Conectar

Ver Versão Completa : Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

Páginas : 1 [2]

Rafaminc
15/09/2011, 10:38
Amigo Rafaminc agora vc tocou na ferida. Eu tenho sistema a platinado no meu bf com a ignição assistida. Ultimamente peguei o distribuidor e desmanchei ele todinho, limpei peça por peça. Avanço ele não tinha mais, tamanha era a sujeira na mesa que ela não se deslocava mais. Zerei ele, limpei tudo mesmo, parece até obra de coleção de arte. Inclusive ele vazava óleo no pé, pesquisei aqui e troquei a borracha retentora, pois a original estava gasta. Fiz tudo isso pensando "se ele já funcionava bem antes, agora vai virar um ANIMAL". Resultado: coloquei de volta, não achei o ponto ainda, o troço tá uma B*sta. Fiquei P*to! Pensei: "Bah, agora que eu to pelado, sem grana nenhuma, vô te que embarca e comprar uma ignição eletrônica, vou ter de dar o braço a torcer". Mas ai, acompanhando esse tópico post a post leio esse seu último e me deu um alívio. Não vou gastar mais 300 ou 400 conto pra colocar uma "solução" que pode não solucionar NADA. Vejam bem, eu disse PODE não solucionar. Por fim, vou gastar esses 300 ou 400 de gasolina mesmo, andando na minha momosinha que assim eu esfrio a cabeça que tá tão quente de tanto pensar em "SOLUÇÕES".

Abraço a todos.

Hehe, acho que o seu distribuidor gostava de sujeira mesmo...
Mas me diz uma coisa, vc não consegue mais colocar no ponto pq? Quando eu não tinha lâmpada de ponto, eu acertava o ponto girando a ventoinha na mão e visualizando o pulo da centelha quando a polia marcava uns 5º antes do PMS.
Só tem que cuidar com a folga do rotor na hora de acertar o ponto, pois se vc ficar firando para frente e para trás a polia, pode errar a posição devido as folgas internas. Para não ter erro, sempre acerte o ponto girando a polia no sentido horário e a cada volta vai corrigindo.
Outro detalhe que me aconteceu uma vez: Eu comprei a tal ignição assitida e na primeira semana foi uma maravilha, mas depois começaram os problemas. Resumindo, fui trocando velas, cabos, rotor, bobina e nada das falhas desaparecerem, até descobrir que o problema era naquela porcaria que comprei no ML do tal Ton... resultado, arranquei fora e joguei no lixo, voltando para o sistema original por alguns dias...

jkdaniels
15/09/2011, 10:49
Tche, agora tu falou uma verdade. A minha ig assistida tb e desse cara ai. No início era uma maravilha, mas atualmente não há santo que faça meu motor funcionar a contento. Ele tem problemas sérios qdo aumenta a rotação, ele começa a falhar. Vou fazer o teste de desligar a ignição assistida, só vou ter q achar um condensador novo, pq o anterior eu tirei qdo instalei a mesma.

Rafaminc
15/09/2011, 11:02
Tche, agora tu falou uma verdade. A minha ig assistida tb e desse cara ai. No início era uma maravilha, mas atualmente não há santo que faça meu motor funcionar a contento. Ele tem problemas sérios qdo aumenta a rotação, ele começa a falhar. Vou fazer o teste de desligar a ignição assistida, só vou ter q achar um condensador novo, pq o anterior eu tirei qdo instalei a mesma.

Tenta fazer esse teste mesmo, pois eu gastei quase 200 pila trocando peças até descobrir que era aquela encrenca. No meu caso falhava em alta e nas acelerações, ficava pipocando e faltava força.
Agora a minha frustração maior foi quando comprei a ignição indutiva do opala, PQP, aquilo sim me deixou indignado, pois eu tinha montando um circuito de efeito hall que me rendia 20% a mais de economia no GNV, só que depois de uns 20min funcionando começava a falhar por causa do aquecimento do distribuidor, daí fui fazer a cagada de investir num distribuido indutivo que tava um lixo achando que teria a mesma economia e rendimento do hall...

jkdaniels
15/09/2011, 11:07
CAIU A CASA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !

Comigo é exatamente isso q tu falou: ta falhando em alta e nas acelerações, pipocando e faltando força! TU DESCREVEU EXATAMENTE O QUE TÁ ACONTECENDO COMIGO, TO ASSOMBRADO! Agora meio dia vou em casa e já vou fazer o teste se der tempo de pegar um condensador no caminho de casa. PQP mesmo, pq qdo instalei aquela m#$%a tava bonitinho. Depois eu mexi, mexi e mexi e só piora.

DEUS ME LIVRE SE FOR ISSO. Eu vou detonar com esse T... pq eu jurei q esse sistema dele ia melhorar meu motor.

MAS FICA A PERGUNTA: Ainda vale eu investir (muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito futuramente, pq nao dá pra dizer nem q eu to pelado, já tô no osso mesmo) num sistema de ignição eletrônica????

Claudio Almeida Machado
15/09/2011, 11:16
Caros amigos,
Queria comprar uma ignição que realmente funciona, mas falam que estas ignições apresenta problemas em relação ao avanço...
Ja to desanimando e querendo partir para um motor AP 1.8. Não estou conseguindo localizar este forum aqui, alguém tem o endereço do forum do motor AP?

Valeu

Rafaminc
15/09/2011, 11:47
CAIU A CASA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !

Comigo é exatamente isso q tu falou: ta falhando em alta e nas acelerações, pipocando e faltando força! TU DESCREVEU EXATAMENTE O QUE TÁ ACONTECENDO COMIGO, TO ASSOMBRADO! Agora meio dia vou em casa e já vou fazer o teste se der tempo de pegar um condensador no caminho de casa. PQP mesmo, pq qdo instalei aquela m#$%a tava bonitinho. Depois eu mexi, mexi e mexi e só piora.

DEUS ME LIVRE SE FOR ISSO. Eu vou detonar com esse T... pq eu jurei q esse sistema dele ia melhorar meu motor.

MAS FICA A PERGUNTA: Ainda vale eu investir (muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito futuramente, pq nao dá pra dizer nem q eu to pelado, já tô no osso mesmo) num sistema de ignição eletrônica????

Olha, eu acho que tem duas soluções definitivas para o distribuidor do BF.
1º Fazer um curso de eletrônica, pesquisar muiiiiito, esquentar muiiito a cabeça, comprar um osciloscópio e fazer uma ignição Hall em cima do distribuidor original, mantendo os avanços e curvas originais.
2º Guardar uma grana e comprar essas ignições projetadas especificamente para o BF, com curvas e avanços mapeados e derrepente guardar mais uma graninha e colocar aqueles módulos para aumentar a tensão sobre a bobina, daí sim o cara fica com uma ignição porrada...

Jkdaniels, depois que retirar a assitida e testar, posta aí se melhorou alguma coisa...

Abç

vavarusso
15/09/2011, 13:43
Pessoal! Quem tem distribuidor que funcione bem, se manifeste pra ajudar os amigos aqui. Eu fico ansioso pra alguém postar aqui a solução, pois to prestes a fazer essa adaptação.

Rafaminc
15/09/2011, 14:17
Pessoal! Quem tem distribuidor que funcione bem, se manifeste pra ajudar os amigos aqui. Eu fico ansioso pra alguém postar aqui a solução, pois to prestes a fazer essa adaptação.

Vavarusso, se realmente quer instalar um distribuidor indutivo siga alguns passos:

1º Retire em mãos o distribuidor.
2º Verifique o estado das aranhas (inferior e superior), elas tem que estar em bom estado, sem soldas, desgastes ou muito tortas.
3º Verifique se os avanços foram invertidos.
4º Peça ao remanufaturador como ele faz para tirar a folga do eixo que toca o rotor, pois no meu caso o FDP enrolou fita teflon para engrossar o eixo e tirar a folga.
5º Teste o avanço a vácuo para ver se a mesa se desloca.
6º Peça ao remanufaturador se o imâ foi instalado do lado correto, pois alguns não sabem que existe polaridade e acabam montando virado, enfraquecendo o campo magnético e dificultado a ignição.

Essas foram algumas coisas que vieram a minha cabeça, mas ainda podem existir mais problemas se o serviço não for bem feito.

Claudio Almeida Machado
15/09/2011, 18:17
Vamu lá minha gente,

Onde acho para comprar o distribuidor eletrônico para o BF que realmente funcione bem? será que o da gama é dos bons com os avanços direitinho?
Liguei para lá e me informaram que é feito certinho, o centrifugo e o a vacuo, mas o vendedor estava em dúvida e foi perguntar ao outro e ele afirmou que é bom e que os avanços funcionam de maneira correta...agora não sei...ainda estou em dúvida

Opinem ai, quem ja comprou este kit na gama...

Abraço

chinelao4x4
15/09/2011, 19:16
Vamu lá minha gente,

Abraço

Compre dois, um era pra um amigo, que antes de rfecebe-lo, fundio o motor, ai ficou pra mim,
comprei na gama , pro ohc 4cc, ficou bom..., mais mesmo assim a agua deu problemas,
por isso recomendo o igniflex, não sei porque nao comprei ele !!! dei uma isolada com silicone em td, vamos ver na proxima trilha...

rodrigo.hoffman
15/09/2011, 22:54
Vamu lá minha gente,

Onde acho para comprar o distribuidor eletrônico para o BF que realmente funcione bem? será que o da gama é dos bons com os avanços direitinho?
Liguei para lá e me informaram que é feito certinho, o centrifugo e o a vacuo, mas o vendedor estava em dúvida e foi perguntar ao outro e ele afirmou que é bom e que os avanços funcionam de maneira correta...agora não sei...ainda estou em dúvida

Abraço

NMHO é muito dinheiro pra pagar numa solução que talvez não vai trazer beneficios nenhum, pelo contrario..

Fora que tem que comprar bobina e cabos de vela novos tb.. Provavelmente a tampa do distribuidor, rotor e modulos nao deve ser bosh.. So ai se tiver que substituir essas peças todas vai mais uns R$ 200,00

Pra gastar esse dinheiro todo e correr riscos, ou fica com o distribuidor ou parte logo pra um DIS ou DD ou como disse o amigo ai emcima pro Igniflex...

Eu recomendo o DIS, pois tenho no meu jeep e nao me arrependo de ter colocado.. Sobre o Igniflex, nao posso comentar a respeito pois nao conheço, mas se pesquisar no forum vai encontrar bastante assunto sobre os modulos que citei e que vai te ajudar na escolha..

[ ]´s

jkdaniels
16/09/2011, 08:14
RUIM COM, PIOR SEM.

Rafaminc, fiz o teste ontem a noite e tirei o modulo do tonella. Resultado: a maionese desandou de vez, ferrou tudo. Girei o distribuidor de lado a lado e nada de funcionar direito. Vou colocar de volta hj e pesquisar outras coisitas, vamos ver se com a ajuda dos universitários eu consigo resolver.

1- notei que pode estar havendo curto do platinado tocando na parede do distribuidor qdo a mesa gira (coloquei uma lamina plastica entre esse e a parede para ver se resolvo isso, pois esse curto circuito ocorreria quando a mesa se desloca, o que poderia explicar a falha em alta rotação ou acelerações, visto que nesses momentos o avanço a vácuo faz esse deslocamento da mesa).

2- uma duvida crucial: na hora de montar a haste do avanço a vácuo na mesa, qual a posição correta da mesa? tem alguma marcação que diga isso? pois pelo que vi, eu posso colocar em qualquer posição desde que aumente ou diminua a distancia da haste do avanço. Isso pode estar pegando tb.

3- baseado na questao 2, qual seria o máximo e mínimo de deslocamento que se poderia chegar com a mesa e o avanço?

Vamos discutindo isso enquanto eu procuro um distribuidor extra (aceito doações) para projetar um sensor hall baseado no projeto do planeta buggy.

Dic3
16/09/2011, 09:30
Como estao os precos do DI, DD e igniflex em media hoje?

Rafaminc
16/09/2011, 13:53
RUIM COM, PIOR SEM.

Rafaminc, fiz o teste ontem a noite e tirei o modulo do tonella. Resultado: a maionese desandou de vez, ferrou tudo. Girei o distribuidor de lado a lado e nada de funcionar direito. Vou colocar de volta hj e pesquisar outras coisitas, vamos ver se com a ajuda dos universitários eu consigo resolver.

1- notei que pode estar havendo curto do platinado tocando na parede do distribuidor qdo a mesa gira (coloquei uma lamina plastica entre esse e a parede para ver se resolvo isso, pois esse curto circuito ocorreria quando a mesa se desloca, o que poderia explicar a falha em alta rotação ou acelerações, visto que nesses momentos o avanço a vácuo faz esse deslocamento da mesa).

2- uma duvida crucial: na hora de montar a haste do avanço a vácuo na mesa, qual a posição correta da mesa? tem alguma marcação que diga isso? pois pelo que vi, eu posso colocar em qualquer posição desde que aumente ou diminua a distancia da haste do avanço. Isso pode estar pegando tb.

3- baseado na questao 2, qual seria o máximo e mínimo de deslocamento que se poderia chegar com a mesa e o avanço?

Vamos discutindo isso enquanto eu procuro um distribuidor extra (aceito doações) para projetar um sensor hall baseado no projeto do planeta buggy.

Essa questão da posição do avanço eu não lembro, mas o sensor hall já montei e rodei por quase um ano. Funcionou perfeitamente tirando um detalhe que era a temperatura. Como o sensor hall dica dentro do distribuidor, não pode comprar o CI com terminação EUA (85º), tem que ser o de 150º (LUA), e o problema é justamente achar os de 150º.
No meu caso depois de 15 a 20 min, começava a falhar em baixa, pois o sensor superaquecia e não chaveava mais corretamente.
Agora, no seu caso, dá uma verificada na folga do platinado (se não me engano era uns 0,4 a 0,6mm), os contatos dele, a tampa, cabos de vela. Veja também se o eixo do rotor não está com muita folga.
O platinado é uma coisa bem delicada na questão sujeira e gordura, portanto tem que passar uma lixa bem fina e depois limpar bem com uma folha de papel branca até sair todas as impurezas dos contatos. Esse motor mesmo com os dois avanços pifados, tem que funcionar redondo. Não tem muito mistério não...

jkdaniels
25/09/2011, 20:11
RESOLVIDO!!!!

Nada como a experiência: Eu tava de saco cheio de mexer aqui, ali, e nada de resolver os cilindros falhando. Ontem pela manhã peguei a viatura e levei no meca que fez ela, o cara virou a chave, testou aqui, ali... e deu o veredicto: ressaltos do eixo do distribuidor gastos. Regulou o platinado pra uma abertura menor e pronto. O motor ficou novinho em folha. Hoje andei 80km em estradas de terra e ela foi que era um doce. Não grilou, não faltou força e ainda gastou menos.

A gente pode até aprender muito com o forum, a internet em geral, não posso me queixar que as dicas dos amigos sempre foram muito valiosas. Mas uma coisa é certa: não dá pra duvidar de um meca que mexe ha 30 anos com jeep e rural, o cara é fera.

Abração a todos e fica aqui a minha experiência. Na próxima vez que alguém tiver problemas de falhas, lembre de conferir se o distribuidor não tá com folga nos ressaltos do eixo.

