Ver Versão Completa : como aumentar a pressão da turbina de geometria variavel da ranger 2,8
wilson roberto
26/02/2008, 14:05
pessoal alguem poderia me ajudar como se aumenta a pressão da turbina de geometria
da ranger obrigado
Walter L. L. Casitta
26/02/2008, 15:08
pessoal alguem poderia me ajudar como se aumenta a pressão da turbina de geometria
da ranger obrigado
Procura nas mensagens do emerson_dicke (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3183)l (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3183) que segundo ele encontrou uma boa solução...
wilson roberto
28/02/2008, 07:36
obrigado walter mas aquele esquema da esfera não é o que procuro sei que ela tem 2 regulagens uma é a wast gate que quanto mais vc fecha mais aumenta a pressão , a outra se não me engano é aquele parafuso de fenda que regula a abertura das palhetas é esse parafuso que estou em dúvida quanto a regulagem como faz pois a turbina esta com a regulagem original (1,2 bar) gostaria de aumentar a pressão para 1,5 bar e tambem fazer as palhetas abrirem um pouco antes que o normal ja vi mas não me lembro teve um membro que regulou o turbo dele e postou isso no forum aguardo respostas abraços wilson
Edintruder
28/02/2008, 11:09
A tua é 2.8? Se for, basta abrir a Bomba em pelo menos uma volta que a pressão máxima vai subir pois o fluxo de gases aumenta muito e a turbina não consegue manter a poressão correta com um volume maior de gases. A turbina é escalonada levando em consideração a cilindrada e o volume de saída e entrada dos gases nos parâmetros originais.
O pessoal aqui tem aumentado a pressão via wast gate. Penso fazer o mesmo e levá-la até 1,6 bar, mas estou um pouco temeroso de mexer, pois não sei que conseqüências tal aumento poderá trazer. Alguém já teve problemas com esse upgrade? O consumo de diesel aumenta? Abraços a todos!
Walter L. L. Casitta
28/02/2008, 21:48
O pessoal aqui tem aumentado a pressão via wast gate. Penso fazer o mesmo e levá-la até 1,6 bar, mas estou um pouco temeroso de mexer, pois não sei que conseqüências tal aumento poderá trazer. Alguém já teve problemas com esse upgrade? O consumo de diesel aumenta? Abraços a todos!
Que wastegate? A turbina não é TGV?
AlbertoSato
29/02/2008, 00:15
Olá pessoal...!Wilson, tenho uma 2.8...,se sua turbina for TGV, realmente ela tem duas regulagens.Uma é pela valvula q n é waste gate, q monitora a abertura das palhetas...,q tem o funcionamento parecido com a WG, vc pode apertar o parafuso da valvula e assim retardar o fluxo dos gases fazendo com q aumente a pressão.Mas, deve notar q prejudicarar seu motor em altas rotações,acima de 3000rpm por exemplo,atingirar velocidades de cruzeiro normalmente,120,130,140,mais o carro ficará "amarado" acima dessa velocidade pois fazendo isso diminuirá o fluxo na turbina e os gases não sairam com tanta facilidade.
A outra regulagem eh num parafuso q serve como esbarro.É ele q deixa as palhetas na regulagem máxima, ou seja, o mais fechado possivel.Nessa posição a turbina fica no seu menor tamanho!!!!!Vc pode encurta-lo fazendo assim com q a turbina fique menor ainda, dando maior saida ao carro e facilitando seu enchimento!
P.S.:NAO ENCURTE MUITO,POIS PODE VEDAR AS PALHETAS OBSTRUINDO A SAIDA DOS GASES DE ESCAPE.
CONSELHO:ENCURTE 1 VOLTA NO PARAFUSO...,AUMENTE UM POUCO O DEBITO NA BOMBA E DEIXE A VALVULA COMO ESTÁ!!!!! Assim seu carro arrancara como um carro pequeno e nao prejudicara em altas rotações!
Edintruder
29/02/2008, 00:28
A TGV não dá para regular a pressão máxima da mesma forma que a WG, só aumentando o débito na bomba já altera a pressão final sem desregular toda a turbina, podendo ser facilmente desfeito.
