Ver Versão Completa : Guia de manutenção/Inspeção de Jeep
leopoldo
25/06/2004, 19:34
Vou começar pelo que eu acho principal, um guia de inspeção de jeep, pois muitos não sabem nem por onde começar quando estão pela 1º vez de frente com um possível candidato de seus sonhos e daí, ir para tópicos que não estejam nos manuais de manutenção do jeep, pois não vou re-escrever o manual, só complementar.
E para facilitar minha vida, vou seguir os capítulos do manual de manutenção da FORD.
Vide também os seguintes tópicos.
1-Cuidado seu semi-eixo semi flutuante pode matar - (parece filme):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915
2-Ajustando os rolamentos de munhão e de roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
3-Removendo o terminal de direção do pino central:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4390
4-Manual de Manutenção do jeep:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
A intenção é varrer todos os tópicos de manutenção/inspeção do nossos Jeep's.
Paulo Eduardo
25/06/2004, 19:43
Olá Leopoldo...
5-plantar um árvore (pra poder estacionar o jeep com segurança caso more numa ladeira)
[]´s
leopoldo
25/06/2004, 20:02
Últimamente, os freios têem sido uma das maiores dores de cabeça, tanto para donos de jeep como para candidatos a jipeiro, não só pela falta de peças originais (que Deus proteja aqueles que ainda acreditam nessa originalidade), mas que na falta dessas, induzem às adaptações das mais variadas qualidades, .
Uma verdade seja dita:
O freio original do jeep é uma M$#*@. Também pudera! foi criado para um veículo que mais era um trator, um implemento agrícola e foi adaptado a ser carro conforme as vendas estouraram.
Na minha opinião, o freio do jeep é um perigo real e imediato em todos os sentidos, pois não dá uma segunda chance ao motorista, no caso de falha.
Qualquer vazamento em um cilindro de roda, flexível ou tubulação e babau pro freio, pois o mesmo não é duplo, não é em X, não é muito seguro, ou seja : é nada.
Pior ainda nos CJ5 antes de 1960 e quanto mais velhos, piores.
Neste ponto, vale ressaltar o pouco caso da FORD que nunca se preocupou em entregar aos clientes que migravam de fazendas para as avenidas um sistema e freio mais moderno e seguro.
Parabéns, FORD, pela má vontade.
Para você começar uma inspeção de um sistema de freio, algumas ciosas são necessárias:
1-NUNCA se testa um freio em uma ladeira, tanto para cima quanto para baixo, caso a manutenção acabe de ter sido feita, qualquer que seja.
2-NUNCA, pelos mesmos motivos, se testa um freio em alta velocidade.
3-NUNCA se testa um freio, ou melhor, NUNCA se aventure com gambiarras no sistema de freio.
4-As rodas não devem estar empenadas, incluindo cada semi-eixo-semi flutuante trazeiro.
5-Tanto os pneus quanto as rodas, não devem estar ovalizado(a)s.
6-Os rolamentos (dos cubos dianteiros) não devem ter folga demasiada.
Para verificar isso, macaqueie o Jeep e veja as rodas girando se não bamboleiam.
E aquí vai a 1º dica:
NUNCA macaquear o eixo do jeep pela carcaça do diferencial, pois a carcaça pode rachar, pois é de ferro fundido.
O certo é pelo TUBO, que é de aço.
Lembrem-se ....PELO TUBO.
Essa dica é especialmente indicada para quem tem suspensão SOA (Spring Over Axles)
Caso o jeep seja original, pelo suporte dos grampos.
7-Inicie sempre uma inspeção pelo que se chama: dando uma voltinha no jeep, mas não é dentro do jeep; é por fora.
Vamos começar a inspeção pelas rodas. Olhe a parte de baixo do espelho de roda e veja se não está gotejando um líquido meio que amarelado. Passe o dedo. Se molhar e sentir uma espécie de "aquecimento" nas papilas, provávelmente os cilindros de roda estão corroídos e deixando passar fluído entre as gaxetas, que escorre pelo espelho até a parte de baixo. Mesmo que apenas um espelho esteja assim, significa que todo o sistema tem de ser revisado.
A corrosão, caso esteja alí no cilindro de roda é causada pela absorção do fluído de freio que é higroscópico, ou seja, absorve água e uma vez dentro do sistema começa a corroer desde o cilindro mestre.
As superfícies internas dos cilidros de roda e mestre são brunidas e não possuem proteção quanto ao ataque da humidade que causa a corrosão.
Que bom se fossem de aço INOX, não é? mas não são.
Não adianta mais sangrar o sistema. A corrosão já está lá. Por isso, quanto mais você faz no fora de estrada travessia de rios ou adora nas chuvas torrenciais passar com o jeep a 100 km/h nas poças só para ver o leque subindo, menor tem que ser o intervalo entre as sangrias do sistema.
Uma observação aquí também: Não seja mesquinho. Não re-utilize o fluído de freio. Joga fora e põe o novo PÔ.
O custo de litro de fluído, mesmo que de última geração é beeeem menor que o custo da troca de todo o sistema.
-Agora, o próximo passo é dar uma olhada nos flexíveis de freio.
Não podem estar rachados, dobrados, esmagados, cortados ou........sem as benditas travas de flexível.
Lembrem-se: as travas mantém a "rigidez" dos tudos de freio, que não foram feitos para ficar passeando junto dos flexíveis, ou esfregando no suporte onde deveria estar preso.....ou êles vão romper.
Nada de amaração com arame ou barbante. NEM SOLDA.
- Sobre a tubulação de freio:
Guarde com carinho a seguinte equação:
TUBO DE FREIO=AÇO BI-CROMATIZADO.
Nada de tubulação de cobre, especialmente se houver servo-freio na jogada.
Tubo de cobre é para geladeira ou fogão; a não ser que você vá deixar o jeep na cozinha! para sempre.
Dê preferência a tubos de aço sem costura. Quem fornece esse tipo de material em bruto é a CARTEC (São Paulo).
Linhas de freio não são varal para ficarem soltas ao sabor do vento.
Lembrem-se das travas de flexível que acabam sendo também travas de tubo, por tabela.
Aquela conecção de latão, onde os tubos se juntam ao flexível central também não pode estar solta e é por isso que tem aquele furinho lá:
Para parafusar na tubeira do eixo dianteiro, ou no suporte da tampa do diferencial trazeiro.
