Ver Versão Completa : Freio a disco no CJ5
Fala galera, eu de novo!
Estou querendo colocar um freio a disco e tenho umas perguntinhas:
- Que sistema de freio devo comprar? (vale a pena comprar estes kits prontos ou é melhor ir a um ferro velho, comprar as peças e mandar instalar?)
- Quais são as peças e em que quantidade devo comprar?
- Vale a pena colocar nas 4 rodas ou posso deixar o freio traseiro original? (uso o jipe mais na cidade e em trilhas leves)
- Qual é a faixa de preço de um sistema novinho e um com as peças usadas? (estou perguntando isso para não ser passado para trás por mecânicos filhos da p$%@ que agente sabe que existem...)
Valeu Galera!
Abraços!
Dennis Figueiredo
25/06/2004, 10:34
Já que tu tem medo de se encomodar com mais uma razão pra comprar o kit.... :wink: Se tiver paciência, conhecer um pouco de mecânica e lugar pra fazer o serviço... faça você mesmo sem pressa, :D além de não ficar na suspeita economiza alguns $$$$$ :wink:
(vale a pena comprar estes kits prontos ou é melhor ir a um ferro velho, comprar as peças e mandar instalar?)
compre um kit pronto, pois no ferro velho vc vai poder comprar apenas disco (em otimas condiçoes eh claro) e as pinças.
e vc vai ter que comprar todo o resto novo: pastilhas, flexiveis, ou ate o disco.alem de mandar fazer um suporte pra segurar as pinças mais os parafusos mais mao-de-obra, etc.
entao compra logo um kit pronto e economiza tempo e ate dinheiro e vc mesmo pode montar.
[]´s
Beto Lacerda
25/06/2004, 13:21
Cara freio a disco , CJ , a melhor dica que posso te passar é
da uma lida nesses topicos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3316
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3317
se ainda sobrar alguma duvida ...
[]'s
eu coloquei umas fotos do meu kit Berga instalado no meu album pessoal.
se tiver interesse pode visita-lo e ver como fica.
os traseiros ainda nao baixei, mas assim que tiver pronto eu abasteço.
[]´s
Dennis Figueiredo
25/06/2004, 15:07
O Elcio meu quirido :D .....
Onde se consegue aquele "T" na ponta dos flexíveis que fazem a "bifurcação" para as duas pinças????
Beto Lacerda
25/06/2004, 15:16
essa eu sei , vem no kit :lol:
[]'s
Dennis Figueiredo
25/06/2004, 15:44
Ajudo pra caramba heim betão.... não quero compra o kit... queria só aquela paradinha ali.
oi Dennis:
qquer loja automotiva tem. aquilo eh uma junçao de freio que inclusive tem nos jeeps.
esse ai eh da linha de pickups ford. mas na rede chevrolet vc acha tbem.
e nao se esqueça que a medida eh em polegadas.
[]´s
Beto Lacerda
25/06/2004, 16:10
Ajudo pra caramba heim betão.... não quero compra o kit... queria só aquela paradinha ali.
:lol: :lol: tem em qqer auto-peças , se vc num achar por ai me manda uma MP fuço por aki e te mando por sedex , sei lá é uma parada tão simples , usa no sistema original pra bifurcar entre as rodas , tem varias parecidas , vc tem que comparar com a rosca do seu flexivel .
[]'s
Dennis,
tem umas em formato Y tbem, porem mais dificeis de achar.
[]´s
Dennis Figueiredo
25/06/2004, 16:41
I galera... nem me toquei que é a mesma peça lá de baixo...
Elcio essa em "Y" deve ficar melhor... siceramente não gostei muito daqueles "U" formados pelos caninhos de metal.
Danniel Pizatto
25/06/2004, 16:43
Apenas acrescentando, kits prontos vc tem o SBD (com pinças da kombi) e o feito pelo Berga la do RS, com pinças de santana (inclusive vc pode por 2 por disco!)
Teve uma galera que tava fazendo o próprio, se nãõ me engano com discos da F1000 e pinças da S10. mas aí tem de mandar fazer o suporte da pinça, e dependendo da sua roda ela vai raspar nas pinças..
Ah.. por acaso vc tava no terraço ontem (24/6)? Se o seu for um cj5 com pneus originais e santoantonio Keko eu vi ele lá´..
[]s
Beto Lacerda
25/06/2004, 16:48
Dennis,
tem umas em formato Y tbem, porem mais dificeis de achar.