AlbertoSato
29/02/2008, 00:48
Edin...,me corrija...,numa TGV, se vc apertar o parafuso da valvula ela aumentará a pressão pois fará com que retarde a abertura das palhetas certo?Então ha uma pressao máxima e ha como altera-la!!!Como ja fiz no meu carro, pressão original 1,2,quando apertei a valvula ela ficou com 1,4;mais um pouco mais lenta para chegar apartir de 3000 aos 4000rpm!!!!
murilloaquino
29/02/2008, 14:30
Na minha opiniao, abre so a bomba e seja feliz...a turbina TGV ja regula a pressao e a vazao de gases tanto em alta com em baixa....mais combustivel e deixa q a turbina trabalhe sozinha....
Edintruder
29/02/2008, 14:57
Edin...,me corrija...,numa TGV, se vc apertar o parafuso da valvula ela aumentará a pressão pois fará com que retarde a abertura das palhetas certo?Então ha uma pressao máxima e ha como altera-la!!!Como ja fiz no meu carro, pressão original 1,2,quando apertei a valvula ela ficou com 1,4;mais um pouco mais lenta para chegar apartir de 3000 aos 4000rpm!!!!
Alberto, a diferença de mexer na regulagem da TGV é que a LDA irá responder antes da rpm normal justamente pois terá um atraso na abertura das palhetas, fazendo exatamente o mesmo efeito do aumento do débito na bomba. Porém em alta vai parar de responder mais cedo reduzindo toda a curva de torque, o que mais uma vez não ocorre se mexer exclusivamente na Bomba Injetora.
AlbertoSato
01/03/2008, 00:42
Eh...,correto, de um certo modo aumentar apenas o débito da bomba eh uma boa solução e apertar a valvula da turbina realmente deixa o carro mais lento em altas rotacões, como ja havia falado antes!!!
Abraços.
Alberto, eu próprio já desmontei esse TGV umas 8 a 10 vezes por causa de um assovio NORMAL!! Realmente a minha burrice não me deixa lembrar desse parafuso de esbarro que vc fala...será um na parte fria que segura a abertura das palhetas bem perto do turbo mesmo? Na verdade é um mecanismo só...o mecanismo faz uma resistência ao fechamento das palhetas.....sim, por que no repouso todas elas estão abertas ao máximo(a não ser pelo esbarro) e depois vão se fechando com o aumento da pressão....se a gente regula e aumenta a resistência e não deixa ela fechar ganhamos em baixa e perdemos em alta....não é??
e aonde fica o esbarro? Acho que nunca mexi no meu porque ele ficava topado na máxima abertura das palhetas....acho
DieselPower
02/03/2008, 21:00
Como o Murillo e o Edin já citaram anteriormente, o aumento do débito da bomba "COM CERTEZA" deixará a camionete muito mais esperta, e irá atender a sua espectativa.
Na minha opinião, não devemos nos meter nesta parte de regulagens de itens muito complexos, como a TGV, afinal, os engenheiros já encontraram a equação correta entre pressão em baixa e alta rotação, e a ideal é a original.
Mande mais "comida" para o motor e seja feliz!
Abraço.
wilson roberto
04/03/2008, 17:10
oi alberto obrigado esse parafuso é um como se fosse alen que serve de batente acho que entendi vou fechar ele 1 volta pra ver pois nao posso mais aumentar o débito da bomba essa minha camionete é uma 2.5 e coloquei uma tgv da 2.8 nela ficou simplesmente maravilhosa só preciso que ela encha um pouquinho mais rápido só um pouquinho muito obrigado pela ajuda vou tentar depois te conto wilson
AlbertoSato
04/03/2008, 20:04
Blz galera? Realmente, aumentar o débito da bomba nesses casos acho eu ser a melhor solução ou mesmo a troca dos bicos, os bicos do Rasch paressem ser uma ótima opção!
Wilson, vc esta certo, o parafuso eh esse mesmo, um bem pequeno alen nas duas pontas com uma polca o travando.
