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guilherme soares
24/02/2008, 18:40
Moçada,

Começo de Dezembro acabei a primeira parte da reforma do Vovozão.
Foi refeito todo o chassis reforços, carroceria, suspensão, freios, direção, etc
Montei o meu atual Powertrain no carro pra testar o que eu tinha feito até agora. Só que, como já era de esperar, o motor OHC 4cc a alcool com a caixa 4 marchas original não tá empurrando o conjunto novo. ( pneus 35, eixos de rural, bloqueio 100% diant e tras full lock fase IV + 4link na traseira com Air Fux e Spoa na diant e freio a disco nas 4 rodas + dir hidráulica com setor da S10) O carro parece um Uno Mille pra andar!!!!
Abro aqui a discussão de qual será o melhor Powertrain pro Vovozão.
- Penso num Vortec com caixa automática ( quais são os prós e contras? )
- Penso num 4cc Ranger, Ap Tb, 4100, Silverado, S10 4cc
- Num Diesel.... e aí vai!!!

Qual a sugestão de V.Sas??

A utilização desse carro será pra trilhas pesadas... Mas temos deslocamentos longos aqui em Bh 40km a 50km + autonomia de trilhas...
Que que eu colocaria de conjunto que fosse custo/benefício??
Que não me desse muita dor de cabeça futura??
Quanto gastaria em média??

[]´s

Carlos Bernardo
25/02/2008, 10:10
Se é pra mudar cai logo pros 6 cilindros. Pode ser 4.1, 4.4, 4.3 carburado ou injetado. Todos são bala e vão empurrar seu Jeep numa boa!

Eu, pessoalmente, não gosto de V8 em Jeep, mas isso é muito pessoal.

Boa sorte!

guilherme soares
25/02/2008, 10:45
Concordo com você, Carlos!

Um V6 funciona melhor, igual a um relógio.

Tô pesquisando referências de qual? Como: Peso, tipo de adaptação, caixa, t-case, consumo, manutenção barata ou cara... Preço final completo...
Torque em baixa, etc

Por isso penso num Vortec que é mais moderno, mas também não descartei o confiável 6cc da GM carburado.

[]'s

Carlos Bernardo
25/02/2008, 11:18
Pois é, acho os 6 canecos os motores mais bem equilibrados e com a melhor relação potência/custo que se pode colocar em um Jeep. Procura bem um injetado. Caso não encontre nenhum que te agrade, vá no 4.1 carburado mesmo, ele não vai te deixar na mão.

Se vc resolver dar uma "arrumada" nele com um bom preparador então....jeeeeeeesus...

O meu GM 4 canequinhos tá quase pronto pra render 120/140 hps na boa. Sem turbo. Imagina o que um preparador não faz com um 4.1...é de 300hp pra cima. Diversão garantida.

Julinot
26/02/2008, 13:10
Pois é, acho os 6 canecos os motores mais bem equilibrados e com a melhor relação potência/custo que se pode colocar em um Jeep. Procura bem um injetado. Caso não encontre nenhum que te agrade, vá no 4.1 carburado mesmo, ele não vai te deixar na mão.

Se vc resolver dar uma "arrumada" nele com um bom preparador então....jeeeeeeesus...

O meu GM 4 canequinhos tá quase pronto pra render 120/140 hps na boa. Sem turbo. Imagina o que um preparador não faz com um 4.1...é de 300hp pra cima. Diversão garantida.

A cavalaria de fato impressiona mas... como é que fica o torque ? A partir de qual rotação ele vai se fazer pronunciar ?

Carlos Bernardo
26/02/2008, 13:28
O principal trunfo do GM151, que é o torque em baixas rotações, continuará sendo o principal destaque desse meu motor que está sendo preparado. A retífica e preparação será focada em melhorar ainda mais o torque, dar um gáz extra no motor quando exigido com "o pé no fundo" e principalmente durabilidade. Ele vai beber um pouco mais sim, mas nada que se compare com um motor 4.1 ...tranquilo.

joão k. chikui
26/02/2008, 21:24
Já pensou num motor e cambio de S-10 2.4 ? Leve , torcudo , econômico e não sai moendo todo o resto.

guilherme soares
27/02/2008, 08:02
João,

Você tem noção de preços que ficaria um conjunto desses completo pra compra??
Não fica muito xoxo pra empurrar pneus 35''?

