PDA

Ver Versão Completa : Diferencial Dianteiro Rural/f-75



WELLCJ5
25/02/2008, 13:39
Pessoal,

Estou montando uma F-100 4x4 e nela foi instalado um diferencial dianteiro da F-75 com relação 9x44, como a trazeira é original e está com relação 10x35, estou procurando uma relação 13x46 para colocar na frente e que ficaria bem proxima da traseira.

A pergunta é:

Teria muito problema eu rodar com uma relação 3,50:1 na traseira e uma 3,54:1 na dianteira ?

Outra dúvida é que me disseram que relações que foram feitas para diferenciais traseiros não podem ser colocadas nos diferenciais dianteiros ?

Isso é verdade ou papo furado ?

Abs.

Wellington

junior braga
25/02/2008, 13:52
Pessoal,

Estou montando uma F-100 4x4 e nela foi instalado um diferencial dianteiro da F-75 com relação 9x44, como a trazeira é original e está com relação 10x35, estou procurando uma relação 13x46 para colocar na frente e que ficaria bem proxima da traseira.

A pergunta é:

Teria muito problema eu rodar com uma relação 3,50:1 na traseira e uma 3,54:1 na dianteira ?

Outra dúvida é que me disseram que relações que foram feitas para diferenciais traseiros não podem ser colocadas nos diferenciais dianteiros ?

Isso é verdade ou papo furado ?

Abs.

Wellington

Não tenho certeza não, mas acho que as relações traseiras x frente tem que ser iguais, pois imagina a seguinte situação um eixo empurrando o outro, ou sendo arrastado pelo outro, porque a cx multlipa para ambos os eixos transmitem forças iguais. Espero ter ajudado. Aguardando coments do experts.

Alexandre Souto
25/02/2008, 14:59
Isso mesmo Junior Braga, como tambem nao eh aconselhavel rodar com pneus diferentes com 4x4 engatada.

WELLCJ5
25/02/2008, 17:17
Mas voces acham que 1% de variação entre as relações influencia alguma coisa quando o veiculo estiver rodando em estradas de terra e com lama ?

Pois sempre uso o 4x4 em situações extremas, na maioria das vezes dá pra usar somente o 4x2 e a reduzida.

Abs.

Wellington

junior braga
25/02/2008, 17:34
Mas voces acham que 1% de variação entre as relações influencia alguma coisa quando o veiculo estiver rodando em estradas de terra e com lama ?

Pois sempre uso o 4x4 em situações extremas, na maioria das vezes dá pra usar somente o 4x2 e a reduzida.

Abs.

Wellington

Com certeza, pois é diferente, parece bem pouco talvez nem é notavel mas ira comprometer o restante do sistema, ex: cardans, redução, etc.

Kim
25/02/2008, 19:41
Cara, as engrenagens não são de borracha, portanto não são maleáveis.

1% é uma grande diferença, pois no engesa saía de fábrica com 0,01% e é perceptível quando em 4x4.

Abraços.

Kim.

WELLCJ5
26/02/2008, 14:11
Valeu pessoal,

Já estou resolvendo o problema, vou adquirir um diferencial da F-75 dana 44 para colocar na traseira da F-100, ai tenho várias opções de relações que posso utilizar sem que destrua as cruzetas, que ao meu ver será a parte mais frágil o sistema.

Obrigado a todos.

Wellington

WELLCJ5
26/02/2008, 14:47
Alguem já conferiu os calculos deste site ?

http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

Utilizando este site chego a conclusão de que se eu tiver a seguinte situação:

Diferencial traseiro com relação 3,50 e pneus de 32,6 pol. chego a uma velocidade em 4ª marcha e sem reduzida de KM/H = 44,6

Diferencial dianteiro com relação 3.54 e pneus de 33 pol. chego a uma velocidade em 4ª marcha e sem reduzida de KM/H = 44,6

Logo a diferença é zero portanto posso usar as relações diferentes como na situação acima ?

Logico que não existe pneus de 32,6 pol., mas se diminuir 10mm na altura do pneus traseiro chego a essa medida.

Será que isso funciona ?

Por outro lado quem tem certeza que os 4 pneus de um veículo sempre estão com o mesmo diâmetro ?

Então a diferença entre as duas relações acima, que é de 1%, se tornaria irrelevante ?

Quem pode me responder ?

Abs.

Wellington

jijoe_78
27/02/2008, 16:37
ôpa.
Pensa no seguinte: se os diâmetros dos pneus são iguais mas as relações de transmissão são diferentes (reduzido na frente e longo na traseira), onde essa diferença será amortizada?
No câmbio/Transferência. Na lama essa diferença se dispersa na falta de tração, mas numa estrada de terra batida ou cascalho não.
O mesmo acontece se você tiver diâmetros diferentes de pneus nos eixos, por exemplo 718 mm de diâmetro na frente e 683mm na traseira. Lógico que não será com 5 giros de pneu que sua transmissão vai moer. MAs numa situação repentina de tração o tranco pode ser suficiente p´ra começar a mastigar dente de engrenagem.
Instale 2 kits iguais de relação e venda os seus p´ra quem precisa. O custo será pequeno e não terá problemas caso esqueça o 4x4 ligado numa passagem rápida por estradas entre lamaçais.

[]´s!