[]´s
não tem necessidasde a em T faz o mesmo serviço , o fluido de freio quase não flui no sistema (li no forum num lembro onde) , os Y é mais pra linha de combustivel , agua, etc para evitar turbilhonamento no sistema
[]'s
Dennis Figueiredo
25/06/2004, 16:55
não tem necessidasde a em T faz o mesmo serviço , o fluido de freio quase não flui no sistema (li no forum num lembro onde) , os Y é mais pra linha de combustivel , agua, etc para evitar turbilhonamento no sistema
[]'s
Segundo o Bill, não flui nada, nada nada mesmo, nem um tiquinho.... achei estranho mas tudo bem.... única coisa que quiz dizer é que com o T parece que fica mais aberto os tubos de metal, mais sujeto a serem arrancados por pedaços de pau em uma trilha.
Beto Lacerda
25/06/2004, 17:14
sei lá hein dennis , T , Y se um toco pegar arranca tudo , a manha é deixar "grudado" no tubo do diferencial , por cima e nas pinças o mais proximo possivel
[]'s
por mais que vc "enjambre" as mangueiras sempre existe possibilidade dela enroscar em algo.
eh um risco que se tem que correr.o ideal eh saber por onde anda.
[]´s
Dennis Figueiredo
28/06/2004, 08:07
Sim elcio o risco sempre existe mas podemos minimizá-lo :wink:
Beto Lacerda
28/06/2004, 10:02
Sim elcio o risco sempre existe mas podemos minimizá-lo :wink:
não podia ter me expressado melhor então citei :lol:
[]'s
Ah.. por acaso vc tava no terraço ontem (24/6)? Se o seu for um cj5 com pneus originais e santoantonio Keko eu vi ele lá´..
[]s
Tava lá sim cara! Toda quinta estou lá colhendo informações e batendo papo com a galera! O meu jipe é aquele mesmo q vc viu...
Aproveitando o ensejo, quanto fica para comprar este kit do cara do RS? Vc tem ele? é bom?
Falou!!
Sim elcio o risco sempre existe mas podemos minimizá-lo
com certeza amigo.
eh que eu ja vi cada varal de cortiço que dava medo e pena do cara ao mesmo tempo. :(
qquer galho podia deixar o cara em maus lençois.
[]´s
Segundo o Bill, não flui nada, nada nada mesmo, nem um tiquinho.... achei estranho mas tudo bem.... única coisa que quiz dizer é que com o T parece que fica mais aberto os tubos de metal, mais sujeto a serem arrancados por pedaços de pau em uma trilha.
Já tá extrapolando....... O fluído flui o tanto necessário para deslocar o pistão da pinça de sua posição de repouso até o disco. Se o disco não for empenado, esta distância é muito, muito pequeno, então o fluído quase não flui mesmo...............
Abraços,
Dennis Figueiredo
30/06/2004, 15:24
Bom bill, isso foi oq tu falou em outro tópico que nem lembro.... o cara ainda perguntou: Bill, não fui nem um pouquinho, e fosse firme na resposta, ..... não
Beto Lacerda
01/07/2004, 03:48
Bill , longe de mim querer te contrariar , acho que num estudei o suficiente pra isso :lol: ainda :twisted: mas , nesse topico postei isso
o fluido de freio quase não flui no sistema (li no forum num lembro onde) pq. lembrava que vc tinha postado tal info. e entendi dessa maneira , mas dai veio esse papo do dennis e fui ver onde tinha lido e achei o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3678 onde tem
Não importa se for "T" ou "Y" as conexões........ Pensem em como funciona um sistema de freios e perceberem que não há fluxo de fluído nas tubulações..........
e depois
Ô Billj,
Esse tal de fluido não mexe nem um tantinho
Só vazando.......
Abraços,
e relendo realmente parece que não mexe nadica de nada .
sei lá , um pouco flue num flue ?? não que vá gerar turbilhonamento no T mas mexe né ???
[]'s
Cês só me f#de......... :P Agora serei obrigado a entrar em detalhes........
Vamos assumir:
- diâmetro do pistão da pinça = 50 mm
- diâmetro interno da tubulação = 5 mm
- deslocamento necessário para a pastilha encostar no disco = 0,5 mm
Pois bem, a área do pistão = (pi * 50 * 50) / 4 = 1.963,5 mm2. Da mesma forma, a área do tubo = 19,6 mm2. Ou seja, o pistão tem uma área 100 vezes a do tubo.
Logo, um deslocamento de 0,5 mm do pistão resultaria num deslocamento no fluído de 50 mm. Esta mesma "pelota" de fluído vai e volta entre o tubo e o pistão, não tem fluxo no sistema, apenas esta oscilação de movimento.........
Abraços,
Dennis Figueiredo
01/07/2004, 08:09
so inocente então :D
Beto Lacerda
01/07/2004, 14:11
entendi , era mesmo como tinha entendido da primeira vez ...
valew
[]'s