Estou fugindo de adaptações.... Tô tentando preservar um conjunto completo que não tenha que mexer muito. Só pra se ter uma idéia: - tenho um Samurai Ap2000 com caixa original do Samuca mesmo. A embreagem foi pro saco semana passada. Desci a caixa e tirei pra ver o estado que ela estava. O colar tava ruim, o disco acabou e o platô tava com a chapa meia boca...Eis a questão! Levei todo o conjunto numa casa de embreagens daqui de Bh pra comprar outro kit ( levei de amostra o velho ). Depois de muito perrengue chegamos a conclusão que o colar era da Suzuki mesmo e dava em Samurai e Vitara, o disco era do Fiat Tempra 2.0 8v, por causa da estria do eixo piloto ser igual dos Suzukis e o platô era do Santana ou qualquer AP2000. O cara da loja só me vendeu separado essas peças e aleijou 3 kits de 3 carros diferentes dele porque também é jipeiro. Viu minha agonia da situação... Imagina ter de comprar 3 kits de 3 carros diferentes pra fazer 1 só que ia me servir? Não tava a fim de cravar não, prefiro colocar tudo novo pra não dar dor de cabeça por um bom tempo.
Por isso pretendo preservar um Powertrain completo onde não tenha muita mexeção!

[]'s

cesarsouza
27/02/2008, 14:10
Já pensou num motor e cambio de S-10 2.4 ? Leve , torcudo , econômico e não sai moendo todo o resto. (2)

cadu
27/02/2008, 16:30
Moçada,

Começo de Dezembro acabei a primeira parte da reforma do Vovozão.
Foi refeito todo o chassis reforços, carroceria, suspensão, freios, direção, etc
Montei o meu atual Powertrain no carro pra testar o que eu tinha feito até agora. Só que, como já era de esperar, o motor OHC 4cc a alcool com a caixa 4 marchas original não tá empurrando o conjunto novo. ( pneus 35, eixos de rural, bloqueio 100% diant e tras full lock fase IV + 4link na traseira com Air Fux e Spoa na diant e freio a disco nas 4 rodas + dir hidráulica com setor da S10) O carro parece um Uno Mille pra andar!!!!
Abro aqui a discussão de qual será o melhor Powertrain pro Vovozão.
- Penso num Vortec com caixa automática ( quais são os prós e contras? )
- Penso num 4cc Ranger, Ap Tb, 4100, Silverado, S10 4cc
- Num Diesel.... e aí vai!!!

Qual a sugestão de V.Sas??

A utilização desse carro será pra trilhas pesadas... Mas temos deslocamentos longos aqui em Bh 40km a 50km + autonomia de trilhas...
Que que eu colocaria de conjunto que fosse custo/benefício??
Que não me desse muita dor de cabeça futura??
Quanto gastaria em média??

[]´s

Meu Caro, realmente o motor original não vai aguentar... eu partiria logo para um 6cc... de preferencia da ranger que é um motor muito forte, como você esta pensando em usar o Jeep para trilhas pesadas, nem pensaria em motor diesel, muito pesado com chuva e trilhas pesadas vai ficar complicado.

Boa escolha, meu voto é o motor da ranger em segundo plano o da S10!

guilherme soares
27/02/2008, 17:00
Fala Cadu!!!

Pô rapaz, eu tenho um pouco de Canela Verde daí de Vila Velha, heim??
Sempre estou aí pra passeios pois tenho um irmão que mora em Itaparica.

Estou mais tendencioso mesmo a um 6cc a gasolina, pois o diesel daria ainda dor de cabeça na hora de arrumar o documento ( suspensão 4link + spoa dianteiro, pneus grandes, eixos + largos, etc etc etc ) No gasolina o doc continua como está hoje.

Minha dúvida está em qual 6 canecos. O Vortec é um tesão de mecânica e a vantagem de ser em V, pois é pequeno e leve. A manutenção que é cara ( já me alertaram )
A mecânica Ford é outra opção: Ranger 6cc ou uma de F250. O problema é ligar esses motores ( code ) mas nada que uma dor de cabeça pra valorizar o trabalho final....
Aí vem a caixa de transferência e redução: Clark + tcase bruta de hilux ou frontier? Ou uma auto...... Como fica a caixa auto a longo prazo.... Só conheço essas caixas sendo usadas no RC. E vão muito bem. Em CJ adaptado eu já ouvi, mas nunca vi uma pra saber do teste!

[]'s

cadu
27/02/2008, 17:31
Cara que mundo pequeno hein... V. Velha é muito legal, trabalho aqui e moro em Vitória.

Bem, falando dos motores eu colocaria o da Ford (Ranger) como falei antes é um motor muito forte e empurra muito, e a manutenção não é muito cara (mas lembre-se ford não tem nada muito barato) mas os motores são de muito boa qualidade e durabilidade (procure ver se consegue o motor da ranger nacional pois o importado é muito caro a manutenção).

A caixa clark não da problema algum, quem tem é só felicidades.

Quando vir a V. Velha avisa, que marcamos uma trilha... nesse momento estou sem Jeep vendi o meu em novembro, mas não estou aguentando mais e ja parti a procura de outro CJ5.

