocado de vapor de óleo para a turbina, já a mais de 5 anos e a turbina tem agradecido, e o motor se mantém nos rpm normais.
Esquece o diesel. O disparo é causado só pelo óleo que passa pelo respiro.
Parece que sem dúvidas o pior é quando a tubulação, ou furo no parafuso de retorno entope.
Além do respiro(antes da BI) que propus, também pode-se instalar uma borboleta(registro) na admissão de combustível, que pode ser fechada a alimentação, também.
A BI já tem essa válvula. É só desligar a chave de ignição que ela se fecha. Pra que outra? Além disso a BI tem o governador que além de regular a rotação do motor, corta a alimentação se o motor gira acima do previsto.
Só resta saber quem faz morrer primeiro o motor: tapar a entrada de ar, ou fechar a alimentação de combustível via registros.
É só uma sugestão ! No caso da famosa engatada de 5a. e freio, salva-se o motor e moe-se a caixa !?!? :odedo:
É só tira a tampa do óleo na tampa do comando de válvulas pra aliviar a pressão. Só isso.
ESSE É MAIS UM ERRO DE PROJETO, CARO PARA O BOLSO DO CONSUMIDOR, QUE VAI PARA A LISTA ! - Como se um engenheiro mecânico de grandes corporações não pudesse prever. :oops::oops::oops:
Mas, não desistam, vamos bolando adaptações !
Anthon
Nada dura pro resto da vida. Você tá ficando neurótico com o capitalismo. Deveria mudar pra China ou Cuba pra ver o que é bom pra tosse.
Paulo Ramos
08/11/2010, 08:50
Amigo Paulo só uma pequena correção, motor diesel não tem borboleta, o unico controle é a BI mesmo... e cara, o negocio é mesmo muito feio o cara fica sem saber o que fazer e nem pra onde correr:shock:
Ola Carlos.... tudo joia com o amigo!!!!:concordo::concordo:
Cara, realmente os motores diesel (grande maioria) nao tem borboleta mesmo... mas lembro que vi um MWM de uma Frontier em um desmanche (se nao me engano) com uma borboleta na admissão (nao sei se original ou adaptada)... Quando liga o carro ela abre e fica totalmente aberta... quando desliga ela fecha e praticamente impede a passagem de ar. Ela na verdade parece uma " paleta " como nos motores 2 tempos de motos..
Achei o recurso interessante... lembro que pensei em bolar um esquema na minha L200.
Outra que eu pensei, foi fazer como em caminhoes que tem um dispositivo semelhante a uma " borboleta/paleta " na saida do escape que vai " afogando " o motor com uma contra-pressão... mas vai saber né..... gambiarras e gambiarras deu no que deu....:concordo:
No fundo, o ideal é fazer o respiro retornar ao carter (como nas Ranges, F250, Hilux ) e nao ligar o mesmo na entrada da admissão para reaproveitar a queima como no 4D56... Enfim no meu ver uma " mancada" perigosa dos engenheiros da MIT....:putz:
Mas agora foi.. bola pra frente.. o pior já passou!!!!!:):)
Paulo Ramos
08/11/2010, 09:11
Errado! Nada a ver com o diesel ou retorno do tanque. O disparo é causado pelo óléo que sobe no lugar de apenas vapor no respiro.
A BI já tem essa válvula. É só desligar a chave de ignição que ela se fecha. Pra que outra? Além disso a BI tem o governador que além de regular a rotação do motor, corta a alimentação se o motor gira acima do previsto.
É só tira a tampa do óleo na tampa do comando de válvulas pra aliviar a pressão. Só isso.
Nada dura pro resto da vida. Você tá ficando neurótico com o capitalismo. Deveria mudar pra China ou Cuba pra ver o que é bom pra tosse.
Só para acrescentar.... aneis montados errados/alinhados/danificados em motores retificados tambem causam disparo de giro.... Por isso cuidado com as retificas " meia boca " que existem por ai...
Isso é serio pessoal..:shock::shock: Tem que tomar cuidado pois numa dessa alguem pode se machucar....
Tirar a tampa do oleo pode ajudar... mas cuidado!!!!:stop::stop: Nessa brincadeira queimaduras e os ferimentos na face/olhos podem ocorrer... porque o oleo sai fervendo, e o ventilador, correias etc.. esto ali girando a mil!!!