Robertux
04/10/2011, 23:44
Vamu lá minha gente,

Abraço

Eu já havia falado no início do tópico e vou repetir. Eu comprei um distribuidor eletrônico na Aerowillys 4x4 e funcionou perfeitamente bem. Funcionam os dois avanços, centrífugo e a vácuo.
A diferença de desempenho do Jeep foi gritante, mudou da água para o vinho.
Eu tinha a intenção de trocar o motor BF 161 desde que comprei o Jeep e depois que coloquei a ignição eletrônica até cheguei a desistir da troca de tão bom que ficou o desempenho, só troquei porque o motor estava precisando de retífica e quando desmontei descobri que teria que trocar o bloco porque estava trincado, o comando de válvulas porque estava gasto, os pistões, os aneis, as bronzinas, desisti e troquei por um OHC, mas recomendo a ignição eletrônica da Aerowillys 4x4. É feita por eles mesmos especialmente para o Jeep, tudo novo, não é de Opala adaptado. eles usam sim algumas peças do Opala como a aranha, mas é nova.
DISTRIBUIDOR ELETRONICO PARA JEEP RURAL (http://www.aerowillys4x4.com/Produto.aspx?IdProduto=931&IdProdutoVersao=929)

jkdaniels
05/10/2011, 07:52
Amigo esse distribuidor vem com o modulo tb ou tem que comprar separado?

4X4GARAGE
05/10/2011, 08:33
eu ia de DD da motor spice,nao dava mais trabalho!!!
[]s

KitiU.
05/10/2011, 10:49
Dae pessoALL...

Concordo com o 4x4GARAGE, vale muito mais a pena partir logo para um DD ou DIS do que investir em uma ignição eletrônica...

Pois não é só imunidade a água que se ganha, o motor ganha muito mais rendimento também...

Claro que o inve$$timanto é maior... mas vale a pena...

vavarusso
05/10/2011, 13:26
Eu já havia falado no início do tópico e vou repetir. Eu comprei um distribuidor eletrônico na Aerowillys 4x4 e funcionou perfeitamente bem. Funcionam os dois avanços, centrífugo e a vácuo.
A diferença de desempenho do Jeep foi gritante, mudou da água para o vinho.
Eu tinha a intenção de trocar o motor BF 161 desde que comprei o Jeep e depois que coloquei a ignição eletrônica até cheguei a desistir da troca de tão bom que ficou o desempenho, só troquei porque o motor estava precisando de retífica e quando desmontei descobri que teria que trocar o bloco porque estava trincado, o comando de válvulas porque estava gasto, os pistões, os aneis, as bronzinas, desisti e troquei por um OHC, mas recomendo a ignição eletrônica da Aerowillys 4x4. É feita por eles mesmos especialmente para o Jeep, tudo novo, não é de Opala adaptado. eles usam sim algumas peças do Opala como a aranha, mas é nova.
DISTRIBUIDOR ELETRONICO PARA JEEP RURAL (http://www.aerowillys4x4.com/Produto.aspx?IdProduto=931&IdProdutoVersao=929)
Meu caro Robertux o se distribuidor é esse mesmo do ML?
Distribuidor Ignição Eletrônica Jeep Wyllis F-75 Rural 6cc - R$ 310,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199324369-distribuidor-ignico-eletrnica-jeep-wyllis-f-75-rural-6cc-_JM)

4X4GARAGE
05/10/2011, 13:42
vai por mim Raimundo,vc nao perde nao!!!Só ganha!!!!
[]s

edgar
05/10/2011, 16:27
Vavarusso, pelas fotos não é o mesmo, o da aerowillys ainda tem o sistema de regularem original, o do mercado livre tem uma peça bem diferente.
Hoje eu ficaria com o do mercado livre e parava de quebrar a cabeça com isto, se bem que o ideal é se livrar da tampa do distribuidor

La no ferro velho aerowillys nunca vi um torno nem nada que produza algo novo, faz pouco tempo que começaram a competir com a zezo4x4 e a jipepar. Os preços deles normalmente são bons, mas sempre é bom verificar

vavarusso
05/10/2011, 18:47
vai por mim Raimundo,vc nao perde nao!!!Só ganha!!!!
[]s

Edison, to especulando, pois o meu Bf acho nao terá mais uma vida longa. Entao gastar muito com um distribuidor acho que nao vale apena. Pretendo trocar o motor por um gm 151. Mas enquanto isso nao acontece quero desfrutar do velho HULK 66. E se o distribuidor que está nelo encher muito o saco compraria um desses da aerowillys do Robertux. Valeu Edison.

rodrigo.hoffman
05/10/2011, 21:08
Edison, to especulando, pois o meu Bf acho nao terá mais uma vida longa. Entao gastar muito com um distribuidor acho que nao vale apena. Pretendo trocar o motor por um gm 151. Mas enquanto isso nao acontece quero desfrutar do velho HULK 66. E se o distribuidor que está nelo encher muito o saco compraria um desses da aerowillys do Robertux. Valeu Edison.

Cara..

X2 com o Edison e Christian

Acho que ja disse isso em outro topico.. Não vale a pena gastar um dinheiro alto desses e correr o risco de ficar pior doque está.. Parte logo pra um DIS ou DD e acaba definitivamente com o problema.. E se e por causa da provavel substituição do motor daqui a algum tempo, qual o problema?? Manda o equipamento pro Sergio que ele faz os ajustes necessarios para ser instalado no novo motor.. Vai gerar um custo (pequeno), mas e possivel..

[ ]´s

CJ 60
05/10/2011, 21:38
Meu caro Robertux o se distribuidor é esse mesmo do ML?
Distribuidor Ignição Eletrônica Jeep Wyllis F-75 Rural 6cc - R$ 310,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199324369-distribuidor-ignico-eletrnica-jeep-wyllis-f-75-rural-6cc-_JM)

Você leu as letrinhas miúdas? rsrsr mais 96 latinhas pelo modulo e chuto uns 40 reais pela bobina tipo Marflex, ou seja quase 450 reais o conjunto chines.. comprei de outro vendedor no ML entrei agora pra conferir mais ele esta sem p´rodutos cadastrados.. paguei 350 reais completo com modulo bosch chicote, rotor, tampa, bobina. modulo é recon mais é BOSCH né e ele garantiu q o distribuidor funcioan com os 2 avançoes.. nao sei como verificar isso.. so falta instalar agora.. boa sorte ai.. e lembre-se não compre do primeiro anuncio que você vê pesquise bem antes $$$$ e as opçoes de hoje no mercado

a pergunta que fiz pra ele..

amigo, funciona como o original, sentido anti-horário, assim funcionam os dois avanços (Centrífugo e a vácuo)???
Resposta:
bom dia amigo sim funciona normal no sentido ant horario ja é feito para isso .... - Meses atrás.

alias tenho o cartao aki se interessar posso procurar a caixa e ver pra vc ou alguem ai..

Robertux
06/10/2011, 09:12
Amigo esse distribuidor vem com o modulo tb ou tem que comprar separado?

Eu comprei na feira Brasil Off Road no final do ano passado (2010), paguei R$ 400,00 e veio com o módulo, só precisei comprar a bobina separado. Comprei uma Bosch KW 067, mas lendo no site parece que eles não estão mais fornecendo o módulo, então realmente fica caro e aí eu também partiria para o DIS.

vavarusso, não é o mesmo do Mercado Livre não.

Edgar, quando eu disse que é feito por eles, isso não quer dizer que seja fundido e usinado lá, pode ser tercerizado, mas é exclusivo deles, não é desses frankenstein com partes do fusca, partes do opala, partes do jeep, etc.

vavarusso
06/10/2011, 11:16
Eu comprei na feira Brasil Off Road no final do ano passado (2010), paguei R$ 400,00 e veio com o módulo, só precisei comprar a bobina separado. Comprei uma Bosch KW 067, mas lendo no site parece que eles não estão mais fornecendo o módulo, então realmente fica caro e aí eu também partiria para o DIS.

vavarusso, não é o mesmo do Mercado Livre não.

Edgar, quando eu disse que é feito por eles, isso não quer dizer que seja fundido e usinado lá, pode ser tercerizado, mas é exclusivo deles, não é desses frankenstein com partes do fusca, partes do opala, partes do jeep, etc.
Valeu pela informação. E gostei do Frankentein para o nome do meu atual Hulk. Afinal todo Jeep é um Frank. E de Hulk o meu só tem a cor. KKKKK.
Mas, quanto devo gastar mesmo com um DD com tudo que precisa para o Bf 161????

Robertux
07/10/2011, 10:12
Então, esse é um dos problemas. Quando você compara diretamente os preços, parece que o DIS ou o DD são baratos, mas quando vc coloca tudo na ponta do lápis a coisa muda um pouco de figura.
O DIS parece que custa pouco mais de R$ 500,00. Tem um DD anunciado no rolo 4x4 por R$ 800,00, mas vc terá que comprar cabos novos, velas novas, bobinas do Pálio, então no final acho que passa longe dos R$ 1.000,00.
Existe uma outra opção que é a Igniflex, que custa por volta de R 1.200,00 mas já vem completa, com velas, cabos, bobinas. É de se pensar.

rodrigo.hoffman
07/10/2011, 10:32
Então, esse é um dos problemas. Quando você compara diretamente os preços, parece que o DIS ou o DD são baratos, mas quando vc coloca tudo na ponta do lápis a coisa muda um pouco de figura.
O DIS parece que custa pouco mais de R$ 500,00. Tem um DD anunciado no rolo 4x4 por R$ 800,00, mas vc terá que comprar cabos novos, velas novas, bobinas do Pálio, então no final acho que passa longe dos R$ 1.000,00.
Existe uma outra opção que é a Igniflex, que custa por volta de R 1.200,00 mas já vem completa, com velas, cabos, bobinas. É de se pensar.

Robertão

Para instalar o DIS ou DD não precisa trocar velas... Os cabos só vão ter que ser substituidos senão forem resistivos.. A unica coisa que tem que ser adquirida obrigatoriamente são as bobinas..

No caso do distribuidor citado ai em cima, alem dele que que comprar modulo e bobina tb.. Não acredito que eles venham com tampa e rotor bosh.. Ai vai somando ao preço do distribuidor uma tampa+bobina+rotor+modulo todos de marca boa (bosh), não marflex e fazer as contas pra ver se vale a pena ou não..

[ ]´s

4X4GARAGE
07/10/2011, 10:58

o problema da igniflex é a falta de recursos,é como comprar um distribuidor que vira pro lado errado,ele nao tem nenhum avanço,sendo que a motor spice fornece inumeros recursos,como avanço a vacuo,mecanico,dupla centelha,etc
[]s

vavarusso
07/10/2011, 23:47

Caro Robertux, segundo informações do fabricante vejo que voce está enganado em relaçao ao preço de um DD. Um DD para motor bf com tudo que se precisa, e com material de alta qualidade nao chega a 1000R$.

Edemar
08/10/2011, 10:16
É que atualmente tudo que é para Jeep anda HIPERFATURADO. Os fabricantes, lojistas e mecânicos acham que quem tem Jeep é "caixa-alta", tá nadando em dinheiro e limpa o "FIOFÓ-DA-GAITA" com nota de R$100. Tenho certeza que muitos que hoje sofrem com WILLYS se pudessem comprariam TROLLER.DEFENDER STARK e até MARRUÁ da vida se também não fosem absurdamente e irrealmente caros.
Somem-se à estes custos ainda o fréte e fator de risco (sim senhores.... é um equipqmento eletrônico ), e por tanto sujeito a falhas e problemas que não poderão ser reparados por qualquer um. OS DD e DIS podem sim ser "GRANDE SOLUÇÂO". Más, ainda estão muito longe de serem considerados realmente definitivos. Não são como um simples módulos de ignição que se encontra em qualquer "LOJINHA" de interior e "OFICINA " de beira de estrada e até (em último caso),em ferro-velho. - Sendo assim há que se manter toda a "TRALHA VELHA" instalada no carro para garantir-se em alguma situação de emergência.
A MOTOR SPICE informe-nos por favor quem vende , instala ,e presta serviços técnicos em Curitiba Pr , Cajati Sp, Arapiraca AL. Campo Magro Pr, Juazeiro do Norte CE...... Ijuì RS e por aí vai....Onde se possa encostar o "UMBIGO" no balcão e pedir " Quero um módulo DD para 4 Cilindros !".... e o vendedor puxar de baixo do balcão e sorridente perguntar..... O QUE MAIS ?"
Aí considerarei migrar meu BUGGY e meu JEEP hoje com ignição eltrônica convencional para um DD .

rodrigo.hoffman
08/10/2011, 11:30
É que atualmente tudo que é para Jeep anda HIPERFATURADO. Os fabricantes, lojistas e mecânicos acham que quem tem Jeep é "caixa-alta", tá nadando em dinheiro e limpa o "FIOFÓ-DA-GAITA" com nota de R$100. Tenho certeza que muitos que hoje sofrem com WILLYS se pudessem comprariam TROLLER.DEFENDER STARK e até MARRUÁ da vida se também não fosem absurdamente e irrealmente caros.
Somem-se à estes custos ainda o fréte e fator de risco (sim senhores.... é um equipqmento eletrônico ), e por tanto sujeito a falhas e problemas que não poderão ser reparados por qualquer um. OS DD e DIS podem sim ser "GRANDE SOLUÇÂO". Más, ainda estão muito longe de serem considerados realmente definitivos. Não são como um simples módulos de ignição que se encontra em qualquer "LOJINHA" de interior e "OFICINA " de beira de estrada e até (em último caso),em ferro-velho. - Sendo assim há que se manter toda a "TRALHA VELHA" instalada no carro para garantir-se em alguma situação de emergência.
A MOTOR SPICE informe-nos por favor quem vende , instala ,e presta serviços técnicos em Curitiba Pr , Cajati Sp, Arapiraca AL. Campo Magro Pr, Juazeiro do Norte CE...... Ijuì RS e por aí vai....Onde se possa encostar o "UMBIGO" no balcão e pedir " Quero um módulo DD para 4 Cilindros !".... e o vendedor puxar de baixo do balcão e sorridente perguntar..... O QUE MAIS ?"
Aí considerarei migrar meu BUGGY e meu JEEP hoje com ignição eltrônica convencional para um DD .

Edemar

Vc tem razão com relação a preços realmente... Acham que donos de jeep são tudo rico.. Mas mesmo assim eu não trocaria por um troller :violao:...

Por isso a discução.. Eu to dizendo isso desde o começo.. O preço desses distribuidores é que é um absurdo de caro..

Foi essa comparação que fiz e creio eu que tomei a descisão correta, pois ja faz quase 2 anos e eu nem sei mais oq é distribuidor, tampa, rotor, etc..

Fator de risco tem em todo equipamento, inclusive no citado distribuidor.. Pode vir uma tampa rachada, um rotor queimado, um avanço centrifugo travado ou um avanço a vacuo furado.. Quanto as peças de reposição é a mesma coisa.. Vai em uma loja dessas supostas cidades e pede um avanço a vácuo pro distribuidor do BF, ou uma bomba de oleo ou gasolina pra ver se vc acha...

Acho que a discusão ta partindo para um outro lado e não deveria..

O distribuidor eletronico pro BF é uma adaptação como o DIS/DD já que nao existiu distribuidor eletronico pro BF, ou estou enganado? Qualquer tipo de adaptação gera risco..

Vamos continuar no papo que ta ficando bom..

[ ]´s

sraposo
08/10/2011, 12:03
Olá, Edemar!

Suponho que você seja de uma área de formação diferente da área de eletrônica, mecatrônica, eletricidade ou outras correlatas em maior ou menor grau. Assim, compreendo que você possa ter no mínimo um receio de que um equipamento eletrônico possa falhar. Tenha certeza: equipamentos eletrônicos falham! Assim como falham também equipamentos elétricos, equipamentos mecânicos e qualquer outro engenho feito pelo Homem. Apesar disso, aviões, foguetes, equipamentos bélicos, plantas industriais, computadores e até mesmo carros que não sejam antigos são altamente dependentes de equipamentos eletrônicos! Aviões e foguetes não usam carburador. Equipamentos bélicos são operados a centenas de km de distância, não pelo uso de cabos de aço, ar pressurizado ou fluido hidráulico entre o operador e o equipamento. Processos industriais sofisticados e/ou perigoso não funcionam mais dependendo de um grupo de operadores humanos que acionam alavancas. Corporações imensas não mais poderiam sustentar seus negócios se não houvesse confiabilidade nos equipamentos eletrônicos de armazenagem, transmissão, criptografia e outros. Bancos têm dinheiro em agência porque pessoas ainda carregam e precisam carregar dinheiro em espécie. Banco trabalha com números que representam os recursos dos clientes. Tudo dependente de equipamentos eletrônicos sofisticados, muito mais do que o DD e o DIS.