E nada de encurtar o caminho com tubos de freio mais curtos ou mais longos, dando voltas como serpentina. Com esses péssimos hábitos, já ví adaptações tão grotescas como tubo passando justamente no meio do caminho do batente de suspensão, ou seja, cada vez que dava fim de curso na suspensão, o batente de borracha esmagava o tubo.
Os tubos tem de ser cortados e dobrados/curvados na medida correta e flangeados corretamente.
AH! sobre o flangeamento, esse grande mistério!
Lembrem-se como eu falei, a menos que o jeep seja enfeite da cozinha, o flangeamento do tubo recém cortado tem de ser o DUPLO.
Não é esse flangeamento que fazem normalmente, em canos de cobre para acessórios de cozinha. É com uma ferramenta adicional que não vem nesses kits de loja. Vá a uma casa especializada em ferramentas e peça o kit certo......e fiquem avisados.....é caro.
Veja o exemplo:
http://www.rx7turboturbo.com/robrobinette/flare_brake_line.htm
http://www.joesfalcon.com/gentip2/gentip2.html ........ esse aquí é bom.
http://www.carcraft.com/howto/50919/ ...........bem explicada a sequência
leopoldo
26/06/2004, 00:46
IH ! como é caro esse kit de flangeador....e agora?
Não tem problema. Faça o seu a partir do flangeador comum.
Você só precisará de uma porca, um parafuso de aço 8.8 e um rolete do carretel do câmbio.
Como faço?
Do flangeador comum, remova o cônico. Ache a porca de mesma rosca e também o parafuso. Esse parafuso tem de ser o 1/2 rosca, aquele em que a rosca não vai até a cabeça.
Aparafuse a porca parcialmente no eixo do flangeador até a metade.
Agora corte a roca do parafuso de forma que aparafusando nessa porca , só corpo liso fique de fora.
Agora remova da porca, coloque trava química na rosca e coloque de volta o parafuso.
Remova o parafuso agora preso à porca e corte o corpo cilíndrico de forma que fique só um cotoco de uns 10 mm.
Agora você precisa de um torneiro.
No torno, faça um furo com uma broca de forma a poder colocar o rolete no meio do parafuso através de uma prensa, mas não prense ainda.
Agora com uma broca de diâmetro um pouco maior que o parafuso, dê uma entrada no corpo cilíndrico usando o furo anterior como guia.
Agora sim prense o rolete de forma que só uns 5 mm esteja para fora do furo e voilá.....você tem um adaptador.
Dê preferência a tubos de aço sem costura. Quem fornece esse tipo de material em bruto é a CARTEC (São Paulo).
Leopoldo:
eu ja ouvi falar da Cartec, mas nao sabia que eles tinham tubos de aço.
talvez estejamos pensando em Cartecs diferentes.
pelo sim, pelo nao, vc poderia me passar o fone deles?
o que eu tenho ja nao eh mais o mesmo, a operadora me informa que este numero nao existe, e pede pra consultar a lista telefonica :evil: , qdo consulto a lista on-line aparece "milhares" de numeros.
[]´s
valeu
leopoldo
28/06/2004, 12:04
METALÚRGICA CARTEC
AV. PRESIDENTE WILSON, 2.825
SÃO PAULO SP 03107-002
011 272-9244
011 274-8310
fabrica tubos de aço bi-cromatizados sem costura, principalmente para a linha de alta pressão e injeção diesel.
thank ya very much. :wink:
Beto Lacerda
28/06/2004, 12:16
hehe , tem uns pedaços de cano de cobre na linha de freio do meu CJ , não encontrava em aço na medida , depois de ler esse topico e de aprender a fazer o adaptador , vou substituir mais por fazer a ferramenta do que pelo tubo em si :lol: :lol: :lol: .
[]'s
otimo Beto
aproveita e empresta a ferramenta pra mim. :wink:
o freio dianteiro ta pronto, com esses tubos, o traseiro nao achei tubo no comprimento adequado, mas esse problema ta sendo resolvido...
[]´s
Thiago Serpa
28/06/2004, 13:15
Desculpem a ignorância :oops: Como perguntar não ofende... :D qual o material utilizado originalmente na tubulação de freio do CJ?
Desculpem a ignorância :oops: Como perguntar não ofende... :D qual o material utilizado originalmente na tubulação de freio do CJ?
geralmente cobre.
Leopoldo:
geralmente quais medidas vc recomenda para esses tubos?
[]´s achando que to fazendo muita pergunta... :roll:
leopoldo
28/06/2004, 17:28
lado dianteiro dir - 85 cm
lado dianterio esq- 15 cm
do cilindro mestre até a conecção dianteira - 74 cm
do cilindro mestre até a conecção traseira - 1,70 m
lado trazeiro direito/esquerdo - 65 cm.
essas são as medidas do sistema original para os eixos dana 44.
Depois de cortados e flangeados tem as dobras.
Os tubos que eu usei no meu CJ é de 4,76 x 0,7 mm
grande garoto, valeu.
4.76x.7 MM imagino que seja a espessura.
na verdade era isso que me interessava.
[]´s
leopoldo
29/06/2004, 20:35
Agora que vocês estão animados, só um comentário:
Não pense que você vai cortar, prender no suporte, colocar o flangeador e em duas voltas está pronto.
NÃO !
Vocês vão apanhar um pouco até pegar o jeito do troço!
Flangeamento duplo é uma ARTE e requer paciência.
1-Depois de cortar o tubo, tem de limpar a boca do tubo pra guia entrar.
2-Você coloca ao adaptador(esse aí de cima) e expande a ponta do tubo.
3-Depois, você tira o adaptador e esmaga a ponta expandida com o flangeador sem o adaptador, nem o cônico. Use só o fuso.
4-Depois você coloca a ponteira cônica que veio junto do seu flangeador e aí sim dá o acabamento.
Se errou, corta a ponta e começa tudo de novo.
Eu apanhei um pouco até pegar o jeito.
Beto Lacerda
30/06/2004, 00:53
hehe pelo visto vai ser brincadeira pra mais de dias :lol:
[]'s prevendo uma certa falta de dotes artisticos :lol:
Se errou, corta a ponta e começa tudo de novo.
esse eh o problema amigo.
vc vai errando e vai refazendo ate perceber que o cano ficou curto.
ai f#deu... :cry:
o ideal seria praticar um pouco com um pedaço de cano qquer.
