PDA

Ver Versão Completa : Sistema de navegação "caseiro"



emtsuhako
24/02/2008, 20:37
Olá pessoal! Alguém aqui no fórum já combinou notebook, GPS e mini modem para fazer um sistema de navegação "caseiro", mas bem completo?

Eu tenho um notebook Dell Pentium III 1,2GHz e 512 RAM. Instalei um mini modem PCMCIA Vivo Zap. Só com isso posso acessar o Google Map, o que ajuda a fazer reconhecimento do local, desde que as imagens sejam de boa resolução. Se eu colocar um GPS via porta USB mais uma antena externa, putz, então aumento pra caramba os recursos do meu sistema! Com o Trackmaker, registra-se os waypoints. Bobear, é só transferir, na hora, esses waypoints para o Google Map.

Também tenho um HP Jornada 728... é um pocket pc... existem GPS para serem ligados no slot compact flash... no e-Bay não custam mais do que US$75,00. Um Jornada 728, em bom estado, não custa mais do que R$350,00. Para registrar os waypoints existe o programa GPS Pocket PC Creation... muito bom! A vantagem é que um pocket pc não tem HD... e HD deve se ferrar rapidinho numa estrada de terra...

Se alguém souber mais de alguma combinação para um sistema de navegação "caseiro", por favor, exponham suas idéias! Inclusive os programas que utilizam.

As duas combinações acima não devem sair mais do que R$1.000,00, portanto, bem mais barato que muitos navegadores (Airis, TomTom, 4Rodas, Navisystem, etc).

Abraços!

Cláudio Brasília
03/03/2008, 21:17
Não sei como é o seu mini modem, mas tenho aqui um que é fabricado pela Evadin e que usa uma fonte 110-220Vca de entrada, entregando 5Vcc na saída para alimentar o modem; para operação móvel penso que deva ter uma outra fonte, sem a necessidade de converter a forma da tensão, mas somente rebaixando a tensão de 12Vcc do veículo para 5Vcc necessários para alimentar o modem. O que pode ser conseguido com o uso de um cirquito integrado LM7805 em um pequeno e simples circuito caseiro. Este mesmo modem tem a possibilidade de, uma vez removendo a antena, colocar uma extensão de cabo e instalar, com uso de um suporte tabajara a antena original como sendo externa. É claro que em uma operação móvel a instabilidade naturalmente originária irá afetar o RX/TX do transceptor embutido no modem, pois penso que ali tem muito pouca semsibilidade de recepção/potência de saída para vencer as dificuldades causadas por uma operação móvel; uma vez parado o veículo acho que tudo bem, em caso de ponto-a-ponto com uma estação rádio-base melhor ainda. Agora vamos pensar mais um pouco e questiornar porque utilizar a conexão internet para tão somente apanhar imagens no Google de onde se está deslocando, quando sabemos que poderemos levar isto tudo a bordo copiado em midias, CD ou DVD; por exemplo: todo um mosaico de imagens de satélite LANDSAT-5, ano 2000, de toda America do Sul; porque não utilizar a conexão internet para enviar informações de navegação, também, tais como waypoints, tracks e routers, para outros destinos via web, como uma forma de monitoração e rastreamento on line, caso se tenha disponível na trilha o serviço CDMA2000 1xRTT ou 1xEVDO 800MHZ, que não é em todo lugar que tem o serviço e/ou que pega bem o sinal do mesmo. Sem dúvida é uma boa idéia e as possibilidades são inúmeras...

Cláudio Brasília
08/03/2008, 15:23
Aqui vai um tutirial sobre o assunto...

locomeubr
04/04/2008, 07:35
cara uma dica...sou tecnico em informatica...e ja fiz alguns "car-pc"...hd é problema...mesmo usando de notebook...em menos de 6 meses vai pro saco de lixo....no ultimo q "desenvolvi" para um amigo, usamos o note dele só q nao o hd...no lugar do hd usamos cartao de 4 gigas....da pra por um xp até...a leitura nao fica lenta e aguenta muito bem....pode se usar os dois...pois normalmente o acesso ao hd é facil em notes...quando ele usa no carro, ele bota o cartao, desliga o cabo do hd e da o boot do sistema pelo cartao....ficou show de bola, no caso dele nao foi voltado a navegação....mais sim para controle eletronico do carro....usando um placa odb-II ele comanda a ingeção eletrocina...mais no caso de navegação deve funcionar 100% tb....só tem q ver se o note tem leitor de cartao e se aceito dar boot via cartao....

qualquer coisa tamos ai, to querendo desenvolver um pc todo embutido no meu jpx....mais ainda demora um poco...vai ter q ser muitooo resistente a impactos e agua...(lembre q nos carros sempre tem condensação de agua dentro.....)

vlwwww