Agora vc tem que ter atenção, ele eh alen nas duas pontas se vc olhar na posição que a turbina fica no carro, vc deve folgar a polca q o prende e FOLGAR esse parafuso para q as palhetas se fechem um pouco mais,cuidado tem q ser pouco mesmo, pq ai vc vai esta diminuindo ainda mais o tamanho da turbina qnd ela estiver em seu menor tamanho e melhor ainda,sem alterar a abertura das palhetas pois não alterará a valvula.
Por exemplo, qnd for sair em seu carro,as palhetas estarão mais fechadas,então a trubina atingirá determinada velocidade de rotação mais rapida melhorando a saida do carro,sem prejudicar a alta ou LDA pois não esta retardando nada,as palhetas se movimentaram normalmente como sempre!!!!
PS: pq não da p aumentar seu débito?
Galera, alguem sabe retirar akele anel de metal que fica no parafuso do débito da bomba?
Tá esqusito. A regulagem tem uma haste com rosca que vai da valvula (tamborzinho) até uma alavanca. Tem um outro parafuso(esbarro) que barra a alavanca para ela não fechar muito as palhetas. A haste tem uma porca que vc roda com os dedos e que é presa por uma porca normal 10mm. Se vc aperta a haste, deixa ela mais tensa, as palhetas demoram mais a se fecharem, sim, porque no repouso elas estão todas abertas e o turbo está maior, por isso o torque em baixa. Quando vc acelera, a válvula vai fechando as palhetas aos poucos e assim o turbo vai ganhando rotação e tentando manter a mesma pressão. O meu está com a máxima em 1,3bar . Queria colocar uns 1,5 só que quanto mais vc força a palheta aberta fica mais difícil dele rodar rápido e fica uma assovio danado(tem gente que gosta)...e aí, o que fazer?
E outra...não é fácil mexer nessa regulagem , pelo menos no powerstroke, a não ser que vc arranque o turbo fora, fora isso o que eu faço é tirar a roda esquerda , coloco no chão e sento sobre ela. Meu carro já não tem aqueles protetores e vou mentendo a mão por ali, pego uma chave de fenda e baixo a haste pra soltar a porca de 10mm e depois rodar a outra com a mão..um trabalho do cão...
abs
Falei besteira, podia editar mas isso não é coisa de macho. Na verdade vcs podem ver o esquema aqui, tem muito tempo que abri o meu e não me lembro.
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?p=38465
em baixas rotações as aletas estã fechadas, o turbo fica menor . Em alta elas se abrem porque tem mais gás de escape . Eu digo, se vc força elas fechadas um pouco mais não acaba comprometendo demais o escapamento e perdendo potência(banana no cano de descarga)??
Eu tava pensando que as aletas eram na parte fria do turbo...
DieselPower
04/03/2008, 22:37
AlbertoSato,
Este anel de metal é o lacre da bomba injetora. Portanto, para retira-lo apenas rompendo.
Porém fique esperto, após retira-lo, tente coloca-lo novamente no local, pois alguns Policiais Rodoviários inspecionam a bomba injetora procurando uma possivel falta de lacre que indicaria que esta foi adulterada.
AlbertoSato
05/03/2008, 01:00
E ai...? Amithai...,entendeu?É na parte quente,em repouso ela fica no seu menor tamanho e com a saida dos gases do escape as haletas vão se abrindo até ficar no seu maior tamanho!
Sobre o fato de comprometer em alta vc esta certo...,o carro perde potencia,mais so se tencionar muito a haste,se vc apertar so um pouco melhorará na saída e n comprometerá em alta.