[]´s
p.s. a Cartec nao fornece mais tubos de aço bi-cromatizado :evil:
DougBRSP
30/06/2004, 18:12
Navegando outro dia na internet achei este site americano que trata de adaptações e melhorias em Jeeps, acredito que alguns aqui já devem conhecer, pode ser uma boa fonte de informações e idéias, algumas até podem ser viáveis aqui, outras não pelo $$$ afinal eles ganham em dólar :evil:
http://www.4x4wire.com/jeep/tech/
Mauro B.
30/06/2004, 19:43
Oi Leopoldo !!! :D
Primeiramente queria dizer que achei excepcional tua explicação! :P Realmente muito informativa e "solucionativa" ! :P Bah, achei sensasional esse método de flangeamento duplo e o adaptador que vc explicou a fabricação! :D Todos estamos gratos! :wink:
Leopoldo, eu só fiquei com dúvidas com o que vc disse abaixo: :roll:
Nada de tubulação de cobre, especialmente se houver servo-freio na jogada.
Tubo de cobre é para geladeira ou fogão; a não ser que você vá deixar o jeep na cozinha! para sempre.
Na Jipenet a muito tempo atras foi discutido sobre a tubulação de freio de "cobre X aço" e teve uns caras feras que discutiram. Dentre eles estavam o Bill, o Sukys e outros. Só tenho uma mensagem enviada pelo Sukys em resposta ao Otávio (que está abaixo da mensagem do Sukys). Então, leiamos primeiro a mensagem que está embaixo e depois a que está em cima! Bom, repasso aqui as mensagens: :P
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Otávio,
Comentando o seu texto, por itens:
1-Tubos de cobre projetados para utilização em freios apresentam um ponto de ruptura por pressão muito alto, da ordem de alguns milhares de PSI, e não existe pé que faça pressão no cilindro mestre capaz de romper o tubo ou sequer estufá-lo, como comenta em seu texto. Este tipo de tubo é feito pelo processo de extrusão, consequentemente não possuem costura (solda), ao contrário dos tubos de aço para o mesmo fim, que são feitos por calandreamento e fechados à solda que, dependendo do material e do processo utilizado, podem apresentar um ponto de ruptura inferior ao do tubo de cobre.
2-O processo à que você se refere faz o uso de uma ferramenta que se chama "flangeador de tubos" e este trabalho NUNCA deve ser feito em tubos com costura já que o risco de trincar o tubo na região da solda é muito grande. Ou se faz uso de tubos de aço sem costura (desconheço a existência deste tipo de tubo à venda no varejo, para uso automobilístico) ou se faz uso de tubos de cobre, encontráveis nas boas casas do ramo e vendidos por metro (em rolos). Os tubos de freio pré-montados que são vendidos nas lojas possuem costura e NUNCA devem ser cortados e flageados. A flange original é feita à quente e em processo específico, o que não diminui a resistência na região da costura, coisa impossível de ser feita até nas melhores oficinas. Com o cobre a história é outra e qualquer pessoa minimamente cuidadosa poderá fazer este tipo de trabalho.
3-Pelo contrário, o tubo de aço é que sofre maior ataque, não pelo óleo de freio propriamente dito mas sim pela água. Todos os óleos de freio são higroscópicos e o processo de oxidação do aço é muito mais veloz do que no cobre. Os tubos de aço passam por processo de anodização mas isto protege apenas a parte externa, ficando o seu interior susceptível a corrosão.
4-Por uma questão de economia usa-se tubos de aço no lugar do cobre, mas vai encontrar este material em veículos top de linha. Veículos de competição fazem uso de tubos de cobre ou de aço sem costura, não raro em aço inox.
5-Justamente por ser mais maleável que o aço o cobre não sofre tanto com a vibração, e tem mais, no caso de um impacto o tubo de cobre vai amassar porém dificilmente se romper, ao contrário do que pode ocorrer com um de aço nas mesmas condições. Lembrando que uma instalação de freios bem feita vai prover uma fixação adequada aos tubos, este pormenor passa a ser irrelevante na maioria dos casos.
Vale lembrar que existem tubos e tubos. Circuitos de freio devem utilizar tubulação especifica para este fim, seja de que material for, e os tubos de cobre com especificação para uso em freios são ótimos.
Falando em freios, acho curioso como a maioria dos jipeiros negligenciam este item, fazendo adaptações irresponsáveis, como adaptar freios à disco sem o menor critério técnico, sem levar em conta as relações de pressão ou carga à que eles foram projetados. E quanto aos flexíveis, expostos a pedras e galhos, sem a menor proteção?
Por acaso, ou de propósito, alguém aqui faz uso de flexíveis tipo Aeroquip?
Abraços,
Sukys
rsukys@yahoo.com
----- Original Message -----
From: Otávio
To: Carlos Alexandre Coelho da Silva loureiro ; 'Jipenet'
Sent: Monday, June 18, 2001 8:05 PM
Subject: Re: [jipenet] FREIOS, FREIOS ...
1. Os tubos de cobre não foram projetados para aguentar a pressão a que são
submetidos.
2. Normalmente, os "mecânicos" que usam tubos de freio, abrem a ponta do
tubo para fazer a conecção ao burrinho. Se você apertar o parafuso que
segura o tubo, o cobre vai ceder e se não estourar ali, será criado um ponto
fraco.
3. Alguém, me disse que o óleo de freio reage com o cobre, aterando as
características do óleo e do tubo.
4. Você jamais vai encontrar um carro novo, saindo da fábrica com a
tubulação dos freios em cobre.
5. Em carros a diesel, a vibração quebra o tubo de cobre, se o tubo estiver
encostando na lataria, o cobre se desgastará rapidamente e vai furar.
P.S. já fiquei sem freios por causa disso.
a respeito do item 1: você sabe como o cobre é maleável. Agora, ponha muita
pressão no pedal do freio, pois precisa parar rápidamente, o tubo cresce em
diâmetro (pois é maleável) e depois de algum tempo.... rompe-se, e o carro
fica sem freios.
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Leopoldo, qual seus comentários a respeito das afimações que o Sukys postou a respeito do Cobre ???