Disparo de giro é coisa seria.. deveria ter algo no manual do usuario sobre isso, e quando o motor chega no final da vida, tem que parar e fazer tudo com peças de EXCELENTE QUALIDADE e por PROFISSIONAIS COMPETENTES.... Uma mão, rosto, face perfeitos e até a sua vida valem bem mais que um motor diesel!!!:concordo::concordo: (por isso minha dica, deixa quebrar tudo, depois com o motor " APAGADO " veja o que dá para salvar).
Pessoal são apenas dicas... cada um segue o que julgar coerente ok:concordo:
Marcelo-HPE
08/11/2010, 20:37
Walter, quanto ao governador da B.I ele usa os dados da central do motor , ou apenas os dados do sensor de rotação , vc saberia dizer quais os dados que o governador usa para atuar a B.I ??
abs
Walter L. L. Casitta
08/11/2010, 21:19
Walter, quanto ao governador da B.I ele usa os dados da central do motor , ou apenas os dados do sensor de rotação , vc saberia dizer quais os dados que o governador usa para atuar a B.I ??
abs
Isso é usado em BI mecânicas. Eu não sei como ele funciona atualmente, mas nas BIs antigas ele funcionava com contrapesos e usava a força centrifuga. Nessas BIs modernas existe o mecanismo de cutoff que corta o diesel sempre que o motor gira acima da marcha lenta sem que haja pressão no acelerador...
Carlos A. C. Azevedo
08/11/2010, 21:44
Amigo Marcelo, sim o gerenciador utiliza essas informações desses sensores e ainda mais as informações gravadas na ECU que fica em cima do prorio gerenciador, fazendo assim o controle da abertura.
E o que libera ou não a passagem do diesel, é um eletroimã que vai variando a capacidade de abertura dependendo dessas informações, da ECU e ainda mais do sensor do pedal do acelerador.:pipoca:
Anthoniusnikos
09/11/2010, 03:22
"Motor disparando a 5.000 rpm ? - Fique olhando até que ele estraçalhe !!!
Os projetistas não pensaram em como fazê-los parar. :parede:
Casitta, pelo que venho postando, seria mais razoável ou menos emocional, da sua parte, que me mandasse morar nos EUA, uma vez que lá existe qualquer tipo de peça a preços infinitamente menores que aqui no país das e dos bananas, submissos ao capitalismo selvagem norte-americano e de outras multinacionais(culpa de nosso atraso e dos submisso que só aprenderam a andar de quatro !!!).
Quem ganha muito com isso ? Os mercenários: maioria, donos de Revendedoras Autorizadas; a maioria dos proprietários de Auto Peças e; a maioria esmagadora dos mercenários MEXÂNICOS mal formados e OFINAS MEXÂNICAS. :discordo:
Se você se encaixar em alguma dessas categorias, não posso me desculpar, porque não gosto de mercenários. :concordo:
Já leu este post, Ô Sabicha !: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=82074
Camarada ! Um pouco mais de respeito e educação vai te fazer uma pessoa melhor. :pensativo:
Vida Longa pra Dilma Yourself ! :mrgreen:
Anthon
Walter L. L. Casitta
09/11/2010, 07:55
Por a caso eu estive comentando com um meca que presenciou o problema da disparada em duas oportunidades. Ele trabalha com muitas L200, mas as vezes que ele viu acontecer foram num S10 e num Land Rover. Ambas com motor 2.5 HSD.
Segundo ele, matou o motor engatando a quinta marcha mesmo. Quando perguntei se isso não era perigoso para a caixa e a embreagem, ele respondeu que no caso de pelo menos não. Que os motores a pesar de estar em pleno giro (eles não sobe dizer a que rotação exatamente) não deveriam estar girando a plena carga, então provavelmente por isso foi fácil de matar com a câmbio.
Paulo Ramos
09/11/2010, 09:12
Por a caso eu estive comentando com um meca que presenciou o problema da disparada em duas oportunidades. Ele trabalha com muitas L200, mas as vezes que ele viu acontecer foram num S10 e num Land Rover. Ambas com motor 2.5 HSD.
Segundo ele, matou o motor engatando a quinta marcha mesmo. Quando perguntei se isso não era perigoso para a caixa e a embreagem, ele respondeu que no caso de pelo menos não. Que os motores a pesar de estar em pleno giro (eles não sobe dizer a que rotação exatamente) não deveriam estar girando a plena carga, então provavelmente por isso foi fácil de matar com a câmbio.