Mais o ideal eh aumentar apenas o combustivel,aumentando na bomba ou trocando os bicos!
wilson roberto
06/03/2008, 07:17
amithai esse conteudo sobre a tgv que vc postou é incrivel ele explica certinho como é o funcionamento abraços wilson
Galera,
eu recentemente comprei uma ranger limited 2005 2.8 ps com tgv...gostei muito do carro, mas achei ela meio amarrada...não sei se é costume, mas em baixa rotação o carro tá muito devagar...quando o turbo entra ela fica mais esperta...não é nada demais...e de velocidade final não consegui chegar a 140...o mecânico disse que tava tudo certo com a turbina...será que eu tô com pena de pisar ou é assim mesmo? não que eu queira andar acima dessa velocidade, só achei muito pouco...esse desempenho é normal?
eu possui uma sportage 2000 disel e ela não deixava a desejar em relação a ranger...exceto em relação as retomadas...e ela só tinha 87 ou 89 cv...a ranger tem 135...mesmo com o peso, acho que a diferença deveria ser maior...
eu coloquei nela os pneus bf 265/75/16 e dizem que tira um pouco do desempenho...vcs que já "aumentaram" a pressão do turbo, como foi a experiência??? vale a pena??? houve algum contratempo posterior? como esse tópico é antigo, já dá pra se ter uma idéia...
valeu
Hahahah, realmente sua ranger ta meio amarrada...talvez seja por causa do pneu...a minha tem pneus 31 e chega a 170 na descida...é um TGV 2.8 com bicos rash mas to com a bomba e o turbo regulados para ficarem acanhados.....to pensando em dar uma abertura nos dois...
corrijam me que devo ta falando um pouco de besteira....
para aumentar o debito da bomba tem que girar o parafuso da bomba no sentido horario e vc vai sentindo que vai aumentando a rotação dizem pra não girar mais que duas voltas(isso tudo?) . É aquele parafuso do lacre...claro que vc vai perder a garantia e a policia se olhar vai querer te multar e sacanear.
O parafuso do turbo é complicado , ja inventaram ate ferramenta pra isso.....eu levanto o carro, tiro o pneu esquerdo e como minha proteção ali ja foi pro saco...meto uma chave de fenda, puxo a haste pra fora do habitaculo e destorço a porca que trava a outra porca de encurtar e encurto a haste...o turbo assovia que é uma beleza e o carro fica mais forte...só que...ta esqusito sua historia...esse turbo entra a 1500 giros....como vc "espera" ele entrar....qualquer marcha vai dar isso....vc ja andou num 2.5??? Pra ver como é?..Vc ta sabendo dirigir?/ Abs e comentem galera
PERGUNTA PRA GALERA....eu sei que isso deve ta escrito em algum forum e sim, nao tive saco de procurar mas...quanto de pressao dao seus TGVS? O meu eu acelero ele sobe que nem um foguete, chega em 1,2 e cai pra 1 e fica em 1 o resto da vida.....e o de vcs?
to com a droga do intercooler da 2.5 ainda.....e 3 dos 3 canos dele entupidos de solda(minha ventoinha resolveu decolar e detonou IC e radiador..ma ja tem tempo)
como vc "espera" ele entrar....qualquer marcha vai dar isso....vc ja andou num 2.5??? Pra ver como é?..Vc ta sabendo dirigir?/ Abs e comentem galera[/QUOTE]
Justamente, não sei se estou "alisando" demais...mas na baixa é natural que um carro do tamanho da ranger não seja "esperto"...o problema mesmo eu senti na velocidade final...acima de 120 ela amarra um pouco...por isso perguntei...
ps - como é "saber dirigir"??? kkkk
Ele tava assim com pneus originais? Esse turbo entra forte a 1400, 1500 rpm. Eu acho q é pneu. Vc ta botando diesel barato?
Não...só coloco disel aditivado e de procedência, em apenas um posto conhecido...acho que não é problema de combustível...
o meu mecânico disse que ia fazer um teste na turbina amanhã e se fosse o caso iria "abrir" mais ela...acho que dá uma volta a mais pra aumentar a pressão...mais pra isso teria saber o funcionamento dela (qual a pressão atual)
verdade...talvez seja o pneu...dizem até que faz diferença no velocímetro...voltei no sábado do interior, com um amigo num fiesta acompanhando e ele disse que num determinado trecho teve que ir 140 para acompanhar e eu não passei dos 130, pelo menos no velocímetro...