[]'s
Thiago Serpa
30/06/2004, 20:17
Já me escondendo por trás de uma parede pra evitar as pedradas :D :D
E se não encontrar os tubos de aço bi-cromatizados sem costura (o cara da loja de freios até me olhou estranho)??? Me deram duas opções por aqui, o tradicional de cobre e o ferro (deve ser aço e o cara confundiu). Existe algum site que venda os tubos?
Pedras pequenas por favor
abraços!! Ainda escondidos!!
Mauro B.
30/06/2004, 20:20
o tradicional de cobre
Eu tbm achava que os de cobre eram (ou realmente são) os mais comuns, os mais utilizados...enfim, o tradicional :roll:
[]'s
p.peleje
30/06/2004, 20:32
olá a todos,
sem querer contestar o conhecimento técnico da galera daqui do fórum e principalmente do Leopoldo, alguém sabe explicar pq alguns carros 0km vêm com tubulação de cobre e até mesmo como que a galera usa cobre em caminhões como eu já vi.
Para incrementar ainda mais a discussão: cheguei a ligar naquela loja daqui de sampa que fica no ipiranga, e o vendedor muito atencioso, me disse que realmente não existe o pq do cobre ser inferior ao aço bicromatizado e que ele tb vende muito desses tubos de cobre lá para freio inclusive pra caminhões, e ainda reforçou o lance do cobre não sofrer tanto o risco de quebra ou trincas.
Eu tb estou muito curioso para saber qual realmente é o mais adequado, pois vou trocar a tubulação do meu tb.
[]s
leopoldo
30/06/2004, 22:00
Boa noite a todos,
1- Sobre o material......não recomendo o com costura e foi por isso que dei o endereço do fabricante de tubos de aço sem costura.
Foi o material que usei para fazer a linha e freio do meu CJ.
Tá lá em cima, ou melhor , na pag anterior.
2- Não estou achando a comparação entre pressões de trabalho entre os materiais cobre x aço do curso que eu fiz na VARGA, mas lembro bem de terem frizado que tem que ser de aço, sem costura e bi-cromatizado.
De repente mudaram as regras.
Vou fazer umas consultas depois retorno aquí nesse ponto.
Porém, por enquanto vou te dar algumas referências de caras mais expertos que eu:
A- Moses Ludel - Jeep Owner Bible - Brakes and wheel bearings, page 223, Brake service and overhaul tips:
"use pre-formed brake STEEL brake line"
B- Loses Warren - Jeep CJ automotive repair manual, page 259, Hoses and Brake lines:
"CAUTION: DO NOT, UNDER ANY CIRCUMSTANCES, USE ANYTHING OTHER THAN GENUINE STEEL OR APPROVED FLEXIBLE BRAKE HOSES AS REPLACEMENT ITEMS"
C- NORMA SAE J1047 JUN 90 SAE RECOMMENDED PRACTICE-
TUBING - MOTOR VEHICLE BRAKE SYSTEM, HIDRAULIC
3.Materials: the material(s) must be metallic and compatible with the type of tube construction.
4. Construction:
4.2 seamless tubing (ou seja, nunca com costura, mas é o que vendem por ai né?)
5.1 -BURSTING STRENGHT- when tested with hydraulic pressure, sections of tubing, with a minimum expanded lenght of 18 in (45 cm), must be capable to withstanding an internal pressure of 8 000 psi.
Essa norma, entre outras coisas, não fala de aço ou cobre mas de material metálico. Só que detalha que no teste de fadiga sob pressão tem de haver uma equivalência com tubo de aço sob 24 000 psi e ciclado a 10 a sétima.
Só não sei a pressão de ruptura do tubo de cobre e nem a do tubo de aço. Teríamos que perguntar ao fabricante.
Mas na Norma SAE J524 especifica como pressão mínima para ruptura em tubo de aço como 45 000 psi para o aço e na norma J 528, 30 000 para o cobre.
D- por último, E NÃO MENOS IMPORTANTE:
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Manual de manutenção FORD - Jeep,
Seção de freios , GRUPO 2, PAG 6:
" OS TUBOS EMPREGADOS NO SISTEMA HIDRÁULICO FREIO SÃO DE AÇO.............
........TUBOS DE COBRE NÃO DEVEM SER USADOS NO SISTEMA HIDRÁULICO"
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
E agora moçada? será que a FORD errou no projeto do freio?
E olha que nem tinha servo-freio heim !
Sergio Rocha
30/06/2004, 22:18
Meu Deus, não sei aonde ELE busca essas coisas, mas eu nunca mais vou usar cobre em NADA no Jeep.
Beto Lacerda
01/07/2004, 01:11
kct isso sim é matar a cobra e mostrar o pau .... , que bibliografia hein ...
depois dessa to pondo como o primeiro item a ser checado na proxima passada pelo mec.
-verificar se toda tubulação de freio de meu jeep é de aço bi-cromatizado sem costura . :lol:
Leopoldo , e as tais "serpentinas" qual o mal delas ???
[]'s
leopoldo
01/07/2004, 01:53
estão sempre prontos para enroscar.........
e
concorde comigo......fica feio mesmo.
que servicinho OINC OINC
Beto Lacerda
01/07/2004, 03:21
hehe , pensei que tivesse um motivo de ordem tecnica , alem de ser um serviço oinc oinc :lol:
[]'s
leopoldo
01/07/2004, 07:22
ôpa, esquecí de mencionar que junto ao cilindro mestre, sim, há a possibilidade de fazer uma "rosca", geralmente de 2 a 3 voltas com o intuíto de aumentar a "elasticidade", ou flexibilidade.
Não é aquela "COISA" de colocarem um tubo de 2 metros todo enrolado entre o a conecção do eixo e o cilindro de roda.
Mauro B.
04/07/2004, 23:36
Olá pessoal !!! :D
O muito bom conversar com o Leopoldo!!! :D A gente sempre aprende...e quanto mais coloca alguma coisa contrária ao que ele disse, mais informação ele coloca, e consequentemente mais ainda a gente aprende! :lol: É isso ae!!! :lol:
Agora chega de elogios, vamos aos meus comentários! :lol: :lol: :lol:
Mas na Norma SAE J524 especifica como pressão mínima para ruptura em tubo de aço como 45 000 psi para o aço e na norma J 528, 30 000 para o cobre.