Reiterando, sim, os tais equipamentos eletrônicos que podem falhar, sem dúvida. Mentiria aquele que dissesse o contrário! Assim, obviamente, DIS e DD podem falhar também!
No entanto, equipamentos eletrônicos podem ser feitos para que a probabilidade de falha seja muito pequena, de modo que possa até mesmo fazer alguém “assumir o risco” de utilizá-lo, inclusive em Jeeps.

Você tem razão em dizer que não se acha DD ou DIS para comprar em qualquer balcão. Pelo tipo de equipamento que são, parece-me improvável que eles serão comprados “em qualquer esquina” mesmo em um futuro remoto, bem como não seriam consertáveis por qualquer um. Consertar um equipamento eletrônico pode exigir mais do que um conhecimento básico, de forma que um eletricista ou mesmo um reparador de televisão podem ficar impotentes diante de um equipamento eletrônico defeituso. Acredite, até mesmo um engenheiro pode não conseguir consertar um equipamento, pois podem faltar-lhe informações! Um engenheiro eletrônico não tem o poder de adivinhar.
Todavia, já que DD e o DIS não são infalíveis, apesar de as centenas deles já produzidos estarem ainda funcionando e, às vezes, resistindo até a abusos, pelo menos eles permitem que se faça rápida e facilmente a reversão para o sistema de ignição original. Ou estou enganado ao achar fácil e rápida uma reversão que pode ser feita em menos de 3 minutos, se tanto?
Há pelo menos 20 anos que existem carros fabricados no Brasil com injeção eletrônica. De alguns anos para cá, SOMENTE existem carros com injeção eletrônica. Aliás, diversos sistemas críticos como ABS e air-bag são dependentes de equipamentos eletrônicos! Assim, este carros modernos não contam com uma “tralha velha instalada no carro”. Ainda assim, parece que ninguém se sente inseguro ao comprar um carro tão dependente de equipamentos eletrônicos. Não estamos falando nem de carros baratinhos nem de equipamentos eletrônicos baratinhos. Quanto custa uma ECU de carro popular mesmo em ferro-velho?
No final da década de 70, quando começaram a aparecer no Brasil os primeiros carros com ignição eletrônica, possivelmente a mesma que você tem no buggy e no jeep, muita gente torceu o nariz achando que aquela parafernália eletrônica poderia dar pau e o dono do carro ficaria na mão, o que não aconteceria se fosse platinado. Estamos em 2011 e de vez em quando encontro gente que se sente mais segura com um distribuidor com platinado do que com ignição eletrônica. DD, DIS ou algo do tipo? Nem pensar! É um direito que deve ser respeitado, pois não há nada de errado. Cada um tem suas preferências, crenças e interpretações e ainda dispomos de liberdade de expressão.

Quando o DIS foi lançado (agosto de 2007), muitas pessoas demonstraram desconfiança com relação à marca e ao produto. Pensamentos do tipo “se o meu carro tiver problema com o platinado durante a trilha, no meio do mato, sem luz, consigo consertar só usando o tato”, e isso também é verdade! Infelizmente, não se conserta equipamento eletrônico no tato, no meio do mato e no escuro. Porém, repetindo-me, equipamentos eletrônicos (assim como os mecânicos) podem ser feitos para durar, quem sabe bem mais tempo do que seria considerado o mínimo para o investimento ser justificável. Será uma grande satisfação para mim saber que daqui a 5 anos os equipamentos da Motor Spice continuam funcionais e alguém dizer que o comprou a 6, 7, 8, 9 anos!

Assim, cabe a cada escolher que tecnologia usar, considerando seus riscos e vantagens. Não existe tecnologia sem risco nem que tenha só vantagens. Felizmente, existem várias tecnologias disponíveis, inclusive as antigas, que muitas talvez tenham pensado que morreriam inexorável e automaticamente com o surgimento de uma nova. Ignição com platinado existe desde a década de 10 do século passado (corrijam-me se estiver errado). Ignição eletrônica totalmente básica está no mercado brasileiro desde o final da década de 70.

O papo acabou ficando filosófico, mas acho útil que estas ponderações sejam apresentadas.

Entendo que a citação do Edemar ao DD e DIS e a não disponibilidade deles para o aftermarket da esquina foram casuais, ou seja, da mesma forma que ele citou alguns dos produtos da Motor Spice, poderia te falado do produto X, Y ou Z.

Abraços!

edgar
08/10/2011, 19:15
Vixe Edemar, esta realmente é uma historia sem fim...é a velha briga da caixa de direçao ou do cambio de xevete. Se bem que, umcambio de xevete muita gente ja estripa e da um jeito, direçao nem se fala.
O meu ponto é que o carro da minha mãe, por ser novo, tem seguro e dai tem guincho gratis, fora que não se mete a bobo de andar em locais mais dificeis.
Ha uns 15 anos atras estava na PUC/RS com a finada brasilia e tinha uma guria com uma carro que não queria ligar....fui olhar e quando vi que era eletronico ja pulei fora.
É o que o Sergio falou, pode quebrar, mas deve proporcionar um prazer e uma economia de combustivel significativa. Fora uma distancia segura do mexanico por um bom tempo.

Mas quando quebra ha de estar prevenido, chamar todos os jiperos para te rebocar do meio do nada, achar o teu amigo engenheiro eletronico em curitiba, que se dispos a fazer a instalaçao ha 8 ou 9 anos atras, convencer ele a arrancar a coisa, mandar pro Sergio que certamente vai arrumar na faixa.
Depois é só esperar o DIS voltar, chamar o engenheiro eletronico, pagar o churrasco para ele e esperar instalar tudo direitinho.

Simples assim, voce não tem mais um jeep que se conserta com silver-tape, fora que o cara do guincho que vê 6 bobinas e nenhum distribuidor num motor velho com certeza vai dar um up no preço do guincho...mas tudo bem quando funfava era um tesão, nao tinha que regular nem trocar platinado e as porcarias de tampas de distribuidor de hoje em dia eram coisa do pasado.

Logico tambem, se voce foi o engenheiro eletronico que instalou, é só repor o distribuidor a platinado que fica na caixa de ferramentas e pronto ! Nada contra Sergio, ja pensei muito sobre instalar este trem !

4X4GARAGE
08/10/2011, 21:54

pq vc nao compra uns 10 a 20 platinados e condensadores e coloca na cx de ferramentas do jeep,dai vc nao vai ter problemas com manutenção no balcão,pois estara la dentro!!!o caso é vc ter um produto com qualidade e tecnologia a sua necessidade,pois existem pessoas que querem mais e nao podem ficar parados ao atraso de outros que gostam de relogios a corda!!!!preciso de tecnologia para atender meus clientes e se nao incentivar pessoas como o Sergio como eles ficaram?parados como voce!espero tecnologia e apoio a MOTOR SPICE para que com volume de produção fique um produto mais acessivel e tenha nas prateleiras do Brasil para as belinas e fuscas velhos e podres!!!
um enorme abraço a todos

rodrigo.hoffman
08/10/2011, 22:32
Vixe Edemar, esta realmente é uma historia sem fim...é a velha briga da caixa de direçao ou do cambio de xevete. Se bem que, umcambio de xevete muita gente ja estripa e da um jeito, direçao nem se fala.
O meu ponto é que o carro da minha mãe, por ser novo, tem seguro e dai tem guincho gratis, fora que não se mete a bobo de andar em locais mais dificeis.
Ha uns 15 anos atras estava na PUC/RS com a finada brasilia e tinha uma guria com uma carro que não queria ligar....fui olhar e quando vi que era eletronico ja pulei fora.
É o que o Sergio falou, pode quebrar, mas deve proporcionar um prazer e uma economia de combustivel significativa. Fora uma distancia segura do mexanico por um bom tempo.

Mas quando quebra ha de estar prevenido, chamar todos os jiperos para te rebocar do meio do nada, achar o teu amigo engenheiro eletronico em curitiba, que se dispos a fazer a instalaçao ha 8 ou 9 anos atras, convencer ele a arrancar a coisa, mandar pro Sergio que certamente vai arrumar na faixa.
Depois é só esperar o DIS voltar, chamar o engenheiro eletronico, pagar o churrasco para ele e esperar instalar tudo direitinho.

Simples assim, voce não tem mais um jeep que se conserta com silver-tape, fora que o cara do guincho que vê 6 bobinas e nenhum distribuidor num motor velho com certeza vai dar um up no preço do guincho...mas tudo bem quando funfava era um tesão, nao tinha que regular nem trocar platinado e as porcarias de tampas de distribuidor de hoje em dia eram coisa do pasado.

Logico tambem, se voce foi o engenheiro eletronico que instalou, é só repor o distribuidor a platinado que fica na caixa de ferramentas e pronto ! Nada contra Sergio, ja pensei muito sobre instalar este trem !

Gente

Se pensarmos desse jeito, vamos abandonar todas essas adaptações que fizemos nos nossos jeeps e voltar a andar com jeep todo original novamente..

Posso garantir que ninguem precisa de um engenheiro eletronico para instalar um DIS ou DD.. Uma boa lida no manual de instalação, que diga-se de passagem muto completo e um pouco de conhecimento (eu disse "um pouco" conhecimento), pois minha formação não tem nada a ver com mecanica é capaz de fazer a instalação sem maiores problemas..

A instalação do DIS ou DD não precisa alterar a instalação original do veiculo.. O distribuidor, tampa, rotor, platinado, bobinas, módulo de ignição e tudo que seja relacionado ao sistema de ignição pode permanecer no carro.. Sendo assim em vez de ficarmos dependentes desse " equipamento eletronico " temos um sistema redundante referente a ignição.. Se por um acaso um sistema falhar, vc pode retornar ao sistema original em menos de 5 cinco minutos.. 5 minutos e mais rapido que tirar a tampa do distribuidor e passar uma lixinha nos contatos do platinado, secar a tampa e montar tudo novamente..

Se mesmo assim vc´s preferem continuar usando equipamentos "não eletronicos", vamos avisar as montadoras pra tirar a injeção eletronica e todos essas avanços tecnologicos que temos e retornar ao carburador e dsitribuidor a platinado.. Direção mecanica, pq a mangueira da bomba pode furar e ficarmos sem direção.. Ventoinha elétrica, esquece.. bota a helice na bomba d´agua que é bem melhor.. Alternador tb tem aquelas caixinhas eletronicas... Acho que um dinamo deve resolver e mais um monte de coisas que não me recordo mas que encaiaxariam na mesma situação..

[ ]´s

Edemar
08/10/2011, 22:49
Desde a minha mais tenra infância ando em carros velhos, motos velhas Jeeps e coisas afims. Em 2004 prá incentivar um primo "mecânico" a largar a "cachaça" me meti junto com ele em um curso de injeção eletrônica. E tudo que eu penssava sobre ela comfirmou-se. "Se esta porcaria ($#@@@#$%)¨..... prestasse avião já usava há muito tempo" Funciona muito bem.... Más, quando para também para muito bem ! - Quando na estrada vejo um carrinho parado de capot aberto dou rizada vendo o infeliz propio otário tentando achar o problema. Não há o que fazer , É chamar o guinco e pronto. Mesmo sabendo qual a causa e a possível solução, na rua não tem o que fazer. Até um simples problema de alimentação não pode ser resolvido com uma "garrafa de Coca Cola" e uma mangueirinha na entrada da "FLAUTA" ou na "TBI" dos mais antigos monoponto.
Também tenho carro injetado (FIAT IDEA), Más, enquanto for possivel manter um carburador em meu Jeep ele estará lá. Assim como muitos minha bronca é com a falta de qualidade das peças para se manter sistemas tradicionais em funcionamento. e , tão somente por este motivo é que se buscam alternativas. Mesmo correndo o risco de usar algo "INCONCERTÁVEL" em situações extremas .
O principal problema de Jeep é que ele anda e "QUEBRA" em lugares que ném o "socorro" tem coragem de socorrer.
O bom senso"manda que não se vá para locais "hermos", e sem estrutura, longe de qualquer tipo de auxílío sem o "kit básico" de sobrvivência ( condensador, platinado, tampa, correia, mangueiras,bomba de gasolina, bobina, velas e PRINCIPALMENTE ferramentas), para os mais moderninhos.... módulo e distribuidor eletrônico de reserva.
A diferença é que em um sistema tradicional a "gambiarra emergêncial" é possivel e por vezes até se conssegue algum componente para a sbstituição.
Se a grande maioria dos "motoistas" na faixa dos 30 anos realmente conhecesem carro e se interessasem pelo que tem debaixo da "linda carroceria", estes "CARRINHOS DE PLÁSTICO" não venderiam como água. - Pois mal e porcamente prestam-se ao uso urbano desfe que não se trafegue por ruas não pavumentadas ou esburacadas.

Dodger
09/10/2011, 08:38
Desde a minha mais tenra infância ando em carros velhos, motos velhas Jeeps e coisas afims. Em 2004 prá incentivar um primo "mecânico" a largar a "cachaça" me meti junto com ele em um curso de injeção eletrônica. E tudo que eu penssava sobre ela comfirmou-se. "Se esta porcaria ($#@@@#$%)¨..... prestasse avião já usava há muito tempo" Funciona muito bem.... Más, quando para também para muito bem ! - Quando na estrada vejo um carrinho parado de capot aberto dou rizada vendo o infeliz propio otário tentando achar o problema. Não há o que fazer , É chamar o guinco e pronto. Mesmo sabendo qual a causa e a possível solução, na rua não tem o que fazer. Até um simples problema de alimentação não pode ser resolvido com uma "garrafa de Coca Cola" e uma mangueirinha na entrada da "FLAUTA" ou na "TBI" dos mais antigos monoponto.
Também tenho carro injetado (FIAT IDEA), Más, enquanto for possivel manter um carburador em meu Jeep ele estará lá. Assim como muitos minha bronca é com a falta de qualidade das peças para se manter sistemas tradicionais em funcionamento. e , tão somente por este motivo é que se buscam alternativas. Mesmo correndo o risco de usar algo "INCONCERTÁVEL" em situações extremas .
O principal problema de Jeep é que ele anda e "QUEBRA" em lugares que ném o "socorro" tem coragem de socorrer.
O bom senso"manda que não se vá para locais "hermos", e sem estrutura, longe de qualquer tipo de auxílío sem o "kit básico" de sobrvivência ( condensador, platinado, tampa, correia, mangueiras,bomba de gasolina, bobina, velas e PRINCIPALMENTE ferramentas), para os mais moderninhos.... módulo e distribuidor eletrônico de reserva.
A diferença é que em um sistema tradicional a "gambiarra emergêncial" é possivel e por vezes até se conssegue algum componente para a sbstituição.
Se a grande maioria dos "motoistas" na faixa dos 30 anos realmente conhecesem carro e se interessasem pelo que tem debaixo da "linda carroceria", estes "CARRINHOS DE PLÁSTICO" não venderiam como água. - Pois mal e porcamente prestam-se ao uso urbano desfe que não se trafegue por ruas não pavumentadas ou esburacadas.