Walter...
Eu pessoalmente nao arriscaria....
Se nao degolar na hora, vai delogar o eixo piloto depois... é duas disparadas para voce sair com a peça na mao( ou vai quebrar no uso...)
Vale lembrar que quando o motor dispara, nao tem redline etc. etc... o limite é o CEU é quanto oleo o motor puder puxar...
Na L200 quadrada quando dispara as correias dos balanceadores de massa sao as primeiras a ir para o espeto (nao suportam tanto giro) e depois quebra os mancais do cabeçote fazendo algumas valvulas enforcarem... se o motor nao morrer nessa hora é só esperar moer tudo e o oleo acabar... dai nessa as bronzinas pedem demissão pois a pressao de oleo é insuficiente para irrigar o motor....
Em suma um belo estrago.. se nao for o eixo piloto da caixa para o vinagre voce esta no lucro.. senao pode abrir a caixa.
danielgleizer
09/11/2010, 17:36
EU ja matei o motor da minha ex l200 duas vezes jogando quinta e pisando no freio , ela disparada no talo!! Nao aconteceu nada com o cambio , sorte?? nao sei!! E o desespero???
Edintruder
09/11/2010, 17:59
Mas é preferível quebrar o eixo piloto do que ver o volante do motor atravessando a lataria da cabine...
O maior risco de um disparo de rpm é justamente o volante do motor e platô que correm o risco de se partir aos pedaços. É coisa muito feia mesmo. Isso é comum em motores Cummins nos Volksvagem e Ford Cargo numa errada de marcha por exemplo. O motor aguenta legal o rpm, mas a o stress no volante pode ser mortal.
Nesse caso é SEMPRE 5a marcha e pé firme no freio mesmo.
Paulo Ramos
09/11/2010, 22:07
Mas é preferível quebrar o eixo piloto do que ver o volante do motor atravessando a lataria da cabine...
O maior risco de um disparo de rpm é justamente o volante do motor e platô que correm o risco de se partir aos pedaços. É coisa muito feia mesmo. Isso é comum em motores Cummins nos Volksvagem e Ford Cargo numa errada de marcha por exemplo. O motor aguenta legal o rpm, mas a o stress no volante pode ser mortal.
Nesse caso é SEMPRE 5a marcha e pé firme no freio mesmo.
:shock::shock::shock::shock:
:shock::shock::shock::shock:
To de cara...
Essa maldição de disparo de giro de motor diesel é uma praga que afeta todos :mrgreen::mrgreen::mrgreen: (picapes, camionetes, caminhoes, etc etc. etc... enfim tudo que use oleo diesel como combustivel) :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:
Pensa o cara levar um pedaço do volante de um motor Cummins no lombo.... Cara, Essa deve doer mesmo....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tá loco.. que projeto maldito de motor é esse...:shock::shock::shock:
Anthoniusnikos
10/11/2010, 23:34
Um pouco pior que o da correia dentada !
Anthon
eduhensan
11/11/2010, 17:28
Conversei com o mecânico novamente e ele me disse que essa bomba mista da minha L200 usa o próprio Diesel para lubrificar os rotores e partes internas. Então ele me disse para colocar, de vez em qndo, óleo 2 tempos junto com o combustível para ajudar na lubrificação. Isso procede?
Carlos A. C. Azevedo
11/11/2010, 21:02
Todas a bombas injetoras são lubrificadas com o proprio diesel, bem alguns usam e nunca tiveram problema, outros também não usam e nunca tiveram problema...
Walter L. L. Casitta
11/11/2010, 21:15
Conversei com o mecânico novamente e ele me disse que essa bomba mista da minha L200 usa o próprio Diesel para lubrificar os rotores e partes internas. Então ele me disse para colocar, de vez em qndo, óleo 2 tempos junto com o combustível para ajudar na lubrificação. Isso procede?
Se fosse necessário a recomendação viria no manual do proprietário. Melhor guardar o que gastaria como com o óleo 2T pra reformar a bomba no futuro...