Um forte abraço e sucesso na reforma!

Cadu :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

guilherme soares
27/02/2008, 18:28
Cara que mundo pequeno hein... V. Velha é muito legal, trabalho aqui e moro em Vitória.

Quando vir a V. Velha avisa, que marcamos uma trilha... nesse momento estou sem Jeep vendi o meu em novembro, mas não estou aguentando mais e ja parti a procura de outro CJ5.

Um forte abraço e sucesso na reforma!

Cadu :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Cadu,

Vai aí uma amostra do que foi feito até agora

coloma
27/02/2008, 20:40
FIQUEI curiosa com essas lanternas traseiras.De que carro vc adaptou ?ficaram tao charmosas.Quero botar umas iguais no meu jeep .

joão k. chikui
28/02/2008, 00:05
Gui
I-Muito barato
II-Usar relação 8:43 ou até 9:53
III-No caso do teu Samuka 93 , é só colocar um X-crawler 4.16 ou um Calmini 5.14 que nem vai mais usar embreagem.



João,

Você tem noção de preços que ficaria um conjunto desses completo pra compra??
Não fica muito xoxo pra empurrar pneus 35''?

Estou fugindo de adaptações.... Tô tentando preservar um conjunto completo que não tenha que mexer muito. Só pra se ter uma idéia: - tenho um Samurai Ap2000 com caixa original do Samuca mesmo. A embreagem foi pro saco semana passada. Desci a caixa e tirei pra ver o estado que ela estava. O colar tava ruim, o disco acabou e o platô tava com a chapa meia boca...Eis a questão! Levei todo o conjunto numa casa de embreagens daqui de Bh pra comprar outro kit ( levei de amostra o velho ). Depois de muito perrengue chegamos a conclusão que o colar era da Suzuki mesmo e dava em Samurai e Vitara, o disco era do Fiat Tempra 2.0 8v, por causa da estria do eixo piloto ser igual dos Suzukis e o platô era do Santana ou qualquer AP2000. O cara da loja só me vendeu separado essas peças e aleijou 3 kits de 3 carros diferentes dele porque também é jipeiro. Viu minha agonia da situação... Imagina ter de comprar 3 kits de 3 carros diferentes pra fazer 1 só que ia me servir? Não tava a fim de cravar não, prefiro colocar tudo novo pra não dar dor de cabeça por um bom tempo.
Por isso pretendo preservar um Powertrain completo onde não tenha muita mexeção!

[]'s

guilherme soares
28/02/2008, 08:38
FIQUEI curiosa com essas lanternas traseiras.De que carro vc adaptou ?ficaram tao charmosas.Quero botar umas iguais no meu jeep .


EU FIZ O SEGUINTE:

Fui numa lojas dessas de beira de rodovias que vendem peças e acessórios de caminhões e carretas. Lá tinha uma variedade muito grande de lanternas... aquelas que o pessoal adapta nos baús, carrocerias, etc. Gostei muito da linha Randon, mas fica grande e encontrei essas paralelas que têm 1cm de diâmetro menor. Lanterna com soquete pra lâmpada cada R$ 3,80!!!! Tinha branca, amarela e vermelha. Fiz o conjunto de amarelo e vermelho de cada lado.

[]'s esperando ter ajudado

guilherme soares
28/02/2008, 08:46
Gui
I-Muito barato
II-Usar relação 8:43 ou até 9:53
III-No caso do teu Samuka 93 , é só colocar um X-crawler 4.16 ou um Calmini 5.14 que nem vai mais usar embreagem.

João,


I - ???
II- Já uso a relação 8:43 no CJ
III - Concordo com você. Mas não uso muito minha embreagem não. No caso do Samuca esse conjunto já está instalado no carro desde 2001. Sabe lá como as pessoas que foram donas desse carro antes de mim em 2006 fizeram com esse carro. Já escutava barulho de colar a muito tempo. Só estava prorrogando a arrumação no carro. O motor ap2000 é bruto pra um carro como o Samuca. Praticamente você anda em marcha lenta. Tem de tomar cuidado de acelarar com a redução, pois o conjunto da transmissão não foi projetado para o torque do ap2000. Será que com a x-crawler o conjunto ficaria mais resistente? Nesse caso acho que não resolveria esse problema. A x-crawler me pouparia sim embreagem (apesar de usar pouco), mas penso se o investimento vale a pena $$$.