Não sei que parâmetro eles usaram para chegarem a estes resultados, pois dependendo do raio e espessura da tubo, esses valores de presão aí em cima podem ser totalmente manipulados. Fácil fácil podemos ter um tubo de cobre com pressão de ruptura superior que a de um tubo de aço, bastando para isso mudarmos o raio e/ou a espessura da parede (mais conveniente mudar a espessura para dentro). Ué, então será que os tubos de cobre tem as paredes mais grossas que os de aço???? resposta: provavelmente..., ou melhor, tem que ter :D
E agora moçada? será que a FORD errou no projeto do freio?
hehehe, aí é questionável!!! :lol: brincadeira! :wink:
Bom, os veículos novos vem de fábrica com tubos de aço (pelo menos os aqui de casa!). Mas toda tubulação deve chegar toda dobradinha e bonitinha. No momento em que se tem que trocá-la, temos que refazer todas as dobras, é mais fácil com os tubos de cobre. É simples. Não estou dizendo em ipótese alguma que isso isoladamente justifique o uso dele, mas canso de ver jipes com servo-freio e com tubos de cobre especiais para sistema de freio. E pelo jeito eles não andam estourando por aí...
Meu jipe passa o ano inteiro na maresia. Aqui em Porto Alegre o aço exposto demora um bom tempo até corroer, mas onde meu jipe fica (Rio Grande/Cassino), qualquer aço exposto enferruja na hora. Se passou a esmerilhadeira e depois foi tomar um Nescau, quando volta já está alaranjado de ferrugem. Pelo menos essa é uma vantagem que o cobre leva sobre o aço.
Mas digo: se o cobre não aguenta, não use de jeito nenhum. Se aquenta, porque não usar?
Ah, uma foto de um jipe com servo-freio e tubulação de cobre
http://www.uor.com.br/manut/servofreio.jpg
Apesar dos meus comentários em defesa do cobre, digo: na dúvida não arrisquem! :wink:
[]'s
leopoldo
11/07/2004, 13:32
É, essa história de cobre dá pano para manga mesmo.
E eu concordo com você Mauro, dependendo da espessura de parede, o tubo de cobre ficaria mais resistente que o de aço, imaginando um tubo de cobre de 5/16 mas com 1mm de passagem para o fluído, seria legal, só que não daria para fazer a flange no tubo.
Mas, vamos dizer apenas que para tubos de mesmo diâmetro e mesma espessura, o de aço é o recomendado, só isso.
Todo o resto é por conta e risco do dono do jeep.
Porque o dia que der caca, o homem da capa preta vai vir com aquela perua chevrolet branco/preta na porta da casa do infeliz quebrar todos os dedos das mãos do condenado, com aquele martelinho !
leopoldo
11/10/2004, 23:43
Já que tem cópia do manual na área, estou só revivendo o tópico para a atualização da página 1
Vinicius Cruz
13/10/2004, 00:27
Alguem ja viu um tubo de cobre romper pela pressão do freio?
abracos.
leopoldo
16/10/2004, 15:58
Para os interessados que ainda não viram
Já está à disposição as partes que escaneei e coloquei na área de do upload/download do manual Jeep 4 cilindros OHC até 1983.Continuo escaneando em doses homeopáticas. Até o fim do mês estará tudo lá
E
Respondendo á questão do tubo de cobre, alguém já viu sim............
só que está no cemitério
:shock:
.....hahahahaha.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
leopoldo
30/10/2004, 09:47
Bom dia.
Só para informar que o manual, completo, já está á disposição para baixar. É o manual referente ao modelo 4 cilindros OHC até 1983.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5963
leopoldo
03/11/2004, 20:15
Boa noite,
como muitos jipeiros estão adaptando caixas de direção de opala, mecanica ou hidráulica, coloquei uma cópia do manual de manutenção como anexo ao manual que está no link acima.
METALÚRGICA CARTEC
AV. PRESIDENTE WILSON, 2.825
SÃO PAULO SP 03107-002
011 272-9244
011 274-8310
fabrica tubos de aço bi-cromatizados sem costura, principalmente para a linha de alta pressão e injeção diesel.
Atualizando:
Metalúrgica Cartec Ltda.
Av. Presidente Wilson, 2.825 -Ipiranga
São Paulo/SP
03107-002
(11) 2272-9244
(11) 2274-8310
cartec@uol.com.br
Já que não consigo editar, vamos re-atualizar :mrgreen:
Metalúrgica Cartec Ltda.
Av. Presidente Wilson, 2.825 -Ipiranga
São Paulo/SP
03107-002
(11) 2272-9244
(11) 2274-8310
e-mail vendas: rose@metalurgicacartec.com.br
site: www.metalurgicacartec.com.br
Agora a má notícia: O mínimo para venda são 300kg :shock:
[]´s
Relendo o topico, reparei que os links da primeira mensagem da primeira folha estão 100% bichados ! deve ser pela migração do forum. Sera que um moderador consegue arrumar isto ? Acho que fica melhor que fazer um topico de correção na quarta pagina.
obrigado
leopoldo
14/09/2006, 18:51
Eu já perceví isso também, faça o seguinte:
clica aqui que tem a relação dos tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?searchid=41146
Pessoal,
Li o tópico todo e uma dúvida persiste: já que não é possível comprar os tubos bi-cromatizados sem solda (pelo menos para mim aqui em Minas), qual tubo eu uso? Cobre ou aço com solda?
Pessoal,
Li o tópico todo e uma dúvida persiste: já que não é possível comprar os tubos bi-cromatizados sem solda (pelo menos para mim aqui em Minas), qual tubo eu uso? Cobre ou aço com solda?
Acredito que os de aço seriam melhores, mas não consegui comprar em quantidade pequena.
Então, vai, por enquanto, os de cobre mesmo :mrgreen:
[]´s
Por indicação da Cartec, achei em Sampa ( tinha que ser :mrgreen: ) um revendedor dos tubos de aço bicromatizado e sem costura.
Anotem aí:
Thor Hidráulica e Conexões Ltda.
Rua Barlavento, 384- São Lucas
fone: (11) 61011420.
O tubo disponível por lá é de 5,00 x 1,00 mm e custa R$5,90 o metro, sendo vendido em varas de 6 metros.