Anthoniusnikos
11/11/2010, 21:24
Edú, já a mais de 5 anos que venho colocando 1/2 ou até 1 litro de óleo 15W40(motor diesel) ou 1/2 de óleo 2T, e tenho percebido que o motor da Tratoretta 2.5 L-diesel - 2000 está super redondo(recomendação do tio Edin quando iniciei no fórum). Podes crer que compensa o gasto para manter a saúde do motor. E se os bicos estiverem bem regulados, nem fumaça sai do escape. O diesel não é tão viscoso, portanto, tão lubrificante quanto ao de motor junto. :concordo:
Anthon
Paulo Ramos
12/11/2010, 09:15
Se fosse necessário a recomendação viria no manual do proprietário. Melhor guardar o que gastaria como com o óleo 2T pra reformar a bomba no futuro...
Pessoal, eu coloco geralmente a cada 2 ou 3 tanques uns 5 litros de querosene... ajuda dar uma limpada :dance::dance::dance:
Outra questão, nunca deixo o carro chegar no vermelho na reserva... quando já esta com 1/4 de tanque já abasteço... mas isso porque eu gasto 2 tanques por semana....:cool::cool::cool: (900Km por semana).
nivamarelo
17/02/2011, 14:43
Camaradas, Tenho uma L200 e ontem, pela 2ª vez o motor disparou até o ultimo digito do contagiro. Estava parado com motor funcionando na lenta e derrepente o motor do nada acelerou até o final, saindo um tucho de fumaça pela descarga e cacando todo o motor de óleo pelo suspiro. Este epsódio ja aconteceu a 2 anos atrás. Tirei a chave da ignição e o mesmo continuou acelerado. Depois que o motor apagou, fui ver os estrago. Abri o capo e o motor estava todo sujo de óleo. A rua sumiu por alguns segundos por conta da fumaça. Liguei o carro e sai normal. Como cuspiu bastante óleo pela descaarga, quando acelerava a fumaça era bastante visivel. Depois de una 20 Km, voltou ao normal. Tive que completar 1,2 litros de óleo de motor.
Alguem já passou por isto. Saberia me explicar o que está acontecendo.
Minha L200 é uma GLS ano 2004.
Agradeço o retorno.
Roberto
Marcelo-HPE
17/02/2011, 14:54
Pode ser a turbina perdendo o óleo dos mancais e mandando pra dentro do motor.
Se motor já devia estar baixando óleo. se não pode ser a bomba injetora.
Imperador!
17/02/2011, 15:47
Camaradas, Tenho uma L200 e ontem, pela 2ª vez o motor disparou até o ultimo digito do contagiro. Estava parado com motor funcionando na lenta e derrepente o motor do nada acelerou até o final, saindo um tucho de fumaça pela descarga e cacando todo o motor de óleo pelo suspiro. Este epsódio ja aconteceu a 2 anos atrás. Tirei a chave da ignição e o mesmo continuou acelerado. Depois que o motor apagou, fui ver os estrago. Abri o capo e o motor estava todo sujo de óleo. A rua sumiu por alguns segundos por conta da fumaça. Liguei o carro e sai normal. Como cuspiu bastante óleo pela descaarga, quando acelerava a fumaça era bastante visivel. Depois de una 20 Km, voltou ao normal. Tive que completar 1,2 litros de óleo de motor.
Alguem já passou por isto. Saberia me explicar o que está acontecendo.
Minha L200 é uma GLS ano 2004.
Agradeço o retorno.
Roberto
Seu problema é conhecido aqui no fórum.
Surgiro uma pesquisa no fórum Mitsubishi e a leitura desse tópico específico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37659&highlight=l200+disparando
Carlos A. C. Azevedo
17/02/2011, 23:17
:shock::shock::shock::shock: olha, será mesmo que se fosse alimentação por óleo lubrificante, ele teria ligado o motor normalmente apos uma cena dessa?????????? isso é a bomba injetora, talvez com o retorno parcialmente entupido o algo do genero..:shock::shock::shock::shock:
Walter L. L. Casitta
18/02/2011, 07:31
Bomba injetora não faz isso de jeito nenhum. Fosse a BI, responderia ao desligamento da ignição...
Imperador!
18/02/2011, 09:55
Bomba injetora não faz isso de jeito nenhum. Fosse a BI, responderia ao desligamento da ignição...
Exaustamente!
É bom ele mandar olhar isso logo... quem sabe na próxima vez que disparar, o motor vai direto pra retífica.
Walter L. L. Casitta
18/02/2011, 10:52
Exaustamente!