Então Edemar, esse papo tá igual ao do pessoal lá nos anos 80 quando grande parte dos carros começou a vir com ignição eletronica.
Na linha Dodge nacional acho que todos já vinham com ignição de série a partir de 1975, a Ford e outras começaram mais timiddas oferecendo o equipamento como opcional lá por 78 se num me engano.
Os caras ficavam falando mais ou menos isso ai que vc. "Se o carro enguiçar como eu vou fazer?" , "Se fosse platinado com 10 reau tu coloca o carro pra rodar denovo." , se o Modulo queimar acabou..." " Platinado só dar uma lixadinha e boa ", etc, etc

Além da ignição eletronica ser mais eficiente, sem manutenção, etc, eu acho muito mais confiável. Nunca vi um carro meu queimar modulo, já tive carros que rodei 300.000mil Km em 20 anos de uso e nunca olhei pro modulozinho, tem um Dojão 1977 aqui em casa, o modulo que tá nele é o original de fábrica e funciona(34 anos de uso!)tenho Um Monza 90 que tá aqui em casa até hj e o modulo tá lá desde o dia que ele saiu da fábrica, etc, etc Estes negócios quando queima, em 90% dos casos é por c agada do próprio dono e total falta de manutenção da part elétrica do carro.

Coloquei o DIS em OHC a mais ou menos 2 anos, eu mesmo instalei e tá lá até hj perfeitinho nunca mexi em nada. Vou fazer um outro carro com o 6 cil Falcon e provavelmente vou encomendar o DIS na Motorspice pra ele,isso se num colocar o DD pq os caras perderam o distribuidor do motor.

Mas pra quem quer, como vc, ter a opção de poder colocar o carro pra rodar em caso de pane, mesmo que seja no meio da trilha, é só instalar o DIS usando o distribuidor a platinado. se der problema, vc reconecta o condensador, redistribui os cabos de vela e liga a bobina convencional, em 5 minutos tu coloca ele pra rodar no platinado. Simples assim...

sraposo
10/10/2011, 00:19
Olá, Edgar.

Gostaria de comentar que a instalação de um DIS ou DD não requer, nem de longe, de um engenheiro mecânico ou outro profissional super qualificado.
Na minha mensagem onde eu citava sobre a dificuldade de mesmo um engenheiro eletrônico, sem as informações específicas do aparelho, iria encontrar para conserta-lo, da mesma forma que fica difícil consertar uma TV sem o diagrama eletrônico e outros dados técnicos.

Se para a instalação não é necessário um engenheiro, menos ainda o é para o sistema original ser reativado, pois mesmo o "mexânico" de fim de semana saberia desconectar os cabos de vela das bobinas duplas e ligar nos devidos terminais da tampa do distribuidor, e religar a saida do módulo de ignição ao terminal negativo da bobina original.

Mais de 3 minutos e mão-de-obra super qualificada parecem mesmos necessários para fazer a reversão, caso ele vanha a ser necessária um dia?

Abraços!

sraposo
10/10/2011, 00:37
Robertux,

Não sei de onde você conseguiu a informação sobre valores, mas certamente não foi por meio de uma consulta à Motor Spice. Preocupa-me se alguém ou algum lugar esteja disseminando, quem sabe inocentemente, informações incorretas.

O custo final de um DIS para motor de 4 cilindros não "passa longe dos R$1000,00" para mais, como você disse, mas pode ser que você ou outra pessoa venha a achar que o custo final "passa longe dos R$1000,00" para MENOS, considerando que que fica quase 30% abaixo do valor do qual você disse que passa longe. Já com um DD para motor de 4 cilindros, o custo final fica 13% abaixo daquele valor-base dos R$1.000,00. Então, por gentileza, peço que esclareça, como pode ser dito que "passa longe dos R$1000,00" para mais?

sraposo
10/10/2011, 07:04
Edgar,

Faço correção na mensagem que dirigi a você, anteriormente:

Onde se lê:

"Mais de 3 minutos e mão-de-obra super qualificada parecem mesmos necessários para fazer a reversão, caso ele vanha a ser necessária um dia?" ,

pretendeu-se escrever:

"Mais de 3 minutos de mão-de-obra *** NÃO QUALIFICADA *** parecem mesmos necessários para fazer a reversão, caso ele venha a ser necessária um dia?"

Abraços!

Claudio Almeida Machado
16/10/2011, 16:42
CAra meu sonho é um DD, mas a grana ainda esta curta...com isto ainda estou tendo tormentos com a ignição...mas vamos lá
cara deixa eu te perguntar estes modulos de ignição transitorada de 6 pinos, por acaso elas tem reparo? vc's fazem este serviço? será que uma eletrônica é capaz de realizar este tipo de reparo?

Abraço

sraposo
16/10/2011, 22:25
Olá, Cláudio.

Com relação a estes módulos com 6 terminais, a Motor Spice pode repará-lo, mas acho que poderá valer mais a pena adquirir um novo ou recondicionado.
Um oficina de eletrônica, em tese, seria capaz de consertá-lo, mas talvez você encontre alguma resistência em aceitar o serviço por ser um aparelho para uso automotivo...

Abraços!

Claudio Almeida Machado
13/11/2011, 10:51
Pessoal, meu motor estava esquentando muito e ao pisar no acelerador até o talo o mesmo começava a "bater", então fui verificar o ponto o mesmo esta muito adiantado....
Lendo o manual q tenho o mesmo fala em desconctar o avanço a vacuo e colocar 5º antes do PMS (TDC). Então fui acertar o ponto e verifiquei que na minha polia tem apenas a marca 0º, como faço para colocar em 5º? cada traço daqueles corresponde a um grau? deixei ele mais ou menos uns 10 mm antes do zero? será q ta bom? Tendo em vista que minha lampada não varia o ponto, ela é fixa.
Valeu

sraposo
13/11/2011, 11:10
Oi, Cláudio.

"10mm" só será uma informação útil se você disser qual é a medida do diâmetro ou do raio da polia. Assim, poderá ser calculado o avanço em graus que, oficialmente, neste motor é de 5 graus (com a gasolina da época do projeto).

O fato de "lampada não varia o ponto", entendendo de que é daquele tipo mais simples, sem "ajuste de avanço", não é problema. Aliás, diria eu que é a mais segura para se ler a avanço real, este sim que NÃO deveria ser fixo em relação à rotação e ao vácuo.
Para se usar corretamente a tal "lâmpada que varia o ponto", tem que ser conhecido para qual rotação o recurso de variar ponto foi calibrado de fábrica, ou, se for uma lâmpada realmente de nível mais alto, ela mesma faria a compensação de rotação. Deste último tipo, eu nunca vi, mas também não procurei saber se tem ou não.

Assim, a velha e boa "lampada que não varia o ponto" é o melhor instrumento que alguém poderia ter para medir o avanço real.

Para quem achar útil, mando uma escala graduada para ser colada à polia do virabrequim para recriar e/ou estender a escala original. Ignore o terceiro passo explicado no desenho, que foi feito para o manual do DD.

Abraços!

Claudio Almeida Machado
13/11/2011, 13:10
Sérgio,
Valeu pelas dicas...vou ver o ponto que se encontra baseado no seu gabarito!
Com a gasolina de hoje em dia qual é o ponto que é mais usado? Já ouvi dizer que pode deichar este motor, bf 161, em 10º, que fica bom...vc sabe me dizer?

Abraço

sraposo
13/11/2011, 16:23
Oi, Cláudio.

Não sei quanto este motor admite de avanço inicial... somente fazendo testes. Tem que ser verificado se ocorre batida de pino, especialmente em rotação mais alta, e se o motor de arranque gira "pesado". Quando se adianta o avanço inicial pelo distribuidor, toda a curva de avanço fica adiantada por igual e já na partida o novo ajuste entra em ação. Isso poderá impor um limite que impedirá de alcançar o ótimo geral. Experimente um novo ajuste, faça o teste de rodagem e boa sorte (e ouvido atento)!

Abraços

Claudio Almeida Machado
10/12/2011, 13:58
Sergio,
Boa tarde!

Vc por acaso me saberia dizer qual é o ponto final de motor BF? EX a 4000 RPM o ponto deverá esta em que grau?
Pois ando desconfiando que me distribuidor esta meio esquisito, o avanço a vacuo esta funcionando consigo ver ele funcionar ao conectar e desconectar sua mangueira.(pela lampada)
Já o centrifugo, retirei o distribuidor e medi seu deslocamento através de um medidor de angulo, cheguei a conclusão que ele varia cerca de 15º em relação a posição inicial...
Com o motor em funcionamento ele chega a aproximadamente 35º. Ponto inicial estou deixando em 5º com avanço desconectado...
Será q ta normal...to achando q esta meio frouxo....
Abraço

sraposo
10/12/2011, 16:16
Oi, Cláudio.

Não tenho esta informação sobre a evolução do avanço centrífugo e a vácuo deste motor e também gostaria de obtê-la!
Bem, 15 graus de avanço centrífugo não parece um valor absurdo, só não sei se está certo. Para saber o quanto o avanço centrífugo atua é mais fácil e preciso usar a escala na polia do virabrequim, medindo-se com lampada de ponto, pois a polia tem raio bem maior do que o do (eixo do) distribuidor. Ah, nesta medição o avanço a vácuo TEM QUE estar desligado.

Só não entendi ao que você se referiu quando comentou da frouxidão. O eixo do distribuidor está frouxo? O motor está frouxo (sem força)?

Abraços!
Dê uma olhada no post que acabei de colocar em http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/41071-ponto-do-motor-bf161-tem-que-avancar-em-alta-rotacao-3.html#post1587734

Claudio Almeida Machado
14/12/2011, 06:55
Fala Sergio,
Primeiramente quero agradecer pelo pronto atendimento.
Então o meu motor esta ajustado no olho por um amigo, até então muito bom, um belo dia o platinado fudeu, com isto tive que mexer com isto acho que o motor ficou mais adiantado e começou a esquentar muito e a bater em altas rpm, percebi que o ponto esta adiatado dmais.
Comprei uma lampada para mexer nisso, e coloquei o ponto como pede o manual e parece que o motor esta meio fraco, mas deve ser o normal, visto que antes ele podia estar meio adiantado.
Uma outra dúvida, o manual pede 5º se eu colocar 10º e o motor não bater, será que pode acorrer problemas ao mesmo? ou pode deixar, tendo em vista a alteração do combustível nos dias de hoje...
Abraço

sraposo
14/12/2011, 07:47
Oi, Cláudio.

"acho que o motor ficou mais adiantado e começou a esquentar muito e a bater em altas rpm, percebi que o ponto esta adiatado dmais."

MS > Efeitos típicos de avanço maior do que o devido. Dependendo de quanto, também pode gera perda de potência, aumento de consumo e esforços superiores ao que certas peças devem suportar, podem causar quebra e/ou desgaste prematuros.

"Comprei uma lampada para mexer nisso, e coloquei o ponto como pede o manual e parece que o motor esta meio fraco, mas deve ser o normal, visto que antes ele podia estar meio adiantado."

MS > Pode ser que esta impressão de redução de torque depois do acerto do ponto seja real, especialmente em rotação mais baixa. Estes motores antigos foram calibrados para usar uma gasolina diferente da atual, que contém um percentual considerável de álcool (parece que agora está em 18%, mas há pouco tempo estava em 25% - quando o preço do etanol anidro reduzir, possível que volte aos 25%) e acabam permitindo, ou requerendo (como preferir) um mapa de ignição mais avançado, mas há limite para isso, é claro. Quando o ponto estava maior do que o valor oficial, provavelmente você percebeu na prática este efeito.

"Uma outra dúvida, o manual pede 5º se eu colocar 10º e o motor não bater, será que pode acorrer problemas ao mesmo? ou pode deixar, tendo em vista a alteração do combustível nos dias de hoje..."

MS > Isso tem a ver com que o que eu disse acima. Esta mudança pode ser feita, desde que "com sabedoria", pois o motor funciona mesmo com o ponto bem errado, seja para mais, seja para menos. Note que "funcionar" não é sinônimo de "funcionar bem" nem de "funcionar com segurança". Quando se aumenta o avanço inicial (o "ponto"), também aumenta-se o esforço aplicado ao motor de arranque e, consequentemente, à bateria, o que deve ser considerado. O adiantamento pelo distribuidor somente muda o coeficiente linear da curva de ignição. Há o coeficiente angular que também pode exigir mudança.

Abraços!

weshwesh
16/12/2011, 23:49
Gente, no inicio do topico, deram uma "receita" que -ao dizer dos que montaram- funciona perfeitamente :

Distribuidor original do Jeep
+ mesa do distribuidor do monza quadrado
+ tampa Opala 6cc
+ sensor Opala 6cc
+ Modulo de Igniçao VW

Pesquisei muito a respeito no forum e essa gororoba de peças é muito citada mas muito pouco detalhada. Eu teria interesso em saber mais sobre essa instalaçao, ja que modulo VW ja tenho um na mao (tenho buggys todos com igniçao eletronica usando esse modulo 6 pontos da Bosch... faço a ligaçao dele de olhos fechados !) e parece ser acessivel a qualquer um que sabe mexer um pouco, com a ajuda de um torneiro. Gostei tambem o fato de usar o proprio distribuidor do Jeep. Alguem ja tentou essa adaptaçao, tem fotos, dicas, detalhos, esquema, ... ?
Nao digo que é a receita milagre, mas acho que no meu caso com o que eu tenho de disponivel (moro no fundo do Ceara), seria uma opça viavel.
Obrigado pela ajuda ;)

jkdaniels
19/12/2011, 10:42
Agora chegou no ponto que eu queria...

Desses kits todos ai que tem no mercado, qual vcs indicam que funcione perfeitamente?

Isto é, com avanço centrífugo funcionando, rodando pro lado certo, sensor hall perfeito?

Amigo Wesh, essa tua citação me parece a mais correta, o distribuidor do monza gira Anti-horario como o bf, tampa opala 6cc (obvio), sensor opala 6cc (esse a que vc se refere seria a aranha com 6 pontas que fica dentro do distribuidor, correto?), módulo de ignição VW (aqui minha duvida, não tem problema que ele foi projetado pra trabalhar com um 4cc vw e agora vai trabalhar com o 6cc??) E por fim colocar toda essa gente dentro do distribuidor original bosh do bf???

Qdo eu tiver 100% certeza disso tudo eu coloco no meu, até lá, aceito sugestões de kits dos amigos do forum (que funcionem, heehhehe)

Obrigado a todos.

sraposo
19/12/2011, 11:04
Bom dia.

Considere a curva de avanço diferente, pois cada motor tem a sua. Mesmo que a curva do Monza seja MUITO diferente, o motor ainda assim funcionará, certamente. No entanto, "funcionar de algum jeito" não é sinônimo de funcionar bem. Mapa de ignição errado, dependendo de quão errado e se errado para mais ou para menos, leva a pelo menos um dos seguintes efeitos: perda de potência, aumento de consumo, desgaste prematuro de partes do motor relacionadas à propulsão, aumento de temperatura da câmara...

Adaptações boas podem ser feitas, sem dúvida, desde que exista estudo prévio da compatibilidade das peças e um bom executante. Boa sorte aí!!!