Segundo do vendedor - Murilo - esse tubo suporta pressão de aé 400kgf/cm2 :shock:
O diâmetro externo é um pouco maior do que 3/16" ( 4,762mm ) e a parede é mais espessa do que aquela de 0,7mm usado pelo Leopoldo.
Bem, está dado o recado.
[]´s
leopoldo
15/09/2006, 21:27
Se o tubo passar na flange (porca), pode usar.
Alguém já testou se as conexões passam nesse tubo de 5 mm?
felipemendes
30/12/2006, 13:51
Devem haver outras soluções, mas eu usei o tubo central da Brasília. É bom pq é comprido e reto :oops: e, pra quem usa UBD, SBD ou MDS dianteiro, elimina aquela conexão que vai na pinça. Mas tem que trocar o flexível (o da Brasília é bem comprido, mas usei o da Kombi). Tem que flangear o lado que vai no cilindro mestre. E, melhor, custa R$3,50 a peça (deve ter uns 2,5 metros).
Caros amigos!
Penso em fazer a manutenção mais profunda do freio do Engesa e, quento a tubulação, existem umas prontas para venderem aqui em minha cidade, são vários tamanhos, como vários diâmetros de rosca.
São, tipo cromada, igual aos dos carros novos, brilhantes.
Essas seriam recomendadas?
Ao Leopoldo:
Explicou como fazer a falange dupla e, como fazer a ferramenta que citou, seria possível umas fotos, pois não consegui entender??:oops:
Obrigado.
Abraços.
Kim.
leopoldo
01/05/2007, 11:19
As fotos sumiram depois da migração do site.
ai vão elas de novo.
Como fazer a flage dupla em 3 fases:
1] fase:
prenda o tubo cortado no comprimento certo na ferramenta trava.
Aperte muito bem pois este processo de flangeamento é bem intenso para o tubo e ele pode "correr" dentro da ferramenta trava.
atenção: deixe uma parte da ponta do tubo (de uns 5 mm) da ferramenta trava para fazer a flange.
:discordo: esqueça de colocar a porca-flange.:parede:
prenda a ferramenta trava tubo no torno de mesa(morsa)
lubrifique a ponta do tubo que vai ser flangeado.
remova o conico que vem normalmente instalado no flangeador.
Instale essa ferramenta especial retrabalhada com a guia dentro do tubo e pressione virando o parafuso, como em um flangeamento comum.
quando vc faz isso, o tubo fecha em cima, em baixo e abaula no meio.
Observe essa ferramente deste site, mas obserque que esta é adaptada ao flangeador conico.
Esta ferramenta é diferente da minha, e o processo quase igual.
veja as fotos em : http://www.joesfalcon.com/gentip2/gentip2.html
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare1a.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare2.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare3.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare4a.jpg
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare5.jpg
2]fase:
remova esta ponteira de ferramenta especial, novamente instale na ferramente trava ( sem ponteira alguma) e esmague o tubo, com o parafuso simplesmente.
agora, vc esmagou a parte abaulada e ela engrossou na flange que esta embutida na ferramente trava.
3]fase:
agora, coloque no flangeador a peça conica normal (do flangeador).
instale novamente na ferramenta trava e gire, alargando o tubo que estava esmagado.
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare6.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare7.jpg
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare8.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare9.jpg
pronto, remova o tubo da ferramenta trava.
observe se a flange está prefeita e não trincou a borda.
aAui neste site também tem o flangeamento em 2 fases ... eu uso 3 fases pois é muito difícil passar em 2 fases sem antes espremer o tubo.:
http://classicbroncos.com/brake_line_flaring.shtml
PARA QUEM, TEM $$$ sobrando , pode comprar via cartão:
http://www.eastwoodco.com/shopping/search/searchresultsmain.jsp?affiliate=1&fresh=1&searchType=advanced&RS=1&keyword=FLARING,TOOL
Grande Leopoldo!
Agora entendi bem legal o procedimento!
Parece que tem um kit desses para vender aqui em minha cidade, numa loja de ferragens, vou observar quanto à peça de falangeamento duplo.
Os canos que comentei, são os mesmos que a pessoa da foto está usando, pelo menos a cor, textura e cheiro são iguais...:mrgreen:
Muito obrigado.
Abraços.
Kim.
leopoldo
12/07/2008, 09:55
OPA.
O cara tinha editado a pagina da web e mudou o endereço:
Agora o processo de flangamento está aqui:
http://www.joesfalcon.com/page22.html
Vou começar pelo que eu acho principal, um guia de inspeção de jeep, pois muitos não sabem nem por onde começar quando estão pela 1º vez de frente com um possível candidato de seus sonhos e daí, ir para tópicos que não estejam nos manuais de manutenção do jeep, pois não vou re-escrever o manual, só complementar.
E para facilitar minha vida, vou seguir os capítulos do manual de manutenção da FORD.
Vide também os seguintes tópicos.
1-Cuidado seu semi-eixo semi flutuante pode matar - (parece filme):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169&sid=e8e5231d8b82a585cc8debf3f9b5eb6f
2-Ajustando os rolamentos de munhão e de roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=rolamentos+de+munh%E3o
3-Removendo o terminal de direção do pino central:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5103&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
4-Manual de Manutenção do jeep:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=63864#63864
A intenção é varrer todos os tópicos de manutenção/inspeção do nossos Jeep's.
Sera que tinha jeito de reativar esses topicos acima ?
As fotos sumiram depois da migração do site.
ai vão elas de novo.
Como fazer a flage dupla em 3 fases:
1] fase:
prenda o tubo cortado no comprimento certo na ferramenta trava.
Aperte muito bem pois este processo de flangeamento é bem intenso para o tubo e ele pode "correr" dentro da ferramenta trava.
atenção: deixe uma parte da ponta do tubo (de uns 5 mm) da ferramenta trava para fazer a flange.
:discordo: esqueça de colocar a porca-flange.:parede:
prenda a ferramenta trava tubo no torno de mesa(morsa)
lubrifique a ponta do tubo que vai ser flangeado.
remova o conico que vem normalmente instalado no flangeador.
Instale essa ferramenta especial retrabalhada com a guia dentro do tubo e pressione virando o parafuso, como em um flangeamento comum.
quando vc faz isso, o tubo fecha em cima, em baixo e abaula no meio.