É bom ele mandar olhar isso logo... quem sabe na próxima vez que disparar, o motor vai direto pra retífica.
Quando da disparando assim é que já passou da hora de ir pra retífica.:mrgreen:
Edintruder
18/02/2011, 14:15
Ou pelo menos já passou da troca da turbina.
SAPO-BOMBA
18/02/2011, 19:28
Eu discordo. Nos Troller 2.8 modificados que eu acompanhava as modificações, se a bomba ficasse com débito muito alto, o carro começava a acelerar do nada sozinho e não desligava nem a pau.
Tanto é que eu estava dentro de um desses enquanto o mecânico ajustava e na hora que começou a acelerar, fechei a chave e não aconteceu absolutamente nada!
Aí o cara gritou pra eu engatar a 5ª marcha, botar o pé no freio e fazer o carro estancar.
Carlos A. C. Azevedo
18/02/2011, 22:41
Rapaiz, se fosse alimentação de óleo o cara nunca ia poder sair dirigindo o carro normalmente o motor e SÓ COMPLETAR 1,2 litros de óleo.
E olha a bomba injetora faz isso sim, pode até não acreditar... mas eu já passei por uma dessa e olha, quando batia os 5000 rpm e desligava a chave o motor chegava a demorar mais de 40 segundos pra parar e a fumaceira desgraçada pela descarga...:-x
Imperador!
19/02/2011, 20:16
Rapaiz, se fosse alimentação de óleo o cara nunca ia poder sair dirigindo o carro normalmente o motor e SÓ COMPLETAR 1,2 litros de óleo.
E olha a bomba injetora faz isso sim, pode até não acreditar... mas eu já passei por uma dessa e olha, quando batia os 5000 rpm e desligava a chave o motor chegava a demorar mais de 40 segundos pra parar e a fumaceira desgraçada pela descarga...:-x
Deve dar um pânico na hora viu... desejo isso pra ninguém.
Carlos A. C. Azevedo
19/02/2011, 20:47
Deve dar um pânico na hora viu... desejo isso pra ninguém.
Rapaiz, pode acreditar, é uma coisa quase indescritivel...:shock::shock::shock:. Graças a Deus que no meu caso, o motor respondia a chave e pude desliga - lo.:eek:
TCHEIGOR
20/02/2011, 20:07
medo!
alguém teve notícia de acontecer isso no 3L das hilux??
ou só em motor turbinado mesmo?
tá loco imagino o pavor...e ainda o risco!
wm.junior
02/12/2013, 22:05
Caro amigos, esta semana tive o mesmo problema com a minha L200, motor disparou, fumaceando muito, hora pegava sem problemas hora não acelerava e muita fumaça, muitos diagnósticos errados, como bomba de injeção, turbina e outros. Me indicaram um mecânico muito honesto e que trabalhou em uma concessionária Mit , minha L200 chegou em cima do guincho para o meu espanto ele desconectou o modulo HPE e ela pegou sem nenhum problema. Houve uma regulagem, nada mais que 1 hora. Para quem estiver com o mesmo problema aqui esta a dicas, muito obrigado.
DESONERADO
03/12/2013, 00:10
Caro amigos, esta semana tive o mesmo problema com a minha L200, motor disparou, fumaceando muito, hora pegava sem problemas hora não acelerava e muita fumaça, muitos diagnósticos errados, como bomba de injeção, turbina e outros. Me indicaram um mecânico muito honesto e que trabalhou em uma concessionária Mit , minha L200 chegou em cima do guincho para o meu espanto ele desconectou o modulo HPE e ela pegou sem nenhum problema. Houve uma regulagem, nada mais que 1 hora. Para quem estiver com o mesmo problema aqui esta a dicas, muito obrigado.
Excelente relato, mecânico honesto é outra coisa... e raríssimo.
maycon morais
12/09/2014, 19:45
amigos tenho uma L200 2010 e foi trocado os bicos injetores porque o motor estava disparando mas mesmo ao trocar os bicos fui ligar o veiculo e o mesmo assim que liga o giro sobe até 5000 rpm e fumaça muito uma fumaça meio cinza e o giro não abaixa nem a fumaça para, o mecânico limpou o sistema de ar inteiro porque estava vazando diesel e misturando com o óleo sendo assim o nível de óleo subiu muito e vazou para a turbina mas agora esta acontecendo isso após a troca dos bicos o motor dispara ao ligar e sai muita fumaça dos escapamento além também de fazer muito barulho como se fosse batendo válvulas alguém pode me ajudar e me dar uma opinião do que fazer pra diagnosticar o problema?