Abraços!

weshwesh
19/12/2011, 18:16
Entao Sraposo eu nao devo ter entendido direito. Eu pensava que adaptando a mesa do Monza no eixo do distribuidor original do BF-161, se conservavam os avanços centrifugo e a vacuo originais do BF pois nao mexia na capsula de vacuo (dai tem que dar um jeito de conectar o eixo da capsula do BF a mesa do Monza) nem no sistema centrifugo que age no eixo. :confused:
Se fosse simplesmente adaptar o distribuidor do Monza no BF dai sim, os avanços nao corresponderiam... :semideia

weshwesh
19/12/2011, 19:53
sensor opala 6cc (esse a que vc se refere seria a aranha com 6 pontas que fica dentro do distribuidor, correto?)
E agora... nas minhas pesquisas apareceu esse tal de "sensor", mas até entao eu tinha pensado que se tratava do rotor de igniçao. Talvez você tenha razao jk, pode ser a aranha do opala...

módulo de ignição VW (aqui minha duvida, não tem problema que ele foi projetado pra trabalhar com um 4cc vw e agora vai trabalhar com o 6cc??)
Bah, modulo é modulo... Controle o disparo da centelha nas velas. Recebe um sinal e manda outro. Bom, com um 6 cilindros talvez seja mais sinais por segunda, mas o BF-161 gira tambem um pouco mais devagar que um flat 4 de fusca, acho que compensa. Talvez a preocupaçao seja com o ângulo de permanência, nao sei se é diferente de um motor para outro ? De qualquer maneira o povo parece satisfeito com esse modulo 6 pinos da Bosch (tem que ser da Bosch mesmo e nao os paralelos, podem confiar em mim ! Ou senao é melhor ficar com o platinado mesmo, que fica mais confiavel kkkkkk)

weshwesh
19/12/2011, 23:50
Achei isso : "Como a unidade de comando (CDI) controla o ângulo de permanência da ignição, não poderá ser utilizado uma mesma unidade de comando para diferentes tipos de motores, pois cada um tem características diferentes, embora a aparência externa seja a mesma.
Caso seja instalado uma unidade não especificada para um determinado motor, em marcha lenta ou em médias rotações o efeito não será sentido, a não ser nas altas onde poderá provocar falhas ou baixo rendimento." (Fonte : :: WEBMECAUTO.COM :: Como funciona? - Ignio eletrnica transistorizada (http://www.webmecauto.com.br/comofunciona/cf012_ignicaotransitorizada7.asp) ...)
PS 1: As outras paginas da matéra sao super interessantes.
PS 2: Muito interessante tambem, sobre o ângulo de permanência : :: WEBMECAUTO.COM :: Correio Tcnico - ngulo de dwell x permanncia (http://www.webmecauto.com.br/correio/ct006_dwell.asp)
Vou dormir menos besta ;)

Claudio Almeida Machado
20/12/2011, 09:17
Pessoal cada motor tem curva de avanço diferente, os contra pesos são diferentes, pressão das molas, resistencia do avanço a vacuo, a quantidade de graus que cada um avança tanto a vacuo e centrifugo, a RPM que eles começam a "trabalhar" cada motor é de um jeito.
Olha um amigo comprou um kit de ignição eletrônica transitorada, ja tem ums 3 meses e até hoje não resolveram o problema dele, ja mandaram uns 3 distribuidores e viram com problemas...imagine a dor de cabeça e o gasto com frete telefone e o caralho(ainda mais se for na GAMA)...sem contar que estes distribuidores que eles vendem eu estava reparando eles fazem muita gambiarra, ele pegam a carcaça de fusca e faz um de willys, até que colocam os avanços "certos", mas c vc pegar e medir com transferidor de angulo existe diferenças de avanço entre o original e a bosta que eles vendem por ai, me refiro a CV distribuidores, saiam fora desta merda, isso não presta...o distribuidor vem cheio de buraco, aranha toda torta....nossa não vale a pena...e não funciona...
Junta mas um pouco de grana e compra um DD do Sergio ai do forum...eu vou fazer isso...
Abraço a todos...

weshwesh
22/12/2011, 10:31
sensor opala 6cc (esse a que vc se refere seria a aranha com 6 pontas que fica dentro do distribuidor, correto?)

Depois de mmmaaaaaaiiiiisssss pesquisas : é isso ai, tem que usar a aranha do opala 6cc como essa

http://shop.horizonteautopecas.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/D/S/DSC00432.JPG

O que eu nao achei mas eu deduzi, é que tem que usar a bobina impulsora do mesmo opala 6cc. Provavelmente (agora tenho que conferir) a tal bobina impulsora vem se montar certinho na mesa do monza... porque senao, nao vejo a utilidade de usar a mesa do monza, seria "so" tirar o platinado e dar um jeito de fixar a bobina na mesa original do BF (o que nao deve ser tao simples).

Gente, se eu conseguir vocês vao ter direito a um maravilhoso tutorial sobre como transformar o distribuidor original do BF-161 de platinado para eletronico ;)

Jacimar
22/12/2011, 11:09
Bom dia prezados ! em um outro tópico sobre ignição eletrônica eu registrei minhas experiências com essa questão, é mais ou menos o seguinte : minha exposa tem um CJ58 com BF-161, por dificuldade de encontrar mecânicos que entendam de motores antigos e querendo aumentar a confiabilidade do veículo, que é seu carro do dia a dia ! ela comprou e eu instalei um kit vendido no mercado livre que afirmava ser 100% compatível com o BF ( baseado no distribuidor do Fusca ) e realmente funcionou muito bem ! eu tenho um CJ64, também com BF-161 e com ignição baseada no distribuidor do Opala ( já veio nele ) e que para funcionar mais ou menos teve que virar a mesa para ter pelo menos avanço centrífugo . . . tenho uma C-10 com motor 261 ( 4300 cm³ ) em que eu mesmo levei um distribuidor de Opala no torneiro e após várias mexidas e retrabalhos consegui instalar no motor, ficando muito bom ! faria de novo ? nem fu$#@&*do ! fiz na época por desconhecimento, não era membro do fórum e não pesquisei o suficiente, na C-10 o custo total ficou em 65% da ignição da Motorspice, se você – assim como eu – gosta de por a mão na massa e quer modernizar o seu motor, seja radical ! esqueça os dispositivos eletromecânicos, mais cedo ou mais tarde eles vão te deixar a pé no meio do mato, quando chegar a hora certa e o QSJ estiver “sobrando” vou sucatar o distribuidor do BF e do 261 e colocar uma ignição estática, um abraço a todos !

weshwesh
22/12/2011, 15:21
Estou com uma duvida gente... seguindo essa pagina (http://www.webmecauto.com.br/comofunciona/cf012_ignicaotransitorizada4.asp), logicamente a bobina impulsora de um motor 6 cilindros deveria ter 6 nucleos de induçao. Mas neste pdf da Bosch (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/ignicao/downloads/componentes.pdf) a referençia da bobina impulsora de todos as Opalas sao iguais... pior ainda, é a mesma referençia que a do Fusca 1300 !! Alguem poderia me explicar direito ? E importante entender para puder escolher qual a bobina impulsora certa ;)

Bidu
22/12/2011, 15:58
Ola Wesh, Boa Tarde! Quando eu tinha BF 161 Tive muito problema para religar o motor quando estava quente e na época estava sem latinhas para comprar um kit de ignição eletronica, então procurando uma alternativa na internet achei um aparelho de um cara que se chama "Marcelo Tonella" comprei o aparelho dele e não tive mais problemas (não sei se dei sorte). Tem uns filmes dele no Youtube. Ah! O aparelho custou R$ 60,00. Abr.

jkdaniels
22/12/2011, 16:06
Bidu, passei por uma situacao semelhante a tua e tambem adquiri o módulo do tonella, que na verdade é uma ignição assistida. Realmente, comigo funciona bem, coloquei em fevereiro deste ano e o platinado continua zerado desde então (antes trocava 1 por mês). Também dei sorte, ele funciona bem e melhorou tanto o consumo como eficiência. Porém estou bolado com meu distribuidor, fui ver um novo e custa quase a mesma coisa que um de ign. eletrônica, o meu tá com o ressalto do eixo muito gasto, tive de deixar a distância entre as lâminas do platinado no mínimo pra ter ignição em todos os cilindros (antes de chegar a esse problema falhavam 2 cilindros do bf véio). Embora o pessoal todo fale muito bem do equipamento da Motorspice (eu já olhei dezenas de vezes o site deles e os videos) no meu caso acho que não vale a pena pois minha intenção no final de 2012 é colocar outro motor na viatura. Adiei essa troca mais um ano pq simplesmente eu não tenho ainda uma posição correta a respeito de que motor colocar, tenho duvidas se vou pra um opala 4, ou um vortec, ou um gm 2.2 ou quem sabe um diesel? Enquanto não tiver essa resposta não posso trocar levando em conta apenas o achômetro. Como meu BF tá funcionando bem agora, vou levando.

Jacimar
22/12/2011, 16:14
Estou com uma duvida gente... seguindo essa pagina (http://www.webmecauto.com.br/comofunciona/cf012_ignicaotransitorizada4.asp), logicamente a bobina impulsora de um motor 6 cilindros deveria ter 6 nucleos de induçao. Mas neste pdf da Bosch (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/ignicao/downloads/componentes.pdf) a referençia da bobina impulsora de todos as Opalas sao iguais... pior ainda, é a mesma referençia que a do Fusca 1300 !! Alguem poderia me explicar direito ? E importante entender para puder escolher qual a bobina impulsora certa ;)

Boa tarde prezado ! a bobina apenas gera o pulso que irá controlar o módulo de ignição, quem determina quantos pulsos são gerados é a "aranha", se o seu motor fosse um V8 a aranha teria 8 pontas, fazendo uma analogia : a aranha equivale aos ressaltos do eixo na ignição com platinado . . . consegui explicar ? um abraço !

Jacimar
22/12/2011, 16:17
Bidu, passei por uma situacao semelhante a tua e tambem adquiri o módulo do tonella, que na verdade é uma ignição assistida. Realmente, comigo funciona bem, coloquei em fevereiro deste ano e o platinado continua zerado desde então (antes trocava 1 por mês). Também dei sorte, ele funciona bem e melhorou tanto o consumo como eficiência. Porém estou bolado com meu distribuidor, fui ver um novo e custa quase a mesma coisa que um de ign. eletrônica, o meu tá com o ressalto do eixo muito gasto, tive de deixar a distância entre as lâminas do platinado no mínimo pra ter ignição em todos os cilindros (antes de chegar a esse problema falhavam 2 cilindros do bf véio). Embora o pessoal todo fale muito bem do equipamento da Motorspice (eu já olhei dezenas de vezes o site deles e os videos) no meu caso acho que não vale a pena pois minha intenção no final de 2012 é colocar outro motor na viatura. Adiei essa troca mais um ano pq simplesmente eu não tenho ainda uma posição correta a respeito de que motor colocar, tenho duvidas se vou pra um opala 4, ou um vortec, ou um gm 2.2 ou quem sabe um diesel? Enquanto não tiver essa resposta não posso trocar levando em conta apenas o achômetro. Como meu BF tá funcionando bem agora, vou levando.

Boa tarde prezado ! esse fim de semana, remexendo numa caixa de bagulhos eu vi o distribuidor antigo do BF da minha exposa, se interessar eu posso fazer o meio de campo com ela . . . um abraço !

weshwesh
22/12/2011, 16:51
a bobina apenas gera o pulso que irá controlar o módulo de ignição, quem determina quantos pulsos são gerados é a "aranha", se o seu motor fosse um V8 a aranha teria 8 pontas, fazendo uma analogia : a aranha equivale aos ressaltos do eixo na ignição com platinado
Mas uma aranha de 6 pontas com uma bobina impulsadora de 4 polos gera 12 pulsos a cada giro...

Bidu
22/12/2011, 17:47
Oi Daniel, tenho 2 Bf véio lá no sitio e estou indo pra lá amanhã um deles deve ainda ter o distribuidor, se tiver eu dou um toque depois do natal e vejo se tem "PAC" para pagar no recebimento, eu mando pra vc. e quanto a motor eu arrumei um cara que tinha um opala 4 Cil. todo acabado tirei o motor a direção hidraulica a coluna e mais umas pçs. O motor eu já coloquei e estou quase no paraiso, só falta eu aplicar a formula dos "Opaleiros do Paraná" para poder injetar o bicho e chegar no paraiso. Abç.

Jacimar
22/12/2011, 18:21
Mas uma aranha de 6 pontas com uma bobina impulsadora de 4 polos gera 12 pulsos a cada giro...

Olá ! a aranha trabalha como um par, não é possível usar a fixa de 4 com a móvel de 6, é aranha de 4 pernas com a outra de 4 pernas, e asssim por diante . . . os pulsos são gerados quando ela alinham as pernas, a bobina que capta os pulsos pode ser até a mesma, um abraço !

CJ 60
22/12/2011, 18:27

Eu tbm comprei e no meu jeep nao vai bem.. o motor tá "apagando" do nada.. só pode ser essa bendida.. pois bobina e periféricos tudo novo.. ennfim comprei ig eletronica achei um kra q vendeu pelo mercado livre num preço razoável, com todos os periféricos e bobina.. agora só instalar.. qdo fizer coloco nos classificados esse modulo assistido a um preço simbolico.. pra alguem que quiser tentar mandar ver..
abç

weshwesh
22/12/2011, 19:08
a aranha trabalha como um par, não é possível usar a fixa de 4 com a móvel de 6, é aranha de 4 pernas com a outra de 4 pernas, e asssim por diante . . .
Ok, quer dizer entao que so pode ser a bobina impulsadora do opala 6cc funcionando com a aranha do mesmo ;)
Mas entao esse documento da Bosch deve estar errado...

Jacimar
22/12/2011, 19:29
Ok, quer dizer entao que so pode ser a bobina impulsadora do opala 6cc funcionando com a aranha do mesmo ;)
Mas entao esse documento da Bosch deve estar errado...

Olá ! pelo arquivo que você postou, e pelo que me lembro quando instalei a ignição do Opala na C-10, a bobina de impulsão é uma peça separada, ou seja, serve para o 4 ou 6 cilindros, e até mesmo - Fusca - me arrependo de não ter fotografado tudo na época mas no google você acha imagens de tudo . . . imagine um alternador, a frequencia e ditada pelo número de polos do mesmo, assim é o conjunto do distribuidor ! um abraço !

jkdaniels
23/12/2011, 07:20
Eu tbm comprei e no meu jeep nao vai bem.. o motor tá "apagando" do nada.. só pode ser essa bendida.. pois bobina e periféricos tudo novo.. ennfim comprei ig eletronica achei um kra q vendeu pelo mercado livre num preço razoável, com todos os periféricos e bobina.. agora só instalar.. qdo fizer coloco nos classificados esse modulo assistido a um preço simbolico.. pra alguem que quiser tentar mandar ver..
abç

Wilson, dá uma olhada na bomba de gasolina ou no carbura, apagar do nada pode ser só falta de comida pro bf. O problema é esse, depois que mexe numa coisa, tem que mexer noutra e ai vai...

Abração.

maxdelta
23/12/2011, 08:31
abç
As vezes o módulo da ignição pode estar ruim! Vc acha em ferro velho, só q tem q procurar pq nem todos servem!

CJ 60
23/12/2011, 17:52
Wilson, dá uma olhada na bomba de gasolina ou no carbura, apagar do nada pode ser só falta de comida pro bf. O problema é esse, depois que mexe numa coisa, tem que mexer noutra e ai vai...

Abração.

pior que não é isso.. ta tudo ok.. bomba inclusive é nova, tive um desagrado em tentar trocar o reparo da original.. acabei por comprar uma nova mesmo.. percebi q esse sintoma veio depois da instalação msmo.. ta influenciando até no giro do motor pelo q percebi.. a partir de determinado giro parece q o motor falha.. enfim.. parti pra eletronica só falta instalar agora..

valew pela ajuda !!

GBarros
23/12/2011, 19:00
pior que não é isso.. ta tudo ok.. bomba inclusive é nova, tive um desagrado em tentar trocar o reparo da original.. acabei por comprar uma nova mesmo.. percebi q esse sintoma veio depois da instalação msmo.. ta influenciando até no giro do motor pelo q percebi.. a partir de determinado giro parece q o motor falha.. enfim.. parti pra eletronica só falta instalar agora..
valew pela ajuda !!

Vc tá usando aquela resistencia no positivo da bobina? Vê se ela não tá esquentando, pois a minha tinha essa mania de quando eu saia pra dar uma volta, era só o tempo de ela esquentar e cortar a corrente. Ficava igual doido procurando aonde tava o problema. Foi só colocar a resistencia e pronto. Ah, não sei se platinado também usa ela, mas se for ignição, aí tem que usar.

CJ 60
23/12/2011, 19:23
Vc tá usando aquela resistencia no positivo da bobina? Vê se ela não tá esquentando, pois a minha tinha essa mania de quando eu saia pra dar uma volta, era só o tempo de ela esquentar e cortar a corrente. Ficava igual doido procurando aonde tava o problema. Foi só colocar a resistencia e pronto. Ah, não sei se platinado também usa ela, mas se for ignição, aí tem que usar.