[]'s

cadu
28/02/2008, 10:16
Cadu,

Vai aí uma amostra do que foi feito até agora

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Ta ficando bonito hein!!! Parabens, esse tempo de reforma gera muita angústia em prol (de término), mas depois é só alegria!!! :dance::dance::dance:

Cadu

coloma
28/02/2008, 10:39
Ta ficando bonito o seu jeep.O meu esta na reforma desde janeiro.Não usarei para trilha e sim para pequenas viagens ao litoral (sonho de infancia)e pretendo deixa-lo original é um CJ5 1966.Agora eu mudei tudo o que tinha de velho a unica coisa que falta eu mudar é a capota .Estou aqui com o manual de ferragens do meu amigo LEOPOLDO para mandar fazer meu santo antonio e bolar uma capota pois as gauchas e pissoletros sao caras.

guilherme soares
28/02/2008, 11:14
Eu desmanchei o meu CJ todo depois de muitos anos de sofrimento nas trilhas e culminou com uma capotada que eu dei...Rebentei a lata toda, Santo Antonio entrou nas caixas de rodas... Rodei assim mais uns 6 meses e a turma de Bh me gozava chamando o CJ de GagáTortão!!! ( E tava mesmo, eh eh eh e e he )

No começo eu queria somente arrumar meu Spoa que tava ruim, reforçar chassis e dar uma geral na lata.
Aí vem......e se eu mexer nisso...e naquilo... tenho de fazer agora isso que tá fadigado, etc etc etc.
Liguei o botão do "fodas"!!!!!!
Jateei o chassis, reforcei, pintei com tinta epóxi marítima, troquei os eixos, pneus e rodas novas, carroceria foi pro lixo e comprei uma melhor, sistema de freios e direção novos.... aí começou de novo... vou alongar o entre eixos do CJ. Mas não tava afim de alongar o chassis, então fiz o 4link na traseira me dando + 17 polegadas de comprimento. E a lata? Cortei a traseira sem dó! E aí foi indo... Preciso nem comentar como foi indo o resultado e $$$. Tá na chuva é pra molhar. Durante toda essa etapa foram + ou - uns 6 meses. Ainda acho que foi rápido pelo tanto de coisas que a gente fez de propostas.
O carro está no poerfil atual desde dez/07 e foi selecionado para ficar exposto na 1ª Bienal do Automóvel que foi realizada aqui em BH. Colocamos o carro lá e foi legal. É gratificante ver as pessoas curiosas tentando entender a Proposta para que o carro foi feito. Até aí, beleza!!!!
Levei o carro pra casa e tá guardado ainda. Agora que eu tô mais descansado e pronto pra nova etapa pra colocar o novo Powertrain!!!!!
E aquela dor de cabeça gostosa de corrigir durante o tempo daqui pra frente tudo que foi executado e penso que pode cada vez mais melhorar.
Segue umas outras fotos do carro na Bienal

[]'s

guilherme soares
28/02/2008, 11:36
Por isso que abri esse tópico pra sugestões do que eu melhor colocaria de Powertrain no CJ.

Como sempre todos nós queremos: Motor torcuco, consumo baixo, pouca manutenção, poucas adaptações e principalmente com custo de aquisição $$$$ relativamente barato.


[]'s esperando um milagre

guilherme soares
29/02/2008, 10:58
Gente,

Não sei como procede e é a informação:
Mas no Jornal Estado de Minas do dia 27/02/2008 no Caderno de Veículos tava uma reportagem de um sr. que montou um avião em casa. Ele tinha importado um motor Vortec 4.3 completo e preparado pra Muscle Cars novo por U$2.600,00. Se a gente converter sai por R$ 4.350,00. O preço que o pessoal pede aqui num usadinho e já bem rodado.

As veiz tem uns + baratos e torcudos! Como é esse esquema? Alguém conhece como proceder e colher melhores informações sobre o assunto?


[]'s

cadu
29/02/2008, 21:03
Gente,

Não sei como procede e é a informação:
Mas no Jornal Estado de Minas do dia 27/02/2008 no Caderno de Veículos tava uma reportagem de um sr. que montou um avião em casa. Ele tinha importado um motor Vortec 4.3 completo e preparado pra Muscle Cars novo por U$2.600,00. Se a gente converter sai por R$ 4.350,00. O preço que o pessoal pede aqui num usadinho e já bem rodado.

As veiz tem uns + baratos e torcudos! Como é esse esquema? Alguém conhece como proceder e colher melhores informações sobre o assunto?


[]'s

Caro Guilherme,

:arrow: Primeiramente você terá que procurar uma empresa de importação que possa viabilizar o translado do motor... bem aqui vai um site para tirar alguma dúvida ww.frecomex.com.br (empresa de comercio exterior)

:arrow: Segundo, lembre-se de um detalhe além do valor do motor vc terá que pagar as taxas de importação (que é a pior parte do negócio) salvo me engano é 70% sobre o valor do produto.

:arrow: Terceiro que vai ter o valor do trabalho de quem trouxer o motor.

Não tenho muita certeza mas acho que será por aí que terá que começar!

Cadu

guilherme soares
29/02/2008, 21:07
xiiiiiiiiiii......