hj, nesse mesmo percurso, esticando um pouco as marchas (3.500 giros) ela chegou a 150...mas numa reta bem longa...e acho que ela não é pra ficar esticando desse jeito...talvez o antigo dono andasse muito devagar e o motor ficou meio amarradinho...kkkk
talvez meu carro esteja normal...só é falta de costume...caso o mecânico faça alguma alteração, eu digo como ficou...tomara que melhore...kkkk
valeu
ALEXANDREO
02/09/2009, 21:30
A solucao para quem ainda acha que uma ranger 2.8 ps nao anda e fazer como eu coloca os bicos da rasch que a pressao sobe sozinha para 1,4 bar e anda como um carro 1.8 ou ate mesmo alguns 2.0.
Quem falou na pressao dos ps original e para ficar em 1,2 e manter, as vezes da um pico de 1,3 e volta para 1,2, depois dos bicos rasch da picos em subidas ou com carga de 1,5 e volta para 1,4.
Ja disse e repito, quem quer melhor desempenho nos ps bota logo os bicos e seja feliz, ou se o orçamento nao permitir o aumento no debito ja faz uma boa diferença.
So para constar a minha tem bicos, escape 3 polegadas e pneus 31 e da na reta 190/200 de final na estrada de brasilia para tiradentes mg. So fiz esta loucura uma vez para ver ate onde ia puro tesao.
Abraçao alexandre
Duda Sousa
02/09/2009, 21:43
também não gosto de correr, mas já cheguei nos 175km/h na reta, só pra testar. Dava pra ir bem mais, mas eu sou medroso. Pra constar, tá toda original, 2000 rpm fica a exatos 100km/h
Edintruder
02/09/2009, 22:54
O TGV sobe com um pico mais elevado e assim que muda a posição das aletas a pressão baixa.
minhas aletas estao abrindo com uma pressao de 1,1, 1,2 bar e fica a pressao parada em 1,0 o tempo todo. Acho que isso se deve ao meu carro estar mau regulado(eu que regulei :)) , meu intercooler que é da 2.5 com 3 dos 7 canos entupidos ..que vcs acham..quero saber de quem tem TGV ...fica parado em 1,5 bar com o pé embaixo depois que as aletas abrem?
Carac, cuidado com esse mecanico porque poucos mecanicos(eu diria nenhum) sabem o que é TGV...o cara é um curioso.
Outra quando vc aumenta o pneu, obvio que marca menos km/h e vc anda mais do que marca, é só usar a cachola. E claro que vc com um pneu do tamanho de uma caçamba de mineraçao nao vai querer que seu carro tenha uma arrancada boa como é o pneu original....o penhu original é maneiro pq vc em quarta nos quebra molas e lombadas e curvas...so reduz um pouco que o tgv manda potencia em 1500 rotacoes e vc nem precisa trocar marcha.
cuidado com os mecanicos eles nao sabem nada
Luiz Santos-Blues guy
03/09/2009, 00:10
Olá a todos os companheiros! Apesar de ser a primeira vez que posto, já acompanho o forum a milenios. Bom. Pelo que eu conheço do Hs 2.8 ou Ps 2.8 que é a mesma coisa, esse desempenho mesmo com os 265 esta abaixo do esperado. Faça o seguinte... Só para evitar gastos desnecessarios veja como esta o intercooler. Não entendi porque ng fala sobre o tal do intercooler como primeira opção em caso de perda de desempenho nesse motor. Só eu, conheço 5 casos, e todo mundo ficou rodando com o bicho furado. Só trocaram porque indo revisar radiador na casa que vou, o mecanico faz o alerta. Então primeiro veja o inter. Quando ele tem um pequeno furo, perde desempenho mas não o suficiente para você ficar assustado. Dai você termina acostumando. Depois a o tal do ponto da bomba... Isso tudo, eu acho mais jogo de ver caso a turbina não esteja melada de óleo, assim como mangueiras e o carro não fumaça demais. Eu iria nessa ordem. Abraços! :concordo:
Luiz Santos-Blues guy
03/09/2009, 00:12
Ah sim, isso levando em conta a comparação de desempenho de uma ranger 2004 tgv com uma sportage :stop: que anda muito menos. Abraços!