Bom.. nao tem nada no pos da bobina.. inclusive pelo q me lembro nos manuais q o Tonella mandou nao citava isso ao menos.. pior que paguei a um eletrecista pra faer o trabalho.. é f%#$#.. rsrs bom agora ja era to partindo pra ignição.. mais valew pelo toque... mais uma lição aprendida aki pelo fórum

weshwesh
23/12/2011, 23:14

Tive o mesmo problema num buggy : andava 5 minutos e apagava... nao saia mais faisca da bobina... depois de resfriar tudo voltava normal !! No forum do planeta buggy me mandaram colocar essa resistencia no positivo da bobina, dizendo que o primario das bobinas KV da Bosch nao funcionem com 12v mas com +/-8v. A resistencia resolveu o problema de vez !!

weshwesh
23/12/2011, 23:16
Pior que eu tive outros buggys todos com bobinas KV e nenhum nunca precisou desta resistencia... mas, sei la, cada vehiculo tem sua propria alma :p

GBarros
25/12/2011, 14:34
Pois é, eu passei muito tempo sem saber o que poderia ser sobre o carro morrer de vez e não ligar de jeito nenhum, depois de um tempo funcionando. Eu uso a bobina plástica de dois fios, mas coloquei a resistencia pra não dar grilo. Funciona bem. Esquenta um pouco, mas já medi a tensão e oscila entre 8~9V. Nunca mais com problemas de parada brusca de funcionamento.

Bidu
25/12/2011, 16:41

valew pela ajuda !!
Ola Wilson, Boa tarde! Olha qdo. eu tinha bf o meu motor apagava do nada e eu descobri que era aquela valvula da boia que encantava fechada, troquei aquilo nunca mais deu problema. Abç.

CJ 60
25/12/2011, 18:37
Ola Wilson, Boa tarde! Olha qdo. eu tinha bf o meu motor apagava do nada e eu descobri que era aquela valvula da boia que encantava fechada, troquei aquilo nunca mais deu problema. Abç.

Bidu, já tive esse problema... apareceu uma vez uma sujeira nessa bendita agulha;.. ate descobrir que era ela apanhei um pouco portanto dessa vez ela esta livre da culpa.. hehe mais valew pela ajuda !!

abração e feliz natal !!

Bidu
26/12/2011, 22:54
Bidu, já tive esse problema... apareceu uma vez uma sujeira nessa bendita agulha;.. ate descobrir que era ela apanhei um pouco portanto dessa vez ela esta livre da culpa.. hehe mais valew pela ajuda !!

abração e feliz natal !!
Feliz ano novo e muita paz pra vc e toda asua familia, acho que só conversaremos no proximo ano, pois estou saindo agora para a cidade maravilhosa mas dia 2 já estarei na terra da garoa. Abração "Deus Te Faça Feliz".

JOSE ALFREDO
03/01/2012, 20:15
Galera troquei o platinado pela ignição, ficou show de bola, contando direitinho,mas........ quando piso um pouco mais no acelerador ele engasga. Meu mecânico trocou a caixa de ignição por uma bosch, mas não consegue acertar o tempo do carro. Procurou então no manual da bosch e me deu esse código 9220087004, que se refere a uma referência de caixa de ignição que possivelmente nao fará o motor ficar engasgando. Alguém pode me ajudar sobre esse assunto? Interessante que tive que voltar a usar a caixa de ignição de outra marca pois quando coloco a bosch a bateria pesa e não roda o motor de partida.

4X4GARAGE
03/01/2012, 23:07
mas que motor tem seu jeep jose carlos?
[]s

JOSE ALFREDO
03/01/2012, 23:18
bf-161 6cc original

Rafaminc
05/01/2012, 07:42

A bobina é a mesma, o que muda é a quantidade de pernas da aranha inferior e superior.
No 4 cil, é 4 na inferior e 4 na superior, e no 6 cil, é 3 na inferior e 6 na superior.
Também estou adaptando no meu distribuidor original as peças de um distribuidor indutivo que tinha comprado e ficuo uma porcaria Está sendo meio trabalhoso, mas espero conseguir adaptar os dois avanços até o final do mês.

weshwesh
05/01/2012, 10:20
Fala ai Rafa, pode nos dar alguns detalhos ? Qual distribuidor indutivo você escolheu para adaptar suas peças no Wapsa original ?

weshwesh
05/01/2012, 10:35
Outra coisa : o que você chama "aranha inferior" faz parte da mesa ou é uma peça separada ?

Rafaminc
05/01/2012, 10:36
Fala ai Rafa, pode nos dar alguns detalhos ? Qual distribuidor indutivo você escolheu para adaptar suas peças no Wapsa original ?

Amigo, eu só estou fazendo esta adaptação porque já tinha comprado no ML este distribuidor e não gostei do desempenho dele no velho BF por causa da porquisse de quem me vendeu (folgas, inversão do avanço mal feita, etc...).
Se você vai partir do zero, pq não pensa em comprar a mesa hall do fusca + o módulo + a aranha hall 6 cil? Acho que essa adaptação é muito mais fácil e mais moderna e vai gastar uns 150,00 no máximo.

Para adaptar o sistema indutivo no distribuidor original, do BF, já levantei algumas alterações que vou precisar fazer:
Vou precisar tornear o eixo do rotor, rebaixar 5mm o encaixe da mesa, soldar uma chapa para ligar o conjunto da bobina no braço do avanço a vácuo, fazer um adaptador para o rotor original encaixar no eixo menor...

Se eu não tivesse comprado o distribuidor indutivo, partiria para enjambrar o hall.

Rafaminc
05/01/2012, 10:39
Outra coisa : o que você chama "aranha inferior" faz parte da mesa ou é uma peça separada ?

A aranha inferior que digo, é aquela que é rebitada ao imâ. Se vc tem um distribuidor na mão, vai ver que essa aranha fica imantada para gerar o sinal.

weshwesh
05/01/2012, 11:11
Se você vai partir do zero, pq não pensa em comprar a mesa hall do fusca + o módulo + a aranha hall 6 cil? Acho que essa adaptação é muito mais fácil e mais moderna e vai gastar uns 150,00 no máximo.

Caramba, pesquisei um pouco a respeito, inclusivo achei eu teu topico no forum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/95634-esquema-de-ligacao-modulo-7-pinos-sensor-hall-3-fios.html) falando sobre isso... parece uma boa opçao !! Porque abandonou o projeto ? Aquele trabalho todo que você descreveu ali em cima para puder adaptar o sistema indutivo da dor de cabeça so de ler kkkkkkkk

Rafaminc
05/01/2012, 11:36
Caramba, pesquisei um pouco a respeito, inclusivo achei eu teu topico no forum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/95634-esquema-de-ligacao-modulo-7-pinos-sensor-hall-3-fios.html) falando sobre isso... parece uma boa opçao !! Porque abandonou o projeto ? Aquele trabalho todo que você descreveu ali em cima para puder adaptar o sistema indutivo da dor de cabeça so de ler kkkkkkkk

Não abandonei o projeto ainda, só faltou $$$.
Daí eu pensei numa opção mais barata para mim, e estou fazendo de dois distribuidores um frankenstein.
Como já gastei uns 350,00 conto naquela porcaria de distr. indutivo remanufaturado porcamente, estou desmontando ele e jogando as peças dentro do Wapsa, só que seria muito mais fácil transforma-lo em hall. Dá bem menos mão de obra.

weshwesh
10/01/2012, 17:25
Entao, só para Recapitular, precisaria de :

Um sensor hall, sendo aquele de mesa movel para Fusca como esse, facil de rebitar na mesa movel do Wapsa original
http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/SensorHallmesamovelFusca2.jpg

Um modulo Bosch 0 227 100 142 (ou similar) Fusca / Gol / Kombi, ...
http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/ModuloBosch0227100142.jpg

Uma aranha para motor 6 cilindros como essa
http://img.photobucket.com/albums/v464/weshwesh/Aranhasensorhall6cc.jpg

E o chicote para a ligaçao. Concorda Rafa ?

Rafaminc
11/01/2012, 08:50
A idéia é essa, e acredito que ficaria um sistema bem simples e confiável, só tem que ver se o deslocamento da mesa do Wapsa não vai enroscar na aranha, pois a mesa não tem um movimento rotativo se vc observar.

Rafaminc
11/01/2012, 10:57
Olha um Wapsa com uma indutiva dentro...

Aventura & Offroad - Álbum de Hil: Adap´s - Foto (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/membros/hil-albums-adap-s-picture6337-distribuidor-motorcraft-wapsa-bf-161-transformado-ignicao-eletronica-mostrando-mesa.html)

weshwesh
11/01/2012, 13:50
só tem que ver se o deslocamento da mesa do Wapsa não vai enroscar na aranha, pois a mesa não tem um movimento rotativo se vc observar.

Putzzz !! E obvio mas nunca tinha reparado !! Entao eu acharia melhor adaptar a mesa movel que vem com o sensor no eixo do Wapsa, e dar um jeito de conectar o atuador da capsula de depressao...

Rafaminc
11/01/2012, 14:07
Putzzz !! E obvio mas nunca tinha reparado !! Entao eu acharia melhor adaptar a mesa movel que vem com o sensor no eixo do Wapsa, e dar um jeito de conectar o atuador da capsula de depressao...

Acho que até dá para colocar direto, só tem que ter as peças em mãos para ver se existe folga suficiente entre o sensor e a aranha para a mesa não deslocar a ponto do sensor raspar na aranha.

Hoje rebaixei o encaixe da mesa do Wapsa em 5mm e diminui o eixo do rotor para 14mm, para passar o conjunto da bobina indutiva. Logo vou testar a enjambra no Jeep :parede:...

robsonpsantos
05/04/2012, 19:11
tenho uma duvida e não queria abrir outro tópico, instalei a ignição eletrônica no bf 161, mas ele so da ponto retirando o avanço de vacuo! conclusão tive q tirar o vacuo e esta funcionando normal, queria saber se tem algum problema ficar sem?

chinelao4x4
05/04/2012, 23:26
dependerá muito, irá acontecer isso, qud o carb. estiver puxando muito ar pra dentro, ele iria adiantar o ponto pra manter a rotação do motor alta, então se vc for necessitar "forçar" o jeep, vai falhar, só isso .

Rafaminc
06/04/2012, 09:53
tenho uma duvida e não queria abrir outro tópico, instalei a ignição eletrônica no bf 161, mas ele so da ponto retirando o avanço de vacuo! conclusão tive q tirar o vacuo e esta funcionando normal, queria saber se tem algum problema ficar sem?

2 coisas:
1º O avanço está deslocando a mesa no sentido horário? Se sim, está correto, senão fizeram o serviço pela metade no seu distribuidor.
2º Onde vc está pegando o vácuo? em cima ou embaixo da borboleta?

robsonpsantos
06/04/2012, 19:07
Rafaminc, não conheço muito essa parte de mesa foi um amigo q colocou pra mim, agora o vacuo esta na reta dos parafusos da borboleta
2 coisas:
1º O avanço está deslocando a mesa no sentido horário? Se sim, está correto, senão fizeram o serviço pela metade no seu distribuidor.
2º Onde vc está pegando o vácuo? em cima ou embaixo da borboleta?

Rafaminc
06/04/2012, 20:28
Rafaminc, não conheço muito essa parte de mesa foi um amigo q colocou pra mim, agora o vacuo esta na reta dos parafusos da borboleta

Abre a tampa do distribuidor e veja se o bracinho que sai do diafragma (avanço a vácuo), está montado de forma que quando fizer vácuo, ele puxe aquela mesa abaixo da aranha no sentido horário.
Veja se o seu caso está igual o da foto:

Resultados da Pesquisa de imagens do Google para http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_205869598_1249.jpg (http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_205869598_1249.jpg&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217509530-distribuidor-willys-6cc-jeep-ignicao-_JM&usg=__6A72fC8uw1fgofw7FD1zhLLU0KA=&h=900&w=1200&sz=134&hl=pt-BR&start=46&sig2=kyFFQp7g4kjiSm1IGXWQaA&zoom=1&tbnid=bO7-xnLNHYv8bM:&tbnh=113&tbnw=150&ei=YHt_T8i_HZOa8gSlptS9Bw&um=1&itbs=1)

Se estiver montado assim, está errado. O correto é assim:

Resultados da Pesquisa de imagens do Google para http://www.paulista4x4.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_1773_distribuidor_eletronico_6cc_novo.jpg (http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.paulista4x4.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_1773_distribuidor_eletronico_6cc_novo.jpg&imgrefurl=http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp%3Flang%3Dpt_BR%26codigo_pro duto%3D1773&usg=__NB0HZ9GeBtWUAHbalM2zsJ9R1D0=&h=560&w=560&sz=37&hl=pt-BR&start=17&sig2=qfUH2QfTeu7fPPqK_J39kQ&zoom=1&tbnid=qD2_kDIr7ZjJHM:&tbnh=133&tbnw=133&ei=7nt_T6GTDoaE8QS86ZW-Bw&um=1&itbs=1)

robsonpsantos
06/04/2012, 20:59
Rafaminc, amanha vou olhar e postar umas fotos eu estou usando sem o vácuo por enquanto até achar uma solução, valeu pela ajuda!!!!
Abre a tampa do distribuidor e veja se o bracinho que sai do diafragma (avanço a vácuo), está montado de forma que quando fizer vácuo, ele puxe aquela mesa abaixo da aranha no sentido horário.
Veja se o seu caso está igual o da foto:

Resultados da Pesquisa de imagens do Google para http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_205869598_1249.jpg (http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_205869598_1249.jpg&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217509530-distribuidor-willys-6cc-jeep-ignicao-_JM&usg=__6A72fC8uw1fgofw7FD1zhLLU0KA=&h=900&w=1200&sz=134&hl=pt-BR&start=46&sig2=kyFFQp7g4kjiSm1IGXWQaA&zoom=1&tbnid=bO7-xnLNHYv8bM:&tbnh=113&tbnw=150&ei=YHt_T8i_HZOa8gSlptS9Bw&um=1&itbs=1)

Se estiver montado assim, está errado. O correto é assim:

Resultados da Pesquisa de imagens do Google para http://www.paulista4x4.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_1773_distribuidor_eletronico_6cc_novo.jpg (http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.paulista4x4.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_1773_distribuidor_eletronico_6cc_novo.jpg&imgrefurl=http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp%3Flang%3Dpt_BR%26codigo_pro duto%3D1773&usg=__NB0HZ9GeBtWUAHbalM2zsJ9R1D0=&h=560&w=560&sz=37&hl=pt-BR&start=17&sig2=qfUH2QfTeu7fPPqK_J39kQ&zoom=1&tbnid=qD2_kDIr7ZjJHM:&tbnh=133&tbnw=133&ei=7nt_T6GTDoaE8QS86ZW-Bw&um=1&itbs=1)

Dodger
07/04/2012, 09:38
Isso ai tá com cara de avanço ao contrário, tipico de conversão mal feita dos distribuidores originais.

robsonpsantos
08/04/2012, 18:22
desculpa na demora nas fotos muito serviço! Pessoal comprei esse distribuidor no gama tive q colocar o rotor do meu gol pra funcionar e a tampa era a antiga, de muita ma qualidade rotor e tampa do kit, depois vou comprar bosch.340182340183340184340185

calhiandro
18/04/2013, 22:47
Galera tem um colega meu que está adaptando ignição eletrônica no jeep dele, bf 161 6cc. Ele simplesmente vai pegar um distribuidor de opala 6cc eletrônico, corta o eixo e colocar o eixo do 6cc original, isso da certo? Grande abraço

Dodger
18/04/2013, 23:08
vai pegar um distribuidor de opala 6cc eletrônico, corta o eixo e colocar o eixo do 6cc original, isso da certo? Grande abraço

Sim e não.
sim vai funcionar, mas não, não vai funcionar direito.