Pequeno jr
12/09/2014, 22:10
amigos tenho uma L200 2010 e foi trocado os bicos injetores porque o motor estava disparando mas mesmo ao trocar os bicos fui ligar o veiculo e o mesmo assim que liga o giro sobe até 5000 rpm e fumaça muito uma fumaça meio cinza e o giro não abaixa nem a fumaça para, o mecânico limpou o sistema de ar inteiro porque estava vazando diesel e misturando com o óleo sendo assim o nível de óleo subiu muito e vazou para a turbina mas agora esta acontecendo isso após a troca dos bicos o motor dispara ao ligar e sai muita fumaça dos escapamento além também de fazer muito barulho como se fosse batendo válvulas alguém pode me ajudar e me dar uma opinião do que fazer pra diagnosticar o problema?
Tu já desligou o Módulo HPE? (você não disse qual modelo da sua, estou só tentando ver se já fez esse procedimento)
verificou todas as tubulações para ver se estão corretas? Será que "alguém" não trocou algo das tubulações oleo / turbina?
Antes da troca dos bicos, houve alguma manutenção na sua viatura? Se sim, qual?
SAPO-BOMBA
13/09/2014, 01:03
Depois desse relato, só posso dizer o seguinte: Troque de mecânico.
valeu
Eduardo minha L-200 , ano 2007, outdoor automatica está apresentando o mesmo problema que você mencionou. Quando ligo ela dispara de uma vez, tenho que desligar rapidamente, pois parece que vai explodir de tanto que acelera sozinha.
Te pergunto onde fica essa VÁLVULA DE RETORNO DA BOMBA INJETORA?
Agradeço se puder me ajudar.
Eduhensan, boa noite!
A minha L-200, outdoor HPE 07/07 tá com o mesmo problema.
Era a tal valvula de retorno? Onde fica essa valvula?
Agradeço desde já.
Edintruder
14/09/2015, 23:09
Kelinho, olha atrás da bomba um tubo que se encontra com os 4 bicos injetores e retorna para o tanque. Tens que tirar esse tubo da bomba injetora e dá um jato de ar comprimido para dentro para empurrar qualquer coisa para o tanque.
Outra coisa, como ela dispara ao ligar e comanda o desligar da chave, esse caso é queima de diesel, e ao de lubrificante, dessa forma descarta qualquer problema de motor ou turbina. Se houvesse algo assim o motor não desligaria na chave.
Walter da Camper
14/09/2015, 23:35
Se não for entupimento no retorno, as HPE tem uma regulagem que consiste em movimentar para frente ou para trás a tampa da bomba onde fica o gerenciador eletrônico.
A regulagem é coisa de décimos de milimetro, se mover para a frente o motor não liga, se for tudo para trás liga com a aceleração máxima. Tem que soltar os 4 parafusos de fenda e encontrar a posição intermediária em que o funcionamento fica normal.
cbarboza
29/12/2015, 13:44
Pessoal boa tarde, preciso da ajuda da galera. Minha L200 Triton (2010) na semana passada começou a "morrer" quando acelerava, levei ao mecanico que passou o scanner e identificou o famoso P0089 (valvula de pressao de alta). Quando ele abriu ela estava aparentemente travada. Aproveitei e pedi que fizesse a limpeza da EGR, da tubulação que passa pra ela e trocar todos os filtros e oleo do motor. Ele retirou a valvula fez uma limpeza e ela voltou a funcionar por algumas horas, apresentando o mesmo problema, entao decidimos trocar a valvula por uma nova (1.200,00). Após trocada a valvula nova ela começou a disparar. Verifiquei o oleo do motor e ele esta absurdamente acima do limite. Ela esta com 135.000, é minha desde zero e foram feitas as revisões em CM até os 50.000KM. Antes dessa pane, ela algumas vezes apresentou uma falha de aceleração em 2 ou 3 vezes, e saindo forte fumaça, e isso só quando ficava muito tempo andando em baixa rotação.