Observe essa ferramente deste site, mas obserque que esta é adaptada ao flangeador conico.
Esta ferramenta é diferente da minha, e o processo quase igual.
veja as fotos em : http://www.joesfalcon.com/gentip2/gentip2.html
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare1a.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare2.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare3.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare4a.jpg
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare5.jpg
2]fase:
remova esta ponteira de ferramenta especial, novamente instale na ferramente trava ( sem ponteira alguma) e esmague o tubo, com o parafuso simplesmente.
agora, vc esmagou a parte abaulada e ela engrossou na flange que esta embutida na ferramente trava.
3]fase:
agora, coloque no flangeador a peça conica normal (do flangeador).
instale novamente na ferramenta trava e gire, alargando o tubo que estava esmagado.
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare6.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare7.jpg
http://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare8.jpghttp://www.joesfalcon.com/gentip2/dflare9.jpg
pronto, remova o tubo da ferramenta trava.
observe se a flange está prefeita e não trincou a borda.
aAui neste site também tem o flangeamento em 2 fases ... eu uso 3 fases pois é muito difícil passar em 2 fases sem antes espremer o tubo.:
http://classicbroncos.com/brake_line_flaring.shtml
PARA QUEM, TEM $$$ sobrando , pode comprar via cartão:
http://www.eastwoodco.com/shopping/search/searchresultsmain.jsp?affiliate=1&fresh=1&searchType=advanced&RS=1&keyword=FLARING,TOOL
As fotos sumiram denovo, alguem tem e pode me enviar ??
Valeu.
leopoldo
30/08/2008, 03:00
novos links:
1-Cuidado seu semi-eixo semi flutuante pode matar - (parece filme):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915
2-Ajustando os rolamentos de munhão e de roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
3-Removendo o terminal de direção do pino central:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4390
4-Manual de Manutenção do jeep:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
leopoldo
30/08/2008, 03:06
fotos estão nestes links:
http://www.joesfalcon.com/page22.html
http://classicbroncos.com/brake_line_flaring.shtml
http://www.eastwoodco.com/shopping/product/detailmain.jsp?itemID=14790&itemType=PRODUCT&RS=1&keyword=FLARING%2CTOOL
e
http://www.eastwoodco.com/shopping/search/searchresultsmain.jsp?affiliate=1&fresh=1&searchType=advanced&RS=1&keyword=FLARING,TOOL
Valeu Leopoldo.
Vou copiar tudo pra minha maquina, assim quando alguem quiser eu mando o arquivo em doc.
[]s
IH ! como é caro esse kit de flangeador....e agora?
Não tem problema. Faça o seu a partir do flangeador comum.
Você só precisará de uma porca, um parafuso de aço 8.8 e um rolete do carretel do câmbio.
Leopoldo, algumas duvidas:
1° O que é, e onde consigo esse rolete do carretel do cambio ?
Pelo que li, seria algo parecido com um pino, certo ?
Se for isso, não poderia colocar outra coisa no lugar, por exemplo, uma ponta de chave de fenda(olha a imaginação), trabalhada e arredondada para ficar igual, ou um prego de aço da mesma medida ?
Esse pino tem que entrar certinho no orificio do tubo, ou tem que ficar um pouco largo por dentro ?
Qual a melhor forma de cortar o cano de freito, tem alguma ferramenta especifica ?
2° Voce falou que faz o flangeamento duplo em 3 fases e na foto do site que voce passou esta em 2 fases, certo ? Não entendi o que voce faz a mais do que os passos das fotos. (http://www.joesfalcon.com/page22.html).
Desculpa ai pelos kilos de perguntas,
[]s
Walter
leopoldo
01/09/2008, 20:34
1- O rolete de carretel eu usei foi sobra de um cambio (porque era oque eu tinha em mãos na forma de material tratado termicamente). Foi só furar o adaptador e colocar o pino. Vc pode mandar usinar a peça JÁ com o pino. Nada de problema nisso.
O pino NÃO pode ser maior que o dia interno porque senão vc NÃO vai conseguir colocar ele no tubo. E mesmo que conseguisse, provávelmente o tubo rasgaria.
Já para cortar, tem uma ferramenta especia de cortar tubo. Isso vem em qualquer kit nacional de flangeamento normal. Vide loja de ferramentas.
2- O tubo que eu usei para freio no meu jeep é um tubo de parede mais grossa que o normal vendido nas lojas. É muito duro de flangear. Assim, eu fazia em 3 fases. A fase intermediária era entre a ferramenta de pino centralizado e o cone. Eu removia o adaptador com pino centralizado e apertava o tubo com a ponta da rosca que é reta. Assim, esmagava a parede e depois usava o cone, sem ter nacessidade de fazer uma força absurda. Com isso, facilitou e diminuiu bem o número de flangeamentos que NÃO davam certo. Quando vc faz algo assim, tenta sempre algumas variações para ver a melhor forma de formar a flange.
Entendi, comprei um kit - flangeador mais veio sem esse aparelho de corte, vou procurar no final de semana. Por enquanto estão com os tubos de cobre(novos) que o mec colocou, mais assim que achar esse de aço e pegar o jeito da coisa vou trocar isso.
Valeu !!!
Alguém sabe aonde podem ser conseguidas tubulações de aço inox sem costura?
Mazaropi-RJ
24/09/2008, 11:28
Pois é, Pridi... Liguei lá na Metalúrgica Cartec ( 11-22729244 ) e eles informaram que só vendem para a indústria automobilística. Fica então a pergunta : Alguém conseguiu comprar linhas de freio com as especificações mencionadas no tópico ?
É nessas horas que a demora na reforma ajuda : A gente vai vendo que esta fazendo coisas erradas ou que podiam ser melhoradas com a ajuda do fórum e as corrige a tempo. Decisão tomada : Não ir adiante com o sistema de freio ( Em fase de montagem ) sem ter encontrado as "linhas" apropriadas...
Grato pelas dicas...
Se alguem souber onde encontrar os tubos tenho interesse.