é por causa dos avanços ficarem invertidos.

juleymar73
18/04/2013, 23:14
entao eu to namorando um kit igniçao pra por no BF aqui , mais a grana ta meio curta ,ai andei pescoçando por ai e achei essas tranqueira que nao funciona o avanço centrifugo , mais fui alertado que nÃo fica bom , mais tem uns por aqui que tem os dois , ou pelo menos DIZ que tem ne.

abraço.

Pablo.pinto2007
20/04/2013, 01:04
Eu li não sei aonde que o avanço que o vácuo fornece é para a marcha lenta... aquela acelerada que se dá instantaneamente... e o avanço contrífugo esse sim é o avanço de alto giro... não se isso só compete aos motores AP...

Agora essa adaptação para motor BF eu notei que ele é todo contrário... tem que ver com especialistas como os colegas que estão dando dicas valiosas aí!!!

Felicidades!

Pablo

Bercan
18/07/2014, 09:19
Amigos,

gostaria da opinião de vocês, meu dilema é o seguinte: Compra de um Kit de ignição eletrônica para meu bf. Meu medo é justamente o não funcionamento dos avanços.
Alguém conhece, ou já comprou este kit vendido na paulista 4x4?

Ignição eletrônica JEEP 6CC completo NOVO (http://www.paulista4x4.com.br/produto/.IGNI%C7%C3O-ELETR%D4NICA-JEEP-6CC-COMPLETO-NOVO.html)

Alguma indicação de um kit com bom preço e que não terei problemas com os avanços... algum que alguém tenha comprado...??
desde já agradeço.

abraço!

RodrigoPD
18/07/2014, 10:08
Matheus, se aceita minha sugestão: deixa o distribuidor original e coloca um DIS da Motorspice.

Acabaram seus problemas!

Ou então deixa o original mesmo!

Tenho um Fusca 1976 com distribuidor original e ele visita 2 vezes o mecânico no ano, para trocar óleo e regular o distribuidor, platinado, condensador, etc.

Ou então ache uma ignição eletrônica com distribuidor que avance de fato. Esse em questão não conheço, mas há vários no mercado que são adaptados e, perdendo o avanço, fica pior do que com o platinado.

Bercan
18/07/2014, 10:18
Matheus, se aceita minha sugestão: deixa o distribuidor original e coloca um DIS da Motorspice.

Acabaram seus problemas!

Ou então deixa o original mesmo!

Tenho um Fusca 1976 com distribuidor original e ele visita 2 vezes o mecânico no ano, para trocar óleo e regular o distribuidor, platinado, condensador, etc.

Ou então ache uma ignição eletrônica com distribuidor que avance de fato. Esse em questão não conheço, mas há vários no mercado que são adaptados e, perdendo o avanço, fica pior do que com o platinado.

meu problema é que o eixo do distribuidor está bem gasto, então estou tendo que deixar o platinado bem fechado, assim estou tendo alguns problemas de funcionamento.
Não creio que vale a pena investir em um DIS da Motorspice, pois o preço gira em torno de uns 1.100,00. E investir esse valor no BF não rola.

Jacimar
18/07/2014, 11:35
Bom dia prezados ! Tenho 2 Jeeps com BF161 ( problemão hein ? ) ambos com ignição eletrônica, um com avanço e outro sem e a diferença é gritante . . . o que tem o avanço funcional foi feito com distribuidor de Fusca, comprei no ML, o Fusca gira ao contrario também, o outro deve ser de Opala e já veio assim, bem, já faz muito tempo que comprei e só lembro que o vendedor era de Minas Gerais . . . se quiser dou uma fuçada para achar o vendedor, agora não dá porque as panelas estão no fogo ! vida de solteiro, já viu né ?!!!? abraço !

Curupira
18/07/2014, 11:57
Olá ,

Meu jeep tambem está com motor BF (o qual gosto muito) e está com sistema igniflex,
não me arrependo nem um pouco de ter colocado nele.....

Bercan
18/07/2014, 12:51
Bom dia prezados ! Tenho 2 Jeeps com BF161 ( problemão hein ? ) ambos com ignição eletrônica, um com avanço e outro sem e a diferença é gritante . . . o que tem o avanço funcional foi feito com distribuidor de Fusca, comprei no ML, o Fusca gira ao contrario também, o outro deve ser de Opala e já veio assim, bem, já faz muito tempo que comprei e só lembro que o vendedor era de Minas Gerais . . . se quiser dou uma fuçada para achar o vendedor, agora não dá porque as panelas estão no fogo ! vida de solteiro, já viu né ?!!!? abraço !

Jacimar, se conseguir encontrar o vendedor, por favor me indique. Preciso comprar um distribuidor que funcione os avanços, mas tenho receio dos que são vendidos na maioria das lojas 4x4....

valew

antonio umino
18/07/2014, 14:32
Amigos,

gostaria da opinião de vocês, meu dilema é o seguinte: Compra de um Kit de ignição eletrônica para meu bf. Meu medo é justamente o não funcionamento dos avanços.

Ignição eletrônica JEEP 6CC completo NOVO (http://www.paulista4x4.com.br/produto/.IGNI%C7%C3O-ELETR%D4NICA-JEEP-6CC-COMPLETO-NOVO.html)

Alguma indicação de um kit com bom preço e que não terei problemas com os avanços... algum que alguém tenha comprado...??
desde já agradeço.

abraço!

Comprei o meu em 2007........ na Paulista 4x4.
Naquele tempo tinha que mandar o de platinado e trocar pela ignicão transistorizada. (ignição eletronica)..
Naquele tempo não vinha com os cabos e nem a bobina.....
foi preciso comprar separado a bobina e os fios de vela...

Tá funcionando beleza...

abraços.

juleymar
18/07/2014, 21:53
Fala Matheus !! eu comprei uma ignição na net a um ano procurei uma que no anuncia especificava claramente que os dois avanços funione , ela esta aqui guardada ate hoje, quem sabe amanhã instalo ela rsrsrs , mais eu nao sei como olho se tem mesmo os dois avanços , mais o vendedor me garantiu que tem , se alguem me disser como vejo isso seria bom pois comprei em BH no Mercado Livre,
abraços.

Jacimar
18/07/2014, 22:30
Fala Matheus !! eu comprei uma ignição na net a um ano procurei uma que no anuncia especificava claramente que os dois avanços funione , ela esta aqui guardada ate hoje, quem sabe amanhã instalo ela rsrsrs , mais eu nao sei como olho se tem mesmo os dois avanços , mais o vendedor me garantiu que tem , se alguem me disser como vejo isso seria bom pois comprei em BH no Mercado Livre,
abraços.

O avanço centrífugo dá para perceber se está correto pela folga entre o eixo e o entalhado do distribuidor, como o distribuidor do Jeep gira em sentido anti-horário a folga maior entre eles deve ser no sentido horário, mas é meio difícil de perceber, o avanço a vácuo você testa facilmente xupando o ar do avanço, a mesa deve se deslocar em sentido horário, adiantando o ponto, se não movimentar o avanço não funciona ! no meu CJ64 não tinha nenhum avanço, o mecânico Ivan de Coronel Fabriciano e Jeepeiro das antigas virou o centrífugo de cabeça para baixo e melhorou um pouco, abraço !

Em tempo : O meu também, o que funciona, comprei em BH e confirmei para o Bercan, o cara fazia questão de dizer que era feito a partir do distribuidor do Fusca.

juleymar
18/07/2014, 22:31
Amigos Matheus e Jacimar achei aqui o anuncio finalizado do vendedor , deem uma olhada como era o anuncio >>>Ignição Eletrônica Jeep 6cc Rural 6cc Maverick 6cc - R$ 388,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569994760-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM#redirectedFromSimilar) o vendedor se chamava Nilton Borges email dele niltoborges@yahoo.com.br
abraço.

juleymar
18/07/2014, 22:37
O avanço centrífugo dá para perceber se está correto pela folga entre o eixo e o entalhado do distribuidor, como o distribuidor do Jeep gira em sentido anti-horário a folga maior entre eles deve ser no sentido horário, mas é meio difícil de perceber, o avanço a vácuo você testa facilmente xupando o ar do avanço, a mesa deve se deslocar em sentido horário, adiantando o ponto, se não movimentar o avanço não funciona ! no meu CJ64 não tinha nenhum avanço, o mecânico Ivan de Coronel Fabriciano e Jeepeiro das antigas virou o centrífugo de cabeça para baixo e melhorou um pouco, abraço !

Em tempo : O meu também, o que funciona, comprei em BH e confirmei para o Bercan, o cara fazia questão de dizer que era feito a partir do distribuidor do Fusca.
Jacimar , eu fiz isso e tem aquela menbrana que suga de vouta , mais como a aranha tampa noa deu pra ver a mesa se mechendo , outra a cebola ali onde vai a mangurira dize=n que se for no mesmo lado da original o vacuo funciona , agora não sei se tem algo a ver,
Jacimar e Matheus vcs tem Email ou Face ? me mande se for possivel pra eu te adicionar aqui ,
abraço.

Jacimar
18/07/2014, 23:15
Jacimar , eu fiz isso e tem aquela menbrana que suga de vouta , mais como a aranha tampa noa deu pra ver a mesa se mechendo , outra a cebola ali onde vai a mangurira dize=n que se for no mesmo lado da original o vacuo funciona , agora não sei se tem algo a ver,
Jacimar e Matheus vcs tem Email ou Face ? me mande se for possivel pra eu te adicionar aqui ,
abraço.

Coloque o rotor, faça em frente ao espelho e verá nitidamente o rotor se movimentando . . . meu e-mail é jacimarpaizante2@gmail.com mas Facebook não tenho, na realidade nem Orkut eu tive, sou meio dinossauro para essas modernidades :screwy: abraço !

Ian Jeep
21/07/2014, 01:15
Amigos,

desde já agradeço.

abraço!

Comprei o meu no mercado livre.
Esse distribuidor q falam nos anúncios ,q é novo e importado.
São da Y-Max
YMAX-679 | Ymax Distribuidora de Peças Automotivas (http://www.ymaxpecas.com.br/?p=2057)

Comprei um recentemente, e tmb tive esse receio dos avanços.
Numa conversa com o Jocimar na época, pude concluir q meu jeep nunca teve avanço algum, pois se tratava do distribuidor do opala adaptado.

Quando o distribuidor chegou fiz os teste citados pelo Jocimar, e ele tem o avanço centrifugo, já o avanço avacuo, eu suguei mas não deu pra perceber o movimento da haste, apenas o barulho da membrana indo e vindo, não sei se precisa sugar com muita força, mas enfim o jeep ta funcionando q é uma beleza!

Detalhes e dificuldades da montagem.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/74556-distribuidor.html#post2100187

Abraços

Bercan
21/07/2014, 08:52
Obrigado pessoal,

Estou mesmo namorando o Kit da paulista 4x4, o vendedor garante que os avanços funcionam.

Agora outro ponto que tenho dúvida.... e as velas? Estou utilizando as do fusca, mas agora com o eletrônico, quais as mais indicadas?

Robertux
22/07/2014, 20:55
Obrigado pessoal,

Estou mesmo namorando o Kit da paulista 4x4, o vendedor garante que os avanços funcionam.

Agora outro ponto que tenho dúvida.... e as velas? Estou utilizando as do fusca, mas agora com o eletrônico, quais as mais indicadas?

Eu comprei o da Autocar 4X4 na Fenajipe de 2010. instalei no BF. Ficou ótimo, funcionava perfeitamente os dois avanços. O desempenho melhorou muito, mas logo precisei fazer o motor (nada a ver com a ignição, motor cansado mesmo) e decidi trocar por um OHC, já com ignição eletrônica original. Tecnicamente recomendo essa ignição, o problema é o preço. Entrei no site deles hoje e está custando R$ 500,00. Na época paguei R$ 320,00.

Bercan
20/08/2014, 21:41
Acabei comprando no mercado livre um kit completo conforme segue:

IGNICÃO ELETRONICA
Jeep 6cc. Rural 6cc - Aero 6cc e Maverick 6cc - Motor BF 161.
Kit remanufaturado, feito em carcaça de distribuidor usado, é feito um novo eixo no torno que funciona como o original, sentido anti-horário, assim funcionam os dois avanços (Centrífugo e a vácuo).
As peças internas, tampa e rotor, são novas. Bobina nova, Chicote novo e Modulo revisado.
KIT Completo:

Distribuidor Completo (Tampa, Rotor e Avanço)
Módulo BOSCH
Chicote
BOBINA MARFLEX
Brinde: Braçadeira p/ Prender o Distribuidor

gostei muito do acabamento no geral, o vendedor foi muito atencioso, atrasou para postar o kit, e para compensar mandou por sedex sendo que paguei PAC.

assim que instalar volto para descrever como ficou a viatura. seguem algumas fotos do kit.

Rogério Barthy
21/08/2014, 09:56
Tive essa experiência e então, veja a marca da tampa do distribuidor, e se possível troque por uma Bosch (a minha trincou e começou a dar fuga no primeiro passeio que nem cheguei a ir), e tbm tenha uma bobina de reserva se não for trocar por uma Bosch.

juleymar
21/08/2014, 23:07

IGNICÃO ELETRONICA
Kit remanufaturado, feito em carcaça de distribuidor usado, é feito um novo eixo no torno que funciona como o original, sentido anti-horário, assim funcionam os dois avanços (Centrífugo e a vácuo).
As peças internas, tampa e rotor, são novas. Bobina nova, Chicote novo e Modulo revisado.
KIT Completo:

Módulo BOSCH
Chicote
BOBINA MARFLEX

gostei muito do acabamento no geral, o vendedor foi muito atencioso, atrasou para postar o kit, e para compensar mandou por sedex sendo que paguei PAC.

assim que instalar volto para descrever como ficou a viatura. seguem algumas fotos do kit.

Emtão Matheus , comprou do Nilton borges de BH ?

Maia-hunter
21/08/2014, 23:59
Pessoal,

Comprei o kit completo da Paulista 4x4. o kit é novo e as peças tem um acabamento muito bom.

Instalei na terça feira agora, funcionou redondo de primeira, faltava somente o ajuste fino de ponto, como terminei tarde da noite, deixei para finalizar a regulagem no dia seguinte. Fui trabalhar e de tarde quando voltei fui mexer no Jeep.

Ligou normal, de primeira e sem dificuldade. deixei esquentar um pouco antes de começar a regular, do nada morreu, achei que era só um pequeno engasgo, afinal o ponto não estava completamente ajustado, que nada, não pegou novamente nem com reza braba. desmontei e remontei novamente atentando para as posições corretas e tudo mais.

Como não funcionou fui tentar eliminar as possíveis causas. Não é combustível, já verifiquei. retirando o cabo principal e girando o distribuidor com a mão tem centelha mas achei muito fraca, nas velas as centelhas falham muito, quase não chegam. Estou na dúvida se pode ser a bobina ou o módulo, mas não tenho peças sobressalentes aqui para substituir e confirmar.

Mandei um e-mail para a loja explicando o problema, amanhã talvez tenha alguma resposta, não sei como é o pós venda deles.

Alguma sugestão para descobrir o que pode estar acontecendo?

Bercan
22/08/2014, 08:04
Emtão Matheus , comprou do Nilton borges de BH ?

Isso mesmo, comprei com ele, recomendo!

Bercan
22/08/2014, 08:19
Pessoal,

Comprei o kit completo da Paulista 4x4. o kit é novo e as peças tem um acabamento muito bom.

Instalei na terça feira agora, funcionou redondo de primeira, faltava somente o ajuste fino de ponto, como terminei tarde da noite, deixei para finalizar a regulagem no dia seguinte. Fui trabalhar e de tarde quando voltei fui mexer no Jeep.