VM.junior, se puder passar o endereço e tel do mecanico, eu agradeço
Abraços, Feliz Ano Novo a todos.
mfdomingues
31/12/2015, 11:33
Pessoal boa tarde, preciso da ajuda da galera. Minha L200 Triton (2010) na semana passada começou a "morrer" quando acelerava, levei ao mecanico que passou o scanner e identificou o famoso P0089 (valvula de pressao de alta). Quando ele abriu ela estava aparentemente travada. Aproveitei e pedi que fizesse a limpeza da EGR, da tubulação que passa pra ela e trocar todos os filtros e oleo do motor. Ele retirou a valvula fez uma limpeza e ela voltou a funcionar por algumas horas, apresentando o mesmo problema, entao decidimos trocar a valvula por uma nova (1.200,00). Após trocada a valvula nova ela começou a disparar. Verifiquei o oleo do motor e ele esta absurdamente acima do limite. Ela esta com 135.000, é minha desde zero e foram feitas as revisões em CM até os 50.000KM. Antes dessa pane, ela algumas vezes apresentou uma falha de aceleração em 2 ou 3 vezes, e saindo forte fumaça, e isso só quando ficava muito tempo andando em baixa rotação.
VM.junior, se puder passar o endereço e tel do mecanico, eu agradeço
Abraços, Feliz Ano Novo a todos.
Barboza, o óleo está acima do limite máximo porque foi completado? Retirou o excesso e mesmo assim ela continuou a disparar?
Cara, vi isto acontecer uma vez, não era com uma Mit e sim com uma SPTG antiga que estava há muito tempo parada na oficina, o óleo também estava em excesso porque o antigo dono (como disse estava parada por mais de 6 meses) tirou a vareta e viu que estava baixo e jogou óleo para dentro do motor, fato que o óleo não estava baixo, mas com o tempo parado ele foi todo para o fundo do carter. Quando deu a partida a turbina que estava com um pouco de folga no eixo pegou o excesso de óleo e jogou para admissão do carro fazendo o motor disparar a 5.000 rpm, cara foi um fua na oficina, fumaça de mais e o motor começou a aquecer e muito (lembro de ver a turbina ficar incandescente) o meca correu e tapou a entrada de ar e ela morreu (nesta hora eu estava do outro lado da rua com o dono da SPTG pensando em uma boa retifica).
Enfim, se o óleo do motor for jogado na admissão ele queima igual ao diesel e sem controle até ele secar, até morrer na marcha ou faltar ar. Mas como você também disse que ela esta falhando a aceleração em baixa pode ser que seja algo na sua BI (ai não sei lhe dizer porque sua BI é eletrônica e eu não conheço nada)
Galera, fato me ocorreu semana passada, cheguei no trabalho e ao desligar minha pajero sport 2.5 at, notei que deu uma acelerada rapida. E parou. Ok, ai de tarde fui sair de novo e ao desligar retirei a chave e ela acelerou sozinha uns 4 segundos e saiu muita fumaça branca. Liguei para o guincho e rebocamos ate mecanico próximo, passamos scanner acusou codigo 12 pressao turbo e 11 sensor do pedal do acelerador. Retiramos a mangueira para verificar se estava jogando oleo para turbina, estava normal um pouco de oleo mas nada em excesso.. ligamos ela pegou normal fizemos uns testes acelerando e volta na quadras tudo.. nao ocorreu nada. Apos voltei com ela para o trabalho, umas horas depois fui dar umas voltas e desliguei tudo ok, e mais tarde quando cheguei em casa apos um trajeto um pouco mais longo, desliguei rapido a chave e acelerou um pouco e tambem notei pouco de fumaca de oleo. Mas coisa pouca. Dai nao liguei mais ela e estou preocupado se ligo ou se guincho. Medi o nivel de oleo estava tudo certo, achei meio baixo até talvez por ter queimado.. Mas pouca coisa. Levarei para mecanica autorizada semana que vem mas meu medo é ao desligar novamente..