Mazaropi-RJ
25/09/2008, 16:28
Wcas, Seguinte : Em Inox nas medidas 4,76 x 0,7mm só achei com costura. Na Polimetais me informaram que sem costura só a partir de 5,0 X 1mm. Essa medida creio que fica um pouco fora. Pena que a cartec só forneça para a indústria... Abç.
junior braga
23/08/2009, 22:41
Vou começar pelo que eu acho principal, um guia de inspeção de jeep, pois muitos não sabem nem por onde começar quando estão pela 1º vez de frente com um possível candidato de seus sonhos e daí, ir para tópicos que não estejam nos manuais de manutenção do jeep, pois não vou re-escrever o manual, só complementar.
E para facilitar minha vida, vou seguir os capítulos do manual de manutenção da FORD.
Vide também os seguintes tópicos.
1-Cuidado seu semi-eixo semi flutuante pode matar - (parece filme):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915
2-Ajustando os rolamentos de munhão e de roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
3-Removendo o terminal de direção do pino central:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4390
4-Manual de Manutenção do jeep:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
A intenção é varrer todos os tópicos de manutenção/inspeção do nossos Jeep's.
:mrgreen:Srs. Moderas, e ou Administradores, peço por favor rever os liks acima.
Estão com problemas...
Grato
:concordo::concordo:
:mrgreen:Srs. Moderas, e ou Administradores, peço por favor rever os liks acima.
Esses links são antigos, do 1° sistema do fórum.
Atualizei eles, menos o 3°, que não encontrei. Talvez o nome do tópico não seja esse ou tenha sido fundido com algum outro.
[]'s
junior braga
24/08/2009, 13:08
Esses links são antigos, do 1° sistema do fórum.
Atualizei eles, menos o 3°, que não encontrei. Talvez o nome do tópico não seja esse ou tenha sido fundido com algum outro.
[]'s
Valeu Giovani...
:concordo::concordo:
leopoldo
25/08/2009, 23:50
:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4390
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4390
Blz...
Tudo certo agora.:concordo:
[]'s
Tirando o pó do tópico.
Liguei em todos os contatos aqui desse tópico e ninguem tem o tal tubo de aço bicromatizado de 3/16 por 0,7 de parede.
Só mesmo o tal 5mm por 1 de parede.
Alguem encontrou o tubo na especificação correta em aço? Alguem comprou esse 5mm? serviu?
[]´s
Luiz Fernando de C
05/01/2013, 18:35
lado dianteiro dir - 85 cm
lado dianterio esq- 15 cm
do cilindro mestre até a conecção dianteira - 74 cm
do cilindro mestre até a conecção traseira - 1,70 m
lado trazeiro direito/esquerdo - 65 cm.
essas são as medidas do sistema original para os eixos dana 44.
Depois de cortados e flangeados tem as dobras.
Os tubos que eu usei no meu CJ é de 4,76 x 0,7 mm
Boa tarde Pessoal... Sr Leopoldo, tudo bem? Então diante dessas informações surgiu uma pequena dúvida...Em relação a distância de 15 cm e 85 cm, não seria interessante dividir isso por igual? Essa diferencinha (70 cm ) de percurso do fluido, mesmo que considerando o mesmo incompressível não faria uma diferença de pressão de frenagem? Estou pensando em passar aquele T para uma redião próxima do centro e fazer a tubulação com o mesmo tamanho.Outra dúvida...em relação aos flexíveis, eu poderia usar 2, ou seja fazer uma emenda de flexíveis para aumentar o alcance afim de poder instalar o T perto do centro?
OPA.
O cara tinha editado a pagina da web e mudou o endereço:
Agora o processo de flangamento está aqui:
Making Custom Fluid Lines (http://www.joesfalcon.com/page22.html)
Nossa cara esse link caiu do céu, obrigado em. Tava procurando um link assim faz tempinho já e não encontrava.
Ganhei um flangeador (http://www.primeimports.com.br/produto/kit-flangeador-e-cortador-de-tubos.html) agra só coloca em prática. Valeu galera.
leopoldo
07/01/2014, 19:18
Em relação a distância de 15 cm e 85 cm, não seria interessante dividir isso por igual? Pode ser feito a gosto.
Essa diferencinha (70 cm) de percurso do fluido, mesmo que considerando o mesmo incompressível não faria uma diferença de pressão de frenagem Não.
Estou pensando em passar aquele T para uma redião próxima do centro e fazer a tubulação com o mesmo tamanho.Outra dúvida...em relação aos flexíveis, eu poderia usar 2, ou seja fazer uma emenda de flexíveis para aumentar o alcance afim de poder instalar o T perto do centro? Poder, pode, mas depende do cilindro mestre. Vc pode estar criando pelo em ovo.
gustavo seixas
07/01/2014, 22:34
????? estou acompanhando o tópico e não entendi a última resposta.
leopoldo
07/01/2014, 23:07
????? estou acompanhando o tópico e não entendi a última resposta.
sobre o pelo em ovo?
Eu utilizaria um flexível mais comprido.
sobre o pelo em ovo?
Eu utilizaria um flexível mais comprido.
Voltou a ativa....:concordo:
[]´s do Vale.
vavarusso
09/01/2014, 08:45
Seja bem vindo Grande Leopoldo, voce é referencia aqui nesse fórum.
inaciocm
24/08/2014, 00:31
Só assinando...
matrakaum
03/11/2015, 13:56
Desenterrei!!
Alguém sabe a medida no Niple da panela traseira do Jeep?
matrakaum
05/11/2015, 09:20
Niple encontrado... deu trabalho mas achei.
Agora o tubo de aço .... este tá osso. Acho que vou ter que partir para o de cobre mesmo. Aliás, o cara que me ajudou a encontrar os niples, só mexe com freios, disse que só usa o cobre e nunca deu problemas....
Gostaria de colocar de aço mas está praticamente impossível encontrá-lo aqui.
antonio umino
05/11/2015, 14:07
os canos de freio do jeep. é igual ao do corcel ... ou da linha da ford f 100. f 1000..
Tem dois tipos de cano o da linha Volks. as porcas (niples). é diferente... usa uma ferramenta para fazer as pontas.
Estes da linha Ford. tem a ferramenta para fazer ... em aço é meio dificil de fazer. mas com o de cobre fica muito. bom
Em oficinas de refrigeração vc encontra o tubo de cobre.... 3/16.... e faz a frange..
Na pickup do Spin. coloquei um mais comprido do corcel e mais uma emenda para chegar até o ponto de divisão de dianteira e traseira.
e a parte curta com mais curvas usei o cobre...
abçs
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