PDA

Ver Versão Completa : Filtro de ar esportivo pra Ranger

ariel kleinubing
25/02/2008, 11:10
Alguém usa ou sabe qual filtro de ar esportivo dá pra usar na Ranger 2.5 diesel. Se é bom usar, modelo mais indicado, tamanho, lavável ou não, marca, preço, onde comprar etc....Abraços

roberto pereira
25/02/2008, 11:39
Tô procurando um pra minha S10 também, desde já agradecemos a ajuda.

ariel kleinubing
25/02/2008, 11:49
http://www.garra4x4.com.br
Tem na Garra4x4. O preço tá bom, R$ 50,00, alguém já comprou, sabe da qualidade, serve pra ranger e/ou S-10.

Miranda
25/02/2008, 12:08
se comprar essas porcaria de 50 reais vai entrar até pedra no motor.

BOm msmo são os Apexi, K&N, Green. Mas custam por volta de 200reais. Lavável, nao precisa trocar.
Eles sao banhados no oleo, oque ajuda a filtrar um pouco mais.

ariel kleinubing
25/02/2008, 14:36
Ok, era esta informação que eu precisava. Sabe onde vende? Que tipo pra Ranger?

Walter L. L. Casitta
25/02/2008, 16:30
se comprar essas porcaria de 50 reais vai entrar até pedra no motor.

BOm msmo são os Apexi, K&N, Green. Mas custam por volta de 200reais. Lavável, nao precisa trocar.
Eles sao banhados no oleo, oque ajuda a filtrar um pouco mais.

Além disso se for pra Ranger TDI não faz a mínima diferença no desempenho. Talvez nas Ranger gasolina aspiradas...

LLeeoo
25/02/2008, 16:34
Além disso se for pra Ranger TDI não faz a mínima diferença no desempenho. Talvez nas Ranger gasolina aspiradas...

Se o motor não for fuçado, para a 2.3 e a 2.5 aspiradas não faz a menor diferença. A admissão da Ranger já é muito eficiente. Para os motores 4.0 eu não me lembro, mas acho que também não faz a menor diferença.

A vantagem é o custo ao longo do tempo, já que não precisa trocar o filtro.

Miranda
25/02/2008, 16:35

pq nao faz diferença?

LLeeoo
25/02/2008, 16:39
pq nao faz diferença?

O filtro de ar já é um monstro, então você não diminui muito a perda de carga com um filtro esportivo já que já há ar mais do que suficiente. Além disso, a admissão original está num lugar estratégico e consegue pegar o ar mais frio, o que no balanço compensa o possível aumento de eficiencia do filtro esportivo.

No fórum da rangerpowersports.com um tempo atrás tinha uma série de artigos interessantes sobre os motores da Ranger (a gasolina, obviamente)

Walter L. L. Casitta
25/02/2008, 16:40
pq nao faz diferença?

Porque tem o turbo que comprime o ar no motor. No motor aspirado quanto menor a restrição do filtro melhor e essa é a proposta do filtro esportivo....

cirotoscano
25/02/2008, 19:57
Ariel,
Se o filtro de ar da sua for o quadrado... vai fazer alguma diferença, talvez...
Se o filtro da sua for o cilindrico grandão... acredito que não vai fazer nenhuma diferença...

Acho que o mais vantajoso pra vc, seria que no caso de seu filtro ser o quadrado, vc colocar o filtro cilíndrico... adaptar a caixa do filtro e etc...

Na minha opinião... manter o elemento original "desde que seja o cilindrico" filtra melhor, pois a passagem de ar mais aberta, no caso dos esportivos é proporcional a admissão de mais partículas (não existe mágica), que apesar de serem micro, não são especificadas pra admissão do motor. O filtro cilindrico tem uma área de filtragem absurdamente grande, o que garante suficiente passagem do ar de admissão.

Outro detalhe, a adaptação do filtro fora da caixa, implica em admitir o ar da caixa do motor, portanto ar mais quente, que implica em perda de performance... ou seja a adptação dele é tão importante quanto ele.

ariel kleinubing
26/02/2008, 10:07
É, justamente este o problema, a minha é a quadrada e é ruim de lidar com ela, não fecha direito, além de estar trincada, então pensei no filtro esportivo, mas tô quase achando que o cilíndrico será a melhor solução. Só que o esportivo acho que daria um barulho mais leal da turbina hehehehe.
Abraços e obrigado pelas dicas

Gouveia
27/02/2008, 02:08
Dá uma lida nesse texto que eu escrevi a um tempo atrás.. inclusive tem o modelo do filtro esportivo que cabe dentro da caixa original da Ranger:

http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=94&Itemid=29

ariel kleinubing
27/02/2008, 09:42
Pois é pessoal, acabei comprando o original mesmo. Encontrei no ferro velho o de uma ranger batida, o filtro ta zero bala e ainda com o elemento filtrante quase novo, paguei cem pila e por enquanto vou ficar assim mesmo, diante de todas as sugestões acho que não vale a pena mexer no filtro da Ranger a diesel.Abraços