mfdomingues
26/12/2017, 13:15
Galera, fato me ocorreu semana passada, cheguei no trabalho e ao desligar minha pajero sport 2.5 at, notei que deu uma acelerada rapida. E parou. Ok, ai de tarde fui sair de novo e ao desligar retirei a chave e ela acelerou sozinha uns 4 segundos e saiu muita fumaça branca. Liguei para o guincho e rebocamos ate mecanico próximo, passamos scanner acusou codigo 12 pressao turbo e 11 sensor do pedal do acelerador. Retiramos a mangueira para verificar se estava jogando oleo para turbina, estava normal um pouco de oleo mas nada em excesso.. ligamos ela pegou normal fizemos uns testes acelerando e volta na quadras tudo.. nao ocorreu nada. Apos voltei com ela para o trabalho, umas horas depois fui dar umas voltas e desliguei tudo ok, e mais tarde quando cheguei em casa apos um trajeto um pouco mais longo, desliguei rapido a chave e acelerou um pouco e tambem notei pouco de fumaca de oleo. Mas coisa pouca. Dai nao liguei mais ela e estou preocupado se ligo ou se guincho. Medi o nivel de oleo estava tudo certo, achei meio baixo até talvez por ter queimado.. Mas pouca coisa. Levarei para mecanica autorizada semana que vem mas meu medo é ao desligar novamente..
Quando desmontou a turbina chegou a olhar a admissão?
Se ela estiver limpa pode ser alguma outra coisa, por exemplo um sensor e não o motor disparando propriamente dito.
fabiomrks
20/08/2021, 16:00
Pessoal do forum sou novato na área mas tenho acompanhado as respostas, na verdade hoje eu que preciso de uma ajuda/dica...
minha Pajero Sport 2.5 HPE (2008) do nada estes dias resolveu "disparar" o motor, mas é possível cortar na chave (quase caguei nas calças kkkkk pensei que ia estourar o motor)...
Em fim guinchei ela e levei no bombista...
1. Tirou bomba do carro fez testes na bancada e o GE acelera e desacelera normalmente
2.Checou válvula de retorno (não estava obstruída)
3.Passou o scanner e acusou "sensor de rotação"
4.Ele testou com a "fonte" pelo que entendi isto faz isolar módulo comando de pedal e etc e ainda assim dispara.
5.Testou com outro GE e ainda assim dispara.
Alguém já ficou louco assim? Será que o dito cujo do sensor de rotação pode fazer isto?
Abraço e obrigado!
Walter da Camper
22/08/2021, 10:16
Pessoal do forum sou novato na área mas tenho acompanhado as respostas, na verdade hoje eu que preciso de uma ajuda/dica...
minha Pajero Sport 2.5 HPE (2008) do nada estes dias resolveu "disparar" o motor, mas é possível cortar na chave (quase caguei nas calças kkkkk pensei que ia estourar o motor)...
Em fim guinchei ela e levei no bombista...
1. Tirou bomba do carro fez testes na bancada e o GE acelera e desacelera normalmente
2.Checou válvula de retorno (não estava obstruída)
3.Passou o scanner e acusou "sensor de rotação"
4.Ele testou com a "fonte" pelo que entendi isto faz isolar módulo comando de pedal e etc e ainda assim dispara.
5.Testou com outro GE e ainda assim dispara.
Alguém já ficou louco assim? Será que o dito cujo do sensor de rotação pode fazer isto?
Abraço e obrigado!
É bem possível que seja o sensor de rotação, ou seu chicote. Se o sensor falha (ou dá mal contato), deixando de emitir alguns pulsos, o módulo entende que a rotação está baixa e aciona o GE para acelerar.
fabiomrks
23/08/2021, 09:44
Bom dia Walter!
Excelente! Muito agradecido pela dica! Pedi para o mecânico trocar justamente o sensor pq a GE é uma facada cega né... eu ia chegar nela mas aos poucos hehehehe... inclusive pessoal achei um cabra em sampa que recupera GE chama ART Diesel... fica R$350 + frete melhor que R$2500 né. Vou passando feedback pra vocês!
Grande abraço!
fabiomrks
25/08/2021, 16:58
É bem possível que seja o sensor de rotação, ou seu chicote. Se o sensor falha (ou dá mal contato), deixando de emitir alguns pulsos, o módulo entende que a rotação está baixa e aciona o GE para acelerar.
Walter, na mosca bicho! Mecânico trocou o sensor de RPM e claro tinhas mais um detalhe... o módulo HPE deve ter pego "de alguma forma" umidade e oxidou também os conectores da porta 22 que vai pra ECU e tava dando ruim na lenta... passamos limpa contato e por enquanto tirei o HPE fora e vou limpa-lo com calma, o bombista ainda teve que acertar um pouco por que ela não tava querendo acelerar ou tava fraca, nesse caso era a posição da GE. Novamente agradeço sua ajuda essas dicas são valiosas!
Abraço a todos!