Muito difícil ser intercooler e turbo, presume-se que o maluco já tenha checado o sistema de mangueiras e vazamentos. Se tiver um vazamento grande para cair tanto a pressão vc ouve a saída de ar. Esse cara botou pneus grandes , isso da diferença na final e na arrancada, é fato . Quem ta aí com pneus 33 ta com o carro amarrado. Agora um pequeno ajuste de bomba e turbo devem melhorar assim como trocar os bicos .
Já disse e repito , os mecânicos não tem ideia, noção do que é um TGV .
Ajuda tb é por um manômetro .
Gente a pressão de vcs do TGV ta ficando quanto? Sobe a 1.6 caindo a 1.4? Sobe 1.4 cai a 1.2???
A solucao para quem ainda acha que uma ranger 2.8 ps nao anda e fazer como eu coloca os bicos da rasch que a pressao sobe sozinha para 1,4 bar e anda como um carro 1.8 ou ate mesmo alguns 2.0.
Quem falou na pressao dos ps original e para ficar em 1,2 e manter, as vezes da um pico de 1,3 e volta para 1,2, depois dos bicos rasch da picos em subidas ou com carga de 1,5 e volta para 1,4.
Ja disse e repito, quem quer melhor desempenho nos ps bota logo os bicos e seja feliz, ou se o orçamento nao permitir o aumento no debito ja faz uma boa diferença.
So para constar a minha tem bicos, escape 3 polegadas e pneus 31 e da na reta 190/200 de final na estrada de brasilia para tiradentes mg. So fiz esta loucura uma vez para ver ate onde ia puro tesao.
Abraçao alexandre
onde eu encontro esses bicos?? sabe quanto custa, em média?
valeu
também não gosto de correr, mas já cheguei nos 175km/h na reta, só pra testar. Dava pra ir bem mais, mas eu sou medroso. Pra constar, tá toda original, 2000 rpm fica a exatos 100km/h
a cem kilometros corresponde 2.000 rpm...
Luiz Santos-Blues guy
03/09/2009, 16:47
A pressão original, são picos de 1,2 maximo 1,3 e mantendo-se em 0,8. Isso além dos dados de fabrica, aferi tudo certinho com manômetro. A sua esta até um pouquinho além do normal, mantendo 1,0! Abraços!
Galera,
agora tá tudo certo.
troquei o pescador do tanque e um mecânico da bosch abriu um pouco a bomba...ficou bem mais esperta e, graças a deus, não ficou fumaçando muito...
fiz um pequeno teste e em comparação a antes ficou muito boa...não deu pra ir até o fim pq acabou a reta...mas chegou fácil a 150 e pedindo mais...a questão não é nem a velocidade final, mas como ela chegou lá..facinho, facinho...
obrigado a todos...
jm
A pressão original, são picos de 1,2 maximo 1,3 e mantendo-se em 0,8. Isso além dos dados de fabrica, aferi tudo certinho com manômetro. A sua esta até um pouquinho além do normal, mantendo 1,0! Abraços!
Cara entao o original SUCKS!!!!!
Da uma acelerada em quarta ate 3500 3800 giros....a minha pressao chegou em 1,5 bar e ficou por ali, 1,4....uma tocada danada
rjuniorce
14/09/2009, 00:56
Verifique o intercooler. Isso aconteceu comigo e quando levei ao mecânico encontramos uma rachadura em uma das aletas do intercooler que fazia com que a turbina perdese o rendimento. Após a troca ficou ótimo e a minha 2.8 ja coloquei 180km/h.