Ligou normal, de primeira e sem dificuldade. deixei esquentar um pouco antes de começar a regular, do nada morreu, achei que era só um pequeno engasgo, afinal o ponto não estava completamente ajustado, que nada, não pegou novamente nem com reza braba. desmontei e remontei novamente atentando para as posições corretas e tudo mais.

Como não funcionou fui tentar eliminar as possíveis causas. Não é combustível, já verifiquei. retirando o cabo principal e girando o distribuidor com a mão tem centelha mas achei muito fraca, nas velas as centelhas falham muito, quase não chegam. Estou na dúvida se pode ser a bobina ou o módulo, mas não tenho peças sobressalentes aqui para substituir e confirmar.

Mandei um e-mail para a loja explicando o problema, amanhã talvez tenha alguma resposta, não sei como é o pós venda deles.

Se tiver um multímetro pode testar a bobina pra ver. nesse link tem os valores de referência:
Ignio - Bosch do Brasil - Autopeas - Automveis e Oficinas (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/ignicao/infotec.htm)

Este DOC em anexo, também tem muitas dicas, mas vai precisar de multímetro.
abraço!

Willian Del Piero Rocha
22/08/2014, 08:44
Pessoal,

Quando istalei a ignição eletrônica em meu jeep, ele funcionava que era uma beleza ,mas do nada apagava e não funcionava de jeito nenhum ,voltei rebocado umas 3 vezes ,só rodava perto de casa para não ter dor de cabeça, levei em um mecânico que ficou com o jeep 3 dias e testou tudo e viu que era o modulo novo que tinha problema ,colocou um usado para testar e ficou bom ,comprou um novo e está até hoje(mais de 2 anos) beleza. Com o meu foi isso ,não sei o seu. Abraços.

Maia-hunter
22/08/2014, 19:38
Bercan,

Tenho multimetro sim, as referências já devem confirmar ou descartar a bobina, foi de grande ajuda, com certeza vou testar. Vou ver as outras dicas também.

Willian, meu xará (também sou Willian),

Meu medo justamente é este, como comprei pela internet, vou tentar isolar o problema com certeza este final de semana, pois o vendedor da loja retornou o meu e-mail, se prontificando a trocar as peças defeituosas. Fico receoso de botar para funcionar novamente e o defeito ser intermitente como este que aconteceu contigo.

Willian Del Piero Rocha
22/08/2014, 20:47
Legal ,mais um Willian ,cara eu comprei pela internet mas demorei uns 6 meses para instalar ,mais uns 3 para levar para oficina ,portanto nem reclamei. E sim, o problema era intermitente ,rodava uns 2 , 3 fins de semana e nada ,ai roda 1 fim de semana menos de 10km e apagava .

Maia-hunter
23/08/2014, 17:18
Desmontei a encrenca hoje, com toda a calma do mundo, testei a bobina, chicotes e chegadas de energia aparentemente tudo OK.

Praticamente não chega centelha no cabo principal, só uma faisquinha fraca e muito curta, de acordo com o anexo postado pelo bercan indica que é o módulo mesmo. uma pena, vou ter que mandar de volta para a loja. o que mata é que o frete deve dar quase o preço de um módulo novo no comercio local.

Willian Del Piero Rocha
23/08/2014, 18:06
Willian ,vc não consegue um modulo usado ,para testar ??!! uma oficina de conhecido ,sei lá . Como já falei ,o meu mecânico descobriu colocando um modulo usado que ele tinha na oficina .
O modulo que foi colocado novo e está até hoje sem problema é um Gauss ,se é bom ou não eu não sei ,mas até hoje(mais de 2 anos) não tive mais problemas com ignição.
A bobina é BOSCH 9 220 081 067 ,,,,,,, KW 12V

robsonrural4x4
24/08/2014, 20:19
comprei um kit desse no gama instalei mas n tinha quem colocasse o motor no ponto, fui num mecânico depois de tenta de tudo ele resolveu troca o modulo foi tiro e queda ficou bom ae fui num desmanche comprei um modulo da bosch do gol ta ate hj sem problema

gpolachini
25/08/2014, 16:33
Amigos,

comprei no sabado a ignição para o motor do meu jeep, troquei o distribuidor colocando na mesma posição que estava o antigo, porem agora na marcha lenta o jeep fica uma beleza, mais na hora que acelera ele da uns pipocos e está muito fraco. Tentei ajustar o ponto colocando a polia do virabrequim em dez graus antes do 0 (me corrijam se eu estiver errado mais a marcação estava assim I|||||I|||||0|||||I|||||I ), e mesmo assim continua dando pipocos e muito fraco, já conferi a instalação dos cabos e estão na seguencia certa de explosão. O que pode ser ? Depois de colocar a polia no ponto é necessário acertar algo no distribuidor ? Como faço isso ?

Obrigado.

tuna
25/08/2014, 16:52
Guilherme, após acerta a marca da polia (que deve indicar o pms do 1o. cilindro) deve-se soltar o parafuso de regulagem do distribuidor e rotacioanar o distribuidor até que o martelete (ou cachimbo) fique exatamente embaixo do cabo do 1o. cilindro na tampa do distribuidor se continuar explodindo é porque a marcação ocorreu no 6cilindro, daí é só colocar o cabo de vela do primeiro cilindro no lugar, na tampa do distribuidor, do cabo do sexto cilindro e começar a colocação dos cabos daí, não sei se me fiz entender...qq dúvida grita aí..

[]'s

gpolachini
25/08/2014, 17:10
Tuna,

Entendi se continuar explodindo é por que a colocação ocorreu ao contrário no lugar do sexto tem que colocar o primeiro. É isso ?

juleymar
25/08/2014, 21:09
Amigos,

comprei no sabado a ignição para o motor do meu jeep, troquei o distribuidor colocando na mesma posição que estava o antigo, porem agora na marcha lenta o jeep fica uma beleza, mais na hora que acelera ele da uns pipocos e está muito fraco. Tentei ajustar o ponto colocando a polia do virabrequim em dez graus antes do 0 (me corrijam se eu estiver errado mais a marcação estava assim I|||||I|||||0|||||I|||||I ), e mesmo assim continua dando pipocos e muito fraco, já conferi a instalação dos cabos e estão na seguencia certa de explosão. O que pode ser ? Depois de colocar a polia no ponto é necessário acertar algo no distribuidor ? Como faço isso ?

Obrigado.
Guilherme a ignição eletronica pro jeep por ser uma adaptação do distribuidor de outro veiculo nunca bate o ponto do rotor com o distribuidor original a platinado , veja esses video que vc vai entender melhor
https://www.youtube.com/watch?v=KjJG7mU8nN4

Maia-hunter
26/08/2014, 00:14
Willian ,vc não consegue um modulo usado ,para testar ??!! uma oficina de conhecido ,sei lá . Como já falei ,o meu mecânico descobriu colocando um modulo usado que ele tinha na oficina .
O modulo que foi colocado novo e está até hoje sem problema é um Gauss ,se é bom ou não eu não sei ,mas até hoje(mais de 2 anos) não tive mais problemas com ignição.
A bobina é BOSCH 9 220 081 067 ,,,,,,, KW 12V

Xará,

Um amigo disse que tem um módulo parado em casa e deve levar pra mim amanhã. daí poderei testar. Mas acho muito difícil que seja outra coisa, os testes seguindo aquele passo-a-passo postado foram muito fieis.

Hoje dei uma rodada nas lojas de auto-peças da cidade e foi difícil encontrar este módulo, encontrei em duas lojas, eram produtos tão shing-ling quanto o que veio no meu kit, mas com preços muito acima dos praticados nas lojas on line (mais que o dobro)

Se o módulo do amigo for bosch e funcionar eu vou tentar deixar com ele, e ficar com o módulo chines apenas de reserva.

Willian Del Piero Rocha
26/08/2014, 09:16
Xará, esse que está em meu Jeep (Gauss) a fabrica é brasileira (Curitiba) e depois montaram uma fabrica na China ,se o meu foi fabricado no Brasil ou China ,não sei só sei que está funcionando à praticamente 3 anos e nesse período nunca tive problemas de ignição ,seja no modulo ,bobina ,cabos ,velas ,nada ,a não ser as molhadas no distribuidor nos alagados ,mas é só abrir secar e ir embora nas trilhas.
Não estou fazendo propaganda ,apenas a titulo de curiosidade ,dê uma olhada no site da Gauss , , ,mas Bosch é Bosch.
GAUSS :: Apresentação (http://www.gauss.ind.br/conteudo.aspx?secao=16&nome=apresentacao)

robsonrural4x4
26/08/2014, 19:17
comprei um usado bosch no desmanche por R$ 40,00 e não tive mais problema em vez de vc pega um novo procura um bosch usado q ainda e bem melhor eu garanto!!!!

Maia-hunter
28/08/2014, 23:18
O amigo que ficou de me emprestar o módulo bosch ainda não trouxe o módulo, mandei o meu com defeito para a loja só hoje, pois tive problema de horário pra levar no correio.

Estou tentando encontrar um bosch usado, mas tá difícil, confesso que me surpreendi com a dificuldade de encontrar este módulo, pois tudo quanto é carro velho usava dele.

Tem uns desmanches aqui que nãi vi ainda, e uma feira de treco usado que acontece nos fins de semana, sábado eu vou ver se acho.

Maia-hunter
30/08/2014, 14:29
Encontrei um módulo bosch recondicionado numa loja pequena aqui na cidade, paguei 69,00.

Conectei e virei a chave, pegou de primeira, mas agora está bastante fora do ponto, hoje vou tentar acertar. por via das dúvidas vou verificar a ordem dos cabos, está estourando muito no escapamento.

tomara que seja só ponto mesmo e que o módulo dure mais uns 30 anos heheh

Bercan
01/09/2014, 08:53

IGNICÃO ELETRONICA
KIT Completo:

Módulo BOSCH
Chicote
BOBINA MARFLEX

Coloquei no fim de semana o kit. E incrivel como a viatura melhorou. ML redondinha. Respostas rapidas, sem engasgos. Enfim, muito bom msm. Primeiramente tinha regulado o ponto so no ouvido. Depois com uma luz de ponto, ajustei e pude verificar o funcionamento dos dois avanços. Recomendo o kit. A unica coisa que nao gostei foi o acabamento do chicote, mas nisso eu dei um jeito.

fabiogaucho
01/09/2014, 22:13
Coloquei no fim de semana o kit. E incrivel como a viatura melhorou. ML redondinha. Respostas rapidas, sem engasgos. Enfim, muito bom msm. Primeiramente tinha regulado o ponto so no ouvido. Depois com uma luz de ponto, ajustei e pude verificar o funcionamento dos dois avanços. Recomendo o kit. A unica coisa que nao gostei foi o acabamento do chicote, mas nisso eu dei um jeito.

caro bercan, se não for incômodo, podia me passar em qual anuncio do ml que vc comprou , e qual o preço, ja que vc está dizendo que é bom quem sabe eu crie coragem e compre um também . Mais uma coisa , essa carcaça do distribuidor também é bosch ?

juleymar
01/09/2014, 23:45
Matheus tambem achei ruin o acabamento do chicote e tambem fiz umas melhorias nele rsrsrs fiz com um conduite sanfonado e os fios ficaram curtos e eu emendei estanhando,
parabens eu ainda nao testei a minha ja tem mais de ano que comprei ,
abraço.

Bercan
02/09/2014, 08:02
caro bercan, se não for incômodo, podia me passar em qual anuncio do ml que vc comprou , e qual o preço, ja que vc está dizendo que é bom quem sabe eu crie coragem e compre um também . Mais uma coisa , essa carcaça do distribuidor também é bosch ?

Ignição Eletrônica Jeep 6cc Rural 6cc Maverick 6cc - R$ 388,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582142717-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM#redirectedFromParent)

Sim, a carcaça do distribuidor é bosch. E o bom que a tampa e o rotor são do opala, fáceis de encontrar.

Vanão
02/05/2016, 14:40
Eai, amigos!
Estou querendo instalar o kit de ignição no Motor Hurricane.
Me falaram que o kit do OHC serve, mas a haste do distribuidor é diferente, do OHC é curta e tem uma engrenagem, e do Hurricane é longa e lisa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527619&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527620&stc=1

Alguém pode me confirmar se da certo a instalação, mesmo com essas diferenças?
Alguém que já instalou a ignição eletronica no Huricane, pode me indicar onde comprar?

Muito Obrigado!!!

Sydney66
02/05/2016, 20:04
Não. Você teria que trocar o eixo do OHC pelo eixo do hurricane e a fixação do distribuidor do OHC é diferente da fixação do distribuidor no motor hurricane. achei estranho terem dito que serve.

Vanão
02/05/2016, 22:14
Pois é, Sydney. Foi o que eu pensei.

Achei no Jipebras, o kit completo por 500,00.
Porém a marca é ZHC, é chinesa. E pelo o que eu li, aqui no Forum, o pessoal não recomenda muito as chinesas...
Então, to meio com o pé atras de investir essa grana, e derrepente o produto não for bom...

Randal Sodre Fraga
06/12/2017, 13:04
Boa tarde pessoal. Alguém que tenha comprado um kit de ignição eletrônica pro motor BF-161 6 cilindros e esteja funcionando perfeitamente sem ter apresentado qualquer problema poderia por gentileza postar aqui o link do anúncio? Obrigado!

Jeep61
26/07/2021, 14:53
O OHC já veio com ignição eletrônica original Motorcraft, que é a mesma do motor CHT do Corcel, Del Rey e Escort, portanto aí fica a dica para o pessoal que quer por ignição eletrônica no OHC.[/QUOTE]

Robertux, em que pese os 10 anos do seu comentário, poderia falar mais sobre isso!

Acabei de comprar um Jeep 76 com motor OHC e queria colocar uma ignição eletrônica.

Forte abraço.

Sydney66
26/07/2021, 19:20
Jeep61 boa noite;

Do motor CHT do Corcel II, Del Rey, Pampa, todos CHT você aproveita os internos (rotor, aranha, tampa, cabos) e o módulo, a carcaça e eixo do distribuidor não.

Você pode comprar esses itens separados e tentar comprar um distribuidor original usado para instalar esses itens novos, ou comprar o kit para jeep OHC, existem vários a venda no ML, mas não posso dar opinião sobre a qualidade.

Eu compraria todos os itens novos da Bosch (o módulo não encontra mais novo, só se for Gauss) e compraria apenas o distribuidor novo (é importado, dizem que é da china).

Você então aproveitaria apenas a carcaça e eixos, o resto colocava tudo novo e original Bosch.

Abs.

Rafaelopaleiro
07/08/2021, 22:00
Mais olha não consigo.acertar o ponto Aki nunca me.apurei tanto Estou com um distribuidor yamax chinês. Vai corrente de boa na vela. Quando bate sai às 6 correntes.
Porém não acerta o ponto da sinal.de.pegar e não pega.

Jeep61
31/08/2021, 23:22
Obrigado pela resposta Sydney66, mas não tenho tantas habilidades para fazer hibridização. rs

Saberia indicar algum distribuidor eletrônico pronto que valha a pena comprar e não dê problema?

Pensei em colocar um Hotspark, o que acham?

Sydney66
01/09/2021, 18:29
Boa noite Jeep61;

Rsrsrs, pena achar que não tem habilidade, não é difícil, mas apenas ser detalhista. Eu mesmo, consegui em 1990, um distribuidor original Bosch do jeep eletrônico, usado em boas condições (já não havia mais novos), e comprei todo o resto original Bosch, pois tinha em mente passar o sistema do meu jeep 78, platinado e condensador, para eletrônico, mas acredite, até hoje não fiz isso!! Rsrsrs.

Mas está tudo guardado. Mas compre um distribuidor original usado Bosch, em bom estado, de platinado (mais fácil encontrar no ML) não precisa estar tão bom, pois tampa, avanço, mesa, isso você ainda consegue novos e originais, e coloque o Hotspark que não se arrepende e não vai mais se preocupar com platinados.

Abs