Abraços
Galera,
eu recentemente comprei uma ranger limited 2005 2.8 ps com tgv...gostei muito do carro, mas achei ela meio amarrada...não sei se é costume, mas em baixa rotação o carro tá muito devagar...quando o turbo entra ela fica mais esperta...não é nada demais...e de velocidade final não consegui chegar a 140...o mecânico disse que tava tudo certo com a turbina...será que eu tô com pena de pisar ou é assim mesmo? não que eu queira andar acima dessa velocidade, só achei muito pouco...esse desempenho é normal?
eu possui uma sportage 2000 disel e ela não deixava a desejar em relação a ranger...exceto em relação as retomadas...e ela só tinha 87 ou 89 cv...a ranger tem 135...mesmo com o peso, acho que a diferença deveria ser maior...
eu coloquei nela os pneus bf 265/75/16 e dizem que tira um pouco do desempenho...vcs que já "aumentaram" a pressão do turbo, como foi a experiência??? vale a pena??? houve algum contratempo posterior? como esse tópico é antigo, já dá pra se ter uma idéia...
valeu
Verifique o intercooler. Isso aconteceu comigo e quando levei ao mecânico encontramos uma rachadura em uma das aletas do intercooler que fazia com que a turbina perdese o rendimento. Após a troca ficou ótimo e a minha 2.8 ja coloquei 180km/h.
Abraços
blza...vou verificar...apesar do mecânico já ter dito que tava tudo bem...vou encontrar alguém que trabalhe especificamente com turbina...
valeu
ddkdouglas
31/03/2012, 20:13
Amigos to com um problema,, a minha Ranger ta com a turbina disrregulada :cry: tanto a regulagem da parte d cima quanto a de baixo !!!
Alguem pod mi ajudar ....:wink:
Ford Ranger 2.8 XLT 2005
BRAVOECONOVEMBER
31/03/2012, 21:10
Você tem manômetro instalado nela pra saber direitinho o comportamento? Se tiver, daí dá pra dar algumas idéias.
E... a sua é 2005... é uma 2.8PS com turbo TGV ou wastegate?
Imperador!
31/03/2012, 21:15
Se é XLT, então tem TGV...
BRAVOECONOVEMBER
31/03/2012, 21:18
Sim, XLT DEVE ser com TGV... mas sempre é bom confirmar. E o manômetro também. Perguntei porque regulagem de TGV é coisa meio mítica, o pessoal acha que ganha alguma coisa mexendo nela. E quero saber se ele tem um manômetro confiável pra avaliar a pressão do turbo, antes de achar que a regulagem está fora.
Sou "novinho" em picape a diesel, mas já deu pra sacar que o turbo é na maioria das vezes um injustiçado, levando a culpa pelo mau comportamento das bombas injetoras e bicos.
Bom em primeiro lugar gostaria de agradecer aos que mesmo sem saber ja me ajudaram muito com minha PS 2.8 esta é uma dica que pode valer a pena para que deseja aumentar a pressão da turbina tgv, para fazer isto deem uma olhada neste lick: Como funciono o Turbo de Geometria Variável? - Tudo sobre Automoveis (http://tudosobreautomoveis.blogs.sapo.pt/9143.html) apenas tomem cuidado com o aumento exessivo da pressão pois o meu motor cuspiu a junta de cabeçote devido a pressão, sem contar que explodiu um intercooler, espero ter ajudado.
Caso duvidas deixe seus posts que respondo assim que possivel
Imperador!
24/06/2012, 13:37
Regulagem de TGV é muito complicado. O melhor ajuste é o original mesmo. Dá pra fazer outras coisas que resolvem (e mais facilmente) a aumento de potência do carro.
Juliano s10
20/06/2016, 12:19
Boa tarde sou novo no fórum. Eu gostaria de saber qual a regulagem original da s 10 maxion 2.5, ou seja, quantas voltas na válvula?? Desde já agradeço.
Edintruder
20/06/2016, 14:05
Juliano, precisas instalar um manômetro para a admissão de 1,5 ou 2 Bar. A pressão original no 2.5 HSD é 1,15bar.
Essa pressão não é a turbina sozinha que gera, mas é o casamento da regulagem de injeção de diesel com o ajuste da WG.
Se a tua Ranger não chega nessa pressão, podes melhorar aumentando o débito ou ajustando a WG. Tem casos que a bomba está com muito desgaste e a pressão não sobe sem mexer na regulagem